terça-feira, 9 de outubro de 2007

Aí está o sorteio da fase de grupos da Taça UEFA

A única equipa portuguesa que sobreviveu foi sorteada para o que já é considerado o grupo mais difícil desta fase. O grupo F vai ter, logo à 1ª jornada (25/10/07), um dos jogos mais interessantes de toda a fase de grupos, o Estrela Vermelha - Bayern Munique, enquanto que em Inglaterra se jogará o Bolton - Sp.Braga. A outra equipa do grupo é o Aris de Salónica, da Grécia, com a qual os bracarenses também irão jogar fora (na 4ª jornada, 06/12/07). O calendário completa-se com uma folga à jornada 2 (08/11/07), e as recepções ao Bayern Munique (jornada 3, 29/11/07, no regresso dos alemães a Portugal, poucas semanas depois do jogo em Belém) e ao Estrela Vermelha (jornada 5, 19/12/07, uma reedição do jogo que na época 2005/06 deu a passagem dos sérvios à fase de grupos - um empate a um, depois do nulo em Belgrado, com Walter Zenga a treinar a equipa que marcou pelo sportinguista Purovic aos 11' e só sofreu um golo aos 86' devido à espantosa exibição do também actualmente sportinguista Stojkovic).

Mas há mais grandes duelos em perspectiva. A 1ª jornada do grupo B vai ter um Lokomotiv Moscovo - Atlético de Madrid e um Panathinaikos - Aberdeen. A quinta equipa, o nosso velho conhecido FC Copenhaga, irá receber no seu estádio gregos e espanhóis, no que também deverá ser um grupo equilibrado.

Outro grande jogo logo a abrir é o do grupo C, Villarreal - Fiorentina. Prevê-se que estas duas equipas, juntamente com o AEK Atenas, assegurem os três primeiros lugares, mas veremos o que os checos do Mladá Boleslav (que eliminaram o Palermo) e os suecos do Elfsborg (que eliminaram o Dínamo de Bucareste) conseguem fazer.

O grupo E será um dos mais equilibrados. A 2ª jornada decidirá muita coisa, com os jogos Toulouse - Sparta Praga e Spartak Moscovo - Bayer Leverkusen, mas as recepções do FC Zurique a franceses e alemães também serão importantes para saber quem passa.

Não faço previsões para o grupo G: nunca se sabe se é desta que o Anderlecht vai fazer uma boa época, mas independentemente disso, o jogo na Bélgica com o Tottenham à 4ª jornada vai ser muito interessante. Os ingleses não estão a jogar bem e a deslocação a Israel, para defrontar o Hapoel Telavive, também não será fácil. O Aalborg poderá ser uma surpresa, depois de terem eliminado a Sampdoria, e o Getafe (treinado por Michael Laudrup, com apenas 2 pontos em 7 jogos no campeonato) também é uma incógnita.

O grupo H também tem duas equipas das quais se espera que assegurem os dois primeiros lugares, e que se defrontam na 1ª jornada. O jogo Bordéus - Galatasaray vai deixar alguma pressão sobre quem sair derrotado, principalmente se forem os franceses, que se deslocam a casa do Áustria Viena na jornada seguinte. Vamos ver o que conseguem fazer os gregos do Panionios (que eliminaram o Sochaux) e os suecos do Helsingborg (onde está a jogar Henrik Larsson, que marcou o 1º golo da vitória por 5-1 ao Heerenveen, num total de 8-6 nas duas mãos).

O grupo A vai permitir que Dick Advocaat, treinador do Zenit São Petersburgo, receba os seus compatriotas do AZ Alkmaar na 1ª jornada. Espera-se uma vitória inglesa no Everton - Larissa que será disputado no mesmo dia. A maior incógnita virá do FC Nuremberga, já que os alemães, que apenas derrotaram o Rapid Bucareste em golos fora, vão em penúltimo no campeonato, com apenas seis pontos em nove jogos.

Finalmente, outro grupo com previsões difíceis. Rafael van der Vaart continua a levar o Hamburgo às costas, mas provavelmente serão os alemães a acabar em primeiro, principalmente se conseguirem derrotar o Rennes e o Basileia em casa. Os noruegueses do Braan (que eliminaram o Club Brugge) e os croatas do Dínamo Zagreb (que derrotaram o Ajax em Amesterdão por 3-2 e até estiveram a ganhar por 3-0, depois da derrota em casa por 0-1) vão tentar surpreender.

1 comentário:

J disse...

Mladá Boleslav e Fiorentina no mesmo grupo? Cheira-me a artigo especial na Gazzetta...