Estamos a entrar no último terço desta edição do Desafio 1X2, e com uma disputa pelo título tão equilibrada, o que fazer para animar a corrida? Resposta: uma super jornada, recheada de dérbis e super clássicos, todos de primeira apanha, como há muito não se via. Começamos por Alvalade, onde o dérbi da 2ª circular tem este ano contornos estranhos: o Benfica é líder e Carlos Carvalhal treina o Sporting. Querem deixar previsões para o Super 14, do Totobola?
Cristiano Ronaldo esteve de baixa e o Real Madrid chegou ao primeiro lugar da liga espanhola, e do grupo na Liga dos Campeões. O seu regresso coincide com a visita a Camp Nou, para onde Messi e Ibrahimovic continuam em dúvida: uma derrota pode levar a equipa de Guardiola a ser ultrapassada pelo Sevilha e apanhada pelo Valência.
Passamos para Inglaterra, de onde nos chega a maior fatia da ementa desta semana. Começamos pelo dérbi de Londres: o Arsenal perdeu o último jogo do campeonato (Sunderland, 1-0) mas tem 12 vitórias e 2 empates nos últimos 15 jogos; o Chelsea vem de uma vitória tranquila no Dragão, segue com 5 pontos de avanço no campeonato, está numa série de sete vitórias e um empate (2-2 em Madrid, sendo que nessas vitórias marcou 23 golos e não sofreu nenhum), e venceu os últimos dois jogos com o Arsenal, ambos fora, em 2009 (1-2 em Abril e 1-4 em Maio).
O dérbi de Liverpool surge-nos mais descolorido que nas épocas anteriores: o Liverpool está a cinco pontos e a três lugares da Liga dos Campeões (de cuja actual edição acaba de ser eliminado), tem 2 vitórias e 6 derrotas nos últimos 11 jogos, e há 3 jogos que não consegue ganhar ao Everton; os azuis, adversários do Benfica na Liga Europa, estão apenas 4 pontos acima da linha de água, têm uma 1 vitória e 6 derrotas nos últimos 10 jogos, e não ganham um jogo em casa há dois meses (mesmo tendo recebido Stoke City, Wolves e Aston Villa, tendo empatado 1-1 com os três).
Ainda há espaço para mais um jogo inglês: com a queda do Liverpool, a corrida pelo 4º lugar e uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões está em aberto. E esta jornada traz-nos um confronto entre 4º e 5º. O Aston Villa está a ter mais um início de época prometedor e tem apenas duas derrotas nos últimos 15 jogos, ambas fora. O Tottenham tem os mesmos pontos do Arsenal, tem a vice-liderança do campeonato à vista e vem de um registo de 11-1 em golos nos últimos dois jogos.
Vamos acompanhar dois jogos da liga italiana. Mais um dérbi, de Génova, com duas equipas que ameaçam ser candidatas a uma vaga na próxima edição da Liga dos Campeões. A Sampdoria já lá está, no 4º lugar, muito graças às 5 vitórias nas primeiras 6 jornadas, tendo depois abrandado o ritmo: ganharam embalo há uma semana, vencendo o Chievo por 2-1. Pormenor: neste jogo, dos 13 jogadores utilizados, 11 eram italianos (e os outros, suíços). O Génova está em sentido contrário: vem de uma derrota em Livorno, mas antes somaram sete pontos em três jogos, incluindo uma vitória sobre a Fiorentina. Destaque para a dupla de avançados argentina, Rodrigo Palacio e Hernan Crespo.
Um ponto atrás do Génova vem o Cagliari, onde joga aquele Nené que passou pelo Sporting em júnior e já leva 5 golos: quatro vitórias seguidas entre o final de Outubro e o início de Novembro foram o cartão de apresentação na visita ao Milan, de onde saíram derrotados, mas por um 4-3 que deixou água na boca. A Juve tem os objectivos da época presos por um fio: o Inter vai a cinco pontos de distância, e a derrota com o Bordéus a meio da semana faz com que a recepção ao Bayern na última jornada seja um mata-mata. Já agora, há que lembrar que em Janeiro o Cagliari esteve a perder 2-1 em Turim e depois acabou por dar a volta.
O campeonato francês dá ares de querer retomar aquela famosa rotatividade: lembram-se dos anos 90, quando tivemos dez campeões diferentes em outras tantas épocas? Depois do reinado do Lyon ter finalmente acabado, e com o campeão Bordéus a demonstrar uma forma no mínimo inconstante (perde com Lille e Valenciennes entre vitórias com Bayern), a Ligue 1 tem os oito primeiros classificados separados por quatro pontos, nos quais se incluem equipas como o Lorient e o Montpellier. Quem não está lá é o PSG, que parece estar agora na curva descendente da sua própria saga de inconstância: não ganha em casa desde Agosto e tem apenas uma vitória nos últimos seis jogos. O Auxerre não quer perder a onda: a época começou com três derrotas, depois foram dois empates (com uma vitória pelo meio) e agora já vão oito vitórias seguidas (incluindo Monaco e Bordéus).
A seguir, dois grandes clássicos nacionais. Olympiakos e Panathinaikos já seguem destacados na frente da liga grega (à 11ª jornada), são as únicas equipas sem derrotas e estão separados por apenas dois pontos (culpa dos dois empates seguidos do Olympiakos). Aliás, a equipa treinada por Zico vem de três empates e uma derrota, se contarmos com os jogos da Liga dos Campeões, mas tem o apuramento para os oitavos da prova europeia à distância de um empate na última jornada. Já o Panathinaikos apresenta outros números: 10 vitórias e 2 empates nos últimos 12 jogos, e apuramento praticamente garantido para os 16-avos da Liga Europa. Destaque para os 8 golos de Djibril Cissé e os 6 de Katsouranis.
Cenário muito semelhante chega-nos da Sérvia. Estrela Vermelha e Partizan também já fugiram da concorrência e também são as únicas equipas sem derrotas: o Estrela só empatou um jogo, o Partizan empatou três. Estranho é a comparação com a época passada, quando o Partizan acabou o campeonato com 19 pontos de avanço sobre o 2º (o Vojvodina): a equipa de Moreira voltou a estampar-se na Europa (só derrotas na fase de grupos da Liga), e vê o Estrela numa série de 12 vitórias seguidas (depois de se ter livrado das chatices das competições europeias, aos pés do Slavia Praga).
Vamos à Roménia picar o ponto em mais um confronto directo de topo da tabela. A derrota do Steaua em casa de um "aflito" Astra Ploiesti fê-los descer para 5º, mas há que dizer que apenas 3 pontos separam os seis primeiros. O Steaua não é campeão desde 2006 e terminou a última época em 6º (um ponto atrás do Vaslui), mas não vai ser fácil fazer melhor desta vez. Esta semana chega a Bucareste o Vaslui, que está numa série de oito vitórias seguidas e continua a sua história fantástica: fundado em 2002, foi campeão da 2ª divisão em 2005 e vencedor da Intertoto em 2008. Atenção a Wesley, que voltou a marcar na última jornada, frente ao Cluj.
Da Suíça chega-nos mais uma prova de que a Liga dos Campeões só serve para desviar as forças das equipas pequenas das suas competições nacionais: o FC Zurique tem 3 pontos em cinco jogos (graças áquela vitória em Milão, na 2ª jornada), já nem sequer podem passar para a Liga Europa, está numa série de 4 derrotas (incluindo a eliminação da Taça, pelo Basileia) e segue em 8º no campeonato (entre dez equipas). Isto para dizer que o Young Boys e o Basileia parecem ir discutir entre si o título desta época (seguem com 9 e 5 pontos de avanço sobre o Neuchâtel): o Young Boys tem o melhor ataque e a melhor defesa mas quaebrou nas últimas jornadas, com 4 pontos em 4 jornadas; o Basileia recuperou terreno e está numa incrível série de 13 vitórias em 15 jogos, com destaque para Marco Streller, que já leva 11 golos.
No Chipre mora outro campeonato em aberto, devido à participação do campeão em título na Liga dos Campeões: o APOEL segue em 4º, o Omonia Nicosia é líder (com seis vitórias seguidas), e Anorthosis e Apollon Limassol estão no meio. O campeão em 2008 recebe o campeão de 2006; Ricardo Fernandes (ex-Sporting e FC Porto) e Cristovão Ramos (ex-Penafiel e Leixões) versus António Lopes (ex-Beira-Mar e Farense) e Junior Agogo (um dos heróis do Gana no CAN 2008).
Atravessamos o Atlântico para acolher o dérbi de Montevideu. Peñarol e Nacional partilham 82 títulos de campeão nacional uruguaio, mas o Peñarol não vence desde 2003. O Nacional é o campeão em título, e ganhou três dos últimos cinco: está numa série de cinco vitórias, com 17-1 em golos. O Peñarol não perde há nove jogos.
Terminamos com um aperitivo da Liga Europa, e um dos jogos mais apetitosos da penúltima jornada. O Lille lidera o grupo B, com 11 golos em 4 jogos, e vai defender essa liderança a Valência: os espanhóis ainda não perderam, mas três empates significaram a perda de seis pontos e colocam em risco a passagem à próxima fase. O Valência tem apenas uma derrota em toda a época (em Getafe, há dois meses); o Lille está a ter uma época desapontante no campeonato e concentra as suas atenções na Europa, onde tem seis vitórias em oito jogos esta época.
Prazo limite para esta semana: Sábado (28/Novembro) às 11h30. Como haitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla.
1. Sporting - Benfica
2. Barcelona - Real Madrid
3. Arsenal - Chelsea
4. Everton - Liverpool
5. Aston Villa - Tottenham
6. Génova - Sampdoria
7. Cagliari - Juventus
8. PSG - Auxerre
9. Olympiakos - Panathinaikos
10. Estrela Vermelha - Partizan
11. Steaua - Vaslui
12. Young Boys - Basileia
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol
14. Nacional - Peñarol
15. Valência - Lille
Boa Sorte!
10 comentários:
1. Sporting - Benfica (x2)
2. Barcelona - Real Madrid (1X)
3. Arsenal - Chelsea (x2)
4. Everton - Liverpool (X)
5. Aston Villa - Tottenham (1)
6. Génova - Sampdoria (1)
7. Cagliari - Juventus (2)
8. PSG - Auxerre (1)
9. Olympiakos - Panathinaikos (1)
10. Estrela Vermelha - Partizan (2)
11. Steaua - Vaslui (1)
12. Young Boys - Basileia (2)
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol (1)
14. Nacional - Peñarol (1)
15. Valência - Lille (1)
1. Sporting - Benfica 1
2. Barcelona - Real Madrid 2
3. Arsenal - Chelsea 2
4. Everton - Liverpool 2
5. Aston Villa - Tottenham 1
6. Génova - Sampdoria 2
7. Cagliari - Juventus 2
8. PSG - Auxerre 1
9. Olympiakos - Panathinaikos 1
10. Estrela Vermelha - Partizan 1
11. Steaua - Vaslui 1
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1
14. Nacional - Peñarol 1
15. Valência - Lille 1
1. Sporting - Benfica 2
2. Barcelona - Real Madrid 1
3. Arsenal - Chelsea 1
4. Everton - Liverpool x2
5. Aston Villa - Tottenham 1
6. Génova - Sampdoria X2
7. Cagliari - Juventus 2
8. PSG - Auxerre 1
9. Olympiakos - Panathinaikos 1
10. Estrela Vermelha - Partizan 1
11. Steaua - Vaslui 1
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1
14. Nacional - Peñarol 1
15. Valência - Lille 1
Aqui ficam as previsões do Fanã:
1. Sporting – Benfica – 1x
2. Barcelona - Real Madrid – 1x
3. Arsenal – Chelsea – 1x
4. Everton – Liverpool – x2
5. Aston Villa – Tottenham – 1x
6. Génova – Sampdoria - 1
7. Cagliari – Juventus - 2
8. PSG – Auxerre - 1
9. Olympiakos – Panathinaikos – 1x
10. Estrela Vermelha – Partizan - 1
11. Steaua – Vaslui - 1
12. Young Boys – Basileia – 1x
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol – 1x
14. Nacional – Peñarol – 1x
15. Valência – Lille - 1
E as do L.Alves:
1. Sporting – Benfica: 1
2. Barcelona - Real Madrid : 1
3. Arsenal – Chelsea : 1
4. Everton – Liverpool : 1
5. Aston Villa – Tottenham : 1
6. Génova – Sampdoria : 1
7. Cagliari – Juventus : 1
8. PSG – Auxerre : 1
9. Olympiakos – Panathinaikos : 1
10. Estrela Vermelha – Partizann : 1
11. Steaua – Vaslui : 1
12. Young Boys – Basileia : 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol : 1
14. Nacional – Peñarol : 1
15. Valência – Lille : 1
e as minhas:
1. Sporting - Benfica 2
2. Barcelona - Real Madrid X
3. Arsenal - Chelsea 2
4. Everton - Liverpool X
5. Aston Villa - Tottenham 1
6. Génova - Sampdoria 2
7. Cagliari - Juventus X
8. PSG - Auxerre 2
9. Olympiakos - Panathinaikos X2
10. Estrela Vermelha - Partizan 2
11. Steaua - Vaslui 2
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1X
14. Nacional - Peñarol 1
15. Valência - Lille 1X
1. Sporting - Benfica 2
2. Barcelona - Real Madrid 1/2
3. Arsenal - Chelsea 2
4. Everton - Liverpool 2
5. Aston Villa - Tottenham 1
6. Génova - Sampdoria 1/2
7. Cagliari - Juventus X/2
8. PSG - Auxerre 2
9. Olympiakos - Panathinaikos 1
10. Estrela Vermelha - Partizan 1
11. Steaua - Vaslui 1
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1X
14. Nacional - Peñarol 1
15. Valência - Lille 1
1. Sporting - Benfica 1
2. Barcelona - Real Madrid 1X
3. Arsenal - Chelsea 1
4. Everton - Liverpool X2
5. Aston Villa - Tottenham 1
6. Génova - Sampdoria 1
7. Cagliari - Juventus 2
8. PSG - Auxerre 1
9. Olympiakos - Panathinaikos 1
10. Estrela Vermelha - Partizan X
11. Steaua - Vaslui 1X
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1
14. Nacional - Peñarol 2
15. Valência - Lille 1
e ainda, as previsões do Valhelhas, que está em estágio, nas Seychelles:
1. Sporting - Benfica 2
2. Barcelona - Real Madrid 12
3. Arsenal - Chelsea 2
4. Everton - Liverpool 2
5. Aston Villa - Tottenham 2
6. Génova - Sampdoria 1X
7. Cagliari - Juventus 2
8. PSG - Auxerre 1
9. Olympiakos - Panathinaikos 1
10. Estrela Vermelha - Partizan 1
11. Steaua - Vaslui 2
12. Young Boys - Basileia 12
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1
14. Nacional - Peñarol 1
15. Valência - Lille 1
1. Sporting - Benfica X/2
2. Barcelona - Real Madrid 1
3. Arsenal - Chelsea 1
4. Everton - Liverpool 1
5. Aston Villa - Tottenham 1/X
6. Génova - Sampdoria 1
7. Cagliari - Juventus 1
8. PSG - Auxerre X/2
9. Olympiakos - Panathinaikos 2
10. Estrela Vermelha - Partizan 1
11. Steaua - Vaslui 2
12. Young Boys - Basileia 1
13. Anorthosis Famagusta - Apollon Limassol 1
14. Nacional - Peñarol 1/2
15. Valência - Lille 1
Enviar um comentário