quinta-feira, 31 de maio de 2007

Benfica - Sporting, em juniores, no Estádio da Luz

O "derby" decisivo joga-se na Luz. De facto, o esperado Benfica-Sporting, referente à 4ª jornada da Fase Final do campeonato nacional de juniores irá realizar-se na Luz, mercê do grande interesse que está instalado em redor do encontro.

A partida terá início às 17 horas do próximo dia 7 de Junho, estando os bilhetes à venda a partir desta sexta-feira nas bilheteiras da Praça Centenário.

Preços dos bilhetes:
2€ Sócios
5€ Público geral

Após 3 jornadas, esta é a classificação da fase final do campeonato:
1. Benfica 6p.
2. FC Porto 6p.
3. Sporting 4p.
4. Boavista 1p.

Não há maldade no futebol inglês

«Espero que o Anderson seja muito feliz no Manchester, é o clube ideal para continuar a crescer. Estou certo que não lhe vai acontecer o mesmo que aconteceu em Portugal [lesão motivada por falta de Katsouranis], pois o futebol inglês é viril mas não maldoso», afirmou Pinto da Costa.

Claro que não, o Pedro Mendes que o diga. O Anderson tem muito mais caparro para aguentar estas cotoveladas, até é capaz de se levantar logo a seguir e ir com o Nani em tabelinhas até à baliza adversária e oferecer o golo ao Ronaldo.

Nani e Anderson, diabos vermelhos



Pode ler-se no site oficial do clube: «Manchester United is delighted to announce it has agreed terms in principle» com o Sporting e FC Porto para a transferência de Nani e Anderson. Vamos ver se os «terms in principle» vão mesmo concretizar-se. Se assim for, a expressão "meio-campo criativo" vai ganhar um novo significado a partir da próxima época.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

O verão quente do AEK Atenas


O AEK contratou Rivaldo, que aos 35 anos deixou os rivais Olympiakos, assinando um contrato de dois anos com a ex-equipa de Fernando Santos.

As relações entre o antigo e o actual clube de Fernando Santos vão muito para além de Manduca e do jogo realizado nos EUA, e quem não deve estar a gostar muito são as equipas portuguesas que todos os anos esperam pelas dispensas dos três grandes para reforçar os seus plantéis. Têm surgido notícias do interesse do clube grego nas contratações de Beto, Moretto e Manu, e também de Rovérsio, defesa-central brasileiro que esta época jogou no Gil Vicente. Se estas transferências se concretizarem, é menos um clube com que o Benfica terá de se preocupar, na preparação da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões...

Futebol e gajas (só falta a cerveja)


Há quem apelide a revista do jornal O Jogo de semi-pornográfica. Não vejo porquê.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Desculpe, onde é a casa de banho mais próxima?

Maximiliano Kadijevic, o guarda-redes que pediu ao árbitro para ir ao WC.

Benfica contrata Zoro


Depois de 150 jogos no Salernitana e no Messina, nas Séries A e B do campeonato italiano, e de ter estado na selecção da Costa do Marfim no último campeonato do mundo, Marco Zoro chega ao Benfica. Boa Sorte.

Caderneta de cromos da bola

O último post data do ano passado, mas o 11 de lixo ainda tem uma decente colecção de cromos da bola do futebol português, daqueles que fazem os adeptos que levam lençóis para o Estádio da Luz merecerem o futebol que têm.

Aqui fica um onze ideal:

segunda-feira, 28 de maio de 2007

2ª divisão portuguesa

Este ano a fava saiu ao União da Madeira e ao Real, que ganharam as suas séries na 2ª divisão, mas perderam o play-off de final da época. O Freamunde e o Fátima vão disputar a 2ª Liga.

França: 38ª e última jornada


O Toulouse começou o dia em 6º mas ainda havia esperança de que conseguiriam chegar ao 3º lugar e alcançar um lugar na 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Até porque o jogo era contra o Bordéus (que começou o dia em 3º) e uma vitória eliminava logo ali um adversário directo. Mas três golos de Johan Elmander e uma combinação de resultados nos outros estádios, garantiu-lhes esse objectivo.

Os outros adversários nem tinham tarefas muito complicadas, mas quem quer ganhar, tem que se chegar à frente. O Lens deslocou-se ao estádio do já despromovido Troyes, que pareceu ter alguma coisa para provar, antes da despedida à 1º divisão: voltaram para casa com uma derrota por 3-0. O Rennes esteve no 3º lugar até ao minuto 90 do seu jogo, quando o Lille marcou o golo que viria a fechar o jogo em 1-1, e dar início aos festejos em Toulouse.

Mais contas para o Benfica fazer.

Ajax na pré-Liga dos Campeões


Aí estão mais uma vez os play-off a traduzirem a regularidade da época. A Holanda tem direito a uma entrada directa na Liga dos Campeões mais uma equipa na 3ª pré-eliminatória. Quiseram inovar e trazer alguma emoção ao pós-final de campeonato e as equipas que se qualificam de 2º a 5º jogam um play-off, e o vencedor ganha direito a tentar disputar a Liga dos Milhões. Pois bem, após terem eliminado os 4º e 5º classificados, Twente e Heerenveen, o Ajax saiu vencedor do confronto com o AZ Alkmaar. Após uma derrota por 2-4, venceram 3-0 em Amesterdão, isto depois de terem terminado a época em 2º, com os mesmos pontos do campeão PSV. O Benfica pode começar a fazer contas...

O Derby County vai jogar na Premiership no próximo ano


O Derby County garantiu a subida à principal divisão do futebol inglês após ganhar 1-0 ao West Bromwich Albion no play-off final, jogado no novo Estádio de Wembley. Cumpriu-se assim o que a regularidade da época traduziu na classificação final, já que o Derby foi a 1ª das quatro equipas que se apuraram para o play-off, tendo terminado o campeonato em 3º, apenas dois pontos atrás do Birmingham City e oito pontos à frente do West Bromwich Albion.

Olhando mais para baixo, vemos que o Championship (como em Inglaterra chamam à 2ª divisão) vai continuar a ter clubes que já vimos em voos mais altos, como o Southampton, Sheffield Wednesday, Crystal Palace, Ipswich Town (de ambos falámos há uns posts atrás...), Norwich City, Queens Park Rangers, mas não o Leeds, que vai de mal a pior: com 26 derrotas em 46 jogos, ficaram em último e vão jogar na Liga 1 na próxima época. Por lá vão encontrar outra equipa com esperança em melhores dias, o Nottingham Forest.

México: Pachuca campeão



O Pachuca ganhou ontem o campeonato mexicano, após empatar com o America a um golo (3-2 nos dois jogos), vencendo o Torneio Clausura 2007. Foi o 5º título do clube, todos conquistados desde 1999.

domingo, 27 de maio de 2007

Bulgária: 30ª e última jornada



O Levski Sofia ganhou o campeonato pela 25ª vez (apenas uma derrota em 30 jogos) e venceu a taça pela 26ª vez ao derrotar o 4º classificado no campeonato, Litex Lovech, por 1-0.



Foi também na Bulgária que jogou a pior equipa europeia do ano (ainda não vi todos os campeonatos mas não é difícil adivinhar...), o Chernomorets Burgas. O clube começou o campeonato com 3 pontos negativos, por irregularidades na inscrição de jogadores e acabou com dois pontos. Negativos. O único ponto foi conquistado frente ao Litex, em casa (na 2ª volta levaram 11-0, com 5 golos a serem marcados por Krum Bibishkov, que jogou no Marítimo na época passada). Deixo um link para lerem alguns pormenores, mas aqui fica uma ideia: o clube subiu à 1ª divisão no final da época passada (na altura chamava-se Koneliano), foi comprado por um sujeito chamado Drazhev, que já detinha um outro clube com o mesmo nome e mudou-lhe o nome. Pimba, 29 derrotas em 30 jogos, 8 golos marcados e 131 sofridos, mais do dobro que a 2ª pior defesa. Onde está a Liga dos Últimos quando precisamos dela?

Sporting 1-0 Belenenses


Vá, levem lá a Taça...

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Hermann Hreiðarsson assina pelo Portsmouth


Hermann Hreiðarsson, aqui em acção pelo Charlton num jogo contra a sua actual equipa, assinou pelo Portsmouth, deixando o clube que não evitou a despromoção da Premiership este ano.

Este não é um bom prenúncio para a equipa de Pedro Mendes, dado que este internacional islandês já jogou em quatro equipas inglesas (Crystal Palace, Wimbledon, Ipswich Town e Charlton) na Premiership, todas elas acabaram por descer de divisão e nunca mais regressaram...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

AC Milan 2-1 Liverpool


Fica a ideia de que o Milan marcou poucos golos. O Liverpool só acordou depois de levar o 2º e depois já não teve tempo nem raça para chegar ao empate.

Já agora, será preciso repetir 500 vezes a palavra cinismo? Futebol cínico é jogar para não ganhar, e nisso o Liverpool ganhou aos pontos.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

De mansinho...

...vai o Sevilha atrás de 4 troféus esta época. Só falta o campeonato e a Taça do Rei. Depois da Supertaça Europeia há já alguns meses e da Taça UEFA ontem, esta sim é a equipa que ganha tudo. O Barcelona, que ganhou a Supertaça Espanhola ao Espanhol, até se pode dar por contente por não ter, na mesma cidade, uma equipa com um troféu mais brilhante para mostrar esta época...

terça-feira, 15 de maio de 2007

O circo chega à cidade

«Alexi Lalas, antigo defesa norte-americano que actualmente dirige os destinos do LA Galaxy, congratulou-se hoje pela contratação do português Abel Xavier, comprometido por época e meia com o clube onde também alinhará David Beckham.

«Abel traz muita experiência e uma maravilhosa personalidade à nossa equipa. É um grande defesa e estamos muito entusiasmados por vir para Los Angeles», afirmou Lalas, citado pelo site oficial do clube norte-americano.

Com 34 anos, Abel Xavier terminou contrato com o Middlesbrough e anunciou esta segunda-feira, já em Lisboa, que comprometeu-se por época e meia com LA Galaxy, clube onde a partir de Agosto também alinhará o inglês David Beckham.»
em A Bola

Destaco a ideia de que «Abel vai trazer uma maravilhosa personalidade à nossa equipa». Lá disso os LA Galaxy vão ter muito no próximo ano, personalidade. Para quando os jogos da MLS na SportTv?

Para quando os jogos do campeonato australiano na SportTv?

«O experiente internacional nigeriano Jay Jay Okocha, actualmente no Qatar, tem nas mãos um convite dos australianos do FC Sydney.

Segundo revela o Daily Telegraph, os responsáveis do FC Sydney já iniciaram negociações para tentar convencer Okocha a sair do Qatar FC e a tentar uma nova experiência na sua longa carreira ao serviço do clube australiano.»
em A Bola

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Parece que ninguém quer ganhar


O mais espantoso nem foi no topo, foi nos lugares de descida: o D.Aves sofre um golo do E.Amadora, em casa, aos 16 minutos, e não consegue sequer empatar; o Beira-Mar leva 3-0 do Nacional; e o Vitória de Setúbal pouco mais fez que aparecer em campo. Agora, é esperar para ver a quem calha o brinde na última jornada.

Paços de Ferreira 1-1 FC Porto
Académica 0-2 Sporting
V.Setúbal 0-1 Benfica
Nacional 3-0 Beira-Mar
D.Aves 0-1 E.Amadora

Depois destas voltas todas, a uma jornada do fim, o Benfica ainda pode ser campeão. Dizia A Bola que é a primeira vez que os três grandes chegam à última jornada com a possibilidade de serem campeões. E se tem havido muito mau futebol e até lençóis, lá emoção não falta.

No próximo fim-de-semana, teremos todos os jogos (à excepção do Marítimo-Boavista, aparentemente) às 19h15 de Domingo, com os olhos na televisão e os ouvidos na rádio. Não há grandes cenários a desenhar na frente: para se ser campeão, tem que se ganhar.

Lá em baixo, é que há mais contas a fazer: ao contrário do que se dizia ontem na tv, acredito que é o Vitória de Setúbal quem tem mais condições para não descer, já que a Naval poderá demonstrar vontade de chegar ao 9º lugar, mas se o Vitória quiser ficar na 1ª Liga, terão que fazer o jogo da vida deles. O Beira-Mar e o D.Aves também, mas os seus adversários querem jogar na UEFA e ser campeões, e essa vontade poderá falar mais alto.

FC Porto - D.Aves
Beira-Mar - P.Ferreira
Naval - V.Setúbal

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Ridiculé



Getafe 4-0 Barcelona

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Esta é para o Paulo

Hoje:

SportTv 1: Tottenham - Blackburn, 20h, com uma vitória do Tottenham a colocá-los em 5º, dois pontos à frente do Everton, quando só faltará um jogo para o final do campeonato.

SportTv 2: Getafe - Barcelona, 20h, 2ª mão da meia-final da Taça do Rei, para cuja final o Sevilha já se apurou (5-0 ao Deportivo). Este sim, o grande duelo europeu da época.

SportTv 2: Santos - Caracas, 22h, para a Taça Libertadores da América.

Eurosport: Inglaterra - França, 19h10, meia-final do Campeonato Europeu Sub-17

quarta-feira, 9 de maio de 2007

O futebol cá e lá

Em Inglaterra, o Chelsea empata, perde o campeonato e os seus adeptos aplaudem a equipa até à exaustão: Mourinho and Chelsea fans.

Em Portugal, o Benfica ganha e os adeptos mostram «lenços brancos e até um lençol, para não haver dúvidas»: Benfica 2-1 Naval. Os adeptos portugueses merecem o futebol que têm.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Sucesso já, se faz favor

Quando a Naval contratou o treinador Mariano Barreto (a meio da época) e ouvi-o falar num projecto a longo prazo para o clube, consolidá-lo na 1ª divisão, aproximá-lo dos lugares da UEFA, achei que ia ser bonito vê-lo trabalhar e tentar levar um clube da Figueira, sem tradição no futebol português, a esses objectivos. Não chegou ao fim do campeonato.

Não percebo o que os clubes pretendem com esta dança de treinadores. Só um clube pode ser campeão, só alguns podem ir às competições europeias, e poucos mais podem jogar futebol de 1ª divisão. Todos o querem, mas será que há mesmo uma série de Special Ones aí fora que pegam numa equipa e começam logo a ganhar os jogos todos? E a identificação dos jogadores com o treinador? E com os sócios? A formação, poder escolher os jogadores antes da época, a experiência que só se ganha com os jogos? E de vez em quando lá sai um Luís Campos que desceu duas equipas à 2ª na mesma época.

Isto tudo porque o D.Aves manteve o Professor Neca e talvez se vá safar. E porque o Watford, que ocupa o último lugar da Premiership inglesa há algum tempo e já foi despromovido, anunciou que renovou o contrato com o treinador, Adrian Boothroyd, por mais três anos. As razões? Vá-se lá perceber a cabeça destes senhores quando falam de que ele «has built a wonderful rapport with our fans and has worked really hard to make a success of Watford, and also to understand everything that we stand for and believe in as a club».



Toda a história em eurosport.com.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Bundesliga: 32ª jornada

O Bayern Munique quer quebrar um de dois mitos: o de que os grandes clubes já não se interessam pela Taça UEFA ou de que o Bayern é um grande clube. Ottmar Hitzfeld entrou a meio da época, com o título de campeão ainda bem ao seu alcance, bem como o de campeão europeu. Na Liga dos Campeões foram eliminados em casa (0-2), pelo Milan e pelo apelidado futebol cínico. No campeonato, depois de duas derrotas, conseguiram um empate em casa do último, Borussia Moenchengladbach, já despromovido. A duas jornadas do fim, já não têm nada a perder ou a ganhar, a não ser uma réstia de dignidade.

Schalke 1-0 Nuremberga
Estugarda 2-0 Mainz
Hertha Berlin 1-4 Werder Bremen
B. M'gladbach 1-1 Bayern Munique

1. Schalke 04 65p.
2. Estugarda 64p.
3. Werder Bremen 63p.
4. Bayern Munique 54p.
5. Nuremberga 45p.
6. Bayer Lervekusen 45p.
...
15. Wolfsburgo 36p.
16. Aachen 33p.
17. Mainz 31p.
18. B. M'gladbach 26p.

O título vai ser discutido até à última jornada por três equipas, que sentem este colapso do Bayern como uma oportunidade única para serem campeões. No outro extremo, também vai ser até à última, já que a próxima semana traz um Aachen - Wolfsburgo, e na última jornada o Wolfsburgo recebe um Werder Bremen à procura do título.

No sentido ascendente, um histórico já garantiu a subida, o Karlsruhe, e outros dois deverão segui-lo, o Hansa Rostock e o Duisburgo. Mais uma época de 2ª divisão para os adeptos do Friburgo, Kaiserslautern, 1860 Munique e Colónia.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Milan 3-0 Manchester United

Desculpe, foi o senhor que falou em futebol cínico?



E não é que, dois anos depois, o destino entrega aos milaneses a oportunidade de expiarem os seus pecados?

La Liga: 32ª jornada

Atlético de Bilbao 1-4 Real Madrid
Barcelona 1-0 Levante
Sevilha 3-1 Espanhol
Valência 2-0 Recreativo de Huelva

Com os quatro primeiros a vencer, tudo se manteve na mesma no topo da tabela, quando ainda faltam 6 jornadas para o fim do campeonato.

1. Barcelona 62p.
2. Sevilha 61p.
3. Real Madrid 60p.
4. Valência 56p.
5. Saragoça 54p.
6. Atl. Madrid 51p.

A próxima jornada vai trazer um duelo de primeiros: já não há bilhetes para o Real Madrid - Sevilha, e o preço no mercado paralelo chega aos 300€. Mas há mais embates entre os seis primeiros até ao fim:

34ª jornada: Valência - Saragoça
35ª jornada: Atl. Madrid - Barcelona
36ª jornada: Sevilha - Saragoça
37ª jornada: Saragoça - Real Madrid

Falava-se de que o Chelsea podia ganhar 4 troféus, mas ninguém parece lembrar-se dos 4 do Sevilha, vencedor da Supertaça Europeia, semi-finalista da Taça UEFA e da Taça do Rei e na corrida pela Liga Espanhola. Logo, às 20h45, veremos se conseguem dar a volta ao Osasuna e garantir a final europeia.