quarta-feira, 27 de agosto de 2008

finalmente, Liga dos Campeões

Após 3 rondas de qualificação e 88 jogos, estão definidas as equipas que vão participar na próxima edição da Liga dos Campeões. Relembremos as que tiveram entrada directa: Real Madrid / Villarreal / Manchester United / Chelsea / Inter Milão / Roma / Lyon / Bordéus / Bayern Munique / Werder Bremen / FC Porto / Sporting / Cluj / PSV Eindhoven / Zenit São Petersburgo / Celtic.

A estas 16 juntaram-se outras tantas, as vencedoras da 3ª pré-eliminatória. Comecemos pelo sonho do V.Guimarães. A equipa portuguesa fez tudo bem: um empate a zero em casa abria as portas a um empate com golos na Suíça e ao apuramento. O segundo golo foi sofrido de forma infantil, mas à medida que o tempo passava sentia-se que um golo marcado perto do fim já não daria tempo de reacção. E assim foi feito, com Roberto a cabecear para o 2-2 a dois minutos do fim. Mas o fiscal de linha viu um fora-de-jogo que mais ninguém viu, e o Basileia foi apurado.

Vamos às surpresas. Há umas semanas apostei no Ventspils, no Kaunas e no BATE Borisov para chegarem à fase de grupos: só uma conseguiu, mas já foi bom. O Ventspils, campeão da Letónia, acabou por nem conseguir ultrapassar o Brann, ainda na 2ª pré-eliminatória. Os noruegueses foram hoje eliminados pelo Marselha, com duas derrotas e 1-3 no total.
Os lituanos do Kaunas, treinados por José Couceiro, depois de deixarem para trás o Rangers, também alimentaram o sonho, mas o Aalborg não estava para aí virado: dois jogos, duas vitórias por 2-0 e a Dinamarca novamente representada na Liga dos Campeões.
Quem se safou foi o BATE Borisov, da Bielorrússia, que depois de terminar a carreira europeia do Anderlecht, aproveitou o sorteio favorável e eliminou o Levski Sofia, ganhando fora e empatando em casa (2-1 no total).
Mas talvez a maior surpresa, até pelos números, foi o apuramento do Anorthosis Famagusta, campeão do Chipre, que ultrapassou o Olympiakos, campeão grego. A vitória em casa por 3-0 foi suficientemente esclarecedora, mas esperava-se uma resposta na 2ª mão: não surgiu e o 1-0 ficou muito longe do que os adeptos gregos esperavam.

A Ucrânia confirmou as duas equipas na fase de grupos: o Dínamo Kiev repetiu a humilhação imposta ao Spartak em Moscovo e voltou a ganhar 4-1, agora em casa; o Shakhtar Donetsk também eliminou o Dínamo Zagreb com duas vitórias (5-1 no total).

As duas equipas espanholas também saíram vencedoras: nenhuma dúvida no confronto entre o Barcelona e o Wisla Cracóvia, com os 4-0 da 1ª mão a permitir uma alegria aos adeptos polacos que viram uma vitória caseira deixar o total em 4-1 para os catalães; o Atlético Madrid, impulsionado pelo regresso de Kun Agüero, e com Simão e Maniche a jogar, inverteu a derrota por 1-0 em casa do Schalke e despachou o assunto com um 4-0.

A história repete-se em Inglaterra: passeio para o Arsenal, que depois de um 0-2 em Twente, ganhou 4-0 em casa e deixou muitas dores de cabeça a Steve McLaren; o Liverpool conseguiu mais uma vitória nos últimos minutos, garantiu o apuramento frente ao Standard Liège muito perto dos penalties e aqui é Rafa Benitéz que deve andar com algumas enxaquecas.

As equipas turcas, que estiveram a perder 0-2 na 1ª mão mas chegaram ao empate, tiveram sortes diferentes: o Fenerbahçe jogou a 2ª mão em casa e venceu o Partizan Belgrado por 2-1; o Galatasaray perdeu 1-0 fora e quem passou foi o Steaua Bucareste (temos assim duas equipas romenas na fase de grupos).

As duas equipas italianas também seguiram em frente: a Juventus foi empatar a casa do Artmedia depois da goleada em casa (5-1 no total); a Fiorentina aguentou o empate a zero em Praga, depois de ter ganho em casa ao Slavia por 2-0.

Falta apenas uma equipa: a República Checa não terá representantes, já que o vice-campeão Sparta Praga não conseguiu inverter a derrota em casa e voltou a perder com o Panathinaikos, vice-campeão grego (1-3 no total).

Amanhã há Taça UEFA.

Sem comentários: