domingo, 29 de março de 2009

A caminho da África do Sul

Albânia 0-1 Hungria
A Albânia segue com os mesmos pontos de Portugal e Suécia (empatou com ambos) no Grupo 1, apesar de ainda só ter ganho um jogo. Perdeu dois dos seis jogos disputados, ambos com a Hungria. E é a selecção treinada por Erwin Koeman que merece aqui o maior destaque: os húngaros lideram o grupo (com os mesmos pontos e mais um jogo que a Dinamarca) e na próxima quarta-feira recebem Malta, o que garante a liderança pelo menos até Junho. Como levam jogos a mais, saltam a jornada do início desse mês e regressam à competição na dupla jornada de Setembro, quando recebem Suécia e Portugal. E aí pode ser que Carlos Queiroz deixe de falar na maratona que é o caminho para o Mundial, para admitir que é um sprint.


Irlanda do Norte 3-2 Polónia
Aproveitando o empate entre Eslovénia e República Checa (e o facto da anterior líder, Eslováquia, ter jogado um amigável com a Inglaterra, que perdeu por 4-0), os irlandeses chegaram à liderança do grupo 2 com uma vitória frente à Polónia, que depois de vencer o grupo de qualificação para o Euro 2008, está agora em 5º, apenas à frente de San Marino. Na 4ª feira a Irlanda do Norte volta a jogar em casa, com a Eslovénia, e poderá aí confirmar a candidatura ao apuramento directo. (vídeo na notícia do Desafio)


Bélgica 2-4 Bósnia-Herzegovina
Num grupo 5 totalmente dominado pela Espanha (15 pontos em cinco jogos), a luta pelo 2º lugar revela-se mais aberta do que se esperaria. A Turquia perdeu ontem em Madrid e terá na 4ª feira de se redimir, em casa, frente ao mesmo adversário. Quem está agora na vice-liderança são os bósnios, que poderão consolidar essa posição com novo triunfo frente à Bélgica, também na 4ª. Segue-se uma deslocação à Arménia, e recepção à Turquia, no início de Setembro, uma dupla jornada que poderá confirmar a presença da Bósnia no play-off.


Roménia 2-3 Sérvia
O Grupo 7 será provavelmente aquele onde vai haver emoção e incerteza sobre quais os apurados até ao último minuto, e com mais equipas na luta. As Ilhas Faroé não entram nas contas do apuramento, mas ainda vão roubar mais pontos (para além do empate frente à Áustria), e depois há cinco equipas a tentar chegar ao Mundial. Com a Sérvia e a Lituânia a ditarem o ritmo nas primeiras jornadas, os jogos de ontem eram cruciais para perceber se conseguiam levar esse desempenho mais além. A Lituânia não resisitiu a um remate de Ribéry a meio da 2ª parte, mas manteve o 2º lugar, pelo menos até 4ª feira, quando volta a defrontar a França, fora. A Sérvia é que não facilitou: a vitória na Roménia deixou-os isolados na liderança, com quatro vitórias em cinco jogos e o dobro dos golos marcados que qualquer outra equipa do grupo. Regressam à competição em Junho, com uma dupla jornada de que esperam trazer seis pontos (Áustria, em casa, e Ilhas Faroé, fora): depois, a recepção à França no início de Setembro será o jogo do apuramento. (vídeo na notícia do Desafio)


Irão 1-2 Arábia Saudita
O Irão é uma das selecções com melhor desempenho nos jogos em casa: esta década, só tinham perdido um jogo oficial, com a Jordânia, em 2004. O jogo de ontem era crucial para ambas as equipas, principalmente para a Arábia Saudita, que ficaria bem longe do apuramento em caso de derrota. Mas os seis pontos perdidos pelos iranianos em três empates (num total de quatro jogos) também não lhes davam grande margem de manobra. O Irão ainda liderou durante mais de 20 minutos, mas a reviravolta saudita nos últimos quinze minutos valeu-lhes os três pontos. A Arábia Saudita chegou ao 3º lugar do grupo (liderado pelas duas Coreias), Ali Daei foi despedido da selecção do Irão, e José Peseiro entrou a ganhar...


Roubo do fim-de-semana
Montenegro 0-2 Itália
A Itália entrou para este jogo com os mesmos pontos da República da Irlanda, na liderança do grupo 8, e com o resto da concorrência bem longe. Com o confronto entre ambos, em Itália, a realizar-se na próxima 4ª feira, os jogos deste Sábado eram cruciais para saber se as posições de mantinham até lá, ou se uma das equipas ganhava vantagem. Os jogos arrancaram ao mesmo tempo, e os irlandeses trataram logo de resolver o assunto, com um golo no primeiro minuto, na recepção à Bulgária. A Itália também marcou, pouco depois, através de um penálti concretizado por Pirlo. Mas o pior viria depois: a defesa italiana comete um erro, Cannavaro escorrega e o avançado montenegrino caminhava isolado em direcção a Buffon. Mas não chegou lá: é só ver o vídeo a partir do segundo 27. Uma falta que em qualquer local do campo seria merecedora de cartão vermelho, é transformada em amarelo, com o jogador sozinho em frente à baliza. Palpita-me que o senhor Ivan Bebek vai passar umas belas férias nas montanhas italianas. Enquanto isso, a Bulgária empatou (com um auto-golo...) e a Itália receberá a Irlanda com dois pontos de vantagem.

Sem comentários: