Depois das emoções da super jornada da semana 4, o Desafio regressa com um duplo dérbi inglês a abrir as hostilidades. Começamos por Londres: o Chelsea não foi além de um empate em casa do Hull City esta 3ª feira, mas acertou o calendário ao mesmo tempo que aumentou a vantagem para o Arsenal. A distância está agora nos seis pontos e o jogo deste Domingo é a última oportunidade para Arsène Wenger, Fabregas e restante pelotão arsenalista se assumirem como candidatos ao título.
Na véspera, a jornada abre com o sempre intenso dérbi de Liverpool. As duas equipas têm estado abaixo das expectativas, mas confrontam-se num bom momento para ambas: o Liverpool vem de 4 vitórias e 2 empates no campeonato, onde está também numa série de 4 vitórias em casa; o Everton não perde para o campeonato desde Novembro, já lá vão 4 vitórias e 5 empates.
Passamos para a Bundesliga, onde vamos encontrar um campeão em crise total. O Wolfsburgo surpreendeu meio mundo ao vencer o campeonato da época passada, e agora surpreende ainda mais ao estar apenas 8 pontos acima da linha de água, e a 19 da liderança. Já lá vão dez jogos sem uma vitória, incluindo quatro derrotas caseiras, a última com o Colónia. Há um ano, tudo era diferente: o 5-1 ao Bayern teve um dos golos do ano, e foi a prova de maioridade duma equipa que tinha o título ali tão perto. Agora, a equipa que Van Gaal finalmente conseguiu pôr a jogar, chega à cidade numa série de 9 vitórias seguidas (!), nas quais leva uma média superior a três golos marcados.
Em Roma, mora uma equipa que, depois de duas derrotas seguidas no final de Outubro, arrancou para uma série de 15 vitórias e 3 empates. Este impressionante momento de forma colocou a equipa de Claudio Ranieri na vice-liderança do campeonato (empatada com o Milan e com um jogo a mais), na final da Taça (quase, falta defender o 2-0 em Udine) e nos 16-avos da Liga Europa (onde vão defrontar o Panathinaikos). Esta semana deslocam-se a um campo onde perderam por 4-1 em Abril, mas onde agora joga uma Fiorentina que agoniza no 11º lugar da liga e que perdeu três dos últimos cinco jogos.
Na Holanda, os líderes PSV e Twente têm o mesmo número de vitórias, de empates e, claro está, de pontos, com oito golos de diferença a dar aos de Eindhoven uma ligeira vantagem. Com o Ajax afastado desta luta, nove pontos atrás, os fãs do PSV vão, pelo menos durante 90 minutos, ser fãs do Ajax desde pequeninos. Mas há muito mais em jogo aqui: o Twente chega a Amesterdão sem qualquer derrota nas competições internas esta época (perderam apenas dois jogos na Liga Europa, que não impediu a equipa de estar nos 16-avos), está numa série de três vitórias, e de seis jogos sem sofrer golos; mas, o Ajax está numa série de seis jogos sem perder (que começou com um 14-1 para a Taça ainda em Dezembro), não perde em casa com o Twente desde 2005, e a única derrota em casa esta época foi na Liga Europa (Anderlecht), não afectando o caminho em direcção aos 16-avos (onde vão encontrar a Juventus).
E agora, quem sabe dizer qual o melhor marcador da liga turca, com 15 golos (nenhum de penálti), sendo que o quarteto perseguidor (no qual se incluem Harry Kewell e Daniel Güiza) está a 7 de distância? É ele, o internacional português, ex-Benfica, Ariza Makukula. A jogar no Kayserispor! E a equipa sensação da época na Turquia, que segue a apenas cinco pontos da liderança, recebe esta semana o Galatasaray, 2º da tabela, e que está numa série de 4 vitórias para o campeonato.
Ano de Mundial é pródigo em transferências surpresa e aí está mais uma: Robinho regressa a casa depois de muita controvérsia em Madrid e Manchester e, como convém, já afirmou que o seu grande objectivo é ser campeão paulista, porque é o título que lhe falta. Que coincidência, estarmos em momento de estaduais. A estreia é convenientemente num clássico, com o São Paulo, outro dos candidatos óbvios ao título de campeão paulista, mas o treinador Ricardo Gomes já avisou que deverá poupar alguns habituais titulares, de modo a apresentar-se na máxima força frente ao Monterrey, do México, no arranque da Libertadores.
Terça-feira é dia de clássico em Alvalade. A recepção ao Benfica na meia-final da Taça da Liga já representa a salvação da época para o Sporting (nem é preciso ganhar a Taça, basta eliminar o Benfica), depois das derrotas em Braga e no Porto terem significado o adeus ao campeonato e Taça de Portugal. Aparte os prognósticos, e tendo em conta aquilo que a Taça da Liga representa no panorama futebolístico português, acho que o Benfica deveria apresentar-se sempre nesta competição com nenhum dos habituais titulares, para os poupar para o campeonato e Liga Europa, e para dar oportunidade a outros jogadores de mostrar o seu valor. Não, não estou a falar do Balboa ou do Luís Filipe, mas qualquer um dos outros é capaz de marcar um golo à Mariano Gonzalez em Alvalade. Têm dúvidas?
Saltamos uma jornada em Inglaterra para acompanhar a recuperação do Aston Villa, depois daquela dupla derrota pós-Natal (parece que as rabanadas de Birmingham não são lá grande coisa): 5 vitórias e 2 empates em 2010, estão nos oitavos-de-final da Taça, na final da Taça da Liga, e a dois pontos de um lugar na Liga dos Campeões. O problema é que vem aí o Man.United, que há poucos dias destroçou o Arsenal em Londres, no que Alex Ferguson apelidou de a melhor exibição de Nani desde que chegou a Manchester.
Terminamos com os oitavos-de-final da Taça de França. Ainda lá estão equipas como o Beauvais, o Quevilly ou o Plabennec, mas numa das eliminatórias vão encontrar-se o Bordéus, líder do campeonato e imbatível há dois meses e meio, e uma das equipas em melhor forma em França. O Mónaco está numa série de cinco vitórias (incluindo Montpellier, Lyon e PSG), segue a apenas três pontos do 2º lugar, e tem uma dupla atacante em grande forma: Nenê é o melhor marcador da Ligue 1 (13 golos), e Chu-Young Park já leva 8 golos.
Prazo limite: Sábado (6/Fevereiro), ao meio-dia.
1. Chelsea - Arsenal
2. Liverpool - Everton
3. Wolfsburgo - Bayern Munique
4. Fiorentina - Roma
5. Ajax - Twente
6. Kayserispor - Galatasaray
7. São Paulo - Santos
8. Sporting - Benfica
9. Aston Villa - Man.Utd
10. Bordéus - Mónaco
Boa Sorte!
11 comentários:
1. Chelsea - Arsenal..1X
2. Liverpool - Everton..1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique..2
4. Fiorentina - Roma..2
5. Ajax - Twente..1X
6. Kayserispor - Galatasaray..X
7. São Paulo - Santos..1
8. Sporting - Benfica..1X
9. Aston Villa - Man.Utd..X2
10. Bordéus - Mónaco..1
1. Chelsea - Arsenal 1X
2. Liverpool - Everton 1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique 2
4. Fiorentina - Roma 2
5. Ajax - Twente 1
6. Kayserispor - Galatasaray 1
7. São Paulo - Santos 1
8. Sporting - Benfica 2
9. Aston Villa - Man.Utd 2
10. Bordéus - Mónaco 1
1. Chelsea - Arsenal..2
2. Liverpool - Everton..1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique..2
4. Fiorentina - Roma..2
5. Ajax - Twente..1
6. Kayserispor - Galatasaray..2
7. São Paulo - Santos..1
8. Sporting - Benfica..2
9. Aston Villa - Man.Utd..2
10. Bordéus - Mónaco..1
1. Chelsea - Arsenal (1)
2. Liverpool - Everton (1)
3. Wolfsburgo - Bayern Munique (X2)
4. Fiorentina - Roma (1)
5. Ajax - Twente (1)
6. Kayserispor - Galatasaray (X2)
7. São Paulo - Santos (1)
8. Sporting - Benfica (2)
9. Aston Villa - Man.Utd (2)
10. Bordéus - Mónaco (1)
1. Chelsea - Arsenal 1\2
2. Liverpool - Everton 1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique 2
4. Fiorentina - Roma 1\2
5. Ajax - Twente 1
6. Kayserispor - Galatasaray \\2
7. São Paulo - Santos 1
8. Sporting - Benfica 2
9. Aston Villa - Man.Utd 2
10. Bordéus - Mónaco 1
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Chelsea – Arsenal- 1
2. Liverpool – Everton - 1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique – 1x
4. Fiorentina – Roma - 12
5. Ajax – Twente - 1
6. Kayserispor – Galatasaray - 12
7. São Paulo – Santos - 1
8. Sporting – Benfica - 12
9. Aston Villa - Man.Utd - 2
10. Bordéus – Mónaco – 1x
do F.Alves:
1. Chelsea - Arsenal 1
2. Liverpool - Everton 1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique 2
4. Fiorentina - Roma X
5. Ajax - Twente 2
6. Kayserispor - Galatasaray 2
7. São Paulo - Santos 1
8. Sporting - Benfica 1
9. Aston Villa - Man.Utd 2
10. Bordéus - Mónaco 1
do L.Alves:
1. Chelsea – Arsenal : 1
2. Liverpool – Everton : 1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique : 2
4. Fiorentina – Roma : 1/X
5. Ajax – Twente : 1
6. Kayserispor – Galatasaray : 1
7. São Paulo – Santos : X
8. Sporting – Benfica : 1/2
9. Aston Villa - Man.Utd : 2
10. Bordéus – Mónaco : 1
do H.Alves:
1. Chelsea - Arsenal...1
2. Liverpool - Everton...1
3. Wolfsburgo - Bayern Munique...x2
4. Fiorentina - Roma...1
5. Ajax - Twente...1
6. Kayserispor - Galatasaray...2
7. São Paulo - Santos...2
8. Sporting - Benfica...1
9. Aston Villa - Man.Utd...2
10. Bordéus - Mónaco...1
e as minhas:
1. Chelsea - Arsenal 1
2. Liverpool - Everton 1X
3. Wolfsburgo - Bayern Munique X2
4. Fiorentina - Roma 2
5. Ajax - Twente X2
6. Kayserispor - Galatasaray 1
7. São Paulo - Santos X
8. Sporting - Benfica 2
9. Aston Villa - Man.Utd X2
10. Bordéus - Mónaco 1X
Peço desculpa pelo atraso. Se ainda quiseres incluir os meus palpites para os jogos ainda por realizar (acho eu...), eles aqui ficam:
1. Chelsea - Arsenal 1X
4. Fiorentina - Roma 1
5. Ajax - Twente 1
7. São Paulo - Santos 1
8. Sporting - Benfica X2
9. Aston Villa - Man.Utd 2
10. Bordéus - Mónaco 1X
Enviar um comentário