sábado, 6 de outubro de 2007

O choque italiano e as competições europeias

Os italianos ficaram chocados com a falta de respeito de equipas europeias que vêm de países ridículos e têm o atrevimento de eliminar os seus clubes da Taça UEFA. Diz assim a Gazzetta dello Sport:

«MILANO, 5 ottobre 2007 - Mlada Boleslav, Zurigo, Aalborg. E prima di loro Sporting Braga, Levski Sofia, Panionios, Austria Salisburgo, Gençlerbirligi, Wisla Cracovia, Hapoel Tel Aviv, Tirol Innsbruck e Paok. Sono alcune delle squadre che hanno estromesso i club italiani dalla coppa Uefa dal 1999 a oggi. Consideriamo il '99 perché è l'anno in cui il Parma, con i gol di Crespo, Vanoli e Chiesa, portò per l'ultima volta la coppa in Italia battendo il finale il Marsiglia. Da allora, praticamente soltanto delusioni e brutte figure, il più delle volte contro avversari che, con tutto il rispetto, non si chiamano Barcellona, Manchester Utd o Real Madrid.»

Ontem foram eliminados o Empoli, o Palermo e a Sampdoria, que, convenhamos, também não são o Chelsea, o Bayern de Munique ou o Liverpool. Quando Michel Platini veio dizer que queria reduzir o número de equipas dos países "grandes" nas competições europeias, logo estes se levantaram a dizer que não podia ser. Se a Itália coloca quatro equipas na Liga dos Campeões e outras quatro na Taça UEFA (e lembremo-nos que a Juventus não está lá este ano), porquê estranhar que clubes da República Checa, Suíca e Dinamarca encarem esta prova de outra forma, já que apenas uma equipa (os checos do Slávia de Praga) destes três países conseguiu disputar a liga dos milhões?

Decerto que o Empoli gostava de jogar uns quartos-de-final da Liga dos Campeões com o Saragoça, mas aí tomo a liberdade de sugerir que se mude o nome da competição para Liga dos Grandes que deixam os pequenos jogar de vez em quando e é se uma das nossas não puder participar porque desceu à 2ª por fraude e combinação de resultados.

O Académica-Leixões foi jogado na passada 2ª feira porque, devido aos compromissos europeus de 7 equipas portuguesas (por enquanto, ainda são quase metade da nossa liga principal), não havia nenhum mais interessante (em termos de audiências) que pudesse ser adiado para a SportTv ter futebol para dar nesse dia. As claques de ambos os clubes combinaram um protesto para chamar a atenção para este problema, mas mesmo assim estavam 5 mil pessoas no estádio. Agora imagine-se se este tivesse sido realizado no Domingo à tarde...

Estão 52 países a participar na qualificação para o Campeonato Europeu de 2008, em selecções. Será realista autorizar apenas 15 destes países (numa competição com 32 clubes) a participar na Liga dos Campeões? A Suíça e a Áustria, que vão acolher essa prova no próximo ano, não têm nenhum clube na liga milionária. Poder-se-á dizer que, se estas tiverem valor suficiente, qualificar-se-ão. Mas para estas entrarem, outras terão que ficar de fora, enquanto que os países grandes terão sempre várias entradas garantidas, para além de que é muito provável que o campeão belga ou búlgaro não consiga ultrapassar uma eliminatória com o 3º ou o 4º classificado inglês ou espanhol. Mas a mim interessa-me muito mais ver um Anderlecht - Milan que um Villareal - Man.United. Talvez traga é menos apoios publicitários, porque há mais investidores em Espanha que na Bélgica. Ora, é precisamente aí que está o problema. Liga dos Milhões, não Liga dos Campeões. Não há muito que possamos fazer, mas aqui fica o meu grito de protesto. Outros que se juntem.

Sem comentários: