Primeira semana completa da nova edição do Desafio, recheada de grandes jogos, com destaque para o campeonato português, e os regressos do futebol brasileiro e alemão. Começamos pela Liga Sagres, onde os três grandes vão ter difíceis testes fora de casa. O reencontro entre Belenenses e Benfica fica de fora devido à antecipação do jogo para 6ª feira.
O campeão nacional termina a 1ª volta no estádio onde começou o caminho para o último título: a vitória por 1-2 de há quase um ano e meio trazia golos de Ricardo Quaresma e dava o tom para o resto da época. Agora, este jogo chega com o FC Porto em 3º lugar, após 14 jornadas, mas numa impressionante série de 15 jogos com 11 vitórias, e com apenas uma derrota, na Madeira, para a Taça da Liga. Para encontrarmos a última derrota temos de recuar quase três meses, até ao jogo com a Naval (1-0), na Figueira da Foz, a terminar uma semana que trouxe três derrotas (Dínamo Kiev, fora, e Leixões, em casa). A última semana também não foi para recordar: dois pontos perdidos em casa com o Trofense, derrota em casa do Nacional que custou a perda da vantagem casa nas meias-finais da Taça da Liga, e vitória por 1-0 sobre a Académica, também para a Taça da Liga, com um auto-golo. O Sp.Braga tem a melhor defesa da liga, tendo sofrido apenas dois golos em sete jogos em casa, um deles na única derrota caseira, frente ao Sporting, no distante 1 de Setembro. Duas das três derrotas no campeonato foram nesse mês: a outra foi na jornada anterior, no Estádio da Luz. Desde Outubro, em casa, a equipa de Jorge Jesus apresenta um registo impressionante: seis vitórias (13-0 em golos) e uma derrota (com o Wolfsburgo, por 2-3, em Novembro, que não impediu o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA).
Em igualdade pontual com o Benfica na liderança do campeonato, o Sporting está na melhor fase da época. Desde a derrota caseira com o Barcelona, oito vitórias e um empate, com 19-2 em golos. Liedson vem de um hat-trick e continua a bater recordes. Esta semana, a difícil deslocação ao estádio do Nacional, onde o FC Porto perdeu há uma semana. Mesmo assim, a equipa de Manuel Machado não conseguiu apurar-se para as meias-finais da Taça da Liga, devido à derrota em Setúbal. Terá sido propositado? Com a taça dos feijões arrumada, há mais espaço para se concentrarem na liga (com a liderança a apenas cinco pontos de distância) e na Taça de Portugal (partem favoritos para os quartos-de-final, frente ao Arcos de Valdevez). Em casa, o Nacional chegou ao início de 2009 com apenas uma derrota (frente ao Estrela, em Setembro), mas começou o ano a perder com o FC Porto (para o campeonato, por 2-4, com dois golos no final do jogo). Vencendo o Sporting, ficam a apenas dois pontos dos leões, e na jornada seguinte recebem o Leixões: oportunidade perfeita para lançar uma candidatura aos lugares da frente.
Na 2ª divisão também há jornada grande, com os quatro primeiros a jogarem entre si: se os líderes vencerem abrem uma fosso de seis e oito pontos para os mais directos perseguidores. Vamos acompanhar o jogo de Barcelos, onde o Gil Vicente não perde para o campeonato desde Abril. Vêm de uma derrota na Vila das Aves, quebrando assim uma série de três vitórias e três empates. As próximas jornadas serão decisivas para a candidatura da equipa a um lugar na 1ª divisão: seguem-se recepções a Oliveirense e Beira-Mar, e deslocação ao estádio do Feirense. Em Olhão é que já se vê a luz da Liga Sagres ao fundo do túnel: nove vitórias em 14 jogos, melhor ataque da prova, e numa série de quatro vitórias e um empate (9-1 em golos), para o campeonato. Pelo meio, três derrotas para a Taça da Liga, uma competição que não estava nos objectivos da equipa treinada por Jorge Costa. Se a jornada correr a seu favor, o Olhanense pode ficar com 10 pontos de avanço sobre o 3º classificado, no final da 1ª volta. Dado adicional: os quatro recentes confrontos entre as duas equipas, nas épocas anteriores, deram sempre empate.
Vamos a Espanha, acompanhar de perto as mudanças no grupo que discute a vice-liderança. O Barça chegou ao final da 1ª volta com 12 pontos de avanço sobre Real Madrid e Sevilha, que ganharam recentemente uma vantagem de quatro pontos sobre os restantes concorrentes directos. Depois de uma série de 15 jogos sem perder (desde a derrota caseira com o Real Madrid, em Outubro), o Atlético ainda não ganhou em 2009: quatro derrotas seguidas e um empate ditaram a eliminação da Taça e a queda para 6º no campeonato. Em sentido contrário está o Málaga: a equipa de Duda (ex-Sevilha) e Eliseu (ex-Belenenses) vem de quatro vitórias e um empate (10-2 em golos), sendo que esta época só perdeu em casa com Valência (em Setembro) e Barcelona (em Novembro). Chegam aqui com os mesmos pontos do Atlético, e podem acabar a jornada em 4º lugar.
Mais abaixo, as últimas jornadas da 2ª divisão espanhola equilibraram o topo da tabela: temos agora um cenário semelhante ao de Itália, com os oito primeiros separados por oito pontos. O Salamanca, que há poucas jornadas era líder, somou apenas um ponto em quatro jogos, e caiu para 6º. Esta semana desloca-se ao estádio do Hércules, que apesar de ter perdido três dos últimos cinco jogos, mantém-se no grupo da frente. Há duas jornadas sofreram a primeira derrota caseira (1-2, Alicante) para o campeonato desde Abril. A grande força do Salamanca tem sido os jogos em casa: a última vitória fora foi em Outubro (Tenerife, 2-3). Para continuar a sonhar com a subida, a equipa de Paulo Sérgio (ex-Belenenses e Portimonense) e Zé Tó tem de começar a somar pontos fora.
A liga italiana está ao rubro: o Inter tem apenas três pontos de vantagem sobre a Juventus, com o Milan outros três atrás; o Genoa vai somando vitórias e está na sombra dos três primeiros; logo a seguir, há uma luta intensa pelos lugares de acesso à Europa. O Nápoles baixou um pouco o ritmo do início de época, principalmente devido aos jogos fora, onde leva cinco derrotas seguidas. Mas em casa a conversa é outra: oito vitórias e um empate esta época, 19-5 em golos. A última derrota em casa foi em Março (0-2), com golos de Perrotta e Totti: a Roma venceu em Nápoles a caminho do vice-campeonato da época passada, e já não perde com os napolitanos desde 1997. O mau início de época está quase esquecido: apesar de eliminação da Taça esta noite, num emocionante jogo com o Inter (2-1), continuam na Liga dos Campeões (vão defrontar o Arsenal) e se vencerem o Nápoles podem já chegar a 5º. Onze vitórias e dois empates nos últimos 15 jogos fazem acreditar que ainda não vimos o melhor da Roma esta época. Em destaque: Vucinic e Júlio Baptista, que marcaram nove dos últimos onze golos da sua equipa.
O fim-de-semana inglês é dedicado à Taça: vamos acompanhar um dos jogos entre equipas da Premier League. Quando o barco começou a afundar, Roy Keane foi o primeiro a sair: o comando técnico do Sunderland está desde então entregue a Ricky Sbragia, na sua primeira experiência como treinador principal. Os resultados têm sido irregulares: a duas vitórias gordas sobre West Brom (4-0) e Hull City (1-4) seguiram-se dois pontos conquistados em quatro jogos, mais a vitória sobre o Bolton para a Taça. Segue-se a recepção ao Blackburn, na repetição do confronto do Boxing Day, há menos de um mês, que acabou empatado a zero. É a continuação na Taça que está em jogo, com o favoritismo a cair para os visitantes. Também aqui já houve troca de treinador, mas com uma melhoria substancial: Paul Ince passou os últimos dois meses do seu reinado com apenas uma vitória, precisamente no estádio do Sunderland (para a Taça da Liga, em Novembro), e teve seis derrotas seguidas, até ser substituído por Sam Allardyce, a meio de Dezembro. O antigo treinador do Newcastle esteve um ano sem trabalhar, e parece ter sido a escolha certa: três vitórias e dois empates, e apenas dois golos sofridos (no empate com o Man.City). Na liga, as duas equipas estão separadas por dois pontos imediatamente acima da linha de água, ainda que o Blackburn tenha os mesmos pontos que os três clubes na zona de despromoção.
Subimos até Aberdeen para a segunda jornada seguida em que a equipa da casa recebe um dos candidatos ao título. Depois de apenas um dos participantes do Desafio ter previsto uma vitória sobre os campeões, a vitória por 4-2 traz ainda mais expectativa para a recepção ao Rangers. O Aberdeen está numa série de sete vitórias em oito jogos, que voltou a colocar a equipa em 3º lugar: a última derrota em casa foi no início de Outubro (Hibernian, 1-2), no final de uma série de cinco derrotas que agora parece estar esquecida. O Rangers segue em 2º, a dois pontos do Celtic, muito por culpa da derrota caseira (0-1) com o campeão, no final do ano. Aparte esse deslize, a equipa de Pedro Mendes traz cinco vitórias e um empate desde o início de Dezembro.
Do outro lado da Europa, há jornada grande. Os quatro primeiros da liga turca jogam entre si, no regresso do campeonato, após um mês de paragem. Depois da surpresa da época passada, em que esteve na luta pelo título até à última jornada, o Sivasspor volta a atacar: campeão de Inverno, vem de seis vitórias seguidas, e não perde em casa desde Julho (Sp.Braga, 0-2). Destaque para o avançado e capitão Mehmet Yildiz, que já leva onze golos esta época. Apenas um ponto mais atrás vem o Galatasaray, com sete vitórias seguidas e o melhor ataque do campeonato (única equipa com média superior a dois golos). Nos seis confrontos entre as duas equipas, jogados após a estreia do Sivasspor na primeira divisão, em 2005, registaram-se quatro vitórias para o Gala e dois empates. Em Maio, no jogo que acabou com as hipóteses do Siva ganhar o título, o Gala venceu fora por 3-5. Destaque: Milan Baros, 14 golos em outros tantos jogos, bem acompanhado por Lincoln (7 g.) e Harry Kewell (6g.).
Luís Aragonés parece finalmente ter concluído a adaptação ao futebol turco e o mau arranque da época também já está esquecido. Após a carreira desastrosa na Liga dos Campeões, que terminou com uma derrota em Kiev, o Fenerbahçe começou a ganhar e não mais parou: cinco vitórias em cinco jogos no último mês, sendo que a última derrota para as competições internas foi há mais de três meses. Apesar da entrada de Dani Guiza, Alex continua a ser a principal referência atacante. Esta semana recebem em Istambul o outro líder do campeonato, o Trabzonspor, que não chega ao título há 25 anos. Tony Silva e Rigobert Song são as caras mais conhecidas de uma equipa que tem falhado nos momentos decisivos da época: derrotas fora com Galatasaray (3-0, Outubro) e Bursaspor (2-1, Dezembro), e empate caseiro com Sivasspor (0-0, Novembro). Considerado o quarto "grande" da Turquia, e única equipa a ter ganho o campeonato para além dos três de Istambul, a equipa de Trabzon tem aqui a oportunidade de ficar com cinco pontos de vantagem sobre os vice-campeões.
Na Grécia, tempo para mais um grande dérbi. Dez dias depois do empate (0-0) para a Taça no estádio do PAOK, os rivais de Salónica voltam a encontrar-se no estádio do Aris. A viver uma época de altos e baixos, o Aris está numa má fase: no último mês trazem quatro empates e duas derrotas, apesar de estarem a apenas dois pontos do Larisa, no último lugar de apuramento para as competições europeias. O nome mais reconhecível do plantel é Koke, que passou pelo Sporting em 2006, e que desde então já leva 71 jogos e 23 golos. Este é também um duelo ibérico: o Aris tem quatro espanhóis no plantel, para além do treinador Enrique Hernandez (ex-Hércules); no PAOK de Fernando Santos jogam Sérgio Conceição e Vieirinha, para além do brasileiro Lino, recém-chegado do FC Porto. O PAOK é a sensação da época: com o Olympiakos a caminho do penta (e do 12º título em 13 anos), a equipa do engenheiro da Reboleira está em luta directa com o Panathinaikos pelo 2º lugar. Com apenas duas derrotas esta época (com Olympiakos e AEK, ambas fora), o PAOK só perdeu uma vez com o Aris (3-1, em 2007) nos últimos 11 confrontos, tendo alcançado seis vitórias.
No Chipre, oportunidade de redenção para o Omonia Nicosia. Depois de perder a liderança do campeonato na jornada passada, após a derrota caseira com o rival APOEL, o Omonia vai ao estádio do campeão Anorthosis sabendo que, com duas derrotas seguidas em confrontos directos, dificilmente chegará ao título. A última semana não trouxe só essa derrota: demos aqui conta das duas (muito) pesadas derrotas que o Omonia sofreu em amigáveis realizados dias antes com equipas alemãs, o que poderá ter afectado o espírito do grupo. Antes disso, oito vitórias seguidas e 27-6 em golos. O Anorthosis também escorregou no fim-de-semana: tinha oportunidade de ascender à liderança da liga, mas o empate fora com o Paphos (que segue em 12º) manteve a equipa em 3º, a um ponto dos dois primeiros. Numa série de seis vitórias e um empate, o caminho para o regresso à Liga dos Campeões passa por aqui.
Atravessamos o Atlântico para assistir ao regresso do futebol brasileiro. O primeiro semestre do ano é reservado aos campeonatos estaduais, e o paulista começou esta quarta-feira (São Paulo 1-1 Ituano / Guarani 1-0 Portuguesa). O grande favorito à vitória final é o São Paulo, tri-campeão nacional e sem perder há cinco meses (Grémio, 1-0). Levantam-se no entanto algumas dúvidas, sobre quão a sério vão os campeões levar esta competição. Há o risco de a utilizarem apenas como "laboratório" para o Brasileirão, experimentando diferentes soluções de modo a ter a equipa na máxima força no início do campeonato nacional. Numa competição que conta com equipas como Mogi Mirim, Oeste e Marília, o grande interesse reside nos grandes confrontos com os rivais. Enquanto o São Paulo ganhava o sexto título de campeão, a Portuguesa dos Desportos não se aguentou e desceu à Serie B. Sem vitórias nas últimas seis jornadas do nacional, a lusa não se aguentou e quer também aproveitar o estadual para recuperar a equipa. Para isso, apostaram na contratação de alguns veteranos: César Prates (ex-Sporting, faz 34 anos no próximo mês), Christian e Amoroso, que se juntam a Edno, a estrela da companhia.
Passamos para os jogos de 3ª e 4ª feira, com a Inglaterra a fornecer-nos três encontros. Começamos pela segunda divisão, com um jogo entre os dois primeiros. Há um mês ninguém duvidava que o Wolverhampton estava a caminho da subida, e do título, mas três pontos em quatro jogos (e a vitória sobre o Birmingham, para a Taça, pelo meio), mostraram o lado humano duma equipa que, antes disso, vinha numa série de dez vitórias em doze jogos. Continuam a ter o melhor ataque da prova, e a ser a equipa com mais pontos conquistados fora, mas se perderem, ficam apenas com dois pontos de avanço sobre o 2º, e quatro (se o Birmingham vencer) sobre o 3º. O Reading também só ganhou um dos últimos cinco jogos, interrompendo assim uma série de oito vitórias em dez jogos. Destaque para a dupla de avançados irlandeses Kevin Doyle e Noel Hunt, com 27 golos entre si esta época. O Reading é a melhor equipa do Championship a jogar em casa, com 11 vitórias em 14 jogos, e 36-8 em golos.
No dia seguinte joga-se para a divisão principal. O Wigan é uma das equipas sensação da época: já deixaram o Hull City para trás e estão agora a correr atrás do Everton, e do 6º lugar. Os dois últimos jogos quebraram um pouco o momento positivo: duas derrotas por 1-0 em Manchester (primeiro o United, depois o City, no espaço de três dias), que não se podem deixar de considerar normais. Mas é no JJB Stadium que a equipa do goleador egípcio Amr Zaki (10 golos) mostra a sua força: cinco vitórias seguidas desde o final de Novembro, com apenas um golo sofrido. Será assim um duro teste à caminhada do Liverpool, na semana seguinte a terem perdido a liderança do campeonato para o Man.United. Fernando Torres já regressou após lesão, mas não deu sorte à sua equipa, incapaz de vencer o dérbi de Merseyside em casa. Quatro empates nos últimos seis jogos para o campeonato, ao mesmo tempo que Ronaldo e companhia ganhavam o Mundial de Clubes e somavam 15 pontos em cinco jogos na Premier League, colocam os reds na fase mais complicada da época.
O Everton está numa série de cinco vitórias e dois empates, apesar de ter defrontado neste período o Man.City, o Chelsea, o Hull City e o Liverpool. Está, à semelhança da época passada, na sombra das equipas que lutam pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, e são os confrontos directos que vão decidir se a equipa de Nuno Valente pode levar esse sonho até às últimas jornadas. Esta semana, em Goodison Park, joga o maior candidato ao 4º lugar no final da época: o Arsenal de Arsène Wenger segue em 5º, três pontos atrás do Aston Villa, e não pode desperdiçar mais pontos. Os jogadores parecem ter entendido isso, e após empates com Aston Villa e Liverpool no Natal, alcançaram quatro vitórias seguidas (8-2 em golos). Destaque para Adebayor e Van Persie, com oito golos cada.
Terminamos com o regresso do futebol alemão, e logo com dois grandes jogos, de Taça. Estugarda e Bayern Munique repetem o confronto de há pouco mais de um mês, o último antes da pausa de Inverno. Na altura, dois golos de Khedira para a equipa da casa (um deles no último minuto) mantiveram a invencibilidade de Markus Babbel no comando técnico do Estugarda: três vitórias e dois empates que prolongaram a carreira na Taça UEFA, chegando ao final da 1ª volta do campeonato com saldo positivo. O Bayern falhou o objectivo campeão de Inverno com a perda desses dois pontos, mas isso não diminuiu o grande momento de forma em que terminaram o ano: a última derrota foi no longínquo mês de Setembro, com onze vitórias e cinco empates desde então. Neste momento estão em 2º na Bundesliga devido a uma pior diferença de golos em relação ao Hoffenheim, mas há que os considerar os principais favoritos à vitória final. Ultrapassando o Estugarda, a dobradinha começa a surgir ao fundo do túnel.
O outro grande jogo dos oitavos de final da Taça joga-se em Dortmund. O Borussia terminou o ano em grande, com três vitórias e dois empates, chegando à paragem de Inverno em 6º lugar, a três pontos do Bayer Leverkusen (5º) e a seis da liderança. O Werder Bremen teve um espectacular início de época: chegaram ao início de Outubro com apenas uma derrota, tendo humilhado o Bayern em Munique (2-5) e vencido o Hoffenheim uma semana depois num épico (5-4). Após um empate em casa do Inter, começou a derrocada: ganharam apenas dois dos onze jogos seguintes, caíram para meio da tabela e foram eliminados da Liga dos Campeões. O final do ano trouxe uma ligeira recuperação, com três vitórias em quatro jogos. Este regresso à competição traz um dos mais importantes jogos da época: com o título muito longe, e a luta pelo lugares europeus a ser disputado por dez equipas, a Taça poderá ser o caminho mais curto para Hugo Almeida, Diego e companhia jogarem a Liga Europa na próxima época.
Prazo limite: Sábado (24/Janeiro) às 11h00. Quem quiser colocar as previsões da 2ª parte mais tarde, poderá fazê-lo até 3ª feira (27/Janeiro), às 18h30. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Sp.Braga - FC Porto
2. Nacional - Sporting
3. Gil Vicente - Olhanense
4. Málaga - At.Madrid
5. Hércules - Salamanca
6. Nápoles - Roma
7. Sunderland - Blackburn
8. Aberdeen - Rangers
9. Sivasspor - Galatasaray
10. Fenerbahçe - Trabzonspor
11. Aris - PAOK Salónica
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia
13. Portuguesa - São Paulo
+
14. Reading - Wolverhampton
15. Wigan - Liverpool
16. Everton - Arsenal
17. Estugarda - Bayern Munique
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 18/08/07: SBr 1-2 FCP, VEVVD - VVEDV (24/01, 20h45, RTP1)
2. Liga Sagres, 27/10/07: Nac 0-0 Spo, DEVVD - EVVVV (24/01, 18H30, SportTv1)
3. Liga Vitalis, 23/12/07: Gil 0-0 Olh, VEVVD - EVVDD (25/01, 11h15, SportTv1)
4. Liga BBVA, 02/10/05: Mál 0-2 Atl, VEVVV - DDDDE (25/01, 16h00)
5. Liga Adelante, 02/03: Her 2-2 Sal, DVDDV - VDEDD (25/01, 11h00)
6. Serie A, 09/03: Náp 0-2 Rom, VVDVD - VDEVV (25/01, 14h00)
7. Taça de Inglaterra, 26/12: Sun 0-0 Bla, EDVED - VEEVV (24/01, 15h00)
8. Premier League (Escócia), 23/08: Abe 1-1 Ran, VDVVV - VDVVV (24/01, 12h30)
9. Turkcell SuperLig, 04/05: Siv 3-5 Gal, VVVVV - VVVVV (24/01, 12h00)
10. Turkcell SuperLig, 22/12/07: Fen 3-2 Tra, VVVVV - VDVEV (25/01, 17h00)
11. Super League (Grécia), 21/10/07: Ari 3-1 PAO, EDEED - EVDEV (25/01, 17h00)
12. Marfin Laiki League (Chipre), 13/04: Ano 0-0 Omo, VVVVE - VVVVD (25/01, 17h00)
13. Camp. Paulista, 08/11: Por 2-3 SPa, DEED - VVEV (25/01, 19h00)
+
14. Championship, 18/03/06: Rea 1-1 Wol, EEDVD - EEDVE (27/01, 20h00)
15. Premier League, 29/09/07: Wig 0-1 Liv, VDVDD - VVVEE (28/01, 19h45)
16. Premier League, 29/12/07: Eve 1-4 Ars, VVVVV - EVVVV (28/01, 20h00)
17. Taça da Alemanha, 13/12: Est 2-2 Bay, EVVEV - VVVVE (27/01, 19h30)
18. Taça da Alemanha, 29/01: Bor 2-1 Wer, VVEEV - EVDVV (28/01, 18h00)
Liga Sagres, após 14 jornadas:
1. Benfica 29p.
2. Sporting 29p. 9/2/3 18-7 (fora: 5/1/1 8-3)
3. FC Porto 28p. 8/4/2 24-11 (fora: 4/2/1 14-7)
4. Leixões 26p.
5. Nacional 24p. 7/3/4 22-18 (casa: 4/1/2 11-9)
6. Sp.Braga 23p. 6/5/3 14-6 (casa: 5/1/1 11-2)
(...)
Liga Vitalis (2ª divisão), após 14 jornadas:
1. Olhanense 29p. 9/2/3 27-16 (fora: 4/0/3 15-13)
2. Santa Clara 25p.
-------------------
3. Feirense 22p.
4. Gil Vicente 22p. 5/7/2 17-16 (casa: 3/4/0 10-6)
5. Beira Mar 20p.
6. Desp.Aves 20p.
(...)
Liga BBVA, após 19 jornadas:
1. Barcelona 50p.
2. Real Madrid 38p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 33p.
6. At.Madrid 31p. 9/4/6 42-30 (fora: 3/4/3 19-22)
7. Málaga 31p. 9/4/6 31-27 (casa: 6/2/2 18-12)
(...)
Liga Adelante (2ª divisão Espanha), após 20 jornadas:
1. Deportivo Xerez 34p.
2. Saragoça 33p.
3. Tenerife 33p.
----------------
4. Hércules 32p. 8/8/4 29-17 (casa: 4/5/1 13-7)
5. Castellon 32p.
6. Salamanca 32p. 9/5/6 26-21 (fora: 2/3/5 9-15)
7. Real Sociedad 31p.
8. Celta Vigo 31p.
(...)
Serie A, após 19 jornadas:
1. Inter 43p.
2. Juventus 40p.
3. Milan 37p.
4. Genoa 35p.
5. Nápoles 33p. 10/3/6 27-18 (casa: 8/1/0 19-5)
6. Fiorentina 32p.
7. Lazio 31p.
8. Roma 30p. 9/3/7 26-25 (fora: 3/1/6 11-16)
(...)
Premier League (Escócia), após 22 jornadas:
1. Celtic 51p.
2. Rangers 49p. 15/4/3 51-18 (fora: 6/3/2 22-9)
3. Aberdeen 36p. 11/3/8 29-24 (casa: 6/1/4 15-11)
4. Dundee United 35p.
5. Hearts 35p.
(...)
Turkcell SuperLig, após 16 jornadas:
1. Sivasspor 34p. 10/4/2 28-12 (casa: 7/1/0 17-4)
2. Trabzonspor 34p. 10/4/2 (fora: 5/1/2 13-9)
3. Galatasaray 33p. 10/3/3 38-19 (fora: 3/2/3 14-12)
4. Fenerbahçe 32p. 10/2/4 31-18 (casa: 7/0/1 21-8)
5. Ankaraspor 30p.
6. Besiktas 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 18 jornadas:
1. Olympiakos 45p.
2. Panathinaikos 36p.
3. PAOK Salónica 36p. 10/6/2 21-9 (fora: 3/3/2 7-6)
4. AEK Atenas 31p.
5. Larisa 26p.
6. Panionios 25p.
7. Aris Salónica 24p. 6/6/6 14-18 (casa: 4/4/1 9-4)
(...)
Marfin Laiki League (Chipre), após 18 jornadas:
1. APOEL Nicosia 45p.
2. Omonia Nicosia 45p. 15/0/3 47-13 (fora: 7/0/2 24-10)
3. Anorthosis Famagusta 14/2/2 30-12 (casa: 8/1/0 17-3)
4. Ethnikos Achnas 31p.
5. Apollon Limassol 29p.
(...)
Championship (2ª divisão Inglaterra), após 28 jornadas:
1. Wolverhampton 59p. 18/5/5 57-35 (fora:
2. Reading 54p. 16/6/6 57-26 (casa:
---------------
3. Birmingham 52p. (-1j.)
4. Sheffield Utd. 47p.
5. Preston North End 47p.
6. Cardiff City 45p. (-1j.)
--------------------
7. Burnley 43p.
8. QPR 42p.
(...)
15 comentários:
1. Sp.Braga - FC Porto (X2)
2. Nacional - Sporting (X2)
3. Gil Vicente - Olhanense (X2)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (1)
6. Nápoles - Roma (1)
7. Sunderland - Blackburn (1)
8. Aberdeen - Rangers (1)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (X)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (1X)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (1)
17. Estugarda - Bayern Munique (X2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto (1)
2. Nacional - Sporting (1)
3. Gil Vicente - Olhanense (2)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (12)
6. Nápoles - Roma (1X)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (2)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (1)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (1)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (2)
17. Estugarda - Bayern Munique (2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (2)
1. Sp.Braga - FC Porto 2
2. Nacional - Sporting x
3. Gil Vicente - Olhanense 2
4. Málaga - At.Madrid 2
5. Hércules - Salamanca 1
6. Nápoles - Roma 2
7. Sunderland - Blackburn 1
8. Aberdeen - Rangers 1
9. Sivasspor - Galatasaray 2
10. Fenerbahçe - Trabzonspor 1
11. Aris - PAOK Salónica 2
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia 1
13. Portuguesa - São Paulo 1
+
14. Reading - Wolverhampton 1
15. Wigan - Liverpool 2
16. Everton - Arsenal 2
17. Estugarda - Bayern Munique 1
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen 2
1. Sp.Braga - FC Porto (X2)
2. Nacional - Sporting (2)
3. Gil Vicente - Olhanense (1)
4. Málaga - At.Madrid (X)
5. Hércules - Salamanca (1)
6. Nápoles - Roma (1)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (2)
9. Sivasspor - Galatasaray (X)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (X)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (X2)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (1X)
17. Estugarda - Bayern Munique (X2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto - x
2. Nacional – Sporting - 2
3. Gil Vicente – Olhanense - 1
4. Málaga - At.Madrid - 2
5. Hércules – Salamanca – x
6. Nápoles – Roma - 1
7. Sunderland – Blackburn -x
8. Aberdeen – Rangers - 2
9. Sivasspor – Galatasaray - 2
10. Fenerbahçe – Trabzonspor - 1
11. Aris - PAOK Salónica - x
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicósia -1
13. Portuguesa - São Paulo - 2
+
14. Reading – Wolverhampton - 1
15. Wigan – Liverpool - 2
16. Everton – Arsenal - 1
17. Estugarda - Bayern Munique - x
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen - 1
1. Sp.Braga - FC Porto (2)
2. Nacional - Sporting (2)
3. Gil Vicente - Olhanense (X)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (2)
6. Nápoles - Roma (x)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (2)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (X2)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (2)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (x)
16. Everton - Arsenal (1)
17. Estugarda - Bayern Munique (2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1.Sp.Braga - FC Porto 1/2
2.Nacional – Sporting 2
3.Gil Vicente – Olhanense 2
4.Málaga - At.Madrid 2
5.Hércules – Salamanca 2
6.Nápoles – Roma X/2
7.Sunderland – Blackburn 2
8.Aberdeen – Rangers 2
9.Sivasspor – Galatasaray 2
10.Fenerbahçe – Trabzonspor 1
11.Aris - PAOK Salónica x/2
12.Anorthosis Famagusta - Omonia Nicósia 1
13. Portuguesa - São Paulo 2
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Sp.Braga - FC Porto – 1x
2. Nacional – Sporting - 1x
3. Gil Vicente – Olhanense - x
4. Málaga - At.Madrid - x
5. Hércules – Salamanca - 1
6. Nápoles – Roma - 1
7. Sunderland – Blackburn - x
8. Aberdeen – Rangers - 2
9. Sivasspor – Galatasaray - 1x
10. Fenerbahçe – Trabzonspor - 1
11. Aris - PAOK Salónica - 1x
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicósia - 2
13. Portuguesa - São Paulo - 2
+
14. Reading – Wolverhampton - 1
15. Wigan – Liverpool - 2
16. Everton – Arsenal - 2
17. Estugarda - Bayern Munique - 2
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen – 1x
1. Sp.Braga - FC Porto (X2)
2. Nacional - Sporting (X2)
3. Gil Vicente - Olhanense (2)
4. Málaga - At.Madrid (1X)
5. Hércules - Salamanca (X2)
6. Nápoles - Roma (X)
7. Sunderland - Blackburn (X)
8. Aberdeen - Rangers (X)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (2)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (2)
+
14. Reading - Wolverhampton (2)
15. Wigan - Liverpool (X)
16. Everton - Arsenal (12)
17. Estugarda - Bayern Munique (X)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto (1)
2. Nacional - Sporting (2)
3. Gil Vicente - Olhanense (2)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (x)
6. Nápoles - Roma (2)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (x)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (2)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (2)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (x)
17. Estugarda - Bayern Munique (2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto (1X)
2. Nacional - Sporting (2)
3. Gil Vicente - Olhanense (X2)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (1x)
6. Nápoles - Roma (2)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (1)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (2)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (2)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (1)
17. Estugarda - Bayern Munique (2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto (1X)
2. Nacional - Sporting (X)
3. Gil Vicente - Olhanense (2)
4. Málaga - At.Madrid (1)
5. Hércules - Salamanca (1)
6. Nápoles - Roma (1)
7. Sunderland - Blackburn (1)
8. Aberdeen - Rangers (X2)
9. Sivasspor - Galatasaray (2)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (1)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1X)
13. Portuguesa - São Paulo (1)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (1X)
17. Estugarda - Bayern Munique (X2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1X)
1. Sp.Braga - FC Porto (X2)
2. Nacional - Sporting (2)
3. Gil Vicente - Olhanense (1X)
4. Málaga - At.Madrid (2)
5. Hércules - Salamanca (1)
6. Nápoles - Roma (1)
7. Sunderland - Blackburn (2)
8. Aberdeen - Rangers (x)
9. Sivasspor - Galatasaray (1)
10. Fenerbahçe - Trabzonspor (1)
11. Aris - PAOK Salónica (1)
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia (1)
13. Portuguesa - São Paulo (1X)
+
14. Reading - Wolverhampton (1)
15. Wigan - Liverpool (2)
16. Everton - Arsenal (2)
17. Estugarda - Bayern Munique (2)
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen (1)
1. Sp.Braga - FC Porto 2
2. Nacional - Sporting 2
3. Gil Vicente - Olhanense 1X
4. Málaga - At.Madrid 1X
5. Hércules - Salamanca 1X
6. Nápoles - Roma X
7. Sunderland - Blackburn 1X
8. Aberdeen - Rangers 2
9. Sivasspor - Galatasaray X2
10. Fenerbahçe - Trabzonspor 1X
11. Aris - PAOK Salónica X2
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia 1
13. Portuguesa - São Paulo 2
+
14. Reading - Wolverhampton X2
15. Wigan - Liverpool 2
16. Everton - Arsenal X2
17. Estugarda - Bayern Munique 2
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen 1X
1. Sp.Braga - FC Porto 1
2. Nacional - Sporting 2
3. Gil Vicente - Olhanense X/2
4. Málaga - At.Madrid 2
5. Hércules - Salamanca 2
6. Nápoles - Roma 1
7. Sunderland - Blackburn 1/2
8. Aberdeen - Rangers 1
9. Sivasspor - Galatasaray 1/X
10. Fenerbahçe - Trabzonspor 1
11. Aris - PAOK Salónica 2
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia 1
13. Portuguesa - São Paulo 2
14. Reading - Wolverhampton 2
15. Wigan - Liverpool 2
16. Everton - Arsenal 1
17. Estugarda - Bayern Munique X/2
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen 1
Enviar um comentário