domingo, 31 de maio de 2009

ARRIVEDERCI CARLETTO!

Finalmente. Depois de vários meses em que a equipa se arrastou em campo, depois de ter chegado ao último jogo desta época a lutar para garantir o 3º lugar, Ancelotti sai a dizer que não está confirmada a ida para Londres, e dá o lugar a Leonardo, ex-jogador do Milan e da selecção brasileira. Com Mourinho garantido no Inter, e com Maldini reformado, resta saber se a luta pelo título chega ao Natal...

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prospecções, naturalizações e confusões



O Corinthians Alagoano é aquele clube que só é conhecido deste lado do Atlântico pelos craques que exporta. No sítio do clube, até há uma página tipo livro de fim de ano com algumas das mais notáveis transferências. Destaque para os agora portugueses Deco e Pepe, mas também para Elias, jogador desse grande clube que dá pelo nome de Vitória de Setebal.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Energie Cottbus 0-3 Nuremberga

Depois de ter conseguido evitar, num último esforço, a despromoção automática, o Energie Cottbus parece ter ficado sem forças para o play-off final. O Nuremberga agradece, e tem o regresso à 1ª Bundesliga a um jogo de distância, uma época depois da descida.

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 5)

Última chamada de atenção para a almoçarada-convívio que iremos ter no próximo Domingo. Quem quiser juntar-se aos participantes já confirmados, basta deixar um comentário a este post, para depois transmitirmos os detalhes por mail.

Esta data marca o fim de um ciclo. A jornada desta semana será a penúltima do 1º Torneio de fim de época: após o final, o Desafio 1X2 terá uma pausa de Verão. Não tanto porque o ritmo de jogos diminui (no Verão passado, os campeonatos brasileiro e argentino, e os europeus que andam em contra-ciclo, asseguraram-nos uma época cheia de emoção), mas porque o nível das últimas semanas, tanto de número de participantes, como de acompanhamento deste lado, baixou bastante. Se juntarmos isso ao facto de não ter tido tempo para fazer tudo o resto que faz deste blog o que ele verdadeiramente é... Como na próxima semana vamos ter jornada de selecções, vejamos o que a última jornada de clubes tem para nos oferecer.

Começamos pela Taça da Alemanha. A final joga-se no Estádio Olímpico de Berlim, entre duas equipas que jogam aqui toda uma época. Bayer Leverkusen e Werder Bremen acabaram separados por quatro pontos a meio da tabela da Bundesliga (com vantagem para o Bayer), muito longe dos lugares europeus: o Bremen acabou até com mais derrotas que vitórias. A equipa de Diego e Hugo Almeida até podia chegar a uma dobradinha de Taças, mas falhou na final da Taça UEFA: essa derrota veio no meio de outras duas, nas últimas jornadas da Bundesliga. Os últimos três jogos têm um saldo de golos de 3-10. A forma recente do Bayer Leverkusen é mais inconstante: duas derrotas por 3-0 (em Munique e Cottbus) e uma vitória por 5-0 (sobre o Bor.Mönchengladbach).

Na Rússia também vamos ter a final da Taça (que decorre num calendário contrário ao do campeonato). No jogo decisivo (que decorrerá em campo neutro, no Arena Khimki), encontram-se o actual campeão, Rubin Kazan, líder do campeonato, com apenas uma derrota nos últimos 12 jogos, e o CSKA Moscovo, actual detentor da Taça, 2º classificado do campeonato (a dois pontos do líder), e que tem sete vitórias nos últimos nove jogos. Semak, Rebrov e Domínguez frente a Vágner Love, Zhirkov e Akinfeev. Nota: nos últimos seis confrontos, o CSKA ganhou cinco e o outro acabou empatado.

Da Taça para a última jornada de vários campeonatos europeus. Em França, o Bordéus precisa apenas de um ponto (se o Marselha não vencer, até pode perder) para garantir o 6º título da sua história, o primeiro desde 98/99 (três anos depois começava o reinado do Lyon, que este ano chega ao fim). Mas vai ser uma luta até ao último segundo, porque o Caen também precisa de vencer: a equipa do goleador Savidan entra para a última jornada com os mesmos pontos do Saint Étienne, a dois de Sochaux e Le Mans, e três acima do Nantes. Destas cinco equipas, duas acompanharão o Le Havre na descida à Ligue 2. O Bordéus está numa espectacular série de 11 vitórias seguidas (desde o 3-0 sofrido em Toulouse há quase três meses), o Caen ganhou os últimos dois jogos em casa e tem muito boas memórias da última recepção aos girondinos (5-0, em Novembro de 2007).

A Serie A também chega ao fim, com o título atribuído ao Inter. A Juventus também já garantiu o acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas o Milan não. Maldini fez a festa de despedida em casa há uma semana, mas tem um último desafio, em Florença. A Fiorentina fez uma época em recuperação, e as sete vitórias alcançadas nas últimas nove jornadas deixaram Gilardino e companhia com o pássaro na mão: se vencerem o Milan por dois golos de diferença, acabam em 3º e estão na liga milionária. Os milaneses andaram a brincar (somaram apenas um ponto nas últimas três jornadas) e agora têm que se chegar à frente, se quiserem evitar as pré-eliminatórias.

Na liga espanhola ainda há indecisão nos lugares europeus, mas o único confronto directo é na luta pela manutenção. Cinco equipas procuram fugir ao 18º lugar, e evitar acompanhar Recreativo Huelva e Numancia na queda à 2ª liga. Osasuna e Sporting Gijón partem em desvantagem (40p.), mas defrontam equipas sem objectivos (a equipa treinada por Camacho defronta o Real Madrid, mas quatro derrotas seguidas mostram que os madrilenos foram de férias há um mês). O Getafe (41p.) espera que a deslocação a Santander tenha um clima de festa: o Racing conquistou a manutenção há uma semana. Restam Bétis (41p.) e Valladolid (42p.): a equipa de Ricardo e Nélson precisa de vencer (só ganhou um dos últimos seis jogos), ao Valladolid basta um empate (está numa série de sete derrotas e três empates). Venha o diabo e escolha.

Como já tínhamos antecipado, na Grécia, a emoção dos play-off foi madrasta para os vice-campeões da fase regular. O PAOK, de Fernando Santos, fez uma fase final desastrosa, vencendo apenas o primeiro jogo com o Larissa e perdendo os quatro confrontos com os outros dois candidatos a um lugar na próxima Liga dos Campeões. Assim, o jogo decisivo opõe AEK Atenas a Panathinaikos. Ao AEK de Geraldo, Edinho e Manduca apenas a vitória interessa: nesse cenário, terminarão com os mesmos pontos do Pana, mas com vantagem no confronto directo. Do outro lado, Karagounis, Gilberto Silva e Ivanschitz sabem que um empate basta. O AEK foi o último a vencer o dérbi (em Agosto - os dois confrontos de 2009 acabaram empatados), o Pana está numa série de sete vitórias e três empates (desde a derrota caseira com o Villarreal, que levou à eliminação nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões).

E a final da Taça de Portugal? É melhor não irmos por aí. Vamos antes a uma viagem pelo Portugal dos pequeninos. Desportivo de Chaves e Fátima garantiram no passado fim-de-semana a subida à 2ª liga (com o devido reconhecimento ao desempenho de Penafiel e Carregado, que ficaram de fora), e disputam agora a final da 2ª divisão, em campo neutro, para encontrar o campeão das divisões não profissionais. Ambas as equipas estão em grande forma: o Chaves perdeu apenas um dos últimos 16 jogos (e foi na última jornada da 2ª fase, quando o primeiro lugar já estava garantido); o Fátima está numa série de 15 vitórias e 4 empates.

Terminamos com o Brasileirão, onde o Internacional vai liderando o pelotão: é a única equipa, após três jornadas, que só tem vitórias e que não sofreu golos. Nesta jornada vamos a casa do tri-campeão, que continua sem vencer: os adeptos do São Paulo não esperariam estar a sete pontos do líder em nenhum ponto do campeonato, quando mais logo após três jogos, mas a derrota com o Fluminense e os empates com Alético Paranaense e Palmeiras não dão para mais que o 16º lugar. Do outro lado estará o Cruzeiro, campeão mineiro, com apenas duas derrotas nos últimos 29 jogos. Este jogo surge no meio da eliminatória da Libertadores, que também coloca estas equipas em confronto, em disputa por um lugar nas meias-finais. O Cruzeiro não ganhava este duelo desde 2004 (desde então, quatro empates e cinco vitórias do São Paulo), mas na 1ª mão dos quartos-de-final da Libertadores, realizada ontem, venceram por 2-1.

Prazo limite para esta semana: Sábado (30 de Maio), às 16h00.

1. Bayer Leverkusen - Werder Bremen
2. Rubin Kazan - CSKA Moscovo
3. Caen - Bordéus
4. Fiorentina - Milan
5. Bétis - Valladolid
6. AEK - Panathinaikos
7. D.Chaves - Fátima
8. São Paulo - Cruzeiro

Boa Sorte!

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 4 - final da Liga dos Campeões)

12. Barcelona 2-0 Manchester Utd. 1 (previsões 1X2: 3/2/2) 2p.
1-0: Samuel Eto'o (10')
2-0: Lionel Messi (70')



Classificação geral:
1. L.Carlos 26p.
2. Dracul 25p.
3. Fanã 22p.
4. Danilo 20p.
5. Jota 18,5p.
_ Paulo P. (Fu) 18,5p.
7. Marcelo 17,5p.
8. EduGama 15,5p.
9. Alexandre 15p.
10. Paul Man 13,5p.
_ P.Vieira 13,5p.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Burnley e outros contos de fadas

Dois posts mais abaixo pode ver-se o golo que devolveu o Burnley à primeira divisão do futebol inglês, 33 anos depois. Mas o Daily Mail foi buscar outros quatro casos (Stoke City, Fulham, Wigan e Hull City) para mostrar como a Premier League está a perder aquela aura de clube privado, só acessível aos principais clubes. (na imagem, James Beattie, do Stoke)



E assim, o Championship, a segunda divisão inglesa, vai na próxima época ter as participações de Newcastle e Middlesbrough (que não evitaram a descida), Sheffield United, Reading, Ipswich Town, Queens Park Rangers, Sheffield Wednesday, Crystal Palace, Coventry, Derby County e Nottingham Forest (que mais uma vez não conseguiram subir), num total de 24 equipas. De notar que Millwall (perdeu a final do play-off, com o Scunthorpe), Leeds United (perdeu na meia-final, com o Millwall) e Swindon Town (15º na época regular) vão passar mais um ano na League One.

É hoje









Para acompanhar a partir das 19h45, num ecrã perto de si.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O regresso do Burnley

33 anos depois da última passagem pela principal divisão do futebol inglês, o Burnley está de volta. O apuramento para o play-off só foi assegurado na última jornada, mas o Sheffield United era o favorito para acompanhar Wolves e Birmingham na subida à Premier League. Na meia-final, o Reading foi despachado com duas vitórias (3-0 no total), e na final, jogada ontem, um golo de Wade Elliott aos 13' foi suficiente para concretizar o sonho.

Golos da semana



Zanetti, da Juventus (e não da Atalanta, como surge no vídeo).

domingo, 24 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 4 - resultados do fim-de-semana)

5. Villarreal 3-1 Valência 1 (previsões 1X2: 2/1/2) 2p.
1-0: Llorente (15')
2-0: Llorente (32')
2-1: Villa (42')
3-1: Cani (67')

6. Besiktas 2-1 Galatasaray 1 (previsões 1X2: 371/1) 3p.
1-0: Bobo (40')
1-1: Harry Kewell (49')
2-1: Simsek (59')

8. Unirea Urziceni 1-0 Dínamo Bucareste 1 (previsões 1X2: 3/4/2) 1,5p.
1-0: Dacian Varga (25')

9. Standard Liège 1-0 Anderlecht 1 (previsões 1X2: 5/0/1) 4,5p.
1-0: Axel Witzel (39' p.)

10. Palmeiras 0-0 São Paulo X (previsões 1X2: 2/1/2) 1p.

11. Nacional 3-2 Peñarol 1 (previsões 1X2: 4/1/1) 3,5p.
1-0: Biscayzacú (15')
1-1: Antonio Pacheco (20')
1-2: Antonio Pacheco (39' p.)
2-2: Biscayzacú (41')
3-2: Biscayzacú (74')

Várias das perguntas que têm sido feitas nas últimas semanas tiveram resposta ontem e hoje. Vamos conferir:

1.1. Wolfsburgo e Bayern confirmaram-se nos dois lugares de acesso directo à Liga dos Campeões. O Estugarda falhou no teste final em Munique, assim como o Hertha na deslocação ao despromovido Karlsruher.

1.2. O Trofense não escapou ao destino do regresso à 2ª liga, assim como o Belenenses, que falhou demasiados testes decisivos, incluindo o último no Estádio da Luz.

1.3. O Olhanense, campeão da 2ª liga, já tinha confirmado a subida à Liga Sagres na semana passada, mas esperava-se que fosse o Santa Clara a acompanhar os algarvios no regresso ao convívio dos grandes: os açorianos dependiam apenas de si, mas a derrota em Santa Maria da Feira permitiu ao União de Leiria, que venceu em Aveiro, culminar uma espantosa recuperação com a promoção.

1.4. Em Espanha, o Sevilha está em grande forma, venceu o Dep.Corunha, e já assegurou um lugar na Liga dos Campeões da próxima época.

2.1. O Hull City tudo fez para descer de divisão (somou apenas três empates nos últimos 10 jogos): hoje perdeu na recepção ao campeão Man.United quando uma vitória garantia a manutenção. Mas Middlesbrough e Newcastle também perderam os seus jogos decisivos (a equipa de Alan Shearer perdeu 1-0 com um auto-golo...) e desceram ao Championship.

2.2. O Panathinaikos lidera o play-off com três pontos à entrada para a última jornada. A última jornada é decisiva, com o confronto directo em casa do AEK: o empate chega, a vitória do AEK dá-lhes acesso à Liga dos Campeões.

3.1. A vitória por 5-1 sobre o Werder Bremen deu ao Wolfsburgo o seu primeiro título de campeão alemão.

3.2. O Arminia Bielefeld terminou a época em último, o Energie Cottbus vai disputar o play-off de manutenção com o Nuremberga, terceiro da 2ª Bundesliga.

3.3. O Bordéus fechou a época em casa com a 14ª vitória no seu estádio (a que juntou cinco empates, única equipa que não perdeu em casa), mas o Marselha também venceu e assim o título só será entregue na última jornada. O Marselha recebe o Rennes, o Bordéus joga em casa do aflito Caen.

4.1. O Numancia perdeu o confronto directo com o Getafe e carimbou o regresso à segunda liga, assim como o Recreativo Huelva (que saudades de Carlos Martins). Valladolid, Getafe, Bétis, Sp.Gijón e Osasuna entram para a última jornada separados por dois pontos.

4.2. O Nantes perdeu o comfronto directo em Sochaux e está com pé e meio na Ligue 2. Saint Étienne e Caen entram a para a última jornada empatados: um deles deverá acompanhar os canários na descida.

4.3. O Besiktas venceu o duelo com o Galatasaray e espera confirmar o título na última jornada. Sivasspor e Trabzonspor também venceram, e mantêm a fé num deslize.

4.4. Na Polónia, o Wisla venceu fora, o Lech e o Légia empataram em casa. O título está quase atribuído.

Tabela actualizada:
1. L.Carlos 25,5p.
2. Dracul 25p.
3. Fanã 22p.
4. Danilo 19,5p.
5. Paulo P. (Fu) 18p.
6. Jota 17,5p.
7. Marcelo 17p.
8. EduGama 15p.
9. Alexandre 14,5p.
10. Paul Man 13p.
_ P.Vieira 13p.

sábado, 23 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 4 - final da Bundesliga)

7. Bayern 2-1 Estugarda 1 (previsões 1X2: 3/0/2) 3p.
1-0: Khalid Boulahrouz (16' a.g.)
2-0: Mark van Bommel (60')
2-1: Mario Gomez (63')



Muita luta na Allianz Arena pelo segundo lugar de acesso directo à Liga dos Campeões, já que o título cedo ficou fora de alcance: aos 6 minutos de jogo, o Wolfsburgo já ganhava, e acabou por dar aos seus adeptos uma festa de comemoração do primeiro título para não esquecer (5-1 sobre o Werder Bremen). Grafite marcou dois, Dzeko marcou outro, e fizeram primeiro e segundo na lista de melhores marcadores (com 28 e 26 golos marcados, seguidos de Mario Gomez, com 24).

O Estugarda acabou por segurar um lugar na pré-eliminatória da liga milionária, devido ao último esforço (inglório) do Karlsruher: o 4-0 ao Hertha foi insuficiente para evitar a despromoção directa (ficaram a dois pontos), mas atirou o Hertha para a Liga Europa. O Arminia Bielefeld não conseguiu derrotar o Hannover em casa (2-2) e terminou a época em último; o Energie Cottbus despachou o Bayer Leverkusen (3-0), minimizou os estragos (ficou no lugar de play-off) e marcou um encontro com o Nuremberga (ou o Mainz) para decidir quem joga na 1ª Bundesliga na próxima época.

Depois de uma recuperação espectacular, o Borussia Dortmund acabou por ficar em 6º (empatou hoje em Mönchengladbach, 1-1), e fora das competições europeias da próxima época. Graças à vitória de hoje em Frankfurt (2-3), foi o Hamburgo que ficou em 5º, evitando assim acabar a época com nada para mostrar, depois de ter estado na luta por três troféus até há pouco menos de um mês.

Com o resultado do jogo 7, e os pontos atribuídos nas três perguntas sobre a classificação final da Bundesliga, temos assim a tabela:

1. Dracul 15,5p.
2. L.Carlos 15p.
3. Paulo P. 13,5p.
4. Jota 12,5p.
5. Alexandre 12p.
_ Fanã 12p.
_ Danilo 12p.
8. Marcelo 11,5p.
9. EduGama 10,5p.
10. Paul Man 8,5p.
11. P.Vieira 7,5p.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 4)

Quem ainda não confirmou a sua presença na almoçarada-convívio do próximo dia 31, faça-o o quanto antes! Já estão confirmadas dez presenças, mas queremos mais :)

Com os campeonatos nacionais a chegarem ao seu fim, e com vários campeões já encontrados, começamos esta jornada com a luta pela manutenção. Começamos por Espanha, onde as oito derrotas do Recreativo Huelva nas últimas nove jornadas trazem a equipa com pé e meio na 2ª liga. Vamos assim concentrar-nos nos outros dois lugares de despromoção:
- o Numancia somou sete pontos nas últimas três jornadas (só o At.Madrid fez mais) sem sofrer qualquer golo, mas é quem mais tem de trabalhar: está dois pontos abaixo da linha de água, jogam em Getafe (confronto directo pela manutenção) e recebem o Sevilha;
- Camacho chegou ao Osasuna para salvar a equipa há já uns meses: conseguiu entrerrá-la ainda mais, depois recuperou-a (três vitórias seguidas há mês e meio), a que se seguiu nova queda (dois pontos nos últimos seis jogos). Está abaixo da linha de água (com os mesmos pontos do Sp.Gijón), e falta-lhe jogar com Barcelona e Real Madrid: é preciso ter fé;
- Depois de sete derrotas e um empate, o Sp.Gijón lá ganhou um jogo (2-1, Málaga), suficiente para pôr a cabeça acima de água, mas os confrontos com Valladolid e Recreativo (um a querer assegurar a manutenção, o outro a lutar desesperadamente para o conseguir), serão tudo menos fáceis;
- Após quatro derrotas, o Getafe foi buscar quatro pontos cruciais: no confronto directo com o Osasuna (3-0) e na Corunha (1-1). Resta um novo jogo com um candidato à descida (Numancia) e a deslocação a Santander, com um ponto de avanço para gerir;
- O Bétis está três pontos acima da linha de água, graças à vitória da última jornada sobre o Almería, a primeira depois de quatro derrotas. Nesta jornada jogam em Málaga (ainda na luta pela Europa): a decisão deverá ficar para o fim, na recepção ao Valladolid.

Mais acima, também há luta intensa, mas pelos lugares de acesso à Liga dos Campeões. O Valência saiu do 4º lugar depois de perder em Madrid (Atlético, 1-0), sendo ultrapassado pela equipa de Simão e Agüero. Esta semana, novo jogo fora, em Villarreal: quem perder fica fora da corrida, quem ganhar luta até ao fim. O submarino amarelo está a safar-se bem na série dos grandes: empate em Barcelona e vitória sobre o Real dão ânimo aos adeptos. Ambas as equipas estão a dois pontos do Atlético (e a cinco do Sevilha): só a vitória interessa.

Em França também temos cinco equipas bem dentro da luta pela manutenção. Sochaux e Nantes jogam um mata-mata este fim-de-semana, e depois têm encontros com equipas sem objectivos na última jornada. O St.Étienne (de Gomis), que tão boa conta deu de si na Taça UEFA, só perdeu um dos últimos cinco jogos, mas chega aqui apenas um ponto acima da linha de água: falta-lhe defrontar Auxerre e Valenciennes (esta última pode chegar à última jornada ainda sem a manutenção assegurada). O Caen também tem uma almofada de um ponto, mas falta-lhe defrontar Bordéus e Marselha... O Le Mans está dois pontos acima da linha de água, até tem um calendário favorável, mas está numa série de quatro derrotas (só ganhou três dos últimos 17 jogos).

Mas ainda há campeonatos onde se luta, e muito, pelo título. Vejamos a Turquia, onde a duas jornadas do fim temos três equipas separadas por três pontos. Com a combinação certa de resultados, o líder Besiktas pode ser campeão já nesta jornada, mas falta-lhe um último grande obstáculo: o Galatasaray. Aliás, a equipa de Milan Baros (19 golos, melhor marcador do campeonato) é que vai decidir o título, já que recebe o outro principal candidato na última jornada: o Gala procura ainda chegar a 3º, mas também tem de olhar para baixo. O Trabzonspor espera obter seis pontos e aproveitar um deslize dos adversários, apesar de na última jornada receber o Fenerbahçe (num fim de época decadente, a tentar segurar um lugar nos cinco primeiros).

Vamos dar um raro salto à Polónia, já que também aqui a luta pelo título vai chegar à última jornada. Três equipas separadas por um ponto, com dois jogos por disputar. O Wisla Cracóvia, campeão na época passada com 14 pontos de avanço, tem agora apenas um: o teste decisivo chega este Sábado, na deslocação a Gdansk, onde o Lechia ganhou os dois últimos jogos e segue apenas um ponto acima da linha de água. A um ponto do líder, Légia Varsóvia e Lech Poznan esperam por um deslize. O Légia joga fora com o Slask (já sem objectivos) e com o Ruch Chorzow (ainda não seguro na 1ª liga); o Lech tem o calendário mais difícil (joga em casa do 4º, e recebe o MKS Cracóvia, que segue abaixo da linha de água), mas não perde para o campeonato desde Outubro.

Quando pensava que o Jupp me ia fazer uma desfeita, ganhar os jogos todos e ser campeão pelo Bayern, o empate em Hoffenheim estendeu a carpete vermelha ao Wolfsburgo, a quem agora basta não perder frente ao Bremen, em casa, para ser campeão. Mas há muito mais em jogo. Com o Hertha a espreitar logo atrás, o Bayern - Estugarda deste Sábado dá ao vencedor a entrada directa na Liga dos Campeões, e ao derrotado um bilhete para a Liga Europa. Desde a primeira (e única) derrota de Markus Babbel para o campeonato, à frente do Estugarda (a meio de Março, em Bremen), a equipa do goleador Mario Gomez leva já oito vitórias e apenas um empate, com um registo de 20-5 em golos. Aposto num Bayern treinado por Louis van Gaal a jogar uma fase de grupos não com o Sporting ou o Sevilha, mas com o Paços de Ferreira...

Na Roménia, o título vai ser decidido este Domingo à noite. Os candidatos foram caindo e sobraram apenas dois. O Unirea Urziceni é a grande sensação da época: subiu pela primeira vez à liga principal em 2006, e já construiu uma equipa para lutar pelo título. Destaque para o treinador Dan Petrescu, para o goleador Marius Onofras e para Bruno Fernandes, ex-Belenenses, D.Aves e Amora. Estão numa série de cinco vitórias e duas derrotas. O Dínamo, 18 vezes campeão romeno, que tem no plantel Zé Kalanga (ex-Boavista) e Bruno Simão (ex-Barreirense), ainda não ganhou ao Unirea nos cinco encontros anteriores, mas precisa apenas de um empate para segurar os dois pontos de avanço.

Na Bélgica, a inovação de um play-off para encontrar o campeão. Com ambas as equipas empatadas em pontos e em número de vitórias, seguiu-se uma eliminatória para tirar as teimas. 1-1 na primeira mão, no estádio do Anderlecht, por isso este Domingo joga-se uma verdadeira final de Campeonato. O Anderlecht foi a última equipa a vencer o clássico, mas o Standard ganhou os três últimos em casa.

O grande clássico paulista joga-se este fim-de-semana em pleno Brasileirão. Após duas jornadas, Palmeiras e São Paulo já conheceram a derrota, sendo que o tri-campeão leva apenas um ponto. Nos últimos três confrontos, duas vitórias para o São Paulo e um empate.

Tempo também para o grande clássico uruguaio: Nacional e Peñarol defrontam-se quanso seguem a oito e a nove pontos da liderança, respectivamente, e começa a ser tarde para recuperar terreno para o Defensor Sporting. O Nacional chega favorito (não perde há nove jogos, venceu o último clássico), altura ideal para o Peñarol regressar às grande vitórias.

Terminamos com a final da Liga dos Campeões, a disputar em Roma, que dispensa apresentações.

Prazo-limite: Sábado (23/Maio), às 13h30. Nos jogos que forem a prolongamento (as hipóteses são o 9 e o 12), interessa-nos o empate registado no final do tempo regulamentar.

1. Assumindo que o Rec.Huelva vai descer, quais serão as outras duas equipas a ser despromovidas à 2ª liga espanhola?
2. Quais serão as duas equipas que vão acompanhar o Le Havre na descida à 2ª liga francesa?
3. Que equipa vai vencer o campeonato turco?
4. Que equipa vai vencer o campeonato polaco?
5. Villarreal - Valência
6. Besiktas - Galatasaray
7. Bayern Munique - Estugarda
8. Unirea Urziceni - Dínamo Bucareste
9. Standard Liège - Anderlecht
10. Palmeiras - São Paulo
11. Nacional - Peñarol
12. Barcelona - Manchester Utd.

Boa Sorte!

Liga BBVA, após 36 jornadas (a 2 do fim):
1. Barcelona 86p.
2. Real Madrid 78p.
3. Sevilha 64p.
-------------------
4. At.Madrid 61p.
-------------------
5. Valência 59p. VEDVD 17/8/11 65-51 (fora: 6/4/8 20-25)
6. Villarreal 59p. VVDEV 16/11/9 55-51 (casa: 11/3/4 30-24)
(...)
12. Rac.Santander 42p. VDDDV
13. Valladolid 42p. DEDED
14. Espanyol 41p. VVVDV
15. Bétis 40p. DDDDV
16. Getafe 38p. DDDVE
17. Sp.Gijón 37p. DDEDV
-------------------
18. Osasuna 37p. DEDDE
19. Numancia 35p. DDVEV
20. Rec.Huelva 33p.

Ligue 1, após 36 jornadas (a 2 do fim):
(...)
13. Nancy 42p. VVEEE
14. Valenciennes 41p. DEVDE
15. Le Mans 38p. VDDDD
16. Caen 37p. DDVDV
17. St.Étienne 37p. VDEVE
-------------------
18. Sochaux 36p. DEDVD
19. Nantes 34p. VDDDE
20. Le Havre 25p.

SuperLig, após 32 jornadas (a 2 do fim):
1. Besiktas 65p. EVDVV 19/8/5 56-28 (casa: 11/3/2 27-11)
2. Sivasspor 63p. EVDDV
3. Trabzonspor 62p. VDVVV
4. Galatasaray 58p. VEDVV 17/7/8 54-36 (fora: 7/3/6 21-19)
5. Fenerbahçe 55p. DDVVE
6. Bursaspor 54p.
(...)

Ekstraklasa, após 28 jornadas (a 2 do fim):
1. Wisla Cracóvia 58p. VVEVV
2. Légia Varsóvia 57p. VEVDV
3. Lech Poznan 57p. EEEVV
4. Polónia Varsóvia 50p.
(...)

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 3 - resultados)

10. Shakhtar Donetsk 1-1 Werder Bremen X (2-1 a.p.) (previsões 1X2: 2/6/5) 4,5p.
1-0: Luiz Adriano (25')
1-1: Naldo (35')
2-1: Jadson (97')



1. Dracul 11,5p. (3)
2. Paulo P. 10,5p. (5)
3. Alexandre 10p. (4,5)
_ L.Carlos 10p. (3,5)
5. Jota 8,5p. (3,5)
6. Danilo 8p. (3)
7. EduGama 7,5p. (3)
_ Marcelo 7,5p. (3)
9. Fanã 7p. (2)
10. Paul Man 5,5p. (1)
_ P.Vieira 5,5p.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 3 - jogos de domingo)

4. Marselha 1-3 Lyon 2 (previsões 1X2: 8/1/2) 2p.
0-1: Benzema (31')
0-2: Benzema (42')
1-2: Wiltord (80')
1-3: Juninho (90')

5. At.Madrid 1-0 Valência 1 (previsões 1X2:6/5/4) 4p.
1-0: Forlan (30')

7. Sp.Braga 1-3 Benfica 2 (previsões 1X2: 6/2/5) 4,5p
0-1: Cardodo (7')
0-2: Di Maria (14')
0-3: Urreta (48')
1-3: Luís Aguiar (90')

8. CSKA Moscovo 2-1 Zenit 1 (previsões 1X2: 6/2/2) 6p.

1-0: Maazou (31')
1-1: Semshov (54')
2-1: Vágner Love (84')

9. Internacional 2-0 Palmeiras 1 (previsões 1X2: 8/4/1) 6,5p.
1-0: Danny Morais (11')
2-0: D'Alessandro (90')



Vamos fazer um ponto de situação em relação às nove perguntas feitas até agora:

1.1. Há umas duas semanas, o Hamburgo ainda estava na luta pela tripla: o Werder Bremen tratou de arrumar as aspirações da equipa de Martin Jol, vencendo as meias-finais da Taça e da Taça UEFA, e também um jogo decisivo para a Bundesliga. Esta semana, a derrota caseira para o Colónia (0-1) significa o adeus ao sonho de Liga dos Campeões. Wolfsburgo, Bayern, Estugarda e Hertha vão decidir tudo entre si na última jornada.

1.2. O Belenenses vai lutar até ao final pela manutenção, depois da vitória (1-0) sobre o Rio Ave. Mas há que ter muita fé para acreditar na salvação: Rio Ave e V.Setúbal defrontam adversários sem objectivos (a não ser o de conseguir acabar a época um pouco mais acima na tabela). O FC Porto não facilitou, e o Trofense voltou ao último lugar.

1.3. Na 2ª liga, o Olhanense antecipou a festa com a vitória em Gondomar (0-1): não só garantiu a subida, como o título de campeão. O Santa Clara joga no campo do Feirense o regresso à 1ª liga, com o União de Leiria à espera de um deslize.

1.4. O Sevilha empatou em Osasuna, mas os três pontos de avanço sobre o 4º são uma boa almofada para gerir nas últimas duas jornadas. A vitória (1-0) do Atlético Madrid permitiu à equipa de Simão subir a 4º, por troca directa com o Valência, que tem a companhia do Villarreal, ambos a dois pontos de distância. O Depor não conseguiu mais que um empate (1-1) na recepção ao Getafe: quatro pontos são já uma diferença muito grande para alimentar sonhos milionários. O Málaga voltou a perder (Sp.Gijón, 2-1), e saiu oficialmente da corrida.

2.1. O West Brom confirmou o regresso ao Championship na recepção ao Liverpool (0-2). O Middlesbrough está quase lá: apenas uma vitória, associada às derrotas de Newcastle e Hull (esta por pelo menos três golos) na última jornada, poderão evitá-lo. Depois da 1ª vitória sobre o comando de Alan Shearer, o Newcastle voltou a desiludir: perder em casa (0-1), com o Fulham, nesta altura do campeonato, é pedir para descer de divisão. Quem agradeceu foram os adeptos do Hull, que viram a equipa empatar no campo do Bolton (1-1), depois de cinco derrotas.

2.2. Na Grécia, o Larissa segue perfeito na sua interpretação de bombo da festa: três derrotas em três jogos. Uma delas foi em casa com o PAOK (0-2), mas a invencibilidade caseira da equipa de Fernando Santos já é coisa do passado: nova derrota por 0-1, agora com o AEK. Ainda assim, com esta fase de acesso à Liga dos Campeões a meio, os três candidatos seguem separados por apenas três pontos.

3.1. Já vimos o que se passa na Alemanha, mas há que considerar o Wolfsburgo favorito: 15 vitórias em 16 jogos caseiros esta época, 7 golos de avanço para o Bayern e 14 para o Estugarda (em caso de empate), e tendo como adversário um Werder Bremen concentrado nas finais das Taças (e já estacionado no 10º lugar do campeonato) - um empate basta.

3.2. Energie Cottbus e Arminia Bielefeld somaram mais duas derrotas e estão praticamente condenados a discutir entre si quem desce directamente, e quem vai ao play-off com o terceiro da 2ª Bundesliga.

3.3. O Marselha não se chegou à frente: a grande traição do Lyon, no momento de passar o testemunho (1-3), acabou por se transformar na melhor prenda que os girondinos poderiam desejar. O Bordéus tem agora uma vantagem de três pontos, a duas jornadas do fim.

Sendo assim, apenas o Olhanense distribuiu pontos esta semana, e a tabela está assim, ainda com a final da Taça UEFA por disputar:

1. Dracul 11p. (2,5)
2. Alexandre 9,5p. (4)
_ Paulo P. (Fu) 9,5p. (4)
4. L.Carlos 9p. (2,5)
5. Danilo 8p. (3)
_ Jota 8p. (3)
7. EduGama 7,5p. (3)
8. Fanã 7p. (2)
9. Marcelo 6,5p. (2)
10. Paul Man 5,5p. (1)
_ P.Vieira 5,5p.

domingo, 17 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 3 - jogo de sábado)



6. Villarreal 3-2 Real Madrid 1 (previsões 1X2: 5/3/4) 4p.
1-0: Pires (16')
1-1: Van der Vaart (46')
2-1: Cani (62')
2-2: Higuaín (88')
3-2: Capdevila (90')



Tabela actualizada:
1. Dracul 9,5p. (1)
2. L.Carlos 6p. (0,5)
3. Alexandre 5,5p. (0)
4. Jota 5p. (1)
5. EduGama 4,5p. (1)
_ Danilo 4,5p. (0,5)
_ Paulo P. 4,5p. (0)
8. Fanã 4p. (0)
9. Paul Man 3,5p. (0)
_ Marcelo 3,5p. (0)
_ P.Vieira 3,5p.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Oh João, vai ao Ah, Futebol E Tal, que temos um buraco na capa por preencher...

Aqui há coisa de um ano, quisemos dar uma ajudinha ao Rui Costa, ainda novato nas lides dos bastidores do futebol, e recomendámos-lhe jogadores como Thiago Neves, Valdivia e Buonanotte, para reforçar a equipa do Benfica. Coincidência, ou não, esses três nomes foram falados nos jornais desportivos como possíveis reforços, embora nenhum deles tenha chegado.

Como vimos que temos jeito para a coisa, criámos um espaço próprio de consultoria de prospecção de talentos, a que chamamos apropriadamente Abre A Pestana, Pá!!!!, que conta já com duas recomendações: Fran Yeste e Bafétimbi Gomis. E parece que continuamos em alta, já que na sua edição de ontem, o jornal Record faz referência ao jogador francês, apontando-o como alvo do interesse do Benfica.



Só tenho a lamentar a atitude deselegante do jornal, que, ao invés de ter vindo falar connosco, pedir o nosso comentário à notícia e apresentar-nos ao grande público como especialistas na matéria, não, foi pedir opinião ao Pauleta...



Começo a pensar que, em vez de mandar o currículo para os departamentos de prospecção de clubes, faria melhor se o mandasse para redacções.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 3)

Antes de mais, a convocatória: no próximo dia 31 de Maio irá realizar-se uma almoçarada-convívio para a qual estão convidados todos os participantes, acompanhantes e amigos do Desafio 1X2. Irá decorrer num restaurante com rodízio de peixe em Setúbal, e para tal pedia que, juntamente com a previsão da jornada desta semana, indicassem a vossa comparência (ou falta dela) de modo a que se possa reservar uma mesa com o número aproximado de convivas. Cheguem-se à frente, mesmo que já não participem (ou que nunca o tenham feito), porque é este o verdadeiro motivo por detrás deste passatempo: juntar a fome com a vontade de comer, de jogar à bola, e de reunir o pessoal à volta da mesa.

A terceira jornada deste Torneio de fim de época começa na Alemanha, onde continua tudo baralhado. A jornada a meio da semana não trouxe alterações no topo da tabela: os quatro primeiros estão separados por dois pontos e tudo indica que só no último fim-de-semana haverá uma decisão. Que equipa vai sagrar-se campeã? O Wolfsburgo continua líder, mas tem apenas dois golos de vantagem sobre o Bayern (aqui não há desempate por confronto directo): falta-lhe jogar em Hannover (onde os da casa perderam apenas uma vez nos últimos 15 meses) e receber o Bremen. O Bayern precisa de ganhar os dois jogos, e de marcar golos (para recuperar os dois da diferença de golos, e os três que tem a menos no total, o critério de desempate seguinte). Jupp Heynckes somou três vitórias nos jogos realizados, mas agora é que é a doer: deslocação a Hoffenheim (duas vitórias seguidas, finalmente) e recepção ao Estugarda. O Hertha vem um ponto atrás dos líderes e não vai desperdiçar deslizes alheios: recepção ao Schalke (três derrotas seguidas, já sem objectivos) e deslocação a Karlsruher (que na última jornada já deve ter a descida confirmada). Finalmente, o Estugarda recebe o aflito Cottbus esta semana, e uma vitória fá-los entrar na Allianz Arena na última jornada numa discussão directa pelo título.

Mais abaixo, cenário quase idêntico, com quatro equipas separadas por três pontos, na luta pela manutenção. O Cottbus vai tentar sabotar a candidatura ao título do Estugarda, e daqui a uma semana recebe o Leverkusen, que já só pensa na final da Taça. O Bielefeld também vai ter uma deslocação complicada no Sábado (Dortmund, na luta pelo 5º lugar) e termina a sua campanha com uma recepção ao Hannover. O Bochum até tem um ponto de avanço, e vai defrontar duas equipas sem objectivos, mas está numa série de cinco derrotas. O Mönchengladbach tem três pontos de avanço, mas é quem tem o calendário mais complicado: Leverkusen fora, e Dortmund em casa.

Em França, também há grande luta pelo título, mas sem o suspeito do costume. Ou quase sem ele. Isto porque apesar de não ser realista esperar que o Lyon recupere sete pontos em três jornadas, tem o 3º lugar (e um lugar na pré-eliminatória da Liga dos Campeões) a defender (o PSG está apenas um ponto atrás). E assim, pela primeira vez em muitos anos, teremos o Bordéus a torcer por uma vitória do Lyon: independentemente desse resultado, o título só depende de si, que é como quem diz, dos golos, já que também aqui é o saldo entre marcados e sofridos que mais conta, e o Marselha leva dois de avanço.

Na liga espanhola, também é a luta pela pré-eliminatória da liga milionária que mais dúvidas levanta neste final de época. Cinco pontos separam 4º (Valência) do 8º (Málaga), com nove pontos ainda por disputar. O Atlético Madrid está em 5º, apenas um ponto atrás, e tem este Domingo o jogo que pode salvar a época. Pelo contrário, o Valência precisa dos três pontos para tentar ainda alcançar o Sevilha, e entrar directamente na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Outra equipa na luta pelos jogos milionários é o Villarreal, que mostrou em Camp Nou estar em boa forma e pronto para a luta. O actual 7º lugar tem pouco a ver com as classificações finais das últimas épocas, mas o 4º está ali a três pontos. Para isso, há que vencer um Real Madrid em queda, sem objectivos, a não ser salvar a honra: nove golos sofridos em duas pesadas derrotas, e uma notória falta de competitividade. Juande, não se joga só para a classificação, mas para a alegria dos adeptos.

Outra equipa que termina a época em sofrimento é o Benfica, que pensava que estava a lutar pelo título, mas afinal joga para defender o 3º lugar. Sim, que uma derrota com o Sp.Braga deixa o último lugar do pódio seguro por apenas um ponto, e na última jornada há dérbi com o aflitíssimo Belenenses. E mesmo que Jorge Jesus entre para este jogo já com a cabeça no Estádio da Luz, não me parece que queira facilitar (e Luis Aguiar, Renteria e companhia, muito menos).

A liga russa está em velocidade de cruzeiro, e os favoritos já se chegaram à frente. O campeão Rubin Kazan lidera com 17 pontos (em 8 jogos), logo seguido de CSKA (16p.): os de Moscovo vão confirmando o hábito russo de perder em casa (1/0/2) e ganhar fora (4/1/0). O Zenit vem em 3º (15p.), mas em São Petersburgo joga-se ao contrário, e a única derrota sofrida foi fora. Um jogo de grandes confrontos: Zico v. Dick Advocaat, Vágner Love v. Fernando Meira, Akinfeev v. Danny.

No Brasileirão, difícil é escolher apenas um jogo para acompanhar. Vamos concentrar-nos no confronto entre dois dos vencedores da primeira jornada. O Internacional está numa incrível série de 18 vitórias e 1 empate, que deu à equipa o bi-campeonato Gaúcho e os três pontos na deslocação ao campo do Corinthians, há uma semana. Destaque para D'Alessandro (ex-River Plate e Wolfsburgo) e Alecsandro (ex-Cruzeiro e Sporting). Do outro lado, o Palmeiras: depois da derrota com o Santos na meia-final do Paulistão, a recuperação na Libertadores e uma vitória sobre o Coritiba.

Para terminar, a final da Taça UEFA. Duas equipas que perderam o título de campeão nacional de vista, mas que continuam na luta pela Taça dos seus países, e que têm aqui a oportunidade de fazer uma dobradinha, em grande. O Shakhtar está numa série de nove vitórias e um empate (desde o 2-0 ao Marselha no início de Abril), o Bremen vem de duas vitórias sobre o Hamburgo e de um 0-5 sobre o Eintracht, em Frankfurt.

Prazo limite para esta semana: Sábado (16/Maio), às 13h30. No jogo 10, se houver prolongamento, o resultado que interessa para o Desafio é o empate registado no final do tempo reguamentar.

1. Que equipa vai ganhar o campeonato alemão?
2. Assumindo que o Karlsruher vai descer, quais serão as outras duas equipas a ficar nos lugares de despromoção da liga alemã?
3. Que equipa vai ganhar o campeonato francês?
4. Marselha - Lyon
5. At.Madrid - Valência
6. Villarreal - Real Madrid
7. Sp.Braga - Benfica
8. CSKA Moscovo - Zenit
9. Internacional - Palmeiras
10. Shakhtar Donetsk - Werder Bremen

Boa Sorte!

1. e 2. Bundesliga, após 32 jornadas (a duas do fim):
1. Wolfsburgo 63p. VDVDV (+30)
2. Bayern Munique 63p. VDVVV (+28)
3. Hertha 62p. VVEVV (+11)
4. Estugarda 61p. VVEVV (+19)
5. Hamburgo 58p.
6. Bor.Dortmund 55p.
7. Hoffenheim 51p. EDDVV 14/9/9 58-45 (casa: 9/4/3 28-16)
(...)
13. Eintracht Frankfurt 33p. VDDED (-18)
14. Bor.Mönchengladbach 30p. DEDVV (-18)
15. Bochum 28p. DDDDD (-18)
----------------------------
16. Arminia Bielefeld 27p. DEEEED (-21)
----------------------------
17. Energie Cottbus 27p. DVEDD (-28)
18. Karlsruher 23p.

Restantes jornadas:
- Energie Cottbus: Estugarda (f), Bayer Leverkusen (c)
- Arminia Bielefeld: Bor.Dortmund (f), Hannover 96 (c)
- Bochum: Eintracht Frankfurt (c), Colónia (f)
- Bor.Mönchengladbach: Bayer Leverkusen (f), Bor.Dortmund (c)

3. Ligue 1, após 35 jornadas (a três do fim):
1. Marselha 71p. VVVEV 20/11/4 60-31 (+29) (casa: 9/5/3 30-19)
2. Bordéus 71p. VVVVV (+27)
3. Lyon 64p. EDEDV 18/10/7 46-27 (fora: 9/2/6 17-13)
4. PSG 63p.
5. Toulouse 59p.
(...)

Restantes jornadas:
- Marselha: Lyon (c), Nancy (f), Rennes (c)
- Bordéus: Le Mans (c), Mónaco (c), Caen (f)

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Lazio - Sampdoria, Final da Taça de Itália

Em directo, na RAI Uno. Está no intervalo (1-1). Estádio: Olímpico de Roma, a Lazio joga em casa.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 2 - resultados)

3. Newcastle 3-1 Middlesbrough 1 (previsões 1X2: 9/2/0) 8,5p.
0-1: Beye (3' a.g.)
1-1: Taylor (9')
2-1: Martins (71')
3-1: Lovenkrands (86')



4. Arsenal 1-4 Chelsea 2 (previsões 1X2: 6/2/4) 3p.
0-1: Alex (28')
0-2: Anelka (39')
0-3: Toure (49' a.g.)
1-3: Bendtner (70')
1-4: Malouda (86')



5. PAOK 0-1 Panathinaikos 2 (previsões 1X2: 4/3/5) 4,5p.
0-1: Karagounis (87')



6. Olhanense 1-0 Santa Clara 1 (previsões 1X2: 7/3/2) 6p.
1-0: Djalmir (85' p.)

Link: Olhanense 1-0 Santa Clara



9. Milan 1-1 Juventus X (previsões 1X2: 10/1/1) 0,5p.
1-0: Seedorf (57')
1-1: Iaquinta (60')



11. Cruzeiro 2-0 Flamengo 1 (previsões 1X2: 6/2/3) 6p.
1-0: Kleber (29' p.)
2-0: Santos (89')



Vamos também ver como vão as coisas nas seis perguntas colocadas aos nossos participantes:

1.1. Confusão total no topo da Bundesliga, depois da derrota do Wolfsburgo em Estugarda. Os quatro primeiros estão separados por dois pontos, o Borussia Dortmund despachou o Karlsruher, já vai em sete vitórias seguidas e está a cinco pontos da liderança, com os mesmos pontos do Hamburgo, que tem no Werder Bremen (2-0) o grande carrasco da época.

1.2. Ao início da noite, o Belenenses tinha o destino nas suas mãos. Se vencessem Sp.Braga e Rio Ave em casa ficavam acima da linha de água, e a controlar os seus adversários, na última jornada, a partir do Estádio da Luz. Se. Mas quem leva cinco a zero em casa no jogo mais importante da época não merece ficar na primeira divisão. Agora, só com um milagre. O Trofense precisa de um pouco menos, isto depois do empate na Luz.

1.3. O Olhanense está a uma vitória da subida, depois do 1-0 ao Santa Clara. A festa está marcada para a última jornada, na recepção ao Gil Vicente. Entretanto, o União de Leiria perdeu fora, com a Oliveirense (5-1), e já não depende de apenas dos seus resultados. Quem agradece é o Santa Clara, que na próxima jornada recebe precisamente a Oliveirense, ainda bem dentro da luta pela permanência.

1.4. A segunda vitória seguida do Sevilha (3-1, Maiorca) praticamente garante-lhe um lugar na Liga dos Campeões. Valência, At.Madrid e Dep.Corunha venceram e, juntamente com o Villarreal (empate em Barcelona), seguem separados por três pontos na luta pelo 4º lugar.

2.1. O Newcastle venceu o primeiro jogo desde o início de Fevereiro, o suficiente para colocar a cabeça acima da linha de água. O Middlesbrough perdeu um daqueles jogos de seis pontos, foi apanhado pelo quase condenado West Brom e vê a vida a andar para trás. A que se junta o Hull City, com os mesmos pontos do Newcastle, mas já dentro da zona de descida, e que somou em casa, com o Stoke City (1-2), a quinta derrota seguida e o nono jogo sem ganhar.

2.2. A emoção dos play-off... Depois de passar a época invicto em casa, o PAOK, que segurou o 2º lugar na fase regular durante várias jornadas, acaba o primeiro fim-de-semana da 2ª fase em terceiro lugar, atrás do Panathinaikos (que venceu em Salónica) e do AEK (que venceu o bombo da festa, Larissa).

Resumindo: ainda não podemos atribuir qualquer ponto, dos onze em disputa nestas seis questões.

Classificação geral:
1. Dracul 8,5p. (7)
2. L.Carlos 5,5p. (4,5)
_ Alexandre 5,5p. (4)
4. Paulo P. (Fu) 4,5p. (4)
5. Danilo 4p. (3,5)
_ Jota 4p. (3)
_ Fanã 4p. (3)
8. EduGama 3,5p. (3)
_ Marcelo 3,5p. (3)
_ P.Vieira 3,5p. (3)

domingo, 10 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 2 - jogos de sábado)

7. Rangers 1-0 Celtic 1 (previsões 1X2: 4/4/4) 4p.
1-0: Davis (37')

Link: Rangers 1-0 Celtic



8. Estugarda 4-1 Wolfsburgo 1 (previsões 1X2: 4/4/4) 3,5p
1-0: Gomez (1')
2-0: Gomes (20')
2-1: Džeko (37')
3-1: Gomez (63')
4-1: Gomez (77')



10. Valência 3-0 Real Madrid 1 (previsões 1X2: 2/5/7) 1,5p.
1-0: Mata (27')
2-0: Silva (31')
3-0: Baraja (68')



12. Brasil 2-2 Argentina (sub-17) X (6-5 a.g.p.) (previsões 1X2: 7/1/5) 0,5p.
1-0: Zezinho (3')
2-0: Coutinho (56')
2-1: Sebastián González (66')
2-2: Esteban Espíndola (87')

Tabela actualizada:
1. Dracul 4,5p. (3)
2. Alexandre 2,5p. (1)
3. Fanã 2p. (1)
_ L.Carlos 2p. (1)
5. Danilo 1,5p. (1)
_ Marcelo 1,5p. (1)
_ Paulo P. (Fu) 1,5p. (1)
8. Jota 1p. (0)
9. P.Vieira 0,5p. (0)
_ EduGama 0,5p. (0)

quinta-feira, 7 de maio de 2009

De pequenino é que se torce o pepino.

Pai do Corinthians, Mãe do São Paulo. Mas a vontade é de ferro.



Cá para mim, é o tio que é do Santos. A culpa é sempre do tio.

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 2)

Começamos a jornada desta semana em Inglaterra, com quatro pontos para distribuir. Primeiro, a luta pela manutenção. A três jornadas do fim, Newcastle e Middlesbrough num jogo de mata-mata: quem perder fica com um pé na segunda liga, mas é difícil encontrar um favorito. O Newcastle tem uma vitória nos últimos 19 (!) jogos, e foi sobre o West Brom: a nomeação de Alan Shearer pouco fez para alterar para alterar esta situação. O Middlesbrough ganhou apenas um dos últimos nove jogos, e foi sobre um Hull em queda livre. Quais são as duas equipas que vão acompanhar o West Brom na descida (esta não é certa, mas aposto um salário)? Há que contar com o Sunderland, apenas quatro pontos acima da linha de água, com dois jogos fora nas próximas jornadas, e uma recepção ao Chelsea para terminar.
Mais acima, jogo grande. As duas equipas eliminadas da Liga dos Campeões a meio da semana encontram-se no Emirates, com o 3º lugar (e o apuramento directo para a próxima edição) em jogo. O Arsenal não perde para o campeonato desde Novembro, e tem apenas um objectivo para o resto da época: reduzir os seis pontos de diferença para o Chelsea. Guus Hiddink continua com apenas uma derrota à frente dos azuis (Tottenham, em Março), a única do Chelsea nos últimos 20 jogos, que ainda tem a final da Taça para disputar, frente ao Everton, no final do mês.

Da Grécia vem a alegria dos play-off. Ou não. Sou um ferveroso adepto do espectáculo da regularidade. O principal argumento para a realização de eliminatórias pós-fase regular é um contra-senso: se esta solução traz mais emoção a estas três semanas, retira muita dela aos nove meses anteriores. No campeonato grego, o campeão é apurado directamente para a Liga dos Campeões, a segunda vaga é decidida nesta segunda fase, entre as equipas que acabaram entre o 2º e o 5º lugar, sendo que o ponto de partida é ainda mais ridículo. O PAOK acabou em 2º, ganhou mais seis jogos que o Larissa (5º), conquistou mais 14 pontos, mas essa vantagem é dividida por 5 (onde é que foram buscar esta ponderação?!) no arranque dos play-off: na prática, PAOK, Panathinaikos, AEK Atenas e Larissa começam com 3, 2, 1 e 0 pontos. Com 18 ainda em disputa. Tendo em conta que o Olympiakos ganhou o título com uma perna às costas, de que serviu o esforço da equipa de Fernando Santos para terminar o campeonato em 2º lugar? Fica a pergunta (qual a equipa que vai vencer esta mini-liga e apurar-se para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões) e o jogo (o PAOK foi a única equipa invicta em casa na fase regular - não perde no seu estádio há um ano; o Panathinaikos não perde para o campeonato há 11 jogos, desde Janeiro).

Na segunda liga portuguesa, depois de andarem a desperdiçar pontos há várias semanas, Olhanense e Santa Clara também se defrontam num tudo ou nada. Quem perder deve descer para 3º e deixa de ter o destino da primeira liga nas suas mãos. Empatados na liderança, com um ponto de vantagem sobre a União de Leiria, é o jogo do ano. Jorge Costa e a sua equipa vão tentar valer-se da boa forma em casa (apenas uma derrota para o campeonato no último ano), o Santa Clara terá que retomar a forma que lhe valeu três vitórias fora consecutivas (Gondomar, Estoril e Vizela, todas por 1-2), antes da derrota no Bessa (3-1) de há uma semana.

Na Escócia, o jogo do título. Estamos na última fase, com os seis primeiros a fazer mais uma volta, para definir o campeão e as equipas que vão participar nas competições europeias. A quatro jornadas do fim e com um ponto a separar os dois favoritos, o Rangers joga em casa e está obrigado a ganhar. Os católicos de Glasgow trazem um ponto de vantagem, e sabem que uma vitória e quatro pontos de avanço serão quase inultrapassáveis. O Rangers vem de seis vitórias e um empate (mas tem apenas uma vitória nos últimos seis dérbis), o Celtic vem de cinco vitórias e dois empates.

Vamos para a Alemanha, com o jogo que pode valer um título há muito desejado. Com apenas um empate concedido em casa, é fora que o Wolfsburgo terá que mostrar estofo de campeão. Mas o Estugarda não perde em casa para o campeonato desde 1 de Novembro (depois disso já de lá saíram derrotados Schalke, Dortmund, Hertha e Hamburgo) e mais uma vitória deixa-os a dois pontos do líder, com a perspectiva de uma verdadeira final na última jornada, em Munique.

O Inter tem o título de campeão no bolso, mesmo com um Milan em grande velocidade sete pontos atrás. Esta semana pode ficar tudo decidido entre os três primeiros, ou então a Juventus pode ficar em apuros. Sem ganhar há seis jogos e a quatro pontos do Milan, há que olhar para baixo: em caso de derrota, a Fiorentina pode ficar a apenas dois pontos, e o apuramento directo para a Liga dos Campeões fica em risco. O Milan? Cinco vitórias seguidas, 13-1 em golos.

Em Valência, estranho clima para mais um clássico. Os morcegos perderam claramente (3-0, Espanyol) depois de uma série que os viu chegar a um ponto do 3º, e de repente têm o 4º lugar (e o sonho da Liga dos Campeões) seguro por um ponto. Obrigatório ganhar, portanto. Do lado do Real não será bem assim (já não sai do 2º lugar), mas como ficará Juande Ramos se perder em Valência depois do enxovalho caseiro de Sábado passado?

No Brasil, o futebol não pára. Os estaduais acabam num fim-de-semana, no seguinte começa o Brasileirão. O grande destaque vai para o confronto entre dois dos campeões de há uns dias: o Cruzeiro despachou o Atlético com um 5-0 na 1ª mão e descansou na 2ª (1-1) para entrar no campeonato nacional na máxima força; o Flamengo vem de uma série épica com o Botafogo, que teve de ser decidida nos penáltis, depois de três jogos seguidos. Noutros campos, Grémio - Santos e Corinthians - Internacional, todos de ouvido no Fluminense - São Paulo, à procura de ganhar vantagem logo desde o início sobre o tri-campeão nacional em título.

Terminamos com o campeonato sul-americano sub-17, que tem este fim-de-semana a grande final. A decorrer desde 17 de Abril no Chile, a primeira fase viu Argentina e Brasil vencerem os seus grupos e a garantirem assim desde logo o acesso à final. Joga-se entretanto uma segunda fase, mas apenas para determinar as outras duas selecções que irão participar no Mundial, entre Outubro e Novembro, na Nigéria (os representantes europeus serão determinados no campeonato que começou esta quarta-feira - e que pode ser acompanhado através da Eurosport -, para o qual Portugal não se apurou). O Brasil tem o melhor ataque da prova (devido a goleadas sobre Paraguai, Perú e Bolívia), mas perdeu com a Colômbia, e é bi-campeão em título; a Argentina ainda só concedeu um empate (ao Equador, tendo derrotado Venezuela, Uruguai e o anfitrião Chile) e venceu o campeonato anterior às duas últimas vitórias brasileiras, em 2003.

Prazo limite: Sábado (09/Maio) às 11h30. E, a surpresa: o vencedor desta primeira edição do Torneio de fim de época irá receber um exemplar do livro Ao Ritmo do Tango, uma extensa análise da primeira liga portuguesa da época 2007/08, jornada a jornada, com destaque para os tri-campeões FC Porto, e com vários quadros estatísticos. Uma oferta do Ah, Futebol e Tal.

1. Assumindo que o West Brom vai descer, quais serão as outras duas equipas a ser despromovidas da Premier League inglesa?
2. Que equipa vai vencer o play-off para o 2º lugar na Grécia?
3. Newcastle - Middlesbrough
4. Arsenal - Chelsea
5. PAOK - Panathinaikos
6. Olhanense - Santa Clara
7. Rangers - Celtic
8. Estugarda - Wolfsburgo
9. Milan - Juventus
10. Valência - Real Madrid
11. Cruzeiro - Flamengo
12. Brasil - Argentina (sub-17)

Boa Sorte!

Premier League, após 35 jornadas (a 3 do fim):
1. Man.Utd 80p. (-1j.)
2. Liverpool 77p.
3. Chelsea 74p. VVEVV 22/8/5 59-21 (fora: 12/2/3 28-9)
-----------------
4. Arsenal 68p. VVEVV 19/11/5 63-32 (casa: 10/5/2 26-11)
(...)
14. Portsmouth 38p. EVDED
15. Blackburn 37p. VDDVD
16. Sunderland 35p. DDVDD
17. Hull City 34p. EDDDD
-------------------
18. Newcastle 31p. DEDED 6/13/16 37-56 (casa: 4/7/6 21-27)
19. Middlesbrough 31p. DVEDD 7/10/18 25-51 (fora: 2/2/13 9-32)
20. West Brom 28p.

Restantes jogos:
- Middlesbrough: Newcastle (f), Aston Villa (c), West Ham (f)
- Newcastle: Middlesbrough (c), Fulham (c), Aston Villa (f)
- Hull City: Stoke City (c), Bolton (f), Manchester Utd (c)
- Sunderland: Bolton (f), Portsmouth (f), Chelsea (c)

2. Grécia, play-off de acesso à Liga dos Campeões (liga com seis jornadas, ainda sem jogos disputados):
1. PAOK 3p.
2. Panathinaikos 2p.
3. AEK Atenas 1p.
4. Larissa 0p.

Bundesliga, após 30 jornadas (a 4 do fim):
1. Wolfsburgo 60p. VVVDV 18/6/6 66-36 (fora: 4/5/6 23-24)
2. Bayern Munique 57p.
3. Hertha 56p.
4. Estugarda 55p. VVVVE 16/7/7 54-39 (casa: 10/3/2 28-13)
5. Hamburgo 55p.
6. Bor.Dortmund 52p.
(...)

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Uff!

Link: Arsenal 0-2 Manchester Utd



A sensação é de que a bola ganha velocidade quando está prestes a entrar na baliza: quando Almunia chega ao sítio onde ela devia estar, já as redes balançavam. Nada a fazer.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Desafio 1X2 - 1º Torneio de fim de época (semana 1 - resultados)

Com um dia de atraso, aqui ficam os resultados da primeira semana do Torneio de fim de época 2009.

5. Hamburgo 1-1 Hertha X (previsões 1X2: 5/1/1) 0,5p.

6. Trofense 2-1 Belenenses 1 (previsões 1X2: 1/4/3) 0,5p.

7. U.Leiria 5-1 Olhanense 1 (previsões 1X2: 4/2/2) 4p.

8. Villarreal 0-2 Sevilha 2 (previsões 1X2: 4/2/0) 0p.

9. Real Madrid 2-6 Barcelona 2 (previsões 1X2: 4/3/2) 1,5p.

10. Flamengo 2-2 Botafogo X (previsões 1X2: 4/0/2) 0p.

Classificação geral:
1. Alexandre 1,5p.
_ Dracul 1,5p.
3. L.Carlos 1p.
_ Fanã 1p.
_ Jota 1p.
6. Danilo 0,5p.
pontuação base: 0,5p.

Em relação aos outros oito pontos em disputa, relativos às perguntas 1 a 4, ainda estão por atribuir, mas vejamos que equipas estiveram em destaque:

1. Na luta pelos primeiros lugares da liga alemã, vantagem para o Wolfsburgo (4-0 ao Hoffenheim) e para o Bayern Munique (2-1 ao Borussia Mönchengladbach). O Hertha empatou e baixou para 3º, a um ponto do 2º, o Bayern.

2. Na primeira luga portuguesa, destaque para o V.Setúbal e para a vitória sobre o Paços de Ferreira (2-1): os sadinos estão agora três pontos acima da linha de água.

3. Na luta pela subida, quase consumado o assalto aos lugares de subida pela União de Leiria. A vitória por 5-1 sobre o Olhanense e o empate caseiro do Santa Clara (1-1, D.Aves), deixa os de Leiria com um pé na 1ª liga.

4. Na liga espanhola, o Sevilha ultrapassou a prova de vida com uma vitória em Villarreal e os cinco pontos de avanço sobre o 5º (Atlético de Madrid) parecem ser suficientes para os levar à Liga dos Campeões.

Foi uma semana fraca, tanto em termos de participações como de pontos atribuídos, mas espero que a segunda jornada veja o regresso dos nossos participantes habituais, até porque será revelada uma surpresa...

No Brasil, é sempre a aviar!

O passado fim-de-semana foi de conclusão nos principais campeonatos estaduais brasileiros.

No Rio de Janeiro, Flamengo e Botafogo vinham de um empate a 2 da primeira mão. Quando, aos 38', o Flamengo aumenta para 2-0, tudo parecia encaminhado. Mas o Botafogo resolveu dar emoção à coisa, e empata tudo em apenas 3 minutos, e leva a decisão para as grandes penalidades. Mas aí, Bruno, o guarda-redes do Flamengo, armou-se em herói, e ao defender 2 remates dos jogadores do Botafogo (já o havia feito por uma vez durante o jogo) deu o tricampeonato ao Flamengo.



Os melhores 5 golos do Carioca, com destaque para o "rabisco" de Maicosuel, ele que foi eleito o melhor jogador do estadual.



Em São Paulo, o Corinthians regressou da purga na Serie B da melhor maneira. Depois de vencer, em plena Vila Belmiro, o Santos por 3-1, na primeira mão, o empate em casa foi o que bastou para o Timão sagrar-se campeão.



Ronaldo, qual Lázaro ressuscitado, foi eleito o melhor jogador do Paulistão.



Em Minas Gerais, jogou-se para as formalidades. O Cruzeiro trazia uma vitória sobre os rivais do Atlético por 5-1 da primeira mão, e um empate a 1 na segunda garantiu o bicampeonato invicto.

No agenda da federação do Rio Grande do Sul, constava para dia 3 a segunda mão da final do campeonato estadual. Mas o Inter não estava para trabalhos, e ao vencer as duas fases do campeonato (a segunda por uns esclarecedores 8-1 sobre o Caxias), despachou as coisas logo em meados de Abril, e nem foi preciso jogar finais.

Por outros estados também se encontraram campeões. Na Baía, o Vitória conquistou o tri frente ao rival do Bahia. Em Santa Catarina, o Avaí mantém o estado de graça, e depois de garantir a participação inédita na primeira divisão brasileira, conquistou o título estadual, que lhe fugia à 12 anos. No Paraná, o Atlético sagrou-se campeão, após um jejum de 4 anos.

Mas esta gente não pára. Já no próximo fim-de-semana começam as competições nacionais, e a primeira jornada do campeonato principal, apresenta 4 jogos muito interessantes, com destaque para o duelo entre campeões estaduais, Cruzeiro e Flamengo, Corinthians e Internacional, e também os confrontos entre Fluminense e São Paulo, e Grémio e Santos. Na série B, o Vasco começa a travessia no deserto, com o jogo, em casa emprestada (por castigo) frente ao Brasiliense.

E entretanto (entre hoje e quinta-feira) joga-se a segunda mão da Copa do Brasil.

Será que é desta que alinho com o PFC?

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Já não há respeito

Nos últimos 4 anos, Boca Juniors e Banfield defrontaram-se sete vezes, tendo-se registado dois empates, cinco vitórias para o Boca, e um impressionante saldo de 18-3 em golos. Mas as estatísticas não ganham jogos, e o Banfield foi esta noite à Bombonera (2-3, com o último golo nos descontos) acentuar ainda mais a crise do Boca neste Clausura 2009: 16º lugar, três empates e seis derrotas em 12 jogos, e já a 14 pontos do líder, Vélez Sársfield.

domingo, 3 de maio de 2009

Golos da semana



Muito complicado: apetecia-me dar menções honrosas a todos, a começar pelo de Goianira, do Estrela. Mas para golo da semana voto em Halfredsson: quando é que vamos voltar a ver um golo destes marcado pelo camisola 2 do Reggina, sendo ele islandês, e contra a Juventus?

A febre alemã continua

A quatro jornadas do final da época, mantém-se a incerteza no topo da liga alemã. O Wolfsburgo continua o sonho do título e aumentou o pesadelo de 2009 do Hoffenheim: 4-0, hat-trick de Dzeko (apesar do primeiro golo só ter surgido aos 66') e mais um de Grafite, que com 23 golos leva quatro de avanço no topo da lista de melhores marcadores.


4-0 VfL Wolfsburg vs. 1899 Hoffenheim Goals and Ca… - MyVideo

Há menos um candidato a campeão desta época: o Schalke atirou a toalha. Depois de quatro vitórias seguidas, sem golos sofridos, a derrota caseira para o Bayer Leverkusen (1-2): o título passou de difícil a impossível, mas ainda há que recuperar cinco pontos para o Hamburgo, para poder chegar ao 5º lugar, e às competições europeias.



O jogo da semana acabou com o resultado mais desejado pelas outras equipas em busca do título: Hamburgo e Hertha empataram a um golo, e estão agora a cinco e a três pontos da liderança, respectivamente.



Na estreia de Jupp Heynckes, o Bayern ganhou em casa, por 2-1, frente ao aflito Mönchengladbach, o Estugarda deixou dois pontos em casa do aflito Bielefeld (2-2, quebrando assim uma série de cinco vitórias) e o Borussia Dortmund conseguiu em Frankfurt (0-2) a sexta vitória consecutiva (e apenas dois golos sofridos), fechando assim o grupo de seis equipas separadas por 8 pontos, com 12 ainda por disputar. Na próxima semana, o crucial Estugarda - Wolfsburgo.

«El Barça mata la Liga»



Os adeptos do Real ainda festejaram o 1-0 de Higuain, mas os quatro minutos em que estiveram em vantagem foram logo esquecidos pela avalanche Barça. Diz que Casillas teve uma actuação espectacular, e mesmo assim Piqué fechou o resultado em 2-6, aos 83'. Está a revelar-se uma época cheia de jogos para mais tarde recordar.



O Pepe que procure um buraco bem fundo para se enfiar...