segunda-feira, 18 de junho de 2007

Guadalupe está nas meias-finais

No final do jogo, deixaram de ser semi-finalistas virtuais para serem semi-finalistas reais! :)



Lembram-se dele? Jocelyn Angloma, aqui representando o Valência, é hoje a estrela da selecção de Guadalupe, que venceu Honduras por 2-1, qualificando-se para as meias-finais da Gold Cup 2007. 41 anos de idade, 37 jogos pela selecção francesa entre 1990 e 1996, e com 12 jogos e 4 golos por Guadalupe desde 2006.

De onde saiu a selecção de Guadalupe? Como já se percebeu pelo exemplo de Angloma, Guadalupe é um território francês, localizado nas Caraíbas, e não tem propriamente uma selecção nacional, mas antes uma representação ou uma selecção regional. Não pode entrar nas competições da FIFA, mas participa nas da Concacaf.

Qualificaram-se para a Gold Cup 2007 após terem terminado a Taça das Nações das Caraíbas 2007 em 4º lugar. Na 1ª fase ganharam os 3 jogos do grupo, todos disputados em Guadalupe (1-0 com Saint-Martin; 1-0 com Dominica; 4-0 com Martinique). Na 2ª fase apenas perderam com a equipa da Guiana (2-3), que estava a jogar em casa, mas derrotaram a República Dominicana (3-0) e Antigua e Barbuda (3-1). Na fase final, ficaram em 1º no grupo, depois de terem vencido Cuba (2-1) e Saint Vincent and the Grenadines (1-0) e de terem novamente perdido com a Guiana (3-4). Nas meias-finais perderam (1-3) com o Haiti (que viria a derrotar os anfitriões Trinidad & Tobago na final), e na disputa pelo 3º lugar perderam com Cuba (1-2).

O futebol de Guadalupe está em ascensão, e se tivermos em conta que muitos outros jogadores franceses poderão representar a selecção de Guadalupe daqui a uns anos (quando estiverem a gozar a reforma numa ilha das Caraíbas), vemos que é melhor começarem a pensar em pedir a independência futebolística da França e entrarem nas qualificações para o Mundial (que a Gold Cup estará ganha à partida): Thierry Henry, Louis Saha, Pascal Chimbonda, Lilian Thuram, William Gallas, Sylvain Wiltord e Mikael Silvestre poderão formar a primeira selecção com média de idades de 41 anos a participar no Mundial.

No Ah, Futebol e Tal apoiamos a formação destas representações nacionais, a começar pela admissão imediata de Gibraltar, Açores e Madeira na UEFA. Mas teremos outras oportunidades para desenvolver este assunto...

Sem comentários: