Cheira a final de época: o Benfica já encomendou as faixas, o Inter está com um pé na final da Liga dos Campeões, só falta encontrar o vencedor desta edição do Desafio. Esse caminho passa por um bom resultado na jornada desta semana, que nos traz confrontos para todos os gostos.
Começamos pela luta pela sobrevivência na primeira liga portuguesa. Apesar de todos os percalços, o Leixões chega à antepenúltima jornada ainda com hipóteses de manutenção. Não depende só de si, mas quase. Isto porque, nestas três restantes jornadas, terá dois confrontos directos. O primeiro é contra a Académica, em casa: em caso de vitória, será a 3ª consecutiva no seu estádio. Ganhar é coisa que os de Coimbra não fazem há oito jogos, com a curiosidade de que as últimas duas vitórias foram em Lisboa (Belém e Alvalade) e a anterior foi precisamente no Estádio do Mar (0-1, em Janeiro), para a Taça da Liga.
Para mais altos voos, vamos até Inglaterra, onde continuam os duelos entre candidatos ao título e aspirantes à Liga dos Campeões. Em Old Trafford vão encontrar-se os dois grandes vencedores da semana passada: o United ficou a apenas um ponto do líder Chelsea com a vitória no dérbi; o Tottenham também venceu o seu dérbi (sobre a equipa de Ancelotti), recuperando o 4º lugar, três dias depois de ter derrotado o Arsenal, e aumentando uma série que já vai em sete vitórias nos últimos oito jogos.
O Man.City desceu para 5º com a derrota de há uma semana, precisando assim de vencer o Arsenal este Sábado, de modo a não ficar a mais de três pontos do Tottenham, e assim poder recuperar o 4º lugar na penúltima jornada, quando se encontrarem em Manchester. O Arsenal ainda tem hipóteses de chegar ao título, mas tem de recuperar seis pontos em três jogos; o City tem apenas duas derrotas nos últimos 11 jogos do campeonato.
Em Itália, é grande a expectativa, não só para a definição do campeão, como dos restantes lugares que dão acesso à Liga dos Campeões, quando faltam quatro jornadas e há 12 pontos em disputa. A Roma leva um ponto de avanço sobre o Inter, o Milan está numa zona de ninguém (a sete pontos da Roma e com outros tantos de avanço sobre a Sampdoria), e Sampdoria e Palermo (separados por dois pontos) disputam o 4º lugar, com o Nápoles e a Juventus um pouco atrás à espera de aproveitar qualquer deslize. Nesta jornada, defrontam-se quatro dos cinco primeiros, e quem se pode sair a rir é José Mourinho.
De seguida, uma visita rara à Polónia. A seis jornadas do fim, os dois primeiros encontram-se no jogo que deverá ditar o tom para o resto da época. O Wisla Cracóvia, líder e actual bi-campeão, ficará com sete pontos de avanço se vencer: a equipa de Cléber (ex-V.Guimarães e Belenenses) vem de 4 vitórias seguidas para o campeonato. O Lech Poznan é o actual detentor da Taça, mas não vence o campeonato desde 1993: uma vitória coloca-os a um ponto da liderança. Já lá vão 17 jogos sem perder para a equipa em que Robert Lewandowski, internacional polaco de 21 anos, com 13 golos marcados esta época, é a grande estrela.
Da Grécia chega-nos o candidato a surpresa da jornada. Na final da Taça encontram-se o recém encontrado campeão, Panathinaikos, vencedor em 16 finais e presente noutras 10, e o Aris Salónica, que apesar de já ter sido finalista oito vezes, apenas venceu uma vez, em 1970. Karagounis, Katsouranis e Djibril Cissé recebem no "seu" Estádio Olímpico de Atenas os nossos velhos conhecidos Koke (ex-Sporting), Freddy Adu e Ronaldo (ambos ex-Benfica).
Um dos confrontos mais interessantes da jornada chega-nos da Turquia. A quatro jornadas do final da época, o líder é o desconhecido Bursaspor, que pouco mais tem a apresentar no currículo que uma Taça em 1986. Mas após 30 jornadas apresentam-se com o melhor ataque e a 2ª melhor defesa (a melhor dos três primeiros), e com vários testes para mostrar o seu real valor. O principal é este Domingo, com uma viagem até Istambul, num jogo crucial para o Galatasaray: a equipa de Milan Baros, Harry Kewell e Giovani dos Santos está obrigada a ganhar para se aproximar da liderança (que está a cinco pontos). Mas há aqui outro factor: se o Galatasaray ganhar este jogo, o mais provável é o Fenerbahçe (vice-líder) assumir a liderança (e já não sair de lá, dado o calendário favorável). Tudo isto no momento em que os dois grandes rivais têm o mesmo número de campeonatos alcançados, 17.
Será uma estreia? Que me lembre, sim. A liga israelita chega ao Desafio, e apresenta-nos o que deverá ser o jogo da época: o Maccabi Haifa, campeão em título, vencedor de seis títulos nos últimos 11 anos, e líder da fase final com três pontos de avanço, recebe o Hapoel Telavive, que não chega ao título desde 2000, mas que se apresenta como a única equipa que pode pôr em causa esse domínio (o 3º classificado, Maccabi Telavive, está a 13 pontos da liderança). Mas atenção: ao contrário do Maccabi Haifa (que perdeu dois jogos em Março), o Hapoel vem de oito vitórias seguidas e não perde um jogo em competições nacionais desde Novembro.
Mais um jogo interessante, com um líder inesperado como protagonista. Depois da surpresa Rubin Kazan, a liga russa dá-nos agora o Spartak Nalchik, líder isolado à 6ª jornada, com apenas dois empates concedidos. Sim, o calendário foi favorável, mas já empataram em Kazan. O Spartak Moscovo começou a época a perder o dérbi com o Dínamo, e ainda só ganhou dois jogos em seis: o 8º lugar não satisfaz Ibson e companhia, e uma derrota pode levá-los a 12º...
Terminamos com o super-clássico chileno: para nos dar o melhor cenário possível, Colo-Colo e Universidad de Chile seguem nos dois primeiros lugares, com o líder Universidad numa série de 13 jogos sem perder e 5 vitórias seguidas para o campeonato, e o Colo-Colo a precisar de uma vitória para recuperar terreno (estão a dois pontos dos rivais com um jogo a mais). Estatísticas: o Colo-Colo venceu os últimos três confrontos, e a Universidad só venceu um dos últimos nove.
Prazo limite: Sábado (24/Abril) ao meio-dia.
1. Leixões - Académica
2. Manchester.Utd - Tottenham
3. Arsenal - Manchester City
4. Palermo - Milan
5. Roma - Sampdoria
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan
7. Panathinaikos - Aris
8. Galatasaray - Bursaspor
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik
11. Colo-Colo - Univ.Chile
8 comentários:
1. Leixões - Académica..1
2. Manchester.Utd - Tottenham..1
3. Arsenal - Manchester City..1X
4. Palermo - Milan..X2
5. Roma - Sampdoria..1
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan..1
7. Panathinaikos - Aris..1
8. Galatasaray - Bursaspor..1
9. Maccabi Haifa - Hapoel T..1X
10. Spartak Moscovo - S.Nalchik..1X
11. Colo-Colo - Univ.Chile..1X
1. Leixões - Académica 1
2. Manchester.Utd - Tottenham 1
3. Arsenal - Manchester City x
4. Palermo - Milan 1
5. Roma - Sampdoria x
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan 1
7. Panathinaikos - Aris 1
8. Galatasaray - Bursaspor 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive 1
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik 1
11. Colo-Colo - Univ.Chile x
1. Leixões - Académica 2
2. Manchester.Utd - Tottenham 1
3. Arsenal - Manchester City 1
4. Palermo - Milan 1\2
5. Roma - Sampdoria 1
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan 1
7. Panathinaikos - Aris 1
8. Galatasaray - Bursaspor 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel T 1
10. Spartak Moscovo - S.Nalchik 1\X
11. Colo-Colo - Univ.Chile 1
1. Leixões - Académica 1
2. Manchester.Utd - Tottenham 1
3. Arsenal - Manchester City X2
4. Palermo - Milan X2
5. Roma - Sampdoria 1
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan 1
7. Panathinaikos - Aris 1
8. Galatasaray - Bursaspor 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel T X
10. Spartak Moscovo - S.Nalchik 1
11. Colo-Colo - Univ.Chile 1
Aqui ficam as previsões do L.Alves:
1. Leixões - Académica: 1
2. Manchester.Utd - Tottenham: 1
3. Arsenal - Manchester City: 1
4. Palermo - Milan: 2
5. Roma - Sampdoria: 1
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan: X
7. Panathinaikos - Aris: 2
8. Galatasaray - Bursaspor: 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive: 1
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik: X
11. Colo-Colo - Univ.Chile: 2
as do F.Alves:
1. Leixões - Académica: 1
2. Manchester.Utd - Tottenham: 1
3. Arsenal - Manchester City: 1 2
4. Palermo - Milan: 1
5. Roma - Sampdoria: 1 X
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan: 1
7. Panathinaikos - Aris: 1
8. Galatasaray - Bursaspor: 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive: 1
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik: 1
11. Colo-Colo - Univ.Chile: 1 2
e as minhas:
1. Leixões - Académica 1X
2. Manchester.Utd - Tottenham 1X
3. Arsenal - Manchester City 1X
4. Palermo - Milan 1X
5. Roma - Sampdoria 1X
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan 1X
7. Panathinaikos - Aris 1
8. Galatasaray - Bursaspor 1X
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive 1
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik 1
11. Colo-Colo - Univ.Chile X
Só agora consegui vir dar o meu palpite e, tendo este já começado, deixo o jogo 2 de fora.
1. Leixões - Académica X
2. (Manchester.Utd - Tottenham)
3. Arsenal - Manchester City 1
4. Palermo - Milan 1
5. Roma - Sampdoria 1X
6. Wisla Cracóvia - Lech Poznan 1X
7. Panathinaikos - Aris 1
8. Galatasaray - Bursaspor 1
9. Maccabi Haifa - Hapoel Telavive 1
10. Spartak Moscovo - Spartak Nalchik 1
11. Colo-Colo - Univ.Chile X2
Enviar um comentário