quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Football from down under



De um dos campeonatos mais ignorados no hemisfério norte, um dos jogos da semana: o Sydney FC apanhou-se a ganhar por dois golos aos três minutos, mas o Melbourne acabou por ganhar, num jogo que até teve uma espécie de agressão ao treinador dos visitantes.

Balanço 2008 - III

A Gazzetta dello Sport elaborou o 11 ideal sub-23 da Serie A:

Gianluca Curci (GR, Siena)
Stefan Radu (DD, Lazio)
Luca Rossettini (DC, Siena)
Domenico Criscito (DE, Genoa)
Mauricio Isla (MD, Udinese)
Riccardo Montolivo (MC, Fiorentina)
Marek Hamsik (MC, Nápoles)
Paolo de Ceglie (ME, Juventus)
Alexandre Pato (A, Milan)
Ezequiel Lavezzi (A, Nápoles)
Mauro Zarate (A, Lazio)

Ver notícia, com vídeos, no 101 Great Goals. Deixo o de Lavezzi:

Balanço 2008 - II



Os cinco melhores golos do ano, para o ESPN. A minha escolha vai para a jogada de Walcott, finalizada por Adebayor.

Balanço 2008 - I

O onze do Fútbol Arte:

Casillas
Dani Alves
Carvalho
Márquez
Evra
Cesc
Iniesta
Gerrard
Tévez
Cristiano Ronaldo
Torres

Premier League - 7 jogadores (Man.United 3, Liverpool 2, Chelsea 1, Arsenal 1)
La Liga - 4 jogadores (Barça 3, Real Madrid 1)

Desafio 1X2 vol.III - semana 16 (final)

Chegámos à última jornada da terceira edição do Desafio 1X2, com vários participantes a disputar a vitória. No primeiro fim-de-semana de 2009 ainda temos muitos campeonatos de férias, pelo que a ementa desta jornada apresenta-se como um resumo do que por aqui passou nos últimos meses: clássicos, dérbis, futebol de primeira e de segunda divisão, e de taça também, futebol africano e mexicano, e ainda futsal.

Começamos pela visita do FC Porto à Madeira. O Nacional vem de um empate no Estádio da Luz e de sete jogos com apenas um derrota (em Braga, 1-0): não perdem em casa desde Setembro (E.Amadora, 1-2) e foram a única equipa que, na época passada, venceu os campeões nos dois jogos do campeonato (1-0, em casa, e 0-3 fora). O FC Porto teve uma série de nove vitórias seguidas antes de empatar a zero em casa com o Marítimo: 13-3 em golos nos últimos jogos mostram que a equipa de Jesualdo Ferreira quer atacar a liderança do campeonato antes de enfrentar a próxima fase da Liga dos Campeões.

O Sporting vai a Setúbal no Sábado tentar colocar pressão sobre os outros candidatos ao título: Liedson e companhia vêm de quatro vitórias e um empate e estão a apenas três pontos do líder Benfica. Mas apesar do Vitória estar um pouco distante da forma da época passada, há que lembrar que bateu o Sporting nos dois últimos confrontos: em casa, em Fevereiro, para o campeonato (1-0), e em Março, na final da Taça da Liga (nos penalties, após 120 minutos sem golos).

Vamos à segunda liga, porque esta semana temos jogo entre primeiro e segundo. Santa Clara e Olhanense estão em boa posição para voltar a trazer, após muitos anos, futebol de primeira para os Açores e para o Algarve. Os açorianos são a equipa com melhor registo em casa: apenas dois pontos perdidos em seis jogos, 15 golos marcados e quatro sofridos. Mas o Olhanense leva vantagem nos confrontos recentes: já se defrontaram três vezes em 2008, com duas vitórias para os algarvios, uma delas nos Açores (em Fevereiro). Esses encontros (em Agosto) valeram ao Olhanense a passagem à fase seguinte da Taça da Liga. No campeonato, a equipa de Jorge Costa venceu três dos últimos quatro jogos fora (Desp.Aves, Portimonense e Freamunde).

Passamos para Espanha, onde as equipas do grupo da frente continuam a jogar entre si. Com o título entregue ao Barcelona (a diferença de golos de Messi e companhia - 38 - é igual ao ataque do At.Madrid, segundo melhor ataque da prova, cuja defesa já sofreu 23 golos), joga-se pela vice-liderança. Dois pontos separam 2º e 6º, com o Deportivo logo atrás à espera de um deslize. O Valência não está numa boa fase: apenas uma vitória em cinco jogos em Dezembro, incluindo derrotas em Madrid e em Barcelona, mostraram que ali não há estofo de campeão. O objectivo passa agora por assegurar a qualificação directa para a Liga dos Campeões da próxima época, e para isso há que vencer os confrontos directos. O Atlético passou uma fase negra no início de Outubro, quando perdeu três destes confrontos, o último em casa com o Real. Mas desde então já lá vão 15 jogos sem derrotas, incluindo empates fora com Villarreal, Liverpool e Marselha, e uma vitória em casa do Espanhol.

Em Madrid, vive-se uma segunda vida esta época. A era Juande Ramos trouxe duas vitórias caseiras (Zenit 2-0 e Valência 1-0) e a esperada derrota em Barcelona. Agora vem mais uma recepção essencial para a recuperação do Real: o Villarreal está em queda, vem de três derrotas e o seu estatuto de equipa de Liga dos Campeões está em perigo. O submarino amarelo precisa de obter um resultado positivo, dado que na próxima semana há novo confronto directo, em Valência.

Voltamos ao campeonato escocês, desta vez para o dérbi de Edimburgo. O Hearts de Bruno Aguiar está na luta pelo 3º lugar (menos três pontos que o Dundee United e um jogo a menos), não perde em casa desde a recepção ao Celtic (no início de Novembro) e já venceu o Rangers este mês; o Hibernian teve uma série de cinco jogos sem derrotas, antes de perder em casa do Rangers e na recepção ao Kilmarnock. Os últimos encontros têm sido equilibrados: dois empates e uma vitória para cada lado.

O campeonato inglês não parou para o Natal, abrindo caminho a um fim-de-semana de Taça. Os "grandes" tiveram um sorteio favorável, pelo que vamos acompanhar o jogo entre duas equipas que vão aqui continuar o duelo que têm protagonizado no campeonato. O Wolverhampton está a ser o incontestável líder do Championship (2ª divisão inglesa) desde o início da época: 18 vitórias em 26 jogos, sete pontos de avanço sobre o 3º, e 17 sobre o 7º, mostram uma equipa a caminho da Premier League. Logo atrás vem o Birmingham (e agora também o Reading): duas derrotas a meio de Dezembro abrandaram o ritmo que a equipa de Alex McLeish trazia (cinco vitórias e três empates desde o início de Novembro), mas o objectivo 2º lugar (e promoção directa) continua bem vivo. As equipas encontraram-se há pouco mais de um mês, empatando pela 5ª vez desde 2002, mas sempre com golos: a única vitória nos seis confrontos desde essa data foi para o Birmingham, em 2007, fora.

Em França também há Taça. Um dos jogos entre equipas da Ligue 1 põe frente a frente os reis dos empates, que ocupam lugares opostos da tabela: o Sochaux apenas ganhou um dos 19 jogos da primeira volta (Le Mans, 2-1), e empatou onze, incluindo os últimos cinco. O problema está portanto no ataque, já que apenas sofreram mais um golo (25) que o Marselha, por exemplo. Do outro lado estará o Rennes, que empatou dez jogos, mas só perdeu um para o campeonato, a meio de Agosto (!). Eliminados da Taça UEFA e da Taça da Liga, concentraram-se na liga, estando assim em 3º lugar, a apenas 4 pontos do líder Lyon. Os últimos dois confrontos entre Sochaux e Rennes, em casa do primeiro, deram em - já se estava a ver - empate a zero.

Terminamos a ronda europeia no Chipre, para medir os danos psicológicos infligidos ao Anorthosis Famagusta, após a sua passagem pela Liga dos Campeões. De surpresa em surpresa, os campeões cipriotas pareciam, a certa altura, estar em boa posição para atingir os oitavos-de-final, mas aquele jogo em que permitiram o empate ao Werder Bremen, depois de estarem a ganhar 3-1, denotou muitas fragilidades. E acabaram por nem sequer conseguir a qualificação para a Taça UEFA. Terminado o sonho, é necessário acordar para a realidade nacional, de modo a ter hipótese de repetir a experiência na próxima época. E a tabela mostra-nos que vai haver luta até ao fim: os três primeiros estão separados por três pontos. O Omonia lidera com dois pontos de avanço, mas mais 16 golos marcados (mais um golo por jogo que o Anorthosis). Em 4º surge o Ethnikos, um clube que nunca foi campeão, mas que tem garantido lugar nas competições europeias nas últimas épocas. E esse crescimento fá-los chegar à 16ª jornada do campeonato sem derrotas em casa, incluindo uma vitória sobre o Omonia a meio de Novembro.

Atravessamos o Atlântico até aos Estados Unidos, onde vai arrancar a InterLiga mexicana. Como? É verdade, ainda agora o Toluca foi campeão e já estão a jogar outra vez. Como o campeonato é organizado por grupos e termina com uma fase de play-off, resolveram continuar a complicar as coisas na pós-temporada para determinar as equipas que participam na Copa Libertadores. Já agora, sabem que se uma equipa mexicana vencer a Libertadores, não ganha acesso ao Mundial de Clubes? Porque como o México pertence à Concacaf (América do Norte e Centro), só através daí (e da sua Liga dos Campeões) é que ganham esse direito (como o Pachuca este ano). Mas ninguém disse que o futebol na América Latina era simples. E por isso é que surgiu esta InterLiga, realizada em estádios dos EUA. Com oito equipas divididas em dois grupos, garante mais direitos televisivos, estádios cheios de emigrantes sedentos de bom futebol, e mais jogos entre os "grandes". Vamos acompanhar o início do grupo B, com jogo grande logo a abrir. O Guadalajara e o America são as duas equipas com mais títulos de campeão conquistados, mas na liga que agora terminou, nem sequer chegaram à 2ª fase. O America terminou mesmo com saldo negativo (5/6/6), com apenas duas vitórias nos último sete jogos. O Guadalajara esteve um pouco melhor (6/7/4), mas só ganhou um dos últimos seis; ganhou, no entanto, os dois últimos jogos entre ambos.
No outro jogo defrontam-se duas equipas que também não passaram à 2ª fase do último campeonato: a fase final do Tigres UANL (uma vitória em sete jogos) estragou o bom arranque, no qual ganharam metade dos jogos; o Atlas vem em sentido inverso, com apenas uma derrota (para o futuro campeão Toluca) nos últimos seis, mas o mal estava feito.

Voltamos para este lado do oceano para mais uma visita ao campeonato egípcio. O Al Ahly voltou a adiar alguns jogos da liga, desta vez para participar no Mundial de Clubes (que se saldou em duas derrotas), pelo que agora é necessário recuperar. Se a equipa de Manuel José vencer os quatro jogos em atraso, sobe à liderança, mas isso são muitos "ses". Este Sábado há deslocação ao campo do Ismaily: o segundo classificado do campeonato não perde há dois meses, tem sete vitórias e um empate nos últimos oito jogos e não perde com o Al Ahly desde 2006 (duas vitórias e dois empates).

Na Tunísia, é a semana dos clássicos. Os quatro "grandes", com 45 títulos entre si, que repartiram os últimos 4 campeonatos, e que actualmente estão nos quatro primeiros lugares da liga, defrontam-se esta semana. O líder Espérance Tunis segue com seis pontos de avanço e com 12 vitórias e 3 empates desde o final de Agosto. A deslocação desta semana é a casa do Sfaxien, que não perde no seu estádio há 4 meses, e está numa série de 23 jogos com apenas uma derrota. No outro jogo defrontam-se Club Africain, a única equipa na Tunísia que ainda não perdeu esta época (e apenas empatou um jogo em casa), e o Étoile du Sahel, melhor defesa da liga (5 golos em 13 jogos) e que não perde fora de casa, para o campeonato, há 14 meses (!).

Para terminar, jogo grande no campeonato nacional de futsal. O líder Belenenses (nove vitórias em doze jogos) desloca-se à Luz para defrontar um Benfica que se apresenta demolidor em casa: apenas um empate e nove golos sofridos em seis jogos. Depois da vantagem casa na final da época passada se ter revelado decisiva, o Benfica sabe que tem de começar aqui a recuperar os cinco pontos que o separam da liderança; por outro lado, o Belém, que só perdeu um jogo esta época (em casa do Freixieiro, há um mês), tem o melhor ataque da prova e uma média de cinco golos por jogo fora de casa.

Prazo limite para a última jornada desta edição: Sábado (03/Janeiro/2009) às 11h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla. Nos jogos em que for necessário recorrer a prolongamento, contaremos com o resultado verificado no final do tempo regulamentar (empate).

1. Nacional - FC Porto
2. V.Setúbal - Sporting
3. Santa Clara - Olhanense
4. Valência - At.Madrid
5. Real Madrid - Villarreal
6. Hearts - Hibernian
7. Birmingham - Wolverhampton
8. Sochaux - Rennes
9. Ethnikos - Anorthosis
10. Tigres UANL - Atlas
11. America - Guadalajara
12. Ismaily - Al Ahly
13. Sfaxien - Espérance Tunis
14. Club Africain - Étoile du Sahel
15. Benfica - Belenenses (futsal)

Boa Sorte!

1. Liga Sagres, 03/05: FCP 0-3 Nac, VDVVE - VVVVE (04/01, 18h30, SportTv1)
2. Liga Sagres, 22/03: VSe 0-0 Spo, VEDDD - VVVVE (03/01, 20h45, RTP1)
3. Liga Vitalis (2ª divisão), 10/08: Olh 2-1 San, DVVDE - DVVDE (04/01, 10h15, SportTv1)
4. Liga BBVA, 18/05: Val 3-1 AtM, EDVED - VVEVV (03/01, 21h00, SportTv1)
5. Liga BBVA, 27/01: Rea 3-2 Vil, DDVDV - VEDDD (04/01, 16h00)
6. Premier League (Escócia), 19/10: Hib 1-1 Hea, VVEED - EVVDD (03/01, 12h30)
7. Taça de Inglaterra, 29/11: Wol 1-1 Birm, VDDVE - VVVEE (03/01, 14h00)
8. Taça de França, 02/11: Ren 1-0 Soc, EEEEE - EVEEV (03/01, 20h00)
9. Marfin Laiki League (Chipre), 22/09: Ano 2-1 Eth, VVEVD - DDVVV (03/01, 15h00)
10. InterLiga, 10/08: Tig 3-0 Atl, DDVEE - VVDVE (04/01, 01h00)
11. InterLiga, 27/10: Ame 1-2 Gua, EDVVD - EDDVD (04/01, 03h30)
12. Premier League (Egipto), AlA 1-1 Ism, VVVVV - EVEDV (03/01, 19h30)
13. CLP-1 (Tunísia), 09/08: Esp 3-1 Sfa, EEVED - EVVVV (03/01, 13h30)
14. CLP-1 (Tunísia), 09/08: Éto 1-1 Clu, VEVEV - EEEVD (04/01, 13h30)
15. 1ª divisão (futsal), 29/06: Ben 4-2 Bel, VDVEV - VVVVE (04/01, 16h00)

Liga Sagres, após 12 jornadas:
1. Benfica 26p.
2. Leixões 24p.
3. FC Porto 24p. 7/3/2 20-9 (fora: 3/2/1 10-5)
4. Sporting 23p. 7/2/3 14-7 (fora: 4/1/1 6-3)
5. Nacional 21p. 6/3/3 17-12 (casa: 4/1/1 9-5)
6. Sp.Braga 20p.
(...)
13. V.Setúbal 11p. 3/2/7 7-15 (casa: 3/0/3 4-7)
(...)

Liga Vitalis (2ª divisão), após 12 jornadas:
1. Olhanense 23p. 7/2/3 23-16 (fora: 3/0/3 13-13)
2. Santa Clara 22p. 6/4/2 24-13 (casa: 5/1/0 15-4)
-------------------
3. Feirense 20p.
4. Gil Vicente 19p.
5. Varzim 17p.
(...)

Liga BBVA, após 16 jornadas:
1. Barcelona 41p.
2. Sevilha 31p.
3. At. Madrid 30p. 9/3/4 38-23 (fora: 3/3/2 17-18)
4. Valência 30p. 9/3/4 30-20 (casa: 6/0/2 21-12)
5. Real Madrid 29p. 9/2/5 34-26 (casa: 6/1/1 25-15)
6. Villarreal 29p. 8/5/3 27-21 (fora: 4/3/1 12-7)
7. Dep.Corunha 27p.
(...)

Premier League (Escócia), após 20 jornadas:
1. Celtic 50p.
2. Rangers 43p.
3. Dundee United 34p.
4. Hearts 31p. (-1j. ) 9/4/6 20-21 (casa: 6/2/2 13-10)
5. Aberdeen 30p. (-1j.)
6. Hibernian 26p. 7/5/8 26-28 (fora: 3/3/4 11-12)
(...)

Marfin Laiki League (Chipre), após 15 jornadas:
1. Omonia Nicosia 39p.
2. Anorthosis Famagusta 37p. 12/1/2 25-9 (fora: 5/0/2 10-7)
3. APOEL Nicosia 36p.
4. Ethnikos Achna 27p. 7/6/2 19-15 (casa: 4/3/0 13-8)
5. AEL Limassol 26p.
(...)

Premier League (Egipto), após 15 jornadas:
1. Petrojet 30p.
2. Ismaily 29p. (-1j.) 9/2/3 26-18 (casa: 4/0/2 12-9)
3. ENPPI 26p.
4. Al Ahly 23p. (-4j.) 7/2/2 23-9 (fora: 2/2/2 8-9)
4. Haras El Hedood 23p. (-2j.)
5. Zamalek 21p. (-1j.)
(...)

CLP-1 (Tunísia), após 13 jornadas:
1. Espérance Tunis 32p. 10/2/1 30-11 (fora: 4/1/1 10-5)
2. Étoile du Sahel 26p. 7/5/1 21-5 (fora: 4/2/0 14-2)
3. Club Africain 25p. 6/7/0 21-6 (casa: 5/1/0 15-1)
4. Sfaxien 20p. 5/5/3 16-14 (casa: 4/1/1 9-4)
5. Monastirienne 18p.
(...)

1ª divisão (futsal), após 12 jornadas:
1. Belenenses 29p. 9/2/1 50-31 (fora: 4/1/1 29-18)
2. FJ Antunes 27p.
3. Benfica 24p. 7/3/2 45-25 (casa: 5/1/0 29-9)
4. Inst. D.João V 23p.
5. Freixieiro 21p.
(...)

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Enzo Francescoli



Porque o "bichinho" do futebol está a voltar.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Lembram-se dele?



Realizou-se hoje a partida de despedida e de homenagem a Jorge Bermudez, central colombiano que representou o Benfica na época 1996/97, contratado ao America de Cali. Daqui seguiu para o Boca Juniors, onde esteve quatro anos, tendo feito 119 jogos. Desde 2001 até hoje andou de clube em clube, tendo terminado a carreira ao serviço do Deportes Quindío, da Colômbia.

Butragueño

Desafio 1X2 vol.III - semana 15 (resultados)

1. Newcastle 1-5 Liverpool 2 (previsões 1X2: 1/1/10) 10p.





2. Fulham 2-2 Chelsea X (previsões 1X2: 0/1/10) 1p.





Nunca, como agora, pareceu o Liverpool mais capaz de voltar a ganhar o título de campeão inglês. Enquanto o Chelsea perde dois pontos no último minuto, Steven Gerrard e companhia humilham o Newcastle e chegam ao final do ano com três pontos de avanço no topo da tabela.

1. Newcastle 1-5 Liverpool 2
2. Fulham 2-2 Chelsea X
3. Rangers 0-1 Celtic 2
4. Aberdeen 1-0 Hearts 1
5. PSV 0-0 Twente X

Tabela da semana:
1. Jota 4p.
2. Paul Man 3p.
3. Marco 2,5p.
4. Juan 2p.
_ JA 2p.
_ L.Carlos 2p.
_ Dracul 2p.
_ Jq 2p.
9. Alexandre 1,5p.
_ José 1,5p.
_ Paulo P. 1,5p.
(os outros 17 participantes também somaram 1,5 ponto)

A mini-jornada desta semana tem dois destaques principais: quatro em cinco previsões simples correctas para o Jota, a quem apenas faltou um golo do PSV para fazer o pleno, e que assim ainda tem hipóteses de alcançar o 8º lugar final. O Paul Man acertou três, também com simples, aumentou a vantagem na frente para quatro pontos, e entra para a última jornada como favorito à vitória nesta terceira edição do Desafio 1X2. Mas será preciso provar esse favoritismo em campo, já que os seis pontos e meio que o separam do 5º classificado não permitem encomendar já as faixas.
Nota ainda para mais uma estreia: já em rodagem para a próxima edição, o Jq chega-nos das Ilhas Britânicas, aumentando o total de participantes para 28, e dando um toque cada vez mais internacional ao Desafio.

Classificação geral, a uma jornada do fim:
1. Paul Man 105p. (3)
2. L.Carlos 101p. (2)
3. Juan 100p. (2)
_ Paulo P. 100p. (1,5)
5. Fanã 98,5p.
6. Danilo 95,5p.
7. Dracul 92,5p. (2)
8. Valhelhas 91,5p.
9. Jota 87,5p. (4)
10. Sérgio 83,5p.
11. Marco 75p. (2,5)
_ Pépe 75p.
13. EduGama 70,5p.
14. P.Vieira 66,5p.
15. Zé Fin 63,5p.
16. Joana 63p.
17. JA 60,5p. (2)
18. Vicente 60p.
19. Alexandre 59,5p. (1,5)
_ Clera 59,5p.
21. Marcelo 59p.
_ Richard 59p.
23. Pedro 57,5p.
24. José 56,5p. (1,5)
25. Canibal 53p.
26. Migüel 50p.
27. Tomé Silva 49p.
28. Jq 48,5p. (2)
pontuação base: 48p.

Os melhores momentos do futebol vol.VIII: Festejo de golo de Marco Tardelli (Itália 3-1 Alemanha, Final do Campeonato do Mundo 1982)



Hoje em dia já não se festeja assim. Leva-se as mãos à anca, e olha-se em volta em busca de bajulação...

sábado, 27 de dezembro de 2008

Aston Villa 2-2 Arsenal



O Aston Villa reforçou a candidatura a um lugar na Liga dos Campeões da próxima época: a perder por dois golos em casa com o Arsenal, fizeram o 2-2 final já nos descontos. A concretizar-se o actual 4º lugar no final do campeonato, não passará muito tempo até que a UEFA permita que o 5º classificado de Inglaterra vá às pré-eliminatórias da Champions, para que o Arsenal, depois de Bayern Munique e Milan, seja o último "grande" a ter de passar a vergonha de jogar a segunda prova europeia de clubes.

Desafio 1X2 vol.III - semana 15 (jogos de Sábado)

3. Rangers 0-1 Celtic 2 (previsões 1X2: 4/6/5) 3,5p.
0-1: S.McDonald (58')



4. Aberdeen 1-0 Hearts 1 (previsões 1X2: 9/2/1) 8,5p.
1-0: L.Miller (36')



5. PSV 0-0 Twente X (previsões 1X2: 10/1/2) 0,5p.

Tabela actualizada:
1. Paul Man 104p. (2)
2. L.Carlos 100p. (1)
3. Juan 99p. (1)
_ Paulo P. 99p. (0,5)
5. Fanã 97,5p.
6. Danilo 94,5p.
7. Dracul 91,5p. (1)
8. Valhelhas 90,5p.
9. Jota 85,5p. (2)
10. Sérgio 82,5p.
11. Marco 74p. (1,5)
_ Pépe 74p.
13. EduGama 69,5p.
14. P.Vieira 65,5p.
15. Zé Fin 62,5p.
16. Joana 62p.
17. JA 59,5p. (1)
18. Vicente 59p.
19. Alexandre 58,5p. (0,5)
_ Clera 58,5p.
21. Marcelo 58p.
_ Richard 58p.
23. José 56,5p. (1,5)
_ Pedro 56,5p.
25. Canibal 52p.
26. Migüel 49p.
27. Tomé Silva 48p.
28. Jq 47,5p. (1)

Golos da semana



Robbie Keane, frente ao Arsenal. Feliz Natal, boas entradas e muitas rabanadas para todos os cromos da bola que nos visitam.

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 15

Com os campeonatos de todo o mundo a gozarem a pausa de Natal, o Desafio também entra em modo light: cinco jogos apenas para pôr no sapatinho, e compôr a classificação antes de chegarmos à última jornada, na primeira semana do ano.

Em Inglaterra temos os dois primeiros a jogar fora. O Liverpool vem de um empate em casa do Arsenal (onde o Man.United perdeu) e continua líder depois do Chelsea ter perdido os primeiros pontos fora de casa. Mas o caminho está cada vez mais difícil: na deslocação a Newcastle, Rafa Benítez vai enfrentar uma equipa que não perde há seis jogos. Depois de quatro empates (incluindo um nulo em casa do Chelsea), vitórias sobre Portsmouth (0-3) e Tottenham (2-1) fizeram-nos subir a 12º, com vista directa para os lugares europeus. Não perdem em casa desde Setembro, durante a série negra de cinco derrotas seguidas, da qual já ninguém se parece lembrar. O Liverpool continua a sua saga sem derrotas: só Harry Redknapp, à frente do Tottenham, conseguiu derrotar a equipa de Torres e Gerrard esta época.

O Everton foi a primeira equipa a conseguir não ser derrotada numa recepção ao Chelsea está época (para o campeonato). Scolari perdeu quatro pontos em dois jogos, e a equipa de Deco e Ricardo Carvalho vai mostrando fraquezas. Que o Fulham, imbatível desde o primeiro dia de Novembro, vai tentar aproveitar. Vitórias caseiras nas últimas semanas sobre Newcastle e Tottenham, e empates fora com Liverpool e Aston Villa trazem-nos em 8º, bem dentro da luta por um lugar europeu.

O grande jogo da semana é o clássico de Glasgow. O Celtic tem mostrado algum ascendente sobre o Rangers, traduzido nos quatro pontos de vantagem, mas no primeiro dérbi da época, em Agosto, foi o Rangers que ganhou fora (2-4). Com as duas equipas já fora das competições europeias, são novamente as provas nacionais que interessa ganhar: se o Celtic vencer, aumenta a distância para sete pontos.

Voltamos a acompanhar a luta pelo 3º lugar: o Aberdeen vem de três vitórias seguidas, que os fez aproximar de Dundee e Hearts, depois de um mau início de época. O Hearts está numa série de cinco vitórias e dois empates, sendo que a única derrota em dois meses foi com o Celtic.

Finalmente, 3º e 4º da liga holandesa defrontam-se a tentar não perder mais pontos para os líderes AZ e Ajax. A crise do PSV diminuiu um pouco com a vitória no clássico frente ao Feyenoord, mas a distância de nove pontos para o 1º e as eliminações das competições europeias e da Taça não permitem mais brincadeiras. O problema é que esta semana recebem o Twente. No início da época, parecia que Steve McClaren não iria durar mais que um mês nesta sua experiência holandesa, mas os maus resultados não foram suficientes para o afastar da equipa, e ainda bem: cinco vitórias seguidas para o campeonato, três goleadas e a oportunidade de ir a Eindhoven com quatro pontos de vantagem sobre o seu adversário, ao final da 1ª volta.

Prazo limite para esta semana: Sábado (27/Dezembro), às 11h30.

1. Newcastle - Liverpool
2. Fulham - Chelsea
3. Rangers - Celtic
4. Aberdeen - Hearts
5. PSV - Twente

Boas Festas!

1. Premier League, 08/03: Liv 3-0 New, EEEVV - EVVEE (28/12, 12h00)
2. Premier League, 01/01: Ful 1-2 Che, EEEEV - DVVEE (28/12, 14h00)
3. Premier League (Escócia), 31/08: Cel 2-4 Ran, VDVEV - VDVEV (27/12, 12h30)
4. Premier League (Escócia), 25/10: Hea 1-1 Abe, EDVVV - VVVEE (27/12, 15h00)
4. Eredivisie, 13/04: PSV 1-1 Twe, EVDEV - VVVDV (27/12, 17h45)

Premier League, após 18 jornadas:
1. Liverpool 39p. 11/6/1 27-12 (fora: 6/2/1 14-6)
2. Chelsea 38p. 11/5/2 36-7 (fora: 8/1/0 21-1)
3. Aston Villa 34p.
4. Man.United 32p. (-2j.)
5. Arsenal 31p.
(...)
8. Fulham 24p. (-1j.) 6/6/5 16-12 (casa: 6/2/1 14-6)
(...
12. Newcastle 18p. 5/7/6 24-25 (casa: 4/3/2 15-12)
(...)

Premier League (Escócia), após 19 jornadas:
1. Celtic 47p. 15/2/2 44-18 (casa: 8/1/1 24-9)
2. Rangers 43p. 13/4/2 45-16 (fora: 5/3/2 19-9)
3. Dundee United 31p.
4. Hearts 31p. (-1j.) 9/4/5 20-20 (fora: 3/2/3 7-10)
5. Aberdeen 27p. 8/3/7 (casa: 4/1/4 10-9)
(...)

Eredivisie, após 16 jornadas:
1. AZ Alkmaar 38p.
2. Ajax 35p.
3. Twente 33p. 10/3/3 33-16 (fora: 5/1/2 12-10)
4. PSV 29p. 9/2/5 30-17 (casa: 7/0/1 18-5)
5. NAC 29p.
(...)

Desafio 1X2 vol.III - semana 14 (resultados)

2. Villarreal 1-2 Barcelona 2 (previsões 1X2: 0/4/14) 12,5p.

4. Arsenal 1-1 Liverpool X (previsões 1X2: 5/8/8) 5,5p.

5. Everton 0-0 Chelsea X (previsões 1X2: 0/8/12) 5,5p.



8. Atalanta 1-3 Juventus 2 (previsões 1X2: 1/1/13) 13p.

9. Sampdoria 0-1 Fiorentina 2 (previsões 1X2: 4/7/7) 6p.

10. PSV 1-0 Feyenoord 1 (previsões 1X2: 15/1/1) 14p.

11. Galatasaray 4-2 Besiktas 1 (previsões 1X2: 13/3/0) 12,5p.

15. LDU Quito 0-1 Man.United 2 (previsões 1X2: 1/1/15) 14p.

Tivemos uma jornada sem qualquer grande surpresa, o que significa pontuações altas: o maior destaque vai para o Paulo P., que foi mais além do que o Juan há duas semanas, acertando 12 jogos com previsões simples, e falhando os restantes três por apenas um golo em cada um. Esta prestação valeu-lhe a subida ao 3º lugar, e a redução da distância para o líder, que agora é de apenas 3,5 pontos. Mas houve outros desempenhos de nota: o Marco apenas não acertou dois jogos e tem o 11º lugar à vista; o Alexandre só falhou um jogo e saltou quatro lugares, para 19º; o José também só falhou uma previsão e está a apenas três pontos do top 20. Na liderança, destaque para o regresso ao topo do Paul Man, que chega ao final desta jornada com três pontos de avanço sobre o L.Carlos, vencedor da edição anterior.

Tabela da semana:
1. Paulo P. 12p.
2. Marco 11,5p.
_ José 11,5p.
4. Alexandre 10,5p.
5. Clera 10p.
_ Paul Man 10p.
7. JA 9p.
8. L.Carlos 8,5p.
_ P.Vieira 8,5p.
10. Danilo 8p.
_ Fanã 8p.
12. Jota 7,5p.
13. Dracul 7p.
14. Juan 5,5p.
_ Valhelhas 5,5p.
(os outros doze participantes também somaram 5,5 pontos)

Classificação geral:
1. Paul Man 102p. (10)
2. L.Carlos 99p. (8,5)
3. Paulo P. 98,5p. (12)
4. Juan 98p. (5,5)
5. Fanã 97p. (8)
6. Danilo 94p. (8)
7. Dracul 90,5p. (7)
8. Valhelhas 90p. (5,5)
9. Jota 83,5p. (7,5)
10. Sérgio 82p.
11. Pépe 73,5p.
12. Marco 72,5p. (11,5)
13. EduGama 69p.
14. P.Vieira 65p. (8,5)
15. Zé Fin 62p.
16. Joana 61,5p.
17. JA 58,5p. (9)
_ Vicente 58,5p.
19. Alexandre 58p. (10,5)
_ Clera 58p. (10)
21. Marcelo 57,5p.
_ Richard 57,5p.
23. Pedro 56p.
24. José 55p. (11,5)
25. Canibal 51,5p.
26. Migüel 48,5p.
27. Tomé Silva 47,5p.
pontuação base: 46,5p.

domingo, 21 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 14 (jogos de Sábado)

1. Real Madrid 1-0 Valência 1 (previsões 1X2: 11/5/3) 9p.
1-0: Higuain (4')



3. Real Sociedad 1-0 Salamanca 1 (previsões 1X2: 12/5/1) 10,5p.
1-0: Ansotegui (92')



6. Birmingham 1-3 Reading 2 (previsões 1X2: 9/6/5) 4p.
0-1: Hunt (13')
1-1: Philips (60')
1-2: Doyle (66')
1-3: Cissé (82')

7. Hearts 0-0 Dundee United X (previsões 1X2: 11/4/2) 3p.

12. Étoile du Sahel 0-1 Espérance Tunis 2 (previsões 1X2: 7/3/6) 5,5p.
0-1: Eneramo (46')

13. San Lorenzo 1-3 Boca Juniors 2 (previsões 1X2: 6/3/10) 8,5p.
0-1: Viatri (48')
1-1: Solari (60')
1-2: Palacio (76')
1-3: Chavez (90')

14. Colo Colo 3-1 Palestino 1 (previsões 1X2: 10/4/3) 9,5p.
1-0: Barrios (27')
1-1: Pavez (37')
2-1: Gazale (51')
3-1: Millar (61')

Tabela actualizada:
1. Paul Man 95p. (3)
2. Juan 94p. (1,5)
3. L.Carlos 93p. (2,5)
4. Paulo P. 92,5p. (6)
5. Fanã 92p. (3)
6. Danilo 88,5p. (2,5)
7. Valhelhas 86p. (1,5)
8. Dracul 85p. (1,5)
9. Jota 79,5p. (3,5)
10. Sérgio 78p.
11. Pépe 69,5p.
12. Marco 67p. (6)
13. EduGama 65p.
14. P.Vieira 59,5p. (3)
15. Zé Fin 58p.
16. Joana 57,5p.
17. JA 54,5p. (5)
_ Vicente 54,5p.
19. Marcelo 53,5p.
_ Richard 53,5p.
21. Pedro 52p.
22. Alexandre 50,5p. (3)
23. Clera 50p. (2)
24. José 49,5p. (6)
25. Canibal 47,5p.
26. Migüel 44,5p.
27. Tomé Silva 43,5p.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 14

Na jornada desta semana rendemo-nos aos dois países que, mais uma vez, terão quatro clubes cada nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões (LC). Inglaterra e Espanha voltaram a demonstrar a sua superioridade, com a UEFA a esfregar as mãos de contente, na perspectiva de mais uma fase final com todos os suspeitos do costume. Todos não, que o Milan anda à brincar àTaça UEFA, à semelhança do Bayern na época passada. É claro que estes sobressaltos têm os dias contados: as alterações ao formato das duas grandes competições europeias de clubes vão permitir que os terceiros classificados dos três grandes (não nos esqueçamos da Itália) entrem directamente na fase de grupos da LC. É uma questão de tempo até que os clubes classificados em 5º comecem a ter acesso às pré-eliminatórias, e por aí fora, até termos uma liga dos “campeões” europeus só com os clubes que puderem pagar a inscrição. Basta ver que, pelo rendimento desportivo, e se os campeonatos acabassem agora, tínhamos muitos clubes indesejáveis com acesso à LC (Aston Villa, Hoffenheim, Hertha, Nápoles, Leixões) e outros que só são grandes de nome e nem aos pulos vêem o 1º lugar do campeonato (Real Madrid, Arsenal, Schalke 04, Werder Bremen, Estugarda, Fiorentina, Roma, Feyenoord, etc).

Vamos à ementa da semana. Comecemos por Madrid. O Real sofreu três derrotas nos últimos quatro jogos: os dois últimos do reinado de Bernd Schuster e a visita a Barcelona já sob o comando de Juande Ramos. Essa derrota era esperada (especialmente pelo anterior treinador), mas os dois golos surgiram perto do fim, quando o empate já parecia o resultado mais provável. O Real ainda está naquela fase do campeonato em que apanha todos os grandes de seguida, pelo que agora seguem-se duas recepções decisivas: Valência, e a seguir Villarreal. Os morcegos subiram ao 2º lugar na semana passada com a vitória sobre o Espanyol, aproveitando a derrota do Villarreal em Sevilha. E com o Barça firme na liderança, é o vice-campeonato que todos querem agarrar. Uma vitória em Madrid deixará o Valência com sete pontos de avanço sobre o Real. Os últimos confrontos entre as duas equipas foram em Agosto: o Valência ganhou a primeira mão da Supertaça em casa (3-2), e esteve a vencer fora por 0-1, acabando por perder o jogo (4-2) e a taça. Esta derrota, e a que sofreram em Barcelona há duas semanas, foram as únicas sofridas fora de casa em cinco meses.

Para o Barça é que já começam a faltar adjectivos. As contas são simples: desde a recepção ao Sporting, em Setembro, a equipa de Rijkaard empatou em casa com o Basileia (por misericórdia, depois dos 0-5 na Suíça), com o Getafe (sem Messi, na preparação para a deslocação a Alvalade) e perdeu com o Shakhtar, também em casa, num jogo a feijões. Aparte estes três, contam-se 18 vitórias e várias goleadas. Uma vitória em Villarreal deixará o seu adversário a doze pontos de distância, e um campeonato quase resolvido ainda antes do final da primeira volta. Mas o submarino amarelo é uma das equipas mais sólidas da liga espanhola: actuais vice-campeões, foram até há pouco tempo a equipa com melhores resultados no ano de 2008. Aliás, só em Novembro perderam o primeiro jogo em casa este ano, frente ao Valladolid (0-3), no meio de uma série negativa de oito jogos, com apenas uma vitória, que continuou na última jornada com uma derrota em Sevilha. E assim este será um teste à resistência da equipa: assumem-se como candidatos ao título ou resignam-se a lutar pelos outros dois lugares de acesso directo à LC.

Mais abaixo, vamos ver como está a luta pela subida à primeira divisão. O Salamanca lidera o pelotão, muito por culpa da forma em casa (apenas um golo sofrido em oito jogos), com cinco pontos de avanço sobre o 4º, Saragoça. Mas as equipas estão todas muito próximas, comprovando aquela teoria de que, na segunda divisão, quem não luta pela subida, arrisca-se a descer. Na época passada, quatro equipas chegaram à última jornada a disputar os três lugares de promoção, e a fava saiu à Real Sociedad. A decepção parece ter afectado o início desta campanha: apenas uma vitória fora em oito tentativas e empates em metade dos jogos disputados não dão para alcançar um lugar de primeira. A Real só perdeu um jogo em casa nos últimos oito meses (Castellon, em Outubro), e a recepção ao líder é o cenário perfeito para reforçar a candidatura à Liga BBVA.

Passamos para Inglaterra, onde há jogo grande. O Arsenal em crise de identidade, capaz de derrotar Chelsea e Man.United, e ser derrotado pelo Burnley e Stoke City, tem mais um prova de força, na recepção ao líder. O Liverpool continua a aproveitar-se da má forma da equipa de Scolari em casa para seguir em primeiro, e também aqui a apresentação do desempenho é fácil de fazer: desde Março, a equipa de Rafa Benitez só perdeu três jogos, um deles com o Chelsea para a Liga dos Campeões (após prolongamento), e os outros dois com o Tottenham, recentemente, já com Harry Redknapp. Da última vez que Arsenal e Liverpool se encontraram, foi no início de Abril, quando se defrontaram três vezes numa semana (LC + campeonato): dois empates a um golo em Londres, seguidos de um 4-2 em Liverpool.

Fora de casa é que o Chelsea se sente bem: vitórias nos oito jogos para o campeonato, 21 golos marcados e apenas um sofrido. Mais: a última derrota fora na Premier League foi há um ano, com o Arsenal. Esta semana, deslocação a Liverpool, para defrontar o Everton, outra equipa que se dá melhor a jogar fora de casa: seis pontos em Goodison Park esta época, num total de 25 conquistados. Mas a recepção ao Chelsea vale mais de três pontos: é a oportunidade de mostrar que a equipa tem valor para se aproximar de Hull City, Aston Villa e Arsenal na luta pelo 4º lugar. Recentes vitórias sobre Man.City e Tottenham (ambas por 0-1) dão esperança aos adeptos.

Também aqui vamos acompanhar a luta pela subida, esta época com a curiosidade acrescida da presença de Paulo Sousa no comando do QPR. Esta semana há jogo grande, com duas equipas que há poucos meses disputavam a Premier League. Birmingham e Reading seguem em 2º e 3º, sendo que a terminarem assim no final da época, a diferença seria enorme. O vice-campeão tem subida garantida, o terceiro classificado tem de vencer mais dois jogos no play-off com as três equipas imediatamente abaixo para alcançar esse objectivo. O Birmingham estava numa série de cinco vitórias e dois empates, até à última jornada, em que perdeu fora com o Preston North End. O Reading está em subida de forma, e ganhou os quatro jogos disputados este mês, com 7-1 em golos.

Na Escócia, mesmo depois de confirmadas as fraquezas dos dois grandes, vemos que Celtic e Rangers ainda mantêm 14 e 10 pontos de vantagem sobre o resto do pelotão. E assim será interessante ver quem consegue segurar o terceiro lugar e colocar alguma pressão sobre os líderes. Esta semana há jogo entre 3º e 4º: o Hearts está numa série de cinco vitórias e um empate, e vem de um empate em Glasgow (1-1), com o Celtic, onde esteve a vencer até 11 minutos do fim; o Dundee United só perdeu um dos últimos 15 jogos, tendo empatado fora com o Rangers há um mês.

Vamos a Itália, confirmar o estatuto de vice-líder da Juventus. O assalto ao 2º lugar consumou-se na última jornada, com a vitória expressiva (4-2) sobre o Milan (que desceu para 4º, atrás do Nápoles). Aparte a derrota em casa do campeão no final de Novembro, a Juve só empatou dois jogos para a LC (que não a impediu de terminar o grupo em primeiro), e de resto é só ganhar desde 21 de Outubro. Mas esta semana há teste difícil em Bergamo: a Atalanta segue em 7º (mais um e já dá para ir à Europa) e tem um impressionante registo a jogar em casa. Oito jogos esta época, seis vitórias e apenas uma derrota (Milan, 0-1, em Outubro): Nápoles, Lazio e Udinese foram as últimas equipas a lá jogar e a perderem. O Inter agradece se a Atalanta continuar na onda.

E damos um salto a Génova. A Sampdoria está a tantos pontos da Europa como da descida (7). Depois da derrota no dérbi percebeu-se que é o Genoa quem vai tentar trazer futebol europeu para a cidade na próxima época. Mas a Samp recuperou bem: empurrou a Reggina um pouco mais para a Serie B com uma vitória fora (0-2), na semana passada, e alcançou os 16-avos da Taça UEFA depois de derrotar o Sevilha, deixando os espanhóis de fora. Com Cassano a jogar e a marcar, não poderemos deixar de contar com eles, até porque ainda têm um jogo em atraso na liga (com a Roma). Esta jornada há recepção à Fiorentina, que está bem dentro da luta pelo 2º lugar, a quatro pontos da Juventus e a um do Milan. Os viola ganharam os últimos dois jogos fora: uma goleada ao Torino (1-4) e uma importante vitória sobre o Steaua (0-1), que garantiu a passagem aos 16-avos da Taça UEFA. Mutu e Gilardino estão em grande forma, com seis golos entre ambos nos últimos quatro jogos.

Um clássico é sempre um clássico, já dizia a SportTv. E então quando se encontram duas equipas em crise, não há outra forma de vender o peixe senão a apelar às glórias passadas. O PSV ganhou apenas dois dos últimos dez jogos (e perdeu seis): já saíram da Europa, da Taça, e estão a nove pontos da liderança. Mesmo assim, em casa, a prestação não é muito má, com oito vitórias e três derrotas esta época. Do outro lado, a crise levada ao extremo. O Feyenoord terminou a campanha europeia com quatro derrotas em quatro jogos na Taça UEFA, treze no total da época, contra apenas sete vitórias. Altura ideal para lançar esta ideia: conseguirá o Feyenoord aguentar-se na 1ª divisão? Com apenas quatro pontos de vantagem sobre o Vitesse, outro dos históricos na liga holandesa e actualmente abaixo da linha de água, o ridículo começa a apoderar-se de uma equipa que conta com Makaay e Tomasson. Alguém aposta numa surpresa?

Terminamos a ronda europeia na Turquia com outro clássico: Galatasaray e Besiktas protagonizam mais um dérbi na equilibrada liga turca. Prevê-se mais uma época disputada até à última jornada: os primeiros seis estão separados por três pontos, com várias trocas de líder nas recentes jornadas. O Gala está em subida de forma: quatro vitórias seguidas, seis nos últimos oito jogos (com a derrota para o Metalist no meio). A equipa de Milan Baros e Harry Kewell ainda só perdeu dois pontos em casa esta época e tem de longe o melhor ataque do campeonato, o único com uma média superior a dois golos. Com as equipas tão próximas, as duas recentes derrotas do Besiktas (Fenerbahçe e Anjaraspor) fê-los perder a liderança e baixar para 6º. A equipa do guarda-redes Rüstü está em quebra de forma ou vai continuar a lutar pelo primeiro lugar?

Passemos para África, com a estreia do campeonato tunisino no Desafio, e com jogo grande. O Espérance de Tunis já foi campeão nacional por 20 vezes, tendo alcançado um hepta-campeonato entre 1997 e 2004. Desde então já ganharam novamente em 2006, com o Étoile du Sahel a vencer no ano seguinte. O actual campeão é o Club Africain. O Étoile, que já venceu o campeonato oito vezes, e venceu a Liga dos Campeões Africanos no ano passado, está numa série impressionante: a última derrota nas competições nacionais foi em Outubro de 2007. O Espérance vem de dez vitórias e três empates nos últimos treze jogos, tem o melhor ataque do campeonato (com mais oito golos que o Étoile), mas não ganha ao Étoile desde 2006: em cinco jogos, um empate e quatro derrotas.

Agora, o grande jogo da semana. O campeonato argentino chegou à última jornada com três equipas empatadas no 1º lugar. Como só jogam uma volta, não usam qualquer factor de desempate, pelo que é necessário fazer um triangular, com jogos em campo neutro, para encontrar o campeão. No primeiro jogo, o San Lorenzo, que liderou a prova durante muitas jornadas, venceu o Tigre e colocou-se em posição privilegiada: uma vitória neste jogo garante-lhe desde já o título. Bergessio está em grande forma, e marcou os golos decisivos nos últimos dois jogos, bem apoiado por uma defesa que sofreu apenas três golos nos últimos quatro jogos (contra 11 marcados). O Boca chegou a primeiro a poucas jornadas do fim, parecia estar embalado, mas a derrota caseira com o Vélez e o empate no penúltimo jogo com o Gimnasia La Plata obrigaram a este prolongamento. Os nervos quase traíam a equipa de Riquelme na última jornada, quando rapidamente chegaram a 3-0 frente ao Colón, e acabaram por ganhar apenas por um golo. Se o Boca ganhar, segue-se um duelo final com o Tigre. Se houver empate, o Tigre fica afastado da discussão porque o San Lorenzo fará quatro pontos, e o Boca terá "apenas" de vencer o último jogo por dois golos para alcançar o título. Quem lidará melhor com a pressão?

No Chile também se procura um campeão, e vamos acompanhar a 2ª mão da final. Por lá gostam de complicar ainda mais as contas, na tentativa de aumentar a emoção. A uma fase de grupos seguem-se os play-off, à final dos quais chegaram o todo-poderoso Colo Colo, 27 vezes campeão nacional, e o Palestino, apenas duas vezes campeão, a última em 1978. Depois de ter terminado a fase regular do Apertura 2008 em último lugar no seu grupo, e em 12º lugar no total das 20 equipas, o Palestino ressurgiu no Clausura vencendo o grupo com dez vitórias em 18 jogos, que lhe deu acesso à fase seguinte. Afastou o O'Higgins e o Rangers, tendo empatado em casa (1-1) a primeira mão da final. Aliás, nos cinco jogos desta fase, conseguiu apenas uma vitória (e quatro empates). Este clube foi fundado em 1920, em Santiago, por imigrantes palestinianos no Chile, já venceu a Taça por duas vezes, e soma 53 presenças na primeira divisão. Tem no seu plantel um jogador com dupla nacionalidade chilena e palestiniana, que já representou o seu país de origem por 20 vezes. O Colo Colo também empatou quatro dos cinco jogos do play-off: joga esta 2ª mão em casa e tenta recuperar o título perdido na final do Apertura para o Everton.

Terminamos com a final do Campeonato do Mundo de Clubes. E que surpresa: chegaram ao jogo decisivo os representantes da Europa e da América do Sul. A FIFA já tentou vários formatos, mas parece ainda não ter acertado. Já vamos na quarta edição com este sistema e em nenhuma se fugiu à regra, não resultando daí qualquer aumento de competitividade ou de emoção. Ainda assim, preferia o modelo experimentado no Brasil em 2000 e prontamente abandonado, depois de terem chegado dois clubes brasileiros à final. Curioso pensarmos nessa final: o Corinthians, que venceu em penáltis, esteve esta época na 2ª divisão, e o Vasco da Gama para lá vai agora. É certo que alguns pormenores tinham de ser repensados, mas assim também não vamos lá. O Man.United chega aqui com apenas uma derrota em quatro meses (Arsenal, 2-1) e com o estatuto de favorito. Principalmente porque o adversário é a Liga Deportiva Universitaria de Quito, que surge aqui depois de se ter tornado a primeira equipa do Equador a vencer a Libertadores. Têm tudo a ganhar: basta não entrar em campo como o Sporting frente ao Barcelona, aguentar a pressão e enervar o adversário. Rooney e Berbatov não jogaram de início frente ao Gamba Osaka porque tinham pequenas lesões: não se sentiu a falta deles contra os campeões asiáticos, mas frente à LDU as coisas podem complicar-se.

Prazo limite: Sábado (20/Dezembro), às 11h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla. Se os jogos 14 e 15 forem a prolongamento, serão contabilizados como empates.

1. Real Madrid - Valência
2. Villarreal - Barcelona
3. Real Sociedad - Salamanca
4. Arsenal - Liverpool
5. Everton - Chelsea
6. Birmingham - Reading
7. Hearts - Dundee United
8. Atalanta - Juventus
9. Sampdoria - Fiorentina
10. PSV - Feyenoord
11. Galatasaray - Besiktas
12. Étoile du Sahel - Espérance Tunis
13. San Lorenzo - Boca Juniors
14. Colo Colo - Palestino
15. LDU Quito - Man.United

Boa Sorte!

1. Liga BBVA, 24/08: Rea 4-2 Val, VDDVD - VEDVE (20/12, 19h00)
2. Liga BBVA, 09/03: Bar 1-2 Vil, EVEDD - VVVDV (21/12, 18h00)
3. Liga Adelante (2ª divisão), 31/05: Rea 1-1 Sal, EVEVD - EDVEV (20/12, 16h00)
4. Premier League, 08/04: Liv 4-2 Ars, VDVDE - VEVVE (21/12, 16h00)
5. Premier League, 17/04: Eve 0-1 Che, EDVDV - EDVVE (22/12, 20h00)
6. Championship, 22/03: Rea 2-1 Bir, VEVVD - EVVVV (20/12, 12h45)
7. Premier League (Escócia), 27/09: Dun 3-0 Hea, VVVVE - DEVVE (20/12, 15h00)
8. Serie A, 20/04: Ata 0-4 Juv, VDVVE - EVVEV (21/12, 14H00)
9. Serie A, 27/04: Fio 2-2 Sam, EDDDV - DVVVD (21/12, 14h00)
10. Eredivisie, 23/08: PSV 2-0 Fey, DEVDE - DEDDD (21/12, 13h30)
11. Turkcell SüperLig, 02/03: Bes 1-0 Gal, DVVVV - EVDDV (21/12, 17h00)
12. Ligue Professionnelle 1 (Tunísia), 26/07: Esp 0-0 Éto, VEEEV - VVVEV (21/12)
13. Apertura 2008 (Argentina), Liguilha, 02/11: Boc 1-0 SLo, EDVVV - DVVEV (20/12, 20h30)
14. Clausura 2008 (Chile), Final, 2ª mão, 14/12: Pal 1-1 Col, EVEEE - EVEEE (20/12, 21h30)
15. Mundial de Clubes, VDEVV - VVEEV (21/12, 10h30)

Liga BBVA, após 15 jornadas:
1. Barcelona 38p. 12/2/1 46-9 (fora: 6/0/1 18-4)
2. Valência 30p. 9/3/3 30-19 (fora: 3/3/1 9-7)
3. Sevilha 30p.
4. Villarreal 29p. 8/5/2 26-19 (casa: 4/2/1 14-12)
5. At.Madrid 27p.
6. Real Madrid 26p. 8/2/5 33-26 (casa: 5/1/1 24-15)
7. Dep.Corunha 24p.
(...)

Liga Adelante, após 16 jornadas:
1. Salamanca 31p. 9/4/3 22-14 (fora: 2/3/3 9-13)
2. Deportivo Xerez 29p.
3. Hercules 26p.
-----------------------
4. Saragoça 26p.
5. Castellon 25p.
6. Rayo Vallecano 25p.
7. Huesca 24p.
8. Tenerife 24p.
9. Real Sociedad 23p. 5/8/3 15-12 (casa: 4/3/1 8-4)
(...)

Premier League, após 17 jornadas:
1. Liverpool 38p. 11/5/1 26-11 (fora: 6/1/1 13-5)
2. Chelsea 37p. 11/4/2 36-7 (fora: 8/0/0 21-1)
3. Man.United 32p. (-1j.)
4. Aston Villa 31p.
5. Arsenal 30p. 9/3/5 29-20 (casa: 5/1/2 15-10)
6. Hull City 27p.
7. Everton 25p. 7/4/6 23-25 (casa: 1/3/4 9-15)
(...)

Championship (2ª divisão Inglaterra), após 23 jornadas:
1. Wolverhampton 53p.
2. Birmingham 47p. 14/5/4 32-20 (casa: 9/0/2 17-8)
---------------------
3. Reading 46p. 14/4/5 48-21 (fora: 4/3/4 17-14)
4. Burnley 40p.
5. Cardiff City 37p.
6. Preston North End 37p.
-------------------------
7. Sheffield Utd 36p.
8. Crystal Palace 36p.
9. QPR 33p.
(...)

Premier League (Escócia), após 18 jornadas:
1. Celtic 44p.
2. Rangers 40p.
3. Dundee Utd 30p. 8/6/4 27-20 (fora: 3/3/3 12-12)
4. Hearts 30p. (-1j.) 9/3/5 20-20 (casa: 6/1/2 13-10)
5. Hibernian 26p.
(...)

Serie A, após 16 jornadas:
1. Inter 39p.
2. Juventus 33p. 10/3/3 27-12 (fora: 4/2/2 9-6)
3. Nápoles 30p.
4. Milan 30p.
5. Fiorentina 29p. 9/2/5 24-14 (fora: 3/0/5 10-10)
6. Genoa 26p.
7. Atalanta 24p. 7/3/6 20-16 (casa: 6/1/1 14-4)
(...)
14. Sampdoria 19p. 5/4/6 15-17 (casa: 4/3/1 11-5)
(...)

Eredivisie, após 15 jornadas:
1. AZ Alkmaar 35p.
2. Ajax 32p.
3. Twente 30p.
4. PSV Eindhoven 26p. 8/2/5 29-17 (casa: 6/0/1 17-5)
5. Heerenveen 26p.
(...)
12. Feyenoord 16p. 4/4/7 27-24 (fora: 1/2/4 9-11)
(...)

Turkcell SüperLig, após 15 jornadas:
1. Sivasspor 31p.
2. Trabzonspor 31p.
3. Galatasaray 30p. 9/3/3 34-17 (casa: 6/1/0 20-5)
4. Fenerbahçe 29p.
5. Ankaraspor 29p.
6. Besiktas 28p. 8/4/3 25-14 (fora: 2/3/2 8-7)
(...)

Ligue Professionnelle 1 (Tunísia), após 12 jornadas:
1. Espérance Tunis 29p. 9/2/1 29-11 (fora: 3/1/1 9-5)
2. Étoile du Sahel 26p. 7/5/0 21-4 (casa: 3/3/0 7-2)
3. Club Africain 22p.
4. Sfaxien 20p.
5. Stade Tunisien 16p.
(...)

Clausura 2008 + play-off (Chile):
Colo Colo: 11/7/5 43-28 (casa: 6/4/1 23-12)
Palestino: 11/7/5 36-28 (fora: 6/4/2 19-13)

Tigre 1-2 San Lorenzo



Bergessio de luxo. Mais um golo decisivo, a deixar o San Lorenzo com o título à distância de uma vitória sobre o Boca, no próximo fim-de-semana. Os jogos deste triangular são disputados em campo neutro. Para acompanhar aqui no blog, e no Desafio 1X2.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Catenaccio?

Para aqueles que apelidam o futebol italiano de defensivo, aqui fica um resumo da jornada deste fim-de-semana, que teve 41 golos em dez jogos.



Destaque para o Bolonha 5-2 Torino, Inter 4-2 Chievo, Juventus 4-2 Milan e Udinese 3-3 Lazio.

domingo, 14 de dezembro de 2008

Menage à trois



Os quatro candidatos ao título ganharam e deixaram tudo na mesma, após a última jornada do Apertura 2008, na Argentina. O Lanús partia dois pontos atrás, e só um milagre lhes poderia dar o título: nenhuma das outras três equipas podia ganhar. Venceram o San Martín por 1-0 e terminaram a época em 4º, com 11 vitórias em 19 jogos, o melhor ataque do campeonato (34 golos, tantos como o San Lorenzo) e sem derrotas em casa (tal como o Estudiantes).

E assim, vamos ter um torneio triangular para decidir o campeão. O primeiro a marcar foi Gonzalo Bergessio: seis golos esta época, muitos deles decisivos. Como este, o único do jogo, que deu a vitória ao San Lorenzo, sobre o Argentinos Juniors.



A seguir, o Boca começou a festa. Marcaram três golos em 18 minutos e arrumaram a questão. Quase: o Colón respondeu, marcou dois golos e o Boca aguentou-se com um golo de vantagem durante 40 minutos.



À procura do primeiro título de campeão em mais de 100 anos de existência, o Tigre esperou pelo final da 1ª parte para marcar, por Martín Morel. Chegou para vencer o Banfield e garantir a presença no triangular.



As datas previstas para a realização dos jogos são os próximos dias 17, 20 e 23.

Desafio 1X2 vol.III - semana 13 (resultados)

2. V.Setúbal 0-1 V.Guimarães 2 (previsões 1X2: 6/3/5) 4,5p.
0-1: Flávio Meireles (59')



4. Sevilha 1-0 Villarreal 1 (previsões 1X2: 8/4/2) 7p.
1-0: Renato (45')



6. Juventus 4-2 Milan 1 (previsões 1X2: 6/6/3) 4,5p.
1-0: Del Piero (16' p.)
1-1: Pato (31')
2-1: Chiellini (34')
3-1: Amauri (41')
3-2: Ambrosini (52')
4-2: Amauri (69')







7. Lyon 0-0 Marselha X (previsões 1X2: 10/2/1) 1,5p.



11. Club Brugge 1-4 St.Liège 2 (previsões 1X2: 7/3/3) 2,5p.
0-1: Defour (32')
0-2: Camargo (37')
0-3: Jovanovic (45')
0-4: Mbokani (79')
1-4: Clement (83')



12. Peñarol 0-1 Nacional 2 (previsões 1X2: 7/2/3) 2,5p.
0-1: S.Blanco (72' p.)

1. Leixões 0-0 Benfica X
2. V.Setúbal 0-1 V.Guimarães 2
3. Barcelona 2-0 Real Madrid 1
4. Sevilha 1-0 Villarreal 1
5. Tottenham 0-0 Man.United X
6. Juventus 4-2 Milan 1
7. Lyon 0-0 Marselha X
8. Estugarda 2-2 Bayern Munique X
9. Dundee United 2-2 Rangers X
10. Feyenoord 0-1 AZ 2
11. Club Brugge 1-4 St.Liège 2
12. Peñarol 0-1 Nacional 2
13. Liverpool 2-2 Danubio X
14. Al Ahly 2-2 Pachuca X

Esta jornada trouxe empates em metade dos jogos, o que é sempre garantia de pontuações baixas. Destaque para o Juan, que continuou a boa prestação da semana passada com a ascensão à liderança; para o L.Carlos, que saltou para 3º e está a dois pontos do primeiro; para o Valhelhas, que reduziu a diferença para os seis primeiros; e para o Marcelo, que subiu duas posições. Faltam apenas três jornadas para o final desta edição: temos oito participantes na luta pela vitória, separados por nove pontos, e muita luta mais abaixo na definição da tabela final.

Tabela da semana:
1. L.Carlos 6,5p.
_ Dracul 6,5p.
3. Valhelhas 6p.
4. Juan 5,5p.
5. Fanã 4p.
_ JA 4p.
_ Marcelo 4p.
_ Paul Man 4p.
_ Marco 4p.
10. Danilo 3p.
11. Vicente 2p.
(os outros 16 participantes também somaram dois pontos)

Classificação geral:
1. Juan 92,5p. (5,5)
2. Paul Man 92p. (4)
3. L.Carlos 90,5p. (6,5)
4. Fanã 89p. (4)
5. Paulo P. 86,5p.
6. Danilo 86p. (3)
7. Valhelhas 84,5p. (6)
8. Dracul 83,5p. (6,5)
9. Sérgio 76,5p.
10. Jota 76p.
11. Pépe 68p.
12. EduGama 63,5p.
13. Marco 61p. (4)
14. P.Vieira 56,5p.
_ Zé Fin 56,5p.
16. Joana 56p.
17. Vicente 53p. (2)
18. Marcelo 52p. (4)
_ Richard 52p.
20. Pedro 50,5p.
21. JA 49,5p. (4)
22. Clera 48p.
23. Alexandre 47,5p.
24. Canibal 46p.
25. José 43,5p.
26. Migüel 43p.
27. Tomé Silva 42p.
pontuação base: 41p.

Não há duas sem três



Been there, done that. Gamba Osaka e Adelaide United encontraram-se na final da Liga dos Campeões Asiáticos, há poucas semanas, com os japoneses a vencerem as duas mãos, num total de 5-0. O reencontro de hoje no Mundial de Clubes trouxe mais uma vitória (1-0) para a equipa de Osaka, que agora vai defrontar o Manchester United na meia-final.

Isto só acaba quando o Anselmo marcar



Nem que leve duas horas. O Estrela ultrapassou o Olivais e Moscavide e está nos quartos-de-final da Taça, mesmo sem salários.

Os melhores momentos do futebol vol.VII: Espanha 3-2 Polónia (Final Olimpíadas 1992)



A geração de ouro do futebol espanhol que nunca alcançou um título europeu ou mundial, conquistou a glória olímpica: Luis Enrique, Guardiola, Abelardo, Kiko, Alfonso, Canizares, Amavisca, entre outros, contra uma selecção polaca onde se reconhece Juskowiak. 95 mil pessoas encheram o Camp Nou, e viram Kiko marcar o golo decisivo no primeiro minuto de descontos.

Jornalismo isento



Ou talvez não.

Di Stéfano x Puskas

Não tão concentrado assim

E assim, ficou só um. O FC Porto é o último "grande" na Taça, e só agora vamos para os quartos-de-final. Antes dessas contas, volta o campeonato:

«Depois de ontem ter garantido presença na fase seguinte da Taça de Portugal, o FC Porto não folgou e já treinou esta manhã no Olival totalmente concentrado e com o pensamento no prócimo jogo da Liga Sagres, frente ao Estrela da Amadora.»

Os nossos agradecimentos ao Infordesporto pela primeira gralha do dia.

sábado, 13 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 13 (jogos de Sábado)

1. Leixões 0-0 Benfica X (5-4 a.g.p.) (previsões 1X2: 2/5/10) 2,5p.



3. Barcelona 2-0 Real Madrid 1 (previsões 1X2: 10/3/1) 8,5p.
1-0: Samuel Eto'o (83')
2-0: Lionel Messi (91')





5. Tottenham 0-0 Manchester United X (previsões 1X2: 0/4/8) 3,5p.



8. Estugarda 2-2 Bayern Munique X (previsões 1X2: 3/3/8) 1,5p.
1-0: Khedira (45')
1-1: Borowski (48')
1-2: Toni (66')
2-2: Khedira (90')





9. Dundee United 2-2 Rangers X (previsões 1X2: 2/3/7) 2,5p.
0-1: K.Boyd (11')
1-1: Wilkie (50')
2-1: Feeney (54')
2-2: Lafferty (76')

10. Feyenoord 0-1 AZ Alkmaar 2 (previsões 1X2: 4/4/5) 4p.
0-1: Ari (56')



13. Liverpool 2-2 Danubio X (previsões 1X2: 6/2/3) 2p.
1-0: E.Aranda (30')
2-0: E.Alfaro (59')
2-1: E.Conde (73' p.)
2-2: J.Garcia (90')

14. Al Ahly 2-2 Pachuca X (2-4 a.p.) (previsões 1X2: 7/3/3) 2,5p.
1-0: Fausto Pinto (28' a.g.)
2-0: Flávio (45')
2-1: Luis Montes (47')
2-2: Christian Gimenez (73')
2-3: Damian Alvarez (98')
2-4: Christian Gimenez (110')



Manuel José não consegue levar o Al Ahly sequer às meias-finais do Mundial de Clubes. Mesmo a vencer por 2-0, os campeões africanos não resistiram às substituições e à pressão do Pachuca. Os mexicanos vão agora defrontar a LDU Quito na disputa por um lugar na final do próximo fim-de-semana.



Tabela actualizada:
1. Juan 90,5p. (3,5)
2. Paul Man 89p. (1)
3. L.Carlos 88,5p. (4,5)
4. Fanã 88p. (3)
5. Danilo 85p. (2)
6. Paulo P. 84,5p.
7. Dracul 82p. (5)
8. Valhelhas 81,5p. (3)
9. Sérgio 74,5p.
10. Jota 74p.
11. Pépe 66p.
12. EduGama 61,5p.
13. Marco 59p. (2)
14. P.Vieira 54,5p.
_ Zé Fin 54,5p.
16. Joana 54p.
17. Vicente 51p. (0)
18. Marcelo 50p. (2)
_ Richard 50p.
20. Pedro 48,5p.
21. JA 46,5p. (1)
22. Clera 46p.
23. Alexandre 45,5p.
24. Canibal 44p.
25. José 41,5p.
26. Migüel 41p.
27. Tomé Silva 40p.

Golos da semana (e Manu Chao)



Emre. O golo de Deco já mereceu aqui post próprio, e o de Riera também merece menção honrosa. Para votar no sítio do costume.

Columbus Crew campeão da MLS



A pouca expressão que o futebol americano tem no resto do mundo vê-se aqui: só agora me apercebi que o campeonato terminou, no dia 23 de Novembro, com a vitória do Columbus Crew. A melhor equipa da fase regular confirmou o seu favoritismo, ganhando 3-1 ao Red Bull New York, uma equipa que só garantiu a presença nos play-off na última jornada. Figura da época: Guillermo Barros Schelotto, que na final fez as três assistências para golo. Contratado no início da época passada ao Boca Juniors, o argentino marcou 7 golos e fez 19 assistências este ano (12/30 nas duas épocas), em 27 jogos (49 no total). Jogou pela selecção oito vezes, todas em 1999, quando tinha 26 anos.



Fica também uma entrevista com o capitão do Columbus Crew, Frankie Hejduk, antes da final onde viria a marcar o terceiro golo da sua equipa. Destaque para a recordação da vitória dos EUA sobre Portugal no Mundial 2002...

Sunderland 4-0 West Bromwich Albion



Roy Keane abandonou o comando do Sunderland, e depois de uma derrota por 1-0 em casa do Manchester United, foi o West Brom a sofrer na pele a força de uma equipa que, apesar de continuar sem treinador, mostra que tem potencial para continuar na Premier League. Já o West Brom, e o Blackburn, que hoje perdeu 3-0 em Wigan, têm que melhorar muito em 2009 para evitar uma descida ao Championship.

Liverpool 2-2 Hull City



O Hull City não quer perder contacto com o grupo da frente: hoje chegaram ao 0-2 em Anfield Road passados 22 minutos, mas dez minutos depois Gerrard já tinha empatado. Assim ficou e amanhã o Chelsea tem oportunidade de alcançar a liderança, se vencer o West Ham em casa. O Hull City segue em 6º, a apenas três pontos do Arsenal, que hoje também empatou, em Middlesbrough (1-1).

Hoje é dia de Barcelona - Real Madrid

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Kanu 1 - Songo'o 0

Cruz Azul 0-2 Toluca



Com esta vitória, o Deportivo Toluca fica mais próximo de conquistar o seu 9º título de campeão nacional, desempatando precisamente com o Cruz Azul, como o terceiro clube mexicano com mais títulos, atrás de Guadalajara (11) e America (10). A 2ª mão da final joga-se amanhã, em Toluca.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Desafio 1X2 vol.III - semana 13

Vamos entrar no último mês da terceira edição do Desafio 1X2, com seis participantes separados por 5 pontos no topo da tabela, e muitos outros em recuperação, a tentar mostrar que têm uma palavra a dizer na definição da classificação final. E nesta jornada, temos menu especial.

Mais uma paragem no campeonato nacional, desta vez para se jogarem os oitavos-de-final da Taça de Portugal. Para começar, a segunda visita do Benfica ao Estádio do Mar em dois meses. Depois de o Leixões ter finalmente quebrado e perdido em Guimarães os primeiros pontos fora de casa para a liga, a recepção ao Benfica vale a presença nos quartos-de-final da Taça. Em Outubro, a equipa de Quique Flores sentiu grandes dificuldades em Matosinhos, e o golo de Cardozo foi anulado pela resposta de Wesley, a dois minutos do fim. Agora, com seis golos madeirenses na bagagem, conseguirá o Benfica vencer?
Em Setúbal, encontro de Vitórias. Daúto Faquirá não está a ter uma época fácil, e a derrota caseira frente ao FC Porto não ajudou a calar as críticas. De Outubro para cá, três vitórias e seis derrotas trazem a equipa apenas três pontos acima da linha de água, e a passagem na Taça será fundamental para aliviar a pressão sobre o treinador. O mesmo se pode dizer sobre Manuel Cajuda: a vitória sobre o Leixões, a primeira em casa esta época, foi também a primeira para o campeonato desde Setembro. A equipa este ano não parece ter força para sequer chegar aos lugares de acesso à Liga Europa, pelo que uma boa campanha na Taça será a alternativa para atingir esse objectivo.

O caprichoso calendário da liga espanhola tem-nos oferecido clássicos todas as semanas, e esta não é excepção. Na ressaca da derrota caseira com o Sevilha, Schuster apanhou-se logo a ter de antecipar a viagem a Barcelona, e saiu-se assim: «Allí no es posible ganar porque el Barcelona está arrasando y creo que este va a ser su año». Jogar à defesa ou simples estupidez? Raúl veio logo desmenti-lo, garantindo que vão jogar para ganhar. Mas Schuster não queria ficar associado a essa derrota anunciada, e fugiu com o rabo entre as pernas. Seja como for, por cá vamos ter saudades dele. E assim, as super estrelas pós-galácticas têm, no primeiro ensaio para o campeonato às ordens de Juande Ramos, um jogo em que têm tudo a ganhar.
O Sevilha vem dessa vitória em Madrid, a quinta nos últimos sete jogos. Segue-se o Villarreal, que apesar de manter o 2º lugar, não atravessa propriamente um bom momento de forma: apenas uma vitória (em Huelva, 1-2) nos últimos sete jogos. Na última jornada estiveram a perder 0-3 em casa com o Getafe, mas conseguiram empatar com dois golos nos últimos dez minutos. Mesmo assim, apresentam um impressionante registo fora de casa: não perdem para o campeonato desde Abril.

Em Inglaterra também há jogo grande. O Tottenham continuou a sua recuperação este fim-de-semana: a vitória (0-2) no dérbi com o West Ham levou a equipa a 15º (com os mesmos 18 pontos do Man.City) e no final da próxima jornada poderá já estar na metade de cima da tabela. Harry Redknapp leva oito vitórias e duas derrotas (Everton e Fulham) desde que chegou, no final de Outubro, e já defrontou Arsenal, Liverpool (duas vezes) e Man.City. Próximo teste: Manchester United. A equipa de Alex Ferguson continua na sombra dos dois líderes, e com um jogo a menos que os poderá deixar a dois pontos do Chelsea. Vêm de cinco vitórias e dois empates, e apenas uma derrota (Arsenal, 2-1) nos últimos 20 jogos.

Vamos para Itália, onde a Juve vai tentar livrar-se do Milan para seguir sozinha atrás do Inter. A equipa de Ranieri está numa impressionante série de nove vitórias em doze jogos (apenas com a mancha da derrota em casa do campeão) e tem agora a oportunidade de se isolar na vice-liderança. Do outro lado, Kaká e companhia tiveram uma suada vitória (1-0) sobre o Catania no Domingo, depois de quatro jogos sem ganhar e de serem eliminados da Taça de Itália. Não ganharam fora em Novembro, e na jornada anterior perderam em Palermo (3-1). Hora de reagir, Ancelotti.

Em França também há confronto de primeiros. O Lyon de repente entrou em crise, perdendo quatro dos últimos sete jogos: foram eliminados da Taça da Liga pelo Metz (2ª divisão) em casa, e viram a vantagem na liderança do campeonato diminuir para três pontos. Que podem desaparecer após este jogo: o Marselha vai a Lyon sabendo que a vitória os leva ao topo, já com o apuramento para os 16/avos da Taça UEFA garantidos. Com o Bordéus em péssima forma fora de casa, a equipa de Eric Gerets parece ser a única a dar luta aos crónicos campeões. Zenden, Niang, Valbuena, Ziani e Ben Arfa vão tentar mostrar que há mais estrelas no campeonato francês para lá de Benzema e Juninho.

Depois de vencer o Hoffenheim num duelo de primeiros, com um golo no último minuto, o Bayern tenta alcançar o título de campeão de Inverno. Para isso, é essencial uma vitória em Estugarda. A equipa da casa vive um novo começo de época, depois da chegada de Marcus Babbel: um empate em Génova e duas vitórias para o campeonato (Schalke e Energie Cottbus, 5-0 no total) aumentam a expectativa para a recepção aos campeões. De Munique chega uma equipa que não perde desde o final de Setembro, tendo ganho 13 dos últimos 15 jogos.

Vamos à Escócia testar a forma do Rangers a jogar fora do estádio Ibrox. Os últimos cinco jogos trouxeram duas derrotas e um empate, e quem pagou foi o recém-promovido Hamilton Academical, atropelado 7-1 na última jornada. A distância para o líder Celtic mantém-se em quatro pontos, pelo que a equipa de Pedro Mendes não pode perder mais pontos. Esta jornada leva-os a Dundee, onde o United conseguiu sete vitórias e um empate desde Setembro, forma que os levou a 3º no campeonato e às meias-finais da Taça da Liga.

Uma equipa tem marcado o tom na liga holandesa: o AZ Alkmaar de Louis Van Gaal tem dez vitórias em 14 jogos, o melhor ataque e a melhor defesa, e estão apurados para os oitavos da Taça da Holanda. Só perderam mesmo os dois primeiros jogos da época, pelo que nos últimos 14 jogos (incluindo dois para a Taça) têm doze vitórias e dois empates (tendo ganho a Ajax e PSV), e seguem na frente do campeonato com três pontos de avanço sobre o Ajax e cinco sobre o Twente. Se alguém os pode parar, só mesmo uma equipa recheada de grandes nomes afundada numa crise: Henk Timmer, Van Bronckhorst, Roy Makaay e Jon Dahl Tomasson trazem o Feyenoord em 11º, com apenas quatro vitórias em 14 jogos e uma desastrosa campanha na Taça UEFA. Uma nova derrota leva-os para muito próximo da zona de despromoção. Conseguirão afundar-se ainda mais na banheira de Roterdão?

Do outro lado da fronteira, os três do costume vão na frente da liga belga. O Anderlecht vai em 1º, e tenta recuperar o título perdido na última época para o Standard de Liège, na altura treinado por Michel Preud'Homme. Este ano o treinador é Laszlo Boloni, e a equipa não está a render tanto. A boa forma na Taça UEFA tem contrastado com a inconstância na liga, onde desde Outubro têm três derrotas e três empates em nove jogos. A quatro pontos do líder, a deslocação desta semana a Brugge é fundamental para não perder contacto com as duas equipas da frente: no último confronto, também em Brugge, Jovanovic marcou os dois golos da vitória. Ele e Mbokani, já com nove golos na liga, são as grandes referências no ataque do Standard. O Club Brugge não é campeão desde 2005, e procura valer-se da boa forma em casa para dar luta até ao final da época. A última derrota em casa foi em Março, e vêm de uma série de apenas duas derrotas em 22 jogos. Lá na frente, Wesley Sonck continua a ser o homem-golo.

Vamos para a América. Com o final do campeonato brasileiro, e com a decisão do título argentino a fazer-se sem confrontos directos, vamos desde já concentrar-nos na liga uruguaia. Este fim-de-semana há dois confrontos de topo da tabela, dois dérbis de Montevideu. Começamos pelo super clássico: as duas maiores equipas do Uruguai, com 66 títulos entre si (dum total de 76), já se encontraram 491 vezes desde Julho de 1900, com ligeira vantagem para o Peñarol, naquele que é considerado o dérbi mais antigo fora da Grã-Bretanha. Os dois jogos entre ambos, em 2008, deram duas vitórias (2-0 e 4-2) ao Peñarol, mas é o Nacional quem segue na vice-liderança, atrás do Danubio. O Peñarol está em recuperação, não perde há 3 meses, e em casa não perde desde Junho, se bem que ambos os clubes tenham jogado ultimamente no estádio Centenario, com capacidade para cerca de 70 mil espectadores.
O outro dérbi joga-se no estádio Belvedere, casa do Liverpool, clube que procura, desde a fundação em 1915, o título de campeão nacional. Com aspirações novamente esta época, mantêm-se no grupo da frente, a cinco pontos da liderança. No início de Novembro, uma vitória sobre o Nacional impulsionou a campanha da equipa, e mesmo a derrota duas semanas depois para o Peñarol não foi suficiente para baixar as expectativas dos adeptos. Esta semana, o grande teste, com a recepção ao líder. O Danubio foi campeão em 2006/07, e quer agora recuperar o título perdido para o Defensor Sporting: nove vitórias em doze jogos, cinco vitórias seguidas (sem sofrer qualquer golo) e o rótulo de favoritos para este jogo. Vejamos se cumprem.

Finalmente, vamos ao Japão para acompanhar o início do Mundial de Clubes. O Al Ahly de Manuel José está mais uma vez presente enquanto representante de África, depois da vitória na última edição da Liga dos Campeões Africanos. A recuperação dos jogos na liga egípcia vai ficar para mais tarde, e assim a equipa chega aqui apenas com três jogos realizados desde que há um mês venceram os nigerianos do Cotonsport: derrota, empate e vitória, num crescendo que esperam culminar com a passagem às meias-finais, para um encontro com a LDU Quito. Quem também espera lá chegar é o Pachuca, do México, representante da América do Norte e Centro, após vencerem a Taça dos Campeões, em Abril. Talvez já a pensar neste torneio, o desempenho no campeonato não foi o melhor: não passaram da 1ª fase, com apenas cinco vitórias em 17 jogos, e ganharam apenas um dos últimos seis jogos. Apesar disso tiveram o 4º melhor ataque da fase regular, com 25 golos. Referências no ataque: Juan Cacho e os argentinos Christian Giménez e Bruno Marioni (ele que também já se chamou Giménez, de camisola do Sporting ao peito).

Atenção ao prazo limite: Sábado (13/Dezembro) às 03h00, devido à realização nessa madrugada do jogo 14. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.

1. Leixões - Benfica
2. V.Setúbal - V.Guimarães
3. Barcelona - Real Madrid
4. Sevilha - Villarreal
5. Tottenham - Man.United
6. Juventus - Milan
7. Lyon - Marselha
8. Estugarda - Bayern Munique
9. Dundee United - Rangers
10. Feyenoord - AZ
11. Club Brugge - St.Liège
12. Peñarol - Nacional
13. Liverpool - Danubio
14. Al Ahly - Pachuca

Boa Sorte!

1. Taça de Portugal, 06/10: Lei 1-1 Ben, EVVED - VVDEV (13/12, 20h45, TVI)
2. Taça de Portugal, 22/08: VGu 1-1 VSe, DVVED - VDEDV, (14/12, 18h00, SportTv1)
3. Liga BBVA, 07/05: Rea 4-1 Bar, EVVVD - VVDDV (13/12, 21h00)
4. Liga BBVA, 06/04: Sev 2-0 Vil, VEDVV - DEVED (14/12, 18h00)
5. Premier League, 02/02: Tot 1-1 MUt, VVDVV - EVVVE (13/12, 17h30)
6. Serie A, 12/04: Juv 3-2 Mil, DEVVV - EEDEV (14/12, 19h30)
7. Ligue 1, 06/04: Mar 3-1 Lyo, DVEDD - EDEVE (14/12, 20h00)
8. Bundesliga, 27/04: Bay 4-1 Est, EDEVV - VVVVV (13/12, 14h30)
9. Premier League (Escócia), 04/11: Ran 3-3 Dun, VDEVV - EVVDV (13/12, 12h30)
10. Eredivisie, 12/03: AZ 0-1 Fey, EVDED - VEVVV (13/12, 19h45)
11. Pro League (Bélgica), 17/02: Bru 1-2 Liè, VEVED - VVEVD (14/12, 12h00)
12. Apertura (Uruguai), 13/07: Peñ 2-0 Nac, EVVVE - DVDVE (14/12, 19h00)
13. Apertura (Uruguai), 18/05: Liv 0-0 Dan, DVVDV - VVVVV (14/12, 19h00)
14. Camp. Mundo Clubes, 1/4 Final, VEDEV - EVEDE (13/12, 04h45)

Liga BBVA, após 14 jornadas:
1. Barcelona 35p. 11/2/1 44-9 (casa: 5/2/0 26-5)
2. Villarreal 29p. 8/5/1 26-18 (fora: 4/3/0 12-6)
3. Valência 27p.
4. Sevilha 27p. 8/3/3 22-14 (casa: 4/1/2 11-7)
5. Real Madrid 26p. 8/2/4 33-24 (fora: 3/1/3 9-9)
6. At.Madrid 24p.
7. Dep.Corunha 24p.
(...)

Premier League, após 16 jornadas:
1. Liverpool 37p.
2. Chelsea 36p.
3. Man.Utd 31p. (-1j.) 9/4/2 27-10 (fora: 3/3/2 8-6)
4. Arsenal 29p.
5. Aston Villa 28p.
(...)
15. Tottenham 18p. 5/3/8 19-21 (casa: 3/1/4 7-7)
(...)

Serie A, após 15 jornadas:
1. Inter 36p.
2. Juventus 30p. 9/3/3 23-10 (casa: 5/1/1 14-4)
3. Milan 30p. 9/3/3 21-13 (fora: 2/3/2 7-9)
4. Nápoles 27p.
5. Fiorentina 26p.
6. Genoa 25p.
(...)

Ligue 1, após 17 jornadas:
1. Lyon 34p. 10/4/3 22-12 (casa: 6/2/0 16-6)
2. Marselha 31p. 8/7/2 33-21 (fora: 3/5/0 14-8)
3. Rennes 30p.
4. Bordéus 29p.
5. PSG 29p.
(...)

Bundesliga, após 16 jornadas:
1. Hoffenheim 34p.
2. Bayern Munique 34p. 10/4/2 37-22 (fora: 5/2/1 13-6)
3. Bayer Leverkusen 31p.
4. Hertha 30p.
5. Hamburgo 30p.
6. Wolfsburgo 26p.
7. Schalke 04 26p.
8. Bor.Dortmund 26p.
9. Estugarda 24p. 7/3/6 24-21 (casa: 5/1/2 14-7)
10. Werder Bremen 23p.
(...)

Premier League (Escócia), após 17 jornadas:
1. Celtic 43p.
2. Rangers 39p. 12/3/2 42-14 (fora: 5/2/2 17-7)
3. Dundee United 29p. 8/5/4 25-18 (casa: 5/2/1 13-6)
4. Hearts 29p. (-1j.)
5. Hibernian 23p.
(...)

Eredivisie, após 14 jornadas:
1. AZ Alkmaar 32p. 10/2/2 33-11 (fora: 4/2/1 15-9)
2. Ajax 29p.
3. Twente 27p.
4. NAC 26p.
5. PSV 25p.
(...)
11. Feyenoord 16p. 4/4/6 27-23 (casa: 3/2/2 18-12)
(...)

Pro League, após 15 jornadas:
1. Anderlecht 32p.
2. Club Brugge 31p. 9/4/2 27-14 (casa: 5/2/0 16-4)
3. St.Liège 28p. 8/4/3 24-15 (fora: 3/4/1 10-8)
4. Genk 27p.
5. Westerlo 27p.
(...)

Clausura 2008 (Uruguai), após 12 jornadas:
1. Danubio 27p. 9/0/3 21-10 (fora: 4/0/2 9-6)
2. Nacional 26p. 8/2/2 20-10 (fora: 5/0/1 8-3)
3. Cerro 23p.
4. Peñarol 22p. 7/4/1 26-11 (casa: 5/0/0 15-3) *
5. Liverpool 22p. 6/4/2 16-11 (casa: 4/1/1 10-6)
(...)
* foram retirados 3 pontos por castigo