Existem várias correntes na análise da existência ou não de grupos da morte no Mundial 2010. Há quem diga que o sorteio foi demasiado equilibrado para um qualquer grupo se destacar, outros há que puxam a si o protagonismo para dizer que é o seu grupo o mais difícil (agora assim de repente, lembro-me de Portugal). Ah, e não nos esqueçamos da sobranceria brasileira após o sorteio, seja do seleccionador, ou dos adeptos: não é que eu acredite que o Brasil seja eliminado à primeira, ou sequer fique em 2º no grupo, mas o respeitinho é muito bonito.
É certo que não é das escolhas mais óbvias que já houve, mas para mim o grupo mais difícil é o da Alemanha. A selecção cabeça-de-série ficou em 3º no Mundial 2006, em 2º no Euro 2008, e venceu o seu grupo de qualificação com autoridade, concedendo apenas dois empates (um deles na última jornada, com a qualificação garantida).
A Sérvia venceu o grupo de qualificação mais difícil da zona europeia (onde estavam França, Roménia, Áustria e Lituânia), conseguindo sete vitórias em dez jogos, e participa pela primeira vez numa competição internacional sob a actual designação (depois de em 2006 se ter apresentado como Sérvia e Montenegro).
O Gana só precisou dos primeiros 4 jogos da última fase de qualificação africana: quatro vitórias garantiram desde logo o 1º lugar do grupo. É a 2ª presença consecutiva em Mundiais para a equipa de Essien e Muntari, que em 2006 foi eliminada nos oitavos-de-final pelo Brasil.
Finalmente, a Austrália, que participou pela primeira vez na zona de qualificação asiática, tendo por objectivo alcançar um lugar automático (e afastando o fantasma dos play-off, que até serviu para o regresso da Nova Zelândia): não podia ter corrido melhor, com apenas dois empates concedidos e um golo sofrido nos oito jogos da última fase. No Mundial anterior, foi preciso um penálti assinalado aos 93' para a Itália eliminar os australianos nos oitavos-de-final, quando o resultado estava 0-0.
Por isso, chamo desde já atenção para o primeiro fim-de-semana de competição no Mundial 2010: arranca com um Uruguai - França na noite de 6ª feira, tem um Argentina - Nigéria e um Inglaterra - EUA no Sábado, e um Sérvia - Gana e um Alemanha - Austrália no Domingo. Já marcaram as vossas férias?
Sem comentários:
Enviar um comentário