terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Destak dá um passo em frente no abismo dos jornais sem revisor de texto

Já nos habituámos ao passatempo diário de ver quantos erros de ortografia encontramos nos jornais gratuitos. Por exemplo, pode ler-se na edição de hoje do Destak que «Cháves renova ameaça aos Estados Unidos»: poderia pensar-se que colocaram um acento a mais e que estávamos perante a revolta da cidade transmontana, mas não, o texto da notícia elucida que estamos a falar do «presidente Hugo Chávez», da Venezuela.

Mas a edição de hoje do Destak foi mais além, e quis fazer uma notícia inteira situada no reino da fantasia, ao confundir um fim-de-semana de futebol inglês, a contar para a Taça de Inglaterra, com o campeonato. Ora vejam:

«O Man. United teve uma importante vitória este sábado na luta pela renovação do título inglês. O United goleou o Arsenal por 4-0 e Nani, que substituiu Cristiano Ronaldo (poupado por Alex Ferguson), esteve ao nível do colega de equipa. Marcou um dos golos e fez duas assistências de grande nível. Foi o melhor em campo. O United está agora a cinco pontos do Arsenal. O Chelsea também venceu o modesto Huddersfield e está a oito pontos do líder. Ontem Alex Ferguson criticou uma agressão a Nani por Gallas que não foi sancionada pelo árbitro da partida.»

Quem é que consegue escrever um texto destes? «O Chelsea também venceu o modesto Huddersfield e está a oito pontos do líder.» Como falar do "modesto" Huddersfield e da distância para o primeiro na mesma frase? É mau demais para ser verdade.

Sem comentários: