A pedido de várias famílias, o Desafio 1X2 está de volta. Ainda não da forma prevista (o desejado portal ainda está em testes), mas há que trazer de novo este passatempo ao nosso convívio semanal, agora que a época 2009/10 já arrancou.
Não vamos introduzir alterações nas regras, em relação às últimas edições: iremos apenas começar com um número mais reduzido de jogos, devido à menor disponibilidade do vosso anfitrião (isto enquanto não surge um mecenas...). De resto:
- mantém-se a forma de jogar (previsão simples ou dupla);
- a pontuação (um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla);
- o prazo limite para jogar (até cerca de uma hora antes do início do primeiro jogo);
- a forma de jogar (através de um comentário colocado na notícia dessa semana, ou em alternativa, através de e-mail, devidamente identificado);
- a pontuação mínima (quem não participar numa dada semana, ganha o mínimo atribuído nessa semana, o que também permite entrar a meio duma época sem começar do zero).
Devido a arrancarmos com menos jogos por semana, esta época deverá ser mais longa: vamos apontar para terminar na primeira semana de 2010, a confirmar lá para o fim de Novembro. Na última edição, oferecemos um livro ao vencedor (ainda não foi entregue, mas lá chegaremos); nesta que agora vai começar, a intenção é dar ao vencedor final um cachecol de um clube.
Pelas razões apontadas acima, também o lançamento da jornada terá de ser mais comedido, mas acredito que por esta altura todos os participantes do Desafio tenham os seus próprios métodos de pesquisa (senão, sugiro o Soccerway como ponto de partida). Como sempre, as portas estão abertas a todos os novos participantes: qualquer dúvida, basta usar a caixa de comentários ou o e-mail que está no cabeçalho.
Começamos pela liga portuguesa, onde a primeira jornada trouxe o que ninguém esperava, principalmente depois do descalabro sueco: Domingos Paciência e o Sp.Braga isolados na liderança. Os três grandes estiveram a perder, mas lá empataram, com mais ou menos sorte. A 2ª jornada traz mais três jogos bem interessantes para os eternos candidatos ao título: Sporting e FC Porto recebem, respectivamente, Sp.Braga e Nacional, e o Benfica vai a Guimarães. E é este confronto que vamos acompanhar. Nilson, Flávio Meireles, Nuno Assis, Jorge Gonçalves e Roberto, a tentar impressionar frente aos discípulos de Jesus.
Passamos para a Bundesliga, onde à 2ª jornada já só temos duas equipas apenas com vitórias: o campeão Wolfsburgo e o Schalke 04, liderado pelo treinador campeão em título, Felix Magath. Já se sabe que nesta liga temos jogos grandes todas as semanas, jornadas recheadas de golos, e duas das equipas que mais contribuem para esse facto encontram-se este Sábado. Alexander Frei trocou Dortmund por Basileia, mas chegou Lucas Barrios, argentino que marcou 49 golos em 53 jogos pelo Colo-Colo, a que se juntam Mohamed Zidan e Dimitar Rangelov. O Estugarda também perdeu a sua referência atacante (Mario Gomez, para o Bayern Munique, que se tornou na maior aquisição de sempre de um clube alemão) mas recebeu Pogrebnyak e Hleb, depois deste ter recusado ser emprestado ao Inter.
Em França, o Nancy impressionou nas duas primeiras jornadas, com 7-1 em golos e a liderança da Ligue 1. As duas equipas que disputaram o título da última época até ao fim vêm logo a seguir, completando assim o trio que ainda não perdeu pontos. O Marselha, única equipa que ainda não sofreu golos, desloca-se esta semana a Rennes, que segue na sombra dos marselheses, com 4 pontos, e onde se espera que seja Ismael Bangoura, recém-chegado do Dínamo Kiev, a fazer as manchetes dos jornais do dia seguinte, e não Lucho ou Brandão.
A grande questão no início de mais uma época na Grécia é se algum clube consegue beliscar a hegemonia do Olympiakos. Os tetras do FC Porto parecem uma brincadeira se comparados com os 12 campeonatos conquistados pelos vermelhos de Atenas nos últimos 13 anos. Panathinaikos, AEK e PAOK surgem sempre dispostos a quebrar esse domínio, e nada melhor que um dérbi da capital para arrancar a época. O Olympiakos perdeu Kovacevic (retirou-se aos 35 anos) e Belluschi (para o FC Porto), mas contratou Mellbeg (Juventus) e Maresca (Sevilha). No AEK, não houve transferências sonantes, e a aposta é na continuidade, com o treinador 4 vezes campeão da Grécia, Dusan Bajevic, nos nossos conhecidos Geraldo e Manduca, e no avançado argentino Ismael Blanco, que leva 52 golos em 75 jogos pelo clube.
O campeonato romeno já vai para a 4ª jornada. O campeão Unirea Urziceni demonstrou a sua força nas últimas jornadas, com vitórias sobre Steaua e Dínamo, mas arrancou com uma derrota fora com o Cluj. E é a equipa de Toni (António Conceição para os amigos) que lidera a Liga I, a par do vice-campeão, FC Timisoara, com duas vitórias e um empate. O contingente português do Cluj já não é tão grande, mas por lá mantêm-se Cadú (capitão), Tony (vice-capitão), Nuno Claro, André Leão e Dani, a que se juntou esta época uma das revelações da última Liga Sagres, Boris Peskovic, que se destacou na baliza da Académica. Esta semana há viagem à capital, para defrontar o Dínamo, que vem de uma vitória de 4-0 fora e está a três pontos da liderança: por ali jogam Zé Kalanga, Marius Niculae, Ionel Danciulescu e Ousmane N'Doye (ex-Penafiel e Académica).
A liga russa anda num calendário diferente, e já vai na 2ª volta. O Rubin Kazan parece ter equipa para revalidar o título (segue com o melhor ataque e melhor defesa), mas é seguido de perto pelas cinco equipas de Moscovo, e pelo Zenit. O jogo deste Domingo pode complicar mais as contas: o Dínamo fica a 4 pontos do Rubin em caso de vitória, e já pode contar com Luis Aguiar, contratado recentemente ao Sp.Braga, que já se estreou a marcar. Há que ultrapassar o trauma de jogar em casa: o Dínamo vem de duas derrotas no seu estádio, e de outras duas nas últimas recepções ao Rubin. O campeão confirma a tendência russa de fazer melhores resultados fora: o Rubin só sofreu uma derrota fora, para o campeonato, nos últimos 13 meses, e foi quando o título da última época já estava ganho.
Terminamos com um cheirinho de Liga dos Campeões, e a expectativa de ver se a vaca do Sporting aparece em Florença: que tal mais um empate (a três golos) e os leões na fase de grupos? Deixo apenas uma pequena sugestão a Paulo Bento: é melhor avisar o Polga que a época já começou.
Prazo limite para esta primeira semana: Sábado (22/Agosto), às 13h30.
1. V.Guimarães - Benfica
2. Bor.Dortmund - Estugarda
3. Rennes - Marselha
4. AEK Atenas - Olympiakos
5. Dínamo Bucareste - Cluj
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan
7. Fiorentina - Sporting
Boa Sorte!
14 comentários:
1. V.Guimarães - Benfica (2)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (1)
3. Rennes - Marselha (X)
4. AEK Atenas - Olympiakos (2)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (1)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (1)
7. Fiorentina - Sporting (x)
1. V.Guimarães - Benfica (2)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (x)
3. Rennes - Marselha (2)
4. AEK Atenas - Olympiakos (x2)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (1)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (1)
7. Fiorentina - Sporting (1)
De facto, o Desafio começa curtinho, curtinho. É sinal que as coisas para os lados da Expo estão a correr bem! :)
Duarte: devias dar mais pontos a quem faça uma aposta simples e acerte no resultado Fiorentina - Sporting, desde que este não seja a vitória da Fiorentina (talvez atribuir 12 pontos caso o Sporting ganhe, em homenagem ao Bayern Munique). :)
1. V.Guimarães - Benfica (2)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (2)
3. Rennes - Marselha (2)
4. AEK Atenas - Olympiakos (X)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (1)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (X)
7. Fiorentina - Sporting (1)
1. V.Guimarães - Benfica 2
2. Bor.Dortmund - Estugarda 2
3. Rennes - Marselha X/2
4. AEK Atenas - Olympiakos 1
5. Dínamo Bucareste - Cluj X/2
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan 2
7. Fiorentina - Sporting 1
Saudações! Não conhecia este blog mas recebi uma dica do Danilo que me disse que quem não participa neste concurso não é cool. Sendo assim, e como tenho grandes pretensões a ser a uma pessoa relativamente cool, cá está a minha participação:
1. V.Guimarães - Benfica (X)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (1)
3. Rennes - Marselha (2)
4. AEK Atenas - Olympiakos (X)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (1)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (1)
7. Fiorentina - Sporting (X)
1. V.Guimarães - Benfica X2
2. Bor.Dortmund - Estugarda 2
3. Rennes - Marselha X2
4. AEK Atenas - Olympiakos X
5. Dínamo Bucareste - Cluj 1
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan X2
7. Fiorentina - Sporting X
1. V.Guimarães - Benfica (2)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (2)
3. Rennes - Marselha (2)
4. AEK Atenas - Olympiakos (2)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (2)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (2)
7. Fiorentina - Sporting (1)
Aqui ficam as previsões do Sagon:
1. V.Guimarães – Benfica - x
2. Bor.Dortmund – Estugarda - 2
3. Rennes – Marselha - 2
4. AEK Atenas – Olympiakos - x
5. Dínamo Bucareste – Cluj - 1
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan - 1
7. Fiorentina – Sporting - x
1. V.Guimarães - Benfica 1
2. Bor.Dortmund - Estugarda 2
3. Rennes - Marselha 2
4. AEK Atenas - Olympiakos 1
5. Dínamo Bucareste - Cluj 2
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan 1
7. Fiorentina - Sporting 2
Aqui ficam as previsões do L.Alves:
1. V.Guimarães - Benfica : X
2. Bor.Dortmund - Estugarda : X
3. Rennes - Marselha : 2
4. AEK Atenas - Olympiakos : X
5. Dínamo Bucareste - Cluj : X
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan : 1
7. Fiorentina - Sporting : X2
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. V.Guimarães - Benfica 2
2. Bor.Dortmund - Estugarda X
3. Rennes - Marselha 2
4. AEK Atenas - Olympiakos 1
5. Dínamo Bucareste - Cluj X
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan 1
7. Fiorentina - Sporting 1
1. V.Guimarães - Benfica 2
2. Bor.Dortmund - Estugarda 1
3. Rennes - Marselha X
4. AEK Atenas - Olympiakos 2
5. Dínamo Bucareste - Cluj X
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan 2
7. Fiorentina - Sporting 1
1. V.Guimarães - Benfica 2
2. Bor.Dortmund - Estugarda 2
3. Rennes - Marselha 2
4. AEK Atenas - Olympiakos 2
5. Dínamo Bucareste - Cluj X\2
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan 2
7. Fiorentina - Sporting 1\X
Hugo Moura
1.V.Guimarães - Benfica (2)
2. Bor.Dortmund - Estugarda (1)
3. Rennes - Marselha (X)
4. AEK Atenas - Olympiakos (X2)
5. Dínamo Bucareste - Cluj (1)
6. Dínamo Moscovo - Rubin Kazan (1)
7. Fiorentina - Sporting (1)
Enviar um comentário