quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Desafio 1X2 vol.VI - semana 1

Bem-vindos à nova época do Desafio 1X2, a mais longa até hoje, que irá terminar apenas na véspera do arranque do Mundial 2010. Não há mudanças em relação às últimas edições, pelo que deixo aqui apenas um pequeno resumo das regras:
- todas as semanas é publicado aqui no blog um conjunto de jogos (normalmente entre 4ª e 6ª), para o qual os participantes apresentam a sua previsão dos resultados (de vitória, empate ou derrota) num comentário nesse post;
- em cada jogo pode ser feita uma previsão simples (1, X, 2) ou dupla, sendo que quem acertar com previsão simples ganha um ponto (em cada jogo), com dupla ganha meio ponto;
- se não se participar numa dada semana, ganha-se a pontuação mínima dessa semana, permitindo assim que se possa faltar de vez em quando (por esquecimento, férias, etc), não pondo em risco a classificação geral;
- nos jogos que vão a prolongamento (eliminatórias de taça, finais, etc), o resultado que nos interessa é o registado no final do tempo regulamentar, e não o do final do prolongamento ou penáltis;
- o Desafio é um jogo com objectivos puramente lúdicos, de convívio entre os participantes e de divulgação do futebol. para além disso, temos dado um pequeno prémio ao vencedor final das últimas edições: nesta, iremos oferecer um exemplar do livro O Jogo de Salazar, de Ricardo Serrado, editado recentemente pela Casa das Letras;
- o prazo limite para participar em cada semana é indicado juntamente com os jogos, mas normalmente é ao início da tarde de Sábado.

Começamos esta 6ª edição em Vila do Conde. O Rio Ave é considerado uma das surpresas da liga portuguesa, e para o comprovar basta dizer isto: a última derrota sofrida em casa foi em Abril, já lá vão 12 jogos (7 vitórias e 5 empates). Nos últimos três jogos (todos fora), venceram em casa do Marítimo e do V.Guimarães (este último para a Taça da Liga). Do lado do Benfica, a expectativa é a de saber quais dos reforços vão estrear-se, mas Éder Luís parece levar vantagem.

De Turim chega-nos um clássico da liga italiana, decisivo na luta pelo título, perdão, pelo 2º lugar. Os 8 pontos de avanço que o Inter leva não dão grande margem para sonhos, pelo que Juventus e Milan terão que se contentar com o vice-campeonato (e atenção a Nápoles e Roma, que não perdem há 12 e 11 jogos, respectivamente). Factos: o Milan não ganha à Juve desde 2005, mas só perdeu um dos últimos 15 jogos (recepção ao Palermo, a meio de Dezembro); a Juve não perde em casa com o Milan desde 2004, mas teve um mês horrível, no qual perderam cinco jogos em seis (incluindo Bari, Catania e Cagliari), do qual recuperaram hoje com uma vitória fora contra o Parma.

Uma das equipas em melhor forma em toda a Europa desde o final de Outubro dá pelo improvável nome de Birmingham City: 7 vitórias, 5 empates, nem uma derrota, apesar de já ter defrontado Liverpool, Man.City e Chelsea. O resultado é o 8º lugar na liga (o 9º está cinco pontos atrás, e cinco pontos à frente mora um lugar de Liga dos Campeões). Vêm de um empate em Nottingham, que os deixa com um pé na próxima eliminatória da Taça, onde já não estará o Man.United, eliminado pelo Leeds. Foi mais uma derrota estranha da equipa de Alex Ferguson, a juntar à recepção ao Aston Villa (0-1) e à deslocação ao campo do Fulham (3-0), todas no último mês.

Vamos acompanhar outro jogo grande da Premier League: no início da época ninguém diria que, chegados à 21ª jornada, este Liverpool - Tottenham seria a recepção do 7º classificado ao 4º, mas Rafa Benítez não tem conseguido pôr a equipa a jogar ao nível que nos habituou, e este é mais um jogo decisivo para as aspirações de Torres e cª. O último mês até nem foi mau: apenas uma derrota (sim, com o último classificado Portsmouth) e três vitórias, uma delas com um golo do avançado espanhol nos descontos, que abrandou o ritmo do Aston Villa. Mas o Tottenham sente que chegou a sua vez: estão numa série de quatro vitórias e um empate, com 11-0 em golos. Destaque para Jermain Defoe, já com 14 golos.

A seguir, o arranque do Campeonato Africano das Nações (CAN, para os amigos). Angola vai receber a principal competição de selecções africanas (atenção à transmissão de todos os jogos, em directo, na Eurosport) e é a equipa treinada por Manuel José que dá o pontapé de saída. Os resultados dos amigáveis não foram famosos (oito empates nos últimos 11 jogos), mas o mínimo que se pede é fazer melhor que há dois anos (quando foram eliminados pelo Egipto nos quartos-de-final). O Mali é a equipa de Kanouté, Keita e Sissoko, e em Fevereiro ganhou 4-0 a Angola, num amigável... As outras selecções deste grupo são a Argélia e o Malawi.

O grande jogo da 1ª jornada do CAN traz-nos um Egipto de orgulho ferido pelo falhanço no apuramento para o Mundial, mas que se apresenta aqui como bi-campeão em título, a tentar um tri inédito e um sétimo título que os distanciará ainda mais de Gana e Camarões (quatro vezes campeões). Aliás, aquela derrota com a Argélia no play-off é a mancha no registo dos egípcios nos últimos três meses: nos outros seis jogos, só vitórias, e apenas um golo sofrido. A Nigéria chegou ao Mundial com uma pequena ajuda de Moçambique (que derrotou a Tunísia na última jornada), mas a verdade é que Obafemi Martins, Obi Mikel e companheiros não perdem há mais de um ano.

Passamos para a 2ª jornada da fase de grupos da Taça da Liga, com dois encontros decisivos: o FC Porto divide a liderança do grupo com a Académica e quem ganhar o jogo de Coimbra fica com um pé e meio nas meias-finais; a União de Leiria não foi além de um empate caseiro com o Trofense na 1ª jornada, e com uma deslocação a Braga a fechar esta fase, a equipa de Lito Vidigal procurará repetir o resultado de há um mês em Alvalade, derrotar o Sporting e passar para a liderança.

Damos um salto a França, onde parece que já temos campeão (o Bordéus tem o bi no bolso) e onde há uma luta tremenda pelo vice-campeonato: nove pontos separam 2º do 15º, com destaque para o Lille, que vai em seis vitórias seguidas e um espectacular registo de 23-3 em golos. A última equipa a derrotar o Lille foi o Montpellier, em Novembro, que está apenas um ponto atrás e vem de uma vitória em Lyon. O Mónaco está a ter uma época, no mínimo, irregular: ora ganham em Marselha, ora perdem em casa com o... Lille (0-4). Mais recentemente, empataram em casa com o Lyon, e estão a seis pontos do Montpellier.

Terminamos em Espanha, com a 2ª mão dos oitavos-de-final da Taça do Rei, e dois jogos que vão dar muito que falar. Nos jogos da 1ª mão, os favoritos perderam, em casa, e estão agora obrigados a ganhar fora: o Sevilha foi ganhar a Barcelona, o Deportivo a Valência, ambos por 1-2.

Prazo limite: Sábado (09/Janeiro), às 15h00. Um acerto com previsão simples vale meio ponto, com dupla vale meio ponto.

1. Rio Ave - Benfica
2. Juventus - Milan
3. Birmingham - Manchester Utd.
4. Liverpool - Tottenham
5. Angola - Mali
6. Egipto - Nigéria
7. U.Leiria - Sporting
8. Académica - FC Porto
9. Mónaco - Montpellier
10. Sevilha - Barcelona
11. Dep.Corunha - Valência

Boa Sorte!

13 comentários:

Sérgio disse...

1. Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan 1X
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham 1X
5. Angola - Mali 1X
6. Egipto - Nigéria 1
7. U.Leiria - Sporting 2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X
10. Sevilha - Barcelona 2
11. Dep.Corunha - Valência 2

Viagens Lacoste disse...

1. Rio Ave - Benfica X
2. Juventus - Milan 1
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham x
5. Angola - Mali x
6. Egipto - Nigéria x
7. U.Leiria - Sporting 2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X2
10. Sevilha - Barcelona 2
11. Dep.Corunha - Valência X

Cumprimentos

Cardoso disse...

Aqui ficam as previsões do Fanã:

1. Rio Ave – Benfica - 2
2. Juventus – Milan - 1
3. Birmingham - Manchester Utd. - 2
4. Liverpool – Tottenham - 1
5. Angola – Mali - 1
6. Egipto – Nigéria - x
7. U.Leiria – Sporting - 1
8. Académica - FC Porto - 2
9. Mónaco - Montpellier - 1
10. Sevilha – Barcelona - 1
11. Dep.Corunha – Valência - 1

Cardoso disse...

E as do L.Alves:

1. Rio Ave – Benfica : X
2. Juventus – Milan : X
3. Birmingham - Manchester Utd. : X
4. Liverpool – Tottenham : X
5. Angola – Mali : X
6. Egipto – Nigéria : X
7. U.Leiria – Sporting : X
8. Académica - FC Porto : X
9. Mónaco - Montpellier : X
10. Sevilha – Barcelona : 2
11. Dep.Corunha – Valência : X

Sérgio disse...

Duarte, proponho que passe a estar colocada a pontuação dos 3 primeiros classificados de cada edição. Abraço!

Valhelhas disse...

1. Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan 2
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham 1\2
5. Angola - Mali 1\2
6. Egipto - Nigéria 1
7. U.Leiria - Sporting 2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X
10. Sevilha - Barcelona 2
11. Dep.Corunha - Valência 2

Unknown disse...

1.Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan 1
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham 1
5. Angola - Mali 1\2
6. Egipto - Nigéria 1
7. U.Leiria - Sporting X/2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier 1
10. Sevilha - Barcelona 1/2
11. Dep.Corunha - Valência X2

Cardoso disse...

1. Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan X
3. Birmingham - Manchester Utd. X
4. Liverpool - Tottenham 1
5. Angola - Mali X
6. Egipto - Nigéria 1
7. U.Leiria - Sporting X
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X
10. Sevilha - Barcelona X2
11. Dep.Corunha - Valência 1X

Cardoso disse...

E agora sim, a verdadeira La Famiglia. Ficam aqui as previsões do F.Alves:

1. Rio Ave - Benfica 1
2. Juventus - Milan 1
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham X
5. Angola - Mali 1
6. Egipto - Nigéria 2
7. U.Leiria - Sporting 2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X
10. Sevilha - Barcelona 1
11. Dep.Corunha - Valência X

Cardoso disse...

e as do H.Alves:

1. Rio Ave - Benfica..1
2. Juventus - Milan..1
3. Birmingham - Manchester Utd..2
4. Liverpool - Tottenham..1
5. Angola - Mali..1
6. Egipto - Nigéria..2
7. U.Leiria - Sporting..2
8. Académica - FC Porto..2
9. Mónaco - Montpellier ..1
10. Sevilha - Barcelona..1
11. Dep.Corunha - Valência..1

Boa Sorte!

J disse...

1. Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan 2
3. Birmingham - Manchester Utd. X
4. Liverpool - Tottenham 1/2
5. Angola - Mali 1
6. Egipto - Nigéria 2
7. U.Leiria - Sporting 1
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X/2
10. Sevilha - Barcelona 2
11. Dep.Corunha - Valência 1

Vincent Amos disse...

1. Rio Ave - Benfica 2
2. Juventus - Milan 1
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham 1
5. Angola - Mali 1
6. Egipto - Nigéria X
7. U.Leiria - Sporting X2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier 1
10. Sevilha - Barcelona 2
11. Dep.Corunha - Valência 1

Cardoso disse...

Só agora vi o mail do Caetano, com o seu conjunto de previsões, enviado depois da hora, mas antes do início de todos os jogos, exceptuando o de Birmingham. Como ele até falhou essa previsão, consideremos a totalidade das previsões:

1. Rio Ave - Benfica X
2. Juventus - Milan 1
3. Birmingham - Manchester Utd. 2
4. Liverpool - Tottenham X
5. Angola - Mali 1
6. Egipto - Nigéria 1
7. U.Leiria - Sporting 2
8. Académica - FC Porto 2
9. Mónaco - Montpellier X
10. Sevilha - Barcelona X2
11. Dep.Corunha - Valência 1