sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Não há almoços grátis

Bom, se as equipas portuguesas querem voltar a ter sete lugares nas competições europeias a breve prazo, têm mesmo que se chegar à frente. Os sorteios foram tudo menos simpáticos e não há ninguém que se tenha saído a rir. Vejamos:

Liga dos Campeões
- Arsenal, FC Porto, Fenerbahçe, Dínamo Kiev
- Barcelona, Sporting, Basileia, Shakhtar Donetsk

Taça UEFA
- Portsmouth v Vitória Guimarães
- Marítimo v Valência
- Nápoles v Benfica
- Vitória Setúbal v Heerenveen
- Sp.Braga v Artmedia Petržalka

Se o Arsenal não elevar o seu nível de jogo, o grupo está completamente em aberto. O Fenerbahçe, com Aragonés no comando e Güiza no ataque, parece ainda melhor que ano passado, e o Dínamo Kiev deu uma espantosa demonstração do seu potencial com as duas vitórias por 4-1 frente ao Spartak Moscovo.
Já o grupo do Sporting parece ser um daqueles que vai ter um vencedor ao fim de 4 jornadas, com as outras três equipas a lutar pelo 2º lugar até ao fim.

Na Taça UEFA as coisas não estão melhores. O Marítimo parece ser o único condenado à partida, mas não vai ser fácil para ninguém. O Portsmouth está aqui porque venceu a Taça de Inglaterra e este ano tem Peter Crouch. A última eliminatória que o Benfica ganhou foi contra uma equipa que desceu de divisão na Alemanha, e só lá fomos com um golo aos soluços de Cardozo a cinco minutos do fim.

Entretanto já vi a análise d'abola.pt, com o título de "Sortes diferentes para equipas portuguesas na UEFA". E aí diz-se que os adversários de Sp.Braga e V.Setúbal são «teoricamente mais fáceis". Isto porque o Vitória «reencontra o Heerenveen (...), formação que afastou (3-0 e 0-0) os sadinos na 1ª ronda da mesma competição há duas temporadas atrás.» E os de Braga jogam contra «o campeão eslovaco, Artmedia». Está no papo.

Sem comentários: