Nas vésperas do jogo do ano (já têm bilhete para a Luz?), uma jornada de Desafio mais curta. Começamos por Espanha, onde o Barcelona esteve em 2º por muito pouco tempo: bastou receber e vencer o Real Madrid, e entretanto ter antecipado um jogo, para seguir na frente com 5 pontos de avanço. E este Sábado, enquanto o Barça joga em casa o dérbi da cidade (com um Espanyol que vem de quatro derrotas), o Real Madrid desloca-se a Valência, para defrontar uma equipa que está a apenas três pontos de distância e que só perdeu um jogo em toda a época (há quase três meses). E em Maio, o Real levou 3-0 neste estádio, no final da época passada.
O Liverpool já conseguiu parar a onda de derrotas (a última foi fora com o Fulham, no final de Outubro) e depois de assegurado o bilhete para a Liga Europa (mal menor), a prioridade passa por recuperar terreno para o topo da tabela na Premier League. Bom, não será tanto para o topo (12 pontos para o Chelsea são um horizonte muito longínquo), mas o 3º lugar (e um lugar automático na Liga dos Campeões) está a 4 pontos. E é precisamente o Arsenal, que vai segurando esse lugar, que se desloca a Anfield este Domingo. A equipa de Arsène Wenger garantiu o 1º lugar no grupo da Champions, mas perdeu os últimos três jogos nas competições internas, caindo na Taça da Liga por uns claros 3-0 em Manchester (City) e perdendo com Sunderland e Chelsea na Premiership (não marcando qualquer golo nestes três jogos). Ou Wenger perde o autocarro do título, ou Benítez sai de vez de Liverpool.
Mais um jogo grande, em Bremen. Numa altura em que o Bayern está em nítida recuperação (já só está a 4 pontos da liderança), e o Bayer Leverkusen continua o melhor início de época da sua história (segue com 3 pontos de avanço), Werder Bremen e Schalke 04 encontram-se na condição de vice-líderes e procuram atrasar o seu adversário directo deste Sábado na luta pelo título. A equipa da casa está numa espectacular série de 15 vitórias e 8 empates (a que se juntam uma vitória para a Taça e uma derrota na jornada inaugural da época, a 8 de Agosto), e vem de um 4-1 em casa frente ao Nacional: destaque para Pizarro e Özil, com 6 golos cada. O Schalke tem 7 vitórias e 3 empates (incluindo Leverkusen e Bayern) nos últimos dez jogos e um registo nos confrontos directos de assinalar: desde 2005, em 11 jogos, o Schalke venceu o Bremen sete vezes, e apenas perdeu uma.
Em Itália, com a derrota sobre o Inter, voltou a ganhar ânimo a luta pelo título, mas há que realçar que a equipa de Mourinho continua com 4 e 5 pontos de avanço sobre Milan e Juventus. Bem mais interessante segue a luta pelo 4º lugar (e pelos milhões da Champions): os mesmos 5 pontos que separam três equipas na frente, separam dez equipas logo a seguir, entre o Parma (4º) e o Palermo (13º). Vamos acompanhar a recepção da Sampdoria à Roma: a equipa da casa teve um arranque de época espectacular, e depois veio por aí abaixo, perdendo 5 dos últimos 7 jogos, tendo até sido eliminada da Taça, em casa, pelo Livorno. Mas mantêm-se invictos em casa para o campeonato (onde apenas concederam dois empates, e não contando com o jogo com o Génova, no qual se considerou que jogavam «fora»): a última derrota foi com o Palermo, em Janeiro. A Roma é que está numa recuperação fabulosa: estão numa série de seis vitórias (com um empate pelo meio, com o Inter, fora), a última delas no dérbi com a Lazio.
Passamos para França, onde vai haver jogo grande. Lyon e Bordéus são os dois últimos campeões nacionais, e passaram à fase seguinte da Liga dos Campeões com grande à vontade: os girondinos foram na terça-feira derrotar o Maccabi Haifa por 0-1, o Lyon goleou no dia seguinte o Debrecen por 4-0, numa jornada para a qual entraram apurados. Mas se o Bordéus segue líder, com quatro pontos de avanço sobre o 2º (o surpreendente Montpellier), e vem de duas vitórias moralizadoras (0-3 sobre o Nancy, e 1-0 sobre o PSG), o Lyon não só está em 4º (uma derrota pode baixá-los para 8º), como não vence há 4 jogos, e vem de uma derrota em Lille (onde até chegou ao intervalo a ganhar por 1-3, com hat-trick de Lisandro, sofrendo o 4-3 final já nos descontos).
O APOEL terminou a aventura europeia em Stamford Bridge (faltou-lhes um golo para eliminar o Atlético Madrid e seguir para a Liga Europa) e agora já pode concentrar-se no campeonato. Mas as coisas até nem estão mal: depois de um mau arranque, estão agora numa série de oito vitórias e um empate, que a somar aos deslizes dos outros candidatos ao título, os fez chegar ao 1º lugar. Com os mesmos pontos segue o Omonia, e assim temos dérbi de Nicosia com as duas equipas na frente (ambas com apenas uma derrota no campeonato), e com APOP, Apollon e Anorthosis a fazerem sombra logo atrás. O Omonia não ganha este dérbi desde Abril do ano passado (já lá vão seis jogos, e quatro vitórias do APOEL), mas este é crucial para a candidatura ao título, que lhes foge 2003, tendo entretanto sido ultrapassados pelo seu rival no topo da lista dos clubes com mais campeonatos (19 contra 20). Vamos ter Bruno Aguiar frente a Hélio Pinto, Nuno Morais, Paulo Jorge e Jean Paulista.
Avançamos até à Liga Europa, com vários jogos decisivos. O Basileia pode chegar a Janeiro ainda em competição na Liga Europa, bastando-lhe um empate no seu estádio frente ao Fulham. Mas os ingleses estão numa série de três vitórias e um empate (sim, todos os jogos foram em casa), com apenas um golo sofrido, e derrotaram o Basileia na 1ª volta.
Também ao Club Brugge basta um empate em casa para chegar aos 16-avos de final, e os belgas até estão numa série de três jogos sem sofrer golos, e há quatro que não perdem na Europa. Mas o Toulouse, que está a ter uma época de altos e baixos (em Outubro venceram o PSG e empataram em Marselha, mas vêm de uma derrota em Grenoble, a primeira de sempre do último classificado na 1ª liga francesa) não tem nada a perder (não parece ter andamento para lutar por um lugar europeu no campeonato, mas também não estão perto da linha de água). Uma vitória dá aos franceses (entre eles Gignac e Paulo Machado) a oportunidade de jogar contra o Benfica na próxima fase.
Em Praga é a equipa visitante que traz vantagem: Sparta e FC Copenhaga chegam à última jornada com os mesmos pontos, mas os dinamarqueses ganharam o jogo da 1ª volta. Os checos precisam por isso de vencer, mas não se pode dizer que não estejam habituados a isso nos últimos tempos: desde essa derrota em Copenhaga, somaram 10 vitórias e 2 empates (28-6 em golos), antes de perderem por 1-0 em Eindhoven há duas semanas. O FC Copenhaga está numa série de quatro vitórias, todas por 2-0, a última no duelo de topo da tabela com o Odense, fora.
Acabamos esta jornada apenas na 5ª feira, em Génova, onde prosseguimos o acompanhamento do Valência, a quem basta um empate para seguir em frente. Mas uma derrota (e uma vitória do Lille no outro jogo) elimina-os das competições europeias. O adversário dos morcegos é o Génova, que está obrigado a vencer para não depender do resultado do outro jogo, e que desde Abril fez 14 jogos em casa, tendo perdido apenas um (com o Inter) e vencido dez.
Sábado às 16h00.
1. Valência - Real Madrid
2. Liverpool - Arsenal
3. Werder Bremen - Schalke 04
4. Sampdoria - Roma
5. Lyon - Bordéus
6. Omonia - APOEL
7. Basileia - Fulham
8. Club Brugge - Toulouse
9. Sparta Praga - Copenhaga
10. Génova - Valência
11 comentários:
1. Valência - Real Madrid 2
2. Liverpool - Arsenal 1
3. Werder Bremen - Schalke 04 1X
4. Sampdoria - Roma 1
5. Lyon - Bordéus 1
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham 1
8. Club Brugge - Toulouse X2
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência X
1. Valência - Real Madrid (2)
2. Liverpool - Arsenal (1)
3. Werder Bremen - Schalke 04 (1)
4. Sampdoria - Roma (1)
5. Lyon - Bordéus (1X)
6. Omonia - APOEL (2)
7. Basileia - Fulham (X)
8. Club Brugge - Toulouse (X)
9. Sparta Praga - Copenhaga (1)
10. Génova - Valência (X)
1. Valência - Real Madrid 1
2. Liverpool - Arsenal 2
3. Werder Bremen - Schalke 04 1
4. Sampdoria - Roma 2
5. Lyon - Bordéus 1
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham 1
8. Club Brugge - Toulouse 1
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência 2
1. Valência - Real Madrid 2
2. Liverpool - Arsenal 2
3. Werder Bremen - Schalke 04 1
4. Sampdoria - Roma 12
5. Lyon - Bordéus x2
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham 1
8. Club Brugge - Toulouse x
9. Sparta Praga - Copenhaga x
10. Génova - Valência x
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Valência - Real Madrid - 2
2. Liverpool – Arsenal - 1
3. Werder Bremen - Schalke 04 - 1
4. Sampdoria – Roma - x
5. Lyon – Bordéus - 1
6. Omonia – APOEL - 1
7. Basileia – Fulham - 1
8. Club Brugge – Toulouse - 1
9. Sparta Praga – Copenhaga - 1
10. Génova – Valência - 1
e as do L.Alves:
1. Valência - Real Madrid : X2
2. Liverpool – Arsenal : 1
3. Werder Bremen - Schalke 04 : 1
4. Sampdoria – Roma : 1
5. Lyon – Bordéus : 1
6. Omonia – APOEL : X
7. Basileia – Fulham : 1
8. Club Brugge – Toulouse : 1
9. Sparta Praga – Copenhaga : 1
10. Génova – Valência : X2
1. Valência - Real Madrid 2
2. Liverpool - Arsenal 1
3. Werder Bremen - Schalke 04 12
4. Sampdoria - Roma 1
5. Lyon - Bordéus 12
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham X
8. Club Brugge - Toulouse 1
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência x
1. Valência - Real Madrid x\2
2. Liverpool - Arsenal 1\2
3. Werder Bremen - Schalke 04 1
4. Sampdoria - Roma 1
5. Lyon - Bordéus 1\2
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham X
8. Club Brugge - Toulouse 1
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência 1
1. Valência - Real Madrid 1\2
2. Liverpool - Arsenal 1
3. Werder Bremen - Schalke 04 1
4. Sampdoria - Roma 1
5. Lyon - Bordéus 1
6. Omonia - APOEL 2
7. Basileia - Fulham 1
8. Club Brugge - Toulouse 1
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência 2
1. Valência - Real Madrid 1
2. Liverpool - Arsenal X
3. Werder Bremen - Schalke 04 X
4. Sampdoria - Roma X2
5. Lyon - Bordéus 1
6. Omonia - APOEL 1
7. Basileia - Fulham X
8. Club Brugge - Toulouse X
9. Sparta Praga - Copenhaga 1
10. Génova - Valência X
1. Valência - Real Madrid 1/X
2. Liverpool - Arsenal 2
3. Werder Bremen - Schalke 04 1
4. Sampdoria - Roma 2
5. Lyon - Bordéus 1/2
6. Omonia - APOEL 1
7. Basileia - Fulham 2
8. Club Brugge - Toulouse 1
9. Sparta Praga - Copenhaga X/2
10. Génova - Valência 1
Enviar um comentário