terça-feira, 8 de abril de 2008

Campeonato Pernambucano

O Campeonato do estado do Pernambuco é, porventura, o mais complicado dos seis principais estaduais. Como todos os outros, a sua organização gira à volta dos 3 grandes: Sport Recife, Náutico e Santa Cruz.



Numa primeira fase, o campeonato conta com 12 equipas, que, numa primeira parte, são agrupadas em 3 grupos de 4 equipas, para disputarem jogos de ida e volta entre si, e em que cada um dos grandes é cabeça-de-série. Mas, atenção, a classificação é geral. Nesta edição, os grupos foram definidos da seguinte forma:

Grupo A: Náutico, Serrano, Porto e Centro.
Grupo B: Santa Cruz, Petrolina, Ypiranga e Vera Cruz.
Grupo C: Sport, Salgueiro, Central e Sete de Setembro.

Numa segunda parte, baralha-se e volta a dar-se, com novos agrupamentos, com a seguinte distribuição (referente à classificação pseudo-geral):

GRUPO D: Náutico, 6º, 9º e 12º classificados.
GRUPO E: Santa Cruz, 5º, 8º e 11º classificados.
GRUPO F: Sport, 4º, 7º e 10º classificados.

Pois, isto é tudo muito bonito se os 3 grandes ficarem nas 3 primeiras posições. E se não ficarem? Foi o que aconteceu, com o Náutico a ficar em 4º lugar. Aí, baralha-se ainda mais o que já está baralhado, e faz-se um pequeno ajuste directo. Troca-se o lugar do infeliz grande pelo intruso no trio da frente. Calma, isto é só para efeitos de emparelhamentos. Ninguém rouba pontos a ninguém.



Depois disto tudo, e de cada equipa realizar doze jogos, o primeiro classificado qualifica-se para a final, como vencedor da primeira fase, e os 6 primeiros classificam-se para a segunda fase.

Na edição deste ano, a primeira fase ficou assim:

1. Sport 29pts
2. Náutico 28pts
3. Ypiranga 19pts
4. Serrano 18pts
5. Central 18pts
6. Salgueiro 17 pts

Na segunda fase (já mais normal), os 6 classificados jogam entre si a duas voltas, qualificando-se o 1º classificado para a final. A final é jogada a duas mãos. Se a mesma equipa vencer as duas fases, é considerada campeã.

A segunda fase está assim:

1. Sport 7j 16pts
2. Náutico 6j 12pts
3. Central 6j 9pts
4. Ypiranga 7j 7pts
5. Salgueiro 5j 6pts
6. Serrano 7j 6pts

Sem comentários: