segunda-feira, 28 de julho de 2008

Intertoto 2008 (balanço)

A Taça Intertoto deste ano chegou à sua conclusão ontem, com a definição das 11 equipas que vão participar na 2ª pré-eliminatória da Taça UEFA. Uma delas foi o Sporting de Braga, que ultrapassou de forma bem mais fácil que o esperado os turcos do Sivasspor, com um total de 5-0.

As eliminatórias da Intertoto, à semelhança das outras competições europeias de clubes, são condicionadas pela classificação dos países concorrentes, sendo que os melhores classificados apenas iniciam a competição na última eliminatória. Neste caso, foram oito as equipas que apenas disputaram dois jogos, e dessas, apenas o NAC Breda, eliminado pelo Rosenborg (1-2, no total), não se apurou para a Taça UEFA.

Ou seja, de 50 equipas concorrentes, 42 delas tinham de disputar duas ou três eliminatórias para chegar à Taça UEFA: apenas quatro o conseguiram. O Rosenborg, e as três que tiveram a sorte de não apanhar uma das equipas dos países com melhor ranking UEFA: o Grasshopper (4-0, contra o Chernomorets Burgas, da Bulgária), o Sturm Graz (2-1, contra o Honvéd) e o Elfsborg (1-0, contra o FK Riga). Destas, destaque para os suecos do Elfsborg, os únicos a ultrapassar três eliminatórias, tendo eliminado o HB Tórshavn, das Ilhas Faroé (4-1), e o Hibernian, da Escócia (4-0), nas duas primeiras.

A estas quatro, juntam-se as outras sete equipas dos "grandes":
- Sp. Braga (5-0, Sivasspor)
- Aston Villa (3-2, Odense)
- Rennes (1-1, 10-9 a.g.p., Tavrya Simferopol)
- FC Vaslui, da Roménia (3-2, Neftchi Baku)
- Estugarda (3-1, a.p., Saturn Moscovo)
- Nápoles (2-0, Panionios)
- D.Corunha (3-1, Bnei Sakhnin)

Até na taça dos pequenos, a UEFA arranja maneira de serem os maiores a ganhar.







Sem comentários: