sexta-feira, 19 de março de 2010

Desafio 1X2 vol.VI - semana 11

Se a jornada da semana passada foi anunciada como sendo para especialistas, a que se segue é para corredores de fundo, com muito fôlego. Estão preparados? Como convém, numa ementa com 16 jogos, a apresentação será mais curta que o habitual.

A final da Taça da Liga está a ser apresentada pela SIC como o jogo mais aguardado do ano: o FC Porto pode igualar o Benfica no número de troféus conquistados! 0-2, sem espinhas, bis de Éder Luís.

Passamos já para a Bundesliga, onde encontramos o Bayern sentado no topo a assistir aos confrontos entre as quatro equipas que o perseguem. O Borussia, ainda em busca do 3º lugar e de um pedaço de Liga dos Campeões, recebe um Leverkusen acabadinho de cair da liderança para esse 3º lugar. O Hamburgo também está em busca da Champions, mas terá pela frente um Schalke (vice-líder) em grande forma, com 10 vitórias e apenas 1 derrota nos últimos 13 jogos.

Em Itália, a quebra de forma ressuscitou a luta pelo título. Com o Milan a receber um Nápoles em muito má forma, Mourinho vai defender um ponto de avanço a casa do Palermo, o surpreendente 4º classificado (Miccoli é o melhor marcador, com 10 golos), que vem de 8 vitórias seguidas no seu estádio, onde não perde desde 1 de Março de 2009!
Os outros dois grandes candidatos ao 4º lugar defrontam-se em Génova: a Sampdoria não perde em casa (para o campeonato) desde Janeiro de 2009 (!!), a Juventus vem da eliminação na Liga Europa frente ao Fulham, esse colosso do futebol mundial.

A seguir, o grande candidato a surpresa da jornada. O Manchester United, líder da Premier League, está numa série de 5 vitórias e recebe o 5º classificado; o Liverpool tem a promessa de um lugar na Liga dos Campeões (que é como quem diz, o Tottenham) a um ponto, derrotou o United nos últimos dois encontros (incluindo aquele 1-4 de há um ano, em Old Trafford), e vem de uma moralizante vitória por 3-0 sobre o Lille, com o consequente apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa.

Com Bordéus, Montpellier, Auxerre e Lille nos primeiros quatro lugares da Ligue 1, o confronto entre Marselha e Lyon coloca frente a frente o 5º e o 6º classificados. Mas não se iludam: todas estas equipas estão separadas por três pontos, e o Lyon, com muita sorte e o vento a favor, até pode acabar a jornada em 1º. O Marselha só tem uma derrota nos últimos nove jogos (graças a Jesus e a Alan Kardec), o Lyon não perde há precisamente nove jogos, e acaba de deixar o Real Madrid para trás na Liga dos Campeões.

De volta à Península Ibérica, para um curioso confronto. O Maiorca continua a perseguir o sonho da Champions, apenas e só à custa do desempenho caseiro. Só o Sevilha parou os maiorquinos no seu estádio, onde em 12 jogos sofreram apenas 6 golos. O teste desta semana chama-se At.Madrid, fresquinho da passagem por Alvalade que valeu um apuramento na Liga Europa (salvé golos fora!), e instalado numa série de seis jogos sem derrotas. Ó Quique, não voltes, e não estás perdoado.

O fabuloso PSV de início de época deu lugar a uma equipa deprimida, que perdeu os últimos dois jogos, deixando assim de ter um ponto de vantagem na liderança da liga para estar atrasado cinco pontos. E assim, este ainda mais é o "jogo do título". O Twente vem de cinco vitórias: são já 21 vitórias nos últimos 25 jogos para o campeonato (e apenas uma derrota, com o Ajax). Nos últimos cinco confrontos entre PSV e Twente, registaram-se cinco empates.

Faltam apenas quatro jornadas para o fim do campeonato grego, e o Olympiakos precisa de um milagre para revalidar o título (os sete pontos de desvantagem assim o obrigam). O Panathinaikos beneficiou da derrota do PAOK com o Aris para aumentar também a vantagem sobre a equipa de Fernando Santos, por isso até se pode dar ao luxo de perder: mas no clássico de Atenas, isso nunca é uma opção.

Na Turquia, o Trabzonspor parece estar a ficar para trás na luta pelo título, à custa dos oito pontos perdidos em quatro empates no último mês. Mas o registo de 2010 é impressionante: oito vitórias e cinco empates, nenhuma derrota. Derrotando o líder Galatasaray, o 1º lugar pode ficar a sete pontos, com oito jornadas pela frente. Há que dizer que o Gala vem de três empates e duas derrotas fora, e tem o Bursaspor e o Besiktas a um e dois pontos de distância.

A liga russa vai para a 2ª jornada, mas já vamos ter confronto de líderes e dérbi de Moscovo num só jogo. O CSKA vai para o 5º jogo de 2010 e o balanço é positivo: derrotado pelo Zenit na supertaça, venceu o Amkar Perm no campeonato e deixou o Sevilha para trás na Liga dos Campeões. O Dínamo ainda só fez um jogo, suficiente para impressionar: 0-1 em casa do Spartak, com golo de Semshov (ex-Zenit) e Voronin a titular.

Andamos afastados do campeonato argentino, mas há um jogo que nos faz regressar sempre. Boca Juniors e River Plate reeditam o super-clássico, com desempenhos recentes muito distantes dos que fizeram história. O Boca está em 17º com apenas uma vitória em nove jogos: não por culpa de Martin Palermo, que continua aos 36 anos a ser o melhor marcador da equipa. O River está um pouco melhor, mas também só ganhou três em nove e está em 11º, a oito pontos do líder Independiente.

No Brasil, o campeonato carioca volta a trazer-nos confronto de líderes. O Botafogo subiu a 1º do grupo B depois da derrota do Vasco frente ao Flamengo, na semana passada: é agora a vez do Bota defrontar o líder do grupo A. O Fla estava numa série de seis vitórias, que foi quebrada ontem no Chile, para a Libertadores; o Bota ganhou sete dos últimos jogos.

Vai haver muita acção a meio da semana, de onde vamos acompanhar dois jogos de Taça. O Schalke vem de oito vitórias em casa (onde não perde desde Setembro): o próximo visitante dá pelo nome de Bayern Munique (não perde em competições nacionais desde Setembro) na meia-final da Taça da Alemanha.
Bem instalado no 4º lugar do campeonato, o grande objectivo do Feyenoord passa pela conquista da Taça: apenas uma derrota nos últimos 17 jogos ajudam a alimentar este sonho, mas o Twente (ver análise mais acima) está em busca da dobradinha. Mais uma meia-final de Taça a uma só mão.

Entretanto, as pontuações da semana anterior, e a classificação geral, estão em revisão e serão actualizadas nas próximas horas.

Prazo limite para esta semana: Sábado (20/Março) às 15h00.

1. FC Porto - Benfica
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen
3. Hamburgo - Schalke 04
4. Palermo - Inter
5. Sampdoria - Juventus
6. Manchester Utd. - Liverpool
7. Marselha - Lyon
8. Maiorca - At.Madrid
9. PSV - Twente
10. Panathinaikos - Olympiakos
11. Trabzonspor - Galatasaray
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo
13. Boca Juniors - River Plate
14. Botafogo - Flamengo
15. Schalke 04 - Bayern Munique
16. Feyenoord - Twente

9 comentários:

Sérgio disse...

1. FC Porto - Benfica.. 1X
2. Bor.Dortmund - B.Leverkusen..1
3. Hamburgo - Schalke 04..1X
4. Palermo - Inter..X2
5. Sampdoria - Juventus..1X
6. Manchester Utd. - Liverpool..1
7. Marselha - Lyon..1X
8. Maiorca - At.Madrid..1
9. PSV - Twente..12
10. Panathinaikos - Olympiakos..1X
11. Trabzonspor - Galatasaray..1
12. CSKA Moscovo - D.Moscovo..1
13. Boca Juniors - River Plate..12
14. Botafogo - Flamengo..X2
15. Schalke 04 - Bayern Munique..X
16. Feyenoord - Twente..1X

David Caetano disse...

1. FC Porto - Benfica 1
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen X
3. Hamburgo - Schalke 04 2
4. Palermo - Inter 2
5. Sampdoria - Juventus 1
6. Manchester Utd. - Liverpool 1
7. Marselha - Lyon X
8. Maiorca - At.Madrid 1
9. PSV - Twente X2
10. Panathinaikos - Olympiakos 1
11. Trabzonspor - Galatasaray 2
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo 1
13. Boca Juniors - River Plate 1X
14. Botafogo - Flamengo 1
15. Schalke 04 - Bayern Munique 1
16. Feyenoord - Twente 1

Vincent Amos disse...

1. FC Porto - Benfica.. 2
2. Bor.Dortmund - B.Leverkusen..1
3. Hamburgo - Schalke 04..1
4. Palermo - Inter..2
5. Sampdoria - Juventus..X2
6. Manchester Utd. - Liverpool..1
7. Marselha - Lyon..1X
8. Maiorca - At.Madrid..1
9. PSV - Twente..1
10. Panathinaikos - Olympiakos..1X
11. Trabzonspor - Galatasaray..2
12. CSKA Moscovo - D.Moscovo..X
13. Boca Juniors - River Plate..1
14. Botafogo - Flamengo..2
15. Schalke 04 - Bayern Munique..X
16. Feyenoord - Twente..1

Valhelhas disse...

1. FC Porto - Benfica 1\2
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen1
3. Hamburgo - Schalke 04 1
4. Palermo - Inter 2
5. Sampdoria - Juventus 1
6. Manchester Utd. - Liverpool 1
7. Marselha - Lyon 1\2
8. Maiorca - At.Madrid 1
9. PSV - Twente 1\2
10. Panathinaikos - Olympiakos 1\2
11. Trabzonspor - Galatasaray 1\2
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo 1
13. Boca Juniors - River Plate 1\2
14. Botafogo - Flamengo 2
15. Schalke 04 - Bayern Munique 2
16. Feyenoord - Twente 1\x

Cardoso disse...

Aqui ficam as previsões do Fanã:

1. FC Porto – Benfica – 1 2
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen - 1
3. Hamburgo - Schalke 04 -1
4. Palermo – Inter - 2
5. Sampdoria – Juventus - 1
6. Manchester Utd. – Liverpool - 1
7. Marselha – Lyon – 12
8. Maiorca - At.Madrid - 12
9. PSV – Twente - 1
10. Panathinaikos – Olympiakos - x
11. Trabzonspor – Galatasaray - x
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo - 12
13. Boca Juniors - River Plate - 1
14. Botafogo – Flamengo - 2
15. Schalke 04 - Bayern Munique - 12
16. Feyenoord – Twente - 1

Cardoso disse...

do F.Alves:

1. FC Porto - Benfica 1/2
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1/2
3. Hamburgo - Schalke 04 1/2
4. Palermo - Inter 2
5. Sampdoria - Juventus 1/2
6. Manchester Utd. - Liverpool 1
7. Marselha - Lyon 1/2
8. Maiorca - At.Madrid 1/2
9. PSV - Twente 1/2
10. Panathinaikos - Olympiakos 1/2
11. Trabzonspor - Galatasaray 2
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo 1/2
13. Boca Juniors - River Plate 1/2
14. Botafogo - Flamengo 1/2
15. Schalke 04 - Bayern Munique 1/2
16. Feyenoord - Twente 1/2

Cardoso disse...

do L.Alves:

1. FC Porto – Benfica : 2
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen : 1
3. Hamburgo - Schalke 04 : 1
4. Palermo – Inter : X
5. Sampdoria – Juventus : 1
6. Manchester Utd. – Liverpool : 1
7. Marselha – Lyon : X
8. Maiorca - At.Madrid : 1
9. PSV – Twente : X
10. Panathinaikos – Olympiakos: : 1
11. Trabzonspor – Galatasaray : X
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo : X
13. Boca Juniors - River Plate : X
14. Botafogo – Flamengo : 1
15. Schalke 04 - Bayern Munique : 1
16. Feyenoord – Twente : 1

Cardoso disse...

do H.Alves:

1. FC Porto - Benfica...1
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen...1
3. Hamburgo - Schalke 04...1
4. Palermo - Inter...x
5. Sampdoria - Juventus...1
6. Manchester Utd. - Liverpool...1
7. Marselha - Lyon...1
8. Maiorca - At.Madrid...x
9. PSV - Twente...1
10. Panathinaikos - Olympiakos...1
11. Trabzonspor - Galatasaray...2
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo...1
13. Boca Juniors - River Plate...1
14. Botafogo - Flamengo...x
15. Schalke 04 - Bayern Munique...2
16. Feyenoord - Twente...1

Cardoso disse...

e as minhas:

1. FC Porto - Benfica 2
2. Bor.Dortmund - Bayer Leverkusen 1
3. Hamburgo - Schalke 04 1
4. Palermo - Inter X2
5. Sampdoria - Juventus 1
6. Manchester Utd. - Liverpool 1X
7. Marselha - Lyon X
8. Maiorca - At.Madrid 1
9. PSV - Twente 2
10. Panathinaikos - Olympiakos 12
11. Trabzonspor - Galatasaray X
12. CSKA Moscovo - Dínamo Moscovo 2
13. Boca Juniors - River Plate 1
14. Botafogo - Flamengo X
15. Schalke 04 - Bayern Munique X
16. Feyenoord - Twente 1X