sábado, 31 de janeiro de 2009
O regresso da Bundesliga
O grande jogo da primeira jornada após a pausa de Inverno realizou-se em Hamburgo: um golo de Petric foi suficiente para derrotar o Bayern, e para a equipa da casa ultrapassar o seu adversário de ontem. Quem agradeceu foi o Hoffenheim, que somou a 12ª vitória no campeonato e voltou a isolar-se na liderança. Na vice-liderança está agora o Hertha Berlim, após a vitória sobre o Eintracht Frankfurt.
Resultados:
Hamburgo 1-0 Bayern Munique
Hannover 96 1-0 Schalke 04
Colónia 1-1 Wolfsburgo
Bor.Dortmund 1-1 Bayer Leverkusen
Hertha 2-1 Eintracht
Hoffenheim 2-0 Energie Cottbus
Estugarda 2-0 Bor.Mönchengladbach
Bochum - Karlsruher (amanhã)
Werder Bremen - Arminia Bielefeld (amanhã)
Classificação:
1. Hoffenheim 38p.
2. Hertha 36p.
3. Hamburgo 36p.
4. Bayern Munique 35p.
5. Bayer Leverkusen 33p.
6. Bor.Dortmund 30p.
7. Estugarda 28p.
8. Wolfsburgo 27p.
9. Schalke 04 27p.
(...)
Etiquetas:
Bayern Munique,
Hamburgo,
Liga Alemã,
Videoteca
Golos da semana (e Big Mouth Strikes Again)
Fico-me pelo golo de Douglas Costa, na derrota do Brasil com o Uruguai, no Sudamericano sub-20.
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Palmeiras 5-1 Real Potosí
O clube brasileiro de que o Aleixo não gosta, mostra que tem que ser levado em conta. Pode ter perdido o Alex Mineiro (o tal das paradinhas), mas ganhou o Keirrison (um dos melhores marcadores do Brasileirão 2008, e nova coqueluche do futebol brasileiro) e Edmilson (esse mesmo, que jogou no Barcelona e Lyon). Além das 3 vitórias em 3 jogos no Paulista, o Palmeiras tem um pé e quatro dedos do outro na fase de grupos da Copa Libertadores, sem ter que se preocupar muito com o facto de a segunda-mão ser jogada a 4000 metros de altitude.
Ah, e o Diego Souza também picou o ponto.
Resultados da 1ª mão da 1ª eliminatória da Copa Libertadores, com destaque para o Nacional paraguaio, que despachou o homónimo equatoriano com 5 golos nos últimos 40 minutos de jogo:
El Nacional (EQU) 0-5 Nacional (PAR)
Univ. Chile (CHI) 1-0 Pachuca (MEX)
Independiente Medellín (COL) 4-0 Peñarol (URU)
Sporting Cristal (PER) 2-1 Estudiantes LP (ARG)
Depor. Anzoátegui (VEN) 2-0 Depor. Cuenca (EQU)
Palmeiras (BRA) 5-1 Rel Potosí (BOL)
Ah, e o Diego Souza também picou o ponto.
Resultados da 1ª mão da 1ª eliminatória da Copa Libertadores, com destaque para o Nacional paraguaio, que despachou o homónimo equatoriano com 5 golos nos últimos 40 minutos de jogo:
El Nacional (EQU) 0-5 Nacional (PAR)
Univ. Chile (CHI) 1-0 Pachuca (MEX)
Independiente Medellín (COL) 4-0 Peñarol (URU)
Sporting Cristal (PER) 2-1 Estudiantes LP (ARG)
Depor. Anzoátegui (VEN) 2-0 Depor. Cuenca (EQU)
Palmeiras (BRA) 5-1 Rel Potosí (BOL)
Desafio 1X2 vol.IV - semana 4
Bem-vindos a mais uma semana do Desafio 1X2, menos preenchida que a anterior, mas recheada de grandes confrontos, com destaque para o regresso dos campeonatos na Alemanha, e para as competições de selecções jovens, para lá do grande embate em Inglaterra.
Começamos por Lisboa: o campeão nacional voltou às vitórias, vencendo em Braga e eliminando o Leixões da Taça, e agora joga em Belém a liderança do campeonato. A história joga a seu favor: os portistas não perdem com o Belenenses desde 2002, já lá vão 13 jogos (onze vitórias e dois empates). É certo que em nenhuma destas ocasiões lá estava Jaime Pacheco, mas não há muito que se consiga fazer com aquele plantel. Ainda assim, os últimos jogos disputados em casa deram sinais positivos: vitória sobre o Trofense e empates com V.Guimarães e Benfica, aos quais se pode juntar a vitória em casa do Rio Ave, que deixaram o Belenenses respirar um pouco, dois pontos acima da linha de água. Até ao final de Fevereiro há deslocações a Paços de Ferreira e Leixões, e uma recepção ao Sporting, pelo que é hora de se chegarem à frente e mostrar que querem jogar futebol de primeira na próxima época.
O grande confronto da semana joga-se em Liverpool. Benítez contra Scolari, para decidir qual dos dois segue atrás do Manchester United na luta pelo título. O Liverpool vem de quatro empates, dois deles nos dérbis com o Everton, para o campeonato e para a Taça, ambos em casa. O regresso, após lesão, de Fernando Torres, ainda não começou a trazer os resultados esperados, e é Gerrard que tem levado a equipa às costas. Esta é a oportunidade ideal para, não perdendo mais pontos para o United, deixar o Chelsea a três de distância. Aos quatro empates do Liverpool, respondeu o Chelsea com quatro vitórias, mesmo que contra adversários mais "acessíveis". A equipa de Deco e Ricardo Carvalho é a melhor da Premier League a jogar fora de casa: uma média de golos marcados superior a dois por jogo e apenas uma derrota (com o Man.United, há duas semanas). Haverá também a vontade de devolver a derrota sofrida em casa em Outubro, que quebrou a invencibilidade da equipa em Stamford Bridge desde os tempos de Ranieri.
Ao início da tarde, o Tyne-Wear derby. As cidades de Newcastle e Sunderland estão separadas por apenas 15 quilómetros, e o encontro entre os seus dois clubes mais representativos é o grande dérbi do nordeste de Inglaterra. Há registo de 140 jogos competitivos entre ambos, com ligeira vantagem para o Newcastle. Essa diferença é resultado dos últimos confrontos: desde 2001, e até ao final da época passada, o Sunderland apenas conseguiu empatar três vezes, tendo perdido os restantes seis. Essa série foi quebrada em Outubro, com a vitória por 2-1 no Stadium of Light, com golos de Djibril Cissé e Kieran Richardson. As duas equipas chegam aqui à espera de dias melhores: Ricky Sbragia pegou no que Roy Keane deixou para trás, e tem feito um trabalho razoável. O Sunderland subiu ontem ao 12º lugar, após a vitória sobre o Fulham, e segue cinco pontos acima da linha de água. O Newcastle também já mudou de treinador esta época: Joe Kinnear assumiu o lugar deixado vago por Kevin Keegan em Setembro, mas só conseguiu quatro vitórias em 19 jogos. Seguem três pontos atrás do Sunderland, e estão numa série de cinco derrotas e dois empates.
Continuamos a acompanhar a luta pela subida à Premier League, e o desempenho de Paulo Sousa. Encontramos o Queens Park Rangers na mesma posição de há umas semanas, às portas dos lugares de play-off, a ameaçar algo mais: já não perdem desde o início de Dezembro (três vitórias e seis empates), mês em que derrotaram o líder Wolverhampton e o 6º classificado Preston North End. Em destaque: o avançado Dexter Blackstock, de 22 anos, internacional sub-21, e que já leva 12 golos esta época. A apenas três pontos do 4º lugar, o QPR tem esta esta jornada um teste decisivo, na recepção ao Reading. O actual 2º classificado venceu o líder na terça-feira, é um dos favoritos a um lugar automático de subida, tem sete vitórias nos últimos 12 jogos, o melhor ataque e a melhor defesa da liga, e não perde com o QPR desde 1997.
Apenas um jogo de Espanha esta semana. O Dep.Corunha não se safou muito bem no ciclo dos "grandes": cinco derrotas seguidas (três delas com o Sevilha, que valeram a eliminação da Taça) com apenas dois golos marcados deixaram marcas numa equipa que parecia ter argumentos para lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Ainda assim, o 4º lugar está apenas a quatro pontos de distância, e esta semana há confronto directo. O Villarreal desloca-se à Galiza, a tentar recuperar desse mesmo ciclo: após o empate com o Valência, quatro pontos em dois jogos em casa foram suficientes para se manterem com os mesmos pontos da equipa de Manuel Fernandes, mas o Málaga e o At.Madrid estão logo atrás.
A Lazio vem alternando o bom com o mau a um ritmo alucinante. Já este mês empataram com a Juventus e eliminaram o Torino da Taça, apurando-se para as meias-finais; logo a seguir perderam 1-4 com o Cagliari e 3-1 com a Sampdoria, caindo para o 10º lugar da Serie A, com uma das defesas mais batidas. Talvez não seja a melhor altura para defrontar o Milan, que parece ter ganho a aposta David Beckham: foi o inglês que marcou os últimos dois golos da equipa, apesar de o último só ter rendido um ponto (Genoa, 1-1). A equipa de Ancelotti vem de três vitórias e três empates, tem o melhor ataque do campeonato e está a apenas dois pontos da Juventus.
Regressa a Bundesliga, numa das edições mais equilibradas de sempre. O campeonato alemão recomeça com cinco pontos a separarem os cinco primeiros, logo seguidos por outras cinco equipas a lutar pelos lugares europeus. Na ressaca da eliminação da Taça, em casa, pelo Werder Bremen (1-2), o Borussia Dortmund precisa de vencer para se aproximar do grupo da frente. 2008 terminou com três vitórias e dois empates, e apenas um golo sofrido: com a Taça arrumada, resta lutar pelo campeonato. Uma vitória deixa-os com os mesmos pontos do Bayer Leverkusen: a equipa de Bruno Labbadia apurou-se para os quartos-de-final da Taça com uma vitória sobre o Energie Cottbus, e está a três pontos dos líderes. Segue-se um ciclo muito complicado, com recepções a Estugarda e Hamburgo, e deslocação a Hoffenheim. Se quiserem lutar pelo título, é hora de se chegarem à frente.
Regressa também a 2ª Bundesliga, com um duelo entre os dois líderes. O Kaiserslautern parece finalmente ter argumentos para regressar à divisão principal do futebol alemão, três anos depois da despromoção, e onze anos após ter sido campeão nacional pela última vez. Curiosidade: Ricky Pinheiro, um português de 19 anos, das escolas do clube, foi recentemente promovido à equipa sénior. O Kaiserslautern é a melhor equipa da liga a jogar em casa, com apenas dois empates em nove jogos e 23 golos marcados. O Mainz desceu à 2ª em 2007, e na época passada foi o último dos primeiros, falhando a promoção por apenas dois pontos (com vantagem para Colónia e Hoffenheim). A equipa terminou o ano com duas derrotas, mas começou 2009 apurando-se para os quartos-de-final da Taça, eliminando (fora) o Friburgo (1-3). O Mainz é a melhor equipa a jogar fora de casa, tendo vencido seis dos nove jogos disputados, com uma média de quase dois golos marcados.
No Estádio Olímpico de Atenas vão defrontar-se as duas equipas em melhor forma no campeonato grego. O Olympiakos está a caminho do penta: segue com onze pontos de vantagem (sobre o PAOK), tem a melhor defesa da liga, vem de sete vitórias seguidas e tem apenas uma derrota em competições nacionais esta época (Aris, 1-0, em Outubro). Destaque para o internacional argentino Luciano Galletti, que alcançou notoriedade nas suas passagens por Estudiantes e Saragoça, e já leva nove golos esta época. Do outro lado estará o AEK, treinado por Dusan Bajevic: foi há dois meses que o sérvio de 60 anos voltou ao comando do AEK, depois do período 1988-96, no qual venceu quatro campeonatos e uma Taça, e do período 2002-04, no qual não conseguiu levar a equipa à 2ª fase da Liga dos Campeões. Treinador polémico, assumiu o comando do Olympiakos após ambas as saídas do AEK, tendo assim uma relação difícil com algumas claques. Mas os seus méritos são inegáveis: o AEK está sem perder desde a mudança de treinador, com seis vitórias e quatro empates, e não sofre golos há cinco jogos. Este desempenho valeu-lhe a aproximação às duas equipas que estão na disputa pelo 2º lugar. Aqui também há um argentino em destaque: Ismael Blanco, que tem mantido uma média de dois golos em cada três jogos nos clubes por onde passou (Cólon e Olimpo, da Argentina, e Club Libertad, do Paraguai).
Na Venezuela está a decorrer o Sudamericano sub-20, o campeonato de selecções jovens da América do Sul. A primeira fase terminou com o apuramento de todos os favoritos, que agora se defrontam num único grupo, com seis equipas a defrontarem-se entre si, num campeonato a uma volta. Quem somar mais pontos, é campeão. A primeira jornada da fase decisiva começa com outro Uruguai - Brasil: as duas equipas defrontaram-se no último jogo do grupo B, no qual os uruguaios confirmaram o primeiro lugar, alcançado com vitórias em todos os quatro jogos. Nicolás Lodeiro é o melhor marcador da equipa, com três golos, num plantel que conta com Urretavizcaya, do Benfica. A selecção brasileira, para além da derrota com o Uruguai, empatou com o Paraguai, e não fez melhor que 3º na fase inicial. O plantel dos campeões em título é constituído totalmente por jogadores oriundos do campeonato brasileiro: o único a bisar na primeira fase foi Walter da Silva, do Internacional.
Também está a decorrer o campeonato sub-20 do continente africano, no Ruanda, que chega este fim-de-semana ao fim. Gana e Camarões decidem qual o sucessor do Congo (vencedor na edição que organizou, em 2007), na final que se disputa este Domingo, em Kigali. As duas selecções estrearam-se neste torneio num confronto entre ambas, num jogo que acabou empatado (1-1). O Gana depois derrotou o Mali, o Ruanda e a África do Sul, com Ransford Osei, recentemente contratado pelo Maccabi Haifa, em grande destaque: marcou cinco dos nove golos da sua equipa. A selecção dos Camarões começou o torneio com dois empates (Ruanda, 1-1), mas depois aumentou o ritmo, derrotando o Mali por 3-0 e a Nigéria por 2-0, tendo assim a oportunidade de reeditar o êxito de 1995.
Prazo limite: Sábado (31/Janeiro), às 13h00. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Belenenses - FC Porto
2. Liverpool - Chelsea
3. Newcastle - Sunderland
4. QPR - Reading
5. Dep.Corunha - Villarreal
6. Lazio - Milan
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen
8. Kaiserslautern - Mainz
9. AEK Atenas - Olympiakos
10. Uruguai - Brasil (sub-20)
11. Gana - Camarões (sub-20)
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 30/03: Bel 1-2 FCP, DVEDE - EDVVV (01/02, 18h00)
2. Premier League, 22/04: Liv 1-1 Che, VEEEE - DVVVV (01/02, 16h00)
3. Premier League, 20/04: New 2-0 Sun, EEDDD - VEDEV (01/02, 13H30)
4. Championship (2ª divisão Inglaterra), 05/11/05: QPR 1-2 Rea, EEEVV - EDVDV (31/01, 15h00)
5. Liga BBVA, 18/05: Dep 0-2 Vil, DDDDD - DDEVE (01/02, 16h00)
6. Serie A, 07/10/07: Laz 1-5 Mil, VEVDD - VEVVE (01/02, 19h30)
7. Bundesliga, 06/04: Bor 2-1 Bay, VEEVD - DDVEV (31/01, 14h30)
8. 2ª Bundesliga, 26/11/07: Kai 0-0 Mai, VDEEV - EVDDV (02/02, 19h15)
9. Super League (Grécia), 30/03: AEK 4-0 Oly, EVVVV - VVVVV (01/02, 17h00)
10. Sudamericano sub-20, 2ª fase, 29/01: Uru 3-2 Bra, VVVV - EVVD (31/01)
11. Campeonato Africano sub-20, Final, 18/01: Gan 1-1 Cam, VEVVV - VEEVV (01/02)
Liga Sagres, após 15 jornadas:
1. FC Porto 31p. 9/4/2 26/11 (fora: 5/2/1 16-7)
2. Benfica 30p.
3. Sporting 30p.
4. Leixões 27p.
5. Nacional 25p.
(...)
13. Belenenses 14p. 3/5/7 12-22 (casa: 2/3/2 7-8)
(...)
Premier League, após 23 jornadas:
1. Man.United 50p. (-1j.)
2. Chelsea 48p. 14/6/3 44-13 (fora: 8/2/1 23-6)
3. Liverpool 48p. 13/9/1 37-15 (casa: 6/5/0 17-7)
4. Aston Villa 47p.
5. Arsenal 42p.
6. Everton 37p.
(...)
12. Sunderland 26p. 7/5/11 24-32 (fora: 3/3/5 11-17)
(...)
16. Newcastle 23p. 5/8/10 29-39 (casa: 4/4/3 18-19)
(...)
Championship (2ª divisão, Inglaterra), após 29 jornadas:
1. Wolverhampton 59p.
2. Reading 57p. 17/6/6 58-26 (fora: 5/4/5 21-18)
---------------------
3. Birmingham 55p.
4. Cardiff City 48p.
5. Sheffield Utd. 47p.
6. Preston North End 47p.
-------------------------
7. QPR 45p. 12/9/8 31-27 (casa: 9/3/2 21-12)
(...)
Liga BBVA, após 20 jornadas:
1. Barcelona 53p.
2. Real Madrid 41p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 34p. 9/7/4 33-26 (fora: 4/4/2 15-11)
6. At.Madrid 32p.
7. Málaga 32p.
8. Dep.Corunha 30p. 9/3/8 23-28 (casa: 6/1/2 14-9)
(...)
Serie A, após 21 jornadas:
1. Inter 49p.
2. Juventus 43p.
3. Milan 41p. 12/5/4 36-22 (fora: 3/4/3 15-16)
4. Genoa 37p.
5. Roma 36p.
(...)
10. Lazio 31p. 9/4/8 32-32 (casa: 5/3/3 14-11)
(...)
Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Hoffenheim 35p.
2. Bayern Munique 35p.
3. Hertha 33p.
4. Hamburgo 33p.
5. Bayer Leverkusen 32p. 10/2/5 36-21 (fora: 5/1/2 18-11)
6. Bor.Dortmund 29p. 7/8/2 27-19 (casa: 3/6/0 16-8)
7. Schalke 04 27p.
(...)
2ª Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Mainz 31p. 9/4/4 33-19 (fora: 6/1/2 17-8)
2. Kaiserslautern 31p. 9/4/4 33-21 (casa: 7/2/0 23-5)
----------------------
3. Friburgo 30p.
----------------------
4. Greuther Fürth 29p.
5. Alemannia Aachen 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 19 jornadas:
1. Olympiakos 48p. 15/3/1 33-8 (fora: 4/3/1 7-2)
2. PAOK Salónica 37p.
3. Panathinaikos 36p.
4. AEK Atenas 34p. 8/10/1 24-16 (casa: 7/2/0 14-5)
5. Larisa 27p.
(...)
Campeonato Sul-Americando sub-20:
Uruguai: Bolívia (2-0), Chile (3-2), Paraguai (4-2), Brasil (3-2)
Brasil: Paraguai (1-1), Bolívia (2-1), Chile (2-0), Uruguai (2-3)
Campeonato Africano sub-20 (qualificação + fase final):
Gana: 5/1/1 13-4
Angola (5-1 / 0-1), Gâmbia (2-1 / 1-0), Camarões (1-1), Mali (2-0), Ruanda (2-0)
Camarões: 4/3/0 9-2
Burundi (1-0 / 1-0), Congo (0-0 / 2-0), Gana (1-1), Ruanda (1-1), Mali (3-0)
Começamos por Lisboa: o campeão nacional voltou às vitórias, vencendo em Braga e eliminando o Leixões da Taça, e agora joga em Belém a liderança do campeonato. A história joga a seu favor: os portistas não perdem com o Belenenses desde 2002, já lá vão 13 jogos (onze vitórias e dois empates). É certo que em nenhuma destas ocasiões lá estava Jaime Pacheco, mas não há muito que se consiga fazer com aquele plantel. Ainda assim, os últimos jogos disputados em casa deram sinais positivos: vitória sobre o Trofense e empates com V.Guimarães e Benfica, aos quais se pode juntar a vitória em casa do Rio Ave, que deixaram o Belenenses respirar um pouco, dois pontos acima da linha de água. Até ao final de Fevereiro há deslocações a Paços de Ferreira e Leixões, e uma recepção ao Sporting, pelo que é hora de se chegarem à frente e mostrar que querem jogar futebol de primeira na próxima época.
O grande confronto da semana joga-se em Liverpool. Benítez contra Scolari, para decidir qual dos dois segue atrás do Manchester United na luta pelo título. O Liverpool vem de quatro empates, dois deles nos dérbis com o Everton, para o campeonato e para a Taça, ambos em casa. O regresso, após lesão, de Fernando Torres, ainda não começou a trazer os resultados esperados, e é Gerrard que tem levado a equipa às costas. Esta é a oportunidade ideal para, não perdendo mais pontos para o United, deixar o Chelsea a três de distância. Aos quatro empates do Liverpool, respondeu o Chelsea com quatro vitórias, mesmo que contra adversários mais "acessíveis". A equipa de Deco e Ricardo Carvalho é a melhor da Premier League a jogar fora de casa: uma média de golos marcados superior a dois por jogo e apenas uma derrota (com o Man.United, há duas semanas). Haverá também a vontade de devolver a derrota sofrida em casa em Outubro, que quebrou a invencibilidade da equipa em Stamford Bridge desde os tempos de Ranieri.
Ao início da tarde, o Tyne-Wear derby. As cidades de Newcastle e Sunderland estão separadas por apenas 15 quilómetros, e o encontro entre os seus dois clubes mais representativos é o grande dérbi do nordeste de Inglaterra. Há registo de 140 jogos competitivos entre ambos, com ligeira vantagem para o Newcastle. Essa diferença é resultado dos últimos confrontos: desde 2001, e até ao final da época passada, o Sunderland apenas conseguiu empatar três vezes, tendo perdido os restantes seis. Essa série foi quebrada em Outubro, com a vitória por 2-1 no Stadium of Light, com golos de Djibril Cissé e Kieran Richardson. As duas equipas chegam aqui à espera de dias melhores: Ricky Sbragia pegou no que Roy Keane deixou para trás, e tem feito um trabalho razoável. O Sunderland subiu ontem ao 12º lugar, após a vitória sobre o Fulham, e segue cinco pontos acima da linha de água. O Newcastle também já mudou de treinador esta época: Joe Kinnear assumiu o lugar deixado vago por Kevin Keegan em Setembro, mas só conseguiu quatro vitórias em 19 jogos. Seguem três pontos atrás do Sunderland, e estão numa série de cinco derrotas e dois empates.
Continuamos a acompanhar a luta pela subida à Premier League, e o desempenho de Paulo Sousa. Encontramos o Queens Park Rangers na mesma posição de há umas semanas, às portas dos lugares de play-off, a ameaçar algo mais: já não perdem desde o início de Dezembro (três vitórias e seis empates), mês em que derrotaram o líder Wolverhampton e o 6º classificado Preston North End. Em destaque: o avançado Dexter Blackstock, de 22 anos, internacional sub-21, e que já leva 12 golos esta época. A apenas três pontos do 4º lugar, o QPR tem esta esta jornada um teste decisivo, na recepção ao Reading. O actual 2º classificado venceu o líder na terça-feira, é um dos favoritos a um lugar automático de subida, tem sete vitórias nos últimos 12 jogos, o melhor ataque e a melhor defesa da liga, e não perde com o QPR desde 1997.
Apenas um jogo de Espanha esta semana. O Dep.Corunha não se safou muito bem no ciclo dos "grandes": cinco derrotas seguidas (três delas com o Sevilha, que valeram a eliminação da Taça) com apenas dois golos marcados deixaram marcas numa equipa que parecia ter argumentos para lutar pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. Ainda assim, o 4º lugar está apenas a quatro pontos de distância, e esta semana há confronto directo. O Villarreal desloca-se à Galiza, a tentar recuperar desse mesmo ciclo: após o empate com o Valência, quatro pontos em dois jogos em casa foram suficientes para se manterem com os mesmos pontos da equipa de Manuel Fernandes, mas o Málaga e o At.Madrid estão logo atrás.
A Lazio vem alternando o bom com o mau a um ritmo alucinante. Já este mês empataram com a Juventus e eliminaram o Torino da Taça, apurando-se para as meias-finais; logo a seguir perderam 1-4 com o Cagliari e 3-1 com a Sampdoria, caindo para o 10º lugar da Serie A, com uma das defesas mais batidas. Talvez não seja a melhor altura para defrontar o Milan, que parece ter ganho a aposta David Beckham: foi o inglês que marcou os últimos dois golos da equipa, apesar de o último só ter rendido um ponto (Genoa, 1-1). A equipa de Ancelotti vem de três vitórias e três empates, tem o melhor ataque do campeonato e está a apenas dois pontos da Juventus.
Regressa a Bundesliga, numa das edições mais equilibradas de sempre. O campeonato alemão recomeça com cinco pontos a separarem os cinco primeiros, logo seguidos por outras cinco equipas a lutar pelos lugares europeus. Na ressaca da eliminação da Taça, em casa, pelo Werder Bremen (1-2), o Borussia Dortmund precisa de vencer para se aproximar do grupo da frente. 2008 terminou com três vitórias e dois empates, e apenas um golo sofrido: com a Taça arrumada, resta lutar pelo campeonato. Uma vitória deixa-os com os mesmos pontos do Bayer Leverkusen: a equipa de Bruno Labbadia apurou-se para os quartos-de-final da Taça com uma vitória sobre o Energie Cottbus, e está a três pontos dos líderes. Segue-se um ciclo muito complicado, com recepções a Estugarda e Hamburgo, e deslocação a Hoffenheim. Se quiserem lutar pelo título, é hora de se chegarem à frente.
Regressa também a 2ª Bundesliga, com um duelo entre os dois líderes. O Kaiserslautern parece finalmente ter argumentos para regressar à divisão principal do futebol alemão, três anos depois da despromoção, e onze anos após ter sido campeão nacional pela última vez. Curiosidade: Ricky Pinheiro, um português de 19 anos, das escolas do clube, foi recentemente promovido à equipa sénior. O Kaiserslautern é a melhor equipa da liga a jogar em casa, com apenas dois empates em nove jogos e 23 golos marcados. O Mainz desceu à 2ª em 2007, e na época passada foi o último dos primeiros, falhando a promoção por apenas dois pontos (com vantagem para Colónia e Hoffenheim). A equipa terminou o ano com duas derrotas, mas começou 2009 apurando-se para os quartos-de-final da Taça, eliminando (fora) o Friburgo (1-3). O Mainz é a melhor equipa a jogar fora de casa, tendo vencido seis dos nove jogos disputados, com uma média de quase dois golos marcados.
No Estádio Olímpico de Atenas vão defrontar-se as duas equipas em melhor forma no campeonato grego. O Olympiakos está a caminho do penta: segue com onze pontos de vantagem (sobre o PAOK), tem a melhor defesa da liga, vem de sete vitórias seguidas e tem apenas uma derrota em competições nacionais esta época (Aris, 1-0, em Outubro). Destaque para o internacional argentino Luciano Galletti, que alcançou notoriedade nas suas passagens por Estudiantes e Saragoça, e já leva nove golos esta época. Do outro lado estará o AEK, treinado por Dusan Bajevic: foi há dois meses que o sérvio de 60 anos voltou ao comando do AEK, depois do período 1988-96, no qual venceu quatro campeonatos e uma Taça, e do período 2002-04, no qual não conseguiu levar a equipa à 2ª fase da Liga dos Campeões. Treinador polémico, assumiu o comando do Olympiakos após ambas as saídas do AEK, tendo assim uma relação difícil com algumas claques. Mas os seus méritos são inegáveis: o AEK está sem perder desde a mudança de treinador, com seis vitórias e quatro empates, e não sofre golos há cinco jogos. Este desempenho valeu-lhe a aproximação às duas equipas que estão na disputa pelo 2º lugar. Aqui também há um argentino em destaque: Ismael Blanco, que tem mantido uma média de dois golos em cada três jogos nos clubes por onde passou (Cólon e Olimpo, da Argentina, e Club Libertad, do Paraguai).
Na Venezuela está a decorrer o Sudamericano sub-20, o campeonato de selecções jovens da América do Sul. A primeira fase terminou com o apuramento de todos os favoritos, que agora se defrontam num único grupo, com seis equipas a defrontarem-se entre si, num campeonato a uma volta. Quem somar mais pontos, é campeão. A primeira jornada da fase decisiva começa com outro Uruguai - Brasil: as duas equipas defrontaram-se no último jogo do grupo B, no qual os uruguaios confirmaram o primeiro lugar, alcançado com vitórias em todos os quatro jogos. Nicolás Lodeiro é o melhor marcador da equipa, com três golos, num plantel que conta com Urretavizcaya, do Benfica. A selecção brasileira, para além da derrota com o Uruguai, empatou com o Paraguai, e não fez melhor que 3º na fase inicial. O plantel dos campeões em título é constituído totalmente por jogadores oriundos do campeonato brasileiro: o único a bisar na primeira fase foi Walter da Silva, do Internacional.
Também está a decorrer o campeonato sub-20 do continente africano, no Ruanda, que chega este fim-de-semana ao fim. Gana e Camarões decidem qual o sucessor do Congo (vencedor na edição que organizou, em 2007), na final que se disputa este Domingo, em Kigali. As duas selecções estrearam-se neste torneio num confronto entre ambas, num jogo que acabou empatado (1-1). O Gana depois derrotou o Mali, o Ruanda e a África do Sul, com Ransford Osei, recentemente contratado pelo Maccabi Haifa, em grande destaque: marcou cinco dos nove golos da sua equipa. A selecção dos Camarões começou o torneio com dois empates (Ruanda, 1-1), mas depois aumentou o ritmo, derrotando o Mali por 3-0 e a Nigéria por 2-0, tendo assim a oportunidade de reeditar o êxito de 1995.
Prazo limite: Sábado (31/Janeiro), às 13h00. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Belenenses - FC Porto
2. Liverpool - Chelsea
3. Newcastle - Sunderland
4. QPR - Reading
5. Dep.Corunha - Villarreal
6. Lazio - Milan
7. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen
8. Kaiserslautern - Mainz
9. AEK Atenas - Olympiakos
10. Uruguai - Brasil (sub-20)
11. Gana - Camarões (sub-20)
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 30/03: Bel 1-2 FCP, DVEDE - EDVVV (01/02, 18h00)
2. Premier League, 22/04: Liv 1-1 Che, VEEEE - DVVVV (01/02, 16h00)
3. Premier League, 20/04: New 2-0 Sun, EEDDD - VEDEV (01/02, 13H30)
4. Championship (2ª divisão Inglaterra), 05/11/05: QPR 1-2 Rea, EEEVV - EDVDV (31/01, 15h00)
5. Liga BBVA, 18/05: Dep 0-2 Vil, DDDDD - DDEVE (01/02, 16h00)
6. Serie A, 07/10/07: Laz 1-5 Mil, VEVDD - VEVVE (01/02, 19h30)
7. Bundesliga, 06/04: Bor 2-1 Bay, VEEVD - DDVEV (31/01, 14h30)
8. 2ª Bundesliga, 26/11/07: Kai 0-0 Mai, VDEEV - EVDDV (02/02, 19h15)
9. Super League (Grécia), 30/03: AEK 4-0 Oly, EVVVV - VVVVV (01/02, 17h00)
10. Sudamericano sub-20, 2ª fase, 29/01: Uru 3-2 Bra, VVVV - EVVD (31/01)
11. Campeonato Africano sub-20, Final, 18/01: Gan 1-1 Cam, VEVVV - VEEVV (01/02)
Liga Sagres, após 15 jornadas:
1. FC Porto 31p. 9/4/2 26/11 (fora: 5/2/1 16-7)
2. Benfica 30p.
3. Sporting 30p.
4. Leixões 27p.
5. Nacional 25p.
(...)
13. Belenenses 14p. 3/5/7 12-22 (casa: 2/3/2 7-8)
(...)
Premier League, após 23 jornadas:
1. Man.United 50p. (-1j.)
2. Chelsea 48p. 14/6/3 44-13 (fora: 8/2/1 23-6)
3. Liverpool 48p. 13/9/1 37-15 (casa: 6/5/0 17-7)
4. Aston Villa 47p.
5. Arsenal 42p.
6. Everton 37p.
(...)
12. Sunderland 26p. 7/5/11 24-32 (fora: 3/3/5 11-17)
(...)
16. Newcastle 23p. 5/8/10 29-39 (casa: 4/4/3 18-19)
(...)
Championship (2ª divisão, Inglaterra), após 29 jornadas:
1. Wolverhampton 59p.
2. Reading 57p. 17/6/6 58-26 (fora: 5/4/5 21-18)
---------------------
3. Birmingham 55p.
4. Cardiff City 48p.
5. Sheffield Utd. 47p.
6. Preston North End 47p.
-------------------------
7. QPR 45p. 12/9/8 31-27 (casa: 9/3/2 21-12)
(...)
Liga BBVA, após 20 jornadas:
1. Barcelona 53p.
2. Real Madrid 41p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 34p. 9/7/4 33-26 (fora: 4/4/2 15-11)
6. At.Madrid 32p.
7. Málaga 32p.
8. Dep.Corunha 30p. 9/3/8 23-28 (casa: 6/1/2 14-9)
(...)
Serie A, após 21 jornadas:
1. Inter 49p.
2. Juventus 43p.
3. Milan 41p. 12/5/4 36-22 (fora: 3/4/3 15-16)
4. Genoa 37p.
5. Roma 36p.
(...)
10. Lazio 31p. 9/4/8 32-32 (casa: 5/3/3 14-11)
(...)
Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Hoffenheim 35p.
2. Bayern Munique 35p.
3. Hertha 33p.
4. Hamburgo 33p.
5. Bayer Leverkusen 32p. 10/2/5 36-21 (fora: 5/1/2 18-11)
6. Bor.Dortmund 29p. 7/8/2 27-19 (casa: 3/6/0 16-8)
7. Schalke 04 27p.
(...)
2ª Bundesliga, após 17 jornadas:
1. Mainz 31p. 9/4/4 33-19 (fora: 6/1/2 17-8)
2. Kaiserslautern 31p. 9/4/4 33-21 (casa: 7/2/0 23-5)
----------------------
3. Friburgo 30p.
----------------------
4. Greuther Fürth 29p.
5. Alemannia Aachen 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 19 jornadas:
1. Olympiakos 48p. 15/3/1 33-8 (fora: 4/3/1 7-2)
2. PAOK Salónica 37p.
3. Panathinaikos 36p.
4. AEK Atenas 34p. 8/10/1 24-16 (casa: 7/2/0 14-5)
5. Larisa 27p.
(...)
Campeonato Sul-Americando sub-20:
Uruguai: Bolívia (2-0), Chile (3-2), Paraguai (4-2), Brasil (3-2)
Brasil: Paraguai (1-1), Bolívia (2-1), Chile (2-0), Uruguai (2-3)
Campeonato Africano sub-20 (qualificação + fase final):
Gana: 5/1/1 13-4
Angola (5-1 / 0-1), Gâmbia (2-1 / 1-0), Camarões (1-1), Mali (2-0), Ruanda (2-0)
Camarões: 4/3/0 9-2
Burundi (1-0 / 1-0), Congo (0-0 / 2-0), Gana (1-1), Ruanda (1-1), Mali (3-0)
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Mais valia estarem quietos
O Peñarol, que venceu por 5 vezes a Taça dos Libertadores, e que ainda lidera o ranking de clubes da CONMEBOL, não se qualificava, desde 2005, para a principal competição continental. Este ano, e como que para comemorar a 50ª edição da competição, o clube que venceu a primeira, em 1960, lá conseguiu uma vaga, e o direito de disputar a pré-eliminatória. Mas se era para isto, era preferível terem ficado de fora. O Peñarol foi despachado com um 4-0 em Medellín, frente ao Independiente local, e agora, com a segunda-mão dentro de uma semana, "a Peñarol sólo lo salva un milagro".
Etiquetas:
Copa Libertadores,
Independiente Medellín,
Peñarol
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 3 (resultados finais)
15. Wigan 1-1 Liverpool X (previsões 1X2: 0/2/12) 2p.
0-1: Benayoun (41')
1-1: Mido (83' p.)
16. Everton 1-1 Arsenal X (previsões 1X2: 8/4/6) 2,5p.
1-0: Tim Cahill (61')
1-1: Robin van Persie (92')
18. Bor.Dortmund 1-2 Werder Bremen 2 (previsões 1X2: 12/3/2) 2p.
1-0: Alexander Frei (11')
1-1: Hugo Almeida (62')
1-2: Claudio Pizarro (80')
14. Reading 1-0 Wolverhampton 1
15. Wigan 1-1 Liverpool X
16. Everton 1-1 Arsenal X
17. Estugarda 1-5 Bayern Munique 2
18. Bor.Dortmund 1-2 Werder Bremen 2
Tabela da jornada a meio da semana:
1. Paulo P. 3p.
_ Deportivista 3p.
_ Vicente 3p.
4. Paul Man 2p.
_ P.Vieira 2p.
_ Fanã 2p.
_ José 2p.
_ Canibal 2p.
_ JA 2p.
10. Danilo 1,5p.
_ Dracul 1,5p.
12. Marcelo 1p.
_ L.Carlos 1p.
14. Jota 0,5p.
(os outros quatro participantes também somaram meio ponto)
Duas confirmações ontem, três surpresas hoje. A mini-jornada a meio da semana trouxe o Paulo P. de volta à forma de início de época: três previsões simples correctas, o mesmo desempenho que o Deportivista e o Vicente. Este trio está agora na sombra do líder Fanã, que viu a sua vantagem reduzida para dois pontos e meio.
Classificação geral:
1. Fanã 21,5p.
2. Vicente 19p.
3. Deportivista 18,5p.
_ Paulo P. 18,5p.
5. Dracul 17p.
_ L.Carlos 17p.
7. Paul Man 16p.
_ José 16p.
9. Marcelo 15p.
10. Danilo 14,5p.
11. Jota 13p.
12. JA 12,5p.
_ Valhelhas 12,5p.
14. P.Vieira 11,5p.
15. Alexandre 10,5p.
16. Pedro C. 9,5p.
_ Hyug Badox 9,5p.
18. Canibal 9p.
pontuação base: 6p.
0-1: Benayoun (41')
1-1: Mido (83' p.)
16. Everton 1-1 Arsenal X (previsões 1X2: 8/4/6) 2,5p.
1-0: Tim Cahill (61')
1-1: Robin van Persie (92')
18. Bor.Dortmund 1-2 Werder Bremen 2 (previsões 1X2: 12/3/2) 2p.
1-0: Alexander Frei (11')
1-1: Hugo Almeida (62')
1-2: Claudio Pizarro (80')
14. Reading 1-0 Wolverhampton 1
15. Wigan 1-1 Liverpool X
16. Everton 1-1 Arsenal X
17. Estugarda 1-5 Bayern Munique 2
18. Bor.Dortmund 1-2 Werder Bremen 2
Tabela da jornada a meio da semana:
1. Paulo P. 3p.
_ Deportivista 3p.
_ Vicente 3p.
4. Paul Man 2p.
_ P.Vieira 2p.
_ Fanã 2p.
_ José 2p.
_ Canibal 2p.
_ JA 2p.
10. Danilo 1,5p.
_ Dracul 1,5p.
12. Marcelo 1p.
_ L.Carlos 1p.
14. Jota 0,5p.
(os outros quatro participantes também somaram meio ponto)
Duas confirmações ontem, três surpresas hoje. A mini-jornada a meio da semana trouxe o Paulo P. de volta à forma de início de época: três previsões simples correctas, o mesmo desempenho que o Deportivista e o Vicente. Este trio está agora na sombra do líder Fanã, que viu a sua vantagem reduzida para dois pontos e meio.
Classificação geral:
1. Fanã 21,5p.
2. Vicente 19p.
3. Deportivista 18,5p.
_ Paulo P. 18,5p.
5. Dracul 17p.
_ L.Carlos 17p.
7. Paul Man 16p.
_ José 16p.
9. Marcelo 15p.
10. Danilo 14,5p.
11. Jota 13p.
12. JA 12,5p.
_ Valhelhas 12,5p.
14. P.Vieira 11,5p.
15. Alexandre 10,5p.
16. Pedro C. 9,5p.
_ Hyug Badox 9,5p.
18. Canibal 9p.
pontuação base: 6p.
Subam!
Lembram-se dos longos lançamentos laterais do Binya? Esqueçam: eis Rory Delap, do Stoke City.
terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 3 (jogos de terça)
14. Reading 1-0 Wolverhampton 1 (previsões 1X2: 11/1/3) 11p.
1-0: N.Collins (2' a.g.)
17. Estugarda 1-5 Bayern Munique 2 (previsões 1X2: 1/6/11) 9p.
0-1: Bastian Schweinsteiger (14')
0-2: Franck Ribéry (16')
0-3: Luca Toni (43')
0-4: Bastian Schweinsteiger (55')
0-5: Zé Roberto (59')
1-5: Mario Gomez (85')
1. Fanã 21,5p. (2)
2. Vicente 18p. (2)
3. Deportivista 17,5p. (2)
_ Paulo P. 17,5p. (2)
5. Dracul 16,5p. (1)
6. José 16p. (2)
_ L.Carlos 16p. (0)
8. Marcelo 15p. (1)
_ Paul Man 15p. (1)
10. Danilo 14,5p. (1,5)
11. Jota 13p. (0,5)
12. JA 12,5p. (2)
13. Valhelhas 12p.
14. P.Vieira 11p. (1,5)
15. Alexandre 10p.
16. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
18. Canibal 8,5p. (1,5)
1-0: N.Collins (2' a.g.)
17. Estugarda 1-5 Bayern Munique 2 (previsões 1X2: 1/6/11) 9p.
0-1: Bastian Schweinsteiger (14')
0-2: Franck Ribéry (16')
0-3: Luca Toni (43')
0-4: Bastian Schweinsteiger (55')
0-5: Zé Roberto (59')
1-5: Mario Gomez (85')
1. Fanã 21,5p. (2)
2. Vicente 18p. (2)
3. Deportivista 17,5p. (2)
_ Paulo P. 17,5p. (2)
5. Dracul 16,5p. (1)
6. José 16p. (2)
_ L.Carlos 16p. (0)
8. Marcelo 15p. (1)
_ Paul Man 15p. (1)
10. Danilo 14,5p. (1,5)
11. Jota 13p. (0,5)
12. JA 12,5p. (2)
13. Valhelhas 12p.
14. P.Vieira 11p. (1,5)
15. Alexandre 10p.
16. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
18. Canibal 8,5p. (1,5)
segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Os bons exemplos são para seguir
«O erro do auxiliar de arbitragem Luiz Antônio Muniz, que estava bem posicionado ao anular um gol legítimo do Friburguense na partida contra o Flamengo, não vai passar impune. Em reunião na tarde desta segunda-feira, no escritório da Comissão de Arbitragem do Rio, o presidente Jorge Rabello estabeleceu gancho de quatro jogos para o bandeirinha.
- Ele terá de fazer um curso com duração de 30 horas antes de voltar ao sorteio. Com isso, ficará fora das próximas quatro rodadas do Campeonato Carioca – garantiu.»
Cá, aos árbitros que erram ocasionalmente, faz-se uma festinha de consolo. E aos incompetentes que erram sistematicamente, nomeia-se para árbitro internacional.
- Ele terá de fazer um curso com duração de 30 horas antes de voltar ao sorteio. Com isso, ficará fora das próximas quatro rodadas do Campeonato Carioca – garantiu.»
Cá, aos árbitros que erram ocasionalmente, faz-se uma festinha de consolo. E aos incompetentes que erram sistematicamente, nomeia-se para árbitro internacional.
As voltas que a vida dá, Thiago
De como Thiago Neves, que nós por cá tanto queríamos ver no Benfica, está neste momento entre Hamburgo, Fluminense e Al-Hilal. Coisas do futebol moderno, para ler aqui.
domingo, 25 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 3 (resultados do fim-de-semana)
3. Gil Vicente 3-0 Olhanense 1 (previsões 1X2: 4/7/9) 3p.
1-0: João Pedro (39')
2-0: Hugo Monteiro (50')
3-0: Zequinha (92')
4. Málaga 1-1 At.Madrid X (previsões 1X2: 3/4/10) 3p.
1-0: Apoño (21')
1-1: Heitinga (45')
5. Hércules 2-2 Salamanca X (previsões 1X2: 9/5/5) 3,5p.
0-1: Miku (8')
0-2: Cohen (33')
1-2: Taborda (74')
2-2: Rubén Navarro (77')
6. Nápoles 0-3 Roma 2 (previsões 1X2: 8/5/4)
0-1: Mexès (18')
0-2: Juan (32')
0-3: Vucinic (50')
10. Fenerbahçe 0-0 Trabzonspor X (previsões 1X2: 15/1/0) 0,5p.
11. Aris 0-0 PAOK Salónica X (previsões 1X2: 4/7/8) 5p.
12. Anorthosis Famagusta 1-2 Omonia Nicosia 2 (previsões 1X2: 14/1/1) 1p.
0-1: E.Aloneftis (39' p.)
1-1: Sávio (48')
1-2: E.Aloneftis (90')
13. Portuguesa 0-2 São Paulo 2 (previsões 1X2: 5/3/10) 9,5p.
0-1: Washington (1')
0-2: Washington (78')
1. Sp.Braga 0-2 FC Porto 2
2. Nacional 1-1 Sporting X
3. Gil Vicente 3-0 Olhanense 1
4. Málaga 1-1 At.Madrid X
5. Hércules 2-2 Salamanca X
6. Nápoles 0-3 Roma 2
7. Sunderland 0-0 Blackburn X
8. Aberdeen 0-0 Rangers X
9. Sivasspor 2-0 Galatasaray 1
10. Fenerbahçe 0-0 Trabzonspor X
11. Aris 0-0 PAOK Salónica X
12. Anorthosis Famagusta 1-2 Omonia Nicosia 2
13. Portuguesa 0-2 São Paulo 2
Revelou-se de facto uma super jornada, com alterações significativas na nossa tabela. Sete empates (quatro deles a zero) em 13 jogos, sendo que apenas dois desses jogos confirmaram o resultado mais previsto pelos nossos participantes: as vitórias dos campeões nacionais de Portugal e do Brasil. O Desafio mostra-se em toda a sua incerteza: que o diga o Paulo P., anterior líder, que esta semana ficou em branco.
O principal destaque vai para o Fanã, que recupera a forma do início da edição anterior: a melhor prestação da semana valeu-lhe a ascensão à liderança, com 3,5 pontos de avanço sobre o resto do pelotão. Nota também para o L.Carlos, 2º esta semana, e agora também na tabela geral. A maior subida foi a do Marcelo: cinco previsões simples correctas e a subida de 13º para 7º, a apenas dois pontos dos vice-líderes. Saúda-se também o regresso do P.Vieira: em estreia nesta edição, saltou três lugares com a 5ª melhor prestação da semana.
Tabela desta semana:
1. Fanã 5,5p.
2. Marcelo 5p.
_ L.Carlos 5p.
_ Dracul 5p.
5. P.Vieira 4p.
_ Vicente 4p.
7. Paul Man 3p.
_ JA 3p.
9. Deportivista 2,5p.
_ Valhelhas 2,5p.
_ José 2,5p.
12. Danilo 2p.
13. Canibal 1,5p.
_ Jota 1,5p.
15. Paulo P. 0p.
Classificação geral:
1. Fanã 19,5p.
2. L.Carlos 16p.
_ Vicente 16p.
4. Dracul 15,5p.
_ Deportivista 15,5p.
_ Paulo P. 15,5p.
7. Marcelo 14p.
_ Paul Man 14p.
_ José 14p.
10. Danilo 13p.
11. Jota 12,5p.
12. Valhelhas 12p.
13. JA 10,5p.
14. Alexandre 10p.
15. P.Vieira 9,5p.
16. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
18. Canibal 7p.
pontuação base: 5,5p.
Os restantes jogos jogos desta semana serão disputados 3ª e 4ª feira.
1-0: João Pedro (39')
2-0: Hugo Monteiro (50')
3-0: Zequinha (92')
4. Málaga 1-1 At.Madrid X (previsões 1X2: 3/4/10) 3p.
1-0: Apoño (21')
1-1: Heitinga (45')
5. Hércules 2-2 Salamanca X (previsões 1X2: 9/5/5) 3,5p.
0-1: Miku (8')
0-2: Cohen (33')
1-2: Taborda (74')
2-2: Rubén Navarro (77')
6. Nápoles 0-3 Roma 2 (previsões 1X2: 8/5/4)
0-1: Mexès (18')
0-2: Juan (32')
0-3: Vucinic (50')
10. Fenerbahçe 0-0 Trabzonspor X (previsões 1X2: 15/1/0) 0,5p.
11. Aris 0-0 PAOK Salónica X (previsões 1X2: 4/7/8) 5p.
12. Anorthosis Famagusta 1-2 Omonia Nicosia 2 (previsões 1X2: 14/1/1) 1p.
0-1: E.Aloneftis (39' p.)
1-1: Sávio (48')
1-2: E.Aloneftis (90')
13. Portuguesa 0-2 São Paulo 2 (previsões 1X2: 5/3/10) 9,5p.
0-1: Washington (1')
0-2: Washington (78')
1. Sp.Braga 0-2 FC Porto 2
2. Nacional 1-1 Sporting X
3. Gil Vicente 3-0 Olhanense 1
4. Málaga 1-1 At.Madrid X
5. Hércules 2-2 Salamanca X
6. Nápoles 0-3 Roma 2
7. Sunderland 0-0 Blackburn X
8. Aberdeen 0-0 Rangers X
9. Sivasspor 2-0 Galatasaray 1
10. Fenerbahçe 0-0 Trabzonspor X
11. Aris 0-0 PAOK Salónica X
12. Anorthosis Famagusta 1-2 Omonia Nicosia 2
13. Portuguesa 0-2 São Paulo 2
Revelou-se de facto uma super jornada, com alterações significativas na nossa tabela. Sete empates (quatro deles a zero) em 13 jogos, sendo que apenas dois desses jogos confirmaram o resultado mais previsto pelos nossos participantes: as vitórias dos campeões nacionais de Portugal e do Brasil. O Desafio mostra-se em toda a sua incerteza: que o diga o Paulo P., anterior líder, que esta semana ficou em branco.
O principal destaque vai para o Fanã, que recupera a forma do início da edição anterior: a melhor prestação da semana valeu-lhe a ascensão à liderança, com 3,5 pontos de avanço sobre o resto do pelotão. Nota também para o L.Carlos, 2º esta semana, e agora também na tabela geral. A maior subida foi a do Marcelo: cinco previsões simples correctas e a subida de 13º para 7º, a apenas dois pontos dos vice-líderes. Saúda-se também o regresso do P.Vieira: em estreia nesta edição, saltou três lugares com a 5ª melhor prestação da semana.
Tabela desta semana:
1. Fanã 5,5p.
2. Marcelo 5p.
_ L.Carlos 5p.
_ Dracul 5p.
5. P.Vieira 4p.
_ Vicente 4p.
7. Paul Man 3p.
_ JA 3p.
9. Deportivista 2,5p.
_ Valhelhas 2,5p.
_ José 2,5p.
12. Danilo 2p.
13. Canibal 1,5p.
_ Jota 1,5p.
15. Paulo P. 0p.
Classificação geral:
1. Fanã 19,5p.
2. L.Carlos 16p.
_ Vicente 16p.
4. Dracul 15,5p.
_ Deportivista 15,5p.
_ Paulo P. 15,5p.
7. Marcelo 14p.
_ Paul Man 14p.
_ José 14p.
10. Danilo 13p.
11. Jota 12,5p.
12. Valhelhas 12p.
13. JA 10,5p.
14. Alexandre 10p.
15. P.Vieira 9,5p.
16. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
18. Canibal 7p.
pontuação base: 5,5p.
Os restantes jogos jogos desta semana serão disputados 3ª e 4ª feira.
Villarreal 1-1 Osasuna
Um jogo para rever e confirmar a matéria dada: a crise do Villarreal veio para ficar (a diferença para o Barça é já de 19 pontos), o Osasuna e o seu treinador Camacho não conseguem ganhar (estão a seis pontos da manutenção), e Dady a mostrar serviço, com o terceiro golo esta época.
Etiquetas:
Dady,
Liga Espanhola,
Osasuna,
Videoteca,
Villarreal
Desafio 1X2 vol.IV - semana 3 (jogos de Sábado)
1. Sp.Braga 0-2 FC Porto 2 (previsões 1X2: 7/8/8) 5,5p.
0-1: Cristian Rodríguez (20')
0-2: Lisandro López (31')
2. Nacional 1-1 Sporting X (previsões 1X2: 2/5/11) 3,5p.
1-0: Nenê (8')
1-1: Vukcevic (45')
7. Sunderland 0-0 Blackburn X (previsões 1X2: 5/4/8) 3,5p.
8. Aberdeen 0-0 Rangers X (previsões 1X2: 4/4/8) 3,5p.
9. Sivasspor 2-0 Galatasaray 1 (previsões 1X2: 3/4/11) 2p.
1-0: A.Dereli (51')
2-0: S.Badur (66')
Tabela actualizada:
1. Fanã 16p. (2)
2. Paulo P. 15,5p. (0)
3. L.Carlos 14p. (3)
_ Deportivista 14p. (1)
5. Paul Man 13p. (2)
_ Vicente 13p. (1)
7. Dracul 12p. (1,5)
_ Danilo 12p. (1)
9. Jota 11,5p. (0,5)
_ José 11,5p. (0)
11. JA 10p. (2,5)
_ Marcelo 10p. (1)
_ Valhelhas 10p. (0,5)
_ Alexandre 10p.
15. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
17. Canibal 7p. (1,5)
18. P.Vieira 6p. (0,5)
0-1: Cristian Rodríguez (20')
0-2: Lisandro López (31')
2. Nacional 1-1 Sporting X (previsões 1X2: 2/5/11) 3,5p.
1-0: Nenê (8')
1-1: Vukcevic (45')
7. Sunderland 0-0 Blackburn X (previsões 1X2: 5/4/8) 3,5p.
8. Aberdeen 0-0 Rangers X (previsões 1X2: 4/4/8) 3,5p.
9. Sivasspor 2-0 Galatasaray 1 (previsões 1X2: 3/4/11) 2p.
1-0: A.Dereli (51')
2-0: S.Badur (66')
Tabela actualizada:
1. Fanã 16p. (2)
2. Paulo P. 15,5p. (0)
3. L.Carlos 14p. (3)
_ Deportivista 14p. (1)
5. Paul Man 13p. (2)
_ Vicente 13p. (1)
7. Dracul 12p. (1,5)
_ Danilo 12p. (1)
9. Jota 11,5p. (0,5)
_ José 11,5p. (0)
11. JA 10p. (2,5)
_ Marcelo 10p. (1)
_ Valhelhas 10p. (0,5)
_ Alexandre 10p.
15. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
17. Canibal 7p. (1,5)
18. P.Vieira 6p. (0,5)
sábado, 24 de janeiro de 2009
Golos da semana
Walter, a prometer mais alegrias quando chegar à selecção A. E claro, menção honrosa para Izmailov. E Júlio Baptista.
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 3
Primeira semana completa da nova edição do Desafio, recheada de grandes jogos, com destaque para o campeonato português, e os regressos do futebol brasileiro e alemão. Começamos pela Liga Sagres, onde os três grandes vão ter difíceis testes fora de casa. O reencontro entre Belenenses e Benfica fica de fora devido à antecipação do jogo para 6ª feira.
O campeão nacional termina a 1ª volta no estádio onde começou o caminho para o último título: a vitória por 1-2 de há quase um ano e meio trazia golos de Ricardo Quaresma e dava o tom para o resto da época. Agora, este jogo chega com o FC Porto em 3º lugar, após 14 jornadas, mas numa impressionante série de 15 jogos com 11 vitórias, e com apenas uma derrota, na Madeira, para a Taça da Liga. Para encontrarmos a última derrota temos de recuar quase três meses, até ao jogo com a Naval (1-0), na Figueira da Foz, a terminar uma semana que trouxe três derrotas (Dínamo Kiev, fora, e Leixões, em casa). A última semana também não foi para recordar: dois pontos perdidos em casa com o Trofense, derrota em casa do Nacional que custou a perda da vantagem casa nas meias-finais da Taça da Liga, e vitória por 1-0 sobre a Académica, também para a Taça da Liga, com um auto-golo. O Sp.Braga tem a melhor defesa da liga, tendo sofrido apenas dois golos em sete jogos em casa, um deles na única derrota caseira, frente ao Sporting, no distante 1 de Setembro. Duas das três derrotas no campeonato foram nesse mês: a outra foi na jornada anterior, no Estádio da Luz. Desde Outubro, em casa, a equipa de Jorge Jesus apresenta um registo impressionante: seis vitórias (13-0 em golos) e uma derrota (com o Wolfsburgo, por 2-3, em Novembro, que não impediu o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA).
Em igualdade pontual com o Benfica na liderança do campeonato, o Sporting está na melhor fase da época. Desde a derrota caseira com o Barcelona, oito vitórias e um empate, com 19-2 em golos. Liedson vem de um hat-trick e continua a bater recordes. Esta semana, a difícil deslocação ao estádio do Nacional, onde o FC Porto perdeu há uma semana. Mesmo assim, a equipa de Manuel Machado não conseguiu apurar-se para as meias-finais da Taça da Liga, devido à derrota em Setúbal. Terá sido propositado? Com a taça dos feijões arrumada, há mais espaço para se concentrarem na liga (com a liderança a apenas cinco pontos de distância) e na Taça de Portugal (partem favoritos para os quartos-de-final, frente ao Arcos de Valdevez). Em casa, o Nacional chegou ao início de 2009 com apenas uma derrota (frente ao Estrela, em Setembro), mas começou o ano a perder com o FC Porto (para o campeonato, por 2-4, com dois golos no final do jogo). Vencendo o Sporting, ficam a apenas dois pontos dos leões, e na jornada seguinte recebem o Leixões: oportunidade perfeita para lançar uma candidatura aos lugares da frente.
Na 2ª divisão também há jornada grande, com os quatro primeiros a jogarem entre si: se os líderes vencerem abrem uma fosso de seis e oito pontos para os mais directos perseguidores. Vamos acompanhar o jogo de Barcelos, onde o Gil Vicente não perde para o campeonato desde Abril. Vêm de uma derrota na Vila das Aves, quebrando assim uma série de três vitórias e três empates. As próximas jornadas serão decisivas para a candidatura da equipa a um lugar na 1ª divisão: seguem-se recepções a Oliveirense e Beira-Mar, e deslocação ao estádio do Feirense. Em Olhão é que já se vê a luz da Liga Sagres ao fundo do túnel: nove vitórias em 14 jogos, melhor ataque da prova, e numa série de quatro vitórias e um empate (9-1 em golos), para o campeonato. Pelo meio, três derrotas para a Taça da Liga, uma competição que não estava nos objectivos da equipa treinada por Jorge Costa. Se a jornada correr a seu favor, o Olhanense pode ficar com 10 pontos de avanço sobre o 3º classificado, no final da 1ª volta. Dado adicional: os quatro recentes confrontos entre as duas equipas, nas épocas anteriores, deram sempre empate.
Vamos a Espanha, acompanhar de perto as mudanças no grupo que discute a vice-liderança. O Barça chegou ao final da 1ª volta com 12 pontos de avanço sobre Real Madrid e Sevilha, que ganharam recentemente uma vantagem de quatro pontos sobre os restantes concorrentes directos. Depois de uma série de 15 jogos sem perder (desde a derrota caseira com o Real Madrid, em Outubro), o Atlético ainda não ganhou em 2009: quatro derrotas seguidas e um empate ditaram a eliminação da Taça e a queda para 6º no campeonato. Em sentido contrário está o Málaga: a equipa de Duda (ex-Sevilha) e Eliseu (ex-Belenenses) vem de quatro vitórias e um empate (10-2 em golos), sendo que esta época só perdeu em casa com Valência (em Setembro) e Barcelona (em Novembro). Chegam aqui com os mesmos pontos do Atlético, e podem acabar a jornada em 4º lugar.
Mais abaixo, as últimas jornadas da 2ª divisão espanhola equilibraram o topo da tabela: temos agora um cenário semelhante ao de Itália, com os oito primeiros separados por oito pontos. O Salamanca, que há poucas jornadas era líder, somou apenas um ponto em quatro jogos, e caiu para 6º. Esta semana desloca-se ao estádio do Hércules, que apesar de ter perdido três dos últimos cinco jogos, mantém-se no grupo da frente. Há duas jornadas sofreram a primeira derrota caseira (1-2, Alicante) para o campeonato desde Abril. A grande força do Salamanca tem sido os jogos em casa: a última vitória fora foi em Outubro (Tenerife, 2-3). Para continuar a sonhar com a subida, a equipa de Paulo Sérgio (ex-Belenenses e Portimonense) e Zé Tó tem de começar a somar pontos fora.
A liga italiana está ao rubro: o Inter tem apenas três pontos de vantagem sobre a Juventus, com o Milan outros três atrás; o Genoa vai somando vitórias e está na sombra dos três primeiros; logo a seguir, há uma luta intensa pelos lugares de acesso à Europa. O Nápoles baixou um pouco o ritmo do início de época, principalmente devido aos jogos fora, onde leva cinco derrotas seguidas. Mas em casa a conversa é outra: oito vitórias e um empate esta época, 19-5 em golos. A última derrota em casa foi em Março (0-2), com golos de Perrotta e Totti: a Roma venceu em Nápoles a caminho do vice-campeonato da época passada, e já não perde com os napolitanos desde 1997. O mau início de época está quase esquecido: apesar de eliminação da Taça esta noite, num emocionante jogo com o Inter (2-1), continuam na Liga dos Campeões (vão defrontar o Arsenal) e se vencerem o Nápoles podem já chegar a 5º. Onze vitórias e dois empates nos últimos 15 jogos fazem acreditar que ainda não vimos o melhor da Roma esta época. Em destaque: Vucinic e Júlio Baptista, que marcaram nove dos últimos onze golos da sua equipa.
O fim-de-semana inglês é dedicado à Taça: vamos acompanhar um dos jogos entre equipas da Premier League. Quando o barco começou a afundar, Roy Keane foi o primeiro a sair: o comando técnico do Sunderland está desde então entregue a Ricky Sbragia, na sua primeira experiência como treinador principal. Os resultados têm sido irregulares: a duas vitórias gordas sobre West Brom (4-0) e Hull City (1-4) seguiram-se dois pontos conquistados em quatro jogos, mais a vitória sobre o Bolton para a Taça. Segue-se a recepção ao Blackburn, na repetição do confronto do Boxing Day, há menos de um mês, que acabou empatado a zero. É a continuação na Taça que está em jogo, com o favoritismo a cair para os visitantes. Também aqui já houve troca de treinador, mas com uma melhoria substancial: Paul Ince passou os últimos dois meses do seu reinado com apenas uma vitória, precisamente no estádio do Sunderland (para a Taça da Liga, em Novembro), e teve seis derrotas seguidas, até ser substituído por Sam Allardyce, a meio de Dezembro. O antigo treinador do Newcastle esteve um ano sem trabalhar, e parece ter sido a escolha certa: três vitórias e dois empates, e apenas dois golos sofridos (no empate com o Man.City). Na liga, as duas equipas estão separadas por dois pontos imediatamente acima da linha de água, ainda que o Blackburn tenha os mesmos pontos que os três clubes na zona de despromoção.
Subimos até Aberdeen para a segunda jornada seguida em que a equipa da casa recebe um dos candidatos ao título. Depois de apenas um dos participantes do Desafio ter previsto uma vitória sobre os campeões, a vitória por 4-2 traz ainda mais expectativa para a recepção ao Rangers. O Aberdeen está numa série de sete vitórias em oito jogos, que voltou a colocar a equipa em 3º lugar: a última derrota em casa foi no início de Outubro (Hibernian, 1-2), no final de uma série de cinco derrotas que agora parece estar esquecida. O Rangers segue em 2º, a dois pontos do Celtic, muito por culpa da derrota caseira (0-1) com o campeão, no final do ano. Aparte esse deslize, a equipa de Pedro Mendes traz cinco vitórias e um empate desde o início de Dezembro.
Do outro lado da Europa, há jornada grande. Os quatro primeiros da liga turca jogam entre si, no regresso do campeonato, após um mês de paragem. Depois da surpresa da época passada, em que esteve na luta pelo título até à última jornada, o Sivasspor volta a atacar: campeão de Inverno, vem de seis vitórias seguidas, e não perde em casa desde Julho (Sp.Braga, 0-2). Destaque para o avançado e capitão Mehmet Yildiz, que já leva onze golos esta época. Apenas um ponto mais atrás vem o Galatasaray, com sete vitórias seguidas e o melhor ataque do campeonato (única equipa com média superior a dois golos). Nos seis confrontos entre as duas equipas, jogados após a estreia do Sivasspor na primeira divisão, em 2005, registaram-se quatro vitórias para o Gala e dois empates. Em Maio, no jogo que acabou com as hipóteses do Siva ganhar o título, o Gala venceu fora por 3-5. Destaque: Milan Baros, 14 golos em outros tantos jogos, bem acompanhado por Lincoln (7 g.) e Harry Kewell (6g.).
Luís Aragonés parece finalmente ter concluído a adaptação ao futebol turco e o mau arranque da época também já está esquecido. Após a carreira desastrosa na Liga dos Campeões, que terminou com uma derrota em Kiev, o Fenerbahçe começou a ganhar e não mais parou: cinco vitórias em cinco jogos no último mês, sendo que a última derrota para as competições internas foi há mais de três meses. Apesar da entrada de Dani Guiza, Alex continua a ser a principal referência atacante. Esta semana recebem em Istambul o outro líder do campeonato, o Trabzonspor, que não chega ao título há 25 anos. Tony Silva e Rigobert Song são as caras mais conhecidas de uma equipa que tem falhado nos momentos decisivos da época: derrotas fora com Galatasaray (3-0, Outubro) e Bursaspor (2-1, Dezembro), e empate caseiro com Sivasspor (0-0, Novembro). Considerado o quarto "grande" da Turquia, e única equipa a ter ganho o campeonato para além dos três de Istambul, a equipa de Trabzon tem aqui a oportunidade de ficar com cinco pontos de vantagem sobre os vice-campeões.
Na Grécia, tempo para mais um grande dérbi. Dez dias depois do empate (0-0) para a Taça no estádio do PAOK, os rivais de Salónica voltam a encontrar-se no estádio do Aris. A viver uma época de altos e baixos, o Aris está numa má fase: no último mês trazem quatro empates e duas derrotas, apesar de estarem a apenas dois pontos do Larisa, no último lugar de apuramento para as competições europeias. O nome mais reconhecível do plantel é Koke, que passou pelo Sporting em 2006, e que desde então já leva 71 jogos e 23 golos. Este é também um duelo ibérico: o Aris tem quatro espanhóis no plantel, para além do treinador Enrique Hernandez (ex-Hércules); no PAOK de Fernando Santos jogam Sérgio Conceição e Vieirinha, para além do brasileiro Lino, recém-chegado do FC Porto. O PAOK é a sensação da época: com o Olympiakos a caminho do penta (e do 12º título em 13 anos), a equipa do engenheiro da Reboleira está em luta directa com o Panathinaikos pelo 2º lugar. Com apenas duas derrotas esta época (com Olympiakos e AEK, ambas fora), o PAOK só perdeu uma vez com o Aris (3-1, em 2007) nos últimos 11 confrontos, tendo alcançado seis vitórias.
No Chipre, oportunidade de redenção para o Omonia Nicosia. Depois de perder a liderança do campeonato na jornada passada, após a derrota caseira com o rival APOEL, o Omonia vai ao estádio do campeão Anorthosis sabendo que, com duas derrotas seguidas em confrontos directos, dificilmente chegará ao título. A última semana não trouxe só essa derrota: demos aqui conta das duas (muito) pesadas derrotas que o Omonia sofreu em amigáveis realizados dias antes com equipas alemãs, o que poderá ter afectado o espírito do grupo. Antes disso, oito vitórias seguidas e 27-6 em golos. O Anorthosis também escorregou no fim-de-semana: tinha oportunidade de ascender à liderança da liga, mas o empate fora com o Paphos (que segue em 12º) manteve a equipa em 3º, a um ponto dos dois primeiros. Numa série de seis vitórias e um empate, o caminho para o regresso à Liga dos Campeões passa por aqui.
Atravessamos o Atlântico para assistir ao regresso do futebol brasileiro. O primeiro semestre do ano é reservado aos campeonatos estaduais, e o paulista começou esta quarta-feira (São Paulo 1-1 Ituano / Guarani 1-0 Portuguesa). O grande favorito à vitória final é o São Paulo, tri-campeão nacional e sem perder há cinco meses (Grémio, 1-0). Levantam-se no entanto algumas dúvidas, sobre quão a sério vão os campeões levar esta competição. Há o risco de a utilizarem apenas como "laboratório" para o Brasileirão, experimentando diferentes soluções de modo a ter a equipa na máxima força no início do campeonato nacional. Numa competição que conta com equipas como Mogi Mirim, Oeste e Marília, o grande interesse reside nos grandes confrontos com os rivais. Enquanto o São Paulo ganhava o sexto título de campeão, a Portuguesa dos Desportos não se aguentou e desceu à Serie B. Sem vitórias nas últimas seis jornadas do nacional, a lusa não se aguentou e quer também aproveitar o estadual para recuperar a equipa. Para isso, apostaram na contratação de alguns veteranos: César Prates (ex-Sporting, faz 34 anos no próximo mês), Christian e Amoroso, que se juntam a Edno, a estrela da companhia.
Passamos para os jogos de 3ª e 4ª feira, com a Inglaterra a fornecer-nos três encontros. Começamos pela segunda divisão, com um jogo entre os dois primeiros. Há um mês ninguém duvidava que o Wolverhampton estava a caminho da subida, e do título, mas três pontos em quatro jogos (e a vitória sobre o Birmingham, para a Taça, pelo meio), mostraram o lado humano duma equipa que, antes disso, vinha numa série de dez vitórias em doze jogos. Continuam a ter o melhor ataque da prova, e a ser a equipa com mais pontos conquistados fora, mas se perderem, ficam apenas com dois pontos de avanço sobre o 2º, e quatro (se o Birmingham vencer) sobre o 3º. O Reading também só ganhou um dos últimos cinco jogos, interrompendo assim uma série de oito vitórias em dez jogos. Destaque para a dupla de avançados irlandeses Kevin Doyle e Noel Hunt, com 27 golos entre si esta época. O Reading é a melhor equipa do Championship a jogar em casa, com 11 vitórias em 14 jogos, e 36-8 em golos.
No dia seguinte joga-se para a divisão principal. O Wigan é uma das equipas sensação da época: já deixaram o Hull City para trás e estão agora a correr atrás do Everton, e do 6º lugar. Os dois últimos jogos quebraram um pouco o momento positivo: duas derrotas por 1-0 em Manchester (primeiro o United, depois o City, no espaço de três dias), que não se podem deixar de considerar normais. Mas é no JJB Stadium que a equipa do goleador egípcio Amr Zaki (10 golos) mostra a sua força: cinco vitórias seguidas desde o final de Novembro, com apenas um golo sofrido. Será assim um duro teste à caminhada do Liverpool, na semana seguinte a terem perdido a liderança do campeonato para o Man.United. Fernando Torres já regressou após lesão, mas não deu sorte à sua equipa, incapaz de vencer o dérbi de Merseyside em casa. Quatro empates nos últimos seis jogos para o campeonato, ao mesmo tempo que Ronaldo e companhia ganhavam o Mundial de Clubes e somavam 15 pontos em cinco jogos na Premier League, colocam os reds na fase mais complicada da época.
O Everton está numa série de cinco vitórias e dois empates, apesar de ter defrontado neste período o Man.City, o Chelsea, o Hull City e o Liverpool. Está, à semelhança da época passada, na sombra das equipas que lutam pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, e são os confrontos directos que vão decidir se a equipa de Nuno Valente pode levar esse sonho até às últimas jornadas. Esta semana, em Goodison Park, joga o maior candidato ao 4º lugar no final da época: o Arsenal de Arsène Wenger segue em 5º, três pontos atrás do Aston Villa, e não pode desperdiçar mais pontos. Os jogadores parecem ter entendido isso, e após empates com Aston Villa e Liverpool no Natal, alcançaram quatro vitórias seguidas (8-2 em golos). Destaque para Adebayor e Van Persie, com oito golos cada.
Terminamos com o regresso do futebol alemão, e logo com dois grandes jogos, de Taça. Estugarda e Bayern Munique repetem o confronto de há pouco mais de um mês, o último antes da pausa de Inverno. Na altura, dois golos de Khedira para a equipa da casa (um deles no último minuto) mantiveram a invencibilidade de Markus Babbel no comando técnico do Estugarda: três vitórias e dois empates que prolongaram a carreira na Taça UEFA, chegando ao final da 1ª volta do campeonato com saldo positivo. O Bayern falhou o objectivo campeão de Inverno com a perda desses dois pontos, mas isso não diminuiu o grande momento de forma em que terminaram o ano: a última derrota foi no longínquo mês de Setembro, com onze vitórias e cinco empates desde então. Neste momento estão em 2º na Bundesliga devido a uma pior diferença de golos em relação ao Hoffenheim, mas há que os considerar os principais favoritos à vitória final. Ultrapassando o Estugarda, a dobradinha começa a surgir ao fundo do túnel.
O outro grande jogo dos oitavos de final da Taça joga-se em Dortmund. O Borussia terminou o ano em grande, com três vitórias e dois empates, chegando à paragem de Inverno em 6º lugar, a três pontos do Bayer Leverkusen (5º) e a seis da liderança. O Werder Bremen teve um espectacular início de época: chegaram ao início de Outubro com apenas uma derrota, tendo humilhado o Bayern em Munique (2-5) e vencido o Hoffenheim uma semana depois num épico (5-4). Após um empate em casa do Inter, começou a derrocada: ganharam apenas dois dos onze jogos seguintes, caíram para meio da tabela e foram eliminados da Liga dos Campeões. O final do ano trouxe uma ligeira recuperação, com três vitórias em quatro jogos. Este regresso à competição traz um dos mais importantes jogos da época: com o título muito longe, e a luta pelo lugares europeus a ser disputado por dez equipas, a Taça poderá ser o caminho mais curto para Hugo Almeida, Diego e companhia jogarem a Liga Europa na próxima época.
Prazo limite: Sábado (24/Janeiro) às 11h00. Quem quiser colocar as previsões da 2ª parte mais tarde, poderá fazê-lo até 3ª feira (27/Janeiro), às 18h30. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Sp.Braga - FC Porto
2. Nacional - Sporting
3. Gil Vicente - Olhanense
4. Málaga - At.Madrid
5. Hércules - Salamanca
6. Nápoles - Roma
7. Sunderland - Blackburn
8. Aberdeen - Rangers
9. Sivasspor - Galatasaray
10. Fenerbahçe - Trabzonspor
11. Aris - PAOK Salónica
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia
13. Portuguesa - São Paulo
+
14. Reading - Wolverhampton
15. Wigan - Liverpool
16. Everton - Arsenal
17. Estugarda - Bayern Munique
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 18/08/07: SBr 1-2 FCP, VEVVD - VVEDV (24/01, 20h45, RTP1)
2. Liga Sagres, 27/10/07: Nac 0-0 Spo, DEVVD - EVVVV (24/01, 18H30, SportTv1)
3. Liga Vitalis, 23/12/07: Gil 0-0 Olh, VEVVD - EVVDD (25/01, 11h15, SportTv1)
4. Liga BBVA, 02/10/05: Mál 0-2 Atl, VEVVV - DDDDE (25/01, 16h00)
5. Liga Adelante, 02/03: Her 2-2 Sal, DVDDV - VDEDD (25/01, 11h00)
6. Serie A, 09/03: Náp 0-2 Rom, VVDVD - VDEVV (25/01, 14h00)
7. Taça de Inglaterra, 26/12: Sun 0-0 Bla, EDVED - VEEVV (24/01, 15h00)
8. Premier League (Escócia), 23/08: Abe 1-1 Ran, VDVVV - VDVVV (24/01, 12h30)
9. Turkcell SuperLig, 04/05: Siv 3-5 Gal, VVVVV - VVVVV (24/01, 12h00)
10. Turkcell SuperLig, 22/12/07: Fen 3-2 Tra, VVVVV - VDVEV (25/01, 17h00)
11. Super League (Grécia), 21/10/07: Ari 3-1 PAO, EDEED - EVDEV (25/01, 17h00)
12. Marfin Laiki League (Chipre), 13/04: Ano 0-0 Omo, VVVVE - VVVVD (25/01, 17h00)
13. Camp. Paulista, 08/11: Por 2-3 SPa, DEED - VVEV (25/01, 19h00)
+
14. Championship, 18/03/06: Rea 1-1 Wol, EEDVD - EEDVE (27/01, 20h00)
15. Premier League, 29/09/07: Wig 0-1 Liv, VDVDD - VVVEE (28/01, 19h45)
16. Premier League, 29/12/07: Eve 1-4 Ars, VVVVV - EVVVV (28/01, 20h00)
17. Taça da Alemanha, 13/12: Est 2-2 Bay, EVVEV - VVVVE (27/01, 19h30)
18. Taça da Alemanha, 29/01: Bor 2-1 Wer, VVEEV - EVDVV (28/01, 18h00)
Liga Sagres, após 14 jornadas:
1. Benfica 29p.
2. Sporting 29p. 9/2/3 18-7 (fora: 5/1/1 8-3)
3. FC Porto 28p. 8/4/2 24-11 (fora: 4/2/1 14-7)
4. Leixões 26p.
5. Nacional 24p. 7/3/4 22-18 (casa: 4/1/2 11-9)
6. Sp.Braga 23p. 6/5/3 14-6 (casa: 5/1/1 11-2)
(...)
Liga Vitalis (2ª divisão), após 14 jornadas:
1. Olhanense 29p. 9/2/3 27-16 (fora: 4/0/3 15-13)
2. Santa Clara 25p.
-------------------
3. Feirense 22p.
4. Gil Vicente 22p. 5/7/2 17-16 (casa: 3/4/0 10-6)
5. Beira Mar 20p.
6. Desp.Aves 20p.
(...)
Liga BBVA, após 19 jornadas:
1. Barcelona 50p.
2. Real Madrid 38p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 33p.
6. At.Madrid 31p. 9/4/6 42-30 (fora: 3/4/3 19-22)
7. Málaga 31p. 9/4/6 31-27 (casa: 6/2/2 18-12)
(...)
Liga Adelante (2ª divisão Espanha), após 20 jornadas:
1. Deportivo Xerez 34p.
2. Saragoça 33p.
3. Tenerife 33p.
----------------
4. Hércules 32p. 8/8/4 29-17 (casa: 4/5/1 13-7)
5. Castellon 32p.
6. Salamanca 32p. 9/5/6 26-21 (fora: 2/3/5 9-15)
7. Real Sociedad 31p.
8. Celta Vigo 31p.
(...)
Serie A, após 19 jornadas:
1. Inter 43p.
2. Juventus 40p.
3. Milan 37p.
4. Genoa 35p.
5. Nápoles 33p. 10/3/6 27-18 (casa: 8/1/0 19-5)
6. Fiorentina 32p.
7. Lazio 31p.
8. Roma 30p. 9/3/7 26-25 (fora: 3/1/6 11-16)
(...)
Premier League (Escócia), após 22 jornadas:
1. Celtic 51p.
2. Rangers 49p. 15/4/3 51-18 (fora: 6/3/2 22-9)
3. Aberdeen 36p. 11/3/8 29-24 (casa: 6/1/4 15-11)
4. Dundee United 35p.
5. Hearts 35p.
(...)
Turkcell SuperLig, após 16 jornadas:
1. Sivasspor 34p. 10/4/2 28-12 (casa: 7/1/0 17-4)
2. Trabzonspor 34p. 10/4/2 (fora: 5/1/2 13-9)
3. Galatasaray 33p. 10/3/3 38-19 (fora: 3/2/3 14-12)
4. Fenerbahçe 32p. 10/2/4 31-18 (casa: 7/0/1 21-8)
5. Ankaraspor 30p.
6. Besiktas 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 18 jornadas:
1. Olympiakos 45p.
2. Panathinaikos 36p.
3. PAOK Salónica 36p. 10/6/2 21-9 (fora: 3/3/2 7-6)
4. AEK Atenas 31p.
5. Larisa 26p.
6. Panionios 25p.
7. Aris Salónica 24p. 6/6/6 14-18 (casa: 4/4/1 9-4)
(...)
Marfin Laiki League (Chipre), após 18 jornadas:
1. APOEL Nicosia 45p.
2. Omonia Nicosia 45p. 15/0/3 47-13 (fora: 7/0/2 24-10)
3. Anorthosis Famagusta 14/2/2 30-12 (casa: 8/1/0 17-3)
4. Ethnikos Achnas 31p.
5. Apollon Limassol 29p.
(...)
Championship (2ª divisão Inglaterra), após 28 jornadas:
1. Wolverhampton 59p. 18/5/5 57-35 (fora:
2. Reading 54p. 16/6/6 57-26 (casa:
---------------
3. Birmingham 52p. (-1j.)
4. Sheffield Utd. 47p.
5. Preston North End 47p.
6. Cardiff City 45p. (-1j.)
--------------------
7. Burnley 43p.
8. QPR 42p.
(...)
O campeão nacional termina a 1ª volta no estádio onde começou o caminho para o último título: a vitória por 1-2 de há quase um ano e meio trazia golos de Ricardo Quaresma e dava o tom para o resto da época. Agora, este jogo chega com o FC Porto em 3º lugar, após 14 jornadas, mas numa impressionante série de 15 jogos com 11 vitórias, e com apenas uma derrota, na Madeira, para a Taça da Liga. Para encontrarmos a última derrota temos de recuar quase três meses, até ao jogo com a Naval (1-0), na Figueira da Foz, a terminar uma semana que trouxe três derrotas (Dínamo Kiev, fora, e Leixões, em casa). A última semana também não foi para recordar: dois pontos perdidos em casa com o Trofense, derrota em casa do Nacional que custou a perda da vantagem casa nas meias-finais da Taça da Liga, e vitória por 1-0 sobre a Académica, também para a Taça da Liga, com um auto-golo. O Sp.Braga tem a melhor defesa da liga, tendo sofrido apenas dois golos em sete jogos em casa, um deles na única derrota caseira, frente ao Sporting, no distante 1 de Setembro. Duas das três derrotas no campeonato foram nesse mês: a outra foi na jornada anterior, no Estádio da Luz. Desde Outubro, em casa, a equipa de Jorge Jesus apresenta um registo impressionante: seis vitórias (13-0 em golos) e uma derrota (com o Wolfsburgo, por 2-3, em Novembro, que não impediu o apuramento para a fase seguinte da Taça UEFA).
Em igualdade pontual com o Benfica na liderança do campeonato, o Sporting está na melhor fase da época. Desde a derrota caseira com o Barcelona, oito vitórias e um empate, com 19-2 em golos. Liedson vem de um hat-trick e continua a bater recordes. Esta semana, a difícil deslocação ao estádio do Nacional, onde o FC Porto perdeu há uma semana. Mesmo assim, a equipa de Manuel Machado não conseguiu apurar-se para as meias-finais da Taça da Liga, devido à derrota em Setúbal. Terá sido propositado? Com a taça dos feijões arrumada, há mais espaço para se concentrarem na liga (com a liderança a apenas cinco pontos de distância) e na Taça de Portugal (partem favoritos para os quartos-de-final, frente ao Arcos de Valdevez). Em casa, o Nacional chegou ao início de 2009 com apenas uma derrota (frente ao Estrela, em Setembro), mas começou o ano a perder com o FC Porto (para o campeonato, por 2-4, com dois golos no final do jogo). Vencendo o Sporting, ficam a apenas dois pontos dos leões, e na jornada seguinte recebem o Leixões: oportunidade perfeita para lançar uma candidatura aos lugares da frente.
Na 2ª divisão também há jornada grande, com os quatro primeiros a jogarem entre si: se os líderes vencerem abrem uma fosso de seis e oito pontos para os mais directos perseguidores. Vamos acompanhar o jogo de Barcelos, onde o Gil Vicente não perde para o campeonato desde Abril. Vêm de uma derrota na Vila das Aves, quebrando assim uma série de três vitórias e três empates. As próximas jornadas serão decisivas para a candidatura da equipa a um lugar na 1ª divisão: seguem-se recepções a Oliveirense e Beira-Mar, e deslocação ao estádio do Feirense. Em Olhão é que já se vê a luz da Liga Sagres ao fundo do túnel: nove vitórias em 14 jogos, melhor ataque da prova, e numa série de quatro vitórias e um empate (9-1 em golos), para o campeonato. Pelo meio, três derrotas para a Taça da Liga, uma competição que não estava nos objectivos da equipa treinada por Jorge Costa. Se a jornada correr a seu favor, o Olhanense pode ficar com 10 pontos de avanço sobre o 3º classificado, no final da 1ª volta. Dado adicional: os quatro recentes confrontos entre as duas equipas, nas épocas anteriores, deram sempre empate.
Vamos a Espanha, acompanhar de perto as mudanças no grupo que discute a vice-liderança. O Barça chegou ao final da 1ª volta com 12 pontos de avanço sobre Real Madrid e Sevilha, que ganharam recentemente uma vantagem de quatro pontos sobre os restantes concorrentes directos. Depois de uma série de 15 jogos sem perder (desde a derrota caseira com o Real Madrid, em Outubro), o Atlético ainda não ganhou em 2009: quatro derrotas seguidas e um empate ditaram a eliminação da Taça e a queda para 6º no campeonato. Em sentido contrário está o Málaga: a equipa de Duda (ex-Sevilha) e Eliseu (ex-Belenenses) vem de quatro vitórias e um empate (10-2 em golos), sendo que esta época só perdeu em casa com Valência (em Setembro) e Barcelona (em Novembro). Chegam aqui com os mesmos pontos do Atlético, e podem acabar a jornada em 4º lugar.
Mais abaixo, as últimas jornadas da 2ª divisão espanhola equilibraram o topo da tabela: temos agora um cenário semelhante ao de Itália, com os oito primeiros separados por oito pontos. O Salamanca, que há poucas jornadas era líder, somou apenas um ponto em quatro jogos, e caiu para 6º. Esta semana desloca-se ao estádio do Hércules, que apesar de ter perdido três dos últimos cinco jogos, mantém-se no grupo da frente. Há duas jornadas sofreram a primeira derrota caseira (1-2, Alicante) para o campeonato desde Abril. A grande força do Salamanca tem sido os jogos em casa: a última vitória fora foi em Outubro (Tenerife, 2-3). Para continuar a sonhar com a subida, a equipa de Paulo Sérgio (ex-Belenenses e Portimonense) e Zé Tó tem de começar a somar pontos fora.
A liga italiana está ao rubro: o Inter tem apenas três pontos de vantagem sobre a Juventus, com o Milan outros três atrás; o Genoa vai somando vitórias e está na sombra dos três primeiros; logo a seguir, há uma luta intensa pelos lugares de acesso à Europa. O Nápoles baixou um pouco o ritmo do início de época, principalmente devido aos jogos fora, onde leva cinco derrotas seguidas. Mas em casa a conversa é outra: oito vitórias e um empate esta época, 19-5 em golos. A última derrota em casa foi em Março (0-2), com golos de Perrotta e Totti: a Roma venceu em Nápoles a caminho do vice-campeonato da época passada, e já não perde com os napolitanos desde 1997. O mau início de época está quase esquecido: apesar de eliminação da Taça esta noite, num emocionante jogo com o Inter (2-1), continuam na Liga dos Campeões (vão defrontar o Arsenal) e se vencerem o Nápoles podem já chegar a 5º. Onze vitórias e dois empates nos últimos 15 jogos fazem acreditar que ainda não vimos o melhor da Roma esta época. Em destaque: Vucinic e Júlio Baptista, que marcaram nove dos últimos onze golos da sua equipa.
O fim-de-semana inglês é dedicado à Taça: vamos acompanhar um dos jogos entre equipas da Premier League. Quando o barco começou a afundar, Roy Keane foi o primeiro a sair: o comando técnico do Sunderland está desde então entregue a Ricky Sbragia, na sua primeira experiência como treinador principal. Os resultados têm sido irregulares: a duas vitórias gordas sobre West Brom (4-0) e Hull City (1-4) seguiram-se dois pontos conquistados em quatro jogos, mais a vitória sobre o Bolton para a Taça. Segue-se a recepção ao Blackburn, na repetição do confronto do Boxing Day, há menos de um mês, que acabou empatado a zero. É a continuação na Taça que está em jogo, com o favoritismo a cair para os visitantes. Também aqui já houve troca de treinador, mas com uma melhoria substancial: Paul Ince passou os últimos dois meses do seu reinado com apenas uma vitória, precisamente no estádio do Sunderland (para a Taça da Liga, em Novembro), e teve seis derrotas seguidas, até ser substituído por Sam Allardyce, a meio de Dezembro. O antigo treinador do Newcastle esteve um ano sem trabalhar, e parece ter sido a escolha certa: três vitórias e dois empates, e apenas dois golos sofridos (no empate com o Man.City). Na liga, as duas equipas estão separadas por dois pontos imediatamente acima da linha de água, ainda que o Blackburn tenha os mesmos pontos que os três clubes na zona de despromoção.
Subimos até Aberdeen para a segunda jornada seguida em que a equipa da casa recebe um dos candidatos ao título. Depois de apenas um dos participantes do Desafio ter previsto uma vitória sobre os campeões, a vitória por 4-2 traz ainda mais expectativa para a recepção ao Rangers. O Aberdeen está numa série de sete vitórias em oito jogos, que voltou a colocar a equipa em 3º lugar: a última derrota em casa foi no início de Outubro (Hibernian, 1-2), no final de uma série de cinco derrotas que agora parece estar esquecida. O Rangers segue em 2º, a dois pontos do Celtic, muito por culpa da derrota caseira (0-1) com o campeão, no final do ano. Aparte esse deslize, a equipa de Pedro Mendes traz cinco vitórias e um empate desde o início de Dezembro.
Do outro lado da Europa, há jornada grande. Os quatro primeiros da liga turca jogam entre si, no regresso do campeonato, após um mês de paragem. Depois da surpresa da época passada, em que esteve na luta pelo título até à última jornada, o Sivasspor volta a atacar: campeão de Inverno, vem de seis vitórias seguidas, e não perde em casa desde Julho (Sp.Braga, 0-2). Destaque para o avançado e capitão Mehmet Yildiz, que já leva onze golos esta época. Apenas um ponto mais atrás vem o Galatasaray, com sete vitórias seguidas e o melhor ataque do campeonato (única equipa com média superior a dois golos). Nos seis confrontos entre as duas equipas, jogados após a estreia do Sivasspor na primeira divisão, em 2005, registaram-se quatro vitórias para o Gala e dois empates. Em Maio, no jogo que acabou com as hipóteses do Siva ganhar o título, o Gala venceu fora por 3-5. Destaque: Milan Baros, 14 golos em outros tantos jogos, bem acompanhado por Lincoln (7 g.) e Harry Kewell (6g.).
Luís Aragonés parece finalmente ter concluído a adaptação ao futebol turco e o mau arranque da época também já está esquecido. Após a carreira desastrosa na Liga dos Campeões, que terminou com uma derrota em Kiev, o Fenerbahçe começou a ganhar e não mais parou: cinco vitórias em cinco jogos no último mês, sendo que a última derrota para as competições internas foi há mais de três meses. Apesar da entrada de Dani Guiza, Alex continua a ser a principal referência atacante. Esta semana recebem em Istambul o outro líder do campeonato, o Trabzonspor, que não chega ao título há 25 anos. Tony Silva e Rigobert Song são as caras mais conhecidas de uma equipa que tem falhado nos momentos decisivos da época: derrotas fora com Galatasaray (3-0, Outubro) e Bursaspor (2-1, Dezembro), e empate caseiro com Sivasspor (0-0, Novembro). Considerado o quarto "grande" da Turquia, e única equipa a ter ganho o campeonato para além dos três de Istambul, a equipa de Trabzon tem aqui a oportunidade de ficar com cinco pontos de vantagem sobre os vice-campeões.
Na Grécia, tempo para mais um grande dérbi. Dez dias depois do empate (0-0) para a Taça no estádio do PAOK, os rivais de Salónica voltam a encontrar-se no estádio do Aris. A viver uma época de altos e baixos, o Aris está numa má fase: no último mês trazem quatro empates e duas derrotas, apesar de estarem a apenas dois pontos do Larisa, no último lugar de apuramento para as competições europeias. O nome mais reconhecível do plantel é Koke, que passou pelo Sporting em 2006, e que desde então já leva 71 jogos e 23 golos. Este é também um duelo ibérico: o Aris tem quatro espanhóis no plantel, para além do treinador Enrique Hernandez (ex-Hércules); no PAOK de Fernando Santos jogam Sérgio Conceição e Vieirinha, para além do brasileiro Lino, recém-chegado do FC Porto. O PAOK é a sensação da época: com o Olympiakos a caminho do penta (e do 12º título em 13 anos), a equipa do engenheiro da Reboleira está em luta directa com o Panathinaikos pelo 2º lugar. Com apenas duas derrotas esta época (com Olympiakos e AEK, ambas fora), o PAOK só perdeu uma vez com o Aris (3-1, em 2007) nos últimos 11 confrontos, tendo alcançado seis vitórias.
No Chipre, oportunidade de redenção para o Omonia Nicosia. Depois de perder a liderança do campeonato na jornada passada, após a derrota caseira com o rival APOEL, o Omonia vai ao estádio do campeão Anorthosis sabendo que, com duas derrotas seguidas em confrontos directos, dificilmente chegará ao título. A última semana não trouxe só essa derrota: demos aqui conta das duas (muito) pesadas derrotas que o Omonia sofreu em amigáveis realizados dias antes com equipas alemãs, o que poderá ter afectado o espírito do grupo. Antes disso, oito vitórias seguidas e 27-6 em golos. O Anorthosis também escorregou no fim-de-semana: tinha oportunidade de ascender à liderança da liga, mas o empate fora com o Paphos (que segue em 12º) manteve a equipa em 3º, a um ponto dos dois primeiros. Numa série de seis vitórias e um empate, o caminho para o regresso à Liga dos Campeões passa por aqui.
Atravessamos o Atlântico para assistir ao regresso do futebol brasileiro. O primeiro semestre do ano é reservado aos campeonatos estaduais, e o paulista começou esta quarta-feira (São Paulo 1-1 Ituano / Guarani 1-0 Portuguesa). O grande favorito à vitória final é o São Paulo, tri-campeão nacional e sem perder há cinco meses (Grémio, 1-0). Levantam-se no entanto algumas dúvidas, sobre quão a sério vão os campeões levar esta competição. Há o risco de a utilizarem apenas como "laboratório" para o Brasileirão, experimentando diferentes soluções de modo a ter a equipa na máxima força no início do campeonato nacional. Numa competição que conta com equipas como Mogi Mirim, Oeste e Marília, o grande interesse reside nos grandes confrontos com os rivais. Enquanto o São Paulo ganhava o sexto título de campeão, a Portuguesa dos Desportos não se aguentou e desceu à Serie B. Sem vitórias nas últimas seis jornadas do nacional, a lusa não se aguentou e quer também aproveitar o estadual para recuperar a equipa. Para isso, apostaram na contratação de alguns veteranos: César Prates (ex-Sporting, faz 34 anos no próximo mês), Christian e Amoroso, que se juntam a Edno, a estrela da companhia.
Passamos para os jogos de 3ª e 4ª feira, com a Inglaterra a fornecer-nos três encontros. Começamos pela segunda divisão, com um jogo entre os dois primeiros. Há um mês ninguém duvidava que o Wolverhampton estava a caminho da subida, e do título, mas três pontos em quatro jogos (e a vitória sobre o Birmingham, para a Taça, pelo meio), mostraram o lado humano duma equipa que, antes disso, vinha numa série de dez vitórias em doze jogos. Continuam a ter o melhor ataque da prova, e a ser a equipa com mais pontos conquistados fora, mas se perderem, ficam apenas com dois pontos de avanço sobre o 2º, e quatro (se o Birmingham vencer) sobre o 3º. O Reading também só ganhou um dos últimos cinco jogos, interrompendo assim uma série de oito vitórias em dez jogos. Destaque para a dupla de avançados irlandeses Kevin Doyle e Noel Hunt, com 27 golos entre si esta época. O Reading é a melhor equipa do Championship a jogar em casa, com 11 vitórias em 14 jogos, e 36-8 em golos.
No dia seguinte joga-se para a divisão principal. O Wigan é uma das equipas sensação da época: já deixaram o Hull City para trás e estão agora a correr atrás do Everton, e do 6º lugar. Os dois últimos jogos quebraram um pouco o momento positivo: duas derrotas por 1-0 em Manchester (primeiro o United, depois o City, no espaço de três dias), que não se podem deixar de considerar normais. Mas é no JJB Stadium que a equipa do goleador egípcio Amr Zaki (10 golos) mostra a sua força: cinco vitórias seguidas desde o final de Novembro, com apenas um golo sofrido. Será assim um duro teste à caminhada do Liverpool, na semana seguinte a terem perdido a liderança do campeonato para o Man.United. Fernando Torres já regressou após lesão, mas não deu sorte à sua equipa, incapaz de vencer o dérbi de Merseyside em casa. Quatro empates nos últimos seis jogos para o campeonato, ao mesmo tempo que Ronaldo e companhia ganhavam o Mundial de Clubes e somavam 15 pontos em cinco jogos na Premier League, colocam os reds na fase mais complicada da época.
O Everton está numa série de cinco vitórias e dois empates, apesar de ter defrontado neste período o Man.City, o Chelsea, o Hull City e o Liverpool. Está, à semelhança da época passada, na sombra das equipas que lutam pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões, e são os confrontos directos que vão decidir se a equipa de Nuno Valente pode levar esse sonho até às últimas jornadas. Esta semana, em Goodison Park, joga o maior candidato ao 4º lugar no final da época: o Arsenal de Arsène Wenger segue em 5º, três pontos atrás do Aston Villa, e não pode desperdiçar mais pontos. Os jogadores parecem ter entendido isso, e após empates com Aston Villa e Liverpool no Natal, alcançaram quatro vitórias seguidas (8-2 em golos). Destaque para Adebayor e Van Persie, com oito golos cada.
Terminamos com o regresso do futebol alemão, e logo com dois grandes jogos, de Taça. Estugarda e Bayern Munique repetem o confronto de há pouco mais de um mês, o último antes da pausa de Inverno. Na altura, dois golos de Khedira para a equipa da casa (um deles no último minuto) mantiveram a invencibilidade de Markus Babbel no comando técnico do Estugarda: três vitórias e dois empates que prolongaram a carreira na Taça UEFA, chegando ao final da 1ª volta do campeonato com saldo positivo. O Bayern falhou o objectivo campeão de Inverno com a perda desses dois pontos, mas isso não diminuiu o grande momento de forma em que terminaram o ano: a última derrota foi no longínquo mês de Setembro, com onze vitórias e cinco empates desde então. Neste momento estão em 2º na Bundesliga devido a uma pior diferença de golos em relação ao Hoffenheim, mas há que os considerar os principais favoritos à vitória final. Ultrapassando o Estugarda, a dobradinha começa a surgir ao fundo do túnel.
O outro grande jogo dos oitavos de final da Taça joga-se em Dortmund. O Borussia terminou o ano em grande, com três vitórias e dois empates, chegando à paragem de Inverno em 6º lugar, a três pontos do Bayer Leverkusen (5º) e a seis da liderança. O Werder Bremen teve um espectacular início de época: chegaram ao início de Outubro com apenas uma derrota, tendo humilhado o Bayern em Munique (2-5) e vencido o Hoffenheim uma semana depois num épico (5-4). Após um empate em casa do Inter, começou a derrocada: ganharam apenas dois dos onze jogos seguintes, caíram para meio da tabela e foram eliminados da Liga dos Campeões. O final do ano trouxe uma ligeira recuperação, com três vitórias em quatro jogos. Este regresso à competição traz um dos mais importantes jogos da época: com o título muito longe, e a luta pelo lugares europeus a ser disputado por dez equipas, a Taça poderá ser o caminho mais curto para Hugo Almeida, Diego e companhia jogarem a Liga Europa na próxima época.
Prazo limite: Sábado (24/Janeiro) às 11h00. Quem quiser colocar as previsões da 2ª parte mais tarde, poderá fazê-lo até 3ª feira (27/Janeiro), às 18h30. Como sempre, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Sp.Braga - FC Porto
2. Nacional - Sporting
3. Gil Vicente - Olhanense
4. Málaga - At.Madrid
5. Hércules - Salamanca
6. Nápoles - Roma
7. Sunderland - Blackburn
8. Aberdeen - Rangers
9. Sivasspor - Galatasaray
10. Fenerbahçe - Trabzonspor
11. Aris - PAOK Salónica
12. Anorthosis Famagusta - Omonia Nicosia
13. Portuguesa - São Paulo
+
14. Reading - Wolverhampton
15. Wigan - Liverpool
16. Everton - Arsenal
17. Estugarda - Bayern Munique
18. Bor.Dortmund - Werder Bremen
Boa Sorte!
1. Liga Sagres, 18/08/07: SBr 1-2 FCP, VEVVD - VVEDV (24/01, 20h45, RTP1)
2. Liga Sagres, 27/10/07: Nac 0-0 Spo, DEVVD - EVVVV (24/01, 18H30, SportTv1)
3. Liga Vitalis, 23/12/07: Gil 0-0 Olh, VEVVD - EVVDD (25/01, 11h15, SportTv1)
4. Liga BBVA, 02/10/05: Mál 0-2 Atl, VEVVV - DDDDE (25/01, 16h00)
5. Liga Adelante, 02/03: Her 2-2 Sal, DVDDV - VDEDD (25/01, 11h00)
6. Serie A, 09/03: Náp 0-2 Rom, VVDVD - VDEVV (25/01, 14h00)
7. Taça de Inglaterra, 26/12: Sun 0-0 Bla, EDVED - VEEVV (24/01, 15h00)
8. Premier League (Escócia), 23/08: Abe 1-1 Ran, VDVVV - VDVVV (24/01, 12h30)
9. Turkcell SuperLig, 04/05: Siv 3-5 Gal, VVVVV - VVVVV (24/01, 12h00)
10. Turkcell SuperLig, 22/12/07: Fen 3-2 Tra, VVVVV - VDVEV (25/01, 17h00)
11. Super League (Grécia), 21/10/07: Ari 3-1 PAO, EDEED - EVDEV (25/01, 17h00)
12. Marfin Laiki League (Chipre), 13/04: Ano 0-0 Omo, VVVVE - VVVVD (25/01, 17h00)
13. Camp. Paulista, 08/11: Por 2-3 SPa, DEED - VVEV (25/01, 19h00)
+
14. Championship, 18/03/06: Rea 1-1 Wol, EEDVD - EEDVE (27/01, 20h00)
15. Premier League, 29/09/07: Wig 0-1 Liv, VDVDD - VVVEE (28/01, 19h45)
16. Premier League, 29/12/07: Eve 1-4 Ars, VVVVV - EVVVV (28/01, 20h00)
17. Taça da Alemanha, 13/12: Est 2-2 Bay, EVVEV - VVVVE (27/01, 19h30)
18. Taça da Alemanha, 29/01: Bor 2-1 Wer, VVEEV - EVDVV (28/01, 18h00)
Liga Sagres, após 14 jornadas:
1. Benfica 29p.
2. Sporting 29p. 9/2/3 18-7 (fora: 5/1/1 8-3)
3. FC Porto 28p. 8/4/2 24-11 (fora: 4/2/1 14-7)
4. Leixões 26p.
5. Nacional 24p. 7/3/4 22-18 (casa: 4/1/2 11-9)
6. Sp.Braga 23p. 6/5/3 14-6 (casa: 5/1/1 11-2)
(...)
Liga Vitalis (2ª divisão), após 14 jornadas:
1. Olhanense 29p. 9/2/3 27-16 (fora: 4/0/3 15-13)
2. Santa Clara 25p.
-------------------
3. Feirense 22p.
4. Gil Vicente 22p. 5/7/2 17-16 (casa: 3/4/0 10-6)
5. Beira Mar 20p.
6. Desp.Aves 20p.
(...)
Liga BBVA, após 19 jornadas:
1. Barcelona 50p.
2. Real Madrid 38p.
3. Sevilha 38p.
4. Valência 34p.
5. Villarreal 33p.
6. At.Madrid 31p. 9/4/6 42-30 (fora: 3/4/3 19-22)
7. Málaga 31p. 9/4/6 31-27 (casa: 6/2/2 18-12)
(...)
Liga Adelante (2ª divisão Espanha), após 20 jornadas:
1. Deportivo Xerez 34p.
2. Saragoça 33p.
3. Tenerife 33p.
----------------
4. Hércules 32p. 8/8/4 29-17 (casa: 4/5/1 13-7)
5. Castellon 32p.
6. Salamanca 32p. 9/5/6 26-21 (fora: 2/3/5 9-15)
7. Real Sociedad 31p.
8. Celta Vigo 31p.
(...)
Serie A, após 19 jornadas:
1. Inter 43p.
2. Juventus 40p.
3. Milan 37p.
4. Genoa 35p.
5. Nápoles 33p. 10/3/6 27-18 (casa: 8/1/0 19-5)
6. Fiorentina 32p.
7. Lazio 31p.
8. Roma 30p. 9/3/7 26-25 (fora: 3/1/6 11-16)
(...)
Premier League (Escócia), após 22 jornadas:
1. Celtic 51p.
2. Rangers 49p. 15/4/3 51-18 (fora: 6/3/2 22-9)
3. Aberdeen 36p. 11/3/8 29-24 (casa: 6/1/4 15-11)
4. Dundee United 35p.
5. Hearts 35p.
(...)
Turkcell SuperLig, após 16 jornadas:
1. Sivasspor 34p. 10/4/2 28-12 (casa: 7/1/0 17-4)
2. Trabzonspor 34p. 10/4/2 (fora: 5/1/2 13-9)
3. Galatasaray 33p. 10/3/3 38-19 (fora: 3/2/3 14-12)
4. Fenerbahçe 32p. 10/2/4 31-18 (casa: 7/0/1 21-8)
5. Ankaraspor 30p.
6. Besiktas 28p.
(...)
Super League (Grécia), após 18 jornadas:
1. Olympiakos 45p.
2. Panathinaikos 36p.
3. PAOK Salónica 36p. 10/6/2 21-9 (fora: 3/3/2 7-6)
4. AEK Atenas 31p.
5. Larisa 26p.
6. Panionios 25p.
7. Aris Salónica 24p. 6/6/6 14-18 (casa: 4/4/1 9-4)
(...)
Marfin Laiki League (Chipre), após 18 jornadas:
1. APOEL Nicosia 45p.
2. Omonia Nicosia 45p. 15/0/3 47-13 (fora: 7/0/2 24-10)
3. Anorthosis Famagusta 14/2/2 30-12 (casa: 8/1/0 17-3)
4. Ethnikos Achnas 31p.
5. Apollon Limassol 29p.
(...)
Championship (2ª divisão Inglaterra), após 28 jornadas:
1. Wolverhampton 59p. 18/5/5 57-35 (fora:
2. Reading 54p. 16/6/6 57-26 (casa:
---------------
3. Birmingham 52p. (-1j.)
4. Sheffield Utd. 47p.
5. Preston North End 47p.
6. Cardiff City 45p. (-1j.)
--------------------
7. Burnley 43p.
8. QPR 42p.
(...)
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 2 (resultados)
1. Liverpool 1-1 Everton X (previsões 1X2: 16/1/0) 0,5p.
1-0: Steven Gerrard (69')
1-1: Tim Cahill (87')
1. Liverpool 1-1 Everton X
2. Man.City 1-0 Wigan 1
3. Milan 1-0 Fiorentina 1
4. Lazio 1-1 Juventus X
5. Parma 1-1 Sassuolo X
6. At.Bilbao 3-2 Valência 1
7. Lille 1-0 Rennes 1
8. Aberdeen 4-2 Celtic 1
9. Omonia Nicosia 0-1 APOEL Nicosia 2
10. AEK 1-1 Alki Larnaca X
11. Raja Casablanca 3-1 FAR Rabat 1
12. Belenenses 0-0 Benfica (juniores) X
Tabela da semana:
1. Vicente 6p.
_ Dracul 6p.
3. Deportivista 5p.
4. Danilo 4,5p.
_ Pedro C. 4,5p.
_ José 4,5p.
_ Jota 4,5p.
8. Fanã 4p.
9. L.Carlos 3,5p.
_ Paulo P. 3,5p.
_ Alexandre 3,5p.
_ Valhelhas 3,5p.
13. Hyug Badox 3p.
_ Paul Man 3p.
15. JA 2p.
16. Canibal 1p.
(o Marcelo também somou 1 ponto)
Com apenas quatro jogos a produzirem o resultado mais previsto pelos participantes do Desafio, saiu premiado quem fez a melhor combinação de surpresas com favoritos que não falharam. Destaque para os dois vencedores da semana: o Vicente acertou metade dos jogos com previsões simples e subiu sete lugares, ficando a apenas três pontos e meio da liderança; aqui o vosso anfitrião também somou seis pontos, tendo subido cinco lugares. Nota para o regresso do Canibal, que teve uma passagem fugaz pela 3ª edição, e para a estreia absoluta do Pedro C., que teve a 4ª melhor prestação da semana. Nos próximos dias serão divulgados os jogos da próxima semana, com jornada dupla e recheada de grandes duelos.
Classificação geral:
1. Paulo P. 15,5p.
2. Fanã 14p.
3. Deportivista 13p.
4. Vicente 12p.
5. José 11,5p.
6. Danilo 11p.
_ Jota 11p.
_ L.Carlos 11p.
_ Paul Man 11p.
10. Dracul 10,5p.
11. Alexandre 10p.
12. Valhelhas 9,5p.
13. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
_ Marcelo 9p.
16. JA 7,5p.
17. Canibal 5,5p.
pontuação base: 5,5p.
1-0: Steven Gerrard (69')
1-1: Tim Cahill (87')
1. Liverpool 1-1 Everton X
2. Man.City 1-0 Wigan 1
3. Milan 1-0 Fiorentina 1
4. Lazio 1-1 Juventus X
5. Parma 1-1 Sassuolo X
6. At.Bilbao 3-2 Valência 1
7. Lille 1-0 Rennes 1
8. Aberdeen 4-2 Celtic 1
9. Omonia Nicosia 0-1 APOEL Nicosia 2
10. AEK 1-1 Alki Larnaca X
11. Raja Casablanca 3-1 FAR Rabat 1
12. Belenenses 0-0 Benfica (juniores) X
Tabela da semana:
1. Vicente 6p.
_ Dracul 6p.
3. Deportivista 5p.
4. Danilo 4,5p.
_ Pedro C. 4,5p.
_ José 4,5p.
_ Jota 4,5p.
8. Fanã 4p.
9. L.Carlos 3,5p.
_ Paulo P. 3,5p.
_ Alexandre 3,5p.
_ Valhelhas 3,5p.
13. Hyug Badox 3p.
_ Paul Man 3p.
15. JA 2p.
16. Canibal 1p.
(o Marcelo também somou 1 ponto)
Com apenas quatro jogos a produzirem o resultado mais previsto pelos participantes do Desafio, saiu premiado quem fez a melhor combinação de surpresas com favoritos que não falharam. Destaque para os dois vencedores da semana: o Vicente acertou metade dos jogos com previsões simples e subiu sete lugares, ficando a apenas três pontos e meio da liderança; aqui o vosso anfitrião também somou seis pontos, tendo subido cinco lugares. Nota para o regresso do Canibal, que teve uma passagem fugaz pela 3ª edição, e para a estreia absoluta do Pedro C., que teve a 4ª melhor prestação da semana. Nos próximos dias serão divulgados os jogos da próxima semana, com jornada dupla e recheada de grandes duelos.
Classificação geral:
1. Paulo P. 15,5p.
2. Fanã 14p.
3. Deportivista 13p.
4. Vicente 12p.
5. José 11,5p.
6. Danilo 11p.
_ Jota 11p.
_ L.Carlos 11p.
_ Paul Man 11p.
10. Dracul 10,5p.
11. Alexandre 10p.
12. Valhelhas 9,5p.
13. Pedro C. 9p.
_ Hyug Badox 9p.
_ Marcelo 9p.
16. JA 7,5p.
17. Canibal 5,5p.
pontuação base: 5,5p.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Coitadinho do pobrezinho
José António Camacho, que se prepara para fazer no Osasuna o que fez na época passada no Benfica, entrando no clube já depois do campeonato começar, e saindo antes do final, ficou muito aborrecido com a arbitragem de ontem, na derrota fora com o Real Madrid (3-1). O Osasuna segue em último lugar, a sete pontos do Numancia, o primeiro acima da linha de água.
Voltas a pôr os pés no Estádio da Luz e aí é que vais ver a vida a andar para trás.
Voltas a pôr os pés no Estádio da Luz e aí é que vais ver a vida a andar para trás.
Etiquetas:
Jornais,
José António Camacho,
Liga Espanhola
domingo, 18 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 2 (jogos de Sábado e Domingo)
2. Man.City 1-0 Wigan 1 (previsões 1X2: 15/4/3) 12p.
1-0: Pablo Zabaleta (52')
3. Milan 1-0 Fiorentina 1 (previsões 1X2: 15/1/0) 15p.
1-0: Alexandre Pato (6')
4. Lazio 1-1 Juventus X (previsões 1X2: 1/3/14) 2p.
1-0: Ledesma (25')
1-1: Olof Mellberg (30')
5. Parma 1-1 Sassuolo X (previsões 1X2: 14/4/2) 2,5p.
1-0: Cristiano Lucarelli (61')
1-1: Horatio Erpen (92')
6. At.Bilbao 3-2 Valência 1 (previsões 1X2: 5/5/11) 3,5p.
0-1: David Villa (2')
1-1: Gabilondo (17')
1-2: Morientes (29')
2-2: Javi Martínez (42')
3-2: Llorente (92' p.)
7. Lille 1-0 Rennes 1 (previsões 1X2: 11/5/5) 8,5p.
1-0: N.Fauvergue (75')
8. Aberdeen 4-2 Celtic 1 (previsões 1X2: 2/2/16) 1p.
1-0: G.McDonald (24')
1-1: S.Brown (25')
2-1: S.Duff (31')
2-2: S.McDonald (73')
3-2: Zander Diamond (75')
4-2: Zander Diamond (78')
9. Omonia Nicosia 0-1 APOEL Nicosia 2 (previsões 1X2: 12/1/4) 3,5p.
0-1: N.Alexandrou (59')
10. AEK 1-1 Alki Larnaca X (previsões 1X2: 12/2/3) 1,5p.
1-0: H.Gonzalez (44')
1-1: G.Lima (62')
11. Raja Casablanca 3-1 FAR Rabat 1 (previsões 1X2: 11/3/4) 9,5p.
1-0: Z.Zerouali (33')
2-0: A.Jrindou (51')
2-1: M.Allaoui (61' p.)
3-1: M.Metouali (90')
12. Belenenses 0-0 Benfica (juniores) X (previsões 1X2: 6/4/13) 2,5p.
Tabela actualizada:
1. Paulo P. 15,5p. (3,5)
2. Fanã 14p. (4)
3. Deportivista 13p. (5)
4. Vicente 12p. (6)
5. José 11,5p. (4,5)
8. Danilo 11p. (4,5)
_ Jota 11p. (4,5)
_ L.Carlos 11p. (3,5)
_ Paul Man 11p. (3)
10. Dracul 10p. (5,5)
_ Alexandre 10p. (3,5)
12. Valhelhas 9,5p. (3,5)
13. Pedro C. 9p. (4,5)
_ Hyug Badox 9p. (3)
_ Marcelo 9p.
16. JA 7,5p. (2)
17. Canibal 5,5p. (1)
Fica a faltar o dérbi de Liverpool, que se realiza amanhã.
1-0: Pablo Zabaleta (52')
3. Milan 1-0 Fiorentina 1 (previsões 1X2: 15/1/0) 15p.
1-0: Alexandre Pato (6')
4. Lazio 1-1 Juventus X (previsões 1X2: 1/3/14) 2p.
1-0: Ledesma (25')
1-1: Olof Mellberg (30')
5. Parma 1-1 Sassuolo X (previsões 1X2: 14/4/2) 2,5p.
1-0: Cristiano Lucarelli (61')
1-1: Horatio Erpen (92')
6. At.Bilbao 3-2 Valência 1 (previsões 1X2: 5/5/11) 3,5p.
0-1: David Villa (2')
1-1: Gabilondo (17')
1-2: Morientes (29')
2-2: Javi Martínez (42')
3-2: Llorente (92' p.)
7. Lille 1-0 Rennes 1 (previsões 1X2: 11/5/5) 8,5p.
1-0: N.Fauvergue (75')
8. Aberdeen 4-2 Celtic 1 (previsões 1X2: 2/2/16) 1p.
1-0: G.McDonald (24')
1-1: S.Brown (25')
2-1: S.Duff (31')
2-2: S.McDonald (73')
3-2: Zander Diamond (75')
4-2: Zander Diamond (78')
9. Omonia Nicosia 0-1 APOEL Nicosia 2 (previsões 1X2: 12/1/4) 3,5p.
0-1: N.Alexandrou (59')
10. AEK 1-1 Alki Larnaca X (previsões 1X2: 12/2/3) 1,5p.
1-0: H.Gonzalez (44')
1-1: G.Lima (62')
11. Raja Casablanca 3-1 FAR Rabat 1 (previsões 1X2: 11/3/4) 9,5p.
1-0: Z.Zerouali (33')
2-0: A.Jrindou (51')
2-1: M.Allaoui (61' p.)
3-1: M.Metouali (90')
12. Belenenses 0-0 Benfica (juniores) X (previsões 1X2: 6/4/13) 2,5p.
Tabela actualizada:
1. Paulo P. 15,5p. (3,5)
2. Fanã 14p. (4)
3. Deportivista 13p. (5)
4. Vicente 12p. (6)
5. José 11,5p. (4,5)
8. Danilo 11p. (4,5)
_ Jota 11p. (4,5)
_ L.Carlos 11p. (3,5)
_ Paul Man 11p. (3)
10. Dracul 10p. (5,5)
_ Alexandre 10p. (3,5)
12. Valhelhas 9,5p. (3,5)
13. Pedro C. 9p. (4,5)
_ Hyug Badox 9p. (3)
_ Marcelo 9p.
16. JA 7,5p. (2)
17. Canibal 5,5p. (1)
Fica a faltar o dérbi de Liverpool, que se realiza amanhã.
Vem Timão da Segundona?
Com golos dos reforços Jorge Henrique (ex-Botafogo) e Souza (ex-Panathinaikos), e com Ronaldo ainda a recuperar a melhor forma, o Corinthians despachou o Estudiantes, com um 5-1, num amigável, e mostra que a passagem pela Série B do campeonato brasileiro foi um acaso.
Esta semana começa o campeonato paulista, a primeira prova de fogo para o Timão.
Esta semana começa o campeonato paulista, a primeira prova de fogo para o Timão.
ah, futebol e golos
Há fins-de-semana assim, de lua cheia e tal. Divirtam-se.
Toluca 3-3 Atlante (México)
Chivas Guadalajara 3-3 Cruz Azul (México)
Monterrey 4-0 Puebla (México)
Standard 3-2 Dender (Bélgica)
Barcelona 5-0 Dep.Corunha (Espanha)
Bargh 1-4 Esteghlal (Irão)
Toluca 3-3 Atlante (México)
Chivas Guadalajara 3-3 Cruz Azul (México)
Monterrey 4-0 Puebla (México)
Standard 3-2 Dender (Bélgica)
Barcelona 5-0 Dep.Corunha (Espanha)
Bargh 1-4 Esteghlal (Irão)
Premier League frenzy
Reviravoltas, golos no último minuto, os grandes a fazerem pela vida, e comentadores à beira da histeria. Por um instante, até parecia que estávamos na América do Sul. O Man.United venceu em Bolton (0-1) com um golo de Berbatov no último minuto, e o Chelsea derrotou o Stoke City (2-1) em casa, com os dois golos a surgirem mesmo no final. O Liverpool joga amanhã, em casa, o dérbi com o Everton.
Etiquetas:
Bolton,
Chelsea,
Liga Inglesa,
Manchester United,
Stoke City,
Videoteca
Nem tudo está bem no reino de Mourinho
«Abbiamo fatto 30-40 minuti che non si possono commentare. La colpa è mia: non riesco a spiegare cose semplici ai difensori. Ma non sono preoccupato, è solo una brutta giornata e restiamo in testa.»
Aos 33' a equipa de riscas azuis e pretas ganhava por 3-0, mas o Inter estava a jogar de branco. Na semana em que a Roma fez seis pontos (vitórias sobre Torino e Sampdoria), o Milan venceu a Fiorentina e o Genoa somou mais uma vitória fora, a equipa de Mourinho perde 3-1 em casa da Atalanta.
A Juventus joga com a Lazio, em Roma, esta noite, e pode reduzir a diferença para apenas um ponto.
Aos 33' a equipa de riscas azuis e pretas ganhava por 3-0, mas o Inter estava a jogar de branco. Na semana em que a Roma fez seis pontos (vitórias sobre Torino e Sampdoria), o Milan venceu a Fiorentina e o Genoa somou mais uma vitória fora, a equipa de Mourinho perde 3-1 em casa da Atalanta.
A Juventus joga com a Lazio, em Roma, esta noite, e pode reduzir a diferença para apenas um ponto.
Etiquetas:
Atalanta,
Inter,
José Mourinho,
Liga Italiana,
Videoteca
sábado, 17 de janeiro de 2009
E um dia voltou...
Debray Dário Silva, jogador uruguaio que passou por Peñarol, Cagliari e Sevilha, entre outros, nunca escondeu, depois do acidente de automóvel que lhe custou parte da perna direita, amputada abaixo do joelho, o desejo de voltar a jogar futebol, para marcar mais um golo. E assim aconteceu. Num jogo de beneficiência, Dário Silva jogou 60 minutos pelo Uruguai contra a Argentina, tendo marcado, de penalti, o golo do empate para os uruguaios, e ainda repetiu a façanha, no desempate.
O novo sonho de Dário Silva é representar o Uruguai nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, na modalidade de remo. E assim se dão bons exemplos.
O novo sonho de Dário Silva é representar o Uruguai nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, na modalidade de remo. E assim se dão bons exemplos.
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Cipriquê? Isso fica aonde?
Líder do campeonato cipriota, com 15 vitórias em 17 jogos, o Omonia Nicosia é o exemplo perfeito do abismo que existe actualmente entre a 1ª divisão do futebol mundial e os que lutam para sobreviver. Em dois recentes amigáveis, o Omonia perdeu 8-0 com o Alemannia Aachen (actual 5º da 2ª Bundesliga) e 10-1 com o Energie Cottbus (actual 16º da Bundesliga).
Chicago gol fiesta
Diz que são os dez melhores golos do Chicago Fire em 2008. Se no início a coisa parece tremida, lá para o fim arrepia. Destaque para Cuauhtemoc Blanco, com três golos.
Golos da semana
Di María, a estrear-se a marcar no Estádio da Luz. Mas o de Gourcuff leva menção honrosa. Para votar em TV Golo.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 2
Com mais uma paragem do campeonato nacional para a Taça da Liga dos últimos, o Desafio passa ao lado do futebol nacional. Quer dizer, não totalmente, mas lá chegaremos. Começamos a segunda jornada do Desafio 1X2 com dois jogos da Premier League inglesa. Em Liverpool mora o líder do campeonato, que desde Março apenas perdeu com o Tottenham (duas vezes, em Novembro, para a liga e para a taça da liga), e a última derrota em casa foi em Fevereiro, para a Taça (Barnsley, 1-2). Vem de três vitórias e um empate (10-1 em golos): a liderança está segura por dois pontos, mas com um jogo a mais que o Manchester United. Esta semana há dérbi. O Everton mantém o ritmo da época passada: muito perto do grupo da frente, vai alimentando o sonho de chegar a um lugar de acesso à Liga dos Campeões. Não calhando, vai-se à Liga Europa. A equipa de Nuno Valente e Louis Saha chegam aqui numa série de cinco vitórias e um empate, tendo derrotado no último mês o Man.City fora e empatado com o Chelsea. Há um ano perderam em Anfield Road com um golo de Torres logo aos 7'.
Mais abaixo, outro interessante duelo. A nova equipa dos milhões, o Man.City, está apenas dois pontos acima da linha de água, apesar de ter o 2º melhor ataque do campeonato. Estranho? Quando a equipa de Robinho está num dia sim, não há pai para eles: as seis vitórias no campeonato foram sempre com uma vantagem de três ou mais golos, incluindo sobre o Arsenal. Mas só conseguiram uma nos últimos nove jogos, dos quais perderam cinco, incluindo a recente eliminação da Taça, em casa, pelo Nottingham Forest. Esta semana recebem o Wigan, um clube que só em 2005 chegou à Premier League, mas que este ano parece conseguir fazer melhor que o 10º lugar da época de estreia. Com a estrela egípcia Amr Zaki em destaque (10 golos em 19 jogos), o Wigan está numa série de seis vitórias em nove jogos: vêm de uma derrota em casa do campeão, mercê de um golo de Wayne Rooney no primeiro minuto do jogo, mas a equipa mantém-se solidamente no 7º lugar, a fazer sombra ao Everton quatro pontos acima. Mais: têm um saldo de quatro vitórias e dois empates nos seis confrontos com o City desde 2006.
Passamos para Itália, para dois confrontos entre os sete primeiros. O errático Milan está a nove pontos do rival Inter e também já deixou fugir a Juventus (cinco pontos): duas vitórias nos últimos nove jogos deixam qualquer adepto apreensivo, e parece que os seus adeptos vão ter que esperar mais um ano para sonhar com a conquista do scudetto. Há que tentar não perder mais pontos: afinal, o 3º lugar já dá acesso directo à Liga dos Campeões. Um dos candidatos a esse lugar, e que neste momento está apenas dois pontos atrás, é a Fiorentina. A equipa viola visita o San Siro numa série de quatro vitórias em seis jogos (9-4 em golos), e com três vitórias seguidas nos últimos jogos fora (Torino, Steaua Bucareste e Sampdoria).
A Lazio tem estado uns furos acima dos seus rivais de Roma (seis pontos de diferença), e o 7º lugar dá-lhe uma vista previlegiada para a Europa: os confrontos com as equipas do grupo da frente serão decisivos para perceber se aqui há material para algo mais. No início de Dezembro, em dois jogos, tivemos o resumo da época até agora: à vitória sobre o Milan, fora, que valeu a continuação na Taça de Itália, seguiu-se a humilhação, em casa, frente ao Inter (0-3). Esta semana, terão um dia sim? O adversário não ajuda: a Juventus é provavelmente a equipa em melhor forma na Europa, depois do Barcelona. 13 vitórias e 2 empates nos últimos 16 jogos: a excepção é a derrota em casa do Inter (1-0, em Novembro), que vai permitindo aos de Mourinho manter a vantagem na liderança da liga. Com Amauri, Del Piero e Nedved em grande forma (21 golos entre os três), só podemos esperar mais e melhor.
Continuamos a acompanhar a 2ª divisão italiana: com os nove primeiros separados por seis pontos, vamos ter uma acesa luta neste longo campeonato de 42 jornadas pelos dois lugares de promoção directa e pelos quatro de play-off. Esta semana temos duelo entre 3º e 4º, que põe frente a frente um histórico da Serie A com uma equipa que subiu este ano pela primeira vez à serie B. O primeiro encontro oficial entre Parma e Sassuolo tem de um lado uma equipa com apenas uma derrota nos últimos 16 jogos e que não perde em casa desde Maio (no jogo que deu ao Inter o scudetto), e do outro um conto de fadas. Com apenas quatro estrangeiros e vários jogadores emprestados por Inter, Roma e Sampdoria, a referência do Sassuolo é Riccardo Zampagna, nº99, ex-Messina e Atalanta, agora com 34 anos, mas já com 8 golos esta época.
De Espanha vem um dos jogos da semana. Os dois pontos perdidos em casa frente ao Villarreal na última jornada valeram ao Valência a queda para o 4º lugar. A luta com Real Madrid e Sevilha pela vice-liderança não permite erros, mas as quatro vitórias nos últimos onze jogos não são suficientes para aguentar esse lugar. E esta semana, em Bilbao, um teste de fogo. O Athletic venceu os últimos três jogos com o Valência (8-1 em golos na época passada), vem de cincoo vitórias e três empates (incluindo um 2-3 na última jornada frente ao At.Madrid), e não perde em casa desde o dia 1 de Novembro. Figura em destaque: Llorente, com oito golos esta época, incluindo dois em Madrid no Domingo.
Onda de lesões? Nervos? Cansaço? Quaisquer que sejam as razões, o certo é que os recentes deslizes do Lyon voltaram a trazer interesse ao campeonato francês, que tem neste momento os sete primeiros separados por sete pontos. Esta jornada há confronto directo. O Lille está numa espantosa série desde Abril: 28 jogos com apenas três derrotas. É a tendência para o empate (tantos como as vitórias) que colocam a equipa em 7º neste momento. Mas o Rennes leva essa táctica um passo mais além: com 10 empates em 20 jogos no campeonato, o actual 3º classificado, a dois pontos do hepta-campeão, só perdeu um jogo para a liga, ainda em Agosto. Vitórias sobre Monaco e PSG, e um empate em Bordéus, em Novembro, reforçaram a candidatura da equipa a algo mais que apenas o 2º lugar.
Jogo grande também na Escócia. Celtic e Rangers continuam um degrau acima da concorrência: cinco pontos separam os dois grandes de Glasgow, com o Dundee United a vir 11 pontos mais atrás. Aparte a péssima prestação na Liga dos Campeões, o Celtic só perdeu um jogo esta época (Hibernian, 2-0, há um mês), e parece caminhar para o tetra. Teste decisivo a esse prognóstico é a deslocação desta semana a Aberdeen. Por lá mora uma equipa que ganhou seis dos últimos sete jogos e venceu os cinco disputados em casa desde Novembro, subindo assim ao 4º lugar, a dois pontos do Dundee. A última recepção aos campeões, deu empate, há dez meses.
No Chipre mora um campeonato de extremos: com apenas 14 equipas, a diferença entre primeiro e último é de 40 pontos (em Portugal, por exemplo, é de 19). Vamos acompanhar dois dérbis, um do topo, outro lá de baixo. O campeão vai ser encontrado nos confrontos directos entre Anorthosis Famagusta e os dois grandes de Nicosia: separados na frente por apenas três pontos, com percentagens de vitória entre os 76% e os 88%, a diferença para o 4º é já de 14 pontos. O líder Omonia chega aqui com oito vitórias seguidas (27-6 em golos), e com um registo de 100% em casa; o APOEL está numa série de oito vitórias e um empate (19-3, incluindo um 1-0 sobre o Anorthosis), e é a única equipa com apenas uma derrota esta época (Alki Larnaca, 1-0, em Novembro). O APOEL ganhou os últimos dois dérbis, ambos em casa (2-0, em Maio, e 3-2, em Outubro). Outra curiosidade: no total dos últimos 33 jogos, o APOEL tem mais uma vitória que o seu rival. Uma vitória caseira empata o balanço. Caras conhecidas, só do lado do APOEL: Jean Paulista, Hélio Pinto, Nuno Morais e Paulo Costa.
O outro dérbi cipriota da semana vem de Larnaca, com duas equipas à beira do abismo. O AEK ganhou apenas um jogo esta época, e mantém-se a seis pontos dos lugares de play-off de descida devido aos oito empates. Mesmo assim, a tarefa é quase impossível: apenas três pontos conquistados nos últimos dois meses deixam uma luz muitio pequena ao fundo do túnel. Esta semana há recepção ao Alki, o primeiro dos últimos: o 9º lugar (juntamente com os três abaixo) dá direito a disputar um play-off de descida no final da época, e o 8º está neste momento a quatro pontos de distância. Cinco pontos nos últimos sete jogos, também não animam ninguém, mas uma vitória no dérbi será decisiva para chegar à segurança. Os últimos seis confrontos deram três vitórias para cada lado. E aqui se comprova a preferência dos dirigentes (e agentes) do Chipre pelos jogadores portugueses (ou que por cá tenham passado): na equipa da casa jogam Nélson Veiga (ex-Naval), Elpídio Silva (ex-Boavista e Sporting) e Tiquinho (ex-Benfica B e Marítimo); no Alki jogam Nandinho (ex-Alverca e Vit.Setúbal) e Hugo Machado (ex-Sporting e E.Amadora).
O único jogo não europeu desta jornada vem de Marrocos, também com sotaque português. O líder Raja Casablanca, treinado por José Romão, está numa série de nove vitórias e três empates, tem o melhor ataque da prova, é a única equipa com apenas duas derrotas, e ainda não perdeu em casa esta época. Esta semana recebe o campeão, FAR Rabat, que está uns furos abaixo da época passada: só com vitórias em casa, ganhou apenas um dos oito jogos disputados fora, já em Outubro. Este jogo é assim crucial para perceber se continuam na luta pela revalidação do título. Dado adicional: nos últimos nove confrontos, o Raja nunca ganhou; três empates e seis vitórias para o FAR, incluindo um 4-1, em Setembro, em Rabat.
Terminamos com futebol nacional, do campeonato nacional de juniores. A 1ª fase é disputada em duas zonas, sendo que para a fase final apenas passam os dois primeiros, para um grupo final com quatro equipas. Na zona Sul os dois lugares normalmente são ocupados pelos dois grandes de Lisboa, mas este ano há um intruso: o Belenenses segue em 2º, e tem nesta jornada a grande oportunidade de chegar à liderança, bem dentro da segunda volta. Treinados por Rui Jorge (ex-Sporting e FC Porto), os de Belém chegam aqui numa série de cinco vitórias seguidas (13-2 em golos), incluindo um 2-1 sobre o Sporting (actual campeão nacional) no início de Dezembro. O Benfica (vice-campeão) tem aqui a oportunidade de aumentar a vantagem na frente: melhor equipa do campeonato fora de casa, com seis vitórias e 25 golos marcados em oito jogos. Os treinados por João Alves vêm de uma vitória fora por 1-5 em Oeiras, e venceram na última deslocação a Belém (1-2).
Prazo limite para colocar as previsões num comentário deste post: Sábado (17/Janeiro) às 13h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsões simples, meio ponto com dupla.
1. Liverpool - Everton
2. Man.City - Wigan
3. Milan - Fiorentina
4. Lazio - Juventus
5. Parma - Sassuolo
6. At.Bilbao - Valência
7. Lille - Rennes
8. Aberdeen - Celtic
9. Omonia Nicosia - APOEL Nicosia
10. AEK - Alki Larnaca
11. Raja Casablanca - FAR Rabat
12. Belenenses - Benfica (juniores)
Boa Sorte!
1. Premier League, 27/09: Liv 1-0 Eve, EVVVE - EVVVV (19/01, 20h00)
2. Premier League, 01/03: Man 0-0 Wig, DDVED - VVDVD (17/01, 15h00)
3. Serie A, 03/09: Mil 1-1 Fio, VDEVE - VVDVD (17/01, 19h30)
4. Serie A, 15/12/07: Laz 2-3 Juv, EDEVV - VEVVV (18/01, 19h30)
5. Serie B, VVDVE - VEEVD (17/01, 15h00)
6. Liga BBVA, 20/04: Atl 5-1 Val, VEEVV - DVEEE (18/01, 18h00)
7. Ligue 1, 16/02: Lil 3-1 Ren, EEVVV - EEVVV (18/01, 20h00)
8. Premier League (Escócia), 09/03: Abe 1-1 Cel, VVDVV - EVVEV (18/01, 14h00)
9. Marfin Laiki League (Chipre), 30/04: Omo 2-1 APO, VVVVV - EVVVV (17/01, 17h00)
10. Marfin Laiki League (Chipre), 09/12/07: AEK 2-0 Alk, DDDEE - EDDDV (17/01, 15h00)
11. GNF-1 (Marrocos), 10/11/07: Raj 1-1 FAR, VDVVV - VEVDD (18/01, 18h00)
12. Campeonato Nacional Juniores, 06/10/07: Bel 1-2 Ben, VVVVV - VDVEV (17/01, 15h00)
Premier League, após 21 jogos:
1. Liverpool 46p. 13/7/1 35-13 (casa: 6/4/0 16-6)
2. Man.United 44p. (-1j.)
3. Chelsea 42p.
4. Aston Villa 41p.
5. Arsenal 38p.
6. Everton 35p. 10/5/6 29-25 (fora: 7/1/2 15-10)
7. Wigan 31p. 9/4/8 25-22 (fora: 3/2/5 13-12)
(...)
15. Man.City 22p. 6/4/10 38-30 (casa: 5/0/5 24-11)
(...)
Serie A, após 18 jornadas:
1. Inter 43p.
2. Juventus 39p. 12/3/3 31-13 (fora: 5/2/2 12-7)
3. Milan 34p. 10/4/4 30-20 (casa: 8/0/1 19-5)
4. Nápoles 33p.
5. Genoa 32p.
6. Fiorentina 32p. 10/2/6 26-16 (fora: 4/0/5 11-10)
7. Lazio 30p. 9/3/6 29-24 (casa: 5/2/2 12-6)
(...)
Serie B, após 20 jornadas:
1. Livorno 35p.
2. Bari 34p.
3. Parma 33p. 8/9/3 24-16 (casa: 5/5/0 13-6)
4. Sassuolo 32p. (-1j.) 9/5/5 31-20 (fora: 2/5/3 13-12)
5. Empoli 32p.
6. Grosseto 32p.
7. Brescia 32p. (-1j.)
(...)
Liga BBVA, após 18 jornadas:
1. Barcelona 47p.
2. Real Madrid 35p.
3. Sevilha 35p.
4. Valência 34p. 10/4/4 36-24 (fora: 3/3/2 9-8)
5. At.Madrid 30p.
6. Villarreal 30p.
7. Dep.Corunha 30p.
(...)
11. At.Bilbao 23p. 6/5/7 24-27 (casa: 4/1/4 12-10)
(...)
Ligue 1, após 20 jornadas:
1. Lyon 39p.
2. Bordéus 38p.
3. Rennes 37p. 9/10/1 25-13 (fora: 2/6/1 7-4)
4. Marselha 35p.
5. Toulouse 34p.
6. PSG 33p.
7. Lille 32p. 8/8/3 28-19 (casa: 6/3/1 19-11)
(...)
Premier League (Escócia), após 21 jornadas:
1. Celtic 51p. 16/3/2 47-20 (fora: 8/1/1 21-9)
2. Rangers 46p.
3. Dundee United 35p.
4. Aberdeen 33p. 10/3/8 25-22 (casa: 5/1/4 11-9)
5. Hearts 32p.
(..)
Marfin Laiki League, após 17 jornadas:
1. Omonia Nicosia 45p. 15/0/2 47-12 (casa: 8/0/0 23-2)
2. Anorthosis Famagusta 43p.
3. APOEL Nicosia 42p. 13/3/1 35-12 (fora: 4/3/1 10-6)
4. Ethnikos Achnas 28p.
(...)
-----------------------
9. Alki Larnaca 17p. 4/5/8 18-27 (fora: 0/4/4 8-15)
(...)
-----------------------
13. AEK Larnaca 8p. 1/5/11 14-28 (casa: 1/4/3 11-15)
14. Atromitos Yeroskipou 5p.
GNF-1, após 16 jornadas:
1. Raja Casablanca 32p. 9/5/2 24-10 (casa: 4/3/0 14-2)
2. Difaa El Jadida 32p.
3. Olympique Khourigba 27p.
4. FAR Rabat 25p. (-2j.) 7/4/3 19-8 (fora: 1/4/3 6-7)
5. AS Salé 21p. (-1j.)
(...)
Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, após 17 jornadas:
1. Benfica 41p. 13/2/2 46-12 (fora: 6/1/1 25-7)
2. Belenenses 40p. 13/1/3 51-16 (casa: 7/0/2 28-10)
3. Sporting 37p.
4. Nacional 33p.
5. E.Amadora 32p.
(...)
Mais abaixo, outro interessante duelo. A nova equipa dos milhões, o Man.City, está apenas dois pontos acima da linha de água, apesar de ter o 2º melhor ataque do campeonato. Estranho? Quando a equipa de Robinho está num dia sim, não há pai para eles: as seis vitórias no campeonato foram sempre com uma vantagem de três ou mais golos, incluindo sobre o Arsenal. Mas só conseguiram uma nos últimos nove jogos, dos quais perderam cinco, incluindo a recente eliminação da Taça, em casa, pelo Nottingham Forest. Esta semana recebem o Wigan, um clube que só em 2005 chegou à Premier League, mas que este ano parece conseguir fazer melhor que o 10º lugar da época de estreia. Com a estrela egípcia Amr Zaki em destaque (10 golos em 19 jogos), o Wigan está numa série de seis vitórias em nove jogos: vêm de uma derrota em casa do campeão, mercê de um golo de Wayne Rooney no primeiro minuto do jogo, mas a equipa mantém-se solidamente no 7º lugar, a fazer sombra ao Everton quatro pontos acima. Mais: têm um saldo de quatro vitórias e dois empates nos seis confrontos com o City desde 2006.
Passamos para Itália, para dois confrontos entre os sete primeiros. O errático Milan está a nove pontos do rival Inter e também já deixou fugir a Juventus (cinco pontos): duas vitórias nos últimos nove jogos deixam qualquer adepto apreensivo, e parece que os seus adeptos vão ter que esperar mais um ano para sonhar com a conquista do scudetto. Há que tentar não perder mais pontos: afinal, o 3º lugar já dá acesso directo à Liga dos Campeões. Um dos candidatos a esse lugar, e que neste momento está apenas dois pontos atrás, é a Fiorentina. A equipa viola visita o San Siro numa série de quatro vitórias em seis jogos (9-4 em golos), e com três vitórias seguidas nos últimos jogos fora (Torino, Steaua Bucareste e Sampdoria).
A Lazio tem estado uns furos acima dos seus rivais de Roma (seis pontos de diferença), e o 7º lugar dá-lhe uma vista previlegiada para a Europa: os confrontos com as equipas do grupo da frente serão decisivos para perceber se aqui há material para algo mais. No início de Dezembro, em dois jogos, tivemos o resumo da época até agora: à vitória sobre o Milan, fora, que valeu a continuação na Taça de Itália, seguiu-se a humilhação, em casa, frente ao Inter (0-3). Esta semana, terão um dia sim? O adversário não ajuda: a Juventus é provavelmente a equipa em melhor forma na Europa, depois do Barcelona. 13 vitórias e 2 empates nos últimos 16 jogos: a excepção é a derrota em casa do Inter (1-0, em Novembro), que vai permitindo aos de Mourinho manter a vantagem na liderança da liga. Com Amauri, Del Piero e Nedved em grande forma (21 golos entre os três), só podemos esperar mais e melhor.
Continuamos a acompanhar a 2ª divisão italiana: com os nove primeiros separados por seis pontos, vamos ter uma acesa luta neste longo campeonato de 42 jornadas pelos dois lugares de promoção directa e pelos quatro de play-off. Esta semana temos duelo entre 3º e 4º, que põe frente a frente um histórico da Serie A com uma equipa que subiu este ano pela primeira vez à serie B. O primeiro encontro oficial entre Parma e Sassuolo tem de um lado uma equipa com apenas uma derrota nos últimos 16 jogos e que não perde em casa desde Maio (no jogo que deu ao Inter o scudetto), e do outro um conto de fadas. Com apenas quatro estrangeiros e vários jogadores emprestados por Inter, Roma e Sampdoria, a referência do Sassuolo é Riccardo Zampagna, nº99, ex-Messina e Atalanta, agora com 34 anos, mas já com 8 golos esta época.
De Espanha vem um dos jogos da semana. Os dois pontos perdidos em casa frente ao Villarreal na última jornada valeram ao Valência a queda para o 4º lugar. A luta com Real Madrid e Sevilha pela vice-liderança não permite erros, mas as quatro vitórias nos últimos onze jogos não são suficientes para aguentar esse lugar. E esta semana, em Bilbao, um teste de fogo. O Athletic venceu os últimos três jogos com o Valência (8-1 em golos na época passada), vem de cincoo vitórias e três empates (incluindo um 2-3 na última jornada frente ao At.Madrid), e não perde em casa desde o dia 1 de Novembro. Figura em destaque: Llorente, com oito golos esta época, incluindo dois em Madrid no Domingo.
Onda de lesões? Nervos? Cansaço? Quaisquer que sejam as razões, o certo é que os recentes deslizes do Lyon voltaram a trazer interesse ao campeonato francês, que tem neste momento os sete primeiros separados por sete pontos. Esta jornada há confronto directo. O Lille está numa espantosa série desde Abril: 28 jogos com apenas três derrotas. É a tendência para o empate (tantos como as vitórias) que colocam a equipa em 7º neste momento. Mas o Rennes leva essa táctica um passo mais além: com 10 empates em 20 jogos no campeonato, o actual 3º classificado, a dois pontos do hepta-campeão, só perdeu um jogo para a liga, ainda em Agosto. Vitórias sobre Monaco e PSG, e um empate em Bordéus, em Novembro, reforçaram a candidatura da equipa a algo mais que apenas o 2º lugar.
Jogo grande também na Escócia. Celtic e Rangers continuam um degrau acima da concorrência: cinco pontos separam os dois grandes de Glasgow, com o Dundee United a vir 11 pontos mais atrás. Aparte a péssima prestação na Liga dos Campeões, o Celtic só perdeu um jogo esta época (Hibernian, 2-0, há um mês), e parece caminhar para o tetra. Teste decisivo a esse prognóstico é a deslocação desta semana a Aberdeen. Por lá mora uma equipa que ganhou seis dos últimos sete jogos e venceu os cinco disputados em casa desde Novembro, subindo assim ao 4º lugar, a dois pontos do Dundee. A última recepção aos campeões, deu empate, há dez meses.
No Chipre mora um campeonato de extremos: com apenas 14 equipas, a diferença entre primeiro e último é de 40 pontos (em Portugal, por exemplo, é de 19). Vamos acompanhar dois dérbis, um do topo, outro lá de baixo. O campeão vai ser encontrado nos confrontos directos entre Anorthosis Famagusta e os dois grandes de Nicosia: separados na frente por apenas três pontos, com percentagens de vitória entre os 76% e os 88%, a diferença para o 4º é já de 14 pontos. O líder Omonia chega aqui com oito vitórias seguidas (27-6 em golos), e com um registo de 100% em casa; o APOEL está numa série de oito vitórias e um empate (19-3, incluindo um 1-0 sobre o Anorthosis), e é a única equipa com apenas uma derrota esta época (Alki Larnaca, 1-0, em Novembro). O APOEL ganhou os últimos dois dérbis, ambos em casa (2-0, em Maio, e 3-2, em Outubro). Outra curiosidade: no total dos últimos 33 jogos, o APOEL tem mais uma vitória que o seu rival. Uma vitória caseira empata o balanço. Caras conhecidas, só do lado do APOEL: Jean Paulista, Hélio Pinto, Nuno Morais e Paulo Costa.
O outro dérbi cipriota da semana vem de Larnaca, com duas equipas à beira do abismo. O AEK ganhou apenas um jogo esta época, e mantém-se a seis pontos dos lugares de play-off de descida devido aos oito empates. Mesmo assim, a tarefa é quase impossível: apenas três pontos conquistados nos últimos dois meses deixam uma luz muitio pequena ao fundo do túnel. Esta semana há recepção ao Alki, o primeiro dos últimos: o 9º lugar (juntamente com os três abaixo) dá direito a disputar um play-off de descida no final da época, e o 8º está neste momento a quatro pontos de distância. Cinco pontos nos últimos sete jogos, também não animam ninguém, mas uma vitória no dérbi será decisiva para chegar à segurança. Os últimos seis confrontos deram três vitórias para cada lado. E aqui se comprova a preferência dos dirigentes (e agentes) do Chipre pelos jogadores portugueses (ou que por cá tenham passado): na equipa da casa jogam Nélson Veiga (ex-Naval), Elpídio Silva (ex-Boavista e Sporting) e Tiquinho (ex-Benfica B e Marítimo); no Alki jogam Nandinho (ex-Alverca e Vit.Setúbal) e Hugo Machado (ex-Sporting e E.Amadora).
O único jogo não europeu desta jornada vem de Marrocos, também com sotaque português. O líder Raja Casablanca, treinado por José Romão, está numa série de nove vitórias e três empates, tem o melhor ataque da prova, é a única equipa com apenas duas derrotas, e ainda não perdeu em casa esta época. Esta semana recebe o campeão, FAR Rabat, que está uns furos abaixo da época passada: só com vitórias em casa, ganhou apenas um dos oito jogos disputados fora, já em Outubro. Este jogo é assim crucial para perceber se continuam na luta pela revalidação do título. Dado adicional: nos últimos nove confrontos, o Raja nunca ganhou; três empates e seis vitórias para o FAR, incluindo um 4-1, em Setembro, em Rabat.
Terminamos com futebol nacional, do campeonato nacional de juniores. A 1ª fase é disputada em duas zonas, sendo que para a fase final apenas passam os dois primeiros, para um grupo final com quatro equipas. Na zona Sul os dois lugares normalmente são ocupados pelos dois grandes de Lisboa, mas este ano há um intruso: o Belenenses segue em 2º, e tem nesta jornada a grande oportunidade de chegar à liderança, bem dentro da segunda volta. Treinados por Rui Jorge (ex-Sporting e FC Porto), os de Belém chegam aqui numa série de cinco vitórias seguidas (13-2 em golos), incluindo um 2-1 sobre o Sporting (actual campeão nacional) no início de Dezembro. O Benfica (vice-campeão) tem aqui a oportunidade de aumentar a vantagem na frente: melhor equipa do campeonato fora de casa, com seis vitórias e 25 golos marcados em oito jogos. Os treinados por João Alves vêm de uma vitória fora por 1-5 em Oeiras, e venceram na última deslocação a Belém (1-2).
Prazo limite para colocar as previsões num comentário deste post: Sábado (17/Janeiro) às 13h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsões simples, meio ponto com dupla.
1. Liverpool - Everton
2. Man.City - Wigan
3. Milan - Fiorentina
4. Lazio - Juventus
5. Parma - Sassuolo
6. At.Bilbao - Valência
7. Lille - Rennes
8. Aberdeen - Celtic
9. Omonia Nicosia - APOEL Nicosia
10. AEK - Alki Larnaca
11. Raja Casablanca - FAR Rabat
12. Belenenses - Benfica (juniores)
Boa Sorte!
1. Premier League, 27/09: Liv 1-0 Eve, EVVVE - EVVVV (19/01, 20h00)
2. Premier League, 01/03: Man 0-0 Wig, DDVED - VVDVD (17/01, 15h00)
3. Serie A, 03/09: Mil 1-1 Fio, VDEVE - VVDVD (17/01, 19h30)
4. Serie A, 15/12/07: Laz 2-3 Juv, EDEVV - VEVVV (18/01, 19h30)
5. Serie B, VVDVE - VEEVD (17/01, 15h00)
6. Liga BBVA, 20/04: Atl 5-1 Val, VEEVV - DVEEE (18/01, 18h00)
7. Ligue 1, 16/02: Lil 3-1 Ren, EEVVV - EEVVV (18/01, 20h00)
8. Premier League (Escócia), 09/03: Abe 1-1 Cel, VVDVV - EVVEV (18/01, 14h00)
9. Marfin Laiki League (Chipre), 30/04: Omo 2-1 APO, VVVVV - EVVVV (17/01, 17h00)
10. Marfin Laiki League (Chipre), 09/12/07: AEK 2-0 Alk, DDDEE - EDDDV (17/01, 15h00)
11. GNF-1 (Marrocos), 10/11/07: Raj 1-1 FAR, VDVVV - VEVDD (18/01, 18h00)
12. Campeonato Nacional Juniores, 06/10/07: Bel 1-2 Ben, VVVVV - VDVEV (17/01, 15h00)
Premier League, após 21 jogos:
1. Liverpool 46p. 13/7/1 35-13 (casa: 6/4/0 16-6)
2. Man.United 44p. (-1j.)
3. Chelsea 42p.
4. Aston Villa 41p.
5. Arsenal 38p.
6. Everton 35p. 10/5/6 29-25 (fora: 7/1/2 15-10)
7. Wigan 31p. 9/4/8 25-22 (fora: 3/2/5 13-12)
(...)
15. Man.City 22p. 6/4/10 38-30 (casa: 5/0/5 24-11)
(...)
Serie A, após 18 jornadas:
1. Inter 43p.
2. Juventus 39p. 12/3/3 31-13 (fora: 5/2/2 12-7)
3. Milan 34p. 10/4/4 30-20 (casa: 8/0/1 19-5)
4. Nápoles 33p.
5. Genoa 32p.
6. Fiorentina 32p. 10/2/6 26-16 (fora: 4/0/5 11-10)
7. Lazio 30p. 9/3/6 29-24 (casa: 5/2/2 12-6)
(...)
Serie B, após 20 jornadas:
1. Livorno 35p.
2. Bari 34p.
3. Parma 33p. 8/9/3 24-16 (casa: 5/5/0 13-6)
4. Sassuolo 32p. (-1j.) 9/5/5 31-20 (fora: 2/5/3 13-12)
5. Empoli 32p.
6. Grosseto 32p.
7. Brescia 32p. (-1j.)
(...)
Liga BBVA, após 18 jornadas:
1. Barcelona 47p.
2. Real Madrid 35p.
3. Sevilha 35p.
4. Valência 34p. 10/4/4 36-24 (fora: 3/3/2 9-8)
5. At.Madrid 30p.
6. Villarreal 30p.
7. Dep.Corunha 30p.
(...)
11. At.Bilbao 23p. 6/5/7 24-27 (casa: 4/1/4 12-10)
(...)
Ligue 1, após 20 jornadas:
1. Lyon 39p.
2. Bordéus 38p.
3. Rennes 37p. 9/10/1 25-13 (fora: 2/6/1 7-4)
4. Marselha 35p.
5. Toulouse 34p.
6. PSG 33p.
7. Lille 32p. 8/8/3 28-19 (casa: 6/3/1 19-11)
(...)
Premier League (Escócia), após 21 jornadas:
1. Celtic 51p. 16/3/2 47-20 (fora: 8/1/1 21-9)
2. Rangers 46p.
3. Dundee United 35p.
4. Aberdeen 33p. 10/3/8 25-22 (casa: 5/1/4 11-9)
5. Hearts 32p.
(..)
Marfin Laiki League, após 17 jornadas:
1. Omonia Nicosia 45p. 15/0/2 47-12 (casa: 8/0/0 23-2)
2. Anorthosis Famagusta 43p.
3. APOEL Nicosia 42p. 13/3/1 35-12 (fora: 4/3/1 10-6)
4. Ethnikos Achnas 28p.
(...)
-----------------------
9. Alki Larnaca 17p. 4/5/8 18-27 (fora: 0/4/4 8-15)
(...)
-----------------------
13. AEK Larnaca 8p. 1/5/11 14-28 (casa: 1/4/3 11-15)
14. Atromitos Yeroskipou 5p.
GNF-1, após 16 jornadas:
1. Raja Casablanca 32p. 9/5/2 24-10 (casa: 4/3/0 14-2)
2. Difaa El Jadida 32p.
3. Olympique Khourigba 27p.
4. FAR Rabat 25p. (-2j.) 7/4/3 19-8 (fora: 1/4/3 6-7)
5. AS Salé 21p. (-1j.)
(...)
Campeonato Nacional de Juniores, Zona Sul, após 17 jornadas:
1. Benfica 41p. 13/2/2 46-12 (fora: 6/1/1 25-7)
2. Belenenses 40p. 13/1/3 51-16 (casa: 7/0/2 28-10)
3. Sporting 37p.
4. Nacional 33p.
5. E.Amadora 32p.
(...)
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 1 (resultados finais)
15. Nacional 2-1 FC Porto 1 (previsões 1X2: 1/6/11) 1p.
1-0: Ruben Micael (23')
1-1: Sapunaru (37')
2-1: Miguel Fidalgo (84')
16. Belenenses 0-0 V.Guimarães X (previsões 1X2: 9/3/7) 2p.
17. PAOK 0-0 Aris Salónica X (previsões 1X2: 12/2/3) 1,5p.
Um resultado esperado e três surpresas produziram pontuações baixas nesta jornada a meio da semana. O destaque vai para o Fanã, que apenas falhou um jogo e reforçou a vice-liderança; para o Marcelo, que saltou quatro lugares e juntou-se a dois dos vencedores da edição anterior no 3º lugar; e para o Paulo P., que sendo apenas um de quatro participantes a acertar mais de um jogo, reforçou a condição de líder, ao fim da primeira jornada.
14. Bristol City 0-2 Portsmouth 2
15. Nacional 2-1 FC Porto 1
16. Belenenses 0-0 V.Guimarães X
17. PAOK 0-0 Aris Salónica X
Tabela da 2ª parte desta semana:
1. Marcelo 2p.
_ Fanã 2p.
3. Danilo 1,5p.
_ Paulo P. 1,5p.
5. Vicente 1p.
_ Paul Man 1p.
_ Hyug Badox 1p.
_ José 1p.
_ Deportivista (Juan) 1p.
_ Alexandre 1p.
_ JA 1p.
_ L.Carlos 1p.
_ Valhelhas 1p.
14. Jota 0p.
_ Dracul 0p.
Classificação geral:
1. Paulo P. 12p. (1,5)
2. Fanã 10p. (2)
3. Paul Man 8p. (1)
_ Marcelo 8p. (2)
_ Deportivista (Juan) 8p. (1)
6. L.Carlos 7,5p. (1)
7. José 7p. (1)
8. Danilo 6,5p. (1,5)
_ Alexandre 6,5p. (1)
_ Jota 6,5p. (0)
11. Vicente 6p. (1)
_ Hyug Badox 6p. (1)
_ Valhelhas 6p. (1)
14. JA 5,5p. (1)
15. Dracul 4,5p. (0)
pontuação base: 4,5p.
1-0: Ruben Micael (23')
1-1: Sapunaru (37')
2-1: Miguel Fidalgo (84')
16. Belenenses 0-0 V.Guimarães X (previsões 1X2: 9/3/7) 2p.
17. PAOK 0-0 Aris Salónica X (previsões 1X2: 12/2/3) 1,5p.
Um resultado esperado e três surpresas produziram pontuações baixas nesta jornada a meio da semana. O destaque vai para o Fanã, que apenas falhou um jogo e reforçou a vice-liderança; para o Marcelo, que saltou quatro lugares e juntou-se a dois dos vencedores da edição anterior no 3º lugar; e para o Paulo P., que sendo apenas um de quatro participantes a acertar mais de um jogo, reforçou a condição de líder, ao fim da primeira jornada.
14. Bristol City 0-2 Portsmouth 2
15. Nacional 2-1 FC Porto 1
16. Belenenses 0-0 V.Guimarães X
17. PAOK 0-0 Aris Salónica X
Tabela da 2ª parte desta semana:
1. Marcelo 2p.
_ Fanã 2p.
3. Danilo 1,5p.
_ Paulo P. 1,5p.
5. Vicente 1p.
_ Paul Man 1p.
_ Hyug Badox 1p.
_ José 1p.
_ Deportivista (Juan) 1p.
_ Alexandre 1p.
_ JA 1p.
_ L.Carlos 1p.
_ Valhelhas 1p.
14. Jota 0p.
_ Dracul 0p.
Classificação geral:
1. Paulo P. 12p. (1,5)
2. Fanã 10p. (2)
3. Paul Man 8p. (1)
_ Marcelo 8p. (2)
_ Deportivista (Juan) 8p. (1)
6. L.Carlos 7,5p. (1)
7. José 7p. (1)
8. Danilo 6,5p. (1,5)
_ Alexandre 6,5p. (1)
_ Jota 6,5p. (0)
11. Vicente 6p. (1)
_ Hyug Badox 6p. (1)
_ Valhelhas 6p. (1)
14. JA 5,5p. (1)
15. Dracul 4,5p. (0)
pontuação base: 4,5p.
terça-feira, 13 de janeiro de 2009
Desafio 1X2 vol.IV - semana 1 (jogo de 3ª)
14. Bristol City 0-2 Portsmouth 2 (previsões 1X2: 1/3/12) 11,5p.
0-1: Peter Crouch (38')
0-2: Kranjcar (88')
Tabela actualizada:
1. Paulo P. 11,5p. (1)
2. Fanã 8,5p. (0,5)
3. Deportivista (Juan) 8p. (1)
4. L.Carlos 7,5p. (1)
5. Paul Man 7p. (0)
_ Marcelo 7p. (1)
_ José 7p. (1)
8. Alexandre 6,5p. (1)
_ Jota 6,5p. (0)
10. Vicente 6p. (1)
_ Hyug Badox 6p. (1)
_ Danilo 6p. (1)
_ Valhelhas 6p. (1)
14. JA 5,5p. (1)
15. Dracul 4,5p. (0)
0-1: Peter Crouch (38')
0-2: Kranjcar (88')
Tabela actualizada:
1. Paulo P. 11,5p. (1)
2. Fanã 8,5p. (0,5)
3. Deportivista (Juan) 8p. (1)
4. L.Carlos 7,5p. (1)
5. Paul Man 7p. (0)
_ Marcelo 7p. (1)
_ José 7p. (1)
8. Alexandre 6,5p. (1)
_ Jota 6,5p. (0)
10. Vicente 6p. (1)
_ Hyug Badox 6p. (1)
_ Danilo 6p. (1)
_ Valhelhas 6p. (1)
14. JA 5,5p. (1)
15. Dracul 4,5p. (0)
segunda-feira, 12 de janeiro de 2009
Super Barça
O Osasuna entrou para o encontro de hoje com apenas três vitórias nos vinte jogos disputados esta época, muito por obra e graça do senhor Camacho, salvador de coisa nenhuma que por aqui partilha esse estatuto com uma outra ex-glória benfiquista, Ronald Koeman. Mas aos 73' aconteceu o impensável: Walter Pandiani colocava a equipa da casa a vencer por 2-1.
Só que o Barcelona de Pep Guardiola está para lá de qualquer definição: Xavi (80') e Messi (85') colocaram os catalães com 12 pontos de vantagem sobre o 2º, o Real Madrid, que venceu confortavelmente o Maiorca por 0-3.
Só que o Barcelona de Pep Guardiola está para lá de qualquer definição: Xavi (80') e Messi (85') colocaram os catalães com 12 pontos de vantagem sobre o 2º, o Real Madrid, que venceu confortavelmente o Maiorca por 0-3.
Etiquetas:
Barcelona,
Golos,
Liga Espanhola,
Lionel Messi,
Osasuna,
Videoteca
Subscrever:
Mensagens (Atom)