quinta-feira, 19 de julho de 2007

Campeonato da Europa sub-19 feminino

Dinamarca 0-1 Alemanha

As campeãs começaram bem a defesa do título.

Islândia 0-5 Noruega

Ui, isto anda mal para as selecções organizadoras...

Polónia 1-1 Inglaterra

Depois de a Polónia ter estado em vantagem quase todo o jogo através de um auto-golo, a Inglaterra empatou no quarto minuto de compensação, deixando tudo em aberto.

Espanha 0-1 França

A França está em 1º no grupo com um golo a dez minutos do fim.

Campeonato do Mundo de sub-20 (1ª meia-final)

Áustria 0-2 República Checa



Dois golos nos primeiros quinze minutos e depois controlar até ao fim. A Áustria deu-se melhor a jogar com os favoritos do que com os checos, que conseguiram aqui apenas a 2ª vitória nos 6 jogos que fizeram até agora, mas estão na final de Domingo.

Taça da Ásia 2007 (fase de grupos)

A Taça da Ásia 2007 é a primeira competição de selecções a ser organizada em conjunto por quatro países (Indonésia, Malásia, Tailândia e Vietname), tendo as quatro selecções ficado divididas pelos grupos da primeira fase, que decorreram cada um em seu país.



Grupo A
Austrália 1-1 Oman
Tailândia 1-1 Iraque
Iraque 3-1 Austrália
Oman 0-2 Tailândia
Oman 0-0 Iraque
Tailândia 0-4 Austrália

1. Iraque 5p.
2. Austrália 4p.
3. Tailândia 4p.
4. Oman 2p.


O grande destaque vai para o Iraque, que derrotou a Austrália, alcançando o 1º lugar do grupo, e obrigando os australianos a derrotar (foi mais humilhar) os anfitriões tailandeses.


Grupo B
Japão 1-1 Qatar
Vietname 2-0 EAU
EAU 1-3 Japão
Qatar 1-1 Vietname
Vietname 1-4 Japão
Qatar 1-2 EAU

1. Japão 7p.
2. Vietname 4p.
3. EAU 3p.
4. Qatar 2p.


Aqui o destaque vai para o Vietname, única das quatro selecções anfitriãs que conseguiu a passagem à próxima fase. Isso não evitou que também levassem 4 na última jornada, onde até o golo que marcaram foi auto-golo, o que não impediu a festa...


Grupo C
Irão 2-1 Usbequistão
Malásia 1-5 China
China 2-2 Irão
Usbequistão 5-0 Malásia
Malásia 0-2 Irão
Usbequistão 3-0 China

1. Irão 7p.
2. Usbequistão 6p.
3. China 4p.
4. Malásia 0p.


Três golos nos últimos 20 minutos do jogo deram ao Usbequistão a passagem à próxima fase, e deixaram os chineses de fora, que tinham feito um campeonato perfeito até então, e teriam passado se o empate se mantivesse. O Irão não entrou em goleadas mas controlou o grupo de modo a terminar em 1º e os anfitriões malaios safaram-se com apenas 12 golos sofridos...


Grupo D
Coreia do Sul 1-1 Arábia Saudita
Indonésia 2-1 Bahrain
Bahrain 2-1 Coreia do Sul
Arábia Saudita 2-1 Indonésia
Indonésia 0-1 Coreia do Sul
Arábia Saudita 4-0 Bahrain

1. Arábia Saudita 7p.
2. Coreia do Sul 4p.
3. Indonésia 3p.
4. Bahrain 3p.


O Bahrain tinha hipóteses de passar, mas a Arábia Saudita não facilitou. No outro jogo, a Indonésia não conseguiu o empate que lhe seria suficiente, e um golo chegou para a Coreia do Sul disfarçar o péssimo resultado da 2ª jornada e chegar aos quartos-de-final.


Sábado e Domingo:
Japão - Austrália
Iraque - Vietname
Irão - Coreia do Sul
Arábia Saudita - Usbequistão

Com esta combinação de resultados, mais nenhuma selecção jogará em casa, porque o Vietname jogará os quartos-de-final na Tailândia, e se eliminar o Iraque, jogará com o vencedor do Irão-Coreia do Sul na Malásia, sendo que os últimos dois jogos (final e 3º/4º) serão na Indonésia...

Previsões: nem por isso...

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Campeonato da Europa sub-19 (2ª jornada)

Espanha 1-1 Portugal


Áustria 1-1 Grécia


Grupo A
1. Espanha 4p.
2. Grécia 4p.
3. Portugal 1p.
4. Áustria 1p.

O empate com a Espanha nem é um mau resultado em si, mas com a derrota na 1ª jornada, voltamos a ter um cenário em que basta um empate entre os dois primeiros na última jornada para ambos passarem. Será que Portugal vai ganhar 4-0 à Áustria e a seguir vamos estar a falar de resultados combinados e que a UEFA só nos anda a tramar e tal? Ou será que o sr. Couceiro já nos ensinou a todos o que não fazer?

Rússia 2-6 Sérvia


Alemanha 1-1 França


Grupo B
1. França 4p.
2. Alemanha 4p.
3. Sérvia 3p.
4. Rússia 0p.

Mais uma vez, um jogador francês foi expulso (63'), mas apesar de terem estado a perder desde os 5', foi só quando já estavam a jogar com 10, aos 72', que a França empatou, num belo remate de pé esquerdo bem dentro da área após a cobrança de um canto. Apesar de terem tido oportunidades de chegar à vitória, este empate deixa os franceses bem colocados para passar à próxima fase, dado que defrontam na última jornada a única equipa que já está eliminada, a Rússia. O Sérvia-Alemanha vai ser um mata-mata.

Previsões: Espanha-França na final e uma revolução no futebol jovem português.

Geovanni no Manchester City



«“Playing in England has been an ambition of mine, I watched a lot of Premier League games when I was at Benfica and now that I’m here I just want to start playing.”

The 27-year-old has a moment in his locker that will automatically endear himself to City fans – his diving headed goal at the Lisbon’s Stadium of Light levelled the tie that saw Manchester United knocked out of the Champions League two seasons ago.

“That was a special night for me and for Benfica, and I’m hoping to get more goals like that now that I’m here at City,” Geovanni adds.»

Ainda não há fotos de Geovanni no seu novo clube. Mas o primeiro brasileiro a jogar no Manchester City traz recordações de outros jogos...

Forlán no Atlético de Madrid



Ui, o que é que vai sair daqui...

Ricardo no Bétis



«Vir para o Bétis foi um desafio e um sonho que tinha. A Liga espanhola é das melhores do mundo se não a melhor»

«não podemos comparar os dois clubes. O historial do Sporting não se compara com o do Bétis. Agora, não sei se o Bétis jogasse em Portugal em que lugar que ficava. De certeza absoluta não ficava no lugar em que terminou na Liga espanhola.»

Vai-se a ver e o Ricardo foi para o Bétis para ser campeão português - é capaz de dar equivalência, daqui a uns anos, quando isto for tudo Espanha.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Inter 3-0 China (selecção olímpica)



1º jogo treino da pré-época para os campeões italianos.

Inter: Toldo (Orlandoni 58); Filippini, Fatic, Materazzi (Samuel 46), Maxwell (Pedrelli 46); Maaroufi, Bolzoni, Filkor (Slavkovski 78), Stankovic (Solari 46); Cruz (Adriano 46), Suazo (Balotelli 46).
Suplente não utilizado: Tornaghi.

Golos: Cruz (pen) 34, Solari 59, Adriano 60.

Giuly na Roma



2 pontos para a Liga Italiana.

A foto do torneio

A los tres mosqueteros les falló la estocada


«Juan Román Riquelme, Lionel Messi y Carlos Tevez, convertidos en los 'Tres mosqueteros' de Argentina que liquidaban a cuanto rival se les cruzaba en la Copa América, fallaron en la estocada final y cayeron a manos de Brasil, que goleó a los albicelestes 3-0 en Maracaibo (oeste) para ganar el torneo de Venezuela-2007.»

Artigo completo aqui.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Diego no Atlético Madrid



Lembram-se dele, a marcar o golo do Sp. Braga em Parma? Este ano, o Atlético já não o vai emprestar. Outra grande equipa que se está em formar em Madrid.

Abidal no Barcelona



Mais 2 pontos para a Liga Espanhola.

Saviola no Real Madrid

E esta, hein?



Ou sai daqui uma super equipa, ou a anedota do ano. Tudo depende de Schuster...

José Couceiro, o homem da 5ª dimensão

Demissão: «Não vejo motivos para isso acontecer. Os sub-21 não foram tão longe como todos gostaríamos, mas ainda assim fizemos a terceira melhor classificação de sempre da selecção de sub-21. Quanto aos sub-20, evidentemente que saímos mal. Mas atingimos o objectivo que tinha sido traçado, que era chegar aos oitavos-de-final»

Zequinha: «Tenho conhecimento de que vai ser aberto um processo. Por isso, não vou comentar. Eu próprio fui buscar o jogador dentro do campo. Se há um inquérito, responderei na altura. Naquele momento Portugal estava à procura do golo do empate. Qualquer acção para queimar tempo, beneficia sempre a equipa adversária»

Como podemos ver, na dimensão paralela em que José Couceiro vive (e onde ele crê que todos nós vivemos), os objectivos da selecção sub-21 foram atingidos (apesar de não ter passado a fase de grupos nem de ter obtido a qualificação para os Jogos Olímpicos), os da sub-20 também (apesar de apenas ter ganho à Nova Zelândia, um país que não tem uma equipa profissional de futebol, e de ter perdido os restantes jogos) e o único problema da atitude de Zequinha foi a de ter perdido tempo (ou seja, se Portugal estivesse a ganhar, já era uma atitude válida...).

Quem é que vai ter coragem de dar emprego a este senhor?

Campeonato da Europa sub-19 (1ª jornada)

Grécia 1-0 Portugal

Está a ser um mau Verão para os jovens tugas...

Áustria 0-2 Espanha

As esperanças de um bom reultado para os anfitriões desapareceram com dois exemplos de como não defender, no início da 2ª parte.

Alemanha 3-2 Rússia

Marcar dois golos cedo e depois controlar a ofensiva russa.

França 5-2 Sérvia

22', um jogador francês expulso, penalti para a Sérvia e 0-1. 12 minutos depois, 0-2. A França empatou ainda durante a 1ª parte, e juntou mais três na 2ª, sempre com um a menos. Ainda há quem diga que o futebol não é bonito.

Campeonato do Mundo sub-20 (quartos-de-final)

Áustria 2-1 EUA (a.p.)


Momento do jogo: no final da 1ª parte do prolongamento, uma falta do defesa Anthony Wallace leva-o mais cedo para os balneários e do livre directo consequente sai o 2-1 para a Áustria. Já não sobra ninguém do grupo da morte, depois da eliminação dos EUA.

República Checa 1-1 Espanha (4-3 a.g.p.)

A República Checa volta a eliminar um favorito nos penaltis. Faltou à Espanha a vontade de arrumar a questão e os checos completam a mais improvável das meias-finais, com a Áustria.

Chile 4-0 Nigéria (a.p.)

A Nigéria tropeçou, mas o Chile já provou ser uma equipa cheia de raça e com vontade de ganhar. Depois de 90' em que ninguém quis errar, o deslize surgiu aos cinco minutos do prolongamento, quando um jogador chileno voltou a colocar a bola na área adversária, depois de um livre, e um jogador nigeriano não acompanhou os colegas na linha do fora-de-jogo. Foi só encostar e a partir daí a Nigéria entrou em desespero. A morte do artista surgiu pouco depois, quando uma falta dentro da área deu um penalti ao Chile e uma expulsão à Nigéria. Mais dois golos em contra-ataque e uma goleada improvável dão a hipótese ao Chile de chegar à final. Basta eliminar a Argentina...

Argentina 1-0 México

Aquele que em teoria era o jogo mais equilibrado dos quartos-de-final foi o único que não foi a prolongamento: a Argentina marcou no final da 1ª parte e aguentou a vantagem até ao fim. Todos os outros favoritos não fizeram pela vida e talvez venha daqui a alegria argentina que lhes faltou na Copa América...

Copa América 2007 (final)

Brasil 3-0 Argentina


Aqui se decidiu o jogo: 1-0 para o Brasil, Riquelme remata forte dentro da área e a bola vai ao poste. Logo a seguir, auto-golo de Ayala faz o 2-0.



A Argentina foi a melhor equipa da Copa América 2007 durante os primeiros 5 jogos, o Brasil fez o suficiente pra chegar à final e aí decidir as coisas. A história do costume.

Copa América 2007 (3º e 4º lugar)

Uruguai 1-3 México

Ficou a ideia de que o México tinha mais experiência e a utilizou no momento certo. O grande campeonato de Diego Forlan não chegou para lhe dar um lugar no pódio.

Campeonato do Mundo sub-20 (oitavos-de-final, 2ª parte)

Chile 1-0 Portugal

José Couceiro: dois Campeonatos, 8 jogos, duas vitórias, dois empates, quatro derrotas e aquela sensação de "mas o que é que este gajo anda aqui a fazer?". O meu conselho: que mude de ramo e vá vender queijos ou assim.
Já agora, alguém devia ter dito ao Zequinha que ele não estava a jogar no Allstars em Pina Manique, mas no Campeonato do Mundo de sub-20, de onde podia ter saído com um contrato milionário: talvez a melhor forma de impressionar os responsáveis dos clubes não tenha sido aquele fantástico roubo de cartão, seguido de uma incrível choradeira, a juntar à impressionante marca de zero golos em quatro jogos, sendo ele o nº9 da selecção...

Zâmbia 1-2 Nigéria

Serviços mínimos.

Argentina 3-1 Polónia

Argentina no seu estilo habitual, surpreendida pelo golo da Polónia, aos 33'. A partir daí chegaram-se à frente, com o empate ainda na 1ª parte e a super estrela Sergio Aguero a marcar dois golos fantásticos para resolver a questão. Só tenho pena que o encontro com o Chile não seja na final...

México 3-0 Congo

Serviços mínimos II.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Campeonato do Mundo sub-20 (oitavos-de-final, 1ª parte)

Muito equilíbrio, três prolongamentos e um desempate por grandes penalidades em quatro jogos, e o adeus do Brasil.

Áustria 2-1 Gâmbia

Um jogador da Gâmbia foi expulso aos 43', quando ainda estava 0-0 e a partir daí a Áustria controlou o jogo. Fizeram o 1-0 e depois do empate ter surgido a meio da 2ª parte, marcaram o golo que lhes deu a passagem aos quartos-de-final aos 81'. Afinal, até se consegue jogar bem e marcar golos à Gâmbia quando se está a jogar com um a mais...

EUA 2-1 Uruguai (a.p.)

Quando Luis Suarez marcou aos 73', parecia que os EUA já não iam ter força para recuperar, mas mostraram porque ficaram em 1º no grupo mais difícil: uma jogada de insistência provocou um auto-golo a 3 minutos do fim e a confirmação da passagem à próxima fase veio a meio do prolongamento, num jogo em tiveram o maior domínio. Aqui, acertei na previsão.

Espanha 4-2 Brasil (a.p.)

O Brasil esteve a ganhar 2-0 (aos 39' e 41') mas a Espanha reagiu logo a seguir (43') e controlou a 2ª parte em busca do empate. Ele viria a surgir aos 84' e a partir daí já não perderam o andamento. O terceiro golo surgiu a meio do prolongamento e depois de um jogador brasileiro ter sido expulso, acabaram por marcar o quarto mesmo no final. Aqui também acertei, foi um grande jogo :)

Japão 2-2 República Checa (3-4 a.g.p.)

Depois de terem chegado ao 2-0 e de aparentemente estarem garantidos na próxima fase, o Japão sofreu dois golos de penalti aos 74' e 77', viram um jogador checo ser expulso pouco depois e não conseguiram evitar que o jogo chegasse ao fim sem mais golos. No desempate, falharam à 1ª tentativa e nunca mais recuperaram.
Aqui, não acertei. Teria sido um grande jogo, Japão-Espanha. Vamos ver a réplica que os checos dão.

Copa América 2007 (2ª meia-final)

México 0-3 Argentina





Mais uma vez, a Argentina deus os primeiros 45 minutos ao adversário, e na 2ª parte arrumou o assunto. Quem diria, uma final Argentina-Brasil?

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Pepe no Real Madrid



É só impressão minha ou nesta pré-época está tudo doido?

Copa América 2007 (1ª meia-final)

Uruguai 2-2 Brasil (4-5 a.g.p.)






Não foi um penalti, foi uma série deles.
O Brasil esteve a vencer 1-0 e 2-1 e o Uruguai conseguiu empatar. Depois de Robinho ter marcado e de Diego Forlan ter falhado, nas primeiras grandes penalidades para cada lado, chegaram empatados 4-4 ao final das 5 primeiras. À 6ª tentativa, o Brasil falha e Pablo Garcia teve a oportunidade de colocar o Uruguai na final. Acertou na trave. Logo a seguir, Gilberto marcou e o Uruguai voltou a falhar, com a defesa de Doni a ser contestada pelos uruguaios, reclamando que ele estava muito para além da linha de golo no momento do remate. O golo contou. Tudo encaminhado para um Argentina-Brasil na final.