Bem-vindos a mais uma semana do Desafio 1X2, menos preenchida que a anterior, mas recheada de grandes confrontos, com destaque para o regresso dos campeonatos na Alemanha, e para as competições de selecções jovens, para lá do grande embate em Inglaterra.
Começamos por Lisboa: o campeão nacional voltou às vitórias, vencendo em Braga e eliminando o Leixões da Taça, e agora joga em Belém a liderança do campeonato. A história joga a seu favor: os portistas não perdem com o Belenenses desde 2002, já lá vão 13 jogos (onze vitórias e dois empates). É certo que em nenhuma destas ocasiões lá estava Jaime Pacheco, mas não há muito que se consiga fazer com aquele plantel. Ainda assim, os últimos jogos disputados em casa deram sinais positivos: vitória sobre o Trofense e empates com V.Guimarães e Benfica, aos quais se pode juntar a vitória em casa do Rio Ave, que deixaram o Belenenses respirar um pouco, dois pontos acima da linha de água. Até ao final de Fevereiro há deslocações a Paços de Ferreira e Leixões, e uma recepção ao Sporting, pelo que é hora de se chegarem à frente e mostrar que querem jogar futebol de primeira na próxima época.
O grande confronto da semana joga-se em Liverpool. Benítez contra Scolari, para decidir qual dos dois segue atrás do Manchester United na luta pelo título. O Liverpool vem de quatro empates, dois deles nos dérbis com o Everton, para o campeonato e para a Taça, ambos em casa. O regresso, após lesão, de Fernando Torres, ainda não começou a trazer os resultados esperados, e é Gerrard que tem levado a equipa às costas. Esta é a oportunidade ideal para, não perdendo mais pontos para o United, deixar o Chelsea a três de distância. Aos quatro empates do Liverpool, respondeu o Chelsea com quatro vitórias, mesmo que contra adversários mais "acessíveis". A equipa de Deco e Ricardo Carvalho é a melhor da Premier League a jogar fora de casa: uma média de golos marcados superior a dois por jogo e apenas uma derrota (com o Man.United, há duas semanas). Haverá também a vontade de devolver a derrota sofrida em casa em Outubro, que quebrou a invencibilidade da equipa em Stamford Bridge desde os tempos de Ranieri.
Ao início da tarde, o Tyne-Wear derby. As cidades de Newcastle e Sunderland estão separadas por apenas 15 quilómetros, e o encontro entre os seus dois clubes mais representativos é o grande dérbi do nordeste de Inglaterra. Há registo de 140 jogos competitivos entre ambos, com ligeira vantagem para o Newcastle. Essa diferença é resultado dos últimos confrontos: desde 2001, e até ao final da época passada, o Sunderland apenas conseguiu empatar três vezes, tendo perdido os restantes seis. Essa série foi quebrada em Outubro, com a vitória por 2-1 no Stadium of Light, com golos de Djibril Cissé e Kieran Richardson. As duas equipas chegam aqui à espera de dias melhores: Ricky Sbragia pegou no que Roy Keane deixou para trás, e tem feito um trabalho razoável. O Sunderland subiu ontem ao 12º lugar, após a vitória sobre o Fulham, e segue cinco pontos acima da linha de água. O Newcastle também já mudou de treinador esta época: Joe Kinnear assumiu o lugar deixado vago por Kevin Keegan em Setembro, mas só conseguiu quatro vitórias em 19 jogos. Seguem três pontos atrás do Sunderland, e estão numa série de cinco derrotas e dois empates.
Continuamos a acompanhar a luta pela subida à Premier League, e o desempenho de Paulo Sousa. Encontramos o Queens Park Rangers na mesma posição de há umas semanas, às portas dos lugares de play-off, a ameaçar algo mais: já não perdem desde o início de Dezembro (três vitórias e seis empates), mês em que derrotaram o líder Wolverhampton e o 6º classificado Preston North End. Em destaque: o avançado Dexter Blackstock, de 22 anos, internacional sub-21, e que já leva 12 golos esta época. A apenas três pontos do 4º lugar, o QPR tem esta esta jornada um teste decisivo, na recepção ao Reading. O actual 2º classificado venceu o líder na terça-feira, é um dos favoritos a um lugar automático de subida, tem sete vitórias nos últimos 12 jogos, o melhor ataque e a melhor defesa da liga, e não perde com o QPR desde 1997.
Apenas um jogo de Espanha esta semana. O Dep.Corunha não se safou muito bem no ciclo dos "grandes": cinco derrotas seguidas (três delas com o Sevilha, que valeram a eliminação da Taça) com apenas dois golos marcados deixaram marcas numa equipa que parecia ter argumentos para lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Ainda assim, o 4º lugar está apenas a quatro pontos de distância, e esta semana há confronto directo. O Villarreal desloca-se à Galiza, a tentar recuperar desse mesmo ciclo: após o empate com o Valência, quatro pontos em dois jogos em casa foram suficientes para se manterem com os mesmos pontos da equipa de Manuel Fernandes, mas o Málaga e o At.Madrid estão logo atrás.
A Lazio vem alternando o bom com o mau a um ritmo alucinante. Já este mês empataram com a Juventus e eliminaram o Torino da Taça, apurando-se para as meias-finais; logo a seguir perderam 1-4 com o Cagliari e 3-1 com a Sampdoria, caindo para o 10º lugar da Serie A, com uma das defesas mais batidas. Talvez não seja a melhor altura para defrontar o Milan, que parece ter ganho a aposta David Beckham: foi o inglês que marcou os últimos dois golos da equipa, apesar de o último só ter rendido um ponto (Genoa, 1-1). A equipa de Ancelotti vem de três vitórias e três empates, tem o melhor ataque do campeonato e está a apenas dois pontos da Juventus.
Regressa a Bundesliga, numa das edições mais equilibradas de sempre. O campeonato alemão recomeça com cinco pontos a separarem os cinco primeiros, logo seguidos por outras cinco equipas a lutar pelos lugares europeus. Na ressaca da eliminação da Taça, em casa, pelo Werder Bremen (1-2), o Borussia Dortmund precisa de vencer para se aproximar do grupo da frente. 2008 terminou com três vitórias e dois empates, e apenas um golo sofrido: com a Taça arrumada, resta lutar pelo campeonato. Uma vitória deixa-os com os mesmos pontos do Bayer Leverkusen: a equipa de Bruno Labbadia apurou-se para os quartos-de-final da Taça com uma vitória sobre o Energie Cottbus, e está a três pontos dos líderes. Segue-se um ciclo muito complicado, com recepções a Estugarda e Hamburgo, e deslocação a Hoffenheim. Se quiserem lutar pelo título, é hora de se chegarem à frente.
Regressa também a 2ª Bundesliga, com um duelo entre os dois líderes. O Kaiserslautern parece finalmente ter argumentos para regressar à divisão principal do futebol alemão, três anos depois da despromoção, e onze anos após ter sido campeão nacional pela última vez. Curiosidade: Ricky Pinheiro, um português de 19 anos, das escolas do clube, foi recentemente promovido à equipa sénior. O Kaiserslautern é a melhor equipa da liga a jogar em casa, com apenas dois empates em nove jogos e 23 golos marcados. O Mainz desceu à 2ª em 2007, e na época passada foi o último dos primeiros, falhando a promoção por apenas dois pontos (com vantagem para Colónia e Hoffenheim). A equipa terminou o ano com duas derrotas, mas começou 2009 apurando-se para os quartos-de-final da Taça, eliminando (fora) o Friburgo (1-3). O Mainz é a melhor equipa a jogar fora de casa, tendo vencido seis dos nove jogos disputados, com uma média de quase dois golos marcados.
No Estádio Olímpico de Atenas vão defrontar-se as duas equipas em melhor forma no campeonato grego. O Olympiakos está a caminho do penta: segue com onze pontos de vantagem (sobre o PAOK), tem a melhor defesa da liga, vem de sete vitórias seguidas e tem apenas uma derrota em competições nacionais esta época (Aris, 1-0, em Outubro). Destaque para o internacional argentino Luciano Galletti, que alcançou notoriedade nas suas passagens por Estudiantes e Saragoça, e já leva nove golos esta época. Do outro lado estará o AEK, treinado por Dusan Bajevic: foi há dois meses que o sérvio de 60 anos voltou ao comando do AEK, depois do período 1988-96, no qual venceu quatro campeonatos e uma Taça, e do período 2002-04, no qual não conseguiu levar a equipa à 2ª fase da Liga dos Campeões. Treinador polémico, assumiu o comando do Olympiakos após ambas as saídas do AEK, tendo assim uma relação difícil com algumas claques. Mas os seus méritos são inegáveis: o AEK está sem perder desde a mudança de treinador, com seis vitórias e quatro empates, e não sofre golos há cinco jogos. Este desempenho valeu-lhe a aproximação às duas equipas que estão na disputa pelo 2º lugar. Aqui também há um argentino em destaque: Ismael Blanco, que tem mantido uma média de dois golos em cada três jogos nos clubes por onde passou (Cólon e Olimpo, da Argentina, e Club Libertad, do Paraguai).
Na Venezuela está a decorrer o Sudamericano sub-20, o campeonato de selecções jovens da América do Sul. A primeira fase terminou com o apuramento de todos os favoritos, que agora se defrontam num único grupo, com seis equipas a defrontarem-se entre si, num campeonato a uma volta. Quem somar mais pontos, é campeão. A primeira jornada da fase decisiva começa com outro Uruguai - Brasil: as duas equipas defrontaram-se no último jogo do grupo B, no qual os uruguaios confirmaram o primeiro lugar, alcançado com vitórias em todos os quatro jogos. Nicolás Lodeiro é o melhor marcador da equipa, com três golos, num plantel que conta com Urretavizcaya, do Benfica. A selecção brasileira, para além da derrota com o Uruguai, empatou com o Paraguai, e não fez melhor que 3º na fase inicial. O plantel dos campeões em título é constituído totalmente por jogadores oriundos do campeonato brasileiro: o único a bisar na primeira fase foi Walter da Silva, do Internacional.
Também está a decorrer o campeonato sub-20 do continente africano, no Ruanda, que chega este fim-de-semana ao fim. Gana e Camarões decidem qual o sucessor do Congo (vencedor na edição que organizou, em 2007), na final que se disputa este Domingo, em Kigali. As duas selecções estrearam-se neste torneio num confronto entre ambas, num jogo que acabou empatado (1-1). O Gana depois derrotou o Mali, o Ruanda e a África do Sul, com Ransford Osei, recentemente contratado pelo Maccabi Haifa, em grande destaque: marcou cinco dos nove golos da sua equipa. A selecção dos Camarões começou o torneio com dois empates (Ruanda, 1-1), mas depois aumentou o ritmo, derrotando o Mali por 3-0 e a Nigéria por 2-0, tendo assim a oportunidade de reeditar o êxito de 1995.
Prazo limite: Sábado (31/Janeiro), às 13h00. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Belenenses - FC Porto
2. Liverpool - Chelsea
3. Newcastle - Sunderland
4. QPR - Reading
5. Dep.Corunha - Villarreal
6. Lazio - Milan
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen
8. Kaiserslautern - Mainz
9. AEK Atenas - Olympiakos
10. Uruguai - Brasil (sub-20)
11. Gana - Camarões (sub-20)
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 30/03: Bel 1-2 FCP, DVEDE - EDVVV (01/02, 18h00)
2. Premier League, 22/04: Liv 1-1 Che, VEEEE - DVVVV (01/02, 16h00)
3. Premier League, 20/04: New 2-0 Sun, EEDDD - VEDEV (01/02, 13H30)
4. Championship (2ª divisão Inglaterra), 05/11/05: QPR 1-2 Rea, EEEVV - EDVDV (31/01, 15h00)
5. Liga BBVA, 18/05: Dep 0-2 Vil, DDDDD - DDEVE (01/02, 16h00)
6. Serie A, 07/10/07: Laz 1-5 Mil, VEVDD - VEVVE (01/02, 19h30)
7. Bundesliga, 06/04: Bor 2-1 Bay, VEEVD - DDVEV (31/01, 14h30)
8. 2ª Bundesliga, 26/11/07: Kai 0-0 Mai, VDEEV - EVDDV (02/02, 19h15)
9. Super League (Grécia), 30/03: AEK 4-0 Oly, EVVVV - VVVVV (01/02, 17h00)
10. Sudamericano sub-20, 2ª fase, 29/01: Uru 3-2 Bra, VVVV - EVVD (31/01)
11. Campeonato Africano sub-20, Final, 18/01: Gan 1-1 Cam, VEVVV - VEEVV (01/02)
Liga Sagres, após 15 jornadas:
1. FC Porto 31p. 9/4/2 26/11 (fora: 5/2/1 16-7)
2. Benfica 30p.
3. Sporting 30p.
4. Leixões 27p.
5. Nacional 25p.
(...)
13. Belenenses 14p. 3/5/7 12-22 (casa: 2/3/2 7-8)
(...)
Premier League, após 23 jornadas:
1. Man.United 50p. (-1j.)
2. Chelsea 48p. 14/6/3 44-13 (fora: 8/2/1 23-6)
3. Liverpool 48p. 13/9/1 37-15 (casa: 6/5/0 17-7)
4. Aston Villa 47p.
5. Arsenal 42p.
6. Everton 37p.
(...)
12. Sunderland 26p. 7/5/11 24-32 (fora: 3/3/5 11-17)
(...)
16. Newcastle 23p. 5/8/10 29-39 (casa: 4/4/3 18-19)
(...)
Championship (2ª divisão, Inglaterra), após 29 jornadas:
1. Wolverhampton 59p.
2. Reading 57p. 17/6/6 58-26 (fora: 5/4/5 21-18)
---------------------
3. Birmingham 55p.
4. Cardiff City 48p.
5. Sheffield Utd. 47p.
6. Preston North End 47p.
-------------------------
7. QPR 45p. 12/9/8 31-27 (casa: 9/3/2 21-12)
(...)
Liga BBVA, após 20 jornadas:
1. Barcelona 53p.
2. Real Madrid 41p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 34p. 9/7/4 33-26 (fora: 4/4/2 15-11)
6. At.Madrid 32p.
7. Málaga 32p.
8. Dep.Corunha 30p. 9/3/8 23-28 (casa: 6/1/2 14-9)
(...)
Serie A, após 21 jornadas:
1. Inter 49p.
2. Juventus 43p.
3. Milan 41p. 12/5/4 36-22 (fora: 3/4/3 15-16)
4. Genoa 37p.
5. Roma 36p.
(...)
10. Lazio 31p. 9/4/8 32-32 (casa: 5/3/3 14-11)
(...)
Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Hoffenheim 35p.
2. Bayern Munique 35p.
3. Hertha 33p.
4. Hamburgo 33p.
5. Bayer Leverkusen 32p. 10/2/5 36-21 (fora: 5/1/2 18-11)
6. Bor.Dortmund 29p. 7/8/2 27-19 (casa: 3/6/0 16-8)
7. Schalke 04 27p.
(...)
2ª Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Mainz 31p. 9/4/4 33-19 (fora: 6/1/2 17-8)
2. Kaiserslautern 31p. 9/4/4 33-21 (casa: 7/2/0 23-5)
----------------------
3. Friburgo 30p.
----------------------
4. Greuther Fürth 29p.
5. Alemannia Aachen 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 19 jornadas:
1. Olympiakos 48p. 15/3/1 33-8 (fora: 4/3/1 7-2)
2. PAOK Salónica 37p.
3. Panathinaikos 36p.
4. AEK Atenas 34p. 8/10/1 24-16 (casa: 7/2/0 14-5)
5. Larisa 27p.
(...)
Campeonato Sul-Americando sub-20:
Uruguai: Bolívia (2-0), Chile (3-2), Paraguai (4-2), Brasil (3-2)
Brasil: Paraguai (1-1), Bolívia (2-1), Chile (2-0), Uruguai (2-3)
Campeonato Africano sub-20 (qualificação + fase final):
Gana: 5/1/1 13-4
Angola (5-1 / 0-1), Gâmbia (2-1 / 1-0), Camarões (1-1), Mali (2-0), Ruanda (2-0)
Camarões: 4/3/0 9-2
Burundi (1-0 / 1-0), Congo (0-0 / 2-0), Gana (1-1), Ruanda (1-1), Mali (3-0)
16 comentários:
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Belenenses - FC Porto – 2
2. Liverpool – Chelsea - 1
3. Newcastle – Sunderland - 1
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 1
6. Lazio – Milan - 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 1
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - x
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - x
11. Gana - Camarões (sub-20) – x
1. Belenenses - FC Porto 2
2. Liverpool - Chelsea 1
3. Newcastle - Sunderland 1
4. QPR - Reading 1
5. Dep.Corunha - Villarreal x
6. Lazio - Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1
8. Kaiserslautern - Mainz 1
9. AEK Atenas - Olympiakos 2
10. Uruguai - Brasil (sub-20) 1
11. Gana - Camarões (sub-20) 2
1. Belenenses - FC Porto (X)
2. Liverpool - Chelsea (1)
3. Newcastle - Sunderland (1)
4. QPR - Reading (1)
5. Dep.Corunha - Villarreal (1)
6. Lazio - Milan (1X)
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen (1)
8. Kaiserslautern - Mainz (1)
9. AEK Atenas - Olympiakos (1X)
10. Uruguai - Brasil (sub-20) (2)
11. Gana - Camarões (sub-20) (1X)
1. Belenenses - FC Porto 2
2. Liverpool - Chelsea 2
3. Newcastle - Sunderland 1
4. QPR - Reading 1
5. Dep.Corunha - Villarreal 2
6. Lazio - Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1
8. Kaiserslautern - Mainz 1
9. AEK Atenas - Olympiakos 2
10. Uruguai - Brasil (sub-20) 2
11. Gana - Camarões (sub-20) 2
1. Belenenses - FC Porto – 2
2. Liverpool – Chelsea - 1
3. Newcastle – Sunderland - 1
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 1
6. Lazio – Milan - x
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 1
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - x2
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - x2
11. Gana - Camarões (sub-20) – 1
1. Belenenses - FC Porto – x
2. Liverpool – Chelsea - 1
3. Newcastle – Sunderland - 1
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 1
6. Lazio – Milan - 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 2
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - 2
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - 2
11. Gana - Camarões (sub-20) – 2
1. Belenenses - FC Porto (2)
2. Liverpool - Chelsea (1)
3. Newcastle - Sunderland (1)
4. QPR - Reading (1X)
5. Dep.Corunha - Villarreal (X2)
6. Lazio - Milan (2)
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen (1)
8. Kaiserslautern - Mainz (1)
9. AEK Atenas - Olympiakos (X2)
10. Uruguai - Brasil (sub-20) (X2)
11. Gana - Camarões (sub-20) (X)
1. Belenenses - FC Porto 2
2. Liverpool - Chelsea 12
3. Newcastle - Sunderland ??
4. QPR - Reading 2
5. Dep.Corunha - Villarreal 12
6. Lazio - Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 2
8. Kaiserslautern - Mainz x1
9. AEK Atenas - Olympiakos 12
10. Uruguai - Brasil (sub-20) 2
11. Gana - Camarões (sub-20) 1
1. Belenenses - FC Porto – X2
2. Liverpool – Chelsea - 1
3. Newcastle – Sunderland - 1
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 1
6. Lazio – Milan - X2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 1
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - 2
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - 2
11. Gana - Camarões (sub-20) – 1
1. Belenenses - FC Porto – 2
2. Liverpool – Chelsea - (1X)
3. Newcastle – Sunderland - 1
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 1
6. Lazio – Milan - 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 1
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - (x2)
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - 2
11. Gana - Camarões (sub-20) – 1
1. Belenenses - FC Porto 1
2. Liverpool - Chelsea 2
3. Newcastle - Sunderland x
4. QPR - Reading 1
5. Dep.Corunha - Villarreal x
6. Lazio - Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 2
8. Kaiserslautern - Mainz 1
9. AEK Atenas - Olympiakos x
10. Uruguai - Brasil (sub-20) 2
11. Gana - Camarões (sub-20) 2
1. Belenenses - FC Porto – 2
2. Liverpool – Chelsea - 2
3. Newcastle – Sunderland - x
4. QPR – Reading - 1
5. Dep.Corunha – Villarreal - 2
6. Lazio – Milan - 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 2
8. Kaiserslautern – Mainz - 1
9. AEK Atenas – Olympiakos - 1
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - 2
11. Gana - Camarões (sub-20) – x
1. Belenenses - FC Porto X/2
2. Liverpool – Chelsea 1
3. Newcastle – Sunderland X
4. QPR – Reading 1
5. Dep.Corunha – Villarreal 1
6. Lazio – Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1/2
8. Kaiserslautern – Mainz 2
9. AEK Atenas – Olympiakos 2
10. Uruguai - Brasil 1
11. Gana - Camarões 1/2
Sem duplas nem mariquíces :)
Por isso... 12º
1. Belenenses - FC Porto – (2)
2. Liverpool – Chelsea - (2)
3. Newcastle – Sunderland - (1)
4. QPR – Reading - X
5. Dep.Corunha – Villarreal - (2)
6. Lazio – Milan - (2)
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - (X)
8. Kaiserslautern – Mainz - (1)
9. AEK Atenas – Olympiakos - (2)
10. Uruguai - Brasil (sub-20) - (2)
11. Gana - Camarões (sub-20) – (1)
1. Belenenses - FC Porto 2
2. Liverpool - Chelsea 1\2
3. Newcastle - Sunderland 1
4. QPR - Reading 1
5. Dep.Corunha - Villarreal 1\2
6. Lazio - Milan 1\2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1\2
8. Kaiserslautern - Mainz 1
9. AEK Atenas - Olympiakos 1\x
10. Uruguai - Brasil (sub-20) 1\2
11. Gana - Camarões (sub-20) 1\2
1. Belenenses - FC Porto 2
2. Liverpool - Chelsea 1X
3. Newcastle - Sunderland 1X
4. QPR - Reading 1X
5. Dep.Corunha - Villarreal 1
6. Lazio - Milan 2
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1X
8. Kaiserslautern - Mainz 1X
9. AEK Atenas - Olympiakos X
10. Uruguai - Brasil (sub-20) X
11. Gana - Camarões (sub-20) X2
Enviar um comentário