quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 16 (final)

Chegámos à última jornada da terceira edição do Desafio 1X2, com vários participantes a disputar a vitória. No primeiro fim-de-semana de 2009 ainda temos muitos campeonatos de férias, pelo que a ementa desta jornada apresenta-se como um resumo do que por aqui passou nos últimos meses: clássicos, dérbis, futebol de primeira e de segunda divisão, e de taça também, futebol africano e mexicano, e ainda futsal.

Começamos pela visita do FC Porto à Madeira. O Nacional vem de um empate no Estádio da Luz e de sete jogos com apenas um derrota (em Braga, 1-0): não perdem em casa desde Setembro (E.Amadora, 1-2) e foram a única equipa que, na época passada, venceu os campeões nos dois jogos do campeonato (1-0, em casa, e 0-3 fora). O FC Porto teve uma série de nove vitórias seguidas antes de empatar a zero em casa com o Marítimo: 13-3 em golos nos últimos jogos mostram que a equipa de Jesualdo Ferreira quer atacar a liderança do campeonato antes de enfrentar a próxima fase da Liga dos Campeões.

O Sporting vai a Setúbal no Sábado tentar colocar pressão sobre os outros candidatos ao título: Liedson e companhia vêm de quatro vitórias e um empate e estão a apenas três pontos do líder Benfica. Mas apesar do Vitória estar um pouco distante da forma da época passada, há que lembrar que bateu o Sporting nos dois últimos confrontos: em casa, em Fevereiro, para o campeonato (1-0), e em Março, na final da Taça da Liga (nos penalties, após 120 minutos sem golos).

Vamos à segunda liga, porque esta semana temos jogo entre primeiro e segundo. Santa Clara e Olhanense estão em boa posição para voltar a trazer, após muitos anos, futebol de primeira para os Açores e para o Algarve. Os açorianos são a equipa com melhor registo em casa: apenas dois pontos perdidos em seis jogos, 15 golos marcados e quatro sofridos. Mas o Olhanense leva vantagem nos confrontos recentes: já se defrontaram três vezes em 2008, com duas vitórias para os algarvios, uma delas nos Açores (em Fevereiro). Esses encontros (em Agosto) valeram ao Olhanense a passagem à fase seguinte da Taça da Liga. No campeonato, a equipa de Jorge Costa venceu três dos últimos quatro jogos fora (Desp.Aves, Portimonense e Freamunde).

Passamos para Espanha, onde as equipas do grupo da frente continuam a jogar entre si. Com o título entregue ao Barcelona (a diferença de golos de Messi e companhia - 38 - é igual ao ataque do At.Madrid, segundo melhor ataque da prova, cuja defesa já sofreu 23 golos), joga-se pela vice-liderança. Dois pontos separam 2º e 6º, com o Deportivo logo atrás à espera de um deslize. O Valência não está numa boa fase: apenas uma vitória em cinco jogos em Dezembro, incluindo derrotas em Madrid e em Barcelona, mostraram que ali não há estofo de campeão. O objectivo passa agora por assegurar a qualificação directa para a Liga dos Campeões da próxima época, e para isso há que vencer os confrontos directos. O Atlético passou uma fase negra no início de Outubro, quando perdeu três destes confrontos, o último em casa com o Real. Mas desde então já lá vão 15 jogos sem derrotas, incluindo empates fora com Villarreal, Liverpool e Marselha, e uma vitória em casa do Espanhol.

Em Madrid, vive-se uma segunda vida esta época. A era Juande Ramos trouxe duas vitórias caseiras (Zenit 2-0 e Valência 1-0) e a esperada derrota em Barcelona. Agora vem mais uma recepção essencial para a recuperação do Real: o Villarreal está em queda, vem de três derrotas e o seu estatuto de equipa de Liga dos Campeões está em perigo. O submarino amarelo precisa de obter um resultado positivo, dado que na próxima semana há novo confronto directo, em Valência.

Voltamos ao campeonato escocês, desta vez para o dérbi de Edimburgo. O Hearts de Bruno Aguiar está na luta pelo 3º lugar (menos três pontos que o Dundee United e um jogo a menos), não perde em casa desde a recepção ao Celtic (no início de Novembro) e já venceu o Rangers este mês; o Hibernian teve uma série de cinco jogos sem derrotas, antes de perder em casa do Rangers e na recepção ao Kilmarnock. Os últimos encontros têm sido equilibrados: dois empates e uma vitória para cada lado.

O campeonato inglês não parou para o Natal, abrindo caminho a um fim-de-semana de Taça. Os "grandes" tiveram um sorteio favorável, pelo que vamos acompanhar o jogo entre duas equipas que vão aqui continuar o duelo que têm protagonizado no campeonato. O Wolverhampton está a ser o incontestável líder do Championship (2ª divisão inglesa) desde o início da época: 18 vitórias em 26 jogos, sete pontos de avanço sobre o 3º, e 17 sobre o 7º, mostram uma equipa a caminho da Premier League. Logo atrás vem o Birmingham (e agora também o Reading): duas derrotas a meio de Dezembro abrandaram o ritmo que a equipa de Alex McLeish trazia (cinco vitórias e três empates desde o início de Novembro), mas o objectivo 2º lugar (e promoção directa) continua bem vivo. As equipas encontraram-se há pouco mais de um mês, empatando pela 5ª vez desde 2002, mas sempre com golos: a única vitória nos seis confrontos desde essa data foi para o Birmingham, em 2007, fora.

Em França também há Taça. Um dos jogos entre equipas da Ligue 1 põe frente a frente os reis dos empates, que ocupam lugares opostos da tabela: o Sochaux apenas ganhou um dos 19 jogos da primeira volta (Le Mans, 2-1), e empatou onze, incluindo os últimos cinco. O problema está portanto no ataque, já que apenas sofreram mais um golo (25) que o Marselha, por exemplo. Do outro lado estará o Rennes, que empatou dez jogos, mas só perdeu um para o campeonato, a meio de Agosto (!). Eliminados da Taça UEFA e da Taça da Liga, concentraram-se na liga, estando assim em 3º lugar, a apenas 4 pontos do líder Lyon. Os últimos dois confrontos entre Sochaux e Rennes, em casa do primeiro, deram em - já se estava a ver - empate a zero.

Terminamos a ronda europeia no Chipre, para medir os danos psicológicos infligidos ao Anorthosis Famagusta, após a sua passagem pela Liga dos Campeões. De surpresa em surpresa, os campeões cipriotas pareciam, a certa altura, estar em boa posição para atingir os oitavos-de-final, mas aquele jogo em que permitiram o empate ao Werder Bremen, depois de estarem a ganhar 3-1, denotou muitas fragilidades. E acabaram por nem sequer conseguir a qualificação para a Taça UEFA. Terminado o sonho, é necessário acordar para a realidade nacional, de modo a ter hipótese de repetir a experiência na próxima época. E a tabela mostra-nos que vai haver luta até ao fim: os três primeiros estão separados por três pontos. O Omonia lidera com dois pontos de avanço, mas mais 16 golos marcados (mais um golo por jogo que o Anorthosis). Em 4º surge o Ethnikos, um clube que nunca foi campeão, mas que tem garantido lugar nas competições europeias nas últimas épocas. E esse crescimento fá-los chegar à 16ª jornada do campeonato sem derrotas em casa, incluindo uma vitória sobre o Omonia a meio de Novembro.

Atravessamos o Atlântico até aos Estados Unidos, onde vai arrancar a InterLiga mexicana. Como? É verdade, ainda agora o Toluca foi campeão e já estão a jogar outra vez. Como o campeonato é organizado por grupos e termina com uma fase de play-off, resolveram continuar a complicar as coisas na pós-temporada para determinar as equipas que participam na Copa Libertadores. Já agora, sabem que se uma equipa mexicana vencer a Libertadores, não ganha acesso ao Mundial de Clubes? Porque como o México pertence à Concacaf (América do Norte e Centro), só através daí (e da sua Liga dos Campeões) é que ganham esse direito (como o Pachuca este ano). Mas ninguém disse que o futebol na América Latina era simples. E por isso é que surgiu esta InterLiga, realizada em estádios dos EUA. Com oito equipas divididas em dois grupos, garante mais direitos televisivos, estádios cheios de emigrantes sedentos de bom futebol, e mais jogos entre os "grandes". Vamos acompanhar o início do grupo B, com jogo grande logo a abrir. O Guadalajara e o America são as duas equipas com mais títulos de campeão conquistados, mas na liga que agora terminou, nem sequer chegaram à 2ª fase. O America terminou mesmo com saldo negativo (5/6/6), com apenas duas vitórias nos último sete jogos. O Guadalajara esteve um pouco melhor (6/7/4), mas só ganhou um dos últimos seis; ganhou, no entanto, os dois últimos jogos entre ambos.
No outro jogo defrontam-se duas equipas que também não passaram à 2ª fase do último campeonato: a fase final do Tigres UANL (uma vitória em sete jogos) estragou o bom arranque, no qual ganharam metade dos jogos; o Atlas vem em sentido inverso, com apenas uma derrota (para o futuro campeão Toluca) nos últimos seis, mas o mal estava feito.

Voltamos para este lado do oceano para mais uma visita ao campeonato egípcio. O Al Ahly voltou a adiar alguns jogos da liga, desta vez para participar no Mundial de Clubes (que se saldou em duas derrotas), pelo que agora é necessário recuperar. Se a equipa de Manuel José vencer os quatro jogos em atraso, sobe à liderança, mas isso são muitos "ses". Este Sábado há deslocação ao campo do Ismaily: o segundo classificado do campeonato não perde há dois meses, tem sete vitórias e um empate nos últimos oito jogos e não perde com o Al Ahly desde 2006 (duas vitórias e dois empates).

Na Tunísia, é a semana dos clássicos. Os quatro "grandes", com 45 títulos entre si, que repartiram os últimos 4 campeonatos, e que actualmente estão nos quatro primeiros lugares da liga, defrontam-se esta semana. O líder Espérance Tunis segue com seis pontos de avanço e com 12 vitórias e 3 empates desde o final de Agosto. A deslocação desta semana é a casa do Sfaxien, que não perde no seu estádio há 4 meses, e está numa série de 23 jogos com apenas uma derrota. No outro jogo defrontam-se Club Africain, a única equipa na Tunísia que ainda não perdeu esta época (e apenas empatou um jogo em casa), e o Étoile du Sahel, melhor defesa da liga (5 golos em 13 jogos) e que não perde fora de casa, para o campeonato, há 14 meses (!).

Para terminar, jogo grande no campeonato nacional de futsal. O líder Belenenses (nove vitórias em doze jogos) desloca-se à Luz para defrontar um Benfica que se apresenta demolidor em casa: apenas um empate e nove golos sofridos em seis jogos. Depois da vantagem casa na final da época passada se ter revelado decisiva, o Benfica sabe que tem de começar aqui a recuperar os cinco pontos que o separam da liderança; por outro lado, o Belém, que só perdeu um jogo esta época (em casa do Freixieiro, há um mês), tem o melhor ataque da prova e uma média de cinco golos por jogo fora de casa.

Prazo limite para a última jornada desta edição: Sábado (03/Janeiro/2009) às 11h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla. Nos jogos em que for necessário recorrer a prolongamento, contaremos com o resultado verificado no final do tempo regulamentar (empate).

1. Nacional - FC Porto
2. V.Setúbal - Sporting
3. Santa Clara - Olhanense
4. Valência - At.Madrid
5. Real Madrid - Villarreal
6. Hearts - Hibernian
7. Birmingham - Wolverhampton
8. Sochaux - Rennes
9. Ethnikos - Anorthosis
10. Tigres UANL - Atlas
11. America - Guadalajara
12. Ismaily - Al Ahly
13. Sfaxien - Espérance Tunis
14. Club Africain - Étoile du Sahel
15. Benfica - Belenenses (futsal)

Boa Sorte!

1. Liga Sagres, 03/05: FCP 0-3 Nac, VDVVE - VVVVE (04/01, 18h30, SportTv1)
2. Liga Sagres, 22/03: VSe 0-0 Spo, VEDDD - VVVVE (03/01, 20h45, RTP1)
3. Liga Vitalis (2ª divisão), 10/08: Olh 2-1 San, DVVDE - DVVDE (04/01, 10h15, SportTv1)
4. Liga BBVA, 18/05: Val 3-1 AtM, EDVED - VVEVV (03/01, 21h00, SportTv1)
5. Liga BBVA, 27/01: Rea 3-2 Vil, DDVDV - VEDDD (04/01, 16h00)
6. Premier League (Escócia), 19/10: Hib 1-1 Hea, VVEED - EVVDD (03/01, 12h30)
7. Taça de Inglaterra, 29/11: Wol 1-1 Birm, VDDVE - VVVEE (03/01, 14h00)
8. Taça de França, 02/11: Ren 1-0 Soc, EEEEE - EVEEV (03/01, 20h00)
9. Marfin Laiki League (Chipre), 22/09: Ano 2-1 Eth, VVEVD - DDVVV (03/01, 15h00)
10. InterLiga, 10/08: Tig 3-0 Atl, DDVEE - VVDVE (04/01, 01h00)
11. InterLiga, 27/10: Ame 1-2 Gua, EDVVD - EDDVD (04/01, 03h30)
12. Premier League (Egipto), AlA 1-1 Ism, VVVVV - EVEDV (03/01, 19h30)
13. CLP-1 (Tunísia), 09/08: Esp 3-1 Sfa, EEVED - EVVVV (03/01, 13h30)
14. CLP-1 (Tunísia), 09/08: Éto 1-1 Clu, VEVEV - EEEVD (04/01, 13h30)
15. 1ª divisão (futsal), 29/06: Ben 4-2 Bel, VDVEV - VVVVE (04/01, 16h00)

Liga Sagres, após 12 jornadas:
1. Benfica 26p.
2. Leixões 24p.
3. FC Porto 24p. 7/3/2 20-9 (fora: 3/2/1 10-5)
4. Sporting 23p. 7/2/3 14-7 (fora: 4/1/1 6-3)
5. Nacional 21p. 6/3/3 17-12 (casa: 4/1/1 9-5)
6. Sp.Braga 20p.
(...)
13. V.Setúbal 11p. 3/2/7 7-15 (casa: 3/0/3 4-7)
(...)

Liga Vitalis (2ª divisão), após 12 jornadas:
1. Olhanense 23p. 7/2/3 23-16 (fora: 3/0/3 13-13)
2. Santa Clara 22p. 6/4/2 24-13 (casa: 5/1/0 15-4)
-------------------
3. Feirense 20p.
4. Gil Vicente 19p.
5. Varzim 17p.
(...)

Liga BBVA, após 16 jornadas:
1. Barcelona 41p.
2. Sevilha 31p.
3. At. Madrid 30p. 9/3/4 38-23 (fora: 3/3/2 17-18)
4. Valência 30p. 9/3/4 30-20 (casa: 6/0/2 21-12)
5. Real Madrid 29p. 9/2/5 34-26 (casa: 6/1/1 25-15)
6. Villarreal 29p. 8/5/3 27-21 (fora: 4/3/1 12-7)
7. Dep.Corunha 27p.
(...)

Premier League (Escócia), após 20 jornadas:
1. Celtic 50p.
2. Rangers 43p.
3. Dundee United 34p.
4. Hearts 31p. (-1j. ) 9/4/6 20-21 (casa: 6/2/2 13-10)
5. Aberdeen 30p. (-1j.)
6. Hibernian 26p. 7/5/8 26-28 (fora: 3/3/4 11-12)
(...)

Marfin Laiki League (Chipre), após 15 jornadas:
1. Omonia Nicosia 39p.
2. Anorthosis Famagusta 37p. 12/1/2 25-9 (fora: 5/0/2 10-7)
3. APOEL Nicosia 36p.
4. Ethnikos Achna 27p. 7/6/2 19-15 (casa: 4/3/0 13-8)
5. AEL Limassol 26p.
(...)

Premier League (Egipto), após 15 jornadas:
1. Petrojet 30p.
2. Ismaily 29p. (-1j.) 9/2/3 26-18 (casa: 4/0/2 12-9)
3. ENPPI 26p.
4. Al Ahly 23p. (-4j.) 7/2/2 23-9 (fora: 2/2/2 8-9)
4. Haras El Hedood 23p. (-2j.)
5. Zamalek 21p. (-1j.)
(...)

CLP-1 (Tunísia), após 13 jornadas:
1. Espérance Tunis 32p. 10/2/1 30-11 (fora: 4/1/1 10-5)
2. Étoile du Sahel 26p. 7/5/1 21-5 (fora: 4/2/0 14-2)
3. Club Africain 25p. 6/7/0 21-6 (casa: 5/1/0 15-1)
4. Sfaxien 20p. 5/5/3 16-14 (casa: 4/1/1 9-4)
5. Monastirienne 18p.
(...)

1ª divisão (futsal), após 12 jornadas:
1. Belenenses 29p. 9/2/1 50-31 (fora: 4/1/1 29-18)
2. FJ Antunes 27p.
3. Benfica 24p. 7/3/2 45-25 (casa: 5/1/0 29-9)
4. Inst. D.João V 23p.
5. Freixieiro 21p.
(...)

11 comentários:

Deportivista disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense x
4. Valência - At.Madrid 1
5. Real Madrid - Villarreal x
6. Hearts - Hibernian x
7. Birmingham - Wolverhampton 1
8. Sochaux - Rennes 2
9. Ethnikos - Anorthosis 2
10. Tigres UANL - Atlas x2
11. America - Guadalajara 1
12. Ismaily - Al Ahly x
13. Sfaxien - Espérance Tunis x
14. Club Africain - Étoile du Sahel x2
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1

Paul Man disse...

1. Nacional - FC Porto x
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1
4. Valência - At.Madrid 1
5. Real Madrid - Villarreal 1
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton 1
8. Sochaux - Rennes 1
9. Ethnikos - Anorthosis 1
10. Tigres UANL - Atlas 1
11. America - Guadalajara 1
12. Ismaily - Al Ahly 1
13. Sfaxien - Espérance Tunis 1
14. Club Africain - Étoile du Sahel 1
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1

Jq disse...

1. Nacional - FC Porto x
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1
4. Valência - At.Madrid 2
5. Real Madrid - Villarreal 1
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton 1
8. Sochaux - Rennes x
9. Ethnikos - Anorthosis x
10. Tigres UANL - Atlas 1
11. America - Guadalajara 1
12. Ismaily - Al Ahly 2
13. Sfaxien - Espérance Tunis 1
14. Club Africain - Étoile du Sahel 1
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1

Jq

JA disse...

1. Nacional - FC Porto (X2)
2. V.Setúbal - Sporting (2)
3. Santa Clara - Olhanense (2)
4. Valência - At.Madrid (2)
5. Real Madrid - Villarreal (1)
6. Hearts - Hibernian (1)
7. Birmingham - Wolverhampton (2)
8. Sochaux - Rennes (1)
9. Ethnikos - Anorthosis (2)
10. Tigres UANL - Atlas (2)
11. America - Guadalajara (X)
12. Ismaily - Al Ahly (1)
13. Sfaxien - Espérance Tunis (X)
14. Club Africain - Étoile du Sahel (2)
15. Benfica - Belenenses (futsal) (1)

Alexandre disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1
4. Valência - At.Madrid 12
5. Real Madrid - Villarreal 1x
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton 1
8. Sochaux - Rennes 12
9. Ethnikos - Anorthosis 12
10. Tigres UANL - Atlas 2
11. America - Guadalajara 1
12. Ismaily - Al Ahly 2
13. Sfaxien - Espérance Tunis 12
14. Club Africain - Étoile du Sahel 2
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1

Unknown disse...

1. Nacional - FC Porto (X2)
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1
4. Valência - At.Madrid 1
5. Real Madrid - Villarreal 1
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton (X2)
8. Sochaux - Rennes 1
9. Ethnikos - Anorthosis 2
10. Tigres UANL - Atlas 2
11. America - Guadalajara (1X)
12. Ismaily - Al Ahly (1X)
13. Sfaxien - Espérance Tunis (1X)
14. Club Africain - Étoile du Sahel 2
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1

Cardoso disse...

1. Nacional - FC Porto X2
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1
4. Valência - At.Madrid 1X
5. Real Madrid - Villarreal 1
6. Hearts - Hibernian 1X
7. Birmingham - Wolverhampton X
8. Sochaux - Rennes X
9. Ethnikos - Anorthosis 2
10. Tigres UANL - Atlas 2
11. America - Guadalajara X
12. Ismaily - Al Ahly X
13. Sfaxien - Espérance Tunis 2
14. Club Africain - Étoile du Sahel X
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1X

Luís Rodrigues disse...

1. Nacional - FC Porto (2)
2. V.Setúbal - Sporting (2)
3. Santa Clara - Olhanense (1)
4. Valência - At.Madrid (1X)
5. Real Madrid - Villarreal (1)
6. Hearts - Hibernian (1)
7. Birmingham - Wolverhampton (X)
8. Sochaux - Rennes (X)
9. Ethnikos - Anorthosis (12)
10. Tigres UANL - Atlas (2)
11. America - Guadalajara (1)
12. Ismaily - Al Ahly (2)
13. Sfaxien - Espérance Tunis (X)
14. Club Africain - Étoile du Sahel (X)
15. Benfica - Belenenses (1)

Cardoso disse...

Aqui ficam as previsões do Fanã:

1. Nacional - FC Porto - 2
2. V.Setúbal – Sporting - 2
3. Santa Clara – Olhanense - x
4. Valência - At.Madrid - x
5. Real Madrid – Villarreal - 1
6. Hearts – Hibernian - 1
7. Birmingham – Wolverhampton - 1
8. Sochaux – Rennes – 1x
9. Ethnikos – Anorthosis - x
10. Tigres UANL – Atlas – x2
11. America – Guadalajara - 1
12. Ismaily - Al Ahly - 12
13. Sfaxien - Espérance Tunis - 2
14. Club Africain - Étoile du Sahel - 1
15. Benfica - Belenenses (futsal) – 1

J disse...

Aqui ficam as previsões do Valhelhas:

1. Nacional - FC Porto 2
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 1\2
4. Valência - At.Madrid X\2
5. Real Madrid - Villarreal 1
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton x\2
8. Sochaux - Rennes 1
9. Ethnikos - Anorthosis 2
10. Tigres UANL - Atlas 2
11. America - Guadalajara x
12. Ismaily - Al Ahly x\2
13. Sfaxien - Espérance Tunis 2
14. Club Africain - Étoile du Sahel x
15. Benfica - Belenenses (futsal) 1\2

J disse...

1. Nacional - FC Porto X/2
2. V.Setúbal - Sporting 2
3. Santa Clara - Olhanense 2
4. Valência - At.Madrid X/2
5. Real Madrid - Villarreal 2
6. Hearts - Hibernian 1
7. Birmingham - Wolverhampton X/2
8. Sochaux - Rennes 2
9. Ethnikos - Anorthosis 1
10. Tigres UANL - Atlas 1/X
11. America - Guadalajara 2
12. Ismaily - Al Ahly 2
13. Sfaxien - Espérance Tunis 2
14. Club Africain - Étoile du Sahel 1
15. Benfica - Belenenses (futsal) 2