sexta-feira, 12 de março de 2010

Desafio 1X2 vol.VI - semana 10

A jornada 10 do Desafio é verdadeiramente para especialistas, com vários confrontos especiais, e que representam para todas as equipas envolvidas sérios testes aos seus objectivos de final de época.

Começamos pela liga portuguesa, e por um renascido Sporting: é incrível, mas em Alvalade mora uma equipa que não sofre golos há 5 jogos e meio, tendo marcado 11 golos nesse período. Mas há que manter esse ritmo, e agora segue-se o V.Guimarães, o mais sério candidato a roubar o 4º lugar a Carvalhal e companhia. Depois de um Janeiro terrível (7 jogos sem vencer), a equipa de Paulo Sérgio está agora numa série de três vitórias, e se somar mais uma no Domingo, ultrapassa o Sporting.

Na outra ponta da tabela, parece ser desta que o Belém se afunda (terão já outro golpe de secretaria preparado?). A grande dúvida é saber quem o acompanha. Nesta jornada os quatro últimos jogam entre si, mas o Olhanense - Belenenses não parece ser jogo de tripla. Já o mesmo não se pode dizer da recepção do Leixões ao V.Setúbal. É difícil perceber quem está pior: o Vitória leva dois pontos de vantagem sobre os leixonenses mas ambos os currículos são decadentes. Nos últimos sete jogos, o Leixões perdeu seis e empatou um (com o FC Porto...); o Vitória vem de seis empates e duas derrotas. Os da casa só ganharam um dos últimos 19 jogos, os de Setúbal ganharam um em 16. Não podem descer três equipas este ano?

Em Espanha, Real Madrid e Barcelona vão discutir o título entre si pela enésima vez, o Valência leva vantagem na luta pelo 3º lugar, restando o 4º e um cheirinho de Liga dos Campeões para os restantes. Maiorca e Sevilha seguem empatados em 4º, com o Deportivo logo atrás: será que os da Corunha conseguem aproveitar o mau momento do Sevilha, que vem de dois empates e uma derrota?

A luta pelo título francês não podia estar mais dramática. O surpreendente Montpellier aproveitou os jogos em atraso do Bordéus para igualar o campeão na liderança do campeonato. Os girondinos recuperaram um desses jogos esta 4ª feira, mas em vez da recepção ao Auxerre servir para ganhar uma vantagem de três pontos, possibilitou isso sim que esse mesmo Auxerre, ganhando por 1-2, subisse ao 3º lugar, a um ponto dos líderes. Estão assim seis equipas separadas por 4 pontos, sendo que Bordéus e Marselha continuam a ter menos um jogo. Mas no jogo grande desta semana temos um Montpellier que ganhou seis dos últimos oito jogos do campeonato frente a um Auxerre que vem de cinco vitórias seguidas, e de 10 vitórias nos últimos 12 jogos.

Depois de liderar a Bundesliga invicto durante alguns meses, o Bayer Leverkusen perdeu em Nuremberga e desceu para o 3º lugar: 11 pontos perdidos em 5 jogos é muita fruta, e os sete pontos de avanço para o Hamburgo não dão uma grande segurança. Esta é a altura de o Bayer se assumir como candidato ao título, e para os de Hamburgo mostrarem que estão na corrida por um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.

A oito jornadas do final da época, Ajax e PSV protagonizam o grande clássico holandês uma semana depois dos de Eindhoven terem perdido a liderança no terreno do NAC (2-1). O Twente aproveitou e tem agora dois pontos de avanço: a equipa de Steve McClaren poderá ser a grande beneficiada com o clássico de Domingo. O Ajax vem de seis vitórias para o campeonato, não perde para as competições nacionais desde o início de Dezembro, e tem um ataque demolidor: diferença positiva de 59 golos no campeonato (76-17), tantos quantos os golos do 2º melhor ataque (PSV, 59-18). Ah, e também tem a melhor defesa. Os anteriores líderes ganharam os últimos dois confrontos com o Ajax por números esclarecedores (4-3 e 6-2), mas foram ambos em Eindhoven.

Mais um clássico, mais um dérbi. Sim, eu sei que o Rapid venceu nas últimas três recepções ao Áustria Viena, mas as séries são para se quebrar. Até porque o Rapid só somou dois pontos nos últimos 4 jogos do campeonato e as duas equipas estão empatadas na vice-liderança. Quem ganhar segue na perseguição ao Red Bull Salzburgo, que na última jornada perdeu pontos pela primeira vez em 5 jornadas (empate em casa).

Mais um jogo estranho, com o 1º da liga romena a receber o 7º. Porque dar-lhe atenção? Porque Cluj e Dínamo Bucareste estão separados por apenas quatro pontos, porque as equipas da frente estão numa febre de empates desde que acabou a pausa de Inverno, e porque apesar de não haver confronto entre portugueses, no Dínamo jogam Marius Niculae (ex-Sporting) e Ousmane N'Doye (ex-Académica), dois nossos velhos conhecidos. Ah, e porque o Cluj perdeu na última jornada e o Dínamo não perde para o campeonato há seis jogos.

Da Grécia chega-nos um cenário completamente inesperado: a derrota no Olympiakos na última jornada deixa os crónicos campeões a cinco pontos da liderança, e em 3º lugar. É o PAOK de Fernando Santos que está a dar luta ao Panathinaikos: os dois pontos de diferença não dão margem para deslize ao Pana, que ainda vai defrontar o Olympiakos daqui a uma semana. Por outro lado, o calendário do PAOK é muito favorável: três jogos em casa e uma deslocação ao Larissa. Quer dizer, para além do dérbi fratricida desta semana, com o Aris, que está na luta por um lugar europeu. É o último grande teste a Vieirinha, Edinho e Contreras, que vêm de 11 vitórias (incluindo os dois grandes) e 2 empates no campeonato (a última derrota foi em Novembro). O Aris só perdeu um dos últimos seis.

Ali ao lado, uma das mais emocionantes edições do campeonato do Chipre. Os primeiros quatro acertam posições antes do arranque da fase final, e quem se apresenta melhor é o Apollon Limassol, actualmente em 4º, mas numa série de seis vitórias seguidas. E se falamos de Chipre, falamos de portugueses: no Apollon encontramos Toni (António Lopes, ex-Farense e Beira-Mar). A acompanhá-lo, uma sociedade das nações: do Brasil à Albânia, da Serra Leoa à Suécia, há jogadores de todo o mundo, com destaque para o nigeriano Junior Agogo, estrela do CAN 2008. O campeão APOEL não perde desde 6 de Janeiro: 9 vitórias e 3 empates desde então, com destaque para o sérvio Mirosavljević, já com 21 golos esta época.

O Santos continua líder incontestado do campeonato paulista, apesar do empate com a Portuguesa, e esta semana pode terminar com as esperanças do Palmeiras chegar ao G-4. O Verdão está a quatro pontos do Corinthians (4º) e em 8º lugar: o alarme soou e esta semana foram contratados dois jogadores (Vítor, ex-Goiás, e Ewerthon, ex-Saragoça) para ajudar a mudar a história recente.
Terminamos com outro clássico, do campeonato carioca. Flamengo e Vasco da Gama lideram os respectivos grupos nesta 2ª fase (Taça Rio), mas com Fluminense e Botafogo na sombra. Vai ser o 1º confronto entre estas equipas desde há um ano, dado que o Vasco esteve na 2ª divisão nacional: em Março de 2009, o Vasco venceu 2-0. Atenção às estrelas: Vagner Love e Adriano contra Carlos Alberto.

Prazo limite: Sábado (13/Março), às 16h00.

1. Sporting - V.Guimarães
2. Leixões - V.Setúbal
3. Sevilha - Dep.Corunha
4. Montpellier - Auxerre
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo
6. Ajax - PSV
7. Rapid Viena - Áustria Viena
8. Cluj - Dínamo Bucareste
9. Aris - PAOK
10. Apollon Limassol - APOEL
11. Santos - Palmeiras
12. Flamengo - Vasco da Gama

Boa Sorte!

10 comentários:

David Caetano disse...

1. Sporting - V.Guimarães 1
2. Leixões - V.Setúbal 1
3. Sevilha - Dep.Corunha 1
4. Montpellier - Auxerre 1X
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo X
6. Ajax - PSV 2
7. Rapid Viena - Áustria Viena 1
8. Cluj - Dínamo Bucareste 1
9. Aris - PAOK 2
10. Apollon Limassol - APOEL X
11. Santos - Palmeiras 2
12. Flamengo - Vasco da Gama 1

Paul Man disse...

1. Sporting - V.Guimarães 1
2. Leixões - V.Setúbal x
3. Sevilha - Dep.Corunha 1
4. Montpellier - Auxerre 1
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo 2
6. Ajax - PSV 2
7. Rapid Viena - Áustria Viena x
8. Cluj - Dínamo Bucareste 1
9. Aris - PAOK 1
10. Apollon Limassol - APOEL 2
11. Santos - Palmeiras x
12. Flamengo - Vasco da Gama 1

Sérgio disse...

1. Sporting - V.Guimarães..1
2. Leixões - V.Setúbal..2
3. Sevilha - Dep.Corunha..1
4. Montpellier - Auxerre..1X
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo..1X
6. Ajax - PSV..1
7. Rapid Viena - Áustria Viena..1
8. Cluj - Dínamo Bucareste..1
9. Aris - PAOK..X2
10. Apollon Limassol - APOEL..1X
11. Santos - Palmeiras..1
12. Flamengo - Vasco da Gama..1

Cardoso disse...

Olhás previsões do Fanã:

1. Sporting - V.Guimarães - 2
2. Leixões - V.Setúbal - 1
3. Sevilha - Dep.Corunha - 1
4. Montpellier – Auxerre - 1
5. Bayer Leverkusen – Hamburgo - 1
6. Ajax – PSV - 1
7. Rapid Viena - Áustria Viena - x
8. Cluj - Dínamo Bucareste - 1
9. Aris – PAOK - 1
10. Apollon Limassol – APOEL- 1
11. Santos – Palmeiras - 2
12. Flamengo - Vasco da Gama - 1

Cardoso disse...

do F.Alves:

1. Sporting - V.Guimarães 1
2. Leixões - V.Setúbal X
3. Sevilha - Dep.Corunha 1
4. Montpellier - Auxerre 1
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo 1
6. Ajax - PSV 1/2
7. Rapid Viena - Áustria Viena 1/2
8. Cluj - Dínamo Bucareste 1/2
9. Aris - PAOK 2
10. Apollon Limassol - APOEL 1/2
11. Santos - Palmeiras 1
12. Flamengo - Vasco da Gama 1

Cardoso disse...

do L.Alves:

1. Sporting - V.Guimarães : X
2. Leixões - V.Setúbal : X
3. Sevilha - Dep.Corunha : 1
4. Montpellier – Auxerre : 1
5. Bayer Leverkusen – Hamburgo : 1
6. Ajax – PSV : 1
7. Rapid Viena - Áustria Viena : 1
8. Cluj - Dínamo Bucareste : 1
9. Aris – PAOK : 1
10. Apollon Limassol – APOEL : 2
11. Santos – Palmeiras : 1
12. Flamengo - Vasco da Gama : 1

Cardoso disse...

do H.Alves:

1. Sporting - V.Guimarães...1
2. Leixões - V.Setúbal...2
3. Sevilha - Dep.Corunha...1
4. Montpellier - Auxerre...1
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo...1
6. Ajax - PSV...x
7. Rapid Viena - Áustria Viena...1
8. Cluj - Dínamo Bucareste...1
9. Aris - PAOK...2
10. Apollon Limassol - APOEL...2
11. Santos - Palmeiras...1
12. Flamengo - Vasco da Gama...1

Cardoso disse...

e as minhas:

1. Sporting - V.Guimarães 1X
2. Leixões - V.Setúbal X
3. Sevilha - Dep.Corunha 1X
4. Montpellier - Auxerre 1X
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo 1X
6. Ajax - PSV X
7. Rapid Viena - Áustria Viena 1
8. Cluj - Dínamo Bucareste X
9. Aris - PAOK X2
10. Apollon Limassol - APOEL X
11. Santos - Palmeiras 1
12. Flamengo - Vasco da Gama 1X

Vincent Amos disse...

1. Sporting - V.Guimarães 1X
2. Leixões - V.Setúbal 2
3. Sevilha - Dep.Corunha 1
4. Montpellier - Auxerre 1
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo 1
6. Ajax - PSV 1
7. Rapid Viena - Áustria Viena X
8. Cluj - Dínamo Bucareste 1
9. Aris - PAOK 2
10. Apollon Limassol - APOEL X2
11. Santos - Palmeiras 1
12. Flamengo - Vasco da Gama 1

Valhelhas disse...

1. Sporting - V.Guimarães 1\2
2. Leixões - V.Setúbal 1
3. Sevilha - Dep.Corunha 1
4. Montpellier - Auxerre 1
5. Bayer Leverkusen - Hamburgo 1
6. Ajax - PSV 1
7. Rapid Viena - Áustria Viena 1
8. Cluj - Dínamo Bucareste 1
9. Aris - PAOK 2
10. Apollon Limassol - APOEL 1\2
11. Santos - Palmeiras 1
12. Flamengo - Vasco da Gama 1