sexta-feira, 13 de junho de 2008

O meu sonho é ser internacional pelas Ilhas Faroé

Grupo A:

Portugal
- Pepe marcou na vitória contra a Turquia. Nasceu em Maceió, Brasil. Naturalizou-se português em 2007.
- Deco marcou na vitória contra a República Checa. Nasceu em São Bernardo do Campo, Brasil. Naturalizou-se português em 2002.

Turquia
- Mehmet Aurélio jogou os 90 minutos dos dois jogos da Turquia no Euro 2008, até agora. Nasceu Marco Aurélio Brito dos Prazeres, no Rio de Janeiro, Brasil. Naturalizou-se turco em 2006.
- Kazim Kazim esteve nos dois jogos da Turquia no Euro 2008, até agora. Nasceu Colin Kazim-Richards, em Leytonstone, Inglaterra, filho de um pai de Antigua e de uma mãe cipriota turca. Tem 5 internacionalizações pela selecção turca sub-21 e outras 5 pela selecção A.

Suíça
- Eldin Jakupović está no Euro 2008 como terceiro guarda-redes. Nasceu em Kozarac, na antiga Jugoslávia. Representou a Bósnia-Herzegovina e a Suíça nas selecções sub-21, em 2006 e 2007, mas ainda não jogou pela selecção A. Vive na Suíça desde o tempo da guerra civil jugoslava.
- Johan Djourou nasceu em Abidjan, Costa do Marfim, e vive na Suíça desde os 17 meses. Tem 19 internacionalizações pelas selecções suíças.
- Valon Behrami nasceu em Mitrovica, Kosovo. Vive na Suíça desde criança e tem 15 internacionalizações.
- Gelson Fernandes nasceu na Praia, Cabo Verde. Jogou no Sion entre os 9 e os 20 anos de idade. Tem 12 internacionalizações pelas selecções suíças.
- Os dois avançados que jogaram de início contra a Turquia, Eren Derdiyok e Hakan Yakin, são suíços, filhos de pais turcos. Yakin marcou, mas não festejou.

Grupo B

Alemanha
- Os três golos da selecção alemã neste Euro 2008, até agora, foram marcados por Lukas Podolski, nascido em Gliwice, Polónia, residente na Alemanha desde os dois anos de idade. Marcou os dois golos da vitória contra o seu país natal, e também não festejou.
- Esta é a regra, não é a excepção: todos os avançados da Alemanha neste Euro nasceram fora do país ou têm ascendência estrangeira. Um deles é Mario Gómez, nascido em Riedlingen, de pai espanhol.
- Oliver Neuville, um dos veteranos da selecção e que há alguns anos está no Borussia Mönchengladbach, nasceu em Locarno, Suíça, de pai alemão e mãe italiana, e o seu apelido advém do avô belga.
- Miroslav Klose nasceu em Opole, Polónia. Vive na Alemanha desde os nove anos de idade, mas os seus pais são internacionais polacos (o pai em futebol, a mãe em andebol).
- Kevin Kurányi nasceu no Rio de Janeiro, Brasil, filho de pai alemão/húngaro e de mãe panamiana. Aos 15 anos de idade mudou-se para a Alemanha, onde começou a jogar no Estugarda, tendo feito a sua estreia pela Alemanha aos 21 anos.
- Mas há mais. David Odonkor nasceu em Bünde, na Alemanha, filho de pai ganês.
- Piotr Trochowski nasceu em Tczew, Polónia, mas fez toda a sua carreira em equipas alemãs.

Polónia
- Roger Guerreiro nasceu em São Paulo, Brasil, e naturalizou-se polaco no dia 17 de Abril de 2008, mesmo a tempo de ser seleccionado para o Euro. Chegou ao Légia de Varsóvia em 2006, após fazer carreira em clubes brasileiros, com uma passagem pelo Celta de Vigo. Marcou o único golo da Polónia no campeonato, até agora, no empate contra a Áustria.

Áustria
- O outro golo desse jogo entre os anfitriões do Euro e a Polónia foi marcado por Ivica Vastic, nascido em Split, Croácia, há 38 anos. Naturalizou-se autríaco em 1996, levando já 50 internacionalizações e 14 golos.
- Martin Karnik nasceu em Hamburgo há 21 anos, de pai austríaco, e fez toda a sua carreira de profissional no Werder Bremen. Nunca viveu na Áustria. Tem 29 internacionalizações e 5 golos em todos os escalões.
- Ümit Korkmaz nasceu em Viena, filho de pais turcos.
- György Garics nasceu em Szombathely, Hungria, e saltou para o Rapid Viena com apenas 14 anos de idade. Tornou-se internacional austríaco pela equipa sub-21 e já tem 33 internacionalizações em todos os escalões.
- Ronald Gercaliu nasceu em Tirana, Albânia, mas fez toda a sua carreira de profissional em clubes austríacos. Tem 11 internacionalizações.
- Ramazan Özcan nasceu em Hohenems, Áustria, filho de pais turcos.

Grupo C

Holanda
- Khalid Boulahrouz e Ibrahim Afellay nasceram na Holanda, filhos de pais marroquinos.

Itália
- Mauro Camoranesi nasceu em Tandil, Argentina, de ascendência italiana. Tornou-se internacional em 2003 e já leva 37 jogos pela selecção, com quatro golos marcados. Foi campeão do mundo em 2006.

França
- Steve Mandanda e Claude Makelele nasceram em Kinshasa, Zaire.
- Jean-Alain Boumsong nasceu em Douala, Camarões.
- Patrice Evra e Patrick Vieira nasceram em Dakar, Senegal.
- Lilian Thuram nasceu em Pointe-à-Pitre, Guadalupe.
- Florent Malouda nasceu em Cayenne, Guiana Francesa.

Grupo D

Espanha
- Marcos Senna nasceu em São Paulo, Brasil. Joga no Villarreal desde 2002 e naturalizou-se espanhol em 2006. Tem 11 internacionalizações.

Suécia
- Rami Shaaban nasceu na Suécia, filho de pai egípcio e mãe finlandesa.
- Daniel Majstorovic nasceu na Suécia, filho de pais sérvios.
- Zlatan Ibrahimovic nasceu na Suécia, filho de pai bósnio e mãe croata.

3 comentários:

Alexandre disse...

a sério ?
um gajo que se quere internacionalisar das ilhas faroé
mas para isso ele não pode ser seleccionado no próximo ano

llooll

Alexandre disse...

olha
ainda se pode votar no 1x2 ?

Cardoso disse...

Caro Alex, já jogaste no desafio desta semana :)

O prazo limite desta semana é no Domingo, às 17h00. Até lá, todos estão convidados a deixar as suas previsões.

Boa Sorte!