quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Fase de grupos da Taça UEFA (análise)

Para comparar com o post colocado aqui aquando do sorteio.

Grupo F
O Sp.Braga safou-se bem deste grupo, guardando o apuramento para a última jornada, mas parecendo sempre ter a situação controlada, principalmente depois de se ter percebido que o embate com o Estrela Vermelha iria ser bem mais fácil que o previsto inicialmente. O maior problema agora será o facto de ir apanhar uma das equipas repescadas da Liga dos Campeões, mas sempre dá para ir buscar mais uns trocos à bilheteira e aos direitos televisivos. O Aris também se foi aguentando, mas o último jogo era fora, com o Bayern, e isso já era pedir muito: saíram de lá com uma derrota por 6-0 e um até para o ano.
1. Bayern Munique 8p. 2/2/0
2. Sporting Braga 6p. 1/3/0
3. Bolton 6p. 1/3/0
4. Aris Salónica 5p. 1/2/1
5. Estrela Vermelha 0p. 0/0/4

Grupo E
Acabou por ser um grupo mais desiquilbrado do que se estava à espera (na última jornada já nada havia para decidir), mas numa coisa acertámos: a prestação do FC Zurique foi determinante. Com duas vitórias nos dois primeiros jogos, garantiu a passagem e eliminou os derrotados nesses jogos: o Sparta Praga e o Toulouse.
1. Bayer Leverkusen 9p. 3/0/1
2. Spartak Moscovo 7p. 2/1/1
3. FC Zurique 6p. 2/0/2
4. Sparta Praga 4p. 1/1/2
5. Toulouse 3p. 1/0/3

Grupo G
Para o Grupo G não havia previsões, tal a incerteza na forma dos clubes. O Getafe acabou em 1º, não sem dar mostras dessa irregularidade, perdendo com o último em casa e ganhando os restantes jogos; no campeonato consolidaram esse melhorar de forma, e de 20º passaram para 14º, com 16 pontos em 9 jogos. O Tottenham contratou o espanhol Juande Ramos e garantiu o 2º lugar. O Anderlecht lá conseguiu o último lugar do apuramento, muito por culpa do Aalborg que, na última jornada e já sem hipóteses, foi ganhar a Israel e eliminou o Hapoel.
1. Getafe 9p. 3/0/1
2. Tottenham 7p. 2/1/1
3. Anderlecht 5p. 1/2/1
4. Aalborg 4p. 1/1/2
5. Hapoel Tel Aviv 3p. 1/0/3

Grupo H
Os favoritos Bordéus e Galatasaray apuraram-se, mas de formas muito diferentes: os franceses passearam por este grupo e ganharam os quatro jogos; o Galatasaray sofreu, apenas ganhou ao Panionios e teve a tremenda sorte de, no último jogo, empatando em casa com o Áustria Viena (o único ponto dos austríacos), beneficiar da derrota caseira dos gregos com o Bordéus. Apetece dizer que mereciam ser eliminados, mas o futebol é mesmo assim: o Panionios esteve a ganhar por 2-0 e sofreu o terceiro golo aos 87 minutos. O pacote surpresa (já não é assim tanto) veio da Suécia, com mais uma prova de que o Helsingborgs (e Henrik Larsson) quer deixar marca nesta época da UEFA.
1. Bordéus 12p.
2. Helsingborgs 7p.
3. Galatasaray 4p.
4. Panionios 4p.
5. Áustria Viena 1p.

Sem comentários: