Última chamada de atenção para a almoçarada-convívio que iremos ter no próximo Domingo. Quem quiser juntar-se aos participantes já confirmados, basta deixar um comentário a este post, para depois transmitirmos os detalhes por mail.
Esta data marca o fim de um ciclo. A jornada desta semana será a penúltima do 1º Torneio de fim de época: após o final, o Desafio 1X2 terá uma pausa de Verão. Não tanto porque o ritmo de jogos diminui (no Verão passado, os campeonatos brasileiro e argentino, e os europeus que andam em contra-ciclo, asseguraram-nos uma época cheia de emoção), mas porque o nível das últimas semanas, tanto de número de participantes, como de acompanhamento deste lado, baixou bastante. Se juntarmos isso ao facto de não ter tido tempo para fazer tudo o resto que faz deste blog o que ele verdadeiramente é... Como na próxima semana vamos ter jornada de selecções, vejamos o que a última jornada de clubes tem para nos oferecer.
Começamos pela Taça da Alemanha. A final joga-se no Estádio Olímpico de Berlim, entre duas equipas que jogam aqui toda uma época. Bayer Leverkusen e Werder Bremen acabaram separados por quatro pontos a meio da tabela da Bundesliga (com vantagem para o Bayer), muito longe dos lugares europeus: o Bremen acabou até com mais derrotas que vitórias. A equipa de Diego e Hugo Almeida até podia chegar a uma dobradinha de Taças, mas falhou na final da Taça UEFA: essa derrota veio no meio de outras duas, nas últimas jornadas da Bundesliga. Os últimos três jogos têm um saldo de golos de 3-10. A forma recente do Bayer Leverkusen é mais inconstante: duas derrotas por 3-0 (em Munique e Cottbus) e uma vitória por 5-0 (sobre o Bor.Mönchengladbach).
Na Rússia também vamos ter a final da Taça (que decorre num calendário contrário ao do campeonato). No jogo decisivo (que decorrerá em campo neutro, no Arena Khimki), encontram-se o actual campeão, Rubin Kazan, líder do campeonato, com apenas uma derrota nos últimos 12 jogos, e o CSKA Moscovo, actual detentor da Taça, 2º classificado do campeonato (a dois pontos do líder), e que tem sete vitórias nos últimos nove jogos. Semak, Rebrov e Domínguez frente a Vágner Love, Zhirkov e Akinfeev. Nota: nos últimos seis confrontos, o CSKA ganhou cinco e o outro acabou empatado.
Da Taça para a última jornada de vários campeonatos europeus. Em França, o Bordéus precisa apenas de um ponto (se o Marselha não vencer, até pode perder) para garantir o 6º título da sua história, o primeiro desde 98/99 (três anos depois começava o reinado do Lyon, que este ano chega ao fim). Mas vai ser uma luta até ao último segundo, porque o Caen também precisa de vencer: a equipa do goleador Savidan entra para a última jornada com os mesmos pontos do Saint Étienne, a dois de Sochaux e Le Mans, e três acima do Nantes. Destas cinco equipas, duas acompanharão o Le Havre na descida à Ligue 2. O Bordéus está numa espectacular série de 11 vitórias seguidas (desde o 3-0 sofrido em Toulouse há quase três meses), o Caen ganhou os últimos dois jogos em casa e tem muito boas memórias da última recepção aos girondinos (5-0, em Novembro de 2007).
A Serie A também chega ao fim, com o título atribuído ao Inter. A Juventus também já garantiu o acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o Milan não. Maldini fez a festa de despedida em casa há uma semana, mas tem um último desafio, em Florença. A Fiorentina fez uma época em recuperação, e as sete vitórias alcançadas nas últimas nove jornadas deixaram Gilardino e companhia com o pássaro na mão: se vencerem o Milan por dois golos de diferença, acabam em 3º e estão na liga milionária. Os milaneses andaram a brincar (somaram apenas um ponto nas últimas três jornadas) e agora têm que se chegar à frente, se quiserem evitar as pré-eliminatórias.
Na liga espanhola ainda há indecisão nos lugares europeus, mas o único confronto directo é na luta pela manutenção. Cinco equipas procuram fugir ao 18º lugar, e evitar acompanhar Recreativo Huelva e Numancia na queda à 2ª liga. Osasuna e Sporting Gijón partem em desvantagem (40p.), mas defrontam equipas sem objectivos (a equipa treinada por Camacho defronta o Real Madrid, mas quatro derrotas seguidas mostram que os madrilenos foram de férias há um mês). O Getafe (41p.) espera que a deslocação a Santander tenha um clima de festa: o Racing conquistou a manutenção há uma semana. Restam Bétis (41p.) e Valladolid (42p.): a equipa de Ricardo e Nélson precisa de vencer (só ganhou um dos últimos seis jogos), ao Valladolid basta um empate (está numa série de sete derrotas e três empates). Venha o diabo e escolha.
Como já tínhamos antecipado, na Grécia, a emoção dos play-off foi madrasta para os vice-campeões da fase regular. O PAOK, de Fernando Santos, fez uma fase final desastrosa, vencendo apenas o primeiro jogo com o Larissa e perdendo os quatro confrontos com os outros dois candidatos a um lugar na próxima Liga dos Campeões. Assim, o jogo decisivo opõe AEK Atenas a Panathinaikos. Ao AEK de Geraldo, Edinho e Manduca apenas a vitória interessa: nesse cenário, terminarão com os mesmos pontos do Pana, mas com vantagem no confronto directo. Do outro lado, Karagounis, Gilberto Silva e Ivanschitz sabem que um empate basta. O AEK foi o último a vencer o dérbi (em Agosto - os dois confrontos de 2009 acabaram empatados), o Pana está numa série de sete vitórias e três empates (desde a derrota caseira com o Villarreal, que levou à eliminação nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões).
E a final da Taça de Portugal? É melhor não irmos por aí. Vamos antes a uma viagem pelo Portugal dos pequeninos. Desportivo de Chaves e Fátima garantiram no passado fim-de-semana a subida à 2ª liga (com o devido reconhecimento ao desempenho de Penafiel e Carregado, que ficaram de fora), e disputam agora a final da 2ª divisão, em campo neutro, para encontrar o campeão das divisões não profissionais. Ambas as equipas estão em grande forma: o Chaves perdeu apenas um dos últimos 16 jogos (e foi na última jornada da 2ª fase, quando o primeiro lugar já estava garantido); o Fátima está numa série de 15 vitórias e 4 empates.
Terminamos com o Brasileirão, onde o Internacional vai liderando o pelotão: é a única equipa, após três jornadas, que só tem vitórias e que não sofreu golos. Nesta jornada vamos a casa do tri-campeão, que continua sem vencer: os adeptos do São Paulo não esperariam estar a sete pontos do líder em nenhum ponto do campeonato, quando mais logo após três jogos, mas a derrota com o Fluminense e os empates com Alético Paranaense e Palmeiras não dão para mais que o 16º lugar. Do outro lado estará o Cruzeiro, campeão mineiro, com apenas duas derrotas nos últimos 29 jogos. Este jogo surge no meio da eliminatória da Libertadores, que também coloca estas equipas em confronto, em disputa por um lugar nas meias-finais. O Cruzeiro não ganhava este duelo desde 2004 (desde então, quatro empates e cinco vitórias do São Paulo), mas na 1ª mão dos quartos-de-final da Libertadores, realizada ontem, venceram por 2-1.
Prazo limite para esta semana: Sábado (30 de Maio), às 16h00.
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo
3. Caen - Bordéus
4. Fiorentina - Milan
5. Bétis - Valladolid
6. AEK - Panathinaikos
7. D.Chaves - Fátima
8. São Paulo - Cruzeiro
Boa Sorte!
7 comentários:
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen 12
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo 2
3. Caen - Bordéus x2
4. Fiorentina - Milan 1
5. Bétis - Valladolid 1
6. AEK - Panathinaikos 1
7. D.Chaves - Fátima 12
8. São Paulo - Cruzeiro 1
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen 1
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo 1
3. Caen - Bordéus 1
4. Fiorentina - Milan 2
5. Bétis - Valladolid 1
6. AEK - Panathinaikos 2
7. D.Chaves - Fátima 2
8. São Paulo - Cruzeiro 1
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen (x2)
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo (2)
3. Caen - Bordéus (x2)
4. Fiorentina - Milan (x2)
5. Bétis - Valladolid (1)
6. AEK - Panathinaikos (1)
7. D.Chaves - Fátima (x)
8. São Paulo - Cruzeiro (1)
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen - 2
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo - 2
3. Caen - Bordéus - 2
4. Fiorentina - Milan - 1
5. Bétis - Valladolid - 1
6. AEK - Panathinaikos - x
7. D.Chaves - Fátima - 1
8. São Paulo - Cruzeiro - 1
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen (x2)
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo (2)
3. Caen - Bordéus (x2)
4. Fiorentina - Milan (1x)
5. Bétis - Valladolid (1)
6. AEK - Panathinaikos (X2)
7. D.Chaves - Fátima (12)
8. São Paulo - Cruzeiro (1)
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen X2
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo 1X
3. Caen - Bordéus X2
4. Fiorentina - Milan 1X
5. Bétis - Valladolid 1X
6. AEK - Panathinaikos 1X
7. D.Chaves - Fátima X2
8. São Paulo - Cruzeiro 1X
1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen 1
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo 1/2
3. Caen - Bordéus 2
4. Fiorentina - Milan 1
5. Bétis - Valladolid 1/X
6. AEK - Panathinaikos 2
7. D.Chaves - Fátima 1
8. São Paulo - Cruzeiro 2
Enviar um comentário