Como anunciado, eis mais uma jornada em grande formato, com grandes duelos, dérbis, Liga dos Campeões, Liga Europa e campeonato a meio da semana. Começamos pelo teste decisivo à candidatura do Sp.Braga ao título de campeão nacional. Jorge Jesus e o Benfica assistem do sofá ao encontro do Dragão, e provavelmente torcem por um empate para ganhar 4 pontos aos adversários directos. Só que empatar significa que os campeões nacionais ficam a nove pontos dos dois líderes, a apenas dez jornadas do fim. E o Braga não só não perde (para o campeonato) desde o início de Novembro, como está numa série de seis vitórias (incluindo a recepção ao Sporting).
Passamos para Inglaterra, onde encontramos duas equipas em grande forma. O Man.Utd vem de uma vitória em casa do Milan, e de cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos, onde tem um registo de 19-5 em golos. O Everton vem de uma vitória sobre o Sporting, e aquela derrota com o Liverpool há duas semanas foi a única dos últimos onze jogos (para o campeonato).
Para além da luta (a três) pelo título, a outra grande disputa pela conquista do 4º lugar, que deixa essa equipa com um pé e meio na Liga dos Campeões da próxima época. O Liverpool parecia morto e enterrado, mas Rafa Benítez aguentou-se (não se sabe muito bem como) e nas últimas semanas conseguiu dar alguma esperança aos adeptos: as Taças e a Liga dos Campeões já lá vão, mas nos últimos sete jogos somou 11 pontos para o campeonato e colocou-se em vantagem nos 16-avos da Liga Europa, perdendo apenas frente ao Arsenal, fora. O 4º lugar já está a apenas um ponto, e quem lá mora agora é o Man.City, adversário desta semana. Não se pode dizer que o reinado de Mancini tenha sido pacífico (já perdeu 3 jogos, em 13) e empatou os últimos dois, incluindo a recepção ao Stoke City, para a Taça. No entanto, o registo em casa é impressionante: 18 vitórias e 4 empates desde Abril.
O equilíbrio no topo da Bundesliga na primeira fase da temporada transformou-se numa corrida a três, com um Leverkusen a tentar chegar ao 1º título da sua história, o Bayern numa impressionante recuperação, e o Schalke atento, três pontos atrás dos líderes. O jogo grande da jornada é um sério teste a um Bayer Leverkusen que se mantém invicto, e que está totalmente concentrado no campeonato (apenas dois pontos perdidos depois da pausa de Inverno): a deslocação a Bremen fá-los encontrar uma equipa que, depois de quatro derrotas seguidas em Janeiro, regressou às vitórias (três), terminando com uma humilhação ao Hannover, fora (1-5).
Um dos jogos mais intrigantes do fim-de-semana chega-nos de Espanha. O Maiorca é a equipa europeia que melhor interpreta a vantagem de jogar em casa: 10 jogos para o campeonato esta época, 10 vitórias. As últimas três vítimas foram o At.Bilbao, o Dep.Corunha e o Villarreal, que nem sequer conseguiram marcar um golo. Se o desempenho fora de casa fosse minimamente bom, estariam a lutar pelo título, mas apenas uma vitória em 10 jogos fora do seu estádio deixa os maiorquinos a lutar pelo 4º lugar, que está neste momento a dois pontos de distância. E é precisamente o Sevilha, o próximo a passar por Maiorca, que lá está agora. Os sevilhanos têm-se mostrado uma equipa de tudo ou nada: vêm de 16 jogos sem empates, igualmente divididos por vitórias e derrotas.
De Itália chega-nos um jogo entre um Bolonha que não perde há seis jogos, tem um Marco Di Vaio em grande forma (nove golos, tantos como Gilardino ou Ronaldinho) e tenta definitivamente afastar-se da zona de despromoção (o Livorno está cinco pontos atrás), frente a uma Juventus que conseguiu não perder nos últimos quatro jogos (empatou dois e depois venceu dois) e que não pode deixar Nápoles e Sampdoria fugir (ambos um ponto acima, a dividirem o 4º lugar).
Vamos de seguida a três campeonatos dos quais temos andado afastados nos últimos tempos. Começamos pela Roménia, e para o regresso da liga após dois meses de paragem. Seis equipas estão separadas no topo por apenas quatro pontos, e dois dos três líderes encontram-se esta 2ª feira. O Cluj subiu de forma depois da saída de António Conceição, não evitando a eliminação da Liga Europa, mas ganhando os últimos três jogos do campeonato antes da interrupção. O campeão Unirea ganhou os últimos quatro jogos da Liga I, e vem uma derrota em Liverpool (1-0) que mantém a expectativa de alcançar a próxima fase da Liga Europa.
O Panathinaikos parece ter esta época uma equipa capaz de derrubar a hegemonia do Olympiakos, mas a derrota caseira (a 1ª desde Setembro) para o Kavala na última jornada reduziu a vantagem para apenas três pontos. Os jogadores já se redimiram entretanto, derrotando a Roma (3-2), mas esta semana têm novo teste, numa deslocação a Salónica. Fernando Santos volta a ter no PAOK uma equipa que mostra poder fazer algo mais, e uma vitória neste Domingo coloca-os a dois pontos da liderança, a sete jornadas do fim. O PAOK vem de oito vitórias e dois empates no campeonato, e de oito vitórias em casa, com apenas um golo sofrido.
Na Turquia, vamos ver o campeão em título Besiktas, que não consegue fazer melhor neste momento que o 5º lugar, a receber o líder Galatasaray (vem de cinco vitórias e dois empates, no campeonato). Os da casa já parecem ter deixado para trás uma série terrível sem vitórias (e cinco derrotas), que durou mais de um mês, até ao início de Janeiro, mas precisam de vencer este fim-de-semana para reduzir a desvantagem de oito pontos, e aumentar ainda mais a confusão no topo, onde também Fenerbahçe, Bursaspor, Kayserispor e Trabzonspor lutam pelo título.
Passamos para os estaduais brasileiros, e para dois grandes clássicos. Palmeiras e São Paulo estão a perder contacto com o G-4, as quatro equipas que vão disputar as meias-finais do Paulistão. O Palmeiras tem menos um ponto e vem de uma pesada derrota caseira com o São Caetano; o São Paulo está num melhor momento, e só perdeu um jogo (um outro clássico, com o Santos de Robinho) dos últimos oito.
Atlético e Cruzeiro reeditam o clássico Mineiro: após quatro jornadas, o Atlético ainda não perdeu (mas só venceu um jogo), o Cruzeiro perdeu com o Ipatinga, mas venceu os restantes. Não é um lugar nos oito primeiros que está em causa, é a rivalidade histórica, num duelo que trouxe um empate e uma vitória para cada lado nos últimos três encontros.
A divisão dos jogos da Liga dos Campeões permite-nos continuar a acompanhar esta semana a primeira ronda dos oitavos-de-final. Vamos acompanhar três jogos: o Estugarda quebrou uma série de cinco vitórias seguidas frente ao Hamburgo há uma semana, mas quer agora repetir a fórmula Quique Flores para derrotar o Barcelona; o Olympiakos vem de três vitórias, o Bordéus de duas (7-2 em golos), num confronto entre actuais campeões nacionais; o Inter - Chelsea dispensa apresentações.
Terminamos com um jogo em atraso do campeonato italiano. A Fiorentina está num péssimo momento de forma: vem de cinco derrotas e um empate, e está neste momento exactamente a meio caminho entre um lugar na Liga dos Campeões e a descida de divisão. A recepção ao Milan vai ajudar a perceber qual o objectivo para o resto da temporada, sendo que Beckham e companhia estão também na sua própria crise: apenas uma vitória nos últimos seis jogos, o Inter a nove pontos de distância, a continuidade na Liga dos Campeões dependente de uma vitória por dois golos em Manchester, e a Taça já lá vai. Golpe de misericórdia?
Prazo limite: Sábado (20/Fevereiro) ao meio-dia.
1. FC Porto - Sp.Braga
2. Everton - Man.Utd
3. Man.City - Liverpool
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen
5. Maiorca - Sevilha
6. Bolonha - Juventus
7. Unirea Urziceni - Cluj
8. PAOK - Panathinaikos
9. Besiktas - Galatasaray
10. Palmeiras - São Paulo
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro
12. Estugarda - Barcelona
13. Olympiakos - Bordéus
14. Inter - Chelsea
15. Fiorentina - Milan
11 comentários:
1. FC Porto - Sp.Braga 1
2. Everton - Man.Utd 2
3. Man.City - Liverpool 1X
4. W.Bremen - B.Leverkusen 2
5. Maiorca - Sevilha 1
6. Bolonha - Juventus 2
7. Unirea Urziceni - Cluj 1
8. PAOK - Panathinaikos 1X
9. Besiktas - Galatasaray X2
10. Palmeiras - São Paulo 2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 2
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 1
14. Inter - Chelsea 1X
15. Fiorentina - Milan X2
1. FC Porto - Sp.Braga 1
2. Everton - Man.Utd 2
3. Man.City - Liverpool 2
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen 2
5. Maiorca - Sevilha 2
6. Bolonha - Juventus 2
7. Unirea Urziceni - Cluj 2
8. PAOK - Panathinaikos 2
9. Besiktas - Galatasaray 1
10. Palmeiras - São Paulo 1
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 1
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 2
14. Inter - Chelsea 1
15. Fiorentina - Milan 2
1. FC Porto - Sp.Braga X
2. Everton - Man.Utd 2
3. Man.City - Liverpool 1
4. W.Bremen - B.Leverkusen X
5. Maiorca - Sevilha 2
6. Bolonha - Juventus 2
7. Unirea Urziceni - Cluj 1
8. PAOK - Panathinaikos 1
9. Besiktas - Galatasaray X
10. Palmeiras - São Paulo 2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 2
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 1
14. Inter - Chelsea 1
15. Fiorentina - Milan 2
1. FC Porto - Sp.Braga (1)
2. Everton - Man.Utd (2)
3. Man.City - Liverpool (1)
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen (1)
5. Maiorca - Sevilha (x2)
6. Bolonha - Juventus (2)
7. Unirea Urziceni - Cluj (X)
8. PAOK - Panathinaikos (1)
9. Besiktas - Galatasaray (1)
10. Palmeiras - São Paulo (1)
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro (2)
12. Estugarda - Barcelona (2)
13. Olympiakos - Bordéus (x2)
14. Inter - Chelsea (1X)
15. Fiorentina - Milan (x2)
1. FC Porto - Sp.Braga 1\x
2. Everton - Man.Utd 2
3. Man.City - Liverpool 1\2
4. W.Bremen - B.Leverkusen 2
5. Maiorca - Sevilha 2
6. Bolonha - Juventus 2
7. Unirea Urziceni - Cluj 1
8. PAOK - Panathinaikos 1\2
9. Besiktas - Galatasaray 2
10. Palmeiras - São Paulo 2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 2
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 1
14. Inter - Chelsea 1\2
15. Fiorentina - Milan 2
1. FC Porto - Sp.Braga 1
2. Everton - Man.Utd 2
3. Man.City - Liverpool X
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen 2
5. Maiorca - Sevilha 2
6. Bolonha - Juventus X
7. Unirea Urziceni - Cluj 1
8. PAOK - Panathinaikos 2
9. Besiktas - Galatasaray 1X
10. Palmeiras - São Paulo 2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 2
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 1
14. Inter - Chelsea 1X
15. Fiorentina - Milan 1X
Olhás previsões do F.Alves:
1. FC Porto - Sp.Braga 1/2
2. Everton - Man.Utd 1/2
3. Man.City - Liverpool 1/2
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen 1/2
5. Maiorca - Sevilha 1/2
6. Bolonha - Juventus 1/2
7. Unirea Urziceni - Cluj 1/2
8. PAOK - Panathinaikos 1/2
9. Besiktas - Galatasaray 1/2
10. Palmeiras - São Paulo 1/2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro 1/2
12. Estugarda - Barcelona 1/2
13. Olympiakos - Bordéus 1/2
14. Inter - Chelsea 1/2
15. Fiorentina - Milan 1/2
do Fanã:
1. FC Porto - Sp.Braga - 1
2. Everton - Man.Utd - 2
3. Man.City – Liverpool - 12
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen - 12
5. Maiorca – Sevilha - 12
6. Bolonha – Juventus - 2
7. Unirea Urziceni – Cluj - 12
8. PAOK – Panathinaikos – 1x
9. Besiktas – Galatasaray - 12
10. Palmeiras - São Paulo – x2
11. Atlético Mineiro – Cruzeiro – 1x
12. Estugarda – Barcelona - 2
13. Olympiakos – Bordéus – 1x
14. Inter – Chelsea - x
15. Fiorentina – Milan - 2
do L.Alves:
1. FC Porto - Sp.Braga : X
2. Everton - Man.Utd : 2
3. Man.City – Liverpool : 2
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen : X
5. Maiorca – Sevilha : X
6. Bolonha – Juventus : X2
7. Unirea Urziceni – Cluj : X
8. PAOK – Panathinaikos : X
9. Besiktas – Galatasaray : X
10. Palmeiras - São Paulo : 2
11. Atlético Mineiro – Cruzeiro : X
12. Estugarda – Barcelona : 2
13. Olympiakos – Bordéus : 1X
14. Inter – Chelsea : 1
15. Fiorentina – Milan : X2
do H.Alves:
1. FC Porto - Sp.Braga...1
2. Everton - Man.Utd...2
3. Man.City - Liverpool...1
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen...2
5. Maiorca - Sevilha...x
6. Bolonha - Juventus...2
7. Unirea Urziceni - Cluj...2
8. PAOK - Panathinaikos...1
9. Besiktas - Galatasaray...1
10. Palmeiras - São Paulo...1
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro...2
12. Estugarda - Barcelona...2
13. Olympiakos - Bordéus...x
14. Inter - Chelsea...1
15. Fiorentina - Milan ...1
e as minhas:
1. FC Porto - Sp.Braga 1
2. Everton - Man.Utd X
3. Man.City - Liverpool 1
4. Werder Bremen - Bayer Leverkusen 2
5. Maiorca - Sevilha 1
6. Bolonha - Juventus X
7. Unirea Urziceni - Cluj 1
8. PAOK - Panathinaikos X
9. Besiktas - Galatasaray X2
10. Palmeiras - São Paulo X2
11. Atlético Mineiro - Cruzeiro X2
12. Estugarda - Barcelona 2
13. Olympiakos - Bordéus 1X
14. Inter - Chelsea 1
15. Fiorentina - Milan 1X
Enviar um comentário