Com quase todos os campeonatos nacionais parados para os jogos das selecções, vamos ter uma semana atípica aqui no Desafio, com o apuramento para o Mundial 2010 em destaque, mas também com a luta para alcançar o Europeu sub-21 de 2009, e não só. A 14ª e penúltima jornada será assim um verdadeiro desafio para todos os participantes. Os oito primeiros da nossa classificação entram para esta semana separados por apenas cinco pontos, o que promete uma luta emocionante para os 30 jogos restantes, que vão decidir o vencedor desta 2ª edição.
A primeira jornada do apuramento europeu para o mundial da África do Sul não traz confrontos entre os grandes, mas há pelo menos três jogos que se esperam muito equilibrados. Comecemos pelo Hungria - Dinamarca, onde a equipa da casa (com o seu novo treinador, Erwin Koeman) vai tentar evitar o mau começo da anterior qualificação, quando iniciou o "caminho" para o Euro 2008 com uma derrota expressiva em casa (1-4) frente à Noruega. Essa campanha terminaria com o penúltimo lugar do grupo, apenas à frente de Malta, e atrás da Bósnia, Moldávia, Noruega, e dos apurados Turquia e Grécia. Espera-se agora que o bom desempenho da selecção sub-19, que atingiu as meias-finais do Europeu em Julho, possa continuar nesta qualificação, num grupo que inclui também Suécia e Portugal.
A Dinamarca também não se qualificou para o Euro 2008, tendo ficado atrás da Espanha e da Suécia, mas também da Irlanda do Norte, selecção com a qual somou apenas um ponto em dois jogos. Essa campanha ficou também marcada pelas derrotas caseiras frente aos dois apurados, principalmente aquela frente à Suécia, motivada pela entrada em campo e agressão ao árbitro de um adepto. Sem falhas como esta, e com um bom começo de prova, a Dinamarca será favorita ao apuramento.
Outra equipa que ficou à porta do Euro foi Israel, apesar de ninguém ter reparado. Naquele grupo em que a Inglaterra acabou por ficar em 3º, atrás de Croácia e Rússia, a selecção israelita acabou com os mesmos pontos da inglesa, apenas um ponto atrás da Rússia. Foi muito pouco o único ponto conseguido nos quatro jogos com croatas e ingleses. Desta vez o grupo parece mais fácil, até porque só suíços e gregos deverão dar luta para os dois primeiros lugares (apesar de pontos perdidos com a Moldávia e com a Letónia poderem revelar-se decisivos).
A Suíça quererá mostrar que não precisa de organizar uma prova internacional para nela participar, até porque o treinador agora é Ottmar Hitzfeld, e o não apuramento num grupo como este não ficaria nada bem no seu currículo. De referir também que estas duas selecções vão aqui reencontrar-se, já que no apuramento para o mundial 2006 também estavam no mesmo grupo. Na altura, acabou por ser um dos mais equilibrados, com os quatro primeiros separados por três pontos. A França terminou em 1º e foi apurada; a Suíça ficou em 2º, a dois pontos, mas perdeu no play-off com a Turquia; Israel ficou em 3º, com os mesmos pontos da Suíça; e a Irlanda, um ponto atrás, a única das quatro que perdeu um jogo (em casa, frente à França). Todos os outros jogos entre os quatro primeiros acabaram empatados.
O Áustria - França quase dispensa apresentações. A maior surpresa será se a Áustria conseguir jogar à bola, depois de retirada a pressão de organizar o Euro. Mas o cenário até pode ser favorável, dado que do outro lado está a vice-campeã mundial, acabada de sair desse mesmo Euro sem vitórias. A vitória no amigável na Suécia foi um bom indicador: vamos ver como Domenech (que incrivelmente continua seleccionador) reage em competição, num grupo que se pode tornar muito difícil, com Roménia, Sérvia e Lituânia.
Continuemos na Europa, mas agora no apuramento para o Europeu sub-21, que irá realizar-se no próximo ano, na Suécia. Esta semana realizam-se as últimas jornadas antes dos play-off, para os quais se qualificam os 10 vencedores de grupo e os 4 melhores segundos. Está ainda tudo por decidir, mas uns grupos estão mais equilibrados que outros. O hábito de marcar os jogos de sub-21 para as sextas faz com que não joguemos com o Inglaterra - Portugal que será disputado em Wembley, por isso concentramo-nos nos grupos 2 e 8.
República Checa e Turquia ainda terão mais um jogo para disputar, mas uma vitória aqui é crucial: os checos garantem o 1º lugar se vencerem, a Turquia assume a liderança e poderá depois confirmá-la na recepção à Arménia. As contas complicam-se mais com a Ucrânia em 3º a apenas dois pontos da liderança, e uma deslocação à Rep.Checa na última jornada.
Sérvia e Hungria defrontam-se no último jogo de ambas, também à procura de uma vitória. Essa será a única hipótese da Sérvia chegar a primeiro, esperando depois por um deslize da líder Bielorrússia na deslocação à Letónia. Este é também o primeiro jogo dos sérvios depois do mau desempenho nos Olímpicos, de onde saíram com um empate, duas derrotas e o último lugar no grupo. A Hungria precisa de vencer para ultrapassar a Sérvia e chegar a 2º, tentando repetir o resultado alcançado em casa (2-1), há um ano.
Passemos para a América do Sul, onde os seis primeiros se defrontam este fim-de-semana. O Argentina - Paraguai é um duelo entre 1º e 2º, com ambas as selecções à procura da melhor forma. Os argentinos levam quatro empates seguidos, dois para a qualificação e dois amigáveis fora (Bielorrússia e EUA), nos quais apenas marcaram um golo (em casa, com o Equador). O Paraguai venceu apenas um jogo (2-0) este ano: a recepção ao Brasil (as outras três vitórias desta qualificação foram em 2007). Logo após veio a derrota na Bolívia (4-2). Dos seis amigáveis realizados em 2008, todos fora, resultaram duas derrotas, e mais recentemente, quatro empates (entre os quais, França e Costa do Marfim).
A Colômbia segue em 3º e é a única selecção que ainda não perdeu nesta prova, mas também está a ter um péssimo 2008. Para além de dois empates para a qualificação, e outro em Fevereiro num amigável no Uruguai, sofreu quatro derrotas noutros tantos amigáveis, incluindo recepções ao Equador e à Honduras. Em sentido contrário parece estar o Uruguai, que ainda não perdeu este ano, e já venceu particulares na Turquia e no Japão.
Chile e Brasil trocaram de posições na jornada anterior, quando os chilenos venceram na Venezuela e o Brasil empatou em casa com a Argentina. Agora é a oportunidade da selecção da casa confirmar o seu lugar nos quatro primeiros, no resultado mais desejado por todos aqueles (muitos brasileiros incluídos) que querem ver Dunga fora da selecção. O Brasil vem de uma derrota na recepção à Venezuela (amigável), de apenas um ponto nos jogos com Argentina e Paraguai, e da medalha de bronze nos Olímpicos: uma derrota aqui, e a possível queda para o 7º lugar, poderá ser fatal.
Em África, Cabo Verde e Moçabique têm jogos decisivos na procura de uma participação inédita num Mundial. Os caboverdianos começaram a campanha com uma derrota (2-0) nos Camarões, mas três vitórias depois, estão a apenas um ponto do líder. Os vencedores de grupo mais os oito melhores segundos passam à fase decisiva, pelo que uma vitória neste jogo quase garante a passagem à selecção de Lito (Académica) e de Janício (V.Setúbal).
Moçambique tem uma tarefa mais complicada. Duas derrotas traziam a equipa no último lugar do grupo, mas quatro pontos na dupla jornada com Madagascar colocaram a equipa a lutar pelo apuramento para a próxima fase. A Costa do Marfim empatou os dois jogos disputados fora, mas a selecção de Paíto (Sion) precisa de mais do que isso para entrar nos dois últimos jogos com hipóteses de se qualificar.
Para terminar o apuramento, um duelo asiático. Vai começar a fase decisiva, com dois grupos de cinco equipas, em que 1º e 2º de cada grupo se qualificam directamente. Arábia Saudita e Irão são dois dos favoritos no Grupo B, aos quais se junta a Coreia do Sul. Em casa, a Arábia Saudita tem o impressionante registo de 13 vitórias e 1 empate desde Junho de 2007, tendo este ocorrido frente ao Paraguai (1-1), há duas semanas. O Irão não sofre golos há quatro jogos, incluindo vitórias na Síria e nos Emirados Árabes Unidos.
Com as duas ligas profissionais paradas, destaque para um duelo da 2ª Divisão B que, há não muitos anos, se jogava na 1ª divisão. Problemas vários atiraram Desportivo de Chaves e Tirsense para as divisões inferiores do nosso futebol, mas iniciam mais uma época com os olhos postos na subida. Na última época, o vencedor desta série foi o Ribeirão (que depois viria a perder no play-off de subida com a Oliveirense), tendo o D.Chaves ficado em 2º com menos um ponto, e o Tirsense em 4º com menos seis.
O campeonato nacional de juniores também já teve uma jornada, e à 2ª há dérbi do Porto. O Boavista entrou com uma goleada em Aveiro, e os miúdos parecem querer recuperar um lugar na fase final, perdida no ano passado para o Leixões. O FC Porto, 3º classificado nacional em 2007/08, procura o habitual primeiro lugar da Zona Norte.
Vamos a Espanha, onde a 2ª Liga não pára, aqui também com um duelo que, para os mais distraídos, poderá parecer de primeira divisão. O Saragoça foi o infeliz contemplado com o último lugar de despromoção na última época, luta que durou até ao último minuto com Osasuna, Recreativo de Huelva e Valladolid, e teve no primeiro jogo desta época um encontro com outra equipa despromovida, o Levante. A derrota por 2-1 fora cria ainda mais pressão para a recepção à Real Sociedad, outro histórico da divisão maior do futebol espanhol, que falhou a promoção por muito pouco. Esta liga trará muitos duelos interessantos, com inúmeros candidatos à subida, num longo campeonato com 22 equipas e 42 jornadas.
Finalmente, o Brasileirão. Apesar de a selecção brasileira jogar, o campeonato não pára por completo. Irão realizar-se quatro jogos no fim-de-semana, incluindo o espectacular Fluminense - Grémio. Apesar da recuperação das últimas semanas, o Flu está bem no meio da luta pela manutenção, com apenas mais três pontos que o último, o Ipatinga. A equipa deixou fugir dois pontos contra o Flamengo, depois de ter estado a vencer duas vezes, e agora recebe o líder, Grémio. Com cinco pontos de avanço sobre o Palmeiras, só pode haver apreensão do lado da equipa treinada por Celso Roth. Isto porque as três derrotas do Grémio foram no Rio de Janeiro, a última delas no Maracanã, com o Flamengo, há duas semanas.
Prazo-limite para esta semana: Sábado (06/Setembro), às 13h00. Como habitualmente, uma previsão certa com dupla vale meio ponto, com previsão simples vale um ponto.
1. Hungria - Dinamarca
2. Israel - Suíça
3. Áustria - França
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21)
5. Sérvia - Hungria (sub-21)
6. Argentina - Paraguai
7. Colômbia - Uruguai
8. Chile - Brasil
9. Cabo Verde - Camarões
10. Moçambique - Costa do Marfim
11. Arábia Saudita - Irão
12. D.Chaves - Tirsense
13. Boavista - FC Porto (juniores)
14. Saragoça - Real Sociedad
15. Fluminense - Grémio
Boa Sorte!
1. Grupo 1, 1ª jornada, Europa - qualificação para o Mundial 2010 (06/09, 18h45)
2. Grupo 6, 1ª jornada, Europa (06/09, 18h55)
3. Grupo 7, 1ª jornada, Europa (06/09, 19h30)
4. Grupo 2 (sub-21), Europa - qualificação para o Euro 2009, VVEVD - VVVEV (06/09, 19h30)
5. Grupo 8 (sub-21), Europa, EVEDD - VVDDV (07/09, 15h30)
6. América do Sul - qualificação para o Mundial 2010, VEEEE - EEVDE (06/09, 20h00)
7. América do Sul, DDEED - VEEVV (07/09, 00h20) (06/02: Uru 2-2 Col)
8. América do Sul, VEVVD - VVDDE (08/09, 02h00)
9. Grupo 1, África - qualificação para o Mundial 2010, EDVVV - DVVEV (06/09, 18h00) (31/03: Cam 2-0 Cab)
10. Grupo 7, África, DDDEV - DVEEV (07/09, 14h00) (01/06: Cos 1-0 Moç)
11. Grupo 2, 1ª jornada, Ásia, VVVVE - VEVVV (06/09, 19h15)
12. 2ª divisão, VVDEV - VEVVV (06/09) (04/05: Cha 1-1 Tir)
13. 1ª divisão, Juniores A, Zona Norte (06/09)
14. Liga Adelante (Espanha, 2ª divisão) (07/09)
15. Brasileirão (06/09, 22h20)
Amigáveis
Hungria (1/3/1): Montenegro (3-3 c), Croácia (1-1 c), Grécia (3-2 c), Eslovénia (0-1 c), Eslováquia (1-1 c)
Dinamarca (1/3/1): Espanha (0-3 c), Polónia (1-1 f), Holanda (1-1 f), Rep.Checa (1-1 c), Eslovénia (1-2 f)
Israel (3/0/1): Etiópia (1-0 c), Finlândia (2-0 f), Chile (1-0 c), Roménia (1-0 c)
Euro 2008 e não só
Suíça (2/0/2): Chipre (4-1 c amigável), Portugal (2-0), Turquia (1-2), Rep.Checa (0-1)
Áustria (0/2/2): Itália (2-2 f amigável), Alemanha (0-1), Polónia (1-1), Croácia (0-1)
França (1/1/2): Suécia (2-3 f amigável), Itália (0-2), Holanda (1-4), Roménia (0-0)
Grupo 2 (sub-21), Europa
1. Rep. Checa 14p./6j. 4/2/0 19-2 (fora: 2/1/0 7-1)
2. Turquia 13p./6j. 4/1/1 12-6 (casa: 2/0/0 5-0)
3. Ucrânia 12p./7j.
4. Arménia 10p./7j.
5. Liechtenstein 0p./8j.
Grupo 8 (sub-21), Europa
1. Bielorrússia 16p./7j.
2. Sérvia 14p./7j. 4/2/1 16-5 (casa: 2/1/0 7-2)
3. Hungria 12p./7j. 4/0/3 14-5 (fora: 1/0/2 6-3)
4. Letónia 7p./6j.
5. São Marino 0p./7j.
Grupo América do Sul, após 6 jornadas:
1. Paraguai 13p. 4/1/1 13-5 (fora: 1/1/1 5-4)
2. Argentina 11p. 3/2/1 9-3 (casa: 2/1/0 6-1)
3. Colômbia 10p. 2/4/0 4-2 (casa: 2/1/0 3-1)
4. Chile 10p. 3/1/2 9-9 (casa: 1/0/1 2-3)
---------------------------
5. Brasil 9p. 2/3/1 8-4 (fora: 0/2/1 1-3)
---------------------------
6. Uruguai 8p. 2/2/2 15-6 (fora: 0/0/2 1-3)
7. Venezuela 7p.
8. Equador 5p.
9. Bolívia 4p.
10. Perú 3p.
Grupo 1, África, após 4 jornadas
1. Camarões 10p. 3/1/0 7-1
---------------------------
2. Cabo Verde 9p. 3/0/1 5-3
---------------------------
3. Tanzânia 2p.
4. Maurícias 1p.
Grupo 7, África, após 4 jornadas
1. Costa do Marfim 8p. 2/2/0 6-1
--------------------------------
2. Botswana 5p.
--------------------------------
3. Moçambique 4p. 1/1/2 5-4
4. Madagascar 3p.
2ª divisão (Portugal), Série A, 1ª jornada:
Mirandela 1-1 D.Chaves
Tirsense 1-0 Valdevez
Juniores A - Norte, 1ª jornada:
Beira-Mar 0-5 Boavista
FC Porto 1-0 Candal
Liga Adelante (Espanha, 2ª divisão), 1ª jornada:
Levante 2-1 Saragoça
Real Sociedad 1-0 Las Palmas
12 comentários:
1. Hungria - Dinamarca 2
2. Israel - Suíça 2
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) x
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 1x
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai x
8. Chile - Brasil 2
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 1
12. D.Chaves - Tirsense 1x
13. Boavista - FC Porto (juniores) 1x
14. Saragoça - Real Sociedad 1
15. Fluminense - Grémio 1
1. Hungria - Dinamarca 12
2. Israel - Suíça 12
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) 1x
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 2
8. Chile - Brasil X2
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 1X
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores) 12
14. Saragoça - Real Sociedad 12
15. Fluminense - Grémio 1
1. Hungria - Dinamarca 2
2. Israel - Suíça 1
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21)1
5. Sérvia - Hungria (sub-21)1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 2
8. Chile - Brasil x
9. Cabo Verde - Camarões 1
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão x
12. D.Chaves - Tirsense x
13. Boavista - FC Porto (juniores)2
14. Saragoça - Real Sociedad 1
15. Fluminense - Grémio 2
Um saúdo.
http://marcador-deportivo.blogspot.com/
1. Hungria - Dinamarca (2)
2. Israel - Suíça (1X)
3. Áustria - França (2)
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) (1)
5. Sérvia - Hungria (sub-21) (1)
6. Argentina - Paraguai (1)
7. Colômbia - Uruguai (1)
8. Chile - Brasil (2)
9. Cabo Verde - Camarões (2)
10. Moçambique - Costa do Marfim (2)
11. Arábia Saudita - Irão (1)
12. D.Chaves - Tirsense (1)
13. Boavista - FC Porto (juniores) (1)
14. Saragoça - Real Sociedad (1)
15. Fluminense - Grémio (1)
1. Hungria - Dinamarca X
2. Israel - Suíça 1
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21)X
5. Sérvia - Hungria (sub-21)1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai X
8. Chile - Brasil 2
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão x
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores)2
14. Saragoça - Real Sociedad 1
15. Fluminense - Grémio 2
1. Hungria - Dinamarca X2
2. Israel - Suíça 1X
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) 1X
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 1
6. Argentina - Paraguai 1X
7. Colômbia - Uruguai 1X
8. Chile - Brasil 1X
9. Cabo Verde - Camarões X
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 1
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores) X
14. Saragoça - Real Sociedad 1X
15. Fluminense - Grémio 1X
1. Hungria - Dinamarca 2
2. Israel - Suíça 1
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21)1
5. Sérvia - Hungria (sub-21)1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 2
8. Chile - Brasil 2
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 2
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores)2
14. Saragoça - Real Sociedad 1
15. Fluminense - Grémio 2
1. Hungria - Dinamarca X/2
2. Israel - Suíça 2
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) 1/X
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 2
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 2
8. Chile - Brasil X
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim X/2
11. Arábia Saudita - Irão 1/X
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores) 1
14. Saragoça - Real Sociedad 2
15. Fluminense - Grémio 1
1. Hungria - Dinamarca (X2)
2. Israel - Suíça (1)
3. Áustria - França (2)
4. Turquia - Rep.Checa (1X)
5. Sérvia - Hungria (1)
6. Argentina - Paraguai (1)
7. Colômbia - Uruguai (12)
8. Chile - Brasil (X2)
9. Cabo Verde - Camarões (X2)
10. Moçambique - Costa do Marfim (2)
11. Arábia Saudita - Irão (1X)
12. D.Chaves - Tirsense (1)
13. Boavista - FC Porto (1)
14. Saragoça - Real Sociedad (1)
15. Fluminense - Grémio (X2)
1. Hungria - Dinamarca 1X
2. Israel - Suíça X
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) 1
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 1
8. Chile - Brasil X
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 1X
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores) X
14. Saragoça - Real Sociedad 2
15. Fluminense - Grémio X
1. Hungria - Dinamarca 2
2. Israel - Suíça 2
3. Áustria - França 2
4. Turquia - Rep.Checa (sub-21) 1
5. Sérvia - Hungria (sub-21) 1
6. Argentina - Paraguai 1
7. Colômbia - Uruguai 1
8. Chile - Brasil x
9. Cabo Verde - Camarões 2
10. Moçambique - Costa do Marfim 2
11. Arábia Saudita - Irão 1
12. D.Chaves - Tirsense 1
13. Boavista - FC Porto (juniores) 2
14. Saragoça - Real Sociedad 1
15. Fluminense - Grémio 1
1. 2
2. 1
3. 2
4. 2
5. 1
6. 1
7. 2
8. 2
9. 2
10. 2
11. 1
12. 1
13. 2
14. 1
15. 1
Enviar um comentário