quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Desafio 1X2 vol.VI - semana 4

Caros amigos, apresento-vos aquela que é provavelmente a melhor semana de sempre do Desafio 1X2. E acreditem que, apesar de já andarmos nisto há quase dois anos, não o digo de ânimo leve. Estão preparados?

Começamos pela liga portuguesa, onde a oferta seria ainda maior, se o Sp.Braga - Sporting não tivesse sido marcado para 6ª feira. Sendo assim, contentamo-nos com uma oferta dupla, neste Sábado. Às 17h00, Manuel Machado regressa ao banco do Nacional para tentar revitalizar uma equipa que só ganhou um dos últimos seis jogos: a recepção ao FC Porto é decisiva para o ataque dos madeirenses ao 4º lugar, e para a equipa de Jesualdo tentar reduzir a diferença de seis pontos para os líderes.
Logo a seguir, Jorge Jesus tenta tirar uma espinha encravada: o V.Guimarães ganhou na Luz para eliminar o Benfica da Taça, depois forçou um empate em casa para a Taça da Liga, e agora vem em busca de três pontos, para também consolidar um ataque ao 4º lugar. O Benfica está numa série de 8 vitórias e 3 empates, mas o Vitória também está em forma: 5 vitórias nos últimos sete jogos para o campeonato, apenas derrotados pelo FC Porto.

Um dos destaques do fim-de-semana chega-nos de Londres: o topo da liga inglesa continua extremamente equilibrado, apesar do Chelsea manter uma pequena vantagem. A equipa de Ancelotti é a única a ter ganho os últimos três jogos, tem um jogo a menos e um ponto a mais. Razões mais que suficientes para que a recepção do Arsenal ao Manchester United seja decisiva: os londrinos vêm de dois tropeções (eliminação da Taça pelo Stoke City e empate no Villa Park), o United vem de dois jogos motivadores (4-0 ao Hull para o campeonato, 3-1 ao Man.City para a Taça da Liga, com um golo no último minuto que valeu a passagem à final).

Regressamos à Península Ibérica, e paramos na Galiza, onde o Deportivo mantém a sua sólida candidatura a um regresso à Liga dos Campeões. Estão no 4º lugar, juntamente com o Maiorca, e o Sevilha apenas um ponto atrás. E a estatística a reter aqui é apenas uma: o Depor vem de seis (!) vitórias sobre o Real em casa, sendo que a última derrota foi em 1991/1992 (!!!). Ah, e não vai haver Ronaldo, castigado por aquele "deslarga-me" sobre o jogador do Málaga.
No dia seguinte, prossegue a luta pelos lugares da Champions. O Sevilha acordou no último fim-de-semana, vencendo o Almería (1-0) depois de quatro derrotas para o campeonato (incluindo as recepções a Getafe e Santander), mas já estão a seis pontos do 3º lugar (o último de apuramento directo). Nada melhor que um confronto directo para recuperar terreno, mas o Valência, que só perdeu um dos últimos 15 jogos da liga, já olha para cima: o Real, e a vice-liderança, estão a apenas cinco pontos.

De França, mais dois grandes confrontos. O Montpellier continua a ser a grande surpresa da época, mantendo-se na vice-liderança com uma diferença de golos de apenas +3 (a pior dos doze primeiros): esta semana recebem o Marselha (vem de quatro vitórias e um empate), uma de cinco equipas que podem ultrapassá-los no final desta jornada.
24 horas depois, o clássico Lyon - PSG. Os da casa estão embrulhados nessa luta pelo 2º lugar e até ganharam os dois últimos jogos para o campeonato, ambos fora, num total de golos de 5-1. Mas já esta semana sofreram duas derrotas (também fora), que lhes valeu a eliminação da Taça e da Taça da Liga. Resta então o campeonato e a Liga dos Campeões. O PSG também foi recentemente eliminado da Taça da Liga (vai defrontar os amadores do Vesoul nos oitavos da Taça), e a forma no campeonato anda bem má (três derrotas nos últimos quatro jogos). Mas é nestes jogos que os jogadores dão o litro: a provar isso está a série de três jogos sem perder que os parisienses levam com o Lyon, que começou com uma vitória por 1-0 em 2008, golo de Giuly, que aos 33 anos, ainda é um dos mais utilizados.

Passamos para a Alemanha, onde vamos encontrar uma das equipas europeias em melhor forma nos últimos meses: seis vitórias seguidas, nove jogos sem perder, nove vitórias e três empates no campeonato desde o início de Outubro. O Borussia Dortmund volta a ser um dos maiores candidatos ao título de campeão da Bundesliga, e vem de um 1-0 sobre o Hamburgo no último fim-de-semana, que permitiu manter a distância de 5 pontos para o Leverkusen. Destaque para os nove golos do argentino Lucas Barrios, contratado em 2009 ao Colo-Colo. Do outro lado vai estar o Estugarda, que está bem mais perto da linha de água que dos lugares europeus, e que recentemente trocou Markus Babbel por Christian Gross no comando da equipa, com efeitos imediatos: desde o 4-0 sofrido em Leverkusen no final de Novembro, seguiram-se dois empates e quatro vitórias, incluindo um 3-1 ao campeão Wolfsburgo. A última derrota em casa foi em Outubro, onde estão numa série de três vitórias, todas por 3-1.

Voltamos aos clássicos na Holanda, com um Feyenoord motivadíssimo depois de ter imposto a primeira derrota da época ao PSV, e que valeu a passagem às meias-finais da Taça (onde vão defrontar o Twente). Foi a 6ª vitória nos últimos nove jogos (empataram os restantes), uma série que começou logo após um 5-1 sofrido em casa do... Ajax. Com o título bem longe para ambas as equipas (apenas o Twente parece ter força para acompanhar o PSV), este é um duelo pelo 3º lugar, com o Ajax a levar neste momento vantagem (quatro pontos).

Deixamos a Europa para uma sessão tripla de estaduais brasileiros, só com clássicos. O Fla-Flu chega com ambas as equipas na liderança (12 pontos em 4 jogos) e uma provocação dos adeptos do Fluminense: “Urubu, pode esperar, a sua hora vai chegar”. As duas equipas têm 11 golos marcados até agora, a diferença está na defesa: o Flamengo sofreu seis golos, o Flu ainda não sofreu qualquer golo.
O Paulista também vai na 4ª jornada, e vamos ter mais um encontro de líderes. Corinthians e Palmeiras são as únicas equipas com oito pontos: dum lado há a quase certeza de que Ronaldo não joga (dores na coxa ou bluff à Jorge Jesus?), do outro há Diego Souza, já com quatro golos marcados.
No Gaúcho, clássico, só pode ser o Grê-Nal. Aí está a reedição do confronto de todos os ódios: relembremos a campanha feita pelos adeptos do Grêmio, na véspera da última jornada do Brasilerão, pedindo para que a sua equipa se apresentasse em campo com os juniores, de modo a facilitar a vitória ao Flamengo, de modo a que o título não fosse para o Internacional... De resto, ambas as equipas já lideram os seus grupos (3 vitórias e 1 empate): D'Alessandro é baixa confirmada no Inter (vai ser operado e só regressa daqui a 40 dias), no Grêmio o destaque é Jonas, já com quatro golos.

Chegámos à final da CAN. O bi-campeão Egipto continua a sua saga: ganhou todos os jogos da competição (precisou de prolongamento frente aos Camarões), foi mais forte que a Argélia na meia-final (vingando a eliminação do Mundial) e já leva 14 golos em cinco jogos. Do outro lado, o Gana, que depois de perder com a Costa do Marfim na estreia, ganhou todos os jogos seguintes por 1-0: simples e eficaz, Essien e companhia tentam impedir o Egipto de se tornar o primeiro tri-campeão da história da CAN.
Em Benguela joga-se pelo 3º lugar: três jogadores da Argélia foram expulsos na meia-final, pelo que a sua selecção vai surgir desfalcada frente a uma Nigéria que também começou o campeonato a perder (frente ao Egipto), recuperou frente a Benim e Moçambique, e depois precisou de penalties para afastar a Zâmbia.

Para terminar, a final do Europeu de futsal: todos esperavam, mas poucos acreditavam que pudesse acontecer. Portugal lá conseguiu chegar ao jogo decisivo, depois de eliminar na meia-final (nos penalties) os russos e brasileiros que jogam com a camisola do Azerbeijão. O problema é que vamos apanhar a Espanha, que na 1ª fase, e sem forçar, nos ganhou 6-1.

Prazo limite para esta semana: Sábado (30/Janeiro) às 14h30.

1. Nacional - FC Porto
2. Benfica - V.Guimarães
3. Arsenal - Manchester Utd.
4. Dep.Corunha - Real Madrid
5. Sevilha - Valência
6. Montpellier - Marselha
7. Lyon - PSG
8. Estugarda - Bor.Dortmund
9. Feyenoord - Ajax
10. Fluminense - Flamengo
11. Corinthians - Palmeiras
12. Internacional - Grêmio
13. Gana - Egipto
14. Nigéria - Argélia
15. Portugal - Espanha (futsal)

Boa Sorte!

13 comentários:

Viagens Lacoste disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães X2
3. Arsenal - Manchester Utd. 2
4. Dep.Corunha - Real Madrid X
5. Sevilha - Valência 1X
6. Montpellier - Marselha X2
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund X
9. Feyenoord - Ajax X2
10. Fluminense - Flamengo 1
11. Corinthians - Palmeiras 1
12. Internacional - Grêmio 2
13. Gana - Egipto X
14. Nigéria - Argélia 1
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

1 abraço

Paul Man disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. x
4. Dep.Corunha - Real Madrid 2
5. Sevilha - Valência 1
6. Montpellier - Marselha 2
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund 1
9. Feyenoord - Ajax 1
10. Fluminense - Flamengo x
11. Corinthians - Palmeiras x
12. Internacional - Grêmio 2
13. Gana - Egipto 2
14. Nigéria - Argélia 2
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Sérgio disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. X
4. Dep.Corunha - Real Madrid 1X
5. Sevilha - Valência 1X
6. Montpellier - Marselha 1X
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund 2
9. Feyenoord - Ajax X
10. Fluminense - Flamengo 1X
11. Corinthians - Palmeiras 1X
12. Internacional - Grêmio 1X
13. Gana - Egipto 2
14. Nigéria - Argélia 2
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Vincent Amos disse...

1. Nacional - FC Porto X2
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. 1
4. Dep.Corunha - Real Madrid X2
5. Sevilha - Valência 1
6. Montpellier - Marselha 2
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund 2
9. Feyenoord - Ajax 1
10. Fluminense - Flamengo 2
11. Corinthians - Palmeiras 1
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto 2
14. Nigéria - Argélia 2
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

David Caetano disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães 1X
3. Arsenal - Manchester Utd. 1
4. Dep.Corunha - Real Madrid 1
5. Sevilha - Valência 1
6. Montpellier - Marselha 1X
7. Lyon - PSG 1X
8. Estugarda - Bor.Dortmund 2
9. Feyenoord - Ajax 1
10. Fluminense - Flamengo 2
11. Corinthians - Palmeiras 2
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto 1X
14. Nigéria - Argélia 2
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Cardoso disse...

Aqui ficam as previsões do Fanã:

1. Nacional - FC Porto - 2
2. Benfica - V.Guimarães - 1
3. Arsenal - Manchester Utd. - 12
4. Dep.Corunha - Real Madrid - 12
5. Sevilha – Valência - 1
6. Montpellier – Marselha - x
7. Lyon – PSG - 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund -x
9. Feyenoord – Ajax - x
10. Fluminense – Flamengo - 2
11. Corinthians – Palmeiras – 1x
12. Internacional – Grémio - 2
13. Gana – Egipto - 2
14. Nigéria – Argélia -x
15. Portugal - Espanha (futsal) - 2

Cardoso disse...

as do F.Alves:

1. Nacional - FC Porto 1
2. Benfica - V.Guimarães 2
3. Arsenal - Manchester Utd. 1
4. Dep.Corunha - Real Madrid X
5. Sevilha - Valência 1
6. Montpellier - Marselha X
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund 1
9. Feyenoord - Ajax X
10. Fluminense - Flamengo 2
11. Corinthians - Palmeiras X
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto 1
14. Nigéria - Argélia 1
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Cardoso disse...

as do H.Alves:

1. Nacional - FC Porto.. 2
2. Benfica - V.Guimarães..1
3. Arsenal - Manchester Utd...x
4. Dep.Corunha - Real Madrid..2
5. Sevilha - Valência..1
6. Montpellier - Marselha..x
7. Lyon - PSG..1
8. Estugarda - Bor.Dortmund..1
9. Feyenoord - Ajax..1
10. Fluminense - Flamengo..2
11. Corinthians - Palmeiras..1
12. Internacional - Grêmio..1
13. Gana - Egipto..2
14. Nigéria - Argélia..1
15. Portugal - Espanha (futsal)..2

Cardoso disse...

as do L.Alves:

1. Nacional - FC Porto : X2
2. Benfica - V.Guimarães : 1X
3. Arsenal - Manchester Utd. : X2
4. Dep.Corunha - Real Madrid : 1X
5. Sevilha – Valência : X2
6. Montpellier – Marselha : X
7. Lyon – PSG : 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund : 2
9. Feyenoord – Ajax : 1X
10. Fluminense – Flamengo : 1X
11. Corinthians – Palmeiras : 1X
12. Internacional – Grémio : 1X
13. Gana – Egipto : 2
14. Nigéria – Argélia : X
15. Portugal - Espanha (futsal) : 2

Cardoso disse...

e as minhas:

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. X2
4. Dep.Corunha - Real Madrid 1
5. Sevilha - Valência 1X
6. Montpellier - Marselha X
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund X
9. Feyenoord - Ajax 1
10. Fluminense - Flamengo 1X
11. Corinthians - Palmeiras 1X
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto X2
14. Nigéria - Argélia 1X
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Valhelhas disse...

1. Nacional - FC Porto 2
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. 1\2
4. Dep.Corunha - Real Madrid 2
5. Sevilha - Valência 1
6. Montpellier - Marselha 2
7. Lyon - PSG 1\x
8. Estugarda - Bor.Dortmund X
9. Feyenoord - Ajax 1\2
10. Fluminense - Flamengo 1
11. Corinthians - Palmeiras 1
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto 2
14. Nigéria - Argélia 1
15. Portugal - Espanha (futsal) 2

Unknown disse...

1. Nacional - FC Porto (2)
2. Benfica - V.Guimarães (1)
3. Arsenal - Manchester Utd. (X2)
4. Dep.Corunha - Real Madrid (x2)
5. Sevilha - Valência (1)
6. Montpellier - Marselha (2)
7. Lyon - PSG (1)
8. Estugarda - Bor.Dortmund (1)
9. Feyenoord - Ajax (1)
10. Fluminense - Flamengo (1)
11. Corinthians - Palmeiras (1)
12. Internacional - Grêmio (1)
13. Gana - Egipto (1)
14. Nigéria - Argélia (1)
15. Portugal - Espanha (futsal)(1X)

J disse...

1. Nacional - FC Porto 1/X
2. Benfica - V.Guimarães 1
3. Arsenal - Manchester Utd. 2
4. Dep.Corunha - Real Madrid 1
5. Sevilha - Valência 1/2
6. Montpellier - Marselha 2
7. Lyon - PSG 1
8. Estugarda - Bor.Dortmund 2
9. Feyenoord - Ajax 1
10. Fluminense - Flamengo 1
11. Corinthians - Palmeiras 2
12. Internacional - Grêmio 1
13. Gana - Egipto 2
14. Nigéria - Argélia 2
15. Portugal - Espanha 2