quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O milagre da multiplicação dos golos, as coincidências de Platini, e a vergonha da Liga Europa

No último dia da fase de grupos da Liga dos Campeões desta época, duas equipas lutavam pela 2ª vaga de apuramento do seu grupo, sem que alguma delas estivesse em vantagem no confronto directo. Ajax e Lyon tinham empatado a zero os dois jogos entre si, o que na jornada anterior, quando os holandeses foram a França, parecia dar ao Ajax a (quase) qualificação para os oitavos-de-final. Isto porque, não só bastava empatar o último jogo, em casa, com uma equipa já instalada no 1º lugar do grupo (apesar de estarmos a falar do Real Madrid), como no critério de desempate seguinte, a diferença de golos em todos os jogos, a vantagem era enorme (o Ajax tinha +3, o Lyon tinha -4).

Pois mas isso foi antes de sabermos como iria ser a estreia na Liga dos Campeões da equipa de arbitragem liderada pelo árbitro português Jorge Sousa (particularmente, o seu assistente João Santos). Ora, pouco depois do Real ter feito 0-1, o Ajax marcou dois golos, ambos mal anulados por fora-de-jogo. Pouco depois, veio o 0-2, e mesmo no final do jogo, o 0-3, sem que a equipa de Mourinho tivesse feito muito por isso, mas confirmando a sua série de 6 vitórias na fase de grupos.


Ajax 0 Madrid 3 por jordixana

No outro jogo, o Lyon viu um jogador adversário ser expulso, mas no final da 1ª parte sofreu o 1-0 que colocava definitivamente os franceses na Liga Europa. Isso foi antes de, uma equipa que até agora só tinha marcado dois golos nos cinco anteriores jogos (ambos no jogo com o Dinamo em França), começar a ter uma via aberta para a baliza contrária, incluindo um piscar de olhos no 1-5 quando a coisa já estava bem encaminhada.



Até parece fácil, não? Que o diga Gomis, marcador de quatro (!) golos.

Eis como, com mais ou menos truques, a França (olha Platini, que coincidência) consegue colocar dois clubes nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, tantos como a Inglaterra, a Espanha, a Alemanha e a Rússia. Itália é o único país a colocar três (Inter, Milan e Nápoles, que se safou bem no "grupo da morte"), e os pequeninos Portugal, Suíça e Chipre lá conseguiram meter um. Holanda, Grécia, Turquia, Ucrânia, Bélgica, Roménia, e outros que tais, podem ir povoar a Liga Europa, onde Patrice Evra já disse que o Man.United vai ter "vergonha" de participar. Cá para mim, até acho que o United se devia recusar a jogar em sítios como "Basileia" ou "Lisboa", que isso é muito abaixo do nível deles.

Sem comentários: