sexta-feira, 30 de novembro de 2007

X marks the spot

A Bwin Liga é a liga dos empatas. Esta noite, V.Setúbal e Belenenses empataram 1-1. O Vitória apanha os de Guimarães e o Sporting, todos com 19 pontos no 3º lugar.

São nove as equipas da primeira divisão do futebol português que têm o empate como resultado mais repetido: as duas que hoje jogaram mais os últimos sete classificados. Acho que vou ao site do patrocinador do nosso campeonato fazer uma aposta múltipla no Naval - P.Ferreira, E.Amadora - Leixões e Nacional - Boavista.

domingo, 18 de novembro de 2007

Estavam em Roterdão, mas parecia Leiria

A Holanda atingiu a qualificação para o Europeu 2008 sem brilho, após uma vitória por 1-0 sobre o Luxemburgo. O golo de Koevermans foi suficiente, mas duas excelentes oportunidades desperdiçadas pelos luxemburgueses perto dos 90' podiam ter mantido viva a esperança da Bulgária, que ontem cumpriu o seu dever, vencendo a Roménia por 1-0.



Os dois empates com a Albânia acabaram por revelar-se fatais para as aspirações búlgaras, que apesar de apenas terem tido uma derrota (na Holanda), terão de esperar mais uns anos para voltar a participar numa competição internacional.

Grupo G
1. Roménia 26p./11j.
2. Holanda 26p./11j.
3. Bulgária 22p./11j.
4. Albânia 11p./11j.

Aí vai a Espanha


3-0 à Suécia e planos para o próximo Verão. Os suecos já sabiam que, em caso de derrota, poderiam deixar a qualificação para a última jornada, mas o empate com a Letónia em casa será suficiente.

Quem ainda poderá ocupar essa vaga é a Irlanda do Norte, que ontem derrotou a Dinamarca em casa por 2-1. Para isso terá de vencer a Espanha em Las Palmas e esperar por uma derrota da Suécia.

Engraçado ver as contas dos irlandeses: estão a 3 pontos da Suécia e em vantagem no confronto directo. Em penúltimo está a Islândia, que não conseguiu derrotar o Liechtenstein (empate em casa e derrota por 0-3 fora), mas que venceu duas vezes a Irlanda do Norte. Estes seis pontos dariam uma qualificação inédita à Irlanda do Norte, ou como assim se prova que é tão importante pontuar nos grandes jogos, como nos outros.

Grupo F
1. Espanha 25p./11j.
2. Suécia 23p./11j.
3. Irlanda do Norte 20p./11j.
4. Dinamarca 17p./11j.
5. Letónia 12p./11j.
6. Islândia 8p./11j.
7. Liechtenstein 7p./12j.

«England's saviour»


O salvador da Inglaterra: chama-se Omer Golan, é avançado, fez ontem o 6º jogo e o 1º golo pela selecção israelita. Aos 92' marcou o 2-1 frente à Rússia, derrotando a selecção de Guus Hiddink e entregando uma presença no Europeu 2008 à Inglaterra.

O empate também não servia aos russos, mas assim a selecção inglesa já nem tem de vencer a Croácia em Wembley, basta um empate. Os ingleses estiveram semanas a pedir um favor a Israel, agora vamos ver os russos a pedir um favor à Croácia...

Grupo E
1. Croácia 26p./11j.
2. Inglaterra 23p./11j.
3. Rússia 21p./11j.
4. Israel 20p./11j.

Na próxima quarta-feira:
Israel - Macedónia (17h00)
Andorra - Rússia (20h00)
Inglaterra - Croácia (20h00)

Para quando uma selecção de futebol da Irlanda?


A República da Irlanda só ganhou quatro dos 12 jogos que disputou nesta fase de qualificação: para além das duas vitórias sobre San Marino, ganharam em casa 1-0 ao País de Gales e à Eslováquia, num grupo que tinha Chipre, a República Checa e a Alemanha. Ontem, o árbitro inventou um penalty perto do fim para dar o empate ao País de Gales (2-2).

Para quando uma selecção única, como existe no râgueby? Enquanto a República da Irlanda baixa a cabeça e não se prevê uma qualificação num futuro próximo, a Irlanda do Norte venceu a Dinamarca e entra na última jornada com hipóteses de se qualificar.

Grupo D
1. República Checa 26p./11j.
2. Alemanha 26p./11j.
3. República da Irlanda 17p./12j.
4. País de Gales 14p./11j.
5. Chipre 14p./11j.

Se Chipre vencer os checos em casa, acaba em 3º lugar...

Que tal um Grécia - Turquia na Suíça?

A Grécia perdeu em casa 1-4 com a Turquia na quarta jornada desta fase de qualificação, mas aparte o empate na Noruega, ganhou todos os restantes jogos (incluindo um 0-1 na Turquia), ontem voltou a ganhar a Malta (5-0) e leva 7 pontos de avanço. Para quem não conseguiu o apuramento para o último Mundial, nada mal.



Ontem, jogou-se em Oslo o desafio que ditaria quem partia em vantagem para se juntar aos gregos: depois do golo da Noruega aos 12', Emre (31') e Nihat (59') mostraram que não querem ficar pela 3ª vez consecutiva a ver um campeonato internacional pela televisão. A Turquia terá apenas que vencer a Bósnia em casa: os bósnios andaram na luta pelo apuramento, mas derrotas nos últimos quatro jogos deixaram-nos a oito pontos do 2º lugar.

O jornalista do Eurosport dizia ontem que a Noruega não vai a um Europeu há oito anos (não se apuraram para o Euro 2004): o que é o mesmo que dizer que Portugal não vai à final de um Europeu há quatro anos. E não é desta que os nórdicos lá vão. Estou desejoso de ver um Grécia - Turquia nos alpes.

Grupo C
1. Grécia 28p./11j.
2. Turquia 21p./11j.
3. Noruega 20p./11j.
4. Bósnia-Herzegovina 13p./11j.

«Another Scottish sob story»


A página "internacional" do Eurosport, que apenas vê as ilhas britânicas à frente, chora a derrota caseira da selecção escocesa, resultado que qualificou a França e a Itália para o Euro 2008.

James McFadden, que aos 80' falhou o 2-1 que daria a qualificação à Escócia acusa o árbitro Manuel Mejuto Gonzalez: «We was robbed». Quem fala assim não é gago, mas podia jogar melhor à bola. O empate também não servia aos escoceses, mas quem atacava perto dos 90' eram os italianos, e numa disputa de bola, uma falta do avançado italiano é assinalada ao contrário. Pirlo centra para a cabeça do inevitável Panucci, que meteu a bola lá dentro: fazia-se a festa em Itália e em França. Os dois finalistas do último Campeonato do Mundo poderão acertar contas na Áustria e na Suíça no próximo Verão.

Grupo B:
1. Itália 26p./11j.
2. França 25p./11j.
3. Escócia 24p./ 12j.
4. Ucrânia 16p./11j.
5. Lituânia 13p./11j.
6. Geórgia 10j./11j.
7. Ilhas Faroé 0p./11j.

A Lituânia ainda pode acabar em 4º, ou em 6º, dependendo dos resultados da próxima quarta-feira. Espanta é a atitude dos escoceses, que nunca estiveram a ganhar à Itália no jogo de ontem: se acabassem empatados, a Itália apenas precisaria de empatar com as Ilhas Faroé para ser apurada...

«Portugal vence Arménia e já está quase no Euro!»

Assim diz o 24 Horas de hoje na capa. Se pensarmos que esta foi a penúltima jornada de qualificação para o Europeu 2008, é de facto um enorme feito, já quase estarmos lá...

Foi um jogo muito interessante: os primeiros 40 minutos foram passados a ler o Público (mais O Inimigo Público que o resto da edição de 6ª), ao 41º o Hugo Almeida pensou que estava com a camisola alternativa do Werder Bremen e marcou um golo, e uma hora depois o jogo acabou. De certeza que os jornais desportivos de hoje ocuparam várias páginas com o rescaldo do jogo, mas uma frase bastava.

Ainda tinha aquela esperança de que os nossos amigos de leste iriam ajudar a selecção portuguesa (e os directores dos jornais desportivos na sua escolha de título de capa), impedindo a Finlândia e a Sérvia de ganharem em casa, mas era pedir muito. Até porque nevou tanto em Belgrado que tiveram de adiar o jogo com o Cazaquistão para hoje, e entretanto já o adiaram novamente para o próximo Sábado. O Azerbaijão até marcou primeiro em Helsínquia, aos 63', mas os finlandeses ainda estão com vontade de estragar a festa portuguesa e dois golos aos 79' e 86' fazem com que uma vitória finlandesa no Porto na próxima quarta-feira os possa levar ao Euro 2008. Este resultado eliminaria Portugal, mas abriria as portas da qualificação à Sérvia, que nesse caso teria "apenas" de derrotar a já qualificada Polónia em casa (este jogo decorrerá ao mesmo tempo que o Portugal - Finlândia) e vencer o Cazaquistão três dias depois, quando tudo o resto estiver decidido.

A Polónia é que já lá está, com uma ajudinha da selecção belga, que hoje em dia pertence à 3ª divisão do futebol europeu, e com dois golos do seu avançado Smolarek.

Grupo A
1. Polónia 27p./13j.
2. Portugal 26p./13j.
3. Finlândia 23p./13j.
4. Sérvia 20p./12j.
5. Bélgica 15p./13j.

Na 4ª feira jogam:
Arménia - Cazaquistão (15h00)
Azerbaijão - Bélgica (17h00)
Sérvia - Polónia (19h45)
Portugal - Finlândia (19h45)

E fica a faltar esse Sérvia - Cazaquistão, no próximo Sábado.

domingo, 11 de novembro de 2007

Liga Vitalis (10ª jornada)

Num dia de quatro empates, o vencedor da jornada foi o Olhanense, que subiu de 9º para 5º, estando agora a apenas três pontos do 1º lugar. A vitória (0-1) em Santa Maria da Feira ajudou os de Olhão a consolidar o seu lugar nos 11 primeiros, ao que também ajudou a outra vitória fora de casa registada hoje, a do Freamunde em Portimão (0-2).

Assim, cinco pontos apenas separam o 1º (Vizela, 19 p.) do 11º (Freamunde, 14 p.) e o 12º (Feirense) já surge cinco pontos mais atrás, com o Penafiel (2 p.) cada vez mais último.

O futebol é só um desporto



«Agente esplode un colpo - Morto tifoso della Lazio»

Este rapaz chamava-se Gabriele Sandri, tinha 26 anos. Morreu a caminho de um jogo de futebol.

Para a posteridade



Continuo a ser da opinião de que, na Liga dos Campeões, um Liverpool - Besiktas tem mais interesse que um Nancy - Hamburgo.

1 ano sem perder



Sim, empatar hoje com o Boavista será um excelente resultado.

sábado, 10 de novembro de 2007

Estugarda 3-1 Bayern Munique

Pontapé na crise.



Após perderem 4-2 em Lyon e ficarem afastados da próxima fase da Liga dos Campeões, quando ainda faltam duas jornadas da fase de grupos, os jogadores do Estugarda disseram que o jogo contra o Bayern não podia vir em melhor momento. E assim foi.

Desde 2004 que o Bayern não sofria três golos numa parte, mas Mario Gomez (10' e 42') e Bastürk (30') despacharam o assunto logo nos primeiros 45 minutos e o golo de Luca Toni perto do fim foi uma mera consolação. O Estugarda sobe para 8º lugar, com 19 pontos, e a confiança de novo em alta. O Bayern continua em primeiro (28 p.), mas agora com o Werder Bremen e o Hamburgo a apenas um ponto, e sem Lúcio na próxima jornada, expulso aos 70'.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Este gajo é doido



Só agora vi a entrada de Binya no jogo de Glasgow. Jogar com raça, sim senhor, mas isto não se faz nem áqueles putos mimados que jogam nos torneios por essa Lisboa fora.

sábado, 3 de novembro de 2007

Leixões 3-0 Sp. Braga

Jorge Costa saiu, João Pinto voltou, e o Leixões matou o borrego.

Nem de propósito, Jorge Valdano escreve hoje assim, n'A Bola:
«Quando um clube não sabe o que quer, as equipas não sabem a que jogam. O exemplo é o Valência. Quique foi destituído e não se sabe se por causa da sua personalidade, se pelos resultados ou pelo jogo. Entretanto, os dirigentes duvidavam entre oferecer o cargo a Mourinho, Lippi ou Koeman (dava a impressão de que importava mais a celebridade do que o estilo). Nenhum responsável do Valência clarificou qual era o objectivo da mudança.»

Se Valdado escrevesse sobre o futebol português, talvez substituiria as palavras Valência por Sporting de Braga, e Quique por Jorge. E, talvez, há algum tempo, escrevesse o mesmo, mas com o nome Jesualdo.

Coerência, meus amigos...

«O FC Porto até marcou primeiro - na primeira jogada de perigo que criou, beneficiando da cerimónia adversária para afastar a bola, de um fora-de-jogo claro que o auxiliar deixou passar e ainda de um erro de Costinha

Hugo Vasconcelos, in A Bola 03/11/07

«Costinha (6) - Sem qualquer culpa no golo sofrido, acabou por ter muito menos trabalho do que uma noite passada no Dragão faria supor. Nunca comprometeu

Germano Almeida, in A Bola 03/11/07

Se estiverem a precisar de quem reveja os textos antes de serem publicados, eu estou disponível!

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

São Paulo FC - Campeão Brasileiro



Os Golos

A Festa

São Paulo campeão Brasileiro, a 4 jornadas do fim.

1. São Paulo 34 73
2. Santos 34 58
3. Flamengo 34 55
4. Palmeiras 33 55
5. Cruzeiro 33 54