É entrar, é entrar, em mais uma festa do futebol, na qual vamos acompanhar vinte jogos ao longo de cinco dias, das principais ligas europeias ao campeonato marroquino, com destaque para a final da Liga dos Campeões Asiáticos.
Começamos em Portugal, onde o Benfica visita um estádio que boas recordações lhe traz da época passada. A vitória por 1-3 em Janeiro foi uma das melhores exibições da equipa então treinada por Camacho, mas não impediu que o Vitória acabasse em 3º, à frente dos encarnados, relegando-os para a Taça UEFA. Esta época começou mal para os de Guimarães, com a eliminação das competições europeias frente a Basileia e Portsmouth, mas desde a recepção ao Nacional que não perdem. Em caso de vitória, igualam o Benfica. A equipa de Quique Flores, que ainda só perdeu um jogo (em Nápoles), tem aqui uma importante barreira psicológica a ultrapassar, até porque, se perder, pode novamente ficar atrás dos adversários directos na luta pelo título.
Depois de um mau início de época, onde se chegou a pôr em causa o lugar de Pep Guardiola, o Barcelona encontrou, na recepção ao Sporting, o adversário ideal para iniciar a recuperação. Assim foi: desde essa vitória por 3-1 que os catalães só sabem ganhar, já lá vão 10 jogos. Pelo caminho, a subida ao 2º lugar do campeonato, e a qualificação para os oitavos da Liga dos Campeões (LC) praticamente garantida. Mas esta semana enfrentam um difícil teste: o Málaga venceu os últimos quatro jogos para o campeonato (incluindo a deslocação a Sevilha da última jornada) e está em 6º lugar. A seguir vem o Real Madrid, e fazendo estes dois jogos sem derrotas, temos aqui sério candidato aos lugares da UEFA.
Em Inglaterra, vimos esta semana um caso prático do síndrome Ronald Koeman. Os jogadores do Valência, na época passada, andaram vários meses a fazer a folha ao treinador holandês, só acordando nos jogos com grande audiência, como a final da Taça do Rei e a deslocação ao Bernabéu. Assim que ele saiu, começaram a ganhar jogos, afastaram o fantasma da despromoção e ficaram a meio da tabela. No Tottenham, despacharam há uns meses Martin Jol, que não saía da cepa torta, para ir buscar o senhor Taça UEFA, Juande Ramos, mas este não fez muito mais. Com aquele plantel, conseguir apenas duas vitórias em doze jogos, não era normal. Foi só sair, ainda Harry Redknapp estava a ver o jogo da bancada, e a equipa já ganhava 2-0 ao Bolton. Ontem, na deslocação ao Emirates, empate (4-4) com o Arsenal, com dois golos nos últimos dois minutos. A seguir, o líder Liverpool, que entra para este jogo com o impressionante registo de 10 vitórias e 5 empates nos quinze jogos realizados esta época.
Em Itália temos uma impressionante Udinese a liderar o campeonato, o Inter a espirrar empates a zero em 4º lugar, dois pontos atrás, e o Nápoles e o Milan entre eles. Se se pensasse que a boa forma dos napolitanos era apenas caseira, a vitória fora frente à Lazio mostrou que temos equipa. Aumenta assim a expectativa para a deslocação a Milão, onde Kaká e companhia, depois das duas derrotas no início do campeonato, ganharam nove, empataram um (em Cagliari), e já olham para baixo para Mourinho.
Na liga holandesa, onde se prevê um campeonato cheio de deslizes e tropeções, seguem na frente o AZ Alkmaar e o FC Groningen. Logo a seguir, as duas equipas que protagonizam esta semana um encontro com cheiro a vingança: o Twente fez uma espectacular ponta final na época passada, que lhes permitiu entrar no play-off de acesso à Liga dos Campeões, derrotando na final o Ajax, que tinha terminado o campeonato em 2º. Esse desempenho valeu ao treinador um bilhete para o estrangeiro, e a direcção achou por bem ir resgatar um pobre coitado que não sabia bem onde cair, Steve McClaren. A adaptação inicial não foi muito feliz, com três derrotas e dois empates, mas lá se aguentou, e ainda bem: desde então, oito vitórias em nove jogos levaram a equipa a 4º na liga, e a liderança do grupo na Taça UEFA. No banco do Ajax mora uma cara ainda mais conhecida: Marco Van Basten disse que ia para Amesterdão ainda antes de sair do comando da selecção, e não se pode dizer que os resultados estejam a ser muito maus. Oito pontos perdidos na liga deixam a equipa a dois pontos do primeiro, e a derrota fora com o Aston Villa não compromete (para já) a passagem à próxima fase da Taça UEFA.
Em Atenas começamos a nossa ronda dos dérbis. Um dos maiores saltimbancos do futebol mundial, Henk ten Cate, que já andou pelo MTK, Barcelona e Chelsea, está agora no Panathinaikos, a tentar reparar os estragos feitos por José Peseiro. Mas, surpresa das surpresas, não se está a safar lá muito bem: seis vitórias em 14 jogos, incluindo derrotas no Chipre com o Anorthosis, no dérbi com o AEK e ontem, em casa, com o Ergotelis, já começam a doer muito aos adeptos que vêm o Olympiakos em 1º, a seis pontos de distância. Esta semana há mais um dérbi, com o Panionios, que nunca foi campeão, e apenas venceu a taça duas vezes (79 e 98). Mas uma recente injecção de capital fez o clube subir de estatuto, e o objectivo agora é lutar pelos lugares da Taça UEFA, de tal forma que foram buscar Álvaro Recoba, já com 32 anos, mas ainda com energia para dar um pezinho na liga grega. Quem também anda por lá é Lourenço, que o Sporting emprestou a cinco clubes diferentes entre 2000 e 2006, com destaque para o período passado na U.Leiria.
O dérbi de Bucareste é também o grande clássico da Roménia: Dínamo e Steaua são os dois clubes com mais títulos conquistados (41 no total), sendo que desde 1981/82 apenas quatro campeonatos não foram ganhos por um deles, o mais recente no ano passado, pelo Cluj. O Dínamo, que tem no seu plantel Júlio César (ex-Benfica) e Zé Kalanga (ex-Boavista), leva seis vitórias em casa para o campeonato, apenas um golo sofrido, e lidera a tabela com um ponto de avanço sobre o Unirea. O Steaua regressou este ano à Liga dos Campeões, mas parece que quiseram dar um passo maior que a perna. A grande transferência interna foi Semedo, que veio do Cluj, juntando-se assim a Tiago Gomes, dois velhos conhecidos dos tempos do Estrela da Amadora. As coisas até nem começaram mal, com sete vitórias nos primeiros onze jogos, mas já lá vai um mês sem vencer, a partir do empate com o Cluj. A queda para o 4º lugar do campeonato, a eliminação da taça, e com apenas um ponto em três jornadas na LC, é hora do vai ou racha.
Passamos para a Bulgária, com um jogo em tudo semelhante ao anterior: dérbi de Sofia, apelidado de O Dérbi Eterno, e o grande clássico do campeonato. Levski e CSKA são os dois grandes coleccionadores de títulos, com 56 campeonatos conquistados entre os dois, e o Slavia a grande distância, com apenas sete. O Levski é bi-campeão (o CSKA ganhou em 2003 e 2005, o Lokomotiv Plovdiv ganhou o único título da sua história em 2004) e é o único clube búlgaro a ter participado na Liga dos Campeões, apesar de ter sido um triste espectáculo: seis derrotas, 1-17, em 2006. Este início de época já teve alguns percalços, com destaque para a derrota caseira (0-1) com o Zilina que valeu a eliminação da Taça UEFA. O CSKA parece estar em melhor forma, com nove vitórias e um empate a valerem a liderança da liga e a conquista da supertaça.
Vamos à Hungria terminar este périplo pelo Leste Europeu. Com o Ferencvaros ainda a viver a sua saga na 2ª divisão, dois clubes têm estado no topo da liga húngara: o Debrecen, que conquistou o título de campeão pela primeira vez em 2005, e tornou-se tri-campeão em 2007; e o MTK, actual campeão, depois de cinco anos sem vencer. Este ano, o Debrecen volta a demonstrar que vai lutar pelo título, com cinco vitórias nos últimos sete jogos, mas o MTK está muito irregular, com a dupla derrota para o Fenerbahçe na 2ª pré-eliminatória da LC (incluindo um 0-5 em casa) a deixar marcas profundas. A nove pontos de distância com apenas 12 jornadas realizadas, é hora de decisões em Budapeste.
Na Argentina, este pode ser o jogo do título. A sete jornadas do fim, o San Lorenzo começa a sentir a pressão: apenas um ponto conquistado nos últimos dois jogos quebraram uma série de seis vitórias seguidas, e a liderança é agora partilhada com o Tigre, que busca o seu primeiro título. A recuperar está o Boca Juniors, que vem de três vitórias seguidas para o campeonato, e está a três pontos da liderança. Riquelme contra Bergessio, vejamos quem se chega à frente.
Mais um clássico, na primeira visita que fazemos ao campeonato marroquino. FAR Rabat e WAC Casablanca são os clubes com mais campeonatos conquistados (12 e 11, respectivamente), numa liga que já teve 16 campeões diferentes. O FAR é o campeão em título e esta parece ser mais uma época de luta com o WAC (campeão em 2006). Em igualdade pontual no topo da tabela, são as únicas equipas que ainda não perderam na liga. Nos últimos oito clássicos, o FAR nunca ganhou: três empates a zero, quatro vitórias do WAC por 1-0, e uma por 2-1. Nota para o número de estrangeiros: zero no plantel do FAR, três no WAC (um da Venezuela e dois do Mali).
A 2ª parte do Desafio desta semana terá cinco jogos da Liga dos Campeões: a Roma tenta sair de uma série de quatro derrotas, o Chelsea tenta pôr um pé nos oitavos; depois do tropeção em Bordéus há duas semanas, o Cluj quer responder na mesma moeda e continuar na luta pelo apuramento; o Celtic também procura recuperar da derrota em Manchester, procurando ganhar vantagem sobre o Aalborg; a Fiorentina está obrigada a pontuar, se quiser apanhar o Lyon no 2º lugar, mas o Bayern quer garantir desde já o apuramento, e somar a quinta vitória consecutiva; e o FC Porto, depois de duas derrotas seguidas em casa, tem de ir vencer a Kiev se quiser continuar na Liga dos milhões.
Num ciclo diferente, encontramos a Liga dos Campeões Asiáticos (LCA) na hora decisiva. A final é disputada a duas mãos, e a primeira realiza-se este fim-de-semana no Japão. O Gamba Osaka fez um percurso sem derrotas, mas com um melhor desempenho fora de casa: cinco vitórias em outros tantos jogos contrastam com os três empates registados em casa. Assim sucedeu na meia-final: o empate com o Urawa Red Diamonds antecipou uma vitória por 1-3 que garantiu a presença na final. Do outro lado, o Adelaide United, naquela que vai ser a primeira presença de uma equipa australiana no jogo decisivo da LCA. Depois da vitória sobre o Bunyodkor (o clube anteriormente conhecido por Kuruvchi), que contratou Rivaldo e Zico para levar a equipa ao título, só falta um pequeno passo para o futebol australiano dar mais um passo na sua afirmação mundial.
Para terminar, três encontros da Taça UEFA: o Spartak Moscovo, de Michael Laudrup, que está neste momento em 6º no campeonato, fora dos lugares europeus, mas apenas a quatro pontos de um lugar na LC, inicia aqui a prova, com uma recepção ao líder do campeonato italiano, a Udinese; o seu rival CSKA está numa impressionante série de 14 vitórias e um empate nos últimos 15 jogos, tem praticamente garantido um lugar na próxima edição da LC, e desloca-se esta semana a Roterdão, onde o Feyenoord de Makaay, Van Bronckhorst e Tomasson, leva quatro derrotas e um empate nos últimos cinco jogos, incluindo um 3-0 em Nancy e um 2-1 no dérbi com o Sparta; finalmente, o campeão checo Slavia Praga recebe o Aston Villa, que segue em 4º na Premier League, com os mesmos pontos do Arsenal, e que vem de uma vitória fora sobre o Wigan por 0-4.
Prazo limite para colocação das previsões num comentário a este post: Sábado (01/Novembro), às 11h30. Quem quiser colocar as previsões dos jogos 12 a 20 depois do fim-de-semana, poderá fazê-lo até Quarta-feira (04/Novembro), às 18h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. V.Guimarães - Benfica
2. Málaga - Barcelona
3. Tottenham - Liverpool
4. Milan - Nápoles
5. Twente - Ajax
6. Panionios - Panathinaikos
7. Dínamo Bucareste - Steaua Bucareste
8. Levski Sofia - CSKA Sofia
9. MTK Budapeste - Debrecen
10. Boca Juniors - San Lorenzo
11. FAR Rabat - WAC Casablanca
+
12. Roma - Chelsea
13. Cluj - Bordéus
14. Celtic - Man.United
15. Fiorentina - Bayern
16. Dínamo Kiev - FC Porto
17. Gamba Osaka - Adelaide United
18. Spartak Moscovo - Udinese
19. Feyenoord - CSKA Moscovo
20. Slavia Praga - Aston Villa
1. Liga Sagres, 26/01: VGu 1-3 Ben, VVEVE - VEEEV (02/11, 19h45, SportTv 1)
2. Liga BBVA, VVVVE - VVVVV (01/11, 19h00)
3. Premier League, 11/05: Tot 0-2 Liv, DDDVE - VVEVV (01/11, 17h30)
4. Serie A, 11/05: Náp 3-1 Mil, EVVVV - DDVVV (02/11, 19h30)
5. Eredivisie, 18/05: Aja 0-0 Twe, DVVVV - DVDVV (01/11, 17h45)
6. Super Liga (Grécia), 07/05: Pana 3-0 Pani, EDVVV - VEEED (01/11, 17h00)
7. Liga I (Roménia), 04/05: Dín 2-1 Ste, EVVDV - EDDDE (01/11, 19h00)
8. A PFG (Bulgária), 10/05: CSK 1-1 Lev, VDVVE - VEVVV (01/11, 12h30)
9. NB I (Hungria), 20/07: Deb 0-0 MTK, DVVEE - VVVVD (02/11, 16h30)
10. Apertura 2008 (Argentina), 27/04: San 1-0 Boc, DVDVV - VVVDE (02/11, 19h20)
11. GNEF 1 (Marrocos), 01/06: FAR 1-2 WAC, EVEVV - EVEVV (02/11, 17h30)
+
12. Liga dos Campeões, Grupo A, 22/10: Che 1-0 Rom, VDDDD - EVVVD (04/11, 19h45)
13. Liga dos Campeões, Grupo A, 22/10: Bor 1-0 Clu, EEVDD - VVVEV (04/11, 19h45)
14. Liga dos Campeões, Grupo E, 21/10: Man 3-0 Cel, VVDVV - VVVEV (05/11, 19h45)
15. Liga dos Campeões, Grupo F, 21/10: Bay 3-0 Fio, VVDVE - EVVVV (05/11, 19h45)
16. Liga dos Campeões, Grupo G, 21/10: FCP 0-1 Dín, VVVVV - DVVDD (05/11, 19h45)
17. Liga dos Campeões Asiáticos, Final, 1ª mão, EEVVD - EVVDV (05/11, 10h00)
18. Taça UEFA, Grupo D, VEDEV - VEVVV (06/11, 17h00)
19. Taça UEFA, Grupo H, DDDED - VVVVV (06/11, 18h30)
20. Taça UEFA, Grupo F, EVVVE - DEVVV (06/11, 19h45)
Liga Sagres, após 6 jornadas:
1. Nacional 13p.
2. Leixões 13p.
3. Benfica 12p. 3/3/0 11-7 (fora: 1/2/0 6-5)
4. FC Porto 11p.
5. Sporting 10p.
6. Estrela Amadora 10p.
7. Vitória Guimarães 9p. 2/3/1 6-5 (casa: 0/2/1 1-3)
(...)
Liga BBVA, após 8 jornadas:
1. Valência 20p.
2. Barcelona 19p. 6/1/1 24-7 (fora: 3/0/1 9-3)
3. Real Madrid 19p.
4. Villarreal 18p.
5. Sevilha 17p.
6. Málaga 13p. 4/1/3 9-9 (casa: 2/1/1 4-4)
(...)
Premier League, após 9 jornadas:
1. Liverpool 26p. 8/2/0 15-6 (fora: 4/1/0 7-2)
2. Chelsea 23p.
3. Arsenal 20p.
4. Aston Villa 20p.
5. Hull City 20p.
(...)
20. Tottenham 6p. 1/3/6 11-16 (casa: 1/1/3 4-5)
Serie A, após 9 jornadas:
1. Udinese 20p.
2. Nápoles 20p. 6/2/1 14-7 (fora: 2/2/1 5-4)
3. Milan 19p. 6/1/2 14-7 (casa: 4/0/1 11-4)
4. Inter 18p.
5. Fiorentina 17p.
(...)
Eredivisie, após 8 jornadas:
1. AZ Alkmaar 18p.
2. FC Groningen 17p.
3. Twente 17p. 5/2/1 12-6 (casa: 2/1/0 6-1)
4. NAC Breda 16p.
5. Ajax 16p. 5/1/2 15-10 (fora: 1/1/2 8-10)
(...)
Super Liga (Grécia), após 7 jornadas:
1. Olympiakos 16p.
2. PAOK Salónica 15p.
3. Xanthi 14p.
4. Ergotelis 12p.
5. Larisa 11p.
6. Panathinaikos 11p. 3/2/2 12-8 (fora: 1/1/1 3-3)
7. Panionios 11p. 3/2/2 11-8 (casa: 1/2/1 5-5)
(...)
Liga I (Roménia), após 12 jornadas:
1. Dínamo Bucareste 28p. 9/1/2 19-9 (casa: 6/0/0 10-1)
2. Unirea 27p.
3. Timisoara 23p.
4. Steaua Bucareste 22p. 6/4/2 20-10 (fora: 2/2/2 9-7)
5. Arges Pitesti 21p.
(...)
A PFG (Bulgária), após 10 jornadas:
1. CSKA Sofia 25p. 8/1/1 19-7 (fora: 2/1/1 7-6)
2. Sliven 20p.
3. Levski Sofia 19p. (-1j.) 6/1/2 17-4 (casa: 4/0/0 13-0)
4. Lovech 18p.
5. Lokomotiv Sofia 16p.
(...)
NB I (Hungria), após 12 jornadas:
1. Debreceni 27p. 8/3/1 29-12 (fora: 3/1/1 9-4)
2. Újpest 27p.
3. Haladás 24p.
4. Vasas 24p.
5. Kecskeméti 19p.
(...)
8. MTK Budapeste 18p. 5/3/4 20-19 (casa: 2/2/1 8-7)
(...)
Apertura 2008 (Argentina), após 12 jornadas:
1. San Lorenzo 26p. 8/2/2 19-7 (fora: 3/1/1 7-4)
2. Tigre 26p.
3. Boca Juniors 23p. 7/2/3 22-14 (casa: 3/1/2 12-8)
4. Newell's Old Boys 20p.
5. Vélez Sarsfield 19p.
(...)
GNEF 1 (Marrocos), após 7 jornadas:
1. FAR Rabat 15p. 4/3/0 10-3 (casa: 3/0/0 6-1)
2. WAC Casalanca 15p. 4/3/0 8-1 (fora: 0/3/0 1-1)
3. DHJ El Jadida 13p.
4. RCA Casablanca 11p.
5. KACM Marrakech 11p.
(...)
Liga dos Campeões, grupo A
1. Chelsea 7p. 2/1/0 5-0
2. Cluj 4p. 1/1/1 2-2
3. Roma 3p. 1/0/2 4-4
4. Bordéus 3p. 1/0/2 2-7
Liga dos Campeões, grupo E
1. Man.United 7p. 2/1/0 6-0
2. Villarreal 7p. 2/1/0 7-3
3. Celtic 1p. 0/1/2 0-4
4. Aalborg 1p. 0/1/2 3-9
Liga dos Campeões, Grupo F
1. Bayern Munique 7p. 2/1/0 5-1
2. Lyon 5p. 1/2/0 8-6
3. Fiorentina 2p. 0/2/1 2-5
4. Steaua Bucareste 1p. 0/1/2 3-6
Liga dos Campeões, Grupo G
1. Arsenal 7p. 2/1/0 10-3
2. Dínamo Kiev 5p. 1/2/0 2-1
3. FC Porto 3p. 1/0/2 3-6
4. Fenerbahçe 0/1/2 3-8
Liga dos Campeões Asiáticos, total de jogos realizados:
Gamba Osaka: 7/3/0 22-11 (casa: 2/3/0 7-3)
Adelaide United: 6/3/1 14-4 (fora: 2/2/1 5-3)
Taça UEFA, grupo D, após 1 jornada:
1. Udinese 3p. 2-0
2. Dínamo Zagreb 3p. 3-2
3. Spartak Moscovo -
4. NEC 0p. 2-3
5. Tottenham 0p. 0-2
Udinese: Tottenham (V 2-0 c)
Taça UEFA, grupo H, após 1 jornada:
1. Nancy 3p. 3-0
2. CSKA Moscovo 3p. 3-0
3. Lech Poznan -
4. Feyenoord 0p. 0-3
5. Dep.Corunha 0p. 0-3
Feyenoord: Nancy (D 3-0 f)
CSKA Moscovo: Dep.Corunha (V 3-0 c)
Taça UEFA, grupo F, após 1 jornada:
1. Aston Villa 3p. 2-1
2. Hamburgo 3p. 2-1
3. Slavia Praga -
4. Ajax 0p. 1-2
5. Zilina 0p. 1-2
Aston Villa: Ajax (V 2-1 c)
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 6 (resultados finais)
16. Rio Ave 1-0 Sp.Braga 1 (previsões 1X2: 4/5/12) 2,5p.
O Rio Ave eliminou o Sp.Braga da Taça da Liga, com um golo de Ronaldo aos 12 minutos.
18. Fiorentina 0-0 Inter X (previsões 1X2: 0/7/15) 3,5p.
Segundo empate a zero consecutivo para a equipa de José Mourinho: queda para o 4º lugar, atrás do Milan...
19. Cruzeiro 3-0 Grémio 1 (previsões 1X2: 9/8/4) 7p.
Assim o Grémio não vai lá. Mais uma derrota fora de casa não retirou a liderança à equipa, mas o São Paulo já está com os mesmos pontos, Cruzeiro e Palmeiras estão um ponto atrás, e o Flamengo, tantas vezes morto e enterrado, vem em 5º, três pontos atrás dos líderes. Ficam a faltar seis jornadas.
20. River Plate 1-1 Newell's Old Boys X (previsões 1X2: 8/5/5) 3,5p.
O desespero de Buonanotte ao falhar mais um golo é o mesmo de todos os adeptos do River ao olhar para a tabela classificativa: último lugar, apenas uma vitória em doze jogos, 17 pontos atrás dos líderes San Lorenzo e Tigre.
16. Rio Ave 1-0 Sp.Braga 1
17. Werder Bremen 0-2 Bayer Leverkusen 2
18. Fiorentina 0-0 Inter X
19. Cruzeiro 3-0 Grémio 1
20. River Plate 1-1 Newell's X
Os últimos cinco jogos desta jornada seguiram a tendência: apenas o Cruzeiro confirmou o favoritismo atribuído pelas nossas previsões. Se provas fossem precisas, assim se mostra que a ementa do Desafio é sempre composta por jogos de tripla. Destaque para o Danilo e para o Clera, vencedores das duas partes da jornada: um aproximou-se do trio da frente, o outro, em semana de estreia, saltou logo dois lugares.
Tabela da 2ª parte desta semana:
1. Danilo 2p.
_ Valhelhas 2p.
_ Clera 2p.
_ Dracul 2p.
5. Fanã 1,5p.
_ Sérgio 1,5p.
_ L.Carlos 1,5p.
8. Pedro 1p.
_ Pépe 1p.
_ Paul Man 1p.
_ Juan 1p.
12. Jota 0,5p.
13. EduGama 0p.
_ Marco 0p.
_ Paulo P. 0p.
(os outros seis participantes também não somaram pontos)
Tabela actualizada:
1. Fanã 44,5p.
2. Juan 44p.
3. Sérgio 43,5p.
4. Danilo 42,5p.
5. L.Carlos 40,5p.
6. Paul Man 39p.
7. Paulo P. 38p.
8. Pépe 37p.
_ EduGama 37p.
10. Dracul 36,5p.
11. Valhelhas 36p.
12. Jota 35p.
13. Zé Fin 34p.
14. Joana 33,5p.
15. Pedro 28p.
16. Richard 27,5p.
17. Marco 27p.
18. P.Vieira 25p.
19. Clera 22,5p.
20. Migüel 20,5p.
21. Tomé Silva 19,5p.
pontuação base: 18,5p.
O Rio Ave eliminou o Sp.Braga da Taça da Liga, com um golo de Ronaldo aos 12 minutos.
18. Fiorentina 0-0 Inter X (previsões 1X2: 0/7/15) 3,5p.
Segundo empate a zero consecutivo para a equipa de José Mourinho: queda para o 4º lugar, atrás do Milan...
19. Cruzeiro 3-0 Grémio 1 (previsões 1X2: 9/8/4) 7p.
Assim o Grémio não vai lá. Mais uma derrota fora de casa não retirou a liderança à equipa, mas o São Paulo já está com os mesmos pontos, Cruzeiro e Palmeiras estão um ponto atrás, e o Flamengo, tantas vezes morto e enterrado, vem em 5º, três pontos atrás dos líderes. Ficam a faltar seis jornadas.
20. River Plate 1-1 Newell's Old Boys X (previsões 1X2: 8/5/5) 3,5p.
O desespero de Buonanotte ao falhar mais um golo é o mesmo de todos os adeptos do River ao olhar para a tabela classificativa: último lugar, apenas uma vitória em doze jogos, 17 pontos atrás dos líderes San Lorenzo e Tigre.
16. Rio Ave 1-0 Sp.Braga 1
17. Werder Bremen 0-2 Bayer Leverkusen 2
18. Fiorentina 0-0 Inter X
19. Cruzeiro 3-0 Grémio 1
20. River Plate 1-1 Newell's X
Os últimos cinco jogos desta jornada seguiram a tendência: apenas o Cruzeiro confirmou o favoritismo atribuído pelas nossas previsões. Se provas fossem precisas, assim se mostra que a ementa do Desafio é sempre composta por jogos de tripla. Destaque para o Danilo e para o Clera, vencedores das duas partes da jornada: um aproximou-se do trio da frente, o outro, em semana de estreia, saltou logo dois lugares.
Tabela da 2ª parte desta semana:
1. Danilo 2p.
_ Valhelhas 2p.
_ Clera 2p.
_ Dracul 2p.
5. Fanã 1,5p.
_ Sérgio 1,5p.
_ L.Carlos 1,5p.
8. Pedro 1p.
_ Pépe 1p.
_ Paul Man 1p.
_ Juan 1p.
12. Jota 0,5p.
13. EduGama 0p.
_ Marco 0p.
_ Paulo P. 0p.
(os outros seis participantes também não somaram pontos)
Tabela actualizada:
1. Fanã 44,5p.
2. Juan 44p.
3. Sérgio 43,5p.
4. Danilo 42,5p.
5. L.Carlos 40,5p.
6. Paul Man 39p.
7. Paulo P. 38p.
8. Pépe 37p.
_ EduGama 37p.
10. Dracul 36,5p.
11. Valhelhas 36p.
12. Jota 35p.
13. Zé Fin 34p.
14. Joana 33,5p.
15. Pedro 28p.
16. Richard 27,5p.
17. Marco 27p.
18. P.Vieira 25p.
19. Clera 22,5p.
20. Migüel 20,5p.
21. Tomé Silva 19,5p.
pontuação base: 18,5p.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 6 (jogo de 3ª)
17. Werder Bremen 0-2 Bayer Leverkusen 2 (previsões 1X2: 13/4/1) 0,5p.
Os tiros ao lado continuam: apenas tivemos uma previsão na vitória do Bayer, com dupla, mas que valeu ao Valhelhas a entrada no top 10. Foi um jogo muito disputado: notava-se que ambas as equipas tinham noção de quão importante era este jogo, mas na hora do remate, algo falhava. Até ao minuto 71, quando mais uma má saída do habitualmente suplente guarda-redes Christian Vander, permitiu ao chileno Arturo Vidal marcar o terceiro golo da época. Manuel Friedrich, que já jogou no Bremen, fez o 0-2 dez minutos depois, quando a defesa adversária já andava aos papéis. O Bayer tinha consumado a subida à liderança, sendo que o Hoffenheim só joga amanhã, com o Bochum.
Amanhã, os últimos quatro jogos desta semana, e o lançamento da semana 7.
Os tiros ao lado continuam: apenas tivemos uma previsão na vitória do Bayer, com dupla, mas que valeu ao Valhelhas a entrada no top 10. Foi um jogo muito disputado: notava-se que ambas as equipas tinham noção de quão importante era este jogo, mas na hora do remate, algo falhava. Até ao minuto 71, quando mais uma má saída do habitualmente suplente guarda-redes Christian Vander, permitiu ao chileno Arturo Vidal marcar o terceiro golo da época. Manuel Friedrich, que já jogou no Bremen, fez o 0-2 dez minutos depois, quando a defesa adversária já andava aos papéis. O Bayer tinha consumado a subida à liderança, sendo que o Hoffenheim só joga amanhã, com o Bochum.
Amanhã, os últimos quatro jogos desta semana, e o lançamento da semana 7.
Etiquetas:
Bayer Leverkusen,
Desafio 1X2,
Videoteca,
Werder Bremen
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 6 (resultados do fim-de-semana)
6. Dínamo Moscovo 1-3 CSKA Moscovo 2 (previsões 1X2: 6/7/7) 5,5p.
Já é regra no campeonato russo: há mais vitórias fora que em casa. Este jogo também apanhou o Dínamo na mó de baixo (nunca mais recuperaram da saída de Danny) e o CSKA a subir de forma, e que assim praticamente garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/10, com golos de Ignashevich, Vagner Love e Youri Zhirkov.
8. Mladá Boleslav 0-0 Slavia Praga X (previsões 1X2: 6/5/7) 3p.
Parece-me que o Mladá vai dar luta ao Slavia até ao fim do campeonato. O nulo mantém a distância de dois pontos entre ambos no topo da tabela, sendo que a vitória do Sparta (3-0 sobre o Pribram) deixa-os agora a três pontos do Mladá.
10. Omonia Nicosia 4-0 Anorthosis Famagusta 1 (previsões 3/7/10) 2,5p.
O Omonia pôs um ponto final, em grande, na série que o Anorthosis levava sem derrotas no campeonato, e que já durava desde o final da época 2006/07. Será que os actuais campeões querem tanto impressionar na Liga dos Campeões que vão menosprezar as competições nacionais?
13. Guarani 1-2 Libertad 2 (previsões 1X2: 8/8/4) 3p.
Depois do jogo ter sido interrompido ao intervalo devido a um temporal, com o resultado em 1-1, a 2ª parte, realizada no dia seguinte, não parecia ir acrescentar nada, mas o golo de Maciel aos 86' deu a reviravolta no marcador, e assim o Libertad ganha uma vantagem de quatro pontos sobre o seu rival no topo da tabela.
1. Belenenses 1-1 V.Guimarães X
2. Villarreal 4-4 At.Madrid X
3. Chelsea 0-1 Liverpool 2
4. Juventus 1-0 Torino 1
5. Hoffenheim 3-0 Hamburgo 1
6. Dínamo Moscovo 1-3 CSKA Moscovo 2
7. FC Copenhaga 0-0 Odense X
8. Mladá Boleslav 0-0 Slavia Praga X
9. Skonto Riga 1-2 FBK Kaunas 2
10. Omonia Nicosia 4-0 Anorthosis 1
11. Sporting Steinfort 0-1 Hamm Benfica 2
12. Fluminense 3-0 Palmeiras 1
13. Guarani 1-2 Libertad 2
14. Santa Fe 1-1 Millonarios X
15. Sporting 1-1 Benfica (futsal) X
Foi uma jornada com muitos tiros ao lado, em que apenas quatro jogos tiveram como resultado final aquele que tinha sido mais previsto pelos participantes. E assim tivemos pontuações muito baixas, e aquela que é a diferença mais curta entre primeiro e último desde que começámos a jogar neste formato. As alterações na tabela geral foram assim mínimas: nota para a estreia do Clera, que foi um dos primeiros na semana; para o Fanã, que voltou à liderança, partilhada com o Juan; e para o Valhelhas, que subiu duas posições e está agora a meio ponto do top 10.
Tabela desta semana:
1. EduGama 5p.
_ Pedro 5p.
_ Danilo 5p.
_ Paulo P. 5p.
_ Paul Man 5p.
_ Clera 5p.
7. Valhelhas 4,5p.
_ Sérgio 4,5p.
9. Marco 4p.
_ Pépe 4p.
11. Fanã 3,5p.
_ L.Carlos 3,5p.
13. Juan 3p.
_ Dracul 3p.
(os outros sete participantes também somaram 3 pontos)
Tabela geral, após seis semanas desta edição do Desafio:
1. Fanã 43p.
_ Juan 43p.
3. Sérgio 42p.
4. Danilo 40,5p.
5. L.Carlos 39p.
6. Paul Man 38p.
_ Paulo P. 38p.
8. EduGama 37p.
9. Pépe 36p.
10. Dracul 34,5p.
_ Jota 34,5p.
12. Valhelhas 34p.
_ Zé Fin 34p.
14. Joana 33,5p.
15. Richard 27,5p.
16. Pedro 27p.
_ Marco 27p.
18. P.Vieira 25p.
19. Clera 20,5p.
_ Migüel 20,5p.
21. Tomé Silva 19,5p.
pontuação base: 18,5p.
Amanhã e 4ª teremos os restantes cinco jogos desta semana. Os jogos da semana 7 serão colocados pouco depois de se saberem esses resultados.
Já é regra no campeonato russo: há mais vitórias fora que em casa. Este jogo também apanhou o Dínamo na mó de baixo (nunca mais recuperaram da saída de Danny) e o CSKA a subir de forma, e que assim praticamente garante um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões 2009/10, com golos de Ignashevich, Vagner Love e Youri Zhirkov.
8. Mladá Boleslav 0-0 Slavia Praga X (previsões 1X2: 6/5/7) 3p.
Parece-me que o Mladá vai dar luta ao Slavia até ao fim do campeonato. O nulo mantém a distância de dois pontos entre ambos no topo da tabela, sendo que a vitória do Sparta (3-0 sobre o Pribram) deixa-os agora a três pontos do Mladá.
10. Omonia Nicosia 4-0 Anorthosis Famagusta 1 (previsões 3/7/10) 2,5p.
O Omonia pôs um ponto final, em grande, na série que o Anorthosis levava sem derrotas no campeonato, e que já durava desde o final da época 2006/07. Será que os actuais campeões querem tanto impressionar na Liga dos Campeões que vão menosprezar as competições nacionais?
13. Guarani 1-2 Libertad 2 (previsões 1X2: 8/8/4) 3p.
Depois do jogo ter sido interrompido ao intervalo devido a um temporal, com o resultado em 1-1, a 2ª parte, realizada no dia seguinte, não parecia ir acrescentar nada, mas o golo de Maciel aos 86' deu a reviravolta no marcador, e assim o Libertad ganha uma vantagem de quatro pontos sobre o seu rival no topo da tabela.
1. Belenenses 1-1 V.Guimarães X
2. Villarreal 4-4 At.Madrid X
3. Chelsea 0-1 Liverpool 2
4. Juventus 1-0 Torino 1
5. Hoffenheim 3-0 Hamburgo 1
6. Dínamo Moscovo 1-3 CSKA Moscovo 2
7. FC Copenhaga 0-0 Odense X
8. Mladá Boleslav 0-0 Slavia Praga X
9. Skonto Riga 1-2 FBK Kaunas 2
10. Omonia Nicosia 4-0 Anorthosis 1
11. Sporting Steinfort 0-1 Hamm Benfica 2
12. Fluminense 3-0 Palmeiras 1
13. Guarani 1-2 Libertad 2
14. Santa Fe 1-1 Millonarios X
15. Sporting 1-1 Benfica (futsal) X
Foi uma jornada com muitos tiros ao lado, em que apenas quatro jogos tiveram como resultado final aquele que tinha sido mais previsto pelos participantes. E assim tivemos pontuações muito baixas, e aquela que é a diferença mais curta entre primeiro e último desde que começámos a jogar neste formato. As alterações na tabela geral foram assim mínimas: nota para a estreia do Clera, que foi um dos primeiros na semana; para o Fanã, que voltou à liderança, partilhada com o Juan; e para o Valhelhas, que subiu duas posições e está agora a meio ponto do top 10.
Tabela desta semana:
1. EduGama 5p.
_ Pedro 5p.
_ Danilo 5p.
_ Paulo P. 5p.
_ Paul Man 5p.
_ Clera 5p.
7. Valhelhas 4,5p.
_ Sérgio 4,5p.
9. Marco 4p.
_ Pépe 4p.
11. Fanã 3,5p.
_ L.Carlos 3,5p.
13. Juan 3p.
_ Dracul 3p.
(os outros sete participantes também somaram 3 pontos)
Tabela geral, após seis semanas desta edição do Desafio:
1. Fanã 43p.
_ Juan 43p.
3. Sérgio 42p.
4. Danilo 40,5p.
5. L.Carlos 39p.
6. Paul Man 38p.
_ Paulo P. 38p.
8. EduGama 37p.
9. Pépe 36p.
10. Dracul 34,5p.
_ Jota 34,5p.
12. Valhelhas 34p.
_ Zé Fin 34p.
14. Joana 33,5p.
15. Richard 27,5p.
16. Pedro 27p.
_ Marco 27p.
18. P.Vieira 25p.
19. Clera 20,5p.
_ Migüel 20,5p.
21. Tomé Silva 19,5p.
pontuação base: 18,5p.
Amanhã e 4ª teremos os restantes cinco jogos desta semana. Os jogos da semana 7 serão colocados pouco depois de se saberem esses resultados.
domingo, 26 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 6 (jogos de Domingo)
2. Villarreal 4-4 Atlético Madrid X (previsões 1X2: 9/4/6) 2,5p.
Simão (1') e Forlán (21') estavam prontos para quebrar a invencibilidade do submarino amarelo, mas a expulsão de Banega virou a história do jogo. Em 20 minutos o Villarreal marcou quatro golos e o Atlético parecia ir somar a quarta derrota consecutiva para o campeonato. Só que Simão (83') e Raúl García (85') tinham outras ideias, e os colchoneros voltam a mostrar que são a equipa mais emocionante do campeonato espanhol.
3. Chelsea 0-1 Liverpool 2 (previsões 1X2: 12/7/1) 0,5p.
4 anos depois, Xabi Alonso (9') quebra a invencibilidade caseira do Chelsea, recorde que começou ainda com Claudio Ranieri. Scolari tratou de acabar com a história.
5. Hoffenheim 3-0 Hamburgo 1 (previsões 1X2: 8/4/5) 7p.
Acho melhor começarmos a aprender a dizer este nome: Hoffenheim. Líder isolado ao fim de nove jornadas, com uma vitória por três sobre o anterior líder.
7. FC Copenhaga 0-0 Odense X (previsões 1X2: 12/4/0) 3p.
Ficou tudo na mesma no topo da tabela da liga dinamarquesa após este nulo, mas nem por isso este jogo foi menos emocionante.
11. Sporting Steinfort 0-1 Hamm Benfica 2 (previsões 1X2: 7/2/7) 6,5p.
O Benfica venceu o clássico em casa do Sporting, subiu um lugar na tabela e ficou a três pontos do adversário de hoje.
14. Santa Fe 1-1 Millonarios X (previsões 1X2: 9/5/3) 4p.
Luis Seijas (15') e Milton Rodríguez (23' p.) ditaram uma divisão de pontos, e ambas as equipas ficam assim a seis pontos do líder, o Deportes Tolima.
O dérbi entre Guarani e Libertad foi suspenso ao intervalo, quando o resultado estava em 1-1, devido a um forte temporal. Os restantes 45 minutos ficaram marcados para hoje, mas até agora não há notícia do resultado final. Se não se tiver realizado, e for adiado para outra data, o jogo será retirado do Desafio.
Ficam a faltar também o dérbi de Moscovo (jogo 6), o encontro de líderes na Rep.Checa (jogo 8) e o clássico do Chipre (jogo 10), que se realizam esta 2ª feira, e os cinco jogos a meio da semana, relativos à 2ª parte do programa desta jornada.
As pontuações baixas acabam por ser a principal nota do dia, cujo jogo mais produtivo foi aquele que ditou a derrota do anterior líder do campeonato alemão, com 7 pontos (para 14 previsões). No outro extremo, a vitória do Liverpool, que só rendeu meio ponto, que permitiu ao Paulo P. reduzir para seis pontos a distância para os primeiros.
Tabela actualizada:
1. Fanã 43p.
_ Juan 43p.
3. Sérgio 41p.
4. Danilo 40p.
5. L.Carlos 38,5p.
6. Paulo P. 37p.
7. Pépe 36p.
_ Paul Man 36p.
9. EduGama 35p.
10. Dracul 33,5p.
_ Jota 33,5p.
12. Zé Fin 33p.
13. Joana 32,5p.
14. Valhelhas 32p.
15. Richard 26,5p.
16. Marco 26p.
17. Pedro 25p.
18. P.Vieira 24p.
19. Clera 19,5p.
_ Migüel 19,5p.
21. Tomé Silva 18,5p.
Simão (1') e Forlán (21') estavam prontos para quebrar a invencibilidade do submarino amarelo, mas a expulsão de Banega virou a história do jogo. Em 20 minutos o Villarreal marcou quatro golos e o Atlético parecia ir somar a quarta derrota consecutiva para o campeonato. Só que Simão (83') e Raúl García (85') tinham outras ideias, e os colchoneros voltam a mostrar que são a equipa mais emocionante do campeonato espanhol.
3. Chelsea 0-1 Liverpool 2 (previsões 1X2: 12/7/1) 0,5p.
4 anos depois, Xabi Alonso (9') quebra a invencibilidade caseira do Chelsea, recorde que começou ainda com Claudio Ranieri. Scolari tratou de acabar com a história.
5. Hoffenheim 3-0 Hamburgo 1 (previsões 1X2: 8/4/5) 7p.
Acho melhor começarmos a aprender a dizer este nome: Hoffenheim. Líder isolado ao fim de nove jornadas, com uma vitória por três sobre o anterior líder.
7. FC Copenhaga 0-0 Odense X (previsões 1X2: 12/4/0) 3p.
Ficou tudo na mesma no topo da tabela da liga dinamarquesa após este nulo, mas nem por isso este jogo foi menos emocionante.
11. Sporting Steinfort 0-1 Hamm Benfica 2 (previsões 1X2: 7/2/7) 6,5p.
O Benfica venceu o clássico em casa do Sporting, subiu um lugar na tabela e ficou a três pontos do adversário de hoje.
14. Santa Fe 1-1 Millonarios X (previsões 1X2: 9/5/3) 4p.
Luis Seijas (15') e Milton Rodríguez (23' p.) ditaram uma divisão de pontos, e ambas as equipas ficam assim a seis pontos do líder, o Deportes Tolima.
O dérbi entre Guarani e Libertad foi suspenso ao intervalo, quando o resultado estava em 1-1, devido a um forte temporal. Os restantes 45 minutos ficaram marcados para hoje, mas até agora não há notícia do resultado final. Se não se tiver realizado, e for adiado para outra data, o jogo será retirado do Desafio.
Ficam a faltar também o dérbi de Moscovo (jogo 6), o encontro de líderes na Rep.Checa (jogo 8) e o clássico do Chipre (jogo 10), que se realizam esta 2ª feira, e os cinco jogos a meio da semana, relativos à 2ª parte do programa desta jornada.
As pontuações baixas acabam por ser a principal nota do dia, cujo jogo mais produtivo foi aquele que ditou a derrota do anterior líder do campeonato alemão, com 7 pontos (para 14 previsões). No outro extremo, a vitória do Liverpool, que só rendeu meio ponto, que permitiu ao Paulo P. reduzir para seis pontos a distância para os primeiros.
Tabela actualizada:
1. Fanã 43p.
_ Juan 43p.
3. Sérgio 41p.
4. Danilo 40p.
5. L.Carlos 38,5p.
6. Paulo P. 37p.
7. Pépe 36p.
_ Paul Man 36p.
9. EduGama 35p.
10. Dracul 33,5p.
_ Jota 33,5p.
12. Zé Fin 33p.
13. Joana 32,5p.
14. Valhelhas 32p.
15. Richard 26,5p.
16. Marco 26p.
17. Pedro 25p.
18. P.Vieira 24p.
19. Clera 19,5p.
_ Migüel 19,5p.
21. Tomé Silva 18,5p.
sábado, 25 de outubro de 2008
FC Porto 2-3 Leixões
Estar a ganhar no Dragão por dois golos, e depois do jogo estar empatado, fazer o terceiro e vencer, e com isso chegar a primeiro no campeonato após seis jornadas, não é para todos: só para o Leixões. E fica aqui desde já um dos meus candidatos a golo da semana.
Só Nacional e Estrela podem igualar a equipa de José Mota no final desta jornada. Este campeonato está a fazer-me lembrar um outro, em que raras foram as jornadas com vitórias para os três "grandes": se o resultado final for o mesmo, não me importo que a história se repita.
De notar o sentido de humor do comentador da RTP, no resumo alargado apresentado no canal 1, esta noite. O golo de Braga, que deu a vitória ao Leixões, surgiu após uma outra jogada de golo que foi invalidada por fora-de-jogo, inexistente, a Zé Manel. Ouve-se então um comentário "ao vivo", nada inocente: «vamos ver se este não vai ser invalidado...»
Só Nacional e Estrela podem igualar a equipa de José Mota no final desta jornada. Este campeonato está a fazer-me lembrar um outro, em que raras foram as jornadas com vitórias para os três "grandes": se o resultado final for o mesmo, não me importo que a história se repita.
De notar o sentido de humor do comentador da RTP, no resumo alargado apresentado no canal 1, esta noite. O golo de Braga, que deu a vitória ao Leixões, surgiu após uma outra jogada de golo que foi invalidada por fora-de-jogo, inexistente, a Zé Manel. Ouve-se então um comentário "ao vivo", nada inocente: «vamos ver se este não vai ser invalidado...»
Desafio 1X2 vol.III - semana 6 (jogos de Sábado)
1. Belenenses 1-1 V.Guimarães X (previsões 1X2: 4/7/9) 4p.
Zé Pedro a marcar na mesma baliza duas vezes, mas uma em cada parte. Um golo anulou o outro, belenenses e vitorianos dão um passo ao lado.
4. Juventus 1-0 Torino 1 (previsões 1X2: 14/2/0) 13p.
Amauri volta a marcar, depois do golo que deu a vitória sobre o Real Madrid a meio da semana, e a Juve dá um pontapé na crise, vencendo o dérbi.
9. Skonto Riga 1-2 FBK Kaunas 2 (previsões 1X2: 11/2/2) 2p.
A pressão de disputar a final da Liga do Báltico em casa, perante sete mil espectadores, foi demasiada, e após oito vitórias em outros tantos jogos, o Skonto só conseguiu marcar de penálti, a 6 minutos do fim, depois do Kaunas ter marcado duas vezes antes da meia-hora. A antiga equipa de José Couceiro conquista assim a segunda edição desta prova disputada pelas melhores equipas da Lituânia, Letónia e Estónia, sucedendo ao Liepajas Metalurgs.
12. Fluminense 3-0 Palmeiras 1 (previsões 1X2: 3/4/10) 2,5p.
Vanderlei Luxemburgo deixou Denílson e Alex Mineiro no banco, e o Palmeiras chegou ao intervalo a perder por três. Mais tarde emendou a mão, mas o mal estava feito. O Flu respira melhor na luta pela manutenção, o Palmeiras vê o título mais longe.
15. Sporting 1-1 Benfica (futsal) X (previsões 1X2: 10/2/7) 1p.
O Sporting esteve em vantagem durante grande parte do jogo, mas a pressão final do Benfica, com guarda-redes avançado, compensou a 20 segundos do fim, com um remate do capitão Pedro Costa a entrar lá no sítio onde a coruja dorme. Foi a única bola que João Benedito não apanhou, e ele ainda ficou uns segundos a tentar perceber por onde é que ela tinha entrado.
Notas do dia: quatro surpresas em cinco jogos proporcionaram pontuações baixas, mais uma razão para destacar a prestação do Danilo, que só falhou uma previsão e ficou na sombra dos três primeiros; a única aposta simples que tivemos para o empate em Belém, valeu ao Fanã o regresso à liderança; e as boas-vindas ao Clera, em estreia absoluta no Desafio, com a aposta simples no Kaunas a compensar.
Tabela actualizada:
1. Fanã 41,5p.
2. Juan 41p.
3. Sérgio 39,5p.
4. Danilo 39p.
5. L.Carlos 37p.
6. Paulo P. 34,5p.
7. Pépe 34p.
_ Paul Man 34p.
9. Dracul 33p.
_ EduGama 33p.
11. Jota 32,5p.
12. Zé Fin 32p.
13. Joana 31,5p.
14. Valhelhas 31p.
15. Richard 25,5p.
16. Marco 24p.
17. Pedro 23p.
_ P.Vieira 23p.
19. Migüel 18,5p.
20. Clera 17,5p.
_ Tomé Silva 17,5p.
Zé Pedro a marcar na mesma baliza duas vezes, mas uma em cada parte. Um golo anulou o outro, belenenses e vitorianos dão um passo ao lado.
4. Juventus 1-0 Torino 1 (previsões 1X2: 14/2/0) 13p.
Amauri volta a marcar, depois do golo que deu a vitória sobre o Real Madrid a meio da semana, e a Juve dá um pontapé na crise, vencendo o dérbi.
9. Skonto Riga 1-2 FBK Kaunas 2 (previsões 1X2: 11/2/2) 2p.
A pressão de disputar a final da Liga do Báltico em casa, perante sete mil espectadores, foi demasiada, e após oito vitórias em outros tantos jogos, o Skonto só conseguiu marcar de penálti, a 6 minutos do fim, depois do Kaunas ter marcado duas vezes antes da meia-hora. A antiga equipa de José Couceiro conquista assim a segunda edição desta prova disputada pelas melhores equipas da Lituânia, Letónia e Estónia, sucedendo ao Liepajas Metalurgs.
12. Fluminense 3-0 Palmeiras 1 (previsões 1X2: 3/4/10) 2,5p.
Vanderlei Luxemburgo deixou Denílson e Alex Mineiro no banco, e o Palmeiras chegou ao intervalo a perder por três. Mais tarde emendou a mão, mas o mal estava feito. O Flu respira melhor na luta pela manutenção, o Palmeiras vê o título mais longe.
15. Sporting 1-1 Benfica (futsal) X (previsões 1X2: 10/2/7) 1p.
O Sporting esteve em vantagem durante grande parte do jogo, mas a pressão final do Benfica, com guarda-redes avançado, compensou a 20 segundos do fim, com um remate do capitão Pedro Costa a entrar lá no sítio onde a coruja dorme. Foi a única bola que João Benedito não apanhou, e ele ainda ficou uns segundos a tentar perceber por onde é que ela tinha entrado.
Notas do dia: quatro surpresas em cinco jogos proporcionaram pontuações baixas, mais uma razão para destacar a prestação do Danilo, que só falhou uma previsão e ficou na sombra dos três primeiros; a única aposta simples que tivemos para o empate em Belém, valeu ao Fanã o regresso à liderança; e as boas-vindas ao Clera, em estreia absoluta no Desafio, com a aposta simples no Kaunas a compensar.
Tabela actualizada:
1. Fanã 41,5p.
2. Juan 41p.
3. Sérgio 39,5p.
4. Danilo 39p.
5. L.Carlos 37p.
6. Paulo P. 34,5p.
7. Pépe 34p.
_ Paul Man 34p.
9. Dracul 33p.
_ EduGama 33p.
11. Jota 32,5p.
12. Zé Fin 32p.
13. Joana 31,5p.
14. Valhelhas 31p.
15. Richard 25,5p.
16. Marco 24p.
17. Pedro 23p.
_ P.Vieira 23p.
19. Migüel 18,5p.
20. Clera 17,5p.
_ Tomé Silva 17,5p.
Os golos da semana (e da outra)
Cinco tiros indefensáveis, qual deles o melhor. Já demos aqui destaque ao de Capdevilla na goleada sobre o Villarreal, por isso o meu voto para o espectacular Amr Zaki, que continua a impressionar ao serviço do Wigan.
Ficam também os melhores golos da semana passada, que não foram aqui colocados na altura certa: Katsouranis a mostrar que só com a camisola certa é que acerta na baliza, o circo de Rossini, Aaron Ramsey ou a nova estrela europeia em ascensão, o fugaz Arshavín e o melhor de Robinho.
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 5 (resultados finais)
18. Hertha Berlim 1-1 Benfica X (previsões 1X2: 1/11/11) 7,5p.
19. Galatasaray 1-0 Olympiakos 1 (previsões 1X2: 13/0/4) 12,5p.
20. Sevilha 2-0 Estugarda 1 (previsões 1X2: 16/2/0) 15p.
16. Shakhtar 0-1 Sporting 2
17. PSV 2-0 Marselha 1
18. Hertha 1-1 Benfica X
19. Galatasaray 1-0 Olympiakos 1
20. Sevilha 2-0 Estugarda 1
Não acontece muitas vezes: os cinco resultados dos jogos de ontem e hoje foram os mais previstos pelos participantes, o que originou pontuações altas e homogéneas. O Fanã voltou a colar ao líder Juan, com destaque também para as subidas do Danilo e do Paul Man.
Tabela da 2ª parte da semana 5:
1. Fanã 4p.
_ Danilo 4p.
_ Paul Man 4p.
_ Valhelhas 4p.
_ Pépe 4p.
_ Zé Fin 4p.
7. L.Carlos 3,5p.
_ Joana 3,5p.
_ Jota 3,5p.
_ Dracul 3,5p.
11. Sérgio 3p.
_ P.Vieira 3p.
13. Marco 2,5p.
14. Juan 2p.
_ Paulo P. 2p.
16. EduGama 1p.
(os outros quatro participantes também somaram um ponto)
Classificação geral:
1. Juan 40p.
2. Fanã 39,5p.
3. Sérgio 37,5p.
4. Danilo 35,5p.
_ L.Carlos 35,5p.
6. Paul Man 33p.
_ Paulo P. 33p.
8. Pépe 32p.
_ EduGama 32p.
10. Dracul 31,5p.
_ Jota 31,5p.
12. Zé Fin 31p.
13. Joana 30,5p.
14. Valhelhas 29,5p.
15. Richard 24,5p.
16. Marco 23p.
17. P.Vieira 22p.
_ Pedro 22p.
19. Migüel 17,5p.
20. Tomé Silva 16,5p.
pontuação base: 15,5p.
Os jogos da semana 6 já foram colocados.
19. Galatasaray 1-0 Olympiakos 1 (previsões 1X2: 13/0/4) 12,5p.
20. Sevilha 2-0 Estugarda 1 (previsões 1X2: 16/2/0) 15p.
16. Shakhtar 0-1 Sporting 2
17. PSV 2-0 Marselha 1
18. Hertha 1-1 Benfica X
19. Galatasaray 1-0 Olympiakos 1
20. Sevilha 2-0 Estugarda 1
Não acontece muitas vezes: os cinco resultados dos jogos de ontem e hoje foram os mais previstos pelos participantes, o que originou pontuações altas e homogéneas. O Fanã voltou a colar ao líder Juan, com destaque também para as subidas do Danilo e do Paul Man.
Tabela da 2ª parte da semana 5:
1. Fanã 4p.
_ Danilo 4p.
_ Paul Man 4p.
_ Valhelhas 4p.
_ Pépe 4p.
_ Zé Fin 4p.
7. L.Carlos 3,5p.
_ Joana 3,5p.
_ Jota 3,5p.
_ Dracul 3,5p.
11. Sérgio 3p.
_ P.Vieira 3p.
13. Marco 2,5p.
14. Juan 2p.
_ Paulo P. 2p.
16. EduGama 1p.
(os outros quatro participantes também somaram um ponto)
Classificação geral:
1. Juan 40p.
2. Fanã 39,5p.
3. Sérgio 37,5p.
4. Danilo 35,5p.
_ L.Carlos 35,5p.
6. Paul Man 33p.
_ Paulo P. 33p.
8. Pépe 32p.
_ EduGama 32p.
10. Dracul 31,5p.
_ Jota 31,5p.
12. Zé Fin 31p.
13. Joana 30,5p.
14. Valhelhas 29,5p.
15. Richard 24,5p.
16. Marco 23p.
17. P.Vieira 22p.
_ Pedro 22p.
19. Migüel 17,5p.
20. Tomé Silva 16,5p.
pontuação base: 15,5p.
Os jogos da semana 6 já foram colocados.
Desafio 1X2 vol.III - semana 6
Depois de uma jornada de Liga dos Campeões recheada de golos e emoção, e após 3 semanas sem campeonato nacional, eis que regressa a Liga Sagres, com um duelo de aflitos. Mais complicada a vida do Belenenses, que ainda não conseguiu ganhar na liga, e já despachou Casimiro Mior. Jaime Pacheco chegou, viu, e pôs a andar cinco brasileiros de um plantel demasiado "gordo" e ineficaz. Primeira prova de fogo: um Vitória de Guimarães à procura da boa forma da época passada. Cinco golos marcados em outros tantos jogos apenas dão para o 8º lugar, mas se virmos que o líder FC Porto está apenas a três pontos de distância, há que esperar para ver o que as próximas jornadas trazem.
O Villarreal continua a senda de vitórias: o 6-3 sobre o Aalborg colocou a equipa a um passo da próxima fase da Liga dos Campeões, e aumentou a série sem derrotas (e apenas três empates) para 16 jogos. Em casa, o submarino amarelo não perde desde Dezembro (Bétis, 0-1). O Atlético está a passar pela série dos grandes na liga espanhola, e as coisas não estão a correr bem: três derrotas seguidas com Sevilha, Barcelona e Real Madrid, 2-9 em golos. Logo começaram as conversas de sucessão, com Quique Flores a ser apontado ao lugar de Javier Aguirre. O empate com o Liverpool acalmou um pouco os ânimos, mas a distância para o líder Valência (10 pontos) obriga a vencer este jogo, ou a candidatura ao título não chega ao Natal.
Em Inglaterra temos encontro de primeiros. Olhando para o topo da tabela, apenas a diferença de golos separa Chelsea de Liverpool. A equipa de Scolari tem ganho convincentemente, só sofreu três golos em oito jogos e já aplicou quatro goleadas, a última em Middlesbrough (0-5) na última jornada. A meio da semana, John Terry marcou o golo que deu a vitória sobre a Roma (1-0) e quase garante um lugar nos oitavos. Do outro lado há uma equipa mais pragmática, que já tem oito vitórias por um golo esta época, mas que não perde desde Abril (em Old Trafford, 3-0).
Em Turim há dérbi, entre Juventus e Torino, num cenário muito particular. A casa da Juve, o Stadio delle Alpi, está em obras, pelo que os jogos em casa têm sido disputados no Olímpico de Torino, casa dos rivais. E assim, a Juve vai jogar o dérbi em casa, do adversário. Três empates e duas derrotas deixaram Claudio Ranieri à beira do despedimento, mas a vitória sobre o Real e a liderança do grupo na Liga dos Campeões são o tónico perfeito para o dérbi. A época do Torino não está a ser muito melhor: cinco pontos em oito jogos não dão para mais que o 17º lugar (em 20), e a equipa não ganha há sete jogos, desde a recepção ao Lecce (3-0).
Mais um confronto de líderes, na Bundesliga. O surpreendente Hoffenheim vai em 2º, com o melhor ataque da prova, e vem de uma goleada sobre o Hannover fora (2-5). O único jogo em casa que não venceram foi um incaracterístico empate a zero com o Estugarda; depois disso já surgiram vitórias sobre Borussia Dortmund (4-1) e Eintracht Frankfurt (2-1). O Hamburgo quebrou uma série de quatro vitórias seguidas com o empate caseiro da última jornada frente ao Schalke, mas manteve-se em 1º. O calendário das próximas semanas não é nada fácil (Estugarda, Dortmund, Hertha, Bremen), e se Martin Jol quer continuar líder, sabe que não pode facilitar.
Dínamo e CSKA encontram-se este fim-de-semana para mais um dérbi de Moscovo: ainda vamos ter mais alguns até ao final da época, com o Spartak, o Lokomotiv e o FC Moscovo, mas enquanto estes estão na luta por um lugar na Taça UEFA, na próxima 2ª discute-se o segundo lugar e a entrada directa na Liga dos Campeões. Com o título entregue ao Rubin Kazan, o grande prémio é mesmo os milhões que vêm com o vice-campeonato, já que o 3º terá de vencer duas pré-eliminatórias para lá chegar. O Dínamo andou na disputa pelo título, mas depois de perder em casa do Rubin, o sonho acabou. Desde então mais dois empates colocaram a equipa em 3º, a três pontos do CSKA. Isto porque a equipa de Vagner Love (que marcou dois golos no 4-1 sobre o Amkar Perm na jornada anterior) está numa série de nove vitórias seguidas, e noutra de 16 jogos sem perder. Aliás, as duas únicas derrotas nos últimos seis meses foram nos dérbis com o FC e com o Dínamo, ambos em casa.
Na Dinamarca também temos jogo entre primeiro e segundo. Cpm o Aalborg concentrado na Liga dos Campeões (com um ponto em três jogos e um 6-3 na última jornada, mais vaia dedicarem-se à pesca) a descansar no penúltimo lugar do campeonato, Odense e FC Copenhaga têm marcado o ritmo da liga nacional. A melhor defesa recebe o melhor ataque: o FC Copenhaga está há 22 jogos sem perder com outro adversário que não Brondby (duas vezes, ambas fora); o Odense também perdeu com o Brondby, há duas semanas, único jogo que não ganhou nos últimos sete.
Os campeões checos Slavia Praga entraram na nova época a dominar, e apenas concederam cinco pontos fora para ganhar uma vantagem de sete sobre o Sparta. Mas o Mladá está a fazer uma época quase idêntica, com apenas mais um empate. Uma sequência de quatro vitórias seguidas é a introdução perfeita para este encontro que pode ver a equipa da casa chegar a 1º. Depois da eliminação da Liga dos Campeões pela Fiorentina, o Slavia nunca mais perdeu, já lá vão 14 jogos, tendo ganho dez.
Vamos até à Letónia, onde este Sábado se realiza a final da 2ª edição da Liga do Báltico. Esta competição, iniciada no ano passado, reúne os melhores classificados das últimas ligas nacionais da Estónia, Lituânia e Letónia, e teve como primeiro vencedor o Liepajas Metalurgs, que derrotou o Ventspils (ambos da Letónia), vencendo os dois jogos da final. Este ano temos um outro clube letão na final, o Skonto Riga, que ganhou todos os jogos efectuados até aqui. Se acrescentarmos que este ano a final terá apenas um jogo, no seu estádio, o Skonto parte favorito. Do outro lado estará uma equipa capaz do melhor e do pior: o FBK Kaunas chegou às notícias após eliminar o Rangers na 2ª pré-eliminatória, com José Couceiro no comando, mas as três derrotas que se seguiram (duas com o Aalborg e um expressivo 5-0 com a Sampdoria), deixaram o treinador português concentrado apenas na selecção lituana. A derrota caseira com o rival Ekranas significa que o título de campeão nacional está mais longe, pelo que uma vitória na Liga do Báltico pode salvar a época.
Vamos ao Chipre pela 2ª semana consecutiva, para acompanharmos mais um clássico. Depois da derrota com o APOEL no dérbi de Nicósia, o Omonia recebe o Anorthosis, que à boa figura que está a fazer na Liga dos Campeões, junta-lhe a liderança da liga nacional. O Omonia não perde em casa para o campeonato desde Março, mas atenção a esta série: o Anorthosis não perde para o campeonato há época e meia (desde Abril 2007, já lá vão 38 jogos).
E que tal um dérbi da 2ª circular vindo do Luxemburgo? Depois ganhar o campeonato da 2ª divisão em 2007 e de ter terminado a época passada em 8º na primeira liga, o Hamm Benfica arrasta-se agora pelo 13º com apenas uma vitória. Cá para mim, acho que é falta de amor à camisola: há tantos portugueses como luxemburgueses no plantel (cinco) e os franceses até são mais (oito!). Quem não se queixa é o Sporting Steinfort, que subiu este ano à primeira divisão e está em 8º, com mais seis pontos. E que tal darem o jogo em directo na SportTv?
Atravessamos o Atlântico para assistir à fase decisiva do Brasileirão. O Fluminense nunca mais recuperou daquele mau arranque, em que se dedicou à Libertadores: a oito jornadas do fim, a equipa está acima da linha de água, mas com os mesmos pontos da Portuguesa (a primeira equipa abaixo), e com apenas mais três que o último, o Ipatinga. A última vitória em casa foi em Agosto, e quando se sabe que o Corinthians vai regressar ao convívio dos grandes, teme-se pela descida de outro histórico. Mas a entrada do técnico René Simões parece ter trazido novo ânimo: três empates e uma vitória nos últimos quatro jogos deram esperança de um final feliz aos adeptos. O Palmeiras perdeu a oportunidade de subir a 1º, e de deixar o São Paulo a cinco pontos de distância, no dérbi da semana passada que terminu empatado (1-1). Esta é a altura das decisões, e algo que não a vitória pode levar a equipa para 4º.
Temos mais dois clássicos sul-americanos. Do Paraguai vem o dérbi de Asuncion, que encontra Guarani e Libertad separados por um ponto no topo da tabela. Esta é uma rivalidade muito particular, já que ambos disputam o lugar de "3º grande" do país, logo atrás do Olimpia e do Cerro Porteño: o Guarani tem uma maior legião de fãs, mas o Libertad já ganhou mais títulos, e é actual tri-campeão. Aliás, cinco desses campeonatos foram ganhos nas últimas sete edições, depois de 26 anos de "seca". O Gurani não ganha o dérbi desde 2005 e vai enfrentar um Libertad que não sofre golos há quatro jogos, e não perde há sete.
E da Colômbia vamos acompanhar El Clásico Capitalino, o dérbi de Bogotá entre o Santa Fé e o Millonarios. Apesar de serem dois dos maiores clubes colombianos, vivem uma crise de títulos: o Millonarios não vence o campeonato desde 1988, o Santa Fe desde 1975. Desde 2000 já houve dez campeões diferentes (relembre-se que aqui também há duas edições por ano), tendo o América de Cali e o Atlético Nacional ganho três vezes. Isto acontece também porque, após a fase regular, realiza-se uma fase de grupos, da qual saem as duas equipas que discutem o título numa final a duas mãos. O campeão é o Boyacá Chico, feito inédito na sua história. Este está a ser um campeonato equilibrado, como se esperava, com os quatro primeiros separados por três pontos. Com a fase de grupos no horizonte, aqui joga-se muito mais pelo orgulho.
O mesmo se pode dizer do último jogo do fim-de-semana, mais um Sporting - Benfica, agora sim em Portugal, mas em futsal. O campeonato nacional de futsal iniciou-se em Setembro, quando se realizaram apenas duas jornadas, dado que a seguir começaram os preparativos para o Mundial. As coisas não correram bem, como se sabe, com a eliminação na 1ª fase a deixar muitas dúvidas no ar. Daqui seguem os parabéns à selecção espanhola, que apenas caiu nos penáltis da final. Essas duas jornadas foram suficientes para o campeão Benfica assumir a liderança, com a ajuda de um 6-0 ao Sassoeiros. E chegaram também para o Sporting ter o primeiro deslize, com uma derrota por 5-3 em Alpendorada.
Esta semana não já competições europeias, mas temos jornada a meio da semana, com cinco jogos em destaque: Rio Ave e Sp.Braga discutem a passagem à próxima fase da Taça da Liga, sendo que um empate chega aos bracarenses; Werder Bremen e Bayer Leverkusen prometem muitos golos num duelo de topo da tabela; o Inter enfrenta mais um teste em Florença, num campeonato italiano que tem os dez primeiros separados por apenas quatro pontos; mais um jogo de primeiros no Brasileirão, com o Cruzeiro a poder chegar a 1º, e o líder Grémio a tentar inverter uma série de sete jogos fora sem vencer; para terminar, o quase último River Plate recebe o Newell's, uma das equipas em melhor forma na Argentina.
Prazo limite para esta semana: Sábado (25/Outubro), às 12h00. Para quem quiser colocar as previsões para os últimos cinco jogos mais tarde, o prazo é 3ª feira (28/Outubro), às 18h00
1. Belenenses - V.Guimarães
2. Villarreal - At.Madrid
3. Chelsea - Liverpool
4. Juventus - Torino
5. Hoffenheim - Hamburgo
6. Dínamo Moscovo - CSKA Moscovo
7. FC Copenhaga - Odense
8. Mladá Boleslav - Slavia Praga
9. Skonto Riga - FBK Kaunas
10. Omonia Nicosia - Anorthosis
11. Sporting Steinfort - Hamm Benfica
12. Fluminense - Palmeiras
13. Guarani - Libertad
14. Santa Fe - Millonarios
15. Sporting - Benfica (futsal)
+
16. Rio Ave - Sp.Braga
17. Werder Bremen - Bayer Leverkusen
18. Fiorentina - Inter
19. Cruzeiro - Grémio
20. River Plate - Newell's
1. Liga Sagres, 04/05: Bel 1-1 VGu, EDDEV - DVVEV (25/10, 18h30, SportTv 1)
2. Liga BBVA, 29/03: Vil 3-0 Atl, VVVVE - VDVDD (26/10, 18h00)
3. Premier League, 30/04: Che 1-1 Liv, VVEVV - VVVVV (26/10, 13h30)
4. Serie A, 26/02: Juv 0-0 Tor, EEEDD - EDEDD (25/10, 19h30)
5. Bundesliga, VDDVV - VVVVE (26/10, 16h00)
6. 1ª Liga Russa, 06/07: CSK 0-2 Dín, VVEVE - VVVVV (27/10, 16h00)
7. Superligaen (Dinamarca), 13/04: Ode 0-0 Cop, VVEVV - VVVDV (26/10, 16h30)
8. Gambrinus Liga (Rep.Checa), 10/05: Mla 0-2 Sla, EVVVV - VVEVV (27/10, 16h15)
9. Liga do Báltico, EVVEV - VDEVV (25/10, 13h00)
10. 1ª Divisão (Chipre), 19/04: Omo - Ano, DVVDD - EVVVE (27/10, 17h00)
11. National Division (Luxemburgo), VDEEE - DDVED (26/10, 15h00)
12. Brasileirão, 17/07: Pal 3-1 Flu, DEEVE - EVVEE (25/10, 19h00)
13. Clausura 2008 (Paraguai) (26/10, 20h00)
14. Copa Mustang, 21/09: Mil 0-1 San, VEVDD - DEDVD (26/10, 00h20)
15. Campeonto nacional de futsal (25/10)
+
16. Taça da Liga, EVDVE - DEVEV (29/10, 16h15, SIC)
17. Bundesliga, 17/05: Bay 0-1 Wer, VVEDE - VVVDV (28/10, 19h00)
18. Serie A, 13/04: Int 2-0 Fio, VEVVD - VDEVV (29/10, 19h30)
19. Brasileirão, 19/07: Gré 1-0 Cru, VDVVV - EDVVD (29/10, 23h50)
20. Apertura 2008, 17/02: New 0-0 Riv, EVEDD - VDVVE (29/10)
Liga Sagres, após 5 jornadas:
1. FC Porto 11p.
2. Nacional 10p.
3. Leixões 10p.
4. E.Amadora 10p.
5. Benfica 9p.
6. Sporting 9p.
7. Naval 8p.
8. V.Guimarães 8p. 2/2/1 5-4 (fora: 2/0/0 4-1)
(...)
14. Belenenses 2p. 0/2/3 3-8 (casa: 0/1/1 2-3)
(...)
Liga BBVA, após 7 jornadas:
1. Valência 19p.
2. Sevilha 17p.
3. Villarreal 17p. 5/2/0 9-3 (casa: 3/0/0 5-1)
4. Barcelona 16p.
5. Real Madrid 16p.
6. Almería 11p.
7. Málaga 10p.
8. Atlético Madrid 9p. 3/0/4 13-12 (fora: 1/0/2 4-9)
(...)
Premier League, após 8 jornadas:
1. Chelsea 20p. 6/2/0 19-3 (casa: 2/2/0 8-2)
2. Liverpool 20p. 6/2/0 13-6 (fora: 3/1/0 6-2)
3. Hull City 17p.
4. Arsenal 16p.
5. Man.United 14p. (-1j.)
(...)
Serie A, após 7 jornadas:
1. Inter 16p. 5/1/1 13-5 (fora: 2/1/1 8-3)
2. Udinese 14p.
3. Catania 14p.
4. Nápoles 14p.
5. Lazio 13p.
6. Milan 13p.
7. Fiorentina 13p. 4/1/2 9-6 (casa: 3/1/0 6-1)
(...)
12. Juventus 9p. 2/3/2 6-6
(...)
17. Torino 5p. 1/2/4 7-11
(...)
Bundesliga, após 8 jornadas:
1. Hamburgo 17p. 5/2/1 15-12 (fora: 2/1/1 8-8)
2. Hoffenheim 16p. 5/1/2 21-14 (casa: 3/1/0 7-2)
3. Bayer Leverkusen 15p. 5/0/3 20-11 (fora: 3/0/1 9-5)
4. Hertha Berlim 14p.
5. Wolfsburgo 13p.
(...)
10. Werder Bremen 12p. 3/3/2 22-19 (casa: 2/2/0 12-8)
(...)
1ª Liga Russa, após 25 jornadas:
1. Rubin Kazan 54p.
2. CSKA Moscovo 47p. 13/8/4 42-20 (fora: 7/4/1 24-8)
3. Dínamo Moscovo 44p. 12/8/5 34-25 (casa: 9/2/1 22-12)
4. Amkar Perm 40p.
5. Zenit 38p. (-1j.)
(...)
Superligaen (Dinamarca), após 10 jornadas:
1. Odense 24p. 8/0/2 22-12 (fora: 3/0/1 8-6)
2. FC Copenhaga 23p. 7/2/1 16-5 (casa: 5/0/0 10-2)
3. Midtjylland 21p.
4. Brondby 20p.
5. Randers 12p.
(...)
Gambrinus Liga (Rep.Checa), após 10 jornadas:
1. Slavia Praga 25p. 8/1/1 28-6 (fora: 3/1/1 12-6)
2. Mladá Boleslav 23p. 7/2/1 17-9 (casa: 4/0/0 8-3)
3. Slovan Liberec 20p.
4. Sparta Praga 18p.
5. Baník Ostrava 17p.
(...)
Liga do Báltico, jogos realizados:
Skonto Riga: 8/0/0 30-9 (casa: 4/0/0 14-3)
Kaunas: 5/2/1 16-8 (fora: 2/1/1 7-5)
Baltic League
1ª Divisão (Chipre), após 5 jornadas:
1. Anorthosis Famagusta 13p. 4/1/0 8-1 (fora: 2/0/0 3-0)
2. Omonia Nicosia 12p. 4/0/1 10-3 (casa: 2/0/0 4-0)
3. APOEL Nicosia 11p.
4. APOP Kinyras Peyias 10p.
5. AEL Limassol 9p.
(...)
National Division (Luxemburgo), após 10 jornadas:
1. Dudelange 23p.
2. Differdange 23p.
3. La Jeunesse d'Esch 19p.
4. Progrès Niedercorn 16p.
5. Racing Union 16p.
(...)
8. Sporting Steinfort 13p. 3/4/3 12-15 (casa: 1/2/2 5-9)
(...)
13. Hamm Benfica 7p. 1/4/5 11-14 (fora: 0/2/3 2-6)
14. Avenir Beggen 3p.
Brasileirão, após 30 jornadas:
1. Grémio 56p. 16/8/6 46-25 (fora: 5/5/5 23-17)
2. Cruzeiro 55p. 17/4/9 46-31 (casa: 11/2/2 24-8)
3. Palmeiras 55p. 16/7/7 48-34 (fora: 4/5/6 14-19)
4. São Paulo 53p.
5. Flamengo 52p.
(...)
15. Fluminense 31p. 7/10/13 38-43 (casa: 5/5/5 17-16)
(...)
Clausura 2008 (Paraguai), após 13 jornadas:
1. Libertad 26p. 7/5/1 16-7 (fora: 3/2/1 5-3)
2. Guarani 25p. 7/4/2 19-9 (casa: 4/2/0 9-2)
3. Sol de America 23p.
4. 12 de Octubre 23p.
5. Nacional 18p.
(...)
Copa Mustang (Colômbia), após 14 jornadas:
1. Deportes Tolima 29p.
2. Deportivo Cali 25p.
3. Millonarios 22p. 7/1/6 22-15 (fora: 3/0/4 9-10)
4. Junior Barranquilla 22p.
5. Santa Fe 22p 6/4/4 13-9 (casa: 4/2/1 10-3)
(...)
Campeonato nacional de futsal, após 2 jornadas:
1. Benfica 6p. 10-1
2. Belenenses 6p.
3. Fundação Jorge Antunes 6p.
4. Inst. D. João V 6p.
5. Alpendorada 4p.
6. Sporting 3p. 6-6
(...)
Sporting: Odivelas (V 3-1 c), Alpendorada (D 5-3 f)
Benfica: Sassoeiros (V 6-1 c), Mogadouro (V 4-0 c)
Taça da Liga, Grupo A
Sp.Braga 4-0 Leixões
Leixões 1-2 Rio Ave
Apertura 2008 (Argentina), após 10 jornadas:
1. San Lorenzo 25p.
2. Tigre 20p.
3. Newell's Old Boys 18p. 5/3/2 14-8 (fora: 2/3/1 7-3)
4. Boca Juniors 17p.
5. Vélez Sarsfield 16p.
(...)
19. River Plate 8p. 1/5/4 11-14 (casa: 1/2/2 6-6)
20. Rosario Central 8p.
O Villarreal continua a senda de vitórias: o 6-3 sobre o Aalborg colocou a equipa a um passo da próxima fase da Liga dos Campeões, e aumentou a série sem derrotas (e apenas três empates) para 16 jogos. Em casa, o submarino amarelo não perde desde Dezembro (Bétis, 0-1). O Atlético está a passar pela série dos grandes na liga espanhola, e as coisas não estão a correr bem: três derrotas seguidas com Sevilha, Barcelona e Real Madrid, 2-9 em golos. Logo começaram as conversas de sucessão, com Quique Flores a ser apontado ao lugar de Javier Aguirre. O empate com o Liverpool acalmou um pouco os ânimos, mas a distância para o líder Valência (10 pontos) obriga a vencer este jogo, ou a candidatura ao título não chega ao Natal.
Em Inglaterra temos encontro de primeiros. Olhando para o topo da tabela, apenas a diferença de golos separa Chelsea de Liverpool. A equipa de Scolari tem ganho convincentemente, só sofreu três golos em oito jogos e já aplicou quatro goleadas, a última em Middlesbrough (0-5) na última jornada. A meio da semana, John Terry marcou o golo que deu a vitória sobre a Roma (1-0) e quase garante um lugar nos oitavos. Do outro lado há uma equipa mais pragmática, que já tem oito vitórias por um golo esta época, mas que não perde desde Abril (em Old Trafford, 3-0).
Em Turim há dérbi, entre Juventus e Torino, num cenário muito particular. A casa da Juve, o Stadio delle Alpi, está em obras, pelo que os jogos em casa têm sido disputados no Olímpico de Torino, casa dos rivais. E assim, a Juve vai jogar o dérbi em casa, do adversário. Três empates e duas derrotas deixaram Claudio Ranieri à beira do despedimento, mas a vitória sobre o Real e a liderança do grupo na Liga dos Campeões são o tónico perfeito para o dérbi. A época do Torino não está a ser muito melhor: cinco pontos em oito jogos não dão para mais que o 17º lugar (em 20), e a equipa não ganha há sete jogos, desde a recepção ao Lecce (3-0).
Mais um confronto de líderes, na Bundesliga. O surpreendente Hoffenheim vai em 2º, com o melhor ataque da prova, e vem de uma goleada sobre o Hannover fora (2-5). O único jogo em casa que não venceram foi um incaracterístico empate a zero com o Estugarda; depois disso já surgiram vitórias sobre Borussia Dortmund (4-1) e Eintracht Frankfurt (2-1). O Hamburgo quebrou uma série de quatro vitórias seguidas com o empate caseiro da última jornada frente ao Schalke, mas manteve-se em 1º. O calendário das próximas semanas não é nada fácil (Estugarda, Dortmund, Hertha, Bremen), e se Martin Jol quer continuar líder, sabe que não pode facilitar.
Dínamo e CSKA encontram-se este fim-de-semana para mais um dérbi de Moscovo: ainda vamos ter mais alguns até ao final da época, com o Spartak, o Lokomotiv e o FC Moscovo, mas enquanto estes estão na luta por um lugar na Taça UEFA, na próxima 2ª discute-se o segundo lugar e a entrada directa na Liga dos Campeões. Com o título entregue ao Rubin Kazan, o grande prémio é mesmo os milhões que vêm com o vice-campeonato, já que o 3º terá de vencer duas pré-eliminatórias para lá chegar. O Dínamo andou na disputa pelo título, mas depois de perder em casa do Rubin, o sonho acabou. Desde então mais dois empates colocaram a equipa em 3º, a três pontos do CSKA. Isto porque a equipa de Vagner Love (que marcou dois golos no 4-1 sobre o Amkar Perm na jornada anterior) está numa série de nove vitórias seguidas, e noutra de 16 jogos sem perder. Aliás, as duas únicas derrotas nos últimos seis meses foram nos dérbis com o FC e com o Dínamo, ambos em casa.
Na Dinamarca também temos jogo entre primeiro e segundo. Cpm o Aalborg concentrado na Liga dos Campeões (com um ponto em três jogos e um 6-3 na última jornada, mais vaia dedicarem-se à pesca) a descansar no penúltimo lugar do campeonato, Odense e FC Copenhaga têm marcado o ritmo da liga nacional. A melhor defesa recebe o melhor ataque: o FC Copenhaga está há 22 jogos sem perder com outro adversário que não Brondby (duas vezes, ambas fora); o Odense também perdeu com o Brondby, há duas semanas, único jogo que não ganhou nos últimos sete.
Os campeões checos Slavia Praga entraram na nova época a dominar, e apenas concederam cinco pontos fora para ganhar uma vantagem de sete sobre o Sparta. Mas o Mladá está a fazer uma época quase idêntica, com apenas mais um empate. Uma sequência de quatro vitórias seguidas é a introdução perfeita para este encontro que pode ver a equipa da casa chegar a 1º. Depois da eliminação da Liga dos Campeões pela Fiorentina, o Slavia nunca mais perdeu, já lá vão 14 jogos, tendo ganho dez.
Vamos até à Letónia, onde este Sábado se realiza a final da 2ª edição da Liga do Báltico. Esta competição, iniciada no ano passado, reúne os melhores classificados das últimas ligas nacionais da Estónia, Lituânia e Letónia, e teve como primeiro vencedor o Liepajas Metalurgs, que derrotou o Ventspils (ambos da Letónia), vencendo os dois jogos da final. Este ano temos um outro clube letão na final, o Skonto Riga, que ganhou todos os jogos efectuados até aqui. Se acrescentarmos que este ano a final terá apenas um jogo, no seu estádio, o Skonto parte favorito. Do outro lado estará uma equipa capaz do melhor e do pior: o FBK Kaunas chegou às notícias após eliminar o Rangers na 2ª pré-eliminatória, com José Couceiro no comando, mas as três derrotas que se seguiram (duas com o Aalborg e um expressivo 5-0 com a Sampdoria), deixaram o treinador português concentrado apenas na selecção lituana. A derrota caseira com o rival Ekranas significa que o título de campeão nacional está mais longe, pelo que uma vitória na Liga do Báltico pode salvar a época.
Vamos ao Chipre pela 2ª semana consecutiva, para acompanharmos mais um clássico. Depois da derrota com o APOEL no dérbi de Nicósia, o Omonia recebe o Anorthosis, que à boa figura que está a fazer na Liga dos Campeões, junta-lhe a liderança da liga nacional. O Omonia não perde em casa para o campeonato desde Março, mas atenção a esta série: o Anorthosis não perde para o campeonato há época e meia (desde Abril 2007, já lá vão 38 jogos).
E que tal um dérbi da 2ª circular vindo do Luxemburgo? Depois ganhar o campeonato da 2ª divisão em 2007 e de ter terminado a época passada em 8º na primeira liga, o Hamm Benfica arrasta-se agora pelo 13º com apenas uma vitória. Cá para mim, acho que é falta de amor à camisola: há tantos portugueses como luxemburgueses no plantel (cinco) e os franceses até são mais (oito!). Quem não se queixa é o Sporting Steinfort, que subiu este ano à primeira divisão e está em 8º, com mais seis pontos. E que tal darem o jogo em directo na SportTv?
Atravessamos o Atlântico para assistir à fase decisiva do Brasileirão. O Fluminense nunca mais recuperou daquele mau arranque, em que se dedicou à Libertadores: a oito jornadas do fim, a equipa está acima da linha de água, mas com os mesmos pontos da Portuguesa (a primeira equipa abaixo), e com apenas mais três que o último, o Ipatinga. A última vitória em casa foi em Agosto, e quando se sabe que o Corinthians vai regressar ao convívio dos grandes, teme-se pela descida de outro histórico. Mas a entrada do técnico René Simões parece ter trazido novo ânimo: três empates e uma vitória nos últimos quatro jogos deram esperança de um final feliz aos adeptos. O Palmeiras perdeu a oportunidade de subir a 1º, e de deixar o São Paulo a cinco pontos de distância, no dérbi da semana passada que terminu empatado (1-1). Esta é a altura das decisões, e algo que não a vitória pode levar a equipa para 4º.
Temos mais dois clássicos sul-americanos. Do Paraguai vem o dérbi de Asuncion, que encontra Guarani e Libertad separados por um ponto no topo da tabela. Esta é uma rivalidade muito particular, já que ambos disputam o lugar de "3º grande" do país, logo atrás do Olimpia e do Cerro Porteño: o Guarani tem uma maior legião de fãs, mas o Libertad já ganhou mais títulos, e é actual tri-campeão. Aliás, cinco desses campeonatos foram ganhos nas últimas sete edições, depois de 26 anos de "seca". O Gurani não ganha o dérbi desde 2005 e vai enfrentar um Libertad que não sofre golos há quatro jogos, e não perde há sete.
E da Colômbia vamos acompanhar El Clásico Capitalino, o dérbi de Bogotá entre o Santa Fé e o Millonarios. Apesar de serem dois dos maiores clubes colombianos, vivem uma crise de títulos: o Millonarios não vence o campeonato desde 1988, o Santa Fe desde 1975. Desde 2000 já houve dez campeões diferentes (relembre-se que aqui também há duas edições por ano), tendo o América de Cali e o Atlético Nacional ganho três vezes. Isto acontece também porque, após a fase regular, realiza-se uma fase de grupos, da qual saem as duas equipas que discutem o título numa final a duas mãos. O campeão é o Boyacá Chico, feito inédito na sua história. Este está a ser um campeonato equilibrado, como se esperava, com os quatro primeiros separados por três pontos. Com a fase de grupos no horizonte, aqui joga-se muito mais pelo orgulho.
O mesmo se pode dizer do último jogo do fim-de-semana, mais um Sporting - Benfica, agora sim em Portugal, mas em futsal. O campeonato nacional de futsal iniciou-se em Setembro, quando se realizaram apenas duas jornadas, dado que a seguir começaram os preparativos para o Mundial. As coisas não correram bem, como se sabe, com a eliminação na 1ª fase a deixar muitas dúvidas no ar. Daqui seguem os parabéns à selecção espanhola, que apenas caiu nos penáltis da final. Essas duas jornadas foram suficientes para o campeão Benfica assumir a liderança, com a ajuda de um 6-0 ao Sassoeiros. E chegaram também para o Sporting ter o primeiro deslize, com uma derrota por 5-3 em Alpendorada.
Esta semana não já competições europeias, mas temos jornada a meio da semana, com cinco jogos em destaque: Rio Ave e Sp.Braga discutem a passagem à próxima fase da Taça da Liga, sendo que um empate chega aos bracarenses; Werder Bremen e Bayer Leverkusen prometem muitos golos num duelo de topo da tabela; o Inter enfrenta mais um teste em Florença, num campeonato italiano que tem os dez primeiros separados por apenas quatro pontos; mais um jogo de primeiros no Brasileirão, com o Cruzeiro a poder chegar a 1º, e o líder Grémio a tentar inverter uma série de sete jogos fora sem vencer; para terminar, o quase último River Plate recebe o Newell's, uma das equipas em melhor forma na Argentina.
Prazo limite para esta semana: Sábado (25/Outubro), às 12h00. Para quem quiser colocar as previsões para os últimos cinco jogos mais tarde, o prazo é 3ª feira (28/Outubro), às 18h00
1. Belenenses - V.Guimarães
2. Villarreal - At.Madrid
3. Chelsea - Liverpool
4. Juventus - Torino
5. Hoffenheim - Hamburgo
6. Dínamo Moscovo - CSKA Moscovo
7. FC Copenhaga - Odense
8. Mladá Boleslav - Slavia Praga
9. Skonto Riga - FBK Kaunas
10. Omonia Nicosia - Anorthosis
11. Sporting Steinfort - Hamm Benfica
12. Fluminense - Palmeiras
13. Guarani - Libertad
14. Santa Fe - Millonarios
15. Sporting - Benfica (futsal)
+
16. Rio Ave - Sp.Braga
17. Werder Bremen - Bayer Leverkusen
18. Fiorentina - Inter
19. Cruzeiro - Grémio
20. River Plate - Newell's
1. Liga Sagres, 04/05: Bel 1-1 VGu, EDDEV - DVVEV (25/10, 18h30, SportTv 1)
2. Liga BBVA, 29/03: Vil 3-0 Atl, VVVVE - VDVDD (26/10, 18h00)
3. Premier League, 30/04: Che 1-1 Liv, VVEVV - VVVVV (26/10, 13h30)
4. Serie A, 26/02: Juv 0-0 Tor, EEEDD - EDEDD (25/10, 19h30)
5. Bundesliga, VDDVV - VVVVE (26/10, 16h00)
6. 1ª Liga Russa, 06/07: CSK 0-2 Dín, VVEVE - VVVVV (27/10, 16h00)
7. Superligaen (Dinamarca), 13/04: Ode 0-0 Cop, VVEVV - VVVDV (26/10, 16h30)
8. Gambrinus Liga (Rep.Checa), 10/05: Mla 0-2 Sla, EVVVV - VVEVV (27/10, 16h15)
9. Liga do Báltico, EVVEV - VDEVV (25/10, 13h00)
10. 1ª Divisão (Chipre), 19/04: Omo - Ano, DVVDD - EVVVE (27/10, 17h00)
11. National Division (Luxemburgo), VDEEE - DDVED (26/10, 15h00)
12. Brasileirão, 17/07: Pal 3-1 Flu, DEEVE - EVVEE (25/10, 19h00)
13. Clausura 2008 (Paraguai) (26/10, 20h00)
14. Copa Mustang, 21/09: Mil 0-1 San, VEVDD - DEDVD (26/10, 00h20)
15. Campeonto nacional de futsal (25/10)
+
16. Taça da Liga, EVDVE - DEVEV (29/10, 16h15, SIC)
17. Bundesliga, 17/05: Bay 0-1 Wer, VVEDE - VVVDV (28/10, 19h00)
18. Serie A, 13/04: Int 2-0 Fio, VEVVD - VDEVV (29/10, 19h30)
19. Brasileirão, 19/07: Gré 1-0 Cru, VDVVV - EDVVD (29/10, 23h50)
20. Apertura 2008, 17/02: New 0-0 Riv, EVEDD - VDVVE (29/10)
Liga Sagres, após 5 jornadas:
1. FC Porto 11p.
2. Nacional 10p.
3. Leixões 10p.
4. E.Amadora 10p.
5. Benfica 9p.
6. Sporting 9p.
7. Naval 8p.
8. V.Guimarães 8p. 2/2/1 5-4 (fora: 2/0/0 4-1)
(...)
14. Belenenses 2p. 0/2/3 3-8 (casa: 0/1/1 2-3)
(...)
Liga BBVA, após 7 jornadas:
1. Valência 19p.
2. Sevilha 17p.
3. Villarreal 17p. 5/2/0 9-3 (casa: 3/0/0 5-1)
4. Barcelona 16p.
5. Real Madrid 16p.
6. Almería 11p.
7. Málaga 10p.
8. Atlético Madrid 9p. 3/0/4 13-12 (fora: 1/0/2 4-9)
(...)
Premier League, após 8 jornadas:
1. Chelsea 20p. 6/2/0 19-3 (casa: 2/2/0 8-2)
2. Liverpool 20p. 6/2/0 13-6 (fora: 3/1/0 6-2)
3. Hull City 17p.
4. Arsenal 16p.
5. Man.United 14p. (-1j.)
(...)
Serie A, após 7 jornadas:
1. Inter 16p. 5/1/1 13-5 (fora: 2/1/1 8-3)
2. Udinese 14p.
3. Catania 14p.
4. Nápoles 14p.
5. Lazio 13p.
6. Milan 13p.
7. Fiorentina 13p. 4/1/2 9-6 (casa: 3/1/0 6-1)
(...)
12. Juventus 9p. 2/3/2 6-6
(...)
17. Torino 5p. 1/2/4 7-11
(...)
Bundesliga, após 8 jornadas:
1. Hamburgo 17p. 5/2/1 15-12 (fora: 2/1/1 8-8)
2. Hoffenheim 16p. 5/1/2 21-14 (casa: 3/1/0 7-2)
3. Bayer Leverkusen 15p. 5/0/3 20-11 (fora: 3/0/1 9-5)
4. Hertha Berlim 14p.
5. Wolfsburgo 13p.
(...)
10. Werder Bremen 12p. 3/3/2 22-19 (casa: 2/2/0 12-8)
(...)
1ª Liga Russa, após 25 jornadas:
1. Rubin Kazan 54p.
2. CSKA Moscovo 47p. 13/8/4 42-20 (fora: 7/4/1 24-8)
3. Dínamo Moscovo 44p. 12/8/5 34-25 (casa: 9/2/1 22-12)
4. Amkar Perm 40p.
5. Zenit 38p. (-1j.)
(...)
Superligaen (Dinamarca), após 10 jornadas:
1. Odense 24p. 8/0/2 22-12 (fora: 3/0/1 8-6)
2. FC Copenhaga 23p. 7/2/1 16-5 (casa: 5/0/0 10-2)
3. Midtjylland 21p.
4. Brondby 20p.
5. Randers 12p.
(...)
Gambrinus Liga (Rep.Checa), após 10 jornadas:
1. Slavia Praga 25p. 8/1/1 28-6 (fora: 3/1/1 12-6)
2. Mladá Boleslav 23p. 7/2/1 17-9 (casa: 4/0/0 8-3)
3. Slovan Liberec 20p.
4. Sparta Praga 18p.
5. Baník Ostrava 17p.
(...)
Liga do Báltico, jogos realizados:
Skonto Riga: 8/0/0 30-9 (casa: 4/0/0 14-3)
Kaunas: 5/2/1 16-8 (fora: 2/1/1 7-5)
Baltic League
1ª Divisão (Chipre), após 5 jornadas:
1. Anorthosis Famagusta 13p. 4/1/0 8-1 (fora: 2/0/0 3-0)
2. Omonia Nicosia 12p. 4/0/1 10-3 (casa: 2/0/0 4-0)
3. APOEL Nicosia 11p.
4. APOP Kinyras Peyias 10p.
5. AEL Limassol 9p.
(...)
National Division (Luxemburgo), após 10 jornadas:
1. Dudelange 23p.
2. Differdange 23p.
3. La Jeunesse d'Esch 19p.
4. Progrès Niedercorn 16p.
5. Racing Union 16p.
(...)
8. Sporting Steinfort 13p. 3/4/3 12-15 (casa: 1/2/2 5-9)
(...)
13. Hamm Benfica 7p. 1/4/5 11-14 (fora: 0/2/3 2-6)
14. Avenir Beggen 3p.
Brasileirão, após 30 jornadas:
1. Grémio 56p. 16/8/6 46-25 (fora: 5/5/5 23-17)
2. Cruzeiro 55p. 17/4/9 46-31 (casa: 11/2/2 24-8)
3. Palmeiras 55p. 16/7/7 48-34 (fora: 4/5/6 14-19)
4. São Paulo 53p.
5. Flamengo 52p.
(...)
15. Fluminense 31p. 7/10/13 38-43 (casa: 5/5/5 17-16)
(...)
Clausura 2008 (Paraguai), após 13 jornadas:
1. Libertad 26p. 7/5/1 16-7 (fora: 3/2/1 5-3)
2. Guarani 25p. 7/4/2 19-9 (casa: 4/2/0 9-2)
3. Sol de America 23p.
4. 12 de Octubre 23p.
5. Nacional 18p.
(...)
Copa Mustang (Colômbia), após 14 jornadas:
1. Deportes Tolima 29p.
2. Deportivo Cali 25p.
3. Millonarios 22p. 7/1/6 22-15 (fora: 3/0/4 9-10)
4. Junior Barranquilla 22p.
5. Santa Fe 22p 6/4/4 13-9 (casa: 4/2/1 10-3)
(...)
Campeonato nacional de futsal, após 2 jornadas:
1. Benfica 6p. 10-1
2. Belenenses 6p.
3. Fundação Jorge Antunes 6p.
4. Inst. D. João V 6p.
5. Alpendorada 4p.
6. Sporting 3p. 6-6
(...)
Sporting: Odivelas (V 3-1 c), Alpendorada (D 5-3 f)
Benfica: Sassoeiros (V 6-1 c), Mogadouro (V 4-0 c)
Taça da Liga, Grupo A
Sp.Braga 4-0 Leixões
Leixões 1-2 Rio Ave
Apertura 2008 (Argentina), após 10 jornadas:
1. San Lorenzo 25p.
2. Tigre 20p.
3. Newell's Old Boys 18p. 5/3/2 14-8 (fora: 2/3/1 7-3)
4. Boca Juniors 17p.
5. Vélez Sarsfield 16p.
(...)
19. River Plate 8p. 1/5/4 11-14 (casa: 1/2/2 6-6)
20. Rosario Central 8p.
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 5 (resultados de 4ª)
16. Shakhtar Donetsk 0-1 Sporting 2 (previsões 1X2: 7/6/8) 6,5p.
17. PSV Eindhoven 2-0 Marselha 1 (previsões 1X2: 11/4/4) 10p.
Tabela actualizada:
1. Juan 38p.
2. Sérgio 36p.
3. Fanã 35,5p.
4. Danilo 33p.
_ L.Carlos 33p.
6. Paulo P. 31p.
_ EduGama 31p.
8. Pépe 30p.
_ Paul Man 30p.
10. Zé Fin 29p.
_ Dracul 29p.
_ Jota 29p.
13. Joana 28p.
14. Valhelhas 27p.
15. Richard 23,5p.
16. Marco 21,5p.
17. Pedro 21p.
18. P.Vieira 20p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
17. PSV Eindhoven 2-0 Marselha 1 (previsões 1X2: 11/4/4) 10p.
Tabela actualizada:
1. Juan 38p.
2. Sérgio 36p.
3. Fanã 35,5p.
4. Danilo 33p.
_ L.Carlos 33p.
6. Paulo P. 31p.
_ EduGama 31p.
8. Pépe 30p.
_ Paul Man 30p.
10. Zé Fin 29p.
_ Dracul 29p.
_ Jota 29p.
13. Joana 28p.
14. Valhelhas 27p.
15. Richard 23,5p.
16. Marco 21,5p.
17. Pedro 21p.
18. P.Vieira 20p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Goals galore
Nunca se tinha visto nada assim numa noite de Liga dos Campeões. Qual noite de lua cheia a encher maternidades, as portas abriram-se para deixar entrar 36 golos em 8 jogos.
Grupo E
Villarreal 6-3 Aalborg
Man.United 3-0 Celtic
1. Man.United 7p.
2. Villarreal 7p.
3. Celtic 1p.
4. Aalborg 1p.
Grupo F
Bayern Munique 3-0 Fiorentina
Steaua Bucareste 3-5 Lyon
1. Bayern Munique 7p.
2. Lyon 5p.
3. Fiorentina 2p.
4. Steaua Bucareste 1p.
Grupo G
Fenerbahçe 2-5 Arsenal
FC Porto 0-1 Dínamo Kiev
1. Arsenal 7p.
2. Dínamo Kiev 5p.
3. FC Porto 3p.
4. Fenerbahçe 1p.
Grupo H
Zenit São Petersburgo 1-1 BATE Borisov
Juventus 2-1 Real Madrid
1. Juventus 7p.
2. Real Madrid 6p.
3. BATE Borisov 2p.
4. Zenit 1p.
Grupo E
Villarreal 6-3 Aalborg
Man.United 3-0 Celtic
1. Man.United 7p.
2. Villarreal 7p.
3. Celtic 1p.
4. Aalborg 1p.
Grupo F
Bayern Munique 3-0 Fiorentina
Steaua Bucareste 3-5 Lyon
1. Bayern Munique 7p.
2. Lyon 5p.
3. Fiorentina 2p.
4. Steaua Bucareste 1p.
Grupo G
Fenerbahçe 2-5 Arsenal
FC Porto 0-1 Dínamo Kiev
1. Arsenal 7p.
2. Dínamo Kiev 5p.
3. FC Porto 3p.
4. Fenerbahçe 1p.
Grupo H
Zenit São Petersburgo 1-1 BATE Borisov
Juventus 2-1 Real Madrid
1. Juventus 7p.
2. Real Madrid 6p.
3. BATE Borisov 2p.
4. Zenit 1p.
Desafio 1X2 vol.II - semana 5 (resultados do fim-de-semana)
11. APOEL Nicosia 3-2 Omonia Nicosia 1 (previsões 1X2: 13/3/1) 12p.
1-0: Onwuachi (3')
1-1: Okkas (11' p.)
2-1: Onwuachi (18')
3-1: Charalambides (37')
3-2: Aloneftis (58')
O APOEL venceu o dérbi de Nicósia, na primeira derrota no campeonato para o Omonia. Com este resultado, os cinco primeiros ficam com um ponto de diferença entre cada um, do Anorthosis Famagusta (1º, 13p.) ao AEL Limassol (5º, 9p.).
Aqui ficam os resultados e a chave desta semana:
1. At.Madrid 1-2 Real Madrid 2
2. Espanyol 0-0 Villarreal X
3. Roma 0-4 Inter 2
4. Nápoles 2-1 Juventus 1
5. Catania 2-0 Palermo 1
6. Sheffield Wednesday 1-0 Sheffield United 1
7. Hibernian 1-1 Hearts X
8. Hamburgo 1-1 Schalke 04 X
9. Werder Bremen 3-3 Bor.Dortmund X
10. PAOK 0-0 Panathinaikos X
11. APOEL Nicosia 3-2 Omonia Nicosia 1
12. Levadia Tallinn 0-0 Flora Tallinn X
13. Palmeiras 2-2 São Paulo X
14. Atlético Mineiro 0-2 Cruzeiro 2
15. River Plate 0-1 Boca Juniors 2
Tabela desta semana:
1. Juan 8p.
2. Danilo 6,5p.
_ L.Carlos 6,5p.
_ Dracul 6,5p.
5. Zé Fin 6p.
6. Sérgio 5,5p.
_ Jota 5,5p.
8. Fanã 5p.
_ Marco 5p.
_ Pépe 5p.
11. Paulo P. 4,5p.
12. P.Vieira 4p.
13. Paul Man 3p.
_ Joana 3p.
15. Valhelhas 2p.
(os outros cinco participantes também somaram dois pontos)
Notas desta semana: mais uma vitória semanal para o Juan, o que o faz afastar-se no topo da tabela, com dois pontos e meio de avanço sobre o anterior líder, o Fanã; o L.Carlos e o Danilo, com o segundo melhor resultado da semana, subiram três lugares, para 4º e 5º, respectivamente, aproximando-se do trio da frente.
Tabela geral, após os primeiros 15 jogos desta semana:
1. Juan 38p.
2. Fanã 35,5p.
3. Sérgio 34,5p.
4. L.Carlos 32p.
5. Danilo 31,5p.
6. Paulo P. 31p.
_ EduGama 31p.
8. Paul Man 29p.
9. Dracul 28p.
_ Jota 28p.
_ Pépe 28p.
12. Zé Fin 27p.
_ Joana 27p.
14. Valhelhas 25,5p.
15. Richard 23,5p.
16. Pedro 21p.
17. Marco 20,5p.
18. P.Vieira 19p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
pontuação base: 14,5p.
Ficam a faltar cinco jogos para o fim da ementa desta semana, que irão realizar-se na 4ª e 5ª. Os jogos da próxima semana serão colocados entretanto, de modo a que não haja apenas um dia para colocar o próximo conjunto de previsões.
1-0: Onwuachi (3')
1-1: Okkas (11' p.)
2-1: Onwuachi (18')
3-1: Charalambides (37')
3-2: Aloneftis (58')
O APOEL venceu o dérbi de Nicósia, na primeira derrota no campeonato para o Omonia. Com este resultado, os cinco primeiros ficam com um ponto de diferença entre cada um, do Anorthosis Famagusta (1º, 13p.) ao AEL Limassol (5º, 9p.).
Aqui ficam os resultados e a chave desta semana:
1. At.Madrid 1-2 Real Madrid 2
2. Espanyol 0-0 Villarreal X
3. Roma 0-4 Inter 2
4. Nápoles 2-1 Juventus 1
5. Catania 2-0 Palermo 1
6. Sheffield Wednesday 1-0 Sheffield United 1
7. Hibernian 1-1 Hearts X
8. Hamburgo 1-1 Schalke 04 X
9. Werder Bremen 3-3 Bor.Dortmund X
10. PAOK 0-0 Panathinaikos X
11. APOEL Nicosia 3-2 Omonia Nicosia 1
12. Levadia Tallinn 0-0 Flora Tallinn X
13. Palmeiras 2-2 São Paulo X
14. Atlético Mineiro 0-2 Cruzeiro 2
15. River Plate 0-1 Boca Juniors 2
Tabela desta semana:
1. Juan 8p.
2. Danilo 6,5p.
_ L.Carlos 6,5p.
_ Dracul 6,5p.
5. Zé Fin 6p.
6. Sérgio 5,5p.
_ Jota 5,5p.
8. Fanã 5p.
_ Marco 5p.
_ Pépe 5p.
11. Paulo P. 4,5p.
12. P.Vieira 4p.
13. Paul Man 3p.
_ Joana 3p.
15. Valhelhas 2p.
(os outros cinco participantes também somaram dois pontos)
Notas desta semana: mais uma vitória semanal para o Juan, o que o faz afastar-se no topo da tabela, com dois pontos e meio de avanço sobre o anterior líder, o Fanã; o L.Carlos e o Danilo, com o segundo melhor resultado da semana, subiram três lugares, para 4º e 5º, respectivamente, aproximando-se do trio da frente.
Tabela geral, após os primeiros 15 jogos desta semana:
1. Juan 38p.
2. Fanã 35,5p.
3. Sérgio 34,5p.
4. L.Carlos 32p.
5. Danilo 31,5p.
6. Paulo P. 31p.
_ EduGama 31p.
8. Paul Man 29p.
9. Dracul 28p.
_ Jota 28p.
_ Pépe 28p.
12. Zé Fin 27p.
_ Joana 27p.
14. Valhelhas 25,5p.
15. Richard 23,5p.
16. Pedro 21p.
17. Marco 20,5p.
18. P.Vieira 19p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
pontuação base: 14,5p.
Ficam a faltar cinco jogos para o fim da ementa desta semana, que irão realizar-se na 4ª e 5ª. Os jogos da próxima semana serão colocados entretanto, de modo a que não haja apenas um dia para colocar o próximo conjunto de previsões.
domingo, 19 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 5 (jogos de Domingo)
3. Roma 0-4 Inter 2 (previsões 1X2: 3/8/10) 7,5p.
Zlatan (5' e 46') colocou os campeões numa confortável vantagem, Stankovic (54') e Obinna (55') transformaram este jogo numa humilhação. O Inter chega a 1º, isolado.
5. Catania 2-0 Palermo 1 (previsões 1X2: 8/4/6) 6,5p.
O Catania soma a 2ª vitória consecutiva no dérbi siciliano e alcança o grupo dos segundos, com os mesmos pontos de Udinese e Nápoles.
6. Sheffield Wednesday 1-0 Sheffield United 1 (previsões 1X2: 7/4/7) 6p.
Mais de 30 mil pessoas assistiram à vitória do Wednesday, que permitiu à equipa subir a 5º, com o United mesmo atrás, com menos um ponto. Nos dois lugares de promoção directa, Wolves e Birmingham têm já uma vantagem de 5 e 4 pontos respectivamente sobre o 3º, o Reading.
7. Hibernian 1-1 Hearts X (previsões 1X2: 8/1/6) 1p.
Fletcher abriu as hostilidades logo aos 90 segundos e colocou o Hibernian na liderança, mas a cinco minutos do intervalo, Bruno Aguiar empatou, o que deixa os dois rivais de Edimburgo colados na tabela, em 4º e 5º.
8. Hamburgo 1-1 Schalke 04 X (previsões 1X2: 13/1/2) 0,5p.
O Hamburgo mantém a liderança da Bundesliga, apesar da pressão do Hoffenheim, que esta semana venceu fora o Hanover 96 por 2-5 (!). A vantagem é agora de apenas um ponto, sendo que a diferença para o 11º, o Bayern Munique, é de cinco pontos. No próximo fim-de-semana, vários confrontos entre os onze primeiros: Bayer Leverkusen - Colónia, Bayern - Wolfsburgo, Bor.Dortmund - Hertha Berlim e o Hoffenheim - Hamburgo.
10. PAOK Salónica 0-0 Panathinaikos X (previsões 1X2: 10/5/3) 4p.
O desempenho defensivo do PAOK continua a impressionar: já lá vão seis jogos e apenas um golo sofrido. O problema é que só marcaram cinco. O Olympiakos voltou a ganhar e aumentou a vantagem na liderança para quatro pontos, mas o PAOK de Fernando Santos fez o suficiente para manter o 2º lugar. O Panathinaikos está em 5º, dois pontos atrás, e com um jogo a menos.
13. Palmeiras 2-2 São Paulo X (previsões 1X2: 12/5/3) 3p.
O guardião Rogério Ceni fez o primeiro, de penálti, e Dagoberto o segundo, no final da 1ª parte. Em dois minutos (78' e 80'), Kléber e o próprio Dagoberto, num auto-golo, voltaram a deixar o jogo empatado.
14. Atlético Mineiro 0-2 Cruzeiro 2 (previsões 1X2: 8/5/6) 4,5p.
O Cruzeiro é o principal vencedor da jornada, subindo a 2º, com golos de Jonathan e Guilherme, no final de cada parte.
15. River Plate 0-1 Boca Juniors 2 (previsões 1X2: 8/2/9) 7,5p.
Ibarra foi expulso aos 52´, mas o Boca venceu com um golo de Viatri aos 60', levando a crise do River a níveis impensáveis.
Destaques do dia de hoje: o avanço que o Juan conseguiu no topo da tabela, e a subida do L.Carlos a 4º. Afinal o dérbi de Nicósia só se realiza amanhã, pelo que temos de esperar mais um dia pelos resultados finais deste fim-de-semana.
Classificação actualizada:
1. Juan 37p.
2. Fanã 34,5p.
3. Sérgio 34p.
4. L.Carlos 31p.
_ EduGama 31p.
6. Danilo 30,5p.
7. Paulo P. 30p.
8. Paul Man 28p.
9. Dracul 27,5p.
10. Jota 27p.
_ Pépe 27p.
_ Joana 27p.
13. Zé Fin 26p.
14. Valhelhas 25,5p.
15. Richard 23,5p.
16. Pedro 21p.
17. Marco 19,5p.
18. P.Vieira 18p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
Zlatan (5' e 46') colocou os campeões numa confortável vantagem, Stankovic (54') e Obinna (55') transformaram este jogo numa humilhação. O Inter chega a 1º, isolado.
5. Catania 2-0 Palermo 1 (previsões 1X2: 8/4/6) 6,5p.
O Catania soma a 2ª vitória consecutiva no dérbi siciliano e alcança o grupo dos segundos, com os mesmos pontos de Udinese e Nápoles.
6. Sheffield Wednesday 1-0 Sheffield United 1 (previsões 1X2: 7/4/7) 6p.
Mais de 30 mil pessoas assistiram à vitória do Wednesday, que permitiu à equipa subir a 5º, com o United mesmo atrás, com menos um ponto. Nos dois lugares de promoção directa, Wolves e Birmingham têm já uma vantagem de 5 e 4 pontos respectivamente sobre o 3º, o Reading.
7. Hibernian 1-1 Hearts X (previsões 1X2: 8/1/6) 1p.
Fletcher abriu as hostilidades logo aos 90 segundos e colocou o Hibernian na liderança, mas a cinco minutos do intervalo, Bruno Aguiar empatou, o que deixa os dois rivais de Edimburgo colados na tabela, em 4º e 5º.
8. Hamburgo 1-1 Schalke 04 X (previsões 1X2: 13/1/2) 0,5p.
O Hamburgo mantém a liderança da Bundesliga, apesar da pressão do Hoffenheim, que esta semana venceu fora o Hanover 96 por 2-5 (!). A vantagem é agora de apenas um ponto, sendo que a diferença para o 11º, o Bayern Munique, é de cinco pontos. No próximo fim-de-semana, vários confrontos entre os onze primeiros: Bayer Leverkusen - Colónia, Bayern - Wolfsburgo, Bor.Dortmund - Hertha Berlim e o Hoffenheim - Hamburgo.
10. PAOK Salónica 0-0 Panathinaikos X (previsões 1X2: 10/5/3) 4p.
O desempenho defensivo do PAOK continua a impressionar: já lá vão seis jogos e apenas um golo sofrido. O problema é que só marcaram cinco. O Olympiakos voltou a ganhar e aumentou a vantagem na liderança para quatro pontos, mas o PAOK de Fernando Santos fez o suficiente para manter o 2º lugar. O Panathinaikos está em 5º, dois pontos atrás, e com um jogo a menos.
13. Palmeiras 2-2 São Paulo X (previsões 1X2: 12/5/3) 3p.
O guardião Rogério Ceni fez o primeiro, de penálti, e Dagoberto o segundo, no final da 1ª parte. Em dois minutos (78' e 80'), Kléber e o próprio Dagoberto, num auto-golo, voltaram a deixar o jogo empatado.
14. Atlético Mineiro 0-2 Cruzeiro 2 (previsões 1X2: 8/5/6) 4,5p.
O Cruzeiro é o principal vencedor da jornada, subindo a 2º, com golos de Jonathan e Guilherme, no final de cada parte.
15. River Plate 0-1 Boca Juniors 2 (previsões 1X2: 8/2/9) 7,5p.
Ibarra foi expulso aos 52´, mas o Boca venceu com um golo de Viatri aos 60', levando a crise do River a níveis impensáveis.
Destaques do dia de hoje: o avanço que o Juan conseguiu no topo da tabela, e a subida do L.Carlos a 4º. Afinal o dérbi de Nicósia só se realiza amanhã, pelo que temos de esperar mais um dia pelos resultados finais deste fim-de-semana.
Classificação actualizada:
1. Juan 37p.
2. Fanã 34,5p.
3. Sérgio 34p.
4. L.Carlos 31p.
_ EduGama 31p.
6. Danilo 30,5p.
7. Paulo P. 30p.
8. Paul Man 28p.
9. Dracul 27,5p.
10. Jota 27p.
_ Pépe 27p.
_ Joana 27p.
13. Zé Fin 26p.
14. Valhelhas 25,5p.
15. Richard 23,5p.
16. Pedro 21p.
17. Marco 19,5p.
18. P.Vieira 18p.
19. Migüel 16,5p.
20. Tomé Silva 15,5p.
sábado, 18 de outubro de 2008
Desafio 1X2 vol.III - semana 5 (jogos de Sábado)
1. Atlético Madrid 1-2 Real Madrid 2 (previsões 1X2: 5/4/10) 8p.
Só visto: Van Nistelrooy marca um golaço na primeira jogada do encontro, Simão empata aos 90' de livre directo, e Higuaín, no último segundo dos descontos, aos 96', marca o golo da vitória do Real, de penálti (após falta de Heitinga sobre Drenthe).
2. Espanyol 0-0 Villarreal X (previsões 1X2: 4/5/10) 3,5p.
O Villarreal dorme líder, mas amanhã o Valência pode ficar em 1º com dois pontos de avanço, se vencer na recepção ao Numancia.
4. Nápoles 2-1 Juventus 1 (previsões 8/7/6) 6p.
Amauri ainda colocou a Juve à frente aos 61', mas Hamsik empatou pouco depois e com o golo de Lavezzi o Nápoles faz cinco vitórias em cinco jogos em casa, esta época.
9. Werder Bremen 3-3 Borussia Dortmund X (previsões 1X2: 13/2/2) 1,5p.
Não há melhor que isto. Bremen e Dortmund prometem sempre muitos golos, e a primeira parte só serviu para aguçar o apetite para os restantes 45 minutos. Foi preciso um penálti, marcado por Alexander Frei aos 59', para iniciar o espectáculo, que chegou aos 90' empatado a dois, e ainda teve golos de Pizarro e Zidan nos descontos para o 3-3 final.
12. Levadia Tallinn 0-0 Flora Tallinn X (previsões 1X2: 12/6/2) 4,5p.
Levadia e Flora empataram a zero, o que praticamente entrega o título à equipa da casa, que assim mantém os quatro pontos de avanço na liga da Estónia a quatro jornadas do fim.
Com cinco jogos realizados esta semana e pontuações niveladas por baixo, o destaque vai para a fuga dos três primeiros, que continuam a ditar o ritmo. Amanhã, mais dez jogos para completar a primeira parte desta semana.
Classificação geral actualizada:
1. Fanã 32,5p.
2. Juan 32p.
3. Sérgio 31,5p.
4. EduGama 29,5p.
5. Danilo 27p.
_ L.Carlos 27p.
_ Paul Man 27p.
_ Paulo P. 27p.
9. Pépe 25p.
_ Joana 25p.
11. Jota 24,5p.
_ Valhelhas 24,5p.
13. Dracul 23,5p.
14. Zé Fin 22p.
_ Richard 22p.
16. Pedro 19,5p.
17. Marco 17,5p.
18. P.Vieira 16p.
19. Migüel 15p.
20. Tomé Silva 14p.
Só visto: Van Nistelrooy marca um golaço na primeira jogada do encontro, Simão empata aos 90' de livre directo, e Higuaín, no último segundo dos descontos, aos 96', marca o golo da vitória do Real, de penálti (após falta de Heitinga sobre Drenthe).
2. Espanyol 0-0 Villarreal X (previsões 1X2: 4/5/10) 3,5p.
O Villarreal dorme líder, mas amanhã o Valência pode ficar em 1º com dois pontos de avanço, se vencer na recepção ao Numancia.
4. Nápoles 2-1 Juventus 1 (previsões 8/7/6) 6p.
Amauri ainda colocou a Juve à frente aos 61', mas Hamsik empatou pouco depois e com o golo de Lavezzi o Nápoles faz cinco vitórias em cinco jogos em casa, esta época.
9. Werder Bremen 3-3 Borussia Dortmund X (previsões 1X2: 13/2/2) 1,5p.
Não há melhor que isto. Bremen e Dortmund prometem sempre muitos golos, e a primeira parte só serviu para aguçar o apetite para os restantes 45 minutos. Foi preciso um penálti, marcado por Alexander Frei aos 59', para iniciar o espectáculo, que chegou aos 90' empatado a dois, e ainda teve golos de Pizarro e Zidan nos descontos para o 3-3 final.
12. Levadia Tallinn 0-0 Flora Tallinn X (previsões 1X2: 12/6/2) 4,5p.
Levadia e Flora empataram a zero, o que praticamente entrega o título à equipa da casa, que assim mantém os quatro pontos de avanço na liga da Estónia a quatro jornadas do fim.
Com cinco jogos realizados esta semana e pontuações niveladas por baixo, o destaque vai para a fuga dos três primeiros, que continuam a ditar o ritmo. Amanhã, mais dez jogos para completar a primeira parte desta semana.
Classificação geral actualizada:
1. Fanã 32,5p.
2. Juan 32p.
3. Sérgio 31,5p.
4. EduGama 29,5p.
5. Danilo 27p.
_ L.Carlos 27p.
_ Paul Man 27p.
_ Paulo P. 27p.
9. Pépe 25p.
_ Joana 25p.
11. Jota 24,5p.
_ Valhelhas 24,5p.
13. Dracul 23,5p.
14. Zé Fin 22p.
_ Richard 22p.
16. Pedro 19,5p.
17. Marco 17,5p.
18. P.Vieira 16p.
19. Migüel 15p.
20. Tomé Silva 14p.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
embora com alguns dias de atraso, mas ainda em boa hora já que não se jogou mais para o campeonato desde então, aqui vai a minha crónica do derby
após 13 ou 14 anos de ausência dos estádios portugueses em efemérides ligadas ao campeonato nacional, que entretanto passou a chamar-se liga, foi-se à estratosfera e chamou-se-lhe superliga, desceu-se à casa de apostas, agora engole-se o patrocínio alcoólico, a última presença, dizia, foi num porto belenenses a que fui assistir sozinho, de peito aberto, e do qual saí com uma vitória por 0-2, uma tentativa colectiva de agressão, uma mochila perdida, um casaco com uma manga rasgada e uma corrida à usain bolt até à esquadra rés-vés palácio da presidência. há galhofas que dispenso e como tal deixei passar uns bissextos até regressar a estes ambientes, desta vez na companhia do meu querido amigo J.B., que não destilado, homem de pena solta especialista em linhas de baixo e em cantigas de pretos, entre outros demónios. ambos com o porto no coração e a fé torpeada pelo estádio emirates, eu mais crente na vitória, certo da sodomia à bruta aplicada ao plantel pelo papa pinto da costa no balneário 2 do dragão, fizemo-nos à liça, posto o que entupimos uns minutos à entrada em virtude dos apalpões que continuam a não filtrar very-lights, vide o golo do empate mas já lá vamos. entrámos direitos ao lugar marcado, no meu tempo era degrau de cimento e era um pau, agora há cadeirinha retráctil e com número próprio, abancámos a tempo do apito inicial e depois de um começo morno começo a perceber que o habitual ambiente de faca, alguidar e cirrose que associo aos campos da bola cede lugar ao ambiente de jogo de gólfe, assim mesmo, com acento no “o” e tudo, em sotaque nasalado e ululante, basta ouver à minha volta, olá tio, olha o rodrigo, então pai, por que é que demorou tanto? tive de deixar o jipe no parque da cidade universitária porque cheguei agora do alentejo, e em vez de um quarenta mil caralhos me recontrafodam, calem-se que eu quero ver a bola sossegado, vêem-se magotes de rapaziada com cabelo tufado e pólos de rugby a reluzir, já que o lacoste parece estar guardado para os decanos do cativo, aaahhh, o suave ambiente de bancada central leonina. entretanto já estamos na frente por 1-0, golo de raça arrancado ao embasbacado grimi, e logo depois deixamo-nos empatar em penalty que não discuto, dada a falta de repetições in loco, e damos a volta por cima com uma bolacha do titânico alves, jogador à porto, a escola joão pinto-andré-quim-jaime magalhães-jaime pacheco ainda vai dando frutos, se se sentassem ao meu lado na bancada não saberiam comer o escargot com o talher (por momentos temi que fosse esse o único snack à venda no estádio) mas deixaram descendência que nos permite dobrar o bento, e bem.
intervalo
surge a figura mítica do homem grisalho que já não anuncia “é pó cu, é pó cu, almofadinhas prá bola”, agora os assentos são de outro calibre e esta gente trocou os torresmos pela batata titi, e até já vestem coletes a anunciar staff, depois não querem que haja gente a gritar pelos casamentos gay, um gajo cede aqui e ali e num ápice os gajos estão de flor de laranjeira, tudo isto enquanto avançam as cheerleaders do sporting, vestidas de tmn da cintura para cima, despidas de minissaia capaz de levantar um lázaro, da cintura para baixo. o equilíbrio de forças com a bichice fica retemperado, e elas meneiam a anquita, mas as bancadas não animam; afinal, o porto está na frente.
reinício
após uns minutos de impasse e um par de sarrafos entra em campo mariano gonzaléz, sinal de que o porto resolveu passar a jogar com dez, mesmo com a benevolência do lucílio em relação a tomás costa. uma questão de justiça e mão na consciência que o sporting resolveu não aproveitar, sugiro então ao ministro mário lino que aproveite a auto-estrada construída nas costas do sapunaru para inaugurar nova via em direcção a norte, poupando uns trocos e consolando a senhora ferreira leite. o jogo foi mais rasgadinho neste segundo tempo, os ânimos em relação a lucílio foram azedando, e os nossos companheiros de bancada faziam rimas dirigidas ao árbitro, próprias de quem acabou de consumir cogumelos mágicos: “sai da frente anormal, pareces um pardal”. como disse? um senhor exaltado chamava “marreta” a todo e qualquer jogador do porto que executasse um lançamento de linha lateral ou um pontapé de baliza. então e um mais clássico filho da puta do caralho, fodia-te esses cornos com uma cabeçada, cona da tua prima aos saltos na frigideira? não, no que toca a cornos, alguém grita da bancada “até pareces um boi charolês”, I kid you not, sempre a classe [alta] a vir ao de cima. um ou outro “alho”, ou “uta”, compensados aqui e ali por um “pateta!”, e marreta, e sacana, ou por um prosaico “dá-lhe uma sova”, tudo na maior das civilidades até ao apito final, ainda ouvi um desconcertante “pró caralho, por amor de deus” vindo de trás do meu ombro esquerdo, vernáculos maiores só na boca de um dos elementos do júri do extinto “ídolos”, pela boca morre o peixe e nunca me enganaste com essa cara de quem foi zurzido por um varapau, ou dois, lisandro e bruno, e eu e o J.B. sorrimos com naturalidade, toda a gente sai ordeiramente e então percebo que algures durante o evento, provavelmente à entrada, alguém me enfiou no bolso um prospecto da cientologia, a felicidade à distância de um livro de ron hubbard e eu penso com os meus botões que uma coisa é um gajo deixar-se alienar por uns pontapés na bola, outra é querer ser irmão de fé do john travolta. lá porque fizeste o pulp fiction não abuses do poder das ressurreições, pá.
intervalo
surge a figura mítica do homem grisalho que já não anuncia “é pó cu, é pó cu, almofadinhas prá bola”, agora os assentos são de outro calibre e esta gente trocou os torresmos pela batata titi, e até já vestem coletes a anunciar staff, depois não querem que haja gente a gritar pelos casamentos gay, um gajo cede aqui e ali e num ápice os gajos estão de flor de laranjeira, tudo isto enquanto avançam as cheerleaders do sporting, vestidas de tmn da cintura para cima, despidas de minissaia capaz de levantar um lázaro, da cintura para baixo. o equilíbrio de forças com a bichice fica retemperado, e elas meneiam a anquita, mas as bancadas não animam; afinal, o porto está na frente.
reinício
após uns minutos de impasse e um par de sarrafos entra em campo mariano gonzaléz, sinal de que o porto resolveu passar a jogar com dez, mesmo com a benevolência do lucílio em relação a tomás costa. uma questão de justiça e mão na consciência que o sporting resolveu não aproveitar, sugiro então ao ministro mário lino que aproveite a auto-estrada construída nas costas do sapunaru para inaugurar nova via em direcção a norte, poupando uns trocos e consolando a senhora ferreira leite. o jogo foi mais rasgadinho neste segundo tempo, os ânimos em relação a lucílio foram azedando, e os nossos companheiros de bancada faziam rimas dirigidas ao árbitro, próprias de quem acabou de consumir cogumelos mágicos: “sai da frente anormal, pareces um pardal”. como disse? um senhor exaltado chamava “marreta” a todo e qualquer jogador do porto que executasse um lançamento de linha lateral ou um pontapé de baliza. então e um mais clássico filho da puta do caralho, fodia-te esses cornos com uma cabeçada, cona da tua prima aos saltos na frigideira? não, no que toca a cornos, alguém grita da bancada “até pareces um boi charolês”, I kid you not, sempre a classe [alta] a vir ao de cima. um ou outro “alho”, ou “uta”, compensados aqui e ali por um “pateta!”, e marreta, e sacana, ou por um prosaico “dá-lhe uma sova”, tudo na maior das civilidades até ao apito final, ainda ouvi um desconcertante “pró caralho, por amor de deus” vindo de trás do meu ombro esquerdo, vernáculos maiores só na boca de um dos elementos do júri do extinto “ídolos”, pela boca morre o peixe e nunca me enganaste com essa cara de quem foi zurzido por um varapau, ou dois, lisandro e bruno, e eu e o J.B. sorrimos com naturalidade, toda a gente sai ordeiramente e então percebo que algures durante o evento, provavelmente à entrada, alguém me enfiou no bolso um prospecto da cientologia, a felicidade à distância de um livro de ron hubbard e eu penso com os meus botões que uma coisa é um gajo deixar-se alienar por uns pontapés na bola, outra é querer ser irmão de fé do john travolta. lá porque fizeste o pulp fiction não abuses do poder das ressurreições, pá.
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Os melhores momentos do futebol vol.VI: Barcelona 5-4 At.Madrid (1/4 final da Taça do Rei 96/97)
Aqui juntaram-se Vitor Baía, Fernando Couto, Luís Figo, Ivan de la Peña, Laurent Blanc, Ronaldo, Pantíc, Molina, Kiko, Radomir Antic, Bobby Robson e José Mourinho, entre muitos outros. Evolução do resultado: 0-3, 2-3, 2-4, 5-4. Os jogos entre Barcelona e Atlético são sempre uma celebração do futebol, mas aqui fez-se história.
Etiquetas:
Atlético Madrid,
Barcelona,
Golos,
Os melhores momentos do futebol,
Taça do Rei,
Videoteca
Escolhe-me a mim! Escolhe-me a mim!
O Fútbol Arte diz que Arshavín continua a demonstrar a sua classe em conta-gotas pós-Euro. Estamos numa era em que há grandes jogadores que só mostram a sua classe quando lhes apetece, que é como quem diz, quando há uma audiência televisiva de alguns milhões, à espera que caia do céu aquele contrato milionário. A Rússia ganhou 3-0 à Finlândia e mantém-se na perseguição à líder Alemanha.
Etiquetas:
Arshavin,
Finlândia,
Mundial 2010,
Rússia,
Videoteca
«A máquina de calcular não é só para nós»
Dizia sabiamente Carlos Queiroz, antes de acrescentar que a Albânia é uma equipa capaz de "pôr alguém fora do Mundial". Isto, claro, na antevisão ao jogo de ontem. Mas lá chegaremos à selecção portuguesa. Trouxe este comentário a propósito do apuramento sul-americano, no qual o Paraguai está a fugir com a liderança: terminar em 1º ou em 4º vai dar ao mesmo, mas se a qualificação estiver garantida, e se souberem lidar com o aliviar da pressão (veja-se o mau exemplo dos primeiros classificados nos grupos do Euro 2008), a 2ª volta servirá para testar as várias soluções disponíveis a caminho da África do Sul.
Na jornada de ontem, Brasil e Argentina voltaram a desiludir. Apesar de terem quatro e três pontos (respectivamente) de vantagem sobre o 5º classificado, esta está a ser uma fase de qualificação tudo menos pacífica.
Foi dito aqui que este era o jogo do tudo ou nada para a Colômbia, após duas derrotas que viram a equipa sair dos quatro primeiros: ficaram a meio caminho, com um empate a zero no Brasil. Já lá vão 312 minutos sem marcar golos em casa, para os brasileiros. O grande vencedor da jornada foi o Chile, que ao vencer a Argentina (pela primeira vez em jogos oficiais) por 1-0 aproxima-se de brasileiros e argentinos, aumentando a vantagem sobre o Uruguai para 3 pontos. Na Bolívia, os uruguaios não fizeram melhor que um empate a dois, e ficam assim mais longe do Mundial.
Na próxima jornada, dupla, a 28 de Março e 1 de Abril, o tudo ou nada para o Uruguai: recebe o Paraguai e desloca-se a casa do concorrente directo, Chile. Relembre-se que o 5º classificado apura-se para um play-off com o 4º classificado da Concacaf, mas estes jogos há muito que deixaram de ser favas contadas para os sul-americanos, como a Austrália já demonstrou.
A classificação apresenta-se assim, após 10 jornadas (faltam 8):
1. Paraguai 23p.
2. Brasil 17p.
3. Argentina 16p.
4. Chile 16p.
-----------------
5. Uruguai 13p.
-----------------
6. Equador 12p.
7. Colômbia 11p.
8. Venezuela 10p.
9. Bolívia 9p.
10. Perú 7p.
Na jornada de ontem, Brasil e Argentina voltaram a desiludir. Apesar de terem quatro e três pontos (respectivamente) de vantagem sobre o 5º classificado, esta está a ser uma fase de qualificação tudo menos pacífica.
Foi dito aqui que este era o jogo do tudo ou nada para a Colômbia, após duas derrotas que viram a equipa sair dos quatro primeiros: ficaram a meio caminho, com um empate a zero no Brasil. Já lá vão 312 minutos sem marcar golos em casa, para os brasileiros. O grande vencedor da jornada foi o Chile, que ao vencer a Argentina (pela primeira vez em jogos oficiais) por 1-0 aproxima-se de brasileiros e argentinos, aumentando a vantagem sobre o Uruguai para 3 pontos. Na Bolívia, os uruguaios não fizeram melhor que um empate a dois, e ficam assim mais longe do Mundial.
Na próxima jornada, dupla, a 28 de Março e 1 de Abril, o tudo ou nada para o Uruguai: recebe o Paraguai e desloca-se a casa do concorrente directo, Chile. Relembre-se que o 5º classificado apura-se para um play-off com o 4º classificado da Concacaf, mas estes jogos há muito que deixaram de ser favas contadas para os sul-americanos, como a Austrália já demonstrou.
A classificação apresenta-se assim, após 10 jornadas (faltam 8):
1. Paraguai 23p.
2. Brasil 17p.
3. Argentina 16p.
4. Chile 16p.
-----------------
5. Uruguai 13p.
-----------------
6. Equador 12p.
7. Colômbia 11p.
8. Venezuela 10p.
9. Bolívia 9p.
10. Perú 7p.
Desafio 1X2 vol.III - semana 5
Depois da fome, o proveito. A uma semana mais leve, segue-se aquela que tem provavelmente o melhor conjunto de jogos desde que começámos o Desafio, em Fevereiro deste ano. Dérbis, super clássicos, jogos do título, grandes confrontos europeus, numa jornada que poderia perfeitamente ter o dobro dos jogos: não nos vamos alongar para não criar uma overdose totobolística :)
Para começar, o dérbi de Madrid. O Atlético acaba de ser condenado pela UEFA a jogar os dois próximos confrontos da Liga dos Campeões a mais de 300 km de Madrid, devido aos distúrbios causados pelos seus adeptos. Mas essa interdição não afecta os jogos do campeonato, e o Atlético vai receber o Real no Vicente Calderón, sabendo que uma vitória os deixará a apenas um ponto dos campeões em título. Neste jogo regressarão Forlán e Simão, que estavam lesionados, não se sabendo ainda se Maniche vai recuperar a tempo. Do outro lado, também Guti volta à equipa, depois de estar afastado durante um mês.
Continuando na liga espanhola, o líder Villarreal (a par do Valência), para lá de desejar um empate madrileno para aumentar a sua vantagem, procura manter o registo de melhor equipa espanhola de 2008. Em 81 pontos possíveis este ano, o "submarino amarelo" conseguiu 61: 12 vitórias e 2 empates (em Manchester e Osasuna), desde Abril garantiram um vice-campeonato, e a liderança do actual, para lá de uma boa entrada na Liga dos Campeões. Do outro lado do jogo deste fim-de-semana estará o Espanyol, que não ganha há quatro jogos, mas que vem de um empate (2-2) em casa do Real Madrid. Este será um dos últimos grandes jogos a ser disputado no Estádio Olímpico de Montjuíc, já que o novo Cornellà-El Pratt estará pronto até ao final do ano, talvez a tempo da recepção ao Atlético de Madrid, a 21 de Dezembro.
Passamos para o campeonato italiano, do qual vamos acompanhar (excepcionalmente) três jogos, cada um melhor que o outro. Roma e Inter estão a protagonizar o grande duelo italiano dos últimos anos, mas esta época a balança parece estar muito pesada de um dos lados: apenas duas vitórias em nove jogos dos romanos siginificam que a equipa está em 14º no campeonato, que a Supertaça já foi e que o apuramento para os oitavos-de-final da Champions está tremido. Este jogo é assim, acima de tudo, um teste à capacidade da Roma: candidatos ao título ou luta pela Intertoto? Da equipa de Mourinho, não se espera menos que uma vitória, para não deixar o grupo da liderança.
Mais a Sul, o Nápoles recebe a Juventus na sua fortaleza. Invictos em casa desde Março, os napolitanos estão a ser uma das sensações de início de época, mesmo após a eliminação da Taça UEFA (pelo Benfica) e a queda para 6º no campeonato (após a derrota fora com o Genoa). Benfica, Fiorentina e Palermo foram os últimos a sair do Estádio San Paolo com uma derrota, e agora é a vez da Juventus, que há um ano ali perdeu por 3-1. A Juve começou a época com quatro vitórias e dois empates, mas os últimos quatro jogos trouxeram três empates e uma derrota (em casa, com o Palermo), que deixam a equipa a meio da tabela.
Da Sicília vem o grande dérbi entre Palermo e Catania, recentemente marcado pela morte de um polícia em Fevereiro de 2007, após confrontos com adeptos do Catania. Apesar de haver um terceiro clube na ilha com presença regular na Serie A, o Messina, a grande rivalidade é entre estes dois clubes que, apesar disso, se defrontaram poucas vezes em jogos oficiais, já que foram poucas as épocas em que estiveram ambos na mesma divisão. E foi apenas há um ano que o Catania venceu o dérbi pela primeira vez, na Serie A. O Palermo vem de uma série de quatro vitórias (a última em Turim, frente à Juventus, com um golo de Miccoli) e uma derrota (em Nápoles), que colocaram a equipa em 4º, na sombra dos três líderes. O Catania está apenas um ponto atrás, com cinco vitórias em oito jogos esta época, e a única derrota a surgir na deslocação ao estádio do campeão, Inter.
Das ilhas britânicas chegam-nos mais dois dérbis. De Sheffield vem aquele que é conhecido como o Steel City Derby: United e Wednesday já se defrontaram 121 vezes desde 1893, com curta vantagem para o Utd. As duas equipas encontram-se no Championship (2ª divisão inglesa) pela segunda vez consecutiva, sendo que na época passada o Wednesday ganhou em casa (2-0) e empatou fora (2-2). Dois pontos apenas separam o United do seu rival neste início de época, mas duas derrotas pesadas deixaram marcas no Wednesday: Reading (6-0) e Plymouth Argyle (4-0, na última jornada) mostraram o ponto fraco desta equipa, que já não disputa a Premier League desde 2000. O United, que foi despromovido em 2007, vem de três vitórias consecutivas (8-1 em golos), que se seguiram à eliminação da Taça da Liga pelo Arsenal (6-0).
O dérbi de Edimburgo, na Escócia, junta os dois maiores clubes da cidade, num confronto que já se repetiu 292 vezes em jogos oficiais, e mais de 600 vezes (!) se incluírmos jogos "amigáveis" e competições locais. A vantagem vai para o Hearts (128/82, com 82 empates), e que nas últimas duas deslocações não saiu derrotado (1-1 e 0-1, ambas em 2007). No Hibernian joga Filipe Morais, que foi para o Chelsea quando tinha 18 anos, não convenceu, e andou nos últimos dois anos a saltar entre clubes de pequena dimensão em Inglaterra e Escócia. O Hearts, que foi recentemente comprado por um milionário da Lituânia, e onde também joga um português (Bruno Aguiar, ex-Benfica), é hoje em dia uma espécie de montra para os jogadores lituanos. Vladimir Romanov, que também é dono do Kaunas (e do MTZ-RIPO, da Bielorrússia), "empresta" os jogadores da equipa campeã lituana ao Hearts (cinco neste momento), sendo que o plantel tem apenas sete escoceses (contra 14 do Hibernian).
Dois grandes jogos aguardam-nos nesta jornada da Bundesliga. Comecemos pelo líder Hamburgo, onde se está a provar uma teoria: dizia-se que Van der Vaart levava a equipa às costas, mas o efeito muitas vezes é o contrário, já que ao ter um jogador tão influente, arrisca-se a que todo o jogo passe por ele, facilitando a tarefa às equipas adversárias. Com a sua saída, outros jogadores têm sobressaído, como Olic e Petric, fazendo com que a vantagem no topo da tabela seja neste momento de 3 pontos, com passagem assegurada às próximas eliminatórias da Taça UEFA e da Taça da Alemanha. Do outro lado estará o Schalke 04, que está a ter um início de época um pouco mais irregular, mas ainda assim com apenas duas derrotas em 13 jogos (em Madrid, que valeu a eliminação da Liga dos Campeões, e na deslocação a Colónia, para o campeonato).
Em Bremen irá jogar-se um dos jogos mais imprevisíveis desta semana. Werder e Borussia são duas das equipas mais ofensivas da Bundesliga e os jogos em que participam são normalmente sinónimo de espectáculo, com altos e baixos. O Bremen foi a Munique há um mês vencer os campeões por 2-5, mas vem de uma derrota em Estugarda por 4-1. O Borussia perdeu em Hoffenheim por 4-1 no final de Setembro, mas logo a seguir deu 3-0 ao Estugarda, sendo que na última jornada empatou (1-1) em casa com o Hannover 96.
Mais um confronto do topo da tabela, no campeonato grego. O PAOK de Fernando Santos é uma das surpresas da temporada, sem derrotas em cinco jogos, apenas um golo sofrido (no empate com o AEK) e o 2º lugar, atrás do Olympiakos. Destaque para as prestações de Sérgio Conceição, Vieirinha, Bakayoko e Pablo Contreras. A época do Pana nem está a ser má: uma derrota (fora, com o AEK) e um jogo em atraso apenas dão para o 5º lugar, mas o pior vem mesmo da Europa, com duas derrotas na fase de grupos da Liga dos Campeões, incluindo a deslocação ao estádio do Anorthosis Famagusta (3-1).
Depois de termos programado o dérbi de Nicosia para o Desafio de há duas semanas, o adiamento da jornada do campeonato cipriota traz-nos este confronto para o próximo Domingo. Relembro então o que ficou escrito há 15 dias.
APOEL e Omonia são «os clubes que mais títulos de campeão conseguiram (19 cada um; a seguir vem o Anorthosis, com 13). O Omonia não vence o campeonato desde 2003, mas esta época parece ter equipa para reconquistar o título: oito jogos, seis vitórias, um empate em casa com o AEK Atenas (a vitória na Grécia garantiu a entrada na Taça UEFA) e uma derrota com o Man.City. Uma das estrelas da equipa é Cafú, o cabo-verdiano que passou pelo Amora, Belenenses e Boavista, num plantel onde Clayton (ex-FC Porto e Sporting) ainda não se conseguiu impôr. O APOEL também ainda só perdeu um jogo esta época, a recepção ao Schalke 04 para a Taça UEFA, mas já depois de ter eliminado o Estrela Vermelha. Por aqui jogam os portugueses Nuno Morais (ex-Chelsea e Marítimo) e Hélio Pinto (ex-Benfica), e também Jean Paulista, o brasileiro que passou por Farense, V.Setúbal e D.Aves.»
Novo dérbi, para decidir o campeonato da Estónia, entre os dois grandes clubes do país, vencedores de 12 dos 13 campeonatos disputados após a independência (o TVMK venceu em 2005). O Levadia é bi-campeão (venceu três dos últimos quatro títulos), parte para este jogo com quatro pontos de avanço e traz o impressionante registo de 20 vitórias e 2 empates nos últimos 22 jogos para o campeonato (a última derrota foi em Abril, no estádio do TVMK, por 3-0). Uma derrota neste jogo reduzirá essa vantagem para apenas um ponto, o que cria maior pressão para as últimas quatro jornadas, sendo que o último jogo é uma recepção ao TVMK. O Flora não é campeão desde 2003, mas também vem de uma série sem derrotas desde Abril, quando foi derrotado numa recepção ao Levadia (0-2). Desde então já houve outros dois confrontos (o campeonato joga-se a quatro voltas), que terminaram empatados. Para o Flora, só a vitória interessa.
Passamos para a América do Sul, onde vamos acompanhar mais três dérbis. Em São Paulo, joga-se pelo título. O Palmeiras anda a tentar apanhar o Grémio há meio campeonato, mas de cada vez que um escorrega, o outro vai atrás. Assim como o Cruzeiro, que em vez de reduzir a diferença para o líder, já foi apanhado pelo São Paulo. Os bi-campeões não perdem há dez jogos (Grémio, 1-0) e quatro vitórias nos últimos cinco jogos deixam a equipa do capitão Rogério Ceni a apenas quatro pontos do líder.
O Cruzeiro tem mantido o nível pontual de topo da tabela, mas as recentes derrotas nos confrontos directos com os candidatos ao título (Palmeiras 0-1 e São Paulo 2-0) deixam dúvidas sobre a capacidade da equipa se manter na luta até ao final de Novembro. Este fim-de-semana traz um difícil teste, o dérbi com o Atlético Mineiro. A época irregular do Atlético traz a equipa na luta pela manutenção, mas a vitória clara (0-3) em casa do Flamengo deixou qualquer adepto com fé de que a permanência será assegurada rapidamente. E se ela for atingida com três pontos roubados ao rival de Belo Horizonte, tanto melhor.
O super clássico argentino tem um cenário estranho: quantas vezes teremos um lançamento do dérbi com River e Boca em 18º e 6º, após nove jornadas? A última vitória do River para o campeonato foi em Agosto, frente ao Rosario Central, com quatro empates e três derrotas desde então. O líder San Lorenzo já está a 14 pontos de distância, e a revalidação do título não é mais que uma miragem. Antes de mais, irá jogar-se pelo orgulho, até porque o Boca está num, comparativamente, respeitável 6º lugar.
A nossa jornada dupla completa-se com cinco jogos da semana europeia. O Sporting tem na deslocação a Donetsk a chave para alcançar o 2º lugar e o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em Eindhoven, PSV e Marselha jogam o tudo ou nada, após derrotas nos dois primeiros jogos: quem perder, começa a pensar em chegar ao 3º lugar e à Taça UEFA. O Hertha vai testar o estofo europeu do Benfica, já com Suazo (espero eu). Mais um episódio na guerra entre turcos e gregos, com o Galatasaray (invicto em casa desde Fevereiro) a receber o líder do campeonato grego, o Olympiakos. E para terminar, um imprevisível Sevilha - Estugarda, num grupo que também tem os campeões da Bélgica e da Sérvia (St.Liège e Partizan) e a Sampdoria.
Prazo limite para colocação de previsões num comentário a este post: Sábado (18/Outubro) às 12h30. Quem optar por só colocar os prognósticos dos primeiros 15 jogos até Sábado, o prazo para colocação dos restantes cinco é 4ª feira (22/Outubro) às 18h00. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. At.Madrid - Real Madrid
2. Espanyol - Villarreal
3. Roma - Inter
4. Nápoles - Juventus
5. Catania - Palermo
6. Sheffield Wednesday - Sheffield United
7. Hibernian - Hearts
8. Hamburgo - Schalke 04
9. Werder Bremen - Bor.Dortmund
10. PAOK - Panathinaikos
11. APOEL Nicosia - Omonia Nicosia
12. Levadia Tallinn - Flora Tallinn
13. Palmeiras - São Paulo
14. Atlético Mineiro - Cruzeiro
15. River Plate - Boca Juniors
+
16. Shakhtar - Sporting
17. PSV - Marselha
18. Hertha - Benfica
19. Galatasaray - Olympiakos
20. Sevilha - Estugarda
Boa Sorte!
1. Liga BBVA, 20/01: Atl 0-2 Rea, VVDVD - VVVVE (18/10, 19h00)
2. Liga BBVA, 11/05: Vil 2-0 Esp, VEDDE - VVVVV (18/10, 21h00)
3. Serie A, 24/08: Int 2-2 Rom, VDVVD - VVDEV (19/10, 19h30)
4. Serie A, 16/03: Juv 1-0 Náp, EVVDD - VEEED (18/10, 19h30)
5. Serie A, 12/04: Pal 1-0 Cat, VVEVE - VVDVV (19/10, 14h00)
6. Championship, 08/04: Utd 2-2 Wed, DEVVD - DDVVV (19/10, 13h15)
7. Scottish Premier League, 19/01: Hea 1-0 Hib, DVVDV - VDVDD (19/10, 14h00)
8. Bundesliga, 26/04: Ham 0-1 Sch, DVVVV - VVDEE (19/10, 16h00)
9. Bundesliga, 01/03: Wer 2-0 Bor, VVVED - DEVVE (18/10, 14h30)
10. Super League (Grécia), 27/01: PAO 0-1 Pan, VEVVE - VDVDV (19/10, 17h00)
11. 1ª Divisão (Chipre), 07/05: APO 2-0 Omo, EDVEE - VVDVD (19/10, 17h00)
12. Meistriliiga (Estónia), 16/08: Flo 0-0 Lev, VVVVV - VVVEV (18/10, 14h00)
13. Brasileirão, 13/07: São 2-1 Pal, EEVVE - VEVVV (19/10, 20h00)
14. Brasileirão, 13/07: Cru 2-1 Atl, DVEDV - DVDVV (19/10, 20h00)
15. Apertura 2008, 04/05: Boc 1-0 Riv, DVEVE - VVDED (19/10, 19h20)
+
16. Liga dos Campeões, Grupo C, VEEDV - DVDVD (22/10, 19h45)
17. Liga dos Campeões, Grupo D, DVVDV - EDEDV (22/10, 19h45)
18. Taça UEFA, Grupo B, VEDEV - DVVVE (23/10, 19h45)
19. Taça UEFA, Grupo B, VVVVD - VVEVV (23/10, 19h45)
20. Taça UEFA, Grupo C, EVVVV - VVDEV (23/10, 19h45)
Liga BBVA, após 6 jornadas:
1. Valência 16p.
2. Villarreal 16p.
3. Sevilha 14p.
4. Barcelona 13p.
5. Real Madrid 13p. 4/1/1 18-9 (fora: 2/0/1 5-3)
6. Almería 11p.
7. Atlético Madrid 9p. 3/0/3 12/10 (casa: 2/0/1 8-1)
(...)
Serie A, após 6 jornadas:
1. Lazio 13p.
2. Udinese 13p.
3. Inter 13p. 4/1/1 9-5 (fora: 1/1/1 4-3)
4. Palermo 12p. 4/0/2 10-8 (fora: 1/0/2 4-6)
5. Atalanta 12p.
6. Nápoles 11p. 3/2/1 8-6 (casa: 2/0/0 4-2)
7. Catania 11p. 3/2/1 6-4 (casa: 3/0/0 3-0)
(...)
11. Juventus 9p. 2/3/1 5-4 (fora: 1/2/0 2-1)
(...)
14. Roma 7p. 2/1/3 8-8 (casa: 2/1/0 6-1)
(...)
Championship (2ª Divisão Inglaterra), após 10 jornadas:
1. Birmingham 23p.
2. Wolves 22p.
3. Reading 20p.
4. Sheffield Utd 17p. 5/2/3 15-7 (fora: 2/0/3 6-5)
5. Plymouth 15p.
(...)
10. Sheffield Wed 15p. 4/3/3 12-18 (casa: 3/2/0 8-2)
(...)
Scottish Premier League, após 8 jornadas:
1. Celtic 19p.
2. Rangers 19p.
3. Kilmarnock 13p.
4. Hibernian 13p. 4/1/3 9-10 (casa: 2/0/2 5-7)
5. Hearts 12p. 4/0/4 10-13 (fora: 1/0/3 3-8)
(...)
Bundesliga, após 7 jornadas:
1. Hamburgo 16p. 5/1/1 14-11 (casa: 3/0/0 6-3)
2. Hoffenheim 13p.
3. Estugarda 13p.
4. Bayer Leverkusen 12p.
5. Schalke 04 12p. 3/3/1 11-7 (fora: 0/2/1 4-5)
6. Borussia Dortmund 12p. 3/3/1 13-11 (fora: 2/0/1 5-6)
7. Werder Bremen 11p. 3/2/2 19-16 (casa: 2/1/0 9-5)
(...)
Super League (Grécia), após 5 jornadas:
1. Olympiakos 13p.
2. PAOK Salónica 11p. 3/2/0 5-1 (casa: 1/1/0 2-1)
3. Larisa 10p.
4. Xanthi 10p.
5. Panathinaikos 9p. (-1j.) 3/0/1 8-3 (fora: 1/0/1 3-3)
(...)
1ª Divisão (Chipre), após 4 jornadas:
1. Anorthosis Famagusta 12p.
2. Omonia Nicosia 9p. 3/0/0 6-0 (fora: 1/0/0 2-0)
3. APOEL Nicosia 8p. 2/2/0 10-5 (casa: 2/0/0 7-2)
4. APOP Kinyras Peyas 7p.
5. Enosis Neon Paralimni 7p.
(...)
Meistriliiga (Estónia), após 31 jornadas (a cinco do final):
1. Levadia Tallinn 82p. 26/4/1 96-19 (casa: 12/3/0 49-11)
2. Flora Tallinn 78p. 24/6/1 96-23 (fora: 13/2/0 47-9)
3. TVMK Tallinn 59p.
4. Trans Narva 49p.
5. Nomme Kalju 45p.
(...)
Brasileirão, após 29 jornadas:
1. Grémio 56p.
2. Palmeiras 54p. 16/6/7 46-32 (casa: 12/1/1 32-13)
3. São Paulo 52p. 14/10/5 47-27 (fora: 3/7/4 18-18)
4. Cruzeiro 52p. 16/4/9 44-31 (fora: 5/2/7 20-23)
5. Flamengo 49p.
(...)
12. Atlético Mineiro 37p. 9/10/10 40-48 (casa: 7/6/1 23-15)
(...)
Apertura 2008, após 9 jornadas:
1. San Lorenzo 22p.
2. Newell's 17p.
3. Tigre 17p.
4. Lanús 15p.
5. Vélez Sarsfield 15p.
6. Boca Juniors 14p. 4/2/3 18-13 (fora: 2/1/1 8-6)
(...)
18. River Plate 1/5/3 11-13 (casa: 1/2/1 6-5)
(...)
Liga dos Campeões, Grupo C, após 2 jornadas:
1. Barcelona 6p.
2. Shakhtar Donetsk 3p. 1/0/1 3-3
3. Sporting 3p. 1/0/1 3-3
4. Basileia 0p.
Shakhtar Donetsk: Basileia (V 1-2 f), Barcelona (D 1-2 c)
Sporting: Barcelona (D 3-1 f), Basileia (V 2-0 c)
Liga dos Campeões, Grupo D, após 2 jornadas:
1. Atlético Madrid 6p.
2. Liverpool 6p.
3. Marselha 0p. 2-4
4. PSV Eindhoven 0p. 1-6
PSV Eindhoven: Marselha (D 0-3 c), Liverpool (D 3-1 f)
Marselha: Liverpool (D 1-2 c), Atlético Madrid (D 2-1 f)
Para começar, o dérbi de Madrid. O Atlético acaba de ser condenado pela UEFA a jogar os dois próximos confrontos da Liga dos Campeões a mais de 300 km de Madrid, devido aos distúrbios causados pelos seus adeptos. Mas essa interdição não afecta os jogos do campeonato, e o Atlético vai receber o Real no Vicente Calderón, sabendo que uma vitória os deixará a apenas um ponto dos campeões em título. Neste jogo regressarão Forlán e Simão, que estavam lesionados, não se sabendo ainda se Maniche vai recuperar a tempo. Do outro lado, também Guti volta à equipa, depois de estar afastado durante um mês.
Continuando na liga espanhola, o líder Villarreal (a par do Valência), para lá de desejar um empate madrileno para aumentar a sua vantagem, procura manter o registo de melhor equipa espanhola de 2008. Em 81 pontos possíveis este ano, o "submarino amarelo" conseguiu 61: 12 vitórias e 2 empates (em Manchester e Osasuna), desde Abril garantiram um vice-campeonato, e a liderança do actual, para lá de uma boa entrada na Liga dos Campeões. Do outro lado do jogo deste fim-de-semana estará o Espanyol, que não ganha há quatro jogos, mas que vem de um empate (2-2) em casa do Real Madrid. Este será um dos últimos grandes jogos a ser disputado no Estádio Olímpico de Montjuíc, já que o novo Cornellà-El Pratt estará pronto até ao final do ano, talvez a tempo da recepção ao Atlético de Madrid, a 21 de Dezembro.
Passamos para o campeonato italiano, do qual vamos acompanhar (excepcionalmente) três jogos, cada um melhor que o outro. Roma e Inter estão a protagonizar o grande duelo italiano dos últimos anos, mas esta época a balança parece estar muito pesada de um dos lados: apenas duas vitórias em nove jogos dos romanos siginificam que a equipa está em 14º no campeonato, que a Supertaça já foi e que o apuramento para os oitavos-de-final da Champions está tremido. Este jogo é assim, acima de tudo, um teste à capacidade da Roma: candidatos ao título ou luta pela Intertoto? Da equipa de Mourinho, não se espera menos que uma vitória, para não deixar o grupo da liderança.
Mais a Sul, o Nápoles recebe a Juventus na sua fortaleza. Invictos em casa desde Março, os napolitanos estão a ser uma das sensações de início de época, mesmo após a eliminação da Taça UEFA (pelo Benfica) e a queda para 6º no campeonato (após a derrota fora com o Genoa). Benfica, Fiorentina e Palermo foram os últimos a sair do Estádio San Paolo com uma derrota, e agora é a vez da Juventus, que há um ano ali perdeu por 3-1. A Juve começou a época com quatro vitórias e dois empates, mas os últimos quatro jogos trouxeram três empates e uma derrota (em casa, com o Palermo), que deixam a equipa a meio da tabela.
Da Sicília vem o grande dérbi entre Palermo e Catania, recentemente marcado pela morte de um polícia em Fevereiro de 2007, após confrontos com adeptos do Catania. Apesar de haver um terceiro clube na ilha com presença regular na Serie A, o Messina, a grande rivalidade é entre estes dois clubes que, apesar disso, se defrontaram poucas vezes em jogos oficiais, já que foram poucas as épocas em que estiveram ambos na mesma divisão. E foi apenas há um ano que o Catania venceu o dérbi pela primeira vez, na Serie A. O Palermo vem de uma série de quatro vitórias (a última em Turim, frente à Juventus, com um golo de Miccoli) e uma derrota (em Nápoles), que colocaram a equipa em 4º, na sombra dos três líderes. O Catania está apenas um ponto atrás, com cinco vitórias em oito jogos esta época, e a única derrota a surgir na deslocação ao estádio do campeão, Inter.
Das ilhas britânicas chegam-nos mais dois dérbis. De Sheffield vem aquele que é conhecido como o Steel City Derby: United e Wednesday já se defrontaram 121 vezes desde 1893, com curta vantagem para o Utd. As duas equipas encontram-se no Championship (2ª divisão inglesa) pela segunda vez consecutiva, sendo que na época passada o Wednesday ganhou em casa (2-0) e empatou fora (2-2). Dois pontos apenas separam o United do seu rival neste início de época, mas duas derrotas pesadas deixaram marcas no Wednesday: Reading (6-0) e Plymouth Argyle (4-0, na última jornada) mostraram o ponto fraco desta equipa, que já não disputa a Premier League desde 2000. O United, que foi despromovido em 2007, vem de três vitórias consecutivas (8-1 em golos), que se seguiram à eliminação da Taça da Liga pelo Arsenal (6-0).
O dérbi de Edimburgo, na Escócia, junta os dois maiores clubes da cidade, num confronto que já se repetiu 292 vezes em jogos oficiais, e mais de 600 vezes (!) se incluírmos jogos "amigáveis" e competições locais. A vantagem vai para o Hearts (128/82, com 82 empates), e que nas últimas duas deslocações não saiu derrotado (1-1 e 0-1, ambas em 2007). No Hibernian joga Filipe Morais, que foi para o Chelsea quando tinha 18 anos, não convenceu, e andou nos últimos dois anos a saltar entre clubes de pequena dimensão em Inglaterra e Escócia. O Hearts, que foi recentemente comprado por um milionário da Lituânia, e onde também joga um português (Bruno Aguiar, ex-Benfica), é hoje em dia uma espécie de montra para os jogadores lituanos. Vladimir Romanov, que também é dono do Kaunas (e do MTZ-RIPO, da Bielorrússia), "empresta" os jogadores da equipa campeã lituana ao Hearts (cinco neste momento), sendo que o plantel tem apenas sete escoceses (contra 14 do Hibernian).
Dois grandes jogos aguardam-nos nesta jornada da Bundesliga. Comecemos pelo líder Hamburgo, onde se está a provar uma teoria: dizia-se que Van der Vaart levava a equipa às costas, mas o efeito muitas vezes é o contrário, já que ao ter um jogador tão influente, arrisca-se a que todo o jogo passe por ele, facilitando a tarefa às equipas adversárias. Com a sua saída, outros jogadores têm sobressaído, como Olic e Petric, fazendo com que a vantagem no topo da tabela seja neste momento de 3 pontos, com passagem assegurada às próximas eliminatórias da Taça UEFA e da Taça da Alemanha. Do outro lado estará o Schalke 04, que está a ter um início de época um pouco mais irregular, mas ainda assim com apenas duas derrotas em 13 jogos (em Madrid, que valeu a eliminação da Liga dos Campeões, e na deslocação a Colónia, para o campeonato).
Em Bremen irá jogar-se um dos jogos mais imprevisíveis desta semana. Werder e Borussia são duas das equipas mais ofensivas da Bundesliga e os jogos em que participam são normalmente sinónimo de espectáculo, com altos e baixos. O Bremen foi a Munique há um mês vencer os campeões por 2-5, mas vem de uma derrota em Estugarda por 4-1. O Borussia perdeu em Hoffenheim por 4-1 no final de Setembro, mas logo a seguir deu 3-0 ao Estugarda, sendo que na última jornada empatou (1-1) em casa com o Hannover 96.
Mais um confronto do topo da tabela, no campeonato grego. O PAOK de Fernando Santos é uma das surpresas da temporada, sem derrotas em cinco jogos, apenas um golo sofrido (no empate com o AEK) e o 2º lugar, atrás do Olympiakos. Destaque para as prestações de Sérgio Conceição, Vieirinha, Bakayoko e Pablo Contreras. A época do Pana nem está a ser má: uma derrota (fora, com o AEK) e um jogo em atraso apenas dão para o 5º lugar, mas o pior vem mesmo da Europa, com duas derrotas na fase de grupos da Liga dos Campeões, incluindo a deslocação ao estádio do Anorthosis Famagusta (3-1).
Depois de termos programado o dérbi de Nicosia para o Desafio de há duas semanas, o adiamento da jornada do campeonato cipriota traz-nos este confronto para o próximo Domingo. Relembro então o que ficou escrito há 15 dias.
APOEL e Omonia são «os clubes que mais títulos de campeão conseguiram (19 cada um; a seguir vem o Anorthosis, com 13). O Omonia não vence o campeonato desde 2003, mas esta época parece ter equipa para reconquistar o título: oito jogos, seis vitórias, um empate em casa com o AEK Atenas (a vitória na Grécia garantiu a entrada na Taça UEFA) e uma derrota com o Man.City. Uma das estrelas da equipa é Cafú, o cabo-verdiano que passou pelo Amora, Belenenses e Boavista, num plantel onde Clayton (ex-FC Porto e Sporting) ainda não se conseguiu impôr. O APOEL também ainda só perdeu um jogo esta época, a recepção ao Schalke 04 para a Taça UEFA, mas já depois de ter eliminado o Estrela Vermelha. Por aqui jogam os portugueses Nuno Morais (ex-Chelsea e Marítimo) e Hélio Pinto (ex-Benfica), e também Jean Paulista, o brasileiro que passou por Farense, V.Setúbal e D.Aves.»
Novo dérbi, para decidir o campeonato da Estónia, entre os dois grandes clubes do país, vencedores de 12 dos 13 campeonatos disputados após a independência (o TVMK venceu em 2005). O Levadia é bi-campeão (venceu três dos últimos quatro títulos), parte para este jogo com quatro pontos de avanço e traz o impressionante registo de 20 vitórias e 2 empates nos últimos 22 jogos para o campeonato (a última derrota foi em Abril, no estádio do TVMK, por 3-0). Uma derrota neste jogo reduzirá essa vantagem para apenas um ponto, o que cria maior pressão para as últimas quatro jornadas, sendo que o último jogo é uma recepção ao TVMK. O Flora não é campeão desde 2003, mas também vem de uma série sem derrotas desde Abril, quando foi derrotado numa recepção ao Levadia (0-2). Desde então já houve outros dois confrontos (o campeonato joga-se a quatro voltas), que terminaram empatados. Para o Flora, só a vitória interessa.
Passamos para a América do Sul, onde vamos acompanhar mais três dérbis. Em São Paulo, joga-se pelo título. O Palmeiras anda a tentar apanhar o Grémio há meio campeonato, mas de cada vez que um escorrega, o outro vai atrás. Assim como o Cruzeiro, que em vez de reduzir a diferença para o líder, já foi apanhado pelo São Paulo. Os bi-campeões não perdem há dez jogos (Grémio, 1-0) e quatro vitórias nos últimos cinco jogos deixam a equipa do capitão Rogério Ceni a apenas quatro pontos do líder.
O Cruzeiro tem mantido o nível pontual de topo da tabela, mas as recentes derrotas nos confrontos directos com os candidatos ao título (Palmeiras 0-1 e São Paulo 2-0) deixam dúvidas sobre a capacidade da equipa se manter na luta até ao final de Novembro. Este fim-de-semana traz um difícil teste, o dérbi com o Atlético Mineiro. A época irregular do Atlético traz a equipa na luta pela manutenção, mas a vitória clara (0-3) em casa do Flamengo deixou qualquer adepto com fé de que a permanência será assegurada rapidamente. E se ela for atingida com três pontos roubados ao rival de Belo Horizonte, tanto melhor.
O super clássico argentino tem um cenário estranho: quantas vezes teremos um lançamento do dérbi com River e Boca em 18º e 6º, após nove jornadas? A última vitória do River para o campeonato foi em Agosto, frente ao Rosario Central, com quatro empates e três derrotas desde então. O líder San Lorenzo já está a 14 pontos de distância, e a revalidação do título não é mais que uma miragem. Antes de mais, irá jogar-se pelo orgulho, até porque o Boca está num, comparativamente, respeitável 6º lugar.
A nossa jornada dupla completa-se com cinco jogos da semana europeia. O Sporting tem na deslocação a Donetsk a chave para alcançar o 2º lugar e o apuramento para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Em Eindhoven, PSV e Marselha jogam o tudo ou nada, após derrotas nos dois primeiros jogos: quem perder, começa a pensar em chegar ao 3º lugar e à Taça UEFA. O Hertha vai testar o estofo europeu do Benfica, já com Suazo (espero eu). Mais um episódio na guerra entre turcos e gregos, com o Galatasaray (invicto em casa desde Fevereiro) a receber o líder do campeonato grego, o Olympiakos. E para terminar, um imprevisível Sevilha - Estugarda, num grupo que também tem os campeões da Bélgica e da Sérvia (St.Liège e Partizan) e a Sampdoria.
Prazo limite para colocação de previsões num comentário a este post: Sábado (18/Outubro) às 12h30. Quem optar por só colocar os prognósticos dos primeiros 15 jogos até Sábado, o prazo para colocação dos restantes cinco é 4ª feira (22/Outubro) às 18h00. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. At.Madrid - Real Madrid
2. Espanyol - Villarreal
3. Roma - Inter
4. Nápoles - Juventus
5. Catania - Palermo
6. Sheffield Wednesday - Sheffield United
7. Hibernian - Hearts
8. Hamburgo - Schalke 04
9. Werder Bremen - Bor.Dortmund
10. PAOK - Panathinaikos
11. APOEL Nicosia - Omonia Nicosia
12. Levadia Tallinn - Flora Tallinn
13. Palmeiras - São Paulo
14. Atlético Mineiro - Cruzeiro
15. River Plate - Boca Juniors
+
16. Shakhtar - Sporting
17. PSV - Marselha
18. Hertha - Benfica
19. Galatasaray - Olympiakos
20. Sevilha - Estugarda
Boa Sorte!
1. Liga BBVA, 20/01: Atl 0-2 Rea, VVDVD - VVVVE (18/10, 19h00)
2. Liga BBVA, 11/05: Vil 2-0 Esp, VEDDE - VVVVV (18/10, 21h00)
3. Serie A, 24/08: Int 2-2 Rom, VDVVD - VVDEV (19/10, 19h30)
4. Serie A, 16/03: Juv 1-0 Náp, EVVDD - VEEED (18/10, 19h30)
5. Serie A, 12/04: Pal 1-0 Cat, VVEVE - VVDVV (19/10, 14h00)
6. Championship, 08/04: Utd 2-2 Wed, DEVVD - DDVVV (19/10, 13h15)
7. Scottish Premier League, 19/01: Hea 1-0 Hib, DVVDV - VDVDD (19/10, 14h00)
8. Bundesliga, 26/04: Ham 0-1 Sch, DVVVV - VVDEE (19/10, 16h00)
9. Bundesliga, 01/03: Wer 2-0 Bor, VVVED - DEVVE (18/10, 14h30)
10. Super League (Grécia), 27/01: PAO 0-1 Pan, VEVVE - VDVDV (19/10, 17h00)
11. 1ª Divisão (Chipre), 07/05: APO 2-0 Omo, EDVEE - VVDVD (19/10, 17h00)
12. Meistriliiga (Estónia), 16/08: Flo 0-0 Lev, VVVVV - VVVEV (18/10, 14h00)
13. Brasileirão, 13/07: São 2-1 Pal, EEVVE - VEVVV (19/10, 20h00)
14. Brasileirão, 13/07: Cru 2-1 Atl, DVEDV - DVDVV (19/10, 20h00)
15. Apertura 2008, 04/05: Boc 1-0 Riv, DVEVE - VVDED (19/10, 19h20)
+
16. Liga dos Campeões, Grupo C, VEEDV - DVDVD (22/10, 19h45)
17. Liga dos Campeões, Grupo D, DVVDV - EDEDV (22/10, 19h45)
18. Taça UEFA, Grupo B, VEDEV - DVVVE (23/10, 19h45)
19. Taça UEFA, Grupo B, VVVVD - VVEVV (23/10, 19h45)
20. Taça UEFA, Grupo C, EVVVV - VVDEV (23/10, 19h45)
Liga BBVA, após 6 jornadas:
1. Valência 16p.
2. Villarreal 16p.
3. Sevilha 14p.
4. Barcelona 13p.
5. Real Madrid 13p. 4/1/1 18-9 (fora: 2/0/1 5-3)
6. Almería 11p.
7. Atlético Madrid 9p. 3/0/3 12/10 (casa: 2/0/1 8-1)
(...)
Serie A, após 6 jornadas:
1. Lazio 13p.
2. Udinese 13p.
3. Inter 13p. 4/1/1 9-5 (fora: 1/1/1 4-3)
4. Palermo 12p. 4/0/2 10-8 (fora: 1/0/2 4-6)
5. Atalanta 12p.
6. Nápoles 11p. 3/2/1 8-6 (casa: 2/0/0 4-2)
7. Catania 11p. 3/2/1 6-4 (casa: 3/0/0 3-0)
(...)
11. Juventus 9p. 2/3/1 5-4 (fora: 1/2/0 2-1)
(...)
14. Roma 7p. 2/1/3 8-8 (casa: 2/1/0 6-1)
(...)
Championship (2ª Divisão Inglaterra), após 10 jornadas:
1. Birmingham 23p.
2. Wolves 22p.
3. Reading 20p.
4. Sheffield Utd 17p. 5/2/3 15-7 (fora: 2/0/3 6-5)
5. Plymouth 15p.
(...)
10. Sheffield Wed 15p. 4/3/3 12-18 (casa: 3/2/0 8-2)
(...)
Scottish Premier League, após 8 jornadas:
1. Celtic 19p.
2. Rangers 19p.
3. Kilmarnock 13p.
4. Hibernian 13p. 4/1/3 9-10 (casa: 2/0/2 5-7)
5. Hearts 12p. 4/0/4 10-13 (fora: 1/0/3 3-8)
(...)
Bundesliga, após 7 jornadas:
1. Hamburgo 16p. 5/1/1 14-11 (casa: 3/0/0 6-3)
2. Hoffenheim 13p.
3. Estugarda 13p.
4. Bayer Leverkusen 12p.
5. Schalke 04 12p. 3/3/1 11-7 (fora: 0/2/1 4-5)
6. Borussia Dortmund 12p. 3/3/1 13-11 (fora: 2/0/1 5-6)
7. Werder Bremen 11p. 3/2/2 19-16 (casa: 2/1/0 9-5)
(...)
Super League (Grécia), após 5 jornadas:
1. Olympiakos 13p.
2. PAOK Salónica 11p. 3/2/0 5-1 (casa: 1/1/0 2-1)
3. Larisa 10p.
4. Xanthi 10p.
5. Panathinaikos 9p. (-1j.) 3/0/1 8-3 (fora: 1/0/1 3-3)
(...)
1ª Divisão (Chipre), após 4 jornadas:
1. Anorthosis Famagusta 12p.
2. Omonia Nicosia 9p. 3/0/0 6-0 (fora: 1/0/0 2-0)
3. APOEL Nicosia 8p. 2/2/0 10-5 (casa: 2/0/0 7-2)
4. APOP Kinyras Peyas 7p.
5. Enosis Neon Paralimni 7p.
(...)
Meistriliiga (Estónia), após 31 jornadas (a cinco do final):
1. Levadia Tallinn 82p. 26/4/1 96-19 (casa: 12/3/0 49-11)
2. Flora Tallinn 78p. 24/6/1 96-23 (fora: 13/2/0 47-9)
3. TVMK Tallinn 59p.
4. Trans Narva 49p.
5. Nomme Kalju 45p.
(...)
Brasileirão, após 29 jornadas:
1. Grémio 56p.
2. Palmeiras 54p. 16/6/7 46-32 (casa: 12/1/1 32-13)
3. São Paulo 52p. 14/10/5 47-27 (fora: 3/7/4 18-18)
4. Cruzeiro 52p. 16/4/9 44-31 (fora: 5/2/7 20-23)
5. Flamengo 49p.
(...)
12. Atlético Mineiro 37p. 9/10/10 40-48 (casa: 7/6/1 23-15)
(...)
Apertura 2008, após 9 jornadas:
1. San Lorenzo 22p.
2. Newell's 17p.
3. Tigre 17p.
4. Lanús 15p.
5. Vélez Sarsfield 15p.
6. Boca Juniors 14p. 4/2/3 18-13 (fora: 2/1/1 8-6)
(...)
18. River Plate 1/5/3 11-13 (casa: 1/2/1 6-5)
(...)
Liga dos Campeões, Grupo C, após 2 jornadas:
1. Barcelona 6p.
2. Shakhtar Donetsk 3p. 1/0/1 3-3
3. Sporting 3p. 1/0/1 3-3
4. Basileia 0p.
Shakhtar Donetsk: Basileia (V 1-2 f), Barcelona (D 1-2 c)
Sporting: Barcelona (D 3-1 f), Basileia (V 2-0 c)
Liga dos Campeões, Grupo D, após 2 jornadas:
1. Atlético Madrid 6p.
2. Liverpool 6p.
3. Marselha 0p. 2-4
4. PSV Eindhoven 0p. 1-6
PSV Eindhoven: Marselha (D 0-3 c), Liverpool (D 3-1 f)
Marselha: Liverpool (D 1-2 c), Atlético Madrid (D 2-1 f)
Subscrever:
Mensagens (Atom)