quarta-feira, 11 de julho de 2007

Campeonato do Mundo sub-20 (fase de grupos)

Muitas surpresas, bons jogos, tremendos erros de casting e muita expectativa

Grupo A
Canadá 0-3 Chile
Congo 1-1 Áustria
Áustria 1-0 Canadá
Chile 3-0 Congo
Canadá 0-2 Congo
Chile 0-0 Áustria

O Chile controlou o grupo, com a Áustria a assegurar o 2º lugar e o Congo a também passar à próxima fase. A grande decepção do torneio: os anfitriões Canadá, com 3 derrotas, zero golos marcados e seis sofridos.


Grupo B
Jordânia 1-1 Zâmbia
Espanha 2-2 Uruguai
Uruguai 1-0 Jordânia
Zâmbia 1-2 Espanha
Espanha 4-2 Jordânia
Uruguai 0-2 Zâmbia

Depois de ter estado a perder 2-0 com o Uruguai no 1º jogo, a Espanha empatou no último minuto com um chapéu ao guarda-redes e venceu os restantes 2 jogos, assegurando tranquilamente o 1º lugar. Essa tranquilidade desapareceu quando se aperceberam que o Brasil não foi além dum 3º lugar no seu grupo, e que serão eles os seus adversários na próxima fase. A Zâmbia, com uma vitória sobre o Uruguai na última jornada, garantiu o 2º lugar, mas os sul-americanos também avançaram.


Grupo C
Portugal 2-0 Nova Zelândia
Gâmbia 0-3 México
Nova Zelândia 0-1 Gâmbia
México 2-1 Portugal
Portugal 1-2 Gâmbia
Nova Zelândia 1-2 México

O grupo de Portugal deu 3 vitórias limpinhas ao México. Foi triste ver Portugal jogar, principalmente no último jogo, em que os jogadores portugueses desligaram a partir do golo marcado. Foi muito triste ouvir os comentadores dizer, já depois de a Gâmbia estar a jogar com menos um e quando a selecção africana já ganhava, que a «dada a qualidade menos conseguida da Gâmbia, é para eles mais fácil destruir que construir», quando nós passámos mais de 20 minutos a trocar a bola entre os defesas e depois a chutá-la lá para a frente. Só faltou apelidá-los de jogo cínico... Com 3 pontos, marcámos um encontro com o Chile.


Grupo D
Polónia 1-0 Brasil
Coreia do Sul 1-1 EUA
EUA 6-1 Polónia
Brasil 3-2 Coreia do Sul
Brasil 1-2 EUA
Polónia 1-1 Coreia do Sul

Vi a 2ª parte do Coreia do Sul - EUA e fiquei maravilhado com o jogo dos coreanos: rápido, boas jogadas de ataque, muita luta e eram os meus favoritos para o 1º lugar do grupo, principalmente depois de saber da derrota do Brasil. Mas no 2º jogo o Brasil não deu hipóteses, e a Polónia jogou "à Paraguai" com os EUA, encaixando 6 golos. Na última jornada, mais um terrível jogo dos brasileiros deu o 1º lugar aos EUA (7 pontos) e a Coreia do Sul não conseguiu derrotar os polacos, acabando em último e eliminados do Campeonato. O Brasil foi o quarto melhor 3º classificado, o último lugar que dava acesso aos oitavos-de-final, apenas ultrapassando a Costa Rica em golos marcados...


Grupo E
Coreia do Norte 0-0 Panamá
Argentina 0-0 República Checa
República Checa 2-2 Coreia do Norte
Panamá 0-6 Argentina
República Checa 2-1 Panamá
Argentina 1-0 Coreia do Norte

Espantosa exibição de Luis Mejia no 1º jogo: o guarda-redes do Panamá, de apenas 16 anos de idade, veio a provocar a eliminação da Coreia do Norte (se tudo permanecesse igual, teria ficado o Brasil de fora...). Argentina a controlar e a República Checa a garantir a passagem sem derrotas.


Grupo F
Japão 3-1 Escócia
Nigéria 1-0 Costa Rica
Costa Rica 0-1 Japão
Escócia 0-2 Nigéria
Japão 0-0 Nigéria
Escócia 1-2 Costa Rica

A outra equipa que me impressionou foi o Japão, que fez um jogo espantoso com a Escócia (como é que os escoceses chegam a esta fase final? Portugal passou 20 minutos a mandar a bola lá para a frente, eles estiveram o jogo todo), e que cumpriu a minha expectativa de ficar em 1º. A Nigéria apenas ficou em 2º pelos golos marcados e a Costa Rica ficou a um golo de seguir em frente.


A partir de hoje:
Áustria-Gâmbia vão jogar com EUA-Uruguai
Espanha-Brasil com Japão-República Checa
Chile-Portugal com Zâmbia-Nigéria
Argentina-Polónia com México-Congo

Grande jogo dos oitavos: Espanha-Brasil. Que vai dar um grande jogo nos quartos, com o Japão. Que vai dar um grande jogo nas meias-finais, com os EUA.
Grande jogo nos quartos entre a Argentina e o México. Grande jogo nas meias, com a Nigéria. Portugal? Não, obrigado.

2 comentários:

Luís Rodrigues disse...

Deste Campeonato apenas vi um jogo, e que jogo... Gâmbia 2 - Portugal 1.
Só tenho uma coisa a dizer: "Couceiro, o que é que ainda estás aí a fazer?"

Cardoso disse...

É o verdadeiro injustiçado, ninguém reconhece o valor dele
:P