Chegámos ao grande dia, aquele em que Sporting e Benfica vão decidir qual dos dois ganha qualquer coisinha este ano: eliminados das competições europeias e da Taça, resta a Taça da Liga para mostrar aos adeptos. Bom, o Sporting conquistou a Supertaça em Agosto, e até leva um ponto de avanço na luta pelo 2º lugar do campeonato, para tentar voltar à liga milionária na próxima época, pelo que a pressão está mesmo do lado de Quique Flores. A cinco pontos do FC Porto no campeonato, e ainda com deslocações aos campos do Estrela, V.Setúbal, Nacional e Sp.Braga, não se vê como a recuperação seja possível. Se até a Taça da Liga for ao ar, voltaremos a ter Chalana a comandar a equipa nas últimas jornadas? O cenário deste jogo será o Estádio do Algarve: sabemos que as equipas contratadas para retirar a camada de pó das cadeiras ainda não completaram a sua tarefa, mas que para prevenir essa situação, irão ser distribuídos conjuntos de limpeza à entrada, com uma pequena vassoura e um lenço branco, para que os espectadores se possam despedir do treinador que perder a final.
Onde não falta emoção e equilíbrio na luta pelo título é na Alemanha. Todas as semanas há mudanças na frente, e nesta jornada voltamos a ter dois confrontos directos no grupo dos oito primeiros. A surpreendente liderança do Hertha a dez jornadas do fim (quatro pontos de avanço) surge apoiada numa série de 13 vitórias em 18 jogos para o campeonato: a última foi sobre o Bayer Leverkusen (1-0) e há um mês foi o Bayern (2-1). Mas a forma fora de casa não é tão impressionante: só ganharam três dos últimos 12 jogos (em todas as competições). Esta semana jogam em Estugarda: Markus Babbel perdeu na última jornada o primeiro jogo para o campeonato desde que assumiu o comando técnico da equipa, e não foi bonito (Werder Bremen, 4-0). Depois de eliminados da Taça (Bayern, 1-5) e da Taça UEFA (Zenit, 2-4, no total), resta o campeonato, e este é o jogo decisivo: ganhar ou perder significa reduzir a distância para o líder para sete pontos, ou aumentá-la para 13. Em casa, o Estugarda só tem duas derrotas para o campeonato esta época (a última em Novembro): lá venceram Schalke e Dortmund, e empataram com Bayern e Hoffenheim.
O outro jogo alemão é ainda mais crucial para as equipas em confronto. O Schalke está a fazer uma péssima temporada: ficaram em último no seu grupo da Taça UEFA, foram eliminados da Taça pelo Mainz (da 2ª divisão) e seguem em 8º no campeonato. Vêm de uma derrota em Wolfsburgo que os deixou a seis pontos de um lugar europeu. Mas do outro lado estará o Hamburgo, um dos mais sérios candidatos ao título de campeão. A equipa de Olic (que já assinou com o Bayern para a próxima época) continua em três frentes: vice-líderes da Bundesliga, estão nas meias-finais da Taça e nos quartos-de-final da Taça UEFA (depois de recuperarem de 2-0 para vencer 2-3 ao Galatasaray). Martin Jol tem algo a provar depois da dispensa do Tottenham, e tem tudo para o conseguir.
Passamos para Inglaterra, onde a derrota caseira do Man.United com o Liverpool voltou a animar a corrida pelo título. É certo que a vantagem dos campeões europeus ainda é de 4 pontos (com um jogo a menos), mas Benítez e Hiddink levarão a luta até ao fim. O holandês tem esta semana um teste muito complicado: o dérbi com o Tottenham deu empates nos últimos dois encontros (a quatro golos há um ano, e a um em Agosto). Mais: a equipa de Harry Redknapp parece ter finalmente encontrado o caminho certo no campeonato, após três vitórias (incluindo Hull City e Aston Villa fora) e dois empate nos últimos cinco jogos. Em casa, não perdem desde Novembro. As contas do Chelsea são simples: oito jogos no reinado de Hiddink renderam sete vitórias e um empate (em Turim, que garantiu a passagem aos quartos-de-final da Liga dos Campeões), com um registo de 13-4 em golos.
Em Itália defrontam-se duas equipas na ressaca da eliminação da liga milionária. A Roma não resistiu aos penalties frente ao Arsenal, e também já tinha caído na Taça (com o Inter), pelo que agora é o campeonato (e os lugares de acesso à LC) que representa o grande objectivo da época. O 4º lugar (ocupado pelo Genoa) está apenas a dois pontos (com a Fiorentina pelo meio), mas os romanos precisam de recuperar terreno rapidamente, depois de terem empatado os últimos três jogos para o campeonato. O problema é que o adversário desta semana é a Juventus, a única equipa que ainda não desistiu de apanhar o Inter na liderança (seguem a cinco pontos). Ainda estão na luta pela Taça (perderam a 1ª mão neste estádio, com a Lazio, 2-1), mas é este o título que mais querem. Vêm de quatro vitórias seguidas para a liga, com apenas um golo sofrido, e já não perdem fora com a Roma desde 2004. Será que conseguem quebrar a série de 11 vitórias e dois empates em casa que a Roma traz desde Outubro?
O PSG teve uma semana complicada. Poderiam ter subido à liderança do campeonato, mas a derrota caseira com o Marselha custou a queda para o 3º lugar: ainda assim mantiveram-se a um ponto da liderança, deixando tudo em aberto para as últimas dez jornadas. Recuperaram bem, com a vitória em Braga que valeu o apuramento para os quartos-de-final da Taça UEFA, aliviando assim a pressão sobre Paul le Guen. Mas o equilíbrio no topo da liga francesa não se limita aos três primeiros: Bordéus, Toulouse e Lille vêm logo atrás, e até o Rennes, em 7º, está apenas a seis pontos do Lyon. O confronto directo desta semana joga-se em Toulouse, onde a equipa da casa não perde desde 1 de Novembro: aliás, os últimos 17 jogos trouxeram apenas uma derrota (Monaco, na última jornada) e na 3ª feira asseguraram a presença nas meias-finais da Taça eliminando o Lille. Três pontos neste jogo garantem também um lugar no grupo que lutará pelo título até à última jornada. Relembre-se que há duas semanas, neste estádio, o Toulouse despachou o Bordéus por 3-0.
A liga turca também promete incerteza até à última jornada. Fenerbahçe e Galatasaray voltaram a empatar, o que permitiu a Sivasspor e Besiktas isolarem-se na frente. Cenário perfeito para o confronto entre ambos, neste Sábado. A equipa da casa continua o estado de graça da época passada, quando apenas falhou no final e em confrontos directos: o mesmo erro que não querem cometer agora, para assim conquistar o primeiro título de campeão da sua história. Essa esperança é apoiada numa série de 14 jogos para o campeonato com nove vitórias (e apenas uma derrota), e na invencibilidade em casa que dura desde a recepção ao Sp.Braga em Agosto (desde então, 12 vitórias e três empates). Os adeptos do Besiktas também não podiam ter pedido mais da equipa: cinco vitórias seguidas, invictos em 13 jogos este ano, e a possibilidade de chegarem a primeiro a nove jornadas do fim, e com dois pontos de avanço. A equipa de Rodrigo Tello tem aqui a melhor oportunidade dos últimos anos para voltar a conquistar um título que lhe foge desde 2003.
Na Suíça, três equipas estão a lutar pela conquista do título. O Basileia segue a dois pontos da liderança e pode ser o grande vencedor da jornada: a equipa de Carlitos sobe a 1º em caso de derrota do FC Zurique. E o registo do Young Boys impressiona: venceu os últimos cinco jogos em casa, quatro deles sem sofrer golos, e com um registo de 16-2. Mais uma vitória coloca-os a quatro pontos (ou a três, se o Basileia perder) da liderança. O FC Zurique foi campeão em 2007 e procura aqui consolidar a sua condição de favorito à conquista do título desta época. Chegam aqui com 33 jogos realizados esta época, nos quais apenas perderam com três equipas: o Aarau, no longínquo mês de Julho; o Basileia (a última derrota custou a eliminação da Taça); e o Milan, na Taça UEFA. De resto, 20 vitórias, o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato, e os três melhores marcadores: Abdi, Hassli e Alphonse.
Duelo semelhante na Áustria, com o 3º classificado a receber o líder. O Áustria Viena segue a nove pontos da liderança e tem aqui a derradeira oportunidade para entrar na luta pelo título. Para isso terão de obter a 13ª vitória em casa esta época (apenas uma derrota em 16 jogos): na última jornada vingaram essa derrota vencendo o Sturm Graz (2-0). Do outro lado estará o Red Bull Salzburgo, que traz 18 vitórias em 26 jogos, e tem em Marc Janko não só o melhor marcador do campeonato, como o responsável por metade dos golos da equipa: 32 golos em 26 jogos mostram que a liga austríaca se tornou pequena demais para ele. Co Adriaanse vai agradecendo, e espera a sua ajuda para manter a vantagem de sete pontos. Mas cuidado: o Salzburgo perdeu nas últimas duas deslocações a este estádio, em 2008 (3-2 em Agosto e 3-1 em Fevereiro).
A última paragem europeia desta semana é na Dinamarca, onde o título também vai ser discutido por três equipas. O FC Copenhaga venceu cinco das últimas oito edições, mas na última época ficou bem longe de chegar ao tri: o Aalborg ganhou o seu 3º título da nova era confortavelmente. O caminho para regressar aos títulos (e à Liga dos Campeões) passa por derrotar o Odense este Domingo. O desempenho em casa esta época estava a ser pouco menos que brilhante (oito vitórias e um empate para o campeonato), até à última jornada, em que foram derrotados pelo Esbjerg (que vai lutando pela manutenção). Nervos na fase decisiva? É melhor recompôrem-se porque esta semana defrontam o Odense, ansioso por reconquistar um título que lhe foge desde 1989 (seria o primeiro da era Superligaen). Apesar de terem perdido os dois últimos jogos fora, empataram na última deslocação a Copenhaga (a zero, em Outubro), e em caso de vitória podem saltar para 1º.
Arrancou a 2ª fase do campeonato Carioca, no Brasil. Depois da Taça Guanabara ter sido ganha pelo Botafogo, os outros favoritos tentam agora ganhar a Taça Rio para chegar à final que vai atribuir o título de campeão. Após três jornadas, Vasco e Flamengo lideram os respectivos grupos, e tentam quebrar a invencibilidade alheia este Domingo, no Maracanã. O Vasco perdeu o primeiro jogo do ano (Amercicano, 0-2), mas não mais repetiu a experiência: desde o final de Janeiro, oito vitórias e dois empates (não chegaram às meias-finais da Guanabara devido à incorrecta inscrição de um jogador, e consequente penalização). Destaque para Carlos Alberto, Léo Lima e Edgar (todos ex-FC Porto) e para a promessa Alex Teixeira, de 19 anos, com várias presenças nas selecções jovens do Brasil. O Flamengo também só tem uma derrota em 2009, mas foi dura: 1-3 com o Resende na meia-final da Guanabara, obriga a jogar nos limites nesta 2ª volta. E assim os jogadores do Fla até atiram o favoritismo para o outro lado, dizendo que o Vasco está num melhor momento de forma: há muitas formas de aliviar a pressão.
No Uruguai, o Clausura 2009 segue com quatro jornadas: Peñarol e Defensor Sporting vão isolados na frente, com apenas dois pontos perdidos. O histórico Peñarol é o clube com mais títulos conquistados (36), mas o Defensor é o actual campeão, depois de ter derrotado precisamente a equipa amarelo-negra na final da época passada (1-2 e 0-0). O Nacional ganhou o Apertura, pelo que agora apenas uma destas equipas poderá repetir a presença na final. O Peñarol chega aqui com apenas um golo sofrido nos quatro primeiros jogos, o Defensor tem quase o mesmo registo, a que se junta a participação na Libertadores, na qual o apuramento para a fase seguinte ficou comprometido depois da derrota caseira de hoje frente ao São Paulo. Ah, o Peñarol não ganha ao Defensor há cinco jogos: desde Junho já houve quatro dérbis, em que se registaram dois empates a zero e duas vitórias para o Sporting.
Prazo para esta semana: Sábado (21/Março) às 13h00. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Sporting - Benfica
2. Estugarda - Hertha
3. Schalke 04 - Hamburgo
4. Tottenham - Chelsea
5. Roma - Juventus
6. Toulouse - PSG
7. Sivasspor - Besiktas
8. Young Boys - FC Zurique
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo
10. FC Copenhaga - Odense
11. Vasco da Gama - Flamengo
12. Peñarol - Defensor Sporting
Boa Sorte!
1. Taça da Liga, Final (Estádio do Algarve - campo neutro), 21/02: Spo 3-2 Ben, DEVDV - VDVVD (21/03, 19h45, SIC)
2. Bundesliga, 09/02/08: Est 1-3 Her, EDVVD - VDVVV (21/03, 14h30)
3. Bundesliga, 10/11/07: Sch 1-1 Ham, EVDVD - VDEVV (22/03, 16h00)
4. Premier League, 19/03/08: Tot 4-4 Che, EEVEV - VVVEV (21/03, 15h00)
5. Serie A, 23/09/07: Rom 2-2 Juv, DEEVE - VDVEV (21/03, 19h30)
6. Ligue 1, 03/05: Tou 1-1 PSG, EVVDE - EVEDV (22/03, 20h00)
7. Turkcell SüperLig, 06/04: Siv 1-2 Bes, VDDEV - VVVVV (21/03, 17h00)
8. Super League (Suíça), 02/11: You 2-2 Zur, VVVVD - DVVVD (22/03, 15h00)
9. Bundesliga (Áustria), 10/08: Áus 3-2 Red, DEVVE - VVDVV (22/03, 14h30)
10. Superligaen (Dinamarca), 26/10: Cop 0-0 Ode, EDVVD - DDVDV (22/03, 16h30)
11. Campeonato Carioca (Brasil), 19/10: Vas 0-1 Fla, VVVVV - DVVVE (22/03, 21h00)
12. Clausura 2009 (Uruguai), 22/06: Peñ 1-2 Def, DVVEV - EVEVD (22/03, 20h00)
Bundesliga, após 24 jornadas:
1. Hertha Berlim 49p. 15/4/5 39-27 (fora: 5/2/4 15-17)
2. Bayern Munique 45p.
3. Wolfsburgo 45p.
4. Hamburgo 45p. 14/3/7 37-35 (fora: 4/2/6 17-26)
5. Hoffenheim 43p.
6. Estugarda 39p. 11/6/7 42-36 (casa: 7/3/2 23-13)
7. Bayer Leverkusen 37p.
8. Schalke 04 37p. 10/7/7 33-25 (casa: 7/3/1 15-6)
(...)
Premier League, após 29 jornadas:
1. Man.United 65p. (-1j.)
2. Chelsea 61p. 18/7/4 49-16 (fora: 10/2/2 25-8)
3. Liverpool 61p.
4. Arsenal 52p.
5. Aston Villa 52p.
6. Everton 48p.
7. West Ham 39p.
(...)
11. Tottenham 35p. 9/8/12 35-34 (casa: 5/5/4 15-9)
(...)
Serie A, após 28 jornadas:
1. Inter 66p.
2. Juventus 59p. 18/5/5 47-22 (fora: 8/3/3 19-11)
3. Milan 54p.
4. Genoa 48p.
5. Fiorentina 46p.
6. Roma 46p. 13/7/8 43-37 (casa: 9/3/1 22-11)
(...)
Ligue 1, após 28 jornadas:
1. Lyon 53p.
2. Marselha 52p.
3. PSG 52p. 16/4/8 40-28 (fora: 6/3/5 17-15)
4. Bordéus 50p.
5. Toulouse 49p. 13/10/5 33-20 (casa: 8/5/1 20-6)
6. Lille 49p.
(...)
Turkcell SüperLig, após 24 jornadas:
1. Sivasspor 49p. 14/7/3 39-18 (casa: 10/2/0 23-5)
2. Besiktas 48p. 14/6/4 41-22 (fora: 4/4/3 16-13)
3. Trabzonspor 46p.
4. Fenerbahçe 44p.
5. Galatasaray 44p.
(...)
Super League (Suíça), após 24 jornadas:
1. FC Zurique 53p. 16/5/3 56-21 (fora: 6/4/2 30-15)
2. Basileia 51p.
3. Young Boys 47p. 14/5/5 54-30 (casa: 7/3/2 33-14)
4. Grasshopper 36p.
5. Aarau 30p.
(...)
Bundesliga (Áustria), após 26 jornadas:
1. Red Bull Salzburgo 58p. 18/4/4 66-34 (fora: 6/4/3 26-20)
2. Rapid Viena 51p.
3. Áustria Viena 49p. 14/7/5 43-29 (casa: 9/3/1 30-12)
4. Sturm Graz 43p.
5. Áustria Kärnten 40p.
(...)
Superligaen (Dinamarca), após 20 jornadas:
1. FC Copenhaga 43p. 13/4/3 36-14 (casa: 8/1/1 21-7)
2. Brondby 43p.
3. Odense 41p. 13/2/5 37-21 (fora: 5/1/3 16-12)
4. Midtjylland 33p.
5. Aalborg 28p.
(...)
Campeonato Carioca (Brasil), após 3 jornadas:
Grupo A
1. Vasco da Gama 9p. 3/0/0 8-1
2. Fluminense 9p.
--------------------
3. Madureira 6p.
4. Resende 4p.
(...)
Grupo B
1. Flamengo 7p. 2/1/0 8-4
2. Bangu 7p.
---------------
3. Boavista 6p.
4. Botafogo 6p.
(...)
Clausura 2009 (Uruguai), após 4 jornadas:
1. Peñarol 10p. 3/1/0 7-1 (casa: 2/1/0 5-1)
2. Defensor Sporting 10p. 3/1/0 7-2 (fora: 1/1/0 1-0)
3. Cerro 9p.
4. Nacional 7p. (-1j.)
5. Racing 5p.
(...)
12 comentários:
1. Sporting - Benfica (2)
2. Estugarda - Hertha (X2)
3. Schalke 04 - Hamburgo (1)
4. Tottenham - Chelsea (2)
5. Roma - Juventus (X2)
6. Toulouse - PSG (2)
7. Sivasspor - Besiktas (2)
8. Young Boys - FC Zurique (X)
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo (1)
10. FC Copenhaga - Odense (1)
11. Vasco da Gama - Flamengo (1)
12. Peñarol - Defensor Sporting (1)
1. Sporting - Benfica (1X)
2. Estugarda - Hertha (1)
3. Schalke 04 - Hamburgo (2)
4. Tottenham - Chelsea (2)
5. Roma - Juventus (1X)
6. Toulouse - PSG (1)
7. Sivasspor - Besiktas (1)
8. Young Boys - FC Zurique (X)
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo (1)
10. FC Copenhaga - Odense (1)
11. Vasco da Gama - Flamengo (X)
12. Peñarol - Defensor Sporting (1)
1. Sporting - Benfica 2
2. Estugarda - Hertha 2
3. Schalke 04 - Hamburgo 1
4. Tottenham - Chelsea 2
5. Roma - Juventus 1
6. Toulouse - PSG 1
7. Sivasspor - Besiktas 1
8. Young Boys - FC Zurique 1
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo 1
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo 2
12. Peñarol - Defensor Sporting 1
1. Sporting - Benfica (1)
2. Estugarda - Hertha (1)
3. Schalke 04 - Hamburgo (1)
4. Tottenham - Chelsea (2)
5. Roma - Juventus (1)
6. Toulouse - PSG (1)
7. Sivasspor - Besiktas (1)
8. Young Boys - FC Zurique (2)
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo (2)
10. FC Copenhaga - Odense (1)
11. Vasco da Gama - Flamengo (1)
12. Peñarol - Defensor Sporting (2)
1. Sporting - Benfica 1
2. Estugarda - Hertha 1
3. Schalke 04 - Hamburgo 1
4. Tottenham - Chelsea 2
5. Roma - Juventus 1
6. Toulouse - PSG 1
7. Sivasspor - Besiktas 1
8. Young Boys - FC Zurique 2
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo 1
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo 1
12. Peñarol - Defensor Sporting 1
1. Sporting - Benfica 2
2. Estugarda - Hertha 2
3. Schalke 04 - Hamburgo 1X
4. Tottenham - Chelsea X2
5. Roma - Juventus 1X
6. Toulouse - PSG 2
7. Sivasspor - Besiktas X2
8. Young Boys - FC Zurique 2
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo 1
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo X2
12. Peñarol - Defensor Sporting 1
1. Sporting - Benfica 1
2. Estugarda - Hertha X
3. Schalke 04 - Hamburgo X2
4. Tottenham - Chelsea X2
5. Roma - Juventus 1
6. Toulouse - PSG X
7. Sivasspor - Besiktas 12
8. Young Boys - FC ZuriqueX
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo 1
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo 12
12. Peñarol - Defensor Sporting 1
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Sporting – Benfica – x2
2. Estugarda – Hertha – x2
3. Schalke 04 – Hamburgo - 2
4. Tottenham – Chelsea - 2
5. Roma – Juventus – x2
6. Toulouse – PSG - 1
7. Sivasspor – Besiktas - 1
8. Young Boys - FC Zurique – 1x
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo – x2
10. FC Copenhaga – Odense – 1
11. Vasco da Gama – Flamengo – 1
12. Peñarol - Defensor Sporting - 1
1. Sporting - Benfica 1X
2. Estugarda - Hertha X
3. Schalke 04 - Hamburgo 2
4. Tottenham - Chelsea 2
5. Roma - Juventus X
6. Toulouse - PSG 1
7. Sivasspor - Besiktas 1X
8. Young Boys - FC Zurique X2
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo X2
10. FC Copenhaga - Odense 1X
11. Vasco da Gama - Flamengo 1X
12. Peñarol - Defensor Sporting 1X
1. Sporting - Benfica 1\2
2. Estugarda - Hertha 1
3. Schalke 04 - Hamburgo 1
4. Tottenham - Chelsea 2
5. Roma - Juventus 1\2
6. Toulouse - PSG 1\2\
7. Sivasspor - Besiktas 1
8. Young Boys - FC Zurique 2
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo 1
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo 1
12. Peñarol - Defensor Sporting 1\2
1. Sporting - Benfica (2)
2. Estugarda - Hertha (X2)
3. Schalke 04 - Hamburgo (12)
4. Tottenham - Chelsea (2)
5. Roma - Juventus (1X)
6. Toulouse - PSG (1)
7. Sivasspor - Besiktas (1)
8. Young Boys - FC Zurique (1)
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo (1)
10. FC Copenhaga - Odense (1)
11. Vasco da Gama - Flamengo (2)
12. Peñarol - Defensor Sporting (1)
1. Sporting - Benfica 2
2. Estugarda - Hertha 1
3. Schalke 04 - Hamburgo 1
4. Tottenham - Chelsea 2
5. Roma - Juventus 2
6. Toulouse - PSG 12
7. Sivasspor - Besiktas x2
8. Young Boys - FC Zurique 12
9. Áustria Viena - Red Bull Salzburgo ( red bull dá-te asas ) 2
10. FC Copenhaga - Odense 1
11. Vasco da Gama - Flamengo 12
12. Peñarol - Defensor Sporting 1
Enviar um comentário