Aí está o final da 2ª edição do Desafio 1X2, com um total de 26 participantes até agora, e com dez deles a entrarem para esta jornada com hipóteses de alcançar o título. Para ajudar à celebração, grandes duelos foram marcados para este fim-de-semana, aumentando assim a incerteza nos resultados finais. Refiro desde já que o almoço/jantar convívio que comemorará estas duas primeiras edições está marcado para dia 11 de Outubro, em local a confirmar. Espero que não haja muitos participantes que não possam comparecer neste dia, mas se alguém tiver alguma objecção, é só deixar um comentário. Relembro também que, como habitualmente, não haverá período de pré-época, sendo que na próxima semana arranca a 3ª edição, com uma jornada recheada de grandes jogos, e o Chelsea - Man.United como cabeça de cartaz.
Esta semana traz-nos uma dupla jornada inglesa, com a deslocação do Manchester United a Liverpool, na ressaca da derrota com o Zenit. A equipa de Rafa Benitez leva duas vitórias por um golo e um empate, suficiente para liderar o campeonato, ao lado do Chelsea. Uma vitória sobre o United dará 6 pontos de avanço sobre a equipa de Alex Ferguson, que tem em atraso a recepção ao Fulham.
Já se diz que o City vai ser o novo Chelsea, uma equipa sedenta de títulos, que recebe de braços abertos uma enorme injecção de capital, transformando-se assim no novo paraíso dos FIFA All-Stars (como diria Carlos Queiroz). Enquanto não chegam as contratações de Janeiro, este será o primeiro grande teste a Scolari, principalmente se Robinho quiser deixar uma boa primeira impressão.
Em Espanha, o Deportivo, depois de derrotar o campeão, defronta agora o vice-campeão. O Villarreal tem várias baixas no ataque, com Nihat, Rossi e Franco lesionados, e na jornada inaugural apenas conseguiu um empate em Osasuna, mas conta com um Marcos Senna em grande forma. Conseguirá o Depor vencer onde ninguém conseguiu em 2008?
Nápoles e Fiorentina defrontaram 2º e 3º da época passada na primeira jornada do campeonato e ambos conseguiram empatar a um golo. Mais crédito para o próximo adversário do Benfica na Taça UEFA, que travou a Roma no Estádio Olímpico, apesar da confusão gerada pelos seus adeptos. A Fiorentina empatou em casa com a Juventus e sofre do mesmo problema, já que os seus adeptos foram impedidos de se deslocar a Nápoles.
Jogo grande na primeira liga francesa, com o Bordéus, que levou a luta pelo último campeonato até à última jornada, a receber o Marselha. Os girondinos têm duas vitórias em casa e duas derrotas fora, o que lhes dá apenas o 7º lugar neste momento, inclusivamente atrás do PSG. É o Marselha que tem estado a marcar o ritmo: depois do empate a quatro golos em Rennes na primeira jornada, cinco vitórias garantiram o acesso à Liga dos Campeões e a liderança do campeonato.
Jornada grande também na Alemanha, com os quatro primeiros a defrontarem-se este fim-de-semana. O Borussia Dortmund é a surpresa do início de época: empate caseiro com o Bayern e vitórias em Leverkusen e em Cottbus dão liderança partilhada à equipa que no ano passado andou a lutar pela manutenção. O Schalke reagiu bem ao atropelamento de que foi vítima em Madrid, ganhando o dérbi com o Bochum e chegando ao 1º lugar. A carreira europeia continua agora na Taça UEFA, numa eliminatória com o APOEL Nicósia.
O Hamburgo parece ter reagido bem à saída de Van der Vaart para o Real Madrid: depois de empatar em Munique na abertura da Bundesliga, duas vitórias colocaram a nova equipa de Thiago Neves no grupo dos primeiros. Uma vitória sobre o Bayer será a confirmação de há aqui candidato ao título. Mas a equipa de Leverkusen também tem altos objectivos: depois de surpreendidos em casa na estreia frente ao Dortmund, a resposta veio com uma vitória em Estugarda. Prevê-se uma luta muito equilibrada pelo título deste ano.
Jogo do título na Rússia. Os dois primeiros defrontam-se a dez jornadas do fim, com seis pontos a separá-los. O Rubin Kazan tem aguentado a pressão, e depois de sete empates seguidos, seguiram-se quatro vitórias, que mantêm viva a esperança de ganhar o título, um triunfo inédito para a equipa de Semak, Rebrov e Savo Milosevic. Do outro lado estará o Dínamo Moscovo, que recentemente perdeu a sua maior referência para o Zenit. Danny, o senhor 30 milhões, era a face mais visível da revolução portuguesa que nunca chegou a trazer resultados ao Dínamo. O último título de campeão foi há já 32 anos, ainda na liga soviética, e esta é uma oportunidade única para dar ao clube o primeiro título de campeão russo.
Passamos pela Turquia, onde também há jogo grande. Galatasaray e Fenerbahçe são os clubes com mais títulos de campeão (17 cada), Besiktas e Trabzonspor compõem o grupo dos "quatro grandes", com 10 e 6 títulos respectivamente. A época de ouro da equipa de Trabzon foi há 30 anos, com os seis campeonatos conquistados entre 1976 e 1984, e os últimos anos têm sido passados à sombra dos três de Istambul, e na última época, do Sivasspor. Por isso, esta época foram contratados 23 jogadores, uma verdadeira limpeza de balneário à Benfica, que para já trouxe vitórias nos dois primeiros jogos. Este será o primeiro teste sério à nova equipa de Tony Silva e Rigobert Song.
O Besiktas está numa série de oito vitórias seguidas, que deram o apuramento para a Taça UEFA e a liderança do campeonato à equipa de Rodrigo Tello e Rüstü.
Na Grécia houve dérbi na 1ª jornada, com o AEK a vingar o não apuramento para a Liga dos Campeões no play-off da última época com uma vitória sobre o Panathinaikos. Edinho, ex-jogador do Sp.Braga e do V.Setúbal, é uma das figuras do AEK e marcou o primeiro golo desse jogo. Por lá continuam também Geraldo e Manduca, mas não Moretto, que veio aquecer o banco do Benfica.
Outro dos vencedores da 1ª jornada foi o PAOK, onde Fernando Santos espera fazer bem melhor que o 9º lugar da época passada. Para isso conta com Sérgio Conceição, Vieirinha, Bakayoko e Pablo Contreras.
Um outro confronto em português realizar-se-á na Roménia, onde o Vaslui de Hugo Luz (antigo jogador do Estrela da Amadora e do Olhanense) defronta o Dínamo Bucareste de Zé Kalanga (ex-Boavista) e Júlio César (ex-Benfica). O Vaslui, criado apenas em 2002, chegou à primeira liga romena três depois, e já conseguiu apurar-se para as competições europeias. Oito vitórias nos dez jogos realizados esta época deram à equipa a vitória na Intertoto, o apuramento para a Taça UEFA e a liderança do campeonato. O Dínamo é, juntamente com o Rapid, a grande equipa do futebol romeno, tendo já vencido 18 títulos de campeão, o último em 2007. A época passada não foi além do 4º lugar, tendo marcado encontro com o NEC para a primeira eliminatória da Taça UEFA.
Deixamos a Europa para mais uma dupla jornada, de Brasileirão. O Grémio, com seis pontos de avanço e uma recepção ao Goiás, vai assistir no sofá aos confrontos entre 2º e 3º, e entre o bi-campeão e o Flamengo. O São Paulo, a 10 pontos da liderança e em 6º lugar, não parece ter andamento para revalidar o título, até porque venceu apenas um dos últimos cinco jogos. Mas um lugar no G-4 está a três pontos de distância e que melhor adversário para recuperar terreno que o Flamengo? Lembremos que a primeira derrota do Fla neste campeonato foi com o São Paulo, na 1ª volta, no Maracanã, com um esclarecedor 2-4. Mas este Flamengo é uma equipa de fases: depois de dominar o primeiro terço do campeonato, seguiu-se uma queda de oito lugares, e agora uma série com três vitórias e três empates colocaram a equipa no 5º lugar.
À mesma hora, Cruzeiro e Palmeiras, que têm alternado no 2º lugar, decidem qual deles vai atrás do líder: um empate deverá deixar ambos a oito pontos do Grémio.
O início do campeonato argentino mostrou que o Boca está um nível acima da concorrência, liderando só com vitórias e um jogo a menos. O River só ganhou um dos quatro jogos disputados e segue em 9º, atrás do Arsenal de Sarandí, que ganhou em casa e perdeu fora. Os vencedores do último Clausura sabem que não podem perder mais pontos, de modo a não perder de vista a liderança, mas nas últimas duas deslocações a Sarandí, o River empatou (0-0) e perdeu (2-1).
Finalmente, talvez o mais equilibrado campeonato do mundo. A J-League tem, ao fim de 23 jornadas, cinco equipas na liderança separadas por dois pontos. Este fim-de-semana quatro delas jogam entre si, e destacamos aqui o confronto entre Kashima Antlers e Kawasaki Frontale. A equipa da casa é a campeã em título e aquela que mais campeonatos venceu (5) desde a criação da liga profissional japonesa, em 1993. O melhor resultado do Kawasaki Frontale é um vice-campeonato, alcançado em 2006, mas é a equipa em melhor forma neste momento, com cinco vitórias e dois empates nos últimos sete jogos, incluindo três vitórias fora. O Kashima tem-se apresentado inconstante, alternando vitórias com derrotas, mas terá de se chegar à frente se quiser repetir o feito de 2000/01, quando conquistou o bi-campeonato.
Atenção ao prazo limite para a última semana desta edição do Desafio: Sábado (13/Setembro), às 09h00, devido à hora de início do jogo 15.
1. Liverpool - Man.United
2. Man.City - Chelsea
3. Villarreal - Dep.Corunha
4. Nápoles - Fiorentina
5. Bordéus - Marselha
6. Bor.Dortmund - Schalke 04
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo
9. Trabzonspor - Besiktas
10. PAOK Salónica - AEK Atenas
11. Vaslui - Dínamo Bucareste
12. São Paulo - Flamengo
13. Cruzeiro - Palmeiras
14. Arsenal Sarandí - River Plate
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale
Saudações desportivas e Boa sorte!
1. Premier League, 23/03: Man 3-0 Liv, EVVEE - VVEVD (13/09, 12h45)
2. Premier League, 05/04: Man 0-2 Che, DDVVV - EEVVE (13/09, 17h30)
3. Liga BBVA, 18/05: Dep 0-2 Vil, VVVVE - VVEVV (14/09, 16h00)
4. Serie A, 19/03: Náp 2-0 Fio, VVVVE - VVVEE (14/09, 14h00)
5. Ligue 1, 04/05: Mar 1-2 Bor, EVDVD - VVVVV (13/09, 20h00)
6. Bundesliga, 10/02: Bor 2-3 Sch, VVVEV - VVEDV (13/09, 14h30)
7. Bundesliga, 12/03: Ham 3-2 Bay, VVEVV - DEDVV (13/09, 14h30)
8. 1ª Liga Russa, 25/04: Dín 0-2 Rub, EVVVV - VVVEE (14/09, 13h00)
9. Turkcell SüperLig, 16/03: Bes 3-0 Tra, VVDVV - VVVVV (14/09, 19h45)
10. Super League (Grécia), 13/04: PAO 0-4 AEK (14/09, 19h15)
11. Liga I (Roménia), 16/12: Vas 2-1 Dín, VDVVV - VVVDV (13/09, 17h00)
12. Brasileirão, 14/06: Fla 2-4 SPa, VEEEE - EVEEV (14/09, 20h00)
13. Brasileirão, 13/06: Pal 5-2 Cru, VDDEV - VDVVD (14/09, 20h00)
14. Primera Division (Argentina), 30/03: Riv 1-0 Ars, VVEDV - VEVDE (14/09, 22h40)
15. J-League, 03/05: Kaw 3-2 Kas, DDVDV - EVEVV (13/09, 10h00)
Premier League (Inglaterra), após 3 jornadas:
1. Chelsea 7p. 2/1/0 6-1
2. Liverpool 7p. 2/1/0 3-1
3. Man.City 6p. 2/0/1 8-4
4. Arsenal 6p.
5. West Ham 6p.
6. Middlesbrough 6p.
(...)
9. Man.United 4p. (-1j.) 1/1/0 2-1
(...)
Liverpool: Sunderland (0-1 f), Middlesbrough (2-1 c), Aston Villa (0-0 f)
Man.United: Newcastle (1-1 c), Portsmouth (0-1 f)
Man.City: Aston Villa (4-2 f), West Ham (3-0 c), Sunderland (0-3 f)
Chelsea: Portsmouth (4-0 c), Wigan (0-1 f), Tottenham (1-1 c)
Liga BBVA (Espanha), 1ª jornada:
Osasuna 1-1 Villarreal
Dep.Corunha 2-1 Real Madrid
Serie A (Itália), 1ª jornada:
Roma 1-1 Nápoles
Sampdoria 1-1 Inter
Ligue 1 (França), após 4 jornadas:
1. Marselha 10p. 3/1/0 11-5 (fora: 1/1/0 5-4)
2. Lyon 10p.
3. Le Mans 9p.
4. Nice 9p.
5. Grenoble 9p.
6. PSG 7p.
7. Bordéus 6p. 2/0/2 5-4 (casa: 2/0/0 4-1)
(...)
Bundesliga (Alemanha), após 3 jornadas:
1. Schalke 04 7p. 2/1/0 5-1
2. Hamburgo 7p. 2/1/0 8-5
3. Bor.Dortmund 7p. 2/1/0 5-3
4. Bayer Leverkusen 6p. 2/0/1 9-5
5. Estugarda 6p.
6. Hoffenheim 6p.
7. Bayern Munique 5p.
(...)
Bor.Dortmund: Bayer Leverkusen (2-3 f), Bayern Munique (1-1 c), Energie Cottbus (0-1 f)
Schalke 04: Hannover 96 (3-0 c), Werder Bremen (1-1 f), Bochum (1-0 c)
Hamburgo: Bayern Munique (2-2 f), Karlsruher (2-1 c), Arminia Bielefeld (2-4 f)
Bayer Leverkusen: Bor.Dortmund (2-3 c), Estugarda (0-2 f), Hoffenheim (5-2 c)
1ª Liga (Rússia), após 20 jornadas:
1. Rubin Kazan 42p. 12/6/2 30-15 (casa: 5/3/1 11-6)
2. Dínamo Moscovo 36p. 10/6/4 27-20 (fora: 3/4/3 9-9)
3. Spartak Moscovo 33p.
4. CSKA Moscovo 32p.
5. Amkar Perm 32p.
(...)
Turkcell SüperLig, após 2 jornadas:
1. Besiktas 6p. 5-2
2. Bursaspor 6p.
3. Trabzonspor 6p. 4-1
4. Gaziantepspor 6p.
5. Galatasaray 4p.
6. Sivasspor 4p.
7. Fenerbahçe 3p.
(...)
Trabzonspor: Anakaraspor (2-0 c), Ankaragücü (1-2 f)
Besiktas: Antalyaspor (2-3 f), Konyaspor (2-0 c)
Super League (Grécia), 1ª jornada:
OFI Heraklion 0-2 PAOK Salónica
AEK Atenas 2-1 Panathinaikos
Liga I (Roménia), após 6 jornadas:
1. Unirea Urziceni 15p.
2. Vaslui 15p. 5/0/1 8-3 (casa: 3/0/0 4-1)
3. Dínamo Bucareste 13p. 4/1/1 11-6 (fora: 1/1/1 5-5)
4. Steaua Bucareste 13p.
5. Rapid Bucareste 12p.
(...)
Brasileirão, após 24 jornadas:
1. Grémio 49p.
2. Cruzeiro 43p. 13/4/7 38-25 (casa: 9/2/1 22-7)
3. Palmeiras 43p. 13/4/7 40-31 (fora: 3/3/6 13-19)
4. Botafogo 42p.
5. Flamengo 40p. 11/7/6 40-27 (fora: 4/5/3 16-14)
6. São Paulo 39p. 10/9/5 39-26 (casa: 8/3/1 24-9)
(...)
Primera Division (Argentina), após 4 jornadas:
1. Boca Juniors 9p. (-1j.)
2. Colón 8p.
3. San Lorenzo 7p.
4. Lanús 7p.
5. San Martin de Tucúman 7p.
6. Tigre 7p.
7. Arsenal Sarandí 6p. 2/0/2 6-5 (casa: 2/0/0 5-1)
8. Independiente 6p.
9. River Plate 6p. 1/2/1 4-3 (fora: 0/1/1 2-3)
(...)
J-League, após 23 jornadas:
1. Nagoya Grampus 42p.
2. Kashima Antlers 41p. 12/5/6 43-24 (casa: 6/4/1 24-10)
3. Urawa Red Diamonds 41p.
4. Oita Trinita 41p.
5. Kawasaki Frontale 40p. (fora: 6/1/4 19-16)
6. Gamba Osaka 34p.
(...)
11 comentários:
1. Liverpool - Man.United 2
2. Man.City - Chelsea 2
3. Villarreal - Dep.Corunha x
4. Nápoles - Fiorentina 2
5. Bordéus - Marselha 1
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 2
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 1
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo 2
9. Trabzonspor - Besiktas x
10. PAOK - AEK 2
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 2
12. São Paulo - Flamengo 1
13. Cruzeiro - Palmeiras 2
14. Arsenal Sarandí - River Plate x
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale x
Um saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
A derradeira aposta para confirmar a vitória nesta segunda edição :
1. Liverpool - Man.United X
2. Man.City - Chelsea 1
3. Villarreal - Dep.Corunha X2
4. Nápoles - Fiorentina X
5. Bordéus - Marselha 1
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 1
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 1X
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo 1
9. Trabzonspor - Besiktas 2
10. PAOK Salónica - AEK Atenas X2
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 1
12. São Paulo - Flamengo 1
13. Cruzeiro - Palmeiras 1
14. Arsenal Sarandí - River Plate 2
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale 1
1. Liverpool - Man.United (X2)
2. Man.City - Chelsea (1X)
3. Villarreal - Dep.Corunha (1)
4. Nápoles - Fiorentina (1)
5. Bordéus - Marselha (1X)
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 (1)
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen (X)
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo (2)
9. Trabzonspor - Besiktas (1)
10. PAOK Salónica - AEK Atenas (2)
11. Vaslui - Dínamo Bucareste (2)
12. São Paulo - Flamengo (1)
13. Cruzeiro - Palmeiras (1)
14. Arsenal Sarandí - River Plate (2)
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale (X2)
1. Liverpool - Man.United 1
2. Man.City - Chelsea 1
3. Villarreal - Dep.Corunha x
4. Nápoles - Fiorentina 1
5. Bordéus - Marselha 1
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 1
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen x
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo x
9. Trabzonspor - Besiktas 1
10. PAOK Salónica - AEK Atenas x
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 2
12. São Paulo - Flamengo 1
13. Cruzeiro - Palmeiras 1
14. Arsenal Sarandí - River Plate 1
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale 1
1. Liverpool - Man.United (X)
2. Man.City - Chelsea (2)
3. Villarreal - Dep.Corunha (1)
4. Nápoles - Fiorentina (X)
5. Bordéus - Marselha (1)
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 (1)
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen (1)
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo (1)
9. Trabzonspor - Besiktas (X)
10. PAOK Salónica - AEK Atenas (1)
11. Vaslui - Dínamo Bucareste (1)
12. São Paulo - Flamengo (1)
13. Cruzeiro - Palmeiras (1)
14. Arsenal Sarandí - River Plate (2)
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale (1)
1. Liverpool - Man.United 12
2. Man.City - Chelsea 12
3. Villarreal - Dep.Corunha 1x
4. Nápoles - Fiorentina X2
5. Bordéus - Marselha 1X
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 1
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 1
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo X2
9. Trabzonspor - Besiktas x2
10. PAOK - AEK 1X
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 2
12. São Paulo - Flamengo 1
13. Cruzeiro - Palmeiras 1X
14. Arsenal Sarandí - River Plate 2
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale 1
1. Liverpool - Man.United X
2. Man.City - Chelsea X
3. Villarreal - Dep.Corunha 1X
4. Nápoles - Fiorentina 1
5. Bordéus - Marselha X2
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 1X
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 1
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo 1X
9. Trabzonspor - Besiktas 2
10. PAOK Salónica - AEK Atenas X2
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 1
12. São Paulo - Flamengo 1X
13. Cruzeiro - Palmeiras 1
14. Arsenal Sarandí - River Plate X
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale 1X
1. Liverpool - Man.United 1
2. Man.City - Chelsea 2
3. Villarreal - Dep.Corunha 1
4. Nápoles - Fiorentina 1
5. Bordéus - Marselha 2
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 1
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 2
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo 2
9. Trabzonspor - Besiktas 2
10. PAOK Salónica - AEK Atenas 1
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 2
12. São Paulo - Flamengo 2
13. Cruzeiro - Palmeiras 2
14. Arsenal Sarandí - River Plate 2
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale 1
1.x
2.x
3.1
4.1
5.2
6.2
7.1
8.2
9.2
10.1
11.2
12.1
13.2
14.2
15.x
1. Liverpool - Man.United 1/X
2. Man.City - Chelsea 2
3. Villarreal - Dep.Corunha 1
4. Nápoles - Fiorentina X/2
5. Bordéus - Marselha 2
6. Bor.Dortmund - Schalke 04 X
7. Hamburgo - Bayer Leverkusen 1
8. Rubin Kazan - Dínamo Moscovo 1
9. Trabzonspor - Besiktas X/2
10. PAOK - AEK 1
11. Vaslui - Dínamo Bucareste 1
12. São Paulo - Flamengo 1
13. Cruzeiro - Palmeiras 1
14. Arsenal Sarandí - River Plate X/2
15. Kashima Antlers - Kawasaki Frontale X
Começou o Kashima Antlers - Kawasaki Frontale, primeiro jogo do desafio desta semana.
Boa Sorte!
Enviar um comentário