quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 8

Chegámos a meio desta terceira edição do Desafio 1X2: quem quiser lutar pelo título, tem que se começar a chegar à frente. Para esta semana temos uma ementa ligeiramente mais reduzida, sem jornada dupla, e com 14 jogos durante o fim-de-semana.

Começamos pela Taça de Portugal, cujo sorteio da 4ª eliminatória ditou confrontos muito interessantes. O FC Porto regressa a Alvalade, um mês depois da vitória para o campeonato, que não trouxe nada de bom: para além de eliminar o Sertanense (0-4), na Taça, três derrotas seguidas. Quando a crise parecia certa, a vitória em Kiev. O Sporting, desde essa derrota caseira, não voltou a sofrer golos (em cinco jogos), e garantiu a passagem inédita para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões (LC).

Mas também temos um clássico do Norte. O Boavista tenta que a sua saga de 2ª divisão dure apenas uma época, e pelo meio calhou-lhe na rifa uma recepção ao Vitória de Guimarães, que ainda está à procura da sua nova identidade. No Estádio do Bessa mora uma equipa que ainda só consentiu um empate em casa (com o D.Aves), tendo vencido os outros quatro jogos, e que vinha numa série de seis jogos sem derrotas, antes de perder no último fim-de-semana, na deslocação a Santa Maria da Feira. O Vitória também vinha de uma série de cinco jogos sem derrotas, que foi interrompida pela recepção ao Benfica (1-2).

Vida de treinador é mesmo assim: Arsène Wenger estava nas nuvens com três vitórias seguidas, incluindo um passeio turco com ares de humilhação (Fenerbahçe, 2-5), e logo a seguir, três jogos sem vencer: um empate caseiro com o Tottenham, depois de estar a vencer por dois golos, a derrota em casa do Stoke City, e outro empate, em casa com o Fenerbahçe. E começa-se a falar em crise. Isto tudo em apenas duas semanas e meia. E que melhor jogo para calar os críticos que um confronto com o Man.United? Desse lado, não há espaço para lamentos: os últimos doze jogos trouxeram oito vitórias e quatro empates, e até Berbatov já parece que joga ali desde pequeno. Vai ou racha para o Arsenal, que em caso de derrota pode ficar a nove pontos da liderança, em 6º lugar.

Temos mais um jogo inglês esta semana, com o encontro entre duas equipas que falharam todas as expectativas da pré-época. Com a compra do Man.City por milionários árabes e a chegada de Robinho, pensou-se que poderia haver ali um imediato efeito Abramovich/Mourinho, mas os resultados ficaram muito aquém do esperado: 10º lugar na liga, com metade dos pontos dos líderes, e seis derrotas em onze jogos. Não tem havido grandes sinais de melhorias, com cinco derrotas nos últimos oito jogos, incluindo os últimos dois (deslocações a Bolton e a Middlesbrough, 2-0 em ambas). Do outro lado, o Tottenham bateu mesmo no fundo, até que a direcção teve a coragem de despedir Juande Ramos. O efeito novo treinador está a resultar em pleno, e Harry Redknapp já conseguiu despoletar uma crise no Arsenal, impôr a primeira derrota da época ao Liverpool e ganhar 4-0 ao Dínamo Zagreb. Continua em 20º lugar na liga, mas a apenas seis pontos do 7º.

Passamos para uma dupla jornada alemã, onde as equipas classificadas entre 3º e 6º vão jogar entre si. O Hamburgo, líder durante o início do campeonato, caiu para quinto com quatro pontos nos últimos quatro jogos, e duas derrotas fora por 3-0 (em Hoffenheim e Hannover). A recepção ao Borussia é assim um sério teste à condição de candidato ao título que a equipa ostentou, já que uma derrota poderá deixá-los a oito pontos do líder. O Dortmund é o rei dos empates e apenas perdeu dois jogos esta época: a recepção à Udinese para a Taça UEFA e a deslocação a Hoffenheim, no final de Setembro. Desde então, quatro vitórias e quatro empates mantêm a equipa como um outsider na luta pelo título.

Schalke e Bayern tiveram um mau início de época: os pontos baixos foram a eliminação da Liga dos Campeões pelo Atlético Madrid (4-0 fora) para um, e a derrota caseira com o Bremen (2-5) para outro. Uma recuperação sólida permitiu a ambos estarem logo atrás dos líderes Hoffenheim e Bayer Leverkusen, no campeonato, e a liderarem os respectivos grupos da Taça Uefa (TU) e da LC. Ambas as equipas estão há oito jogos sem perder: um confronto decisivo quando chegamos ao final do primeiro terço do campeonato.

O campeonato francês desta época parece caminhar no mesmo sentido dos últimos, mas há que manter a esperança. Com quatro pontos de avanço sobre o Marselha, o Lyon teve no tropeção em Rennes (3-0) a excepção que confirmou a regra: foi a única derrota em 17 jogos, e vem de três vitórias seguidas, quatro jogos sem sofrer golos. Alguém os consegue parar? Do outro lado, um Mónaco que somou quatro derrotas seguidas há um mês, mas que somou sete pontos nos últimos três jogos, e vem de uma vitória fora (Le Havre, 2-3). Apesar de Freddy Adu não dar um ar da sua graça.

Na Rússia, a três jornadas do fim, o Rubin Kazan alcançou um inédito título de campeão, depois de ter liderado a tabela desde o início. O Amkar Perm acompanhou o ritmo no primeiro terço do campeonato, mas depois entrou numa saga de empates (sete em quinze jogos) que foi fazendo a equipa ir descendo aos poucos na classificação. Com nove pontos em disputa (a distância entre 2º e 7º), muito há para disputar. O segundo classificado entra directamente na próxima edição da Liga dos Campeões, o sexto nem sequer tem garantido um lugar na TU. A única derrota em casa do Amkar nos últimos sete meses foi com o campeão Rubin, mas o Zenit está há sete jogos sem perder, e a última derrota fora para o campeonato foi em Agosto, também para o Rubin.

Entramos na série dos dérbis, com grandes clássicos nacionais. O "dérbi dos eternos inimigos" chega com o melhor dos lançamentos. O Panathinaikos vem de duas vitórias seguidas fora de casa, incluindo um 0-3 em Bremen. O Olympiakos também vem de duas vitórias, e lidera o campeonato, principal objectivo da época depois da eliminação da Liga dos Campeões. Henk Ten Cate frente a Ernesto Valverde, um holandês e um espanhol apanhados no meio da "mãe de todas as batalhas". Se o Pana vencer, o Xanthi pode subir à liderança.

Na Turquia, Luis Aragonés está longe de impressionar: o Fenerbahçe está em 9º lugar no campeonato (quatro derrotas em nove jogos) e no último lugar do seu grupo na LC. Mesmo assim, a humilhação caseira frente ao Arsenal parece ter acordado a equipa: quatro jogos sem perder desde então, oito golos marcados, três sofridos, e um empate a zero no Emirates Stadium. Este jogo é decisivo para aproximar a equipa da frente, e para não deixar fugir os rivais. Mas o Galatasaray não podia entrar mais motivado: têm o melhor ataque da liga (média de 2,5 golos por jogo) e vêm de uma vitória na Luz que garantiu a passagem à próxima fase da TU. Roberto Carlos, Alex e Güiza frente a Fernando Meira, Harry Kewell e Milan Baros.

Segundo dérbi de Bucareste consecutivo, desta vez com os dois grandes em crise. O Rapid desceu aos trambolhões do pedestal em que José Peseiro o tinha colocado no início da época: do objectivo de ganhar tudo rapidamente saiu a Taça UEFA, às mãos do Wolfsburgo, e o campeonato também parecia perdido, depois de quatro derrotas e dois empates. O despedimento que afinal não o foi (o dinheiro para pagar as indemnizações custa muito a ganhar) acabou por se revelar positivo. A uma vitória na Taça frente ao Petrolul Ploiesti (no prolongamento), seguiram-se três vitórias que fizeram a equipa subir a 7º, a sete pontos do líder, Dínamo. O Steaua está no sentido inverso: um bom início de época deixaram a equipa a liderar o campeonato, e garantiram o apuramento para a LC (deixando o Galatasaray de fora). Mas há um mês e meio que a equipa não ganha, fazendo com que a vantagem sobre o Rapid (e sobre o Cluj) seja de apenas um ponto, e eliminando as hipóteses de chegar á próxima fase da LC.

Atravessamos o Atlântico para a fase decisiva do Brasileirão. A 5 jornadas do fim, cinco equipas estão em luta pelo título, com alguns confrontos directos pela frente. O próximo vê o Palmeiras, melhor equipa a jogar em casa (apenas uma derrota, há dois meses, com o Sport Recife), a receber o Grémio, líder durante grande parte da época, mas cuja derrota em casa do Flamengo no final de Agosto fez iniciar uma crise que trouxe apenas quatro vitórias desde então, todas em casa.
O bi-campeão São Paulo, que a certa altura parecia afastado da luta pelo título, inciou uma espantosa recuperação precisamente depois de perder em casa do Grémio: desde então, oito vitórias e cinco empates levaram a equipa do guardião Rogério Ceni a 1º, lugar que alcançaram no último fim-de-semana. Mas o próximo jogo é um dérbi, em casa da Portuguesa, que está na luta pela manutenção, não perde há cinco jogos e vem de um empate em casa do Flamengo (que também está na luta pelo título).

Terminamos com mais um dérbi, de Montevideu. O campeonato uruguaio está ao rubro, com os sete primeiros separados por quatro pontos, e confrontos directos todas as semanas. Vamos acompanhar a recepção do Danubio, campeão em 2004 e 2007, ao Defensor Sporting, campeão em título. A equipa da casa vem de duas vitórias, incluindo um 3-0 sobre o River Plate de Montevideu; o Defensor fez 10 pontos nos últimos quatro jogos, com uma média de 2,5 golos por jogo, e não perde fora desde Julho.

Prazo limite para esta semana: Sábado (08/Novembro), ao meio-dia. Como habitualmente, um ponto por previsão simples correcta, meio ponto com dupla. Nos jogos da Taça (1 e 2), contam os resultados no final do tempo regulamentar.

1. Sporting - FC Porto
2. Boavista - V.Guimarães
3. Arsenal - Man.United
4. Man.City - Tottenham
5. Hamburgo - Bor.Dortmund
6. Schalke 04 - Bayern Munique
7. Mónaco - Lyon
8. Amkar Perm - Zenit
9. Panathinaikos - Olympiakos
10. Fenerbahçe - Galatasaray
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste
12. Palmeiras - Grémio
13. Portuguesa - São Paulo
14. Danubio - Defensor Sporting

Boa Sorte!

1. Taça de Portugal, 05/10: Spo 1-2 FCP, VVEVV - VDDDV (09/11, 20h45, TVI)
2. Taça de Portugal, 12/04: Vit 1-0 Boa, EEVVD - EEVED (08/11, 20h30, SportTV1)
3. Premier League, 13/04: Man 2-1 Ars, VVEDE - VEVVE (08/11, 12h45)
4. Premier League, 16/03: Man 2-1 Tot, EVDDV - DVEVV (09/11, 15h00)
5. Bundesliga, 15/03: Ham 1-0 Bor, EVDVD - EEEVE (08/11, 14h30)
6. Bundesliga, 01/03: Sch 0-1 Bay, VEVVE - VVVVE (09/11, 16h00)
7. Ligue 1, 15/03: Món 0-3 Lyo, DDEVV - VEVVV (08/11, 18h00)
8. 1ª Liga Russa, 19/07: Zen 2-0 Amk, EEDEV - EEEVV (09/11, 11h00)
9. Super Liga (Grécia), 16/01: Oly 4-0 Pan, EEDVV - VDDVV (09/11, 17h00)
10. Turkcell Super Lig, 27/04: Gal 1-0 Fen, DVVEE - VDEVV (09/11, 17h00)
11. Liga I (Roménia), 20/03: Rap 0-3 Ste, DVVVV - DDEED (09/11, 19h30)
12. Brasileirão, 27/07: Gré 1-1 Pal, EDDVV - VDVDE (09/11, 19h00)
13. Brasileirão, 27/07: São 3-1 Por, EVEVE - VEVVV (08/11, 20h30)
14. Clausura 2008 (Uruguai), 06/07: Dan 1-2 Def, DDDVV - DEVVV (09/11, 17h30)

Premier League, após 11 jogos:
1. Chelsea 26p.
2. Liverpool 26p.
3. Man.United 21p. (-1j.) 6/3/1 19-8 (fora: 2/2/1 6-4)
4. Arsenal 20p. 6/2/3 23-12 (casa: 3/1/1 12-7)
5. Aston Villa 20p.
(...)
10. Man.City 13p. 4/1/6 23-18 (casa: 3/0/2 15-6)
(...)
20. Tottenham 9p. 2/3/6 13-17 (fora: 0/2/3 7-11)

Bundesliga, após 11 jogos:
1. Hoffenheim 25p.
2. Bayer Leverkusen 24p.
3. Bayern Munique 21p. 6/3/2 25-17 (fora: 3/1/1 7-3)
4. Schalke 04 20p. 5/5/1 17-8 (casa: 3/2/0 7-2)
5. Hamburgo 20p. 6/2/3 17-18 (casa: 4/1/0 9-4)
6. Bor.Dortmund 18p. 4/6/1 19-16 (fora: 3/1/1 9-9)
(...)

Ligue 1, após 12 jornadas:
1. Lyon 27p. 8/3/1 18-8 (fora: 3/2/1 4-3)
2. Marselha 23p.
3. Bordéus 21p.
4. Toulouse 21p.
5. Lille 20p.
(...)
13. Mónaco 16p. 4/4/4 12-12 (casa: 3/1/2 8-6)
(...)

1ª Liga Russa, após 27 jornadas (a três do fim):
1. Rubin Kazan 60p. (campeão)
2. CSKA Moscovo 50p.
3. Dínamo Moscovo 47p.
----------------------
4. Amkar Perm 44p.
5. Zenit 43p.
----------------------
6. Spartak Moscovo 43p.
(...)

Super Liga (Grécia), após 8 jornadas:
1. Olympiakos 19p. 6/1/1 14-3 (fora: 1/1/1 1-1)
2. Xanthi 17p.
3. PAOK Salónica 16p.
4. Panathinaikos 14p. 4/2/2 14-9 (casa: 2/1/1 9-5)
5. AEK Atenas 13p.
(..)

Turkcell Super Lig, após 9 jornadas:
1. Trabzonspor 20p.
2. Ankaraspor 19p.
3. Sivasspor 18p.
4. Besiktas 18p.
5. Galatasaray 17p. 5/2/2 22-11 (fora: 1/1/2 7-7)
(...)
9. Fenerbahçe 13p. 4/1/4 18-15 (casa: 3/0/1 11-6)
(...)

Liga I, após 13 jornadas:
1. Dínamo Bucareste 29p.
2. Unirea 27p.
3. Timisoara 24p.
4. Steaua Bucareste 23p. 6/5/2 21-11 (fora: 2/3/2 10-8)
5. Cluj 22p.
6. Universitatea Craiova 22p.
7. Rapid Bucareste 22p. 7/1/5 18-14 (casa: 5/0/2 13-8)
(...)

Brasileirão, após 33 jornadas (a cinco do fim):
1. São Paulo 62p. 17/11/5 56-31 (fora: 4/8/4 22-21)
2. Palmeiras 61p. 18/7/8 51-38 (casa: 13/2/1 35-15)
3. Grémio 60p. 17/9/7 48-29 (fora: 5/5/6 23-20)
4. Cruzeiro 58p.
5. Flamengo 57p.
(...)
15. Portuguesa 36p. 9/9/15 42-58 (casa: 8/6/2 29-18)
16. Figueirense 35p.
----------------------------
17. Atlético Paranaense 35p.
18. Fluminense 34p.
19. Vasco da Gama 34p.
20. Ipatinga 31p.

Clausura 2008, após 9 jornadas:
1. Nacional 19p.
2. Cerro 18p.
3. Defensor Sporting 18p. 5/3/1 16-6 (fora: 3/1/0 11-4)
4. Danubio 18p. 6/0/3 17-10 (casa: 3/0/1 10-4)
5. Racing 16p.
(...)

12 comentários:

Deportivista disse...

1. Sporting - FC Porto 2
2. Boavista - V.Guimarães x
3. Arsenal - Man.United 2
4. Man.City - Tottenham 2
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 1
6. Schalke 04 - Bayern Munique x
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos x
10. Fenerbahçe - Galatasaray x
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 2
12. Palmeiras - Grémio 1
13. Portuguesa - São Paulo x
14. Danubio - Defensor x

Cardoso disse...

Aqui ficam as previsões do Valhelhas:

1. Sporting - FC Porto 1\2
2. Boavista - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Man.United 1\2
4. Man.City - Tottenham 2
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 1
6. Schalke 04 - Bayern Munique x
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos x\2
10. Fenerbahçe - Galatasaray 1\2
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 1\2
12. Palmeiras - Grémio 1
13. Portuguesa - São Paulo 1
14. Danubio - Defensor 1\x

Marco disse...

1. Sporting - FC Porto 2
2. Boavista - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Man.United 12
4. Man.City - Tottenham 12
5. Hamburgo - Bor.Dortmund X
6. Schalke 04 - Bayern Munique x
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos x
10. Fenerbahçe - Galatasaray x
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 2
12. Palmeiras - Grémio X
13. Portuguesa - São Paulo 2
14. Danubio - Defensor 2

Cardoso disse...

E aqui ficam as previsões do Fanã:

1. Sporting - FC Porto - x2
2. Boavista - V.Guimarães - 2
3. Arsenal - Man.United - 1x
4. Man.City - Tottenham - 12
5. Hamburgo - Bor.Dortmund - 1x
6. Schalke 04 - Bayern Munique - 1x
7. Mónaco - Lyon - x2
8. Amkar Perm - Zenit - 1x
9. Panathinaikos - Olympiakos - 1x
10. Fenerbahçe - Galatasaray - 1x
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste - 1x
12. Palmeiras - Grémio - 1x
13. Portuguesa - São Paulo - 2
14. Danubio - Defensor Sporting - 1x

Unknown disse...

1. Sporting - FC Porto (12)
2. Boavista - V.Guimarães (X2)
3. Arsenal - Man.United (1X)
4. Man.City - Tottenham (1)
5. Hamburgo - Bor.Dortmund (1)
6. Schalke 04 - Bayern Munique (1X)
7. Mónaco - Lyon (X2)
8. Amkar Perm - Zenit (1X)
9. Panathinaikos - Olympiakos (1)
10. Fenerbahçe - Galatasaray (X2)
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste (1)
12. Palmeiras - Grémio (1)
13. Portuguesa - São Paulo (1)
14. Danubio - Defensor Sporting (1)

J disse...

1. Sporting - FC Porto 1/X
2. Boavista - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Man.United X/2
4. Man.City - Tottenham - 1/2
5. Hamburgo - Bor.Dortmund - 1/X
6. Schalke 04 - Bayern Munique - X
7. Mónaco - Lyon - 2
8. Amkar Perm - Zenit - 1/X
9. Panathinaikos - Olympiakos - 1/X
10. Fenerbahçe - Galatasaray - 1/2
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste - 1/X
12. Palmeiras - Grémio - 1/X
13. Portuguesa - São Paulo - 2
14. Danubio - Defensor Sporting - 1/X

Sérgio disse...

1. Sporting - FC Porto 1X
2. Boavista - V.Guimarães 1X
3. Arsenal - Man.United 1X
4. Man.City - Tottenham X2
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 1X
6. Schalke 04 - Bayern Munique 1X
7. Mónaco - Lyon X2
8. Amkar Perm - Zenit X2
9. Panathinaikos - Olympiakos 1X
10. Fenerbahçe - Galatasaray X2
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 1X
12. Palmeiras - Grémio 1X
13. Portuguesa - São Paulo X2
14. Danubio - Defensor Sporting 1X

Luís Rodrigues disse...

1. Sporting - FC Porto (X)
2. Boavista - V.Guimarães (2)
3. Arsenal - Man.United (X2)
4. Man.City - Tottenham (X)
5. Hamburgo - Bor.Dortmund (1)
6. Schalke 04 - Bayern Munique (X)
7. Mónaco - Lyon (2)
8. Amkar Perm - Zenit (X2)
9. Panathinaikos - Olympiakos (X)
10. Fenerbahçe - Galatasaray (X)
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste (X)
12. Palmeiras - Grémio (X)
13. Portuguesa - São Paulo (2)
14. Danubio - Defensor Sporting (1)

Cardoso disse...

1. Sporting - FC Porto X
2. Boavista - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Man.United X
4. Man.City - Tottenham 2
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 1
6. Schalke 04 - Bayern Munique X
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos 1X
10. Fenerbahçe - Galatasaray 1
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste X
12. Palmeiras - Grémio 1
13. Portuguesa - São Paulo 2
14. Danubio - Defensor Sporting X

PéPe disse...

1. Sporting - FC Porto 1
2. Boavista - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Man.United 1
4. Man.City - Tottenham 1
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 2
6. Schalke 04 - Bayern Munique 2
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos 1
10. Fenerbahçe - Galatasaray 2
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 1
12. Palmeiras - Grémio 1
13. Portuguesa - São Paulo x
14. Danubio - Defensor x

Paul Man disse...

Esta Semana não me deu para jogar, estive tão ocupado com cenas que nem tive tempo de fazer o desafio.. mesmo assim fica aqui a minha aposta, pois já a tinha feito na 6ª mas não cheguei a registar.. só para ver o que pontuava.. vou bem classificado. Este esquecimento pode ser considerado como uma hipótese aos concorrentes directos eheheheheh...
Cumps

1. Sporting - FC Porto 1
2. Boavista - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Man.United 1
4. Man.City - Tottenham 1
5. Hamburgo - Bor.Dortmund 1
6. Schalke 04 - Bayern Munique 2
7. Mónaco - Lyon 2
8. Amkar Perm - Zenit 2
9. Panathinaikos - Olympiakos 1
10. Fenerbahçe - Galatasaray 1
11. Rapid Bucareste - Steaua Bucareste 1
12. Palmeiras - Grémio 1
13. Portuguesa - São Paulo 1
14. Danubio - Defensor Sporting 1

Cardoso disse...

Olá Paul
Vou seguir o mesmo critério utilizado em situações anteriores: não vou considerar as previsões dos jogos que já tinham finalizado (3 e 5), sendo que o mínimo atingido pelos outros participantes nos dois jogos foi meio ponto. Aceita-se também a previsão para o jogo 7 (vitória do Lyon) já que, à hora que foi colocada, o resultado ainda se encontrava 0-0.
A tua pontuação esta semana será assim a conseguida em 12 jogos, somada de meio ponto.
Boa Sorte!