sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rei morto, rei posto

A Taça UEFA morreu há mês e meio, a Liga Europa nasceu ontem. O caminho para a final de Hamburgo, que vai jogar-se no próximo 12 de Maio, começou esta quinta-feira, em 23 estádios. Destaques:

- Anorthosis Famagusta (Chipre) 5-0 Käerjéng (Luxemburgo)
Um ano depois da experiência na Liga dos Campeões, o 3º lugar no campeonato devolveu o Anorthosis à segunda competição europeia de clubes. O lugar na próxima pré-eliminatória parece estar assegurado, depois de uma goleada que teve a contribuição de Cafú (ex-Boavista), que fez o quarto golo. O cabo-verdiano foi titular na equipa cipriota, ao lado de Ricardo Fernandes (ex-Sporting, FC Porto e APOEL, e que na época passada esteve no Metalurh Donetsk, da Ucrânia), de Cristovão (ex-FC Porto, e que esteve no Paphos nas últimas três épocas), e de Janício (recentemente transferido do V.Setúbal). A seguir: OFK Petrovac, actual vencedor da Taça do Montenegro.

- Lisburn (Irlanda do Norte) 1-5 Zestafoni (Geórgia)
O FC Zestafoni está prestes a ultrapassar uma eliminatória europeia pela primeira vez na sua história, depois das eliminações frente ao Tobol (Cazaquistão) e ao Gyõri ETO (Hungria) nas últimas duas épocas. Os resultados estão a aparecer de forma cada vez mais sustentada, culminando com cinco campeonatos seguidos a terminar nos cinco primeiros, e a vitória na Taça em 2007-08. Próxima paragem: Helsingborg (isto se os suecos concretizarem a passagem, depois do 3-1 em casa sobre os finlandeses do Mika).

- Randers (Dinamarca) 4-0 Linfield (Irlanda do Norte)
As equipas da Irlanda do Norte só aparecem aqui por maus motivos. Se virmos que o outro clube envolvido nas competições europeias é o Glentoran, que vai defrontar o Maccabi Haifa na Liga dos Campeões, parece que vamos ter um zero em três para os norte-irlandeses. O Randers pode já marcar as passagens para a Lituânia, onde vai defrontar o Suduva.

- Motherwell (Escócia) 0-1 Llanelli (País de Gales)
Depois duma pesada derrota no último jogo europeu, em Ventspils (na Lituânia), por 4-0, nada faria prever que o Llanelli conseguisse obter um resultado positivo na sua deslocação ao campo duma equipa da Premier League escocesa. Mas um golo a meio da 1ª parte foi suficiente para dar vantagem aos galeses nesta eliminatória, cujo vencedor vai defrontar o Flamurtari Vlorë (Albânia) na próxima fase.

- Zimbru Chisinau (Moldávia) 1-2 Okzhetpes (Cazaquistão)
Desta eliminatória sairá o adversário do Paços de Ferreira, e pelo andar da coisa, parece que os pacenses têm pela frente uma longa viagem até Kokshetau, e ao estádio Torpedo, que tem capacidade para 10 mil pessoas, e é a casa do FC Okzhetpes.

1 comentário:

Alexandre disse...

isso é a guzar com o xadrez certo?