segunda-feira, 9 de junho de 2008

De borla não, obrigado (ou o lobby SportTv)

Ontem ao início da tarde, fazíamos mais uma abertura da Feira do Livro, e discutíamos a hipótese de o ecrã instalado ao fundo do Parque Eduardo VII passar não só os jogos da TVI (na véspera tinham dado o Suíça - Rep.Checa, pondo de lado a hipótese de darem só os de Portugal) como também os que apenas a SportTv vai transmitir. A publicidade à TVI anexa ao ecrã (e nenhuma da SportTv) não deixava grande margem para dúvidas, mas para quem ia estar até às 23h na Feira, nada como alimentar a esperança até às 17h e (não) ver para crer.

Nisto, um dos primeiros clientes ouve a conversa televisivó/futebolística, e pensando que estávamos apenas a discutir que jogos seriam transmitidos em que canal, dispara: «os jogos todos, só na SportTV. na TVI é só meias-finais e final.» Contrariámos prontamente o senhor, dizendo-lhe que não, que a TVI ia dar um jogo por dia, mas a forma pronta como entrou na conversa, a repetição exacta do slogan e a forma como não reagiu à nossa resposta, deixou-nos convencidos de que havia ali algo mais, sei lá, uma participaçãozinha no capital social da empresa ou coisa que o valha.

Mas hoje fiquei a perceber que há algo mais. Têm surgido vários artigos nos jornais com os locais onde podemos assistir aos jogos em ecrã gigante, e um deles aparece hoje no gratuito de referência Destak, no qual se diz assim:

«Nalguns casos, é possível ver, não só os jogos em que Portugal entra, mas mesmo todas as partidas - a maioria das quais transmitidas pelo canal de cabo SportTv.»

Sabendo que a TVI vai transmitir metade dos jogos da 1ª fase (um por dia) mais um (o de abertura) e todos os jogos das fases seguintes, não é preciso fazer contas para perceber que sim, a SportTV dá todos os jogos, mas a TVI vai transmitir mais de metade, uma maioria absoluta digamos.

Por isso, apenas um comentário: o povão não quer pagar para ver televisão, principalmente para ver canais com publicidade e para ver conteúdos que dantes eram gratuitos, mesmo com lobbys (ou lóbis).

Sem comentários: