sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Taça UEFA: 1ª eliminatória - a revolta de David, ou como em 40 eliminatórias ainda se safaram alguns pequenos

Dos clubes portugueses não reza esta história. O Belenenses merecia uma menção honrosa por nos ter convencido durante jogo e meio que podia causar o maior escândalo futebolístico dos últimos anos, mas o Paços de Ferreira e o União de Leiria cumpriram o papel de equipa portuguesa que salva a época por garantir o apuramento para a Taça UEFA e depois sai do ringue com um KO no 1º round. O Sp. Braga passou à fase de grupos, mas uma vitória na Suécia tinha feito maravilhas ao ranking português dos próximos anos.

O FC Copenhaga continua a contribuir para a melhoria do ranking dinamarquês, ao eliminar o Lens: depois do empate (1-1) em França e igual resultado em casa, um golo no prolongamento decidiu a eliminatória e ajudou à crise do clube francês. Foi uma boa jornada para os clubes dinamarqueses, apesar de o Odense ter sido derrotado pelo Sparta Praga em penalties: mesmo assim, os dois empates a zero deram pontos para o ranking nacional. O Aalborg eliminou a Sampdoria, também com dois empates: depois do 2-2 fora, o empate sem golos em casa deu-lhes a passagem à fase de grupos.

Os clubes italianos não vão guardar boas memórias da jornada de ontem, na qual apenas a Fiorentina se safou, com uma vitória sobre o Groningen por penalties, depois de dois empates a um. O Palermo também foi a penalties, em casa, mas perdeu com os checos do Mladá Boleslav (os italianos ganharam 1-0 fora, mas perderam em casa). O Empoli tinha ganho em casa por 2-1, mas a derrota (0-3) em casa do FC Zurique não deixou grande margem para dúvidas.

Aparte as análises nacionais, os destaques vão para o Atlético de Madrid (podiam ter apresentado uma equipa secundária na Turquia, com o Erciyesspor, mas muitos titulares habituais contribuíram para uma vitória ainda maior que em casa, num total de 9-0), o Galatasaray (que destruiu o Sion, com Beto e Paíto a titulares, por 5-1 em casa, e 7-4 no total), o Aris Salónica (que eliminou o Saragoça, com golos fora), o Helsingborg (que depois de ter perdido 3-5 em Heerenveen, despachou os holandeses com um 5-1, em que o 1º golo foi marcado por Henrik Larsson), o Larissa (os gregos tinham ganho 2-0 em casa e o golo marcado em Blackburn garantiu-lhes a passagem, apesar de derrotados por 1-2) e o Dínamo Zagreb (que deu mais uma machadada na crise de Amesterdão, indo ganhar 3-2 a casa do Ajax, depois de ter perdido 0-1 em casa).

Sem comentários: