sábado, 28 de fevereiro de 2009

Golos da semana



Liedson, e Ronaldo. Apesar de estarmos habituados, há que dar mérito sempre que o génio vem ao de cima.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Assim sim, vale a pena pagar bilhete pt.3

Udinese 4-3 Lech Poznán (2-1 + 2-2)
Tarefa complicada para a Udinese, que ontem esteve a perder durante mais de 40 minutos, resultado que a colocava fora da competição. Deram a volta ao marcador e marcaram um encontro com os actuais detentores do troféu.


Estugarda 2-4 Zenit São Petersburgo (1-2 + 1-2)
A equipa de Danny passou com nota 5 o primeiro teste após a saída de Arshavin: duas vitórias sobre o Estugarda são uma prova de força, e mostram que esta época são candidatos ao título de campeão russo.


Wolfsburgo 1-5 Paris Saint-Germain (1-3 + 0-2)
A diferença de rendimento do PSG não se nota só no facto de estarem na luta pelo título nacional: tornaram-se na equipa que quebrou a invencibilidade caseira do Wolfsburgo, garantindo de forma clara a passagem aos oitavos. Atenção ao tiro de Rothen.


Standard Liège 1-4 Sporting de Braga (1-1 + 0-3)
Jorge Jesus continua a levar o Braga aos limites da perfeição, com um Luis Aguiar a pedir mais altos voos. Com o apuramento para os oitavos, o Sp.Braga tornou-se na equipa que mais longe chegou vinda da Intertoto, e foi assim declarada vencedora da edição desta época, que foi também a última. Segue-se o PSG.


Valência 3-3 Dínamo Kiev (2-2 + 1-1)
Mais uma meia-surpresa: o Dínamo pareceu sempre controlar a eliminatória, e acaba por passar a eliminatória no desempate por golos fora.


Metalist 3-0 Sampdoria (2-0 + 1-0)
Continua a saga do Metalist, que assim vai discutir com o Dínamo Kiev não só o título de campeão ucraniano, como a presença nos quartos-de-final da Taça UEFA. Atenção à jogada colectiva no 1º golo.


Manchester City 4-3 FC Copenhaga (2-1 + 2-2)
Serviços mínimos para os candidatos a galácticos, com Craig Bellamy a picar o ponto duas vezes. O City chegou a esta competição através de uma vaga de fair-play que a UEFA atribui todos os anos, começou na 1ª pré-eliminatória, já fez 10 jogos e é a única equipa inglesa ainda em prova.


Deportivo La Coruña 1-6 Aalborg (1-3 + 0-3)
Demasiado mau para ser verdade: o Deportivo nem sabe o que lhe caiu em cima e nunca esteve remotamente perto de lutar pela eliminatória. Já não há equipas espanholas em prova. O Aalborg ganhou um bilhete para Manchester.


Twente 1-1 Marselha (0-1 + 1-0) (6-7 a.p.)
O Marselha devolveu a vitória fora, com um espectacular golo de Ben Arfa. O terreno não dava para mais, e tiveram de ser os penalties a decidir.

Original Video- More videos at TinyPic

Ajax 2-1 Fiorentina (1-1 + 1-0)
Gilardino pensou que tinha feito o suficiente para levar o jogo para prolongamento, mas a três minutos do fim, Leonardo Santiago pegou na bola e resolveu o assunto. Próxima paragem: Marselha.



Hamburgo 4-0 NEC (1-0 + 3-0)
Martin Jol não facilitou: mesmo com três golos de avanço, meteu os titulares a jogar. Olic e companhia responderam: temos equipa para lutar pela Taça UEFA e pelo título de campeão nacional.


Galatasaray 4-3 Bordéus (4-3 + 0-0)
Depois de um primeiro jogo sem golos, o Bordéus marcou logo aos 10 segundos. O Galatasaray respondeu, chegou ao 3-1, mas com o empate a três eram novamente os girondinos que estavam apurados. O golo da vitória surgiu em cima do apito final: os turcos mantêm assim o sonho de chegar à final, que este ano se disputa em Istambul (no estádio do rival, Fenerbahçe). Grande jogada colectiva no primeiro golo do Gala, espectacular remate de Harry Kewell no segundo. Segue-se o Hamburgo.


A primeira mão dos oitavos-de-final joga-se a 12 de Março, e a segunda mão uma semana depois.

Assim sim, vale a pena pagar bilhete pt.2

CSKA Moscovo 3-1 Aston Villa (2-0 + 1-1)
Zico não podia ter desejado melhor estreia: o CSKA eliminou a equipa sensação da época em Inglaterra, com apenas um golo sofrido em dois jogos, e um Wagner Love em grande forma.


Tottenham 1-3 Shakhtar Donetsk (1-1 + 0-2)
Depois da vitória na Ucrânia, o Shakhtar controlou o jogo em Londres, resolvendo a eliminatória com um golo perto do fim. Fora da luta pelo título de campeão nacional, segue-se o CSKA, com muitos jogadores à procura de brilhar na Europa.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Assim sim, vale a pena pagar bilhete

Depois do marasmo do futebol dos campeõe$, emoção à solta com a decisão dos 16-avos de final da Taça UEFA.

Milan 3-3 Werder Bremen (2-2 + 1-1)
O Milan chegou a ganhar por dois ao intervalo, com a ajuda de mais uma pérola de Pato, mas duas cabeçadas de Pizarro em dez minutos eliminaram os italianos, nos golos fora.



Saint-Étienne 5-2 Olympiakos (2-1 + 3-1)
A equipa de Gomis continua a desafiar a sua actual forma no campeonato francês (estão na luta pela manutenção): despacharam os campeões gregos com duas vitórias. Nos oitavos, Saint-Étienne contra Werder Bremen (podem já começar a pensar quem vai jogar com o equipamento alternativo).


Daqui a umas horas, mais golos da UEFA.

Desafio 1X2 vol.IV - semana 8

Vamos terminar a primeira volta desta edição do Desafio com uma jornada dupla recheada de encontros decisivos: do clássico do Dragão a vários jogos de Taça, teremos 16 provas à resistência dos participantes.

O que diz um treinador no balneário após a sua equipa ter perdido cinco a zero em casa nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões? «Deixem lá, ganhamos o próximo»? A Europa já foi, a Taça também, resta o campeonato (e a Taça da Liga): os jogadores do Sporting sabem que o período de luto tem de terminar no Sábado, se quiserem lutar pelo título e ganhar qualquer coisa esta época. As contas são simples: a vitória deixa-os a um ponto, a derrota a sete. O FC Porto joga em casa o último clássico da época, lidera o campeonato com quatro pontos de avanço, e vem de um empate em Madrid que abre as portas dos quartos-de-final: se lhe juntarmos um registo de apenas duas derrotas (e uma delas foi para a Taça da Liga) nos últimos 23 jogos, percebe-se que equipa vai entrar em campo mais pressionada para vencer.

Em Inglaterra vamos ter a final da Taça da Liga, em Wembley. O Tottenham chega aqui depois de ter eliminado Newcastle e Liverpool nas duas primeiras rondas, e Watford e Burnley nas últimas duas. A equipa de Harry Redknapp está numa forma irregular: só perdeu um dos últimos cinco jogos para o campeonato (3-2, em casa do Bolton) e até vem de uma vitória fora (1-2, Hull City), mas só ganhou dois dos últimos dez jogos, e acabou de ser eliminado da Taça UEFA pelo Shakhtar Donetsk. O Tottenham até se tem dado bem nos confrontos com os "grandes" esta época (duas vitórias sobre o Liverpool, e empates com Chelsea, Arsenal e Man.United), apesar da derrota com a equipa de Alex Ferguson, para a Taça, há um mês. Para além disso, o peso da história: o Tottenham não vence o United há 18 jogos, desde 2001, onde se incluem 13 derrotas. Ronaldo e companhia interromperam uma série de 11 vitórias com o empate em Milão: segue-se uma deslocação a Newcastle e recepções a Inter e Liverpool. É hora de decisões.

Vamos para Espanha, para um encontro de duas equipas com a eliminatória da Liga dos Campeões a meio. O Atlético não vai em vantagem para o Porto, resultado de algo que vai fazendo perder a paciência aos adeptos: a equipa não consegue ganhar. Apenas uma vitórias nos últimos 11 jogos (Rec.Huelva, 0-3), precisamente na estreia de Abel Resino como treinador: desde então, dois empates caseiros (Getafe e FCP) e derrota em Sevilha. Do jogo de terça fica a ideia de que o principal problema está na defesa (21 golos sofridos nos últimos 12 jogos). Só que os avançados do Barça também andam a encontrar menos a baliza adversária: pela primeira vez nesta época têm uma série de três jogos seguidos sem vencer, com apenas quatro golos marcados. E a pressão do Real no campeonato obriga-os a vencer este jogo, até porque depois têm que ir defender uma vantagem de dois golos a Maiorca, para a Taça, e convém afastar o fantasma da crise.

Em Bilbao vai jogar-se outro duelo interessante da liga espanhola. O Athletic é a primeira equipa a seguir aos que estão na luta pelos lugares europeus, mas a diferença não é muito grande: a cinco pontos do Deportivo e do At.Madrid, precisam apenas de melhorar a forma fora de casa para se aproximar um pouco mais. Isto porque em San Mamés não perdem desde o início de Novembro (Villarreal, 1-4): desde então, seis vitórias e três empates, incluindo Valência e Málaga (ambos por 3-2), já este ano. Esta semana, a visita de outro "europeu", o Sevilha: os sevilhanos poderão ficar na cidade alguns dias, já que a meio da semana este duelo irá repetir-se, na 2ª mão das meias-finais da Taça do Rei (2-1 na 1ª mão). A equipa de Kanouté e Duscher reagiu bem à derrota no dérbi de há duas semanas, com vitórias sobre Espanyol e Atlético de Madrid (sem sofrer golos), segue com três pontos de avanço sobre o Villarreal, e tenta segurar o 3º lugar.

Vamos acompanhar mais um jogo de Espanha, para ver como está a luta pela subida. A troca de equipas nos lugares da frente tem sido uma constante desde o início da época, e promete continuar assim até ao final. Neste momento, Saragoça, Salamanca e Real Sociedad estão fora do top 3, mas nesta jornada podem aproveitar o confronto entre as duas equipas em melhor forma: Deportivo Xerez e Rayo Vallecano seguem em 1º e 3º, e estão ambas numa série de cinco vitórias seguidas (e de oito jogos sem perder). O Deportivo é a equipa revelação: cinco pontos de avanço sobre o 2º, sete sobre o 4º, melhor ataque (no total, e em casa), dez vitórias em 13 jogos em casa, e apenas uma derrota nos últimos 16 jogos. O Rayo Vallecano também está em subida de forma: desde o início do ano já empatou no estádio da Real Sociedad, venceu fora Saragoça, Murcia e Alavés, e não sofre golos há quatro jogos.

Na última jornada vimos nova mudança de líder na Bundesliga: depois de Hoffenheim e Hertha, a boa forma do Hamburgo (e a vitória em Leverkusen) levou a equipa de Martin Jol ao primeiro lugar. Esta semana vamos a Dortmund, onde mora a equipa com menos derrotas no campeonato (apenas três), mas também aquela que mais empata (onze, mais de metade dos jogos). Resultado: apenas o 8º lugar, e só uma vitória nos últimos oito jogos (em casa, com o último classificado). Mas apesar de tudo isto, e como reflexo do grande equilíbrio verificado na Alemanha esta época, o Borussia está na luta por um lugar europeu, e a apenas 10 pontos da liderança. Podem aproximar-se um pouco mais caso consigam vencer o Hoffenheim, que também entrou em crise: a uma série de oito vitórias em nove jogos em Outubro e Novembro (com a derrota em Berlim pelo meio), seguiu-se a derrota em Munique a terminar o ano, e apenas uma vitória (e seis pontos) nos cinco jogos de 2009. Continuam a marcar muitos golos (esta época só ficaram em branco frente a Estugarda e Hertha), mas sofreram sete nos últimos dois jogos. Seguem em segundo, e tanto podem acabar a jornada em 1º como em 4º.

A par do campeonato alemão, o turco promete emoções fortes até à última jornada. O Galatasaray foi humilhado em casa na última jornada, frente ao Kocaelispor (2-5), com quatro golos do veterano Taner Gülleri. Consequência: oito pontos de distância para o líder, e despedimento de Michael Skibbe. Outro treinador estrangeiro que tem estado aquém das expectativas é Luis Aragonés: o Fenerbahçe segue com os mesmos pontos do Gala, e só ganhou um dos últimos cinco jogos para o campeonato. Esta semana, o jogo do ano. Alex, Deivid e Guiza recebem o líder Sivasspor: a vitória coloca-os a cinco pontos do primeiro, uma derrota deixa-os a onze pontos, a doze jornadas do fim. O Siva esteve na luta pelo título da última época até muito perto do fim, mas falhou no teste decisivo (recepção ao Galatasaray). Desta vez querem resolver o assunto mais cedo, e são a equipa em melhor forma: não perdem há 16 jogos, levam três pontos de avanço sobre o Trabzonspor, e até já eliminaram o Gala nos quartos-de-final da Taça.

Saltamos para a Grécia, para o grande clássico nacional. Olympiakos e Panathinaikos encontram-se com o título (quase) atribuído: 11 pontos de avanço, com apenas 21 pontos por disputar, dão uma valiosa margem de segurança. Mas mais que ganhar pontos, há que não perder para o maior rival. Este confronto surge numa altura em que o Pana está em subida de forma: apenas uma derrota nos últimos 23 jogos (incluindo vitórias sobre Werder Bremen e Inter, ambas fora, e um 3-0 sobre o PAOK), e vantagem nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, com um 1-1 em casa do Villarreal. Já o mesmo não se pode dizer do Olympiakos: quatro derrotas nos últimos seis jogos, incluindo a perda da invencibilidade em casa (em todas as competições), que já durava há dois anos, obra e graça do St.Etienne (1-3), que venceu os dois jogos dos 16-avos da Taça UEFA. Para o campeonato, a conversa é outra: 12 jogos em casa, 12 vitórias.

Do Brasil, mais um encontro do campeonato paulista. O Palmeiras vai embalado para terminar a fase regular em 1º, seguido de muito perto pelo Corinthians: são as duas únicas equipas que ainda não perderam. Restam dois lugares nas meias-finais, e esta semana há confronto directo entre dois dos principais candidatos. O Santos tem andado com um pé dentro e outro fora do G-4, principalmente devido ao desempenho fora de casa, onde já perderam três dos cinco jogos disputados. Em casa, muda o tom: só perderam um dos últimos 15 jogos (contra o Palmeiras, para o nacional, em Novembro), e em 2009 levam quatro vitórias e um empate. Mas esta semana recebem o campeão nacional: o São Paulo tem apenas uma derrota desde meio de Agosto (recepção ao Santo André, há três semanas), e vem de oito vitórias seguidas fora de casa (a última derrota fora foi com o Grémio, em Agosto).

Com uma jornada de fim-de-semana mais curta que o habitual, vingamo-nos nos jogos de terça e quarta. Começamos por França, onde se vão jogar os oitavos-de-final da Taça. Ainda há muitas equipas de escalões secundários em prova, mas o sorteio ditou uma visita do campeão Lyon ao estádio do Lille. A equipa da casa está novamente a fazer uma boa época: seguem em 6º no campeonato (a apenas três pontos do 2º), só perderam um jogo nos últimos 14 (incluindo oito vitórias), e não perdem em casa desde Agosto (depois disso já lá derrotaram Bordéus, St.Etienne, Rennes e Monaco). O Lyon parece estar a subir de forma: ganhou uma vantagem de seis pontos na liga, não perde há onze jogos (desde a recepção ao Bayern, em Dezembro) e vem de cinco vitórias seguidas fora de casa (com um registo de 14-1 em golos). Para além disso, ganhou nas duas últimas deslocações a Lille, em 2007 (1-2) e 2008 (0-1).

Na Áustria vamos nos quartos-de-final, onde o sorteio ditou o encontro entre as duas equipas mais fortes ainda em prova. Sturm Graz e Áustria de Viena seguem empatados na vice-liderança do campeonato (juntamente com o Rapid), a sete pontos do líder Red Bull Salzburgo. A equipa de Co Adriaanse tem-se revelado mais forte que o resto da concorrência, pelo que a Taça deverá ser o caminho mais curto para ganhar um troféu esta época. O Sturm Graz está numa série de nove vitórias em 11 jogos e não perde em casa há um ano. A última equipa a vencer no seu estádio foi precisamente o Áustria Viena, que não perde há seis jogos, numa série que começou com uma vitória sobre o Rapid, em Novembro.

Após a pausa de Inverno, volta a rolar a bola na Ucrânia. E recomeça com um jogo que, a 12 jornadas do fim, pode decidir muita coisa. O Metalist está a levar tudo à frente na Taça UEFA, e também parece ser a única equipa a dar luta ao Dínamo Kiev na discussão do título. Se vencer, reduz a diferença para três pontos e temos campeonato até ao fim. A espantosa campanha do Metalist continuou hoje, com a vitória sobre a Sampdoria (2-0, 3-0 no total), que garantiu o apuramento para os oitavos-de-final. São já sete vitória seguidas, 13 nos últimos 15 jogos (empataram os outros dois), e não perdem em casa há um ano (13 vitórias e 4 empates). Do Dínamo também não se pode dizer que não esteja em forma: as únicas três derrotas nos últimos seis meses foram com FC Porto e Arsenal, para a Liga dos Campeões, e com o Shakhtar, fora. Também passaram aos oitavos da Taça UEFA, eliminando o Valência com dois empates. Nos últimos três encontros, registou-se um empate em Kharkiv, e vitórias do Metalist fora, no final de 2007, e em Agosto último.

Passamos para a Taça da Alemanha, com dois grandes confrontos nos quartos-de-final. O Wolfsburgo continua a subir de forma: já apanharam o Leverkusen no campeonato (5º e 6º) e estão a apenas seis pontos da liderança. Mas tiveram esta noite a primeira grande desilusão da época: depois de perderem 2-0 em Paris na 1ª mão dos 16-avos de final da Taça UEFA, apoiavam-se na boa forma em casa para dar a volta à eliminatória. Mas a série de 12 vitórias seguidas no seu estádio foi abruptamente interrompida pelo PSG, que voltou a ganhar (1-3) e assim marcou um encontro com o Sp.Braga nos oitavos. A equipa de Ricardo Costa tem portanto menos uma preocupação, mais motivos para se concentrar na Taça da Alemanha. O adversário conseguiu exactamente o contrário: com dois empates conseguiu, surpreendentemente, eliminar o Milan e seguir em frente na Taça UEFA. Será assim um Werder Bremen motivado (até porque dificilmente conseguirão atingir os lugares europeus no campeonato) que vai lutar por um lugar nas meias-finais na Volkswagen Arena, apesar de não ganharem há seis jogos.

Em Leverkusen, o prato forte. Depois de já ter falhado cinco vezes esta época, em casa, para o campeonato, com concorrentes directos ao título, a hipótese de redenção vem sobre a forma de uma eliminatória da Taça. Eliminando o Bayern Munique, o Bayer fica com caminho aberto para lutar pela dobradinha. Para isso, terá que vencer uma equipa com quem perdeu nos últimos oito encontros. Do outro lado, um clube que vive momentos conturbados: Franz Beckenbauer foi o primeiro a dizer que o seu Bayern estava em queda, mas a goleada em Alvalade deve tê-lo deixado envergonhado. Não parecem haver dúvidas que não há ali plantel para lutar pelas três competições: resta saber qual vai ficar para trás primeiro.

Vamos para Itália, onde a Taça já vai nas meias-finais, que serão disputadas a duas mãos. A Lazio está numa terra de ninguém no campeonato: um desempenho irregular deixa-os longe da luta pelos lugares europeus, mas a salvo da luta pela descida. Assim, o grande objectivo da temporada passa pela conquista da Taça, que também serve de passaporte para as competições europeias. Regressaram às vitórias no passado fim-de-semana (0-2, em Lecce), depois de quatro derrotas e um empate. Esta época derrotaram Fiorentina, Sampdoria, Atalanta e Palermo em casa, mas perderam com Nápoles, Cagliari e os grandes de Milão. Do outro lado estará a Juventus, que também parece estar a sofrer do mal que é estar na disputa das três principais competições: só bateram o Nápoles, na eliminatória anterior (em Turim), nos penalties, seguem a nove pontos do Inter no campeonato, e trouxeram uma derrota por 0-1 de Stamford Bridge, na Liga dos Campeões. Como se irão apresentar em Roma?

Terminamos na Suíça, onde vamos acompanhar mais um capítulo do duelo entre o actual líder do campeonato e o campeão nacional em título. Na semana passada, assistimos à vitória do Basileia, que veio dar mais interesse à liga. Agora o duelo repete-se, em casa do FC Zurique, e para os quartos-de-final da Taça. Os de Zurique estavam há 12 jogos sem perder (desde a eliminação da Taça UEFA pelo Milan), mas não resistiram à deslocação a Basileia (2-1). A equipa de Carlitos deu um pontapé na crise (vinham de três derrotas e um empate) com aquela vitória, ficando a apenas dois pontos da liderança. Agora procuram fazer o mesmo em casa do adversário, e dar mais um passo para voltar a ganhar a Taça, um troféu que ganharam nas últimas duas épocas. Curiosidade, ou talvez mais do que isso: o FC Zurique não conseguiu ganhar ao Basileia nos últimos nove confrontos (seis derrotas e três empates), incluindo uma goleada sofrida em casa (1-4) na última recepção, em Agosto.

Prazo limite: Sábado (28/Fevereiro), às 13h00. Quem quiser colocar mais tarde as previsões da segunda parte desta semana, poderá fazê-lo até Terça (03/Março), às 17h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla. Nos jogos que forem a prolongamento, conta para o Desafio o resultado verificado no final do tempo regulamentar, que é como quem diz, o empate.

1. FC Porto - Sporting
2. Tottenham - Manchester Utd
3. At.Madrid - Barcelona
4. At.Bilbao - Sevilha
5. Deportivo Xerez - Rayo Vallecano
6. Bor.Dortmund - Hoffenheim
7. Fenerbahce - Sivasspor
8. Olympiakos - Panathinaikos
9. Santos - São Paulo
+
10. Lille - Lyon
11. Sturm Graz - Áustria Viena
12. Metalist Kharkiv - Dínamo Kiev
13. Wolfsburgo - Werder Bremen
14. Bayer Leverkusen - Bayern Munique
15. Lazio - Juventus
16. FC Zurique - Basileia

1. Liga Sagres, 26/08/07: FCP 1-0 Spo, DEVVE - VDVVD (28/02, 20h30)
2. Taça da Liga, Final, 24/01: Tot 1-2 Man, DEDVE - VVVVE (01/03, 14h00)
3. Liga BBVA, 06/01: AtM 1-3 Bar, DVEDE - VVEDE (01/03, 18h00)
4. Liga BBVA, 12/01/08: AtB 2-0 Sev, VDDEE - DVDVV (28/02, 19h00)
5. Liga Adelante (2ª divisão Espanha), 06/09/03: Dep 0-0 Ray, VVVVV - VVVVV (28/02, 17h30)
6. Bundesliga, 26/02/08: Bor 3-1 Hof, DEDEE - EVEDE (28/02, 14h30)
7. Turkcell SüperLig, 25/08/07: Fen 1-0 Siv, EVDVD - EEVEV (28/02, 17h00)
8. Super Liga (Grécia), 16/01/08: Oly 4-0 Pan, VVDDD - EVEVE (01/03, 16h30)
9. Campeonato Paulista (Brasil), 01/06: San 0-0 São, DDVVV - VVEEV (01/03, 19h00)
+
10. Taça de França, 01/03/08: Lil 0-1 Lyo, EVDEV - EVVVE (03/03, 19h00)
11. Taça da Áustria, 03/08: Stu 0-0 Áus, VVEDV - EVVEV (03/03, 19h30)
12. Premier League (Ucrânia), 17/05: Met 2-2 Dín, VVVVV - VVVEE (04/03, 16h00)
13. Taça Alemanha, 25/09/07: Wol 1-1 Wer, VVDVD - DEEDE (04/03, 18h00)
14. Taça Alemanha, 29/11: BLe 0-2 BMu, VEDVD - DVDDV (04/03, 19h30)
15. Taça de Itália, Meias-finais, 1ª mão, 18/01: Laz 1-1 Juv, DDDEV - EVEVD (04/03)
16. Taça da Suíça, 17/08: Zur 1-4 Bas, VVEED - DDDEV (04/03)

Liga Sagres, após 19 jornadas:
1. FC Porto 41p. 12/5/2 35-14 (casa: 5/3/1 14-6)
2. Benfica 37p.
3. Sporting 37p. 11/4/4 26-14 (fora: 6/3/1 11-5)
4. Leixões 35p.
5. Nacional 32p.
(...)

Liga BBVA, após 24 jornadas:
1. Barcelona 60p. 19/3/2 71-20 (fora: 9/1/1 27-10)
2. Real Madrid 53p.
3. Sevilha 44p. 13/5/6 32-21 (fora: 6/3/2 16-9)
4. Villarreal 41p.
5. Valência 39p.
6. Málaga 39p.
7. At.Madrid 36p. 10/6/8 48-35 (casa: 6/1/4 25-11)
8. Dep.Corunha 36p.
9. At.Bilbao 31p. 8/7/9 34-37 (casa: 6/2/4 19-15)
(...)

Liga Adelante (2ª divisão Espanha), após 25 jornadas:
1. Deportivo Xerez 49p. 14/7/4 45-24 (casa: 10/1/2 29-11)
2. Tenerife 44p.
3. Rayo Vallecano 43p. 11/10/4 31-23 (fora: 4/5/4 12-14)
----------------------
4. Hércules 42p.
5. Saragoça 40p.
6. Castellon 40p.
(...)

Bundesliga, após 21 jornadas:
1. Hamburgo 42p.
2. Hoffenheim 40p. 12/4/5 49-31 (fora: 4/2/4 25-21)
3. Hertha Berlim 40p.
4. Bayern Munique 38p.
5. Bayer Leverkusen 36p.
6. Wolfsburgo 36p.
7. Estugarda 33p.
8. Bor.Dortmund 32p. 7/11/3 31-25 (casa: 3/8/0 18-10)
(...)

Turkcell SüperLig, após 21 jornadas:
1. Sivasspor 45p. 13/6/2 34-13 (fora: 3/5/2 12-9)
2. Trabzonspor 42p.
3. Besiktas 39p.
4. Fenerbahçe 37p. 11/4/6 39-22 (casa: 8/2/1 29-9)
5. Galatasaray 37p.
(...)

Super Liga (Grécia), após 23 jornadas:
1. Olympiakos 57p. 18/3/2 38-10 (casa: 12/0/0 28-7)
2. Panathinaikos 46p. 13/7/3 41-16 (fora: 6/3/2 16-9)
3. PAOK Salónica 46p.
4. AEK Atenas 41p.
5. Larisa 35p.
(...)

Campeonato Paulista (Brasil), após 10 jornadas:
1. Palmeiras 25p. (-1j.)
2. Corinthians 24p.
3. São Paulo 20p. (-1j.) 6/2/1 15-8 (fora: 4/0/0 9-2)
4. Portuguesa 18p.
----------------
5. Santo André 16p. (-1j.)
6. Santos 16p. (-1j.) 5/1/3 12-10 (casa: 4/1/0 9-2)
(...)

Premier League (Ucrânia), após 17 jornadas:
1. Dínamo Kiev 43p. 14/1/2 42-11 (fora: 6/1/1 21-8)
2. Metalist Kharkiv 37p. 11/4/2 29-12 (casa 6/2/0 16-4)
3. Metalurh Donetsk 33p.
4. Vorskla Poltava 33p.
5. Shakhtar Donetsk 31p.
(..)

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 7 (resultados finais)

17. Real Madrid 0-1 Liverpool 2 (previsões 1X2: 8/3/6) 5p.
0-1: Benayoun (82')



18. Independiente Medellin 0-0 Defensor Sporting X (previsões 1X2: 7/3/4) 2p.



14. Lyon 1-1 Barcelona X
15. Arsenal 1-0 Roma 1
16. Inter Milão 0-0 Manchester Utd. X
17. Real Madrid 0-1 Liverpool 2
18. Independiente Medellin 0-0 Defensor Sporting X

Tabela da segunda parte desta semana:
1. Dracul 3p.
2. Fanã 2p.
_ Paul Man 2p.
_ Paulo P. 2p.
5. Vasco 1,5p.
_ Danilo 1,5p.
_ Jota 1,5p.
_ Alexandre 1,5p.
_ L.Carlos 1,5p.
10. JA 1p.
_ Vicente 1p.
_ Valhelhas 1p.
13. José 0,5p.
(os outros oito participantes também somaram meio ponto)

A principal nota da segunda parte desta semana vai para o Paul Man, que subiu duas posições, graças a apostas simples no empate do jogo de Milão e na vitória do Liverpool. Na frente, o Vicente aguentou uma vantagem de dois pontos. Amanhã, os jogos da semana 8, com o clássico do Dragão à cabeça.

Tabela actualizada:
1. Vicente 45p. (1)
2. L.Carlos 43p. (1,5)
3. Fanã 41,5p. (2)
4. José 40p. (0,5)
5. Dracul 39p. (3)
6. Paulo P. 38p. (2)
7. Paul Man 37p. (2)
_ Jota 37p. (1,5)
8. JA 36,5p. (1)
10. Danilo 35p. (1,5)
11. Marcelo 34,5p.
12. Vasco 31,5p. (1,5)
_ Valhelhas 31,5p. (1)
14. Deportivista 31p.
15. Alexandre 29p. (1,5)
16. Hyug Badox 23p.
_ P.Vieira 23p.
18. Pedro C. 21p.
19. Lacoste 20,5p.
20. Zé Fin 18,5p.
21. Jq 17,5p.
pontuação base: 17,5p.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 7 (jogos de Terça)

14. Lyon 1-1 Barcelona X (previsões 1X2: 0/5/12) 3p.
1-0: Juninho (7')
1-1: Henry (67')

Desde já nomeado para golo da semana:




15. Arsenal 1-0 Roma 1 (previsões 1X2: 7/6/4) 5p.
1-0: Van Persie (37' p.)



16. Inter Milão 0-0 Manchester Utd. X (previsões 1X2: 8/7/3) 5p.



Tabela actualizada:
1. Vicente 44p. (0)
2. L.Carlos 43p. (1,5)
3. Fanã 41p. (1,5)
4. José 40p. (0,5)
5. Dracul 38p. (2)
6. Paulo P. 37p. (1)
7. JA 36,5p. (1)
8. Paul Man 36p. (1)
_ Jota 36p. (0,5)
10. Danilo 34,5p. (1)
11. Marcelo 34p.
12. Valhelhas 31,5p. (1)
13. Vasco 31p. (1)
14. Deportivista 30,5p.
15. Alexandre 28,5p. (1)
16. Hyug Badox 22,5p.
_ P.Vieira 22,5p.
18. Pedro C. 20,5p.
19. Lacoste 20p.
20. Zé Fin 18p.
21. Jq 17p.

Mais golos da semana

Dos onze golos (mais seis) seleccionados pelo 101 Great Goals, destaco um truque de Zoltan Hercegfalvi, do Honvéd, que parece saído do FIFA 2009.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 7 (resultados do fim-de-semana)

4. Dep.Corunha 1-1 Valência X (previsões 1X2: 5/5/6) 3,5p.
0-1: David Villa (25')
1-1: Adrián López (79')





7. Bayer Leverkusen 1-2 Hamburgo 2 (previsões 1X2: 10/2/3) 2,5p.
0-1: Marcell Jansen (18')
1-1: Patrick Helmes (30')
1-2: Marcell Jansen (67')

Quinta derrota da época, em casa, para o Bayer, sempre com concorrentes directos ao título. O Hamburgo é o novo líder da Bundesliga.





8. Anderlecht 4-2 Standard Liège 1 (previsões 1X2: 9/2/3) 8,5p.
0-1: W.Dalmat (9')
1-1: M.Boussoufa (44')
1-2: D.Mbokani (49')
2-2: M.Boussoufa (60')
3-2: M.Wasilewski (66' p.)
4-2: T.D.Sutter (74')



9. Basileia 2-1 FC Zurique 1 (previsões 1X2: 7/3/5) 7p.
0-1: E.Hassli (14')
1-1: J.Gjasula (55')
2-1: R.Zanni (79')



10. Red Bull Salzburgo 2-1 Rapid Viena 1 (previsões 1X2: 10/2/2) 9,5p.
1-0: Somen A. Tchoyi (12')
2-0: Marc Janko (23')
2-1: Branko Boskovic (34')



11. Hajduk Split 2-0 Dínamo Zagreb 1 (previsões 1X2: 10/4/2) 9p.
1-0: N.Kalinic (45')
2-0: S.Ibricic (51')



1. Sporting 3-2 Benfica 1
2. Aston Villa 0-1 Chelsea 2
3. Sevilha 1-0 At.Madrid 1
4. Dep.Corunha 1-1 Valência X
5. Estugarda 3-3 Hoffenheim X
6. Wolfsburgo 2-1 Hertha Berlim 1
7. Bayer Leverkusen 1-2 Hamburgo 2
8. Anderlecht 4-2 Standard Liège 1
9. Basileia 2-1 FC Zurique 1
10. Red Bull Salzburgo 2-1 Rapid Viena 1
11. Hajduk Split 2-0 Dinamo Zagreb 1
12. Partizan Belgrado - Estrela Vermelha adiado, retirado do Desafio
13. Portuguesa 2-2 Palmeiras X

Tabela da primeira parte desta semana:
1. L.Carlos 8p.
2. Vicente 7p.
_ José 7p.
4. Vasco 6,5p.
5. JA 6p.
6. Danilo 5,5p.
7. Fanã 5p.
_ Paul Man 5p.
_ Paulo P. 5p.
10. Jota 4p.
_ Valhelhas 4p.
12. Dracul 3,5p.
13. Alexandre 3p.
(os outros oito participantes também somaram 3 pontos)

O vencedor da primeira parte desta super jornada foi o L.Carlos, que somou oito pontos em doze jogos, falhando apenas três jogos: com isso regressou à vice-liderança e recuperou um ponto em relação ao primeiro. O líder, Vicente, continua com um desempenho elevado: segundo melhor registo da semana, suficiente para manter a vantagem de dois pontos e meio. Também com sete pontos, o José chegou ao pódio e afastou-se do resto do pelotão. Os quatro primeiros abriram um fosso em relação ao resto do pelotão, mas esperam-se algumas alterações após os cinco grandes jogos da segunda parte da jornada.

Tabela actualizada:
1. Vicente 44p.
2. L.Carlos 41,5p.
3. José 39,5p.
_ Fanã 39,5p.
5. Paulo P. 36p.
_ Dracul 36p.
7. JA 35,5p.
_ Jota 35,5p.
9. Paul Man 35p.
10. Marcelo 34p.
11. Danilo 33,5p.
12. Valhelhas 30,5p.
_ Deportivista 30,5p.
14. Vasco 30p.
15. Alexandre 27,5p.
16. Hyug Badox 22,5p.
_ P.Vieira 22,5p.
18. Pedro C. 20,5p.
19. Lacoste 20p.
20. Zé Fin 18p.
21. Jq 17p.
pontuação base: 17p.

Esta equipa irá autodestruir-se em 10 segundos

Franz Beckenbauer é conhecido por ter um grau de tolerância semelhante ao dos sócios benfiquistas: cinco minutos depois da estreia no Estádio da Luz e após dois passes falhados, as novas contratações começam a ouvir assobios e outros impropérios do costume. O presidente do Bayern acha que é criticando os seus jogadores em público que a equipa regressa às vitórias: após a derrota com o Hertha que viu a equipa de Voronin assumir a liderança da Bundesliga (entretanto já a perdeu para o Hamburgo), Beckenbauer disse que o Bayern já não era favorito à vitória no campeonato, nem a vencer a eliminatória da Liga dos Campeões com o Sporting.

Isto antes duma jornada de campeonato da qual o Bayern podia sair o principal vencedor: os três primeiros jogavam fora, em casa de outros candidatos aos primeiros lugares, e os de Munique recebiam o Colónia (que anda em terra de ninguém, longe dos lugares europeus e dez pontos acima da linha de água). Sem nada a perder, Petit e companhia foram vencer 1-2 à Allianz Arena, e deixar Klinsmann à beira de um ataque de nervos. Nada que Liedson e Derlei não possam piorar mais um pouco.



Pensando melhor, não vamos encomendar já as faixas

Puyol: "El vestuario ahora no está bien"
Fabio Cannavaro: "Hemos vuelto a ser un equipo"

E num fim-de-semana, tudo muda. O Barcelona perdeu (1-2) aquele que se supunha ser o dérbi mais fácil e previsível dos últimos anos (até porque o Espanhol seguia em último, e continua três pontos abaixo da linha de água), com o pormenor de ambos os golos terem sido marcados por Ivan de la Peña.



Entretanto, as notícias da morte do Real Madrid revelaram-se um tanto ou quanto exageradas. Onze jogos para Juande Ramos, uma derrota (em Camp Nou) e dez vitórias, nove delas consecutivas. A pressão sobre o Barça é bem real, como o provam a redução da distância para sete pontos, e a demonstração de força que é um 6-1 ao Bétis, com todos os golos a serem marcados na 1ª parte. Ricardo é que não achou muita piada.

Naval - Sp.Braga

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 7 (jogos de Sábado)

1. Sporting 3-2 Benfica 1 (previsões 1X2: 6/5/7) 4,5p.
1-0: Liedson (11')
1-1: Reyes (37' p.)
2-1: Derlei (47')
3-1: Liedson (82')
3-2: Cardozo (90')


Original Video- More videos at TinyPic

2. Aston Villa 0-1 Chelsea 2 (previsões 1X2: 4/3/9) 8,5p.
0-1: Anelka (19')



3. Sevilha 1-0 Atlético Madrid 1 (previsões 1X2: 11/2/3) 9,5p.
1-0: Jesús Navas (87')



5. Estugarda 3-3 Hoffenheim X (previsões 1X2: 12/2/3) 1p.
0-1: Demba Ba (24')
1-1: Cacau (26')
2-1: Mario Gomez (31')
2-2: Demba Ba (45')
3-2: Mario Gomez (63')
3-3: Demba Ba (67')



6. Wolfsburgo 2-1 Hertha Berlim 1 (previsões 1X2: 6/4/8) 4,5p.
0-1: Santos (63')
1-1: Dzeko (72')
2-1: Dzeko (84')





12. Partizan Belgrado - Estrela Vermelha (previsões 1X2: 11/2/2) adiado, retirado do Desafio

13. Portuguesa 2-2 Palmeiras X (previsões 1X2: 7/3/8) 1,5p.
0-1: Keirrison (53' p.)
0-2: Keirrison (59')
1-2: Edno (66' p.)
2-2: Cristian (75')



Tabela actualizada:
1. Vicente 41p. (4)
2. L.Carlos 37,5p. (4)
3. Fanã 36,5p. (2)
4. José 35,5p. (3)
5. Dracul 33,5p. (1)
6. Jota 33p. (1,5)
7. JA 32,5p. (3)
8. Paul Man 32p. (2)
_ Paulo P. 32p. (1)
_ Marcelo 32p.
11. Valhelhas 29,5p. (3)
12. Danilo 29p. (1)
13. Deportivista 28,5p.
14. Vasco 26p. (2,5)
_ Alexandre 26p. (1,5)
16. Hyug Badox 20,5p.
_ P.Vieira 20,5p.
18. Pedro C. 18,5p.
19. Lacoste 18p.
20. Zé Fin 16p.
21. Jq 15p.

Golos da semana



Di Maria, Coentrão e Renteria a abrir noticiários mundo fora.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Diz que anda aí uma crise

O Barça quer ter uma equipa na Major League Soccer a partir de 2010, mas a crise faz pensar duas vezes. Para ler no Sport.

Paulo Futre



Em castelhano, no?

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Surpresas, ou talvez não

Sampdoria 0-1 Metalist
O Metalist não enganou ninguém: venceu o grupo onde Benfica e Hertha Berlim foram eliminados, saindo desses quatro jogos sem qualquer derrota. Agora levam uma vantagem de um golo para a Ucrânia.



Olympiakos 1-3 St.Etienne
Os técnicos do Olympiakos não podem dizer que não avisámos: dedicámos um post inteiro a Bafétimbi Gomis, uma estrela à procura de palcos maiores. O Olympiakos não perdia em casa desde Março de 2007, e tinha 21 vitórias seguidas no seu estádio, desde há um ano. Até ontem.

Marselha - Twente

Em directo na M6. Começou às 19h45.

----------------------------------------

(notas pós-jogo)
Um golo tosco num jogo sem sal. Não será de Marselha que virá perigo para o Lyon, na conquista do título francês: basta dizer que numa equipa onde jogam Zenden, Koné, Ben Arfa, Valbuena e Niang, o jogador que fez a melhor finta foi o guarda-redes Mandanda, ao minuto 95. Por outro lado, se este remediado Twente chega para somar mais pontos que PSV e Ajax, é porque o campeonato holandês está mesmo nivelado por baixo esta época, excepção feita ao AZ Alkmaar.

Desafio 1X2 vol.IV - semana 7

A sétima jornada desta edição do Desafio 1X2 apresenta-se como uma das melhores de sempre: a primeira parte traz-nos grandes clássicos e lutas pelo topo da tabela, começando pelo dérbi de Lisboa e acabando em São Paulo; na segunda parte vem o regresso da Liga dos Campeões com vários candidatos a épicos, e um destaque particular para a deslocação do Man.United à casa de Mourinho.

Começamos então pelo Estádio de Alvalade, onde o Sporting perdeu o anterior jogo em casa, com o Sp.Braga. Essa derrota deixou a equipa de Paulo Bento a três pontos do Benfica: a distância manteve-se após a jornada seguinte, com Vukcevic e Postiga a virarem o jogo do Restelo, e a afundarem um pouco mais o Belenenses. O Sporting está numa série de dez vitórias e um empate nos últimos 14 jogos e tem boas memórias da última recepção ao Benfica (5-3 nas meias-finais da Taça, em Abril). O Benfica tem oito vitórias e dois empates nos últimos dez jogos (não perde desde a Trofa, no primeiro jogo de 2009), numa série que começou com o 0-2 em Guimarães para a Taça da Liga (15-5 em golos): a última deslocação foi ao Dragão, de onde saiu com um empate (1-1).

Manchester United e Liverpool apresentam-se, a treze jornadas do final da época, como os principais candidatos à vitória no campeonato inglês. Scolari foi despachado do Chelsea e Guus Hiddink foi chamado para pôr ordem na casa e minimizar os estragos. Primeiro objectivo: regressar ao terceiro lugar, que até dá acesso directo à próxima edição da Liga dos Campeões. Só que quem lá mora por estes dias é Martin O'Neill e o Aston Villa: a equipa sensação da época em Inglaterra foi eliminada da Taça pelo Everton há uns dias, mas já se percebeu que o objectivo é bem mais elevado. Sem perder para o campeonato desde o início de Novembro (Middlesbrough, 1-2), essa foi mesmo a única derrota caseira esta época. Já lá foram Liverpool, Man.Utd e Arsenal, e todos saíram de lá com um empate: o Villa é a equipa que mais empatou em casa (seis em 12 jogos), e é a que mais ganhou fora (dez em 13 jogos). Tudo somado, terceiro lugar, a apenas dois pontos do Liverpool. Para o Chelsea, só a vitória interessa, se ainda quiserem ser considerados candidatos ao título.

Vamos para Espanha, onde se vive uma das menos emocionantes épocas dos últimos anos. A 15 jornadas do fim, o super Barça leva dez pontos de avanço sobre o Real Madrid, que por sua vez tem nove pontos de avanço sobre o resto do pelotão. Sobra a luta pelo 3º lugar, o tal que também aqui dá acesso directo à próxima Liga dos Campeões. O Sevilha traz ligeira vantagem (três pontos sobre o Valência), mas o cenário não é famoso: antes da vitória em casa do Espanhol (0-2) no último Domingo, perderam três jogos seguidos para o campeonato, dois deles em casa (com Racing Santander e Bétis). Segue-se o Atlético, que venceu em Sevilha da última vez que lá jogou (1-2), em Março. Os madrilenos trocaram de treinador há pouco tempo: o espaço de manobra de Aguirre desapareceu ao fim de sete derrotas e 33 golos sofridos em 21 jogos. Desde a entrada de Abel Resino, a equipa de Simão e Maniche venceu em Huelva (0-3) e empatou em casa com o Getafe (1-1). A cinco pontos do Sevilha, este é um jogo decisivo: o Atlético tanto pode ficar a dois pontos do 3º lugar, como ficar a oito e cair para 8º.

Esta semana a luta pela liga dos milhões também passa pela Galiza. O Deportivo já passou por várias fases esta temporada: a pior foi na série dos "grandes", que terminou com uma nota positiva (Villarreal, 3-0), depois de cinco derrotas seguidas. Depois disso, dois empates para o campeonato: a um golo em Maiorca, e a zero na recepção ao Osasuna (no 4º jogo seguido sem perder para a equipa de Camacho, que assim conseguiu meter a cabeça acima da linha de água). Já ontem, foram atropelados na Dinamarca (Aalborg, 3-0) e estão praticamente fora da Taça UEFA. Expectativa portanto para ver o que faz o Depor na recepção ao Valência. A equipa de Manuel Fernandes e Miguel só ganhou um dos últimos seis jogos (3-2 ao Almería), e vem de dois empates: em casa com o Málaga e fora com o Dínamo Kiev, ambos a um golo. Não ganham fora de casa desde o final de Novembro, com o Rosenborg.

Em contraste com a liga espanhola, da Bundesliga vem o campeonato mais aberto de que há memória. Dez pontos separam os oito primeiros, com trocas constantes de posição. A última jornada viu o Hertha Berlim ascender à liderança, após derrotar o Bayern (2-1), com a ajuda da espectacular vitória do Bayer Leverkusen em Hoffenheim (1-4). Esta semana há três confrontos directos entre os sete primeiros classificados: com os três primeiros a jogar fora, o grande beneficiado pode mesmo ser o Bayern, que até pode chegar a primeiro (se vencer o Colónia - de Petit - em casa). Começamos por Estugarda, onde Markus Babbel vai mostrando serviço: dez jogos, cinco vitórias, duas derrotas. Uma delas valeu a eliminação da Taça (frente ao Bayern), a outra foi ontem, em São Petersburgo (2-1), mas deixa tudo em aberto para a 2ª mão. No último jogo em casa derrotaram o Mönchengladbach por 2-0. Para o Hoffenheim, esta é a altura decisiva da época. Entraram em crise com a derrota em casa do Bayern, no início de Dezembro: cinco jogos, apenas uma vitória, cinco pontos no total. Seguem-se Estugarda e Borussia Dortmund fora, e a recepção ao Bremen. Continuam a ter o melhor ataque da liga, com uma média de 2,4 golos por jogo fora de casa.

Ninguém pensaria que o Hertha estaria no topo da Bundesliga nesta fase da época, mas sete vitórias e um empate nos últimos nove jogos para o campeonato (a que se somaram deslizes de todas as outras equipas), permitiram a Voronin e companhia assumir-se como candidatos ao título. A Taça UEFA já lá vai (dois pontos apenas, frente a Metalist e a Benfica), a Taça da Alemanha também (eliminados em Dortmund, após prolongamento), resta concentrarem-se na liga. Para continuarem na liderança, há que fazer o que nenhuma equipa consegue desde Abril: vencer em casa do Wolfsburgo. A equipa de Diego Benaglio e Ricardo Costa é a melhor da Alemanha a jogar em casa: apenas um empate concedido, frente ao Eintracht Frankfurt, no início da época. Desde então, onze vitórias (oito para o campeonato, duas para a Taça UEFA e uma para a Taça), incluindo Hamburgo (3-0), Heerenveen (5-1), Estugarda (4-1) e Portsmouth (3-2). No total, o registo de golos no Volkswagen Stadion esta época é um impressionante 35-7.

O terceiro capítulo do nosso olhar sobre a Bundesliga vem de Leverkusen. O Bayer já experimentou tudo em 2009: depois de passar aos quartos-de-final da Taça (eliminando o Cottbus), empatou em Dortmund (1-1), perdeu em casa com o Estugarda (2-4) e venceu em casa do Hoffenheim (1-4), algo que os anteriores líderes da Bundesliga não sentiam desde Abril. A liderança do campeonato está a apenas quatro pontos de distância e esta semana há mais um confronto directo. Mas quem vem aí é o Hamburgo, uma equipa que venceu oito dos últimos nove jogos, numa série que começou em Praga (Slavia, 0-2) e que já apanhou Aston Villa (3-1) e Bayern Munique (1-0). Na frente, Petric, Olic e Guerrero levam 20 golos entre si. E há mais a puxar para a chapa 2: o Hamburgo venceu os últimos dois confrontos com o Leverkusen (em Março e em Setembro, ambos por 3-2) e o Bayer falhou no seu estádio em vários momentos críticos da época (venceu Schalke e Hoffenheim, mas perdeu frente a Dortmund, Hertha, Bayern e Estugarda).

Iniciamos na Bélgica uma série de clássicos do resto da Europa que colocam frente a frente os líderes do campeonato. Depois de um começo de época acidentado (o primeiro jogo foi a derrota caseira com o BATE Borisov, que viria a causar a eliminação da Liga dos Campeões), o Anderlecht arrepiou caminho no início de Novembro: desde então, dez vitórias em 13 jogos, e a liderança do campeonato. Esta semana recebem o Standard Liège, que vem apenas um ponto atrás, e está numa série de sete vitórias seguidas para o campeonato, que começou com a deslocação ao campo do Club Brugge (1-4). Vejamos como a equipa de Boloni reage após a expressiva derrota em Braga.

O Basileia está a ter uma época difícil: dez derrotas, uma passagem discreta pela Liga dos Campeões e cinco pontos de distância para o líder do campeonato suíço. Mesmo assim, mantêm-se em 2º lugar na liga e têm aqui a oportunidade de ficar a dois pontos. O problema é que estão numa série de três derrotas e um empate (0-0, com o Grasshopper, em casa), e o FC Zurique está em grande forma: apenas quatro derrotas em toda a época (duas delas com o Milan, as outras foram em Julho e Agosto). De resto, 17 vitórias e 6 empates, e o melhor ataque do campeonato. Para baralhar as contas, o Basileia não perde com o Zurique desde 2006: desde então, cinco vitórias para a equipa de Carlitos, e quatro empates.

Da Áustria vem mais um capítulo do principal duelo das últimas épocas. O Rapid Viena é o campeão em título, feito conseguido após uma vitória em Salzburgo por um espantoso 0-7, há pouco menos de um ano. Desde então as duas equipas já voltaram a encontrar-se no mesmo estádio, com o Red Bull a vencer por 1-0. Com um campeonato de apenas 10 equipas, jogado a quatro voltas, voltamos ao mesmo local para encontrar os de Salzburgo a liderar a liga com quatro pontos de avanço. Desde aquela histórica goleada, o registo é de 14 vitórias e 4 derrotas em casa (por incrível que pareça, não empatam no seu estádio desde 2007...): duas para a Taça UEFA, uma para a Taça, e apenas uma para o campeonato, em Novembro. O Rapid está a ter uma época irregular: depois de nos dois primeiros meses praticamente só ter ganho, desde Setembro que não consegue ganhar dois jogos seguidos. Mas quando ganham, tiram a barriga de misérias: nas três últimas vitórias marcaram 18 golos e sofreram apenas dois. Pelo meio, uma derrota (no dérbi de Viena) e três empates.

Saltamos para a Croácia, onde vamos acompanhar o grande clássico nacional. Dínamo e Hajduk seguem com 11 e 10 pontos de avanço sobre o resto do pelotão, e este jogo pode ditar o tom para o resto da época. O Hajduk não perde em casa, para as competições nacionais, desde Abril, está numa série de oito vitórias e um empate, e venceu o último clássico, em Zagreb (0-2), em Setembro. O Dínamo tem o melhor ataque do campeonato (única equipa com uma média superior a dois golos) e vem de dez vitórias nos últimos 13 jogos em competições nacionais.

Do outro lado da fronteira, mais um clássico. O "eterno dérbi" de Belgrado, o grande confronto do campeonato da Sérvia, vai jogar-se no estádio do Partizan, campeão em título e actual líder. A equipa de Almami Moreira (ex-Boavista e St.Liège, que na sua segunda época é já vice-capitão) venceu os últimos dois dérbis, ambos fora, leva três pontos de avanço sobre o Vojvodina e sete sobre o seu maior rival, tem o melhor ataque e a melhor defesa, e não perde em casa, para as competições nacionais, desde Maio de 2007 (1-2, com o Estrela Vermelha). Chapa 1? Talvez não: o Partizan está numa série de três derrotas e dois empates, em que só conseguiu marcar um golo, acabando por terminar a fase de grupos da Taça UEFA sem qualquer ponto. O Estrela vem de uma derrota em casa com o Hajduk Kula (1-2), que interrompeu uma série de seis vitórias e um empate. Para além disso, a última vez que perdeu em casa do Partizan foi em 2001: desde então, sete empates, e duas vitórias para o Estrela.

De São Paulo chega-nos mais um dérbi. A Portuguesa dos Desportos está a tentar reabilitar a imagem do clube, depois da descida à 2ª divisão nacional, e no passado fim-de-semana conseguiram subir ao Top 4 do campeonato Paulista. Depois de duas derrotas no início do estadual, quatro vitórias e três empates (o último para a Taça) lançam a candidatura da equipa a um lugar nas meias-finais. Mas a Portuguesa não vence o Palmeiras desde 2005, e não o faz em casa desde 2001. A equipa de Vanderlei Luxemburgo só tinha ganho em 2009 (nove vitórias, para o Paulista e para a Libertadores), mas essa série terminou em Quito, com o 3-2 sofrido em casa da Liga de Quito, campeão sul-americano em título. O treinador já avisou que a derrota não vai afectar o desempenho da equipa, e que o objectivo é regressar já às vitórias. Com três pontos de avanço e um jogo a menos, alguém conseguirá impedir o Palmeiras de revalidar o título de campeão estadual?

Na segunda parte da jornada, a Liga dos Campeões em todo o seu esplendor. Começamos por Lyon, onde o eterno campeão francês tenta melhorar a sua imagem europeia. Até hoje, o Olympique não conseguiu reproduzir nas competições europeias sequer uma amostra do poder com que domina as competições francesas. Passa a fase de grupos, mas pouco mais. Esta época, com esse domínio a demonstrar-se de forma menos exuberante, e com o adversário que lhe calhou em rifa nestes oitavos-de-final, mais difícil será. Ainda assim, os franceses estão na melhor fase da temporada: não perdem desde a recepção ao Bayern, com seis vitórias e três empates desde meio de Dezembro. Aparte aquela borla ao Shakhtar no início de Dezembro, os números do Barcelona falam por si: 29 vitórias e 5 empates desde o início de Setembro.

Grande expectativa para o duelo de Londres. Arsène Wenger não acerta na fórmula certa, e o Arsenal vai apenas sobrevivendo: a quinze pontos da liderança da Premier League, a sete do 3º e a cinco do 4º, eliminados da Taça da Liga pelo Burnley, e necessitados de um segundo jogo para ultrapassar o Cardiff City da Taça, o futuro é sombrio. É certo que não perdem desde que apresentaram a equipa B no estádio do Dragão, já lá vão 12 jogos, mas desses, sete acabaram empatados. Segue-se a Roma, que apesar de ter perdido com a Atalanta há uma semana (pelos mesmos 3-0 que o Inter), está em recuperação: basta ver as vitórias por 3-0 sobre Nápoles (fora) e Genoa, no último mês, e os míseros dois pontos de distância para a Fiorentina, no 4º lugar.

Em Milão, Mourinho e Ferguson encontram-se, uma vez mais. O treinador português, contratado para ganhar o título de campeão europeu, não podia ter desejado melhor cenário: chega às eliminatórias com nove pontos de avanço no campeonato, podendo assim concentrar-se totalmente na liga dos milhões. E com o previlégio de eliminar o campeão europeu logo à primeira tentativa. O Inter chega aqui numa série de cinco vitórias e um empate, e 11-3 em golos. Os números do Manchester são ainda mais impressionantes: apenas quatro derrotas em toda a época (a única nos últimos três meses e meio foi com o Derby County, que não impediu o apuramento para a final da Taça da Liga), 15 vitórias nos últimos 16 jogos, apenas um golo sofrido nos últimos cinco jogos.

Outro candidato a épico vem de Madrid. Juande Ramos fez o Real entrar no caminho certo e já conseguiu distanciar-se dos restantes candidatos ao vice-campeonato. O Barcelona sabe que não pode vacilar, porque os madrilenos levam já oito vitórias seguidas. Aliás, o único jogo que o ex-treinador do Sevilha e do Tottenham não venceu foi mesmo o de Camp Nou: de resto, nove vitórias e um impressionante 19-1 em golos. Esta noite chega o Liverpool à capital espanhola para testar este momento de forma. Rafa Benítez já viu o Manchester United recuperar o jogo em atraso na Premier League e ganhar cinco pontos de avanço. Com apenas duas vitórias nos últimos sete jogos, é o tudo ou nada para Gerrard, Torres e companhia. Apesar de tudo, fica esta nota: esta época, e com 39 jogos realizados, o Liverpool só perdeu com o Tottenham (duas vezes, no início da era Harry Redknapp) e com o Everton (com um golo no final do prolongamento, para a Taça).

Finalmente, um salto à Libertadores. O Independiente de Medellin provocou uma das surpresas da primeira jornada, ao estar a ganhar em casa do tri-campeão brasileiro São Paulo até ao minuto 93, mas ainda conseguiu trazer um ponto. Os vice-campeões colombianos entraram na fase de grupos da principal competição sul-americana depois de despacharem o Peñarol com um 4-0 em casa na pré-eliminatória, e agora mostraram que querem chegar mais longe. Este grupo também inclui o América de Cali, campeão da Colômbia, que derrotou o Independiente Medellin na final. E o Defensor Sporting: os uruguaios derrotaram o América em casa por 1-0, aumentando assim uma série que vai em cinco vitórias consecutivas, todas por apenas um golo de vantagem. O Defensor terminou o último campeonato em 3º, mas esteve na luta pelo título até à última jornada.

Prazo limite para esta semana: Sábado (21/Fevereiro) às 11h30. Como habitualmente, um ponto por acerto com previsão simples, meio ponto com dupla. Quem quiser colocar mais tarde as previsões para a segunda parte da semana, poderá fazê-lo até Terça (24/Fevereiro), às 18h30.

1. Sporting - Benfica
2. Aston Villa - Chelsea
3. Sevilha - At.Madrid
4. Dep.Corunha - Valência
5. Estugarda - Hoffenheim
6. Wolfsburgo - Hertha Berlim
7. Bayer Leverkusen - Hamburgo
8. Anderlecht - Standard Liège
9. Basileia - FC Zurique
10. Red Bull Salzburgo - Rapid Viena
11. Hajduk Split - Dinamo Zagreb
12. Partizan Belgrado - Estrela Vermelha
13. Portuguesa - Palmeiras
+
14. Lyon - Barcelona
15. Arsenal - Roma
16. Inter Milão - Manchester Utd.
17. Real Madrid - Liverpool
18. Independiente Medellin - Defensor Sporting

1. Liga Sagres, 16/04: Spo 5-3 Ben, EEVDV - EVVEV (21/02, 20h00, SportTv1)
2. Premier League, 02/09/07: Ast 2-0 Che, EVVDE - VVDEV (21/02, 12h45)
3. Liga BBVA, 22/03: Sev 1-2 AtM, VDVDV - EEDVE (21/02, 21h00)
4. Liga BBVA, 20/10/07: Dep 2-4 Val, DVEED - DVDEE (22/02, 20h00)
5. Bundesliga, DVVED - DEVED (21/02, 14h30)
6. Bundesliga, 23/02/08: Wol 0-0 Her, VEVVD - VDVEV (21/02, 14h30)
7. Bundesliga, 06/03: Bay 1-0 Ham, EVEDV - VVDVV (22/02, 16h00)
8. Pro League (Bélgica), 30/11/07: And 0-0 Sta, DVVVV - VVVVD (22/02, 19h30)
9. Super League (Suíça), 16/11: Bas 1-1 Zur, VDDDE - VVVEE (22/02, 15h00)
10. Bundesliga (Áustria), 05/10: Red 1-0 Rap, EVDVV - VEVEE (22/02, 14h30)
10. 1. HNL (Croácia), 14/05: Haj 0-0 Dín, VVEVV - DVDVV (22/02, 19h15)
11. Super Liga (Sérvia), 05/04: Par 1-1 Est, DDDEE - VEVVD (21/02, 14h15)
12. Campeonato Paulista (Brasil), 25/05: Por 1-1 Pal, EEVVE - VVVVD (21/02, 18h00)
+
14. Liga dos Campeões, oitavos-de-final, 1ª mão, 27/11/07: Lyo 2-2 Bar, VVEVV - VVVVE (24/02, 19h45)
15. Liga dos Campeões, oitavos-de-final, 1ª mão, 11/03/03: Ars 1-1 Rom, EEEEV - VVEVD (24/02, 19h45)
16. Liga dos Campeões, oitavos-de-final, 1ª mão, VVEVV - VVVVV (24/02, 19h45)
17. Liga dos Campeões, oitavos-de-final, 1ª mão, VVVVV - EEVEV (25/02, 19h45)
18. Copa Libertadores, fase de grupos, VEEDE - VVVVV (25/02, 01h30)

Liga Sagres, após 18 jogos:
1. FC Porto 38p.
2. Benfica 37p. 10/7/1 30-15 (fora: 4/4/1 17-9)
3. Leixões 34p.
4. Sporting 34p. 10/4/4 23-12 (casa: 4/1/3 12-7)
5. Nacional 32p.
(...)

Premier League, após 25 jornadas:
1. Manchester Utd. 56p. (-1j.)
2. Liverpool 54p.
3. Aston Villa 51p. 15/6/4 40-24 (casa: 5/6/1 18-12)
4. Chelsea 49p. 14/7/4 44-15 (fora: 8/2/2 23-8)
5. Arsenal 44p.
(...)

Liga BBVA, após 23 jornadas:
1. Barcelona 60p.
2. Real Madrid 50p.
3. Sevilha 41p. 12/5/6 31-21 (casa: 6/2/4 15-12)
4. Valência 38p. 11/5/7 43-34 (fora: 3/3/5 12-15)
5. Villarreal 38p.
6. At.Madrid 36p. 10/6/7 48-34 (fora: 4/5/3 23-23)
7. Málaga 36p.
8. Dep.Corunha 35p. 10/5/8 27-29 (casa: 7/2/2 17-9)
(...)

Bundesliga, após 20 jornadas:
1. Hertha Berlim 40p. 12/4/4 32-23 (fora: 4/2/3 11-14)
2. Hoffenheim 39p. 12/3/5 46-28 (fora: 4/1/4 22-18)
3. Hamburgo 39p. 12/3/5 31-27 (fora: 3/2/5 14-21)
4. Bayern Munique 38p.
5. Bayer Leverkusen 36p. 11/3/6 43-27 (casa: 5/1/4 20-14)
6. Wolfsburgo 33p. 9/6/5 40-26 (casa: 8/1/0 25-6)
7. Estugarda 32p. 9/5/6 35-28 (casa: 6/2/2 18-9)
(...)

Pro League, após 22 jornadas:
1. Anderlecht 50p. 16/2/4 53-23 (casa: 8/1/2 32-12)
2. Standard Liège 49p. 15/4/3 43-19 (fora: 6/4/1 17-9)
3. Club Brugge 40p.
4. Genk 39p.
5. Westerlo 35p.
(...)

Super League (Suíça), após 20 jornadas:
1. FC Zurique 44p. 13/5/2 44-18 (fora:
2. Basileia 39p. 12/3/5 38-24 (casa:
3. Young Boys 38p.
4. Grasshopper 30p. (-1j.)
5. Aarau 26p. (-1j.)
(...)

Bundesliga (Áustria), após 22 jornadas:
1. Red Bull Salzburgo 46p. (-1j.) 14/4/3 57-29 (casa: 10/0/1 36-12)
2. Rapid Viena 42p. 12/6/4 55-26 (fora: 4/3/4 23-18)
3. Sturm Graz 42p. (-1j.)
4. Áustria Viena 42p.
5. Áustria Kärnten 32p. (-2j.)
(...)

1. HNL (Croácia), após 18 jornadas:
1. Dínamo Zagreb 39p. 12/3/3 38-17 (fora: 4/3/2 13-11)
2. Hajduk Split 38p. 12/2/4 31-17 (casa: 7/2/0 20-6)
3. Sibenik 28p.
4. Slaven Koprivnica 28p.
5. Rijeka 25p.
(...)

Super Liga (Sérvia), após 17 jornadas:
1. Partizan Belgrado 37p. 11/4/2 32-8 (casa: 6/2/0 17-5)
2. Vojvodina Novi Sad 34p.
3. Estrela Vermelha 30p. 9/3/5 29-18 (fora: 3/3/2 11-9)
4. Javor Ivanjica 30p.
5. Hajduk Kula 23p.
(...)

Campeonato Paulista (Brasil), após 8 jornadas:
1. Palmeiras 21p. (-1j.) 7/0/0 18-5 (fora: 3/0/0 7-4)
2. Corinthians 18p.
3. São Paulo 17p.
4. Portuguesa 14p. 4/2/2 9-8 (casa: 2/1/1 5-5)
-------------------
5. Grêmio Barueri 13p.
(...)

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 6 (resultados finais)

12. Sp.Braga 3-0 St.Liège 1 (previsões 1X2: 14/1/0) 13,5p.
1-0: Renteria (17')
2-0: Leone (27')
3-0: Luis Aguiar (84')



13. Bordéus 0-0 Galatasaray X (previsões 1X2: 9/3/2) 3p.



14. Zenit São Petersburgo 2-1 Estugarda 1 (previsões 1X2: 10/5/3) 8p.
1-0: Huszti (2')
1-1: Gómez (15')
2-1: Tymoshchuk (48')



15. Dínamo Kiev 1-1 Valência X (previsões 1X2: 6/3/7) 2p.
0-1: Silva (8')
1-1: Albiol (63 a.g.)


Original Video- More videos at TinyPic

12. Sp.Braga 3-0 St.Liège 1
13. Bordéus 0-0 Galatasaray X
14. Zenit São Petersburgo 2-1 Estugarda 1
15. Dínamo Kiev 1-1 Valência X
16. Liga de Quito 3-2 Palmeiras 1

Tabela da segunda parte da semana:
1. Fanã 3,5p.
2. Vicente 3p.
3. Lacoste 2,5p.
_ L.Carlos 2,5p.
_ Danilo 2,5p.
6. Marcelo 2p.
_ JA 2p.
_ José 2p.
_ Vasco 2p.
_ Dracul 2p.
_ Valhelhas 2p.
_ Alexandre 2p.
13. Jota 1,5p.
14. Paul Man 1p.
(os outros oito participantes também somaram um ponto)

Apenas um erro em cinco jogos (no jogo de Kiev, e por um golo) valeram ao Fanã o primeiro lugar nesta ronda a meio da semana, e a aproximação ao líder. Se bem que apenas por meio ponto, já que o Vicente fez o segundo melhor registo graças a três previsões simples correctas, e continua a ditar o ritmo. De resto, e com metade dos participantes a somar dois pontos, houve poucas alterações na tabela.

Classificação geral:
1. Vicente 37p.
2. Fanã 34,5p.
3. L.Carlos 33,5p.
4. Dracul 32,5p.
_ José 32,5p.
6. Jota 31,5p.
7. Marcelo 31p.
_ Paulo P. 31p.
9. Paul Man 30p.
10. JA 29,5p.
11. Danilo 28p.
12. Deportivista 27,5p.
13. Valhelhas 26,5p.
14. Alexandre 24,5p.
15. Vasco (Canibal) 23,5p.
16. Hyug Badox 19,5p.
_ P.Vieira 19,5p.
18. Pedro C. 17,5p.
19. Lacoste 17p.
20. Zé Fin 15p.
21. Jq 14p.
pontuação base: 14p.

Amanhã serão colocados os jogos da semana 7, uma super jornada de futebol, com o regresso da Liga dos Campeões.

O Estrela está lá



Lá, no Dragão, e cá na Reboleira também, que este ano as meias-finais da Taça são a duas mãos. Enquanto isso, abram a pestana para Silvestre Varela.

Desafio 1X2 vol.IV - semana 6 (jogo de Terça)

16. Liga de Quito 3-2 Palmeiras 1 (previsões 1X2: 5/2/10) 4p.
1-0: Calderón (24')
1-1: Willians (28')
2-1: Calderón (35')
2-2: Edmílson (47')
3-2: Manso (58')





Tabela actualizada:
1. Vicente 35p. (1)
2. Fanã 31,5p. (0,5)
3. L.Carlos 31p. (0)
4. Dracul 30,5p. (0)
_ José 30,5p. (0)
6. Jota 30p. (0)
_ Paulo P. 30p.
8. Marcelo 29p. (0)
_ Paul Man 29p. (0)
10. JA 27,5p. (0)
11. Deportivista 26,5p.
12. Danilo 25,5p. (0)
13. Valhelhas 25p. (0,5)
14. Alexandre 23,5p. (1)
15. Canibal 19,5p.
16. Hyug Badox 18,5p.
_ P.Vieira 18,5p.
18. Pedro C. 16,5p.
19. Lacoste 15,5p. (1)
20. Vasco 15p. (0)
21. Zé Fin 14p.
22. Jq 13p.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Ah, tão bem que se está na frente com nove pontos de avanço

A propósito da vitória no dérbi, e do golo de Adriano, marcado com o braço, a palavra ao presidente do Inter, Massimo Moratti:

"I am not sure about Adriano's goal, there could have been a handball, but we had such a determination that I think we would have been triumphant in any case," Moratti told Il Corriere Dello Sport. "In the past the derby ended 4-3 once, but I think the game on Sunday should have been 7-0 to us". (daqui)

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Desafio 1X2 vol.IV - semana 6 (resultados do fim-de-semana)

1. Belenenses 1-2 Sporting 2 (previsões 1X2: 1/3/11) 10,5p.
1-0: Marcelo F. (51')
1-1: Simon Vukcevic (73')
1-2: Hélder Postiga (78')



2. Inter 2-1 Milan 1 (previsões 1X2: 10/4/4) 8p.
1-0: Adriano (29')
2-0: Stankovic (43')
2-1: Pato (71')









3. Genoa 3-3 Fiorentina X (previsões 1X2: 11/3/2) 2p.
1-0: Thiago Motta (12')
2-0: Raffaele Palladino (38')
3-0: Diego Milito (56' p.)
3-1: Adrian Mutu (60' p.)
3-2: Adrian Mutu (80')
3-3: Adrian Mutu (93')

(cuidado com o alto volume do vídeo)


4. Hertha Berlim 2-1 Bayern Munique 1 (previsões 1X2: 3/10/8) 2p.
1-0: Voronin (38')
1-1: Klose (61')
2-1: Voronin (77')



5. Everton 3-1 Aston Villa 1 (previsões 1X2: 8/4/5) 6,5p.
1-0: Rodwell (4')
1-1: Milner (8' p.)
2-1: Arteta (24' p.)
3-1: Cahill (76')



6. Celtic 0-0 Rangers X (previsões 1X2: 13/1/1) 0,5p.



7. PSV 2-2 AZ X (previsões 1X2: 5/5/7) 4p.
0-1: Gill Swerts (12')
0-2: Maarten Martens (29')
1-2: Danny Koevermans (49')
2-2: Danny Koevermans (83')



8. Besiktas 1-1 Trabzonspor X (previsões 1X2: 14/2/0) 1p.
0-1: Gökhan Ünal (29')
1-1: Bobo (77')



9. São Paulo 1-1 Corinthians X (previsões 1X2: 8/4/3) 3,5p.
1-0: Borges (75')
1-1: André Santos (80')



10. Cruzeiro 2-1 Atlético Mineiro 1 (previsões 1X2: 10/3/3) 9,5p.
1-0: Ramires (18')
2-0: Soares (43')
2-1: Diego Tardelli (76')



11. Danubio 1-2 Nacional 2 (previsões 1X2: 8/6/6) 3,5p.
1-0: S.Rodriguez (36')
1-1: A.Fernández (60')
1-2: S.Garcia (78')

Tabela da semana:
1. L.Carlos 5,5p.
2. Jota 5p.
3. Dracul 4,5p.
4. Marcelo 4p.
_ Paul Man 4p.
_ JA 4p.
_ Vicente 4p.
_ José 4p.
9. Danilo 3,5p.
_ Valhelhas 3,5p.
11. Vasco 3p.
12. Lacoste 2,5p.
_ Alexandre 2,5p.
14. Fanã 1p.
(os outros oito participantes também somaram um ponto)

Onze jogos na primeira parte desta semana, quatro deles tiveram o resultado mais previsto. Não por acaso, foi esse resultado (4 pontos) o mais repetido este fim-de-semana. Destaque para o Vicente, que com essa pontuação isolou-se na liderança do Desafio, e segue agora com três pontos de avanço. O vencedor da semana é o bi-campeão em título L.Carlos, que saltou quatro lugares até à vice-liderança. Logo atrás, o Jota confirma o bom momento de forma e continua a sua subida na tabela: mais dois lugares, e está já a um ponto do pódio. Aparte a fuga do líder, o equilíbrio é a nota dominante: apenas dois pontos separam 2º do 9º.
Nota ainda para mais duas estreias: o Vasco e o Lacoste fizeram o total de participações desta edição aumentar para 22. Esperamos que se tornem clientes habituais.

Classificação geral:
1. Vicente 34p.
2. L.Carlos 31p.
_ Fanã 31p.
4. Dracul 30,5p.
_ José 30,5p.
6. Jota 30p.
_ Paulo P. 30p.
8. Marcelo 29p.
_ Paul Man 29p.
10. JA 27,5p.
11. Deportivista 26,5p.
12. Danilo 25,5p.
13. Valhelhas 24,5p.
14. Alexandre 22,5p.
15. Canibal 19,5p.
16. Hyug Badox 18,5p.
_ P.Vieira 18,5p.
18. Pedro C. 16,5p.
19. Vasco 15p.
20. Lacoste 14,5p.
21. Zé Fin 14p.
22. Jq 13p.
pontuação base: 13p.

Terça e Quarta, os restantes cinco jogos da semana 6.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Golos da semana



Vucinic, pelo golo em si, e pela jogada. Menção honrosa para o de Eliran Atar.

Mais um que vai alimentando a ilusão

Arrancou a fase final de qualificação para o Mundial 2010 da Concacaf: o México conseguiu apurar-se para o grupo de seis selecções, mas foi rés-vés. Na fase anterior, com três grupos de quatro equipas, terminaram em 2º (atrás das Honduras de David Suazo) e com os mesmos pontos da Jamaica, mas com uma melhor diferença de golos e vantagem no confronto directo. Agora, começaram a fase decisiva com uma derrota nos Estados Unidos.



E entretanto, em Inglaterra, já chamam por Eriksson, para ocupar o lugar vago por Tony Adams no Portsmouth. A palavra ao ex-treinador do Benfica: "(Well-uh), I think I would be a man without courage if I quit now" (retirado daqui). Agora agora não, talvez em Março, após a recepção dos mexicanos à selecção de Costa Rica, que na primeira jornada venceu as Honduras por 2-0, e que desde Junho tem onze vitórias e um empate.

Golos memoráveis

Excelente artigo do Fútbol Arte que expõe os atributos que um golo deve ter para se tornar histórico, e que nos explica porque é que este penálti de David Beckham entra nessa categoria



e a corrida de três quartos de campo de Saeed Al-Owairan frente à Bélgica em 1994 não.

Vamos ao Mundial (nós e os suecos)

A selecção sueca não precisou das contribuições de Ibrahimovic e de Larsson para cumprir os serviços mínimos na Áustria. Dois golos dignos de qualquer manual, tal a simplicidade e a eficácia. À atenção dos jogadores portugueses (já que o seleccionador deve estar ocupado a fazer as malas para a África do Sul).





Ah, talvez fosse melhor avisar os dinamarqueses que eles não vão.

Abre a pestana, pá!!!: Bafétimbi Gomis



Gomis, avançado de 23 anos, formado no Saint-Etiénne, onde joga desde a formação, exceptuando 6 meses em que esteve emprestado ao Troyes, em 2005. Desde então tem sido presença constante na equipa principal dos verts, e é cada vez mais o ganha-pão da equipa, já que leva 32 golos em 132 jogos, 28 dos quais nas últimas 3 épocas (incluindo a actual). Esta semana marcou mais um, pleno de oportunidade, na vitória sobre o Caen por 3-2.



Gomis já representou a selecção francesa por 4 vezes, marcando 2 golos na estreia, contra o Equador. Fez parte da desatrosa campanha dos gauleses no Euro 2008. Segundo o transfermarkt.de, o seu passe está avaliado em 9.000.000,00€. Falou-se de assédios ingleses e italianos em Janeiro, mas Gomis afirmou que queria acabar a época no Saint-Etiénne. Não deve passar deste Verão.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

River Plate - Nacional em directo (Copa Libertadores)

Eu não sei de nada, só cá vim ver a bola e levantar o meu cheque

Da entrevista para a televisão com o seleccionador nacional Carlos Queiroz, imediatamente a seguir ao jogo de ontem, destaco a seguinte passagem:

- É sempre bom ganhar. Podíamos ter marcado mais um ou dois golos...
- É um problema que vai ter de resolver.
- Eu não, os jogadores.

Por isso é que ele não se cansa de reafirmar que apesar de tudo o que vimos até agora, vamos ao Mundial: ele, e eu, se tirar uma licença sem vencimento e pedir um empréstimo ao banco. Se os jogadores não quiserem ir, isso é problema deles.

Desafio 1X2 vol.IV - semana 6

Chegamos à semana 6 do Desafio 1X2, na qual vamos assistir ao regresso das competições europeias. Mas antes disso, vários dérbis por essa Europa fora, e a final do campeonato uruguaio.

Começamos por Lisboa. O Belenenses continua a caminhar no fio da navalha, e Jaime Pacheco já não sabe o que há-de fazer para pôr a máquina a facturar. Foram buscar um ponto a Paços de Ferreira na 2ª feira (1-1), mas pode dizer-se que foi uma oportunidade perdida: para ultrapassar os pacenses na classificação (mantêm-se a um ponto), para ganhar vantagem no confronto directo (2-2 na 1ª volta), e para aumentar a distância para as três equipas do fundo da tabela (dois pontos apenas sobre Rio Ave, Trofense e Vitória de Setúbal). Há cinco jogos sem vencer, seguem-se Sporting e Leixões: ainda faltam 13 jornadas, mas quem deixa para amanhã... Depois de 12 jogos sem perder, o Sporting desceu à terra, cortesia de Jorge Jesus e do Sp.Braga. Em vez de ganharem dois pontos a FC Porto e Benfica, perderam um, e foram apanhados pelo Leixões. Novo deslize, e podem descer para 6º. Seguem-se dois clássicos para o campeonato e a recepção ao Bayern Munique pelo meio. A época em jogo nas próximas semanas.

Saltamos para Milão, para o grande dérbi desta semana. Apesar de alguns deslizes (com a derrota por 3-1, de há um mês, frente à Atalanta, no topo da lista), Mourinho fez o Inter chegar ao final da 23ª jornada com sete pontos de avanço sobre a concorrência. Nas últimas semanas, Milan e Juventus trocaram de posições imediatamente atrás, mostrando ainda mais fragilidades que os campeões. E eis que surge a última oportunidade da equipa de Ancelotti assumir-se como candidata ao título. Sem perder desde o jogo fora com a Juventus, a meio de Dezembro, o Milan viu David Beckham chegar e afirmar-se, apesar dos quatro pontos perdidos nas últimas duas recepções (Genoa e Reggina, ambas 1-1). Mesmo em caso de vitória, e com a diferença a reduzir-se para cinco pontos, é difícil acreditar que a equipa terá força para levar a luta até ao fim, mas bem pior será ficar a onze pontos, com 14 jornadas para jogar. O Inter começa aqui uma série de oito jogos num mês, que inclui os oitavos-de-final da Liga dos Campeões com o Man.United, a 1ª mão da meia-final da Taça com a Sampdoria, e confrontos com Roma, Genoa e Fiorentina para o campeonato.

Duas dessas equipas, na luta pelos lugares europeus, protagonizam o outro jogo italiano desta jornada do Desafio. O Genoa quebrou uma série de dez jogos sem perder na deslocação a Roma (3-0), baixando para 5º, ultrapassados pelo seu adversário desta semana. Mas isso não menoriza a excelente época da equipa de Diego Milito: não perdem em casa desde Maio (só o Milan somou mais pontos em casa, mas tem um jogo a mais), onde já derrotaram Milan, Roma e Nápoles, e estão a apenas oito pontos da pontuação total da época passada, que nem sequer acabaram com saldo positivo. O jogo desta semana vale o regresso ao 4º lugar, que dá acesso à Liga dos Campeões. Pela frente estará a Fiorentina, que vem de três vitórias seguidas, com a preciosa ajuda de Mutu e Gilardino (dois golos cada nas últimas duas jornadas). Curiosidade: a Fiorentina não empata desde o início de Novembro (nove vitórias e sete derrotas).

Na Bundesliga, não há sinais de o equilíbrio no topo da tabela desaparecer em breve. Os quatro primeiros estão separados por três pontos, a mesma diferença do 5º para o 9º. O Hoffenheim recebe o Leverkusen na Sexta e pode segurar a liderança. No dia seguinte, o Bayern desloca-se a Berlim, onde vai haver muito em jogo. Em caso de derrota, a equipa de Klinsmann pode cair novamente para 4º e a renovação do título fica mais longe. O Hertha não perde em casa para o campeonato desde Setembro, e já foi afastado de todas as outras competições: Pantelic, Voronin e companhia têm aqui a oportunidade perfeita de se assumir como candidatos ao título, algo que o clube não atinge desde 1931.

Em Inglaterra vamos ter novo fim-de-semana dedicado à Taça. Estamos nos oitavos-de-final, e o sorteio foi favorável aos três "grandes" ainda em prova. Assim, o destaque vai todo para o encontro que opõe Everton (que eliminou o Liverpool com um golo no final do prolongamento do jogo de repetição) ao Aston Villa. Os da casa têm apenas uma derrota nos últimos 13 jogos (em casa do campeão): a derrota anterior foi em casa, no início de Dezembro, precisamente contra o Aston Villa. Aliás, o Villa está numa série de sete vitórias seguidas fora para o campeonato, que começou com o Arsenal (0-2, a meio de Novembro) e que já apanhou West Ham, Hull City, Portsmouth e Blackburn. No total, são 16 jogos seguidos para as competições internas sem perder. A equipa de Martin O'Neill é a sensação da época, e até está num lugar de acesso directo à Liga dos Campeões, à frente de Chelsea e Arsenal.

Uns quilómetros mais acima, vamos ter novo capítulo da saga escocesa. No início da 2ª volta, Celtic e Rangers seguem com 17 e 15 pontos de avanço sobre a concorrência, e vivem para estes clássicos. O Rangers tem o melhor ataque e a melhor defesa, sofreu um golo nos últimos seis jogos, e teve uma vitória expressiva na última deslocação a Celtic Park (2-4, no final de Agosto). O Celtic vai em primeiro, não perde em casa desde esse jogo, e depois disso já ganhou em casa do Rangers, em Dezembro (0-1).

Na Holanda vive um fenómeno em tudo semelhante ao Barcelona. Louis Van Gaal e o AZ Alkmaar começaram a época com duas derrotas, mas depois seguiu-se isto: 23 vitórias (incluindo a que eliminou o PSV da Taça, no prolongamento) e dois empates (contra Heerenveen e Vitesse, ambos em Novembro). A vitória sobre o Ajax (2-0) foi a primeira de uma série de doze que ainda decorre, com o registo de 23-1 em golos. O destaque individual vai para Mounir El Hamdaoui, de 24 anos, cuja melhor época tinha sido em 2003/04, com 17 golos ao serviço do Excelsior (no ano seguinte mudou-se para o Tottenham, sem sucesso): agora já leva 18 golos, à média de quase um por jogo. A doze jornadas do fim do campeonato têm onze pontos de avanço sobre o Twente (treinado por Steve McClaren) e 15 sobre o PSV. Os actuais tetra-campeões nacionais não perdem para o campeonato há 11 jogos, marcaram 14 golos nas últimas três jornadas, mas sofreram quase o dobro dos golos do seu adversário no total da época. Teremos passagem de testemunho, ou o último fôlego dos campeões?

No campeonato turco, pelo contrário, continua tudo em aberto: sete pontos separam os cinco primeiros, com 15 jornadas pela frente. Dez pontos somados nas últimas quatro jornadas (incluindo o empate fora com o Fenerbahçe) valeram ao Trabzonspor o regresso à liderança, a par do Sivasspor. Destaque para os internacionais Umut Bulut e Gokhan Unal, com 17 dos 28 golos da equipa. Esta semana há confronto directo pela liderança, com uma deslocação ao campo do Besiktas. A equipa de Rüstü e Rodrigo Tello é a 2ª melhor nos jogos em casa (só atrás do Sivasspor), estão numa série de seis vitórias e um empate, e desde Abril só perderam um jogo em casa. Curiosidade: foram a única equipa a derrotar o Metalist nas competições europeias desta época (1-0, em Setembro), apesar de terem sido eliminados pelos ucranianos que depois venceram o grupo da Taça UEFA onde estava o Benfica.

Saltamos para o Brasil para acompanhar os estaduais. No topo do campeonato paulista vemos os cinco primeiros separados por cinco pontos, e a Portuguesa logo atrás: muito equilíbrio numa liga de 20 equipas das quais só as melhores quatro se apuram para a fase seguinte. O Palmeiras vai ditando o ritmo com seis vitórias nos jogos realizados até agora. Logo a seguir surge o Corinthians, a quem parece ter feito bem a passagem pela 2ª divisão nacional: começaram o estadual com cinco vitórias e dois empates, com quinze golos marcados em sete jogos, prolongando assim uma série com apenas uma derrota (na última jornada da Serie B, que terminaram com 17 pontos de avanço) que já vem desde Agosto. Este fim-de-semana chega a grande prova, a deslocação ao campo do tri-campeão nacional. O São Paulo já perdeu cinco pontos em casa, em apenas três jogos, mas segue em 3º. Tem 15 vitórias nos últimos 20 jogos, mas não venceu o Corinthians nos últimos três confrontos: dois empates e uma derrota (em casa, há ano e meio).

No Mineirão também há clássico. Cruzeiro e Atlético defrontam-se no estádio que serve de casa a ambos os clubes, à espera de mais uma enchente. O Cruzeiro segue disparado no topo do estadual e quer aumentar a invencibilidade frente ao rival para dez jogos, numa série que começou há quase dois anos. Vêm de quatro vitórias, com 14-4 em golos. O Atlético quer precisamente quebrar essa série, e subir na tabela. Depois de cinco jogos sem vencer, um 0-3 em casa do Social e um 4-1 ao Uberaba são a introdução perfeita para o clássico. Emerson Leão, na sua 3ª experiência à frente da equipa, não ganha um título desde 2005 (campeonato paulista), com o São Paulo. Mas conta agora com Diego Tardelli (ex-Flamengo e PSV) e Marcos (ex-Rio Ave e campeão pelo Sporting em 2000) para regressar aos bons resultados.

O Estádio Centenario, em Montevideu, vai ser o palco da final do Torneio Apertura, que vai definir o campeão da primeira parte da época, no Uruguai. Danubio e Nacional terminaram a fase regular empatados, cada um com dez vitórias em quinze jogos, após uma jornada final que viu o Danubio chegar ao golo da vitória ao minuto 92 (reportagem e vídeo aqui). Como estamos na América do Sul, com campeonatos a uma volta e muita criatividade, não há critérios de desempate: saltamos logo para um jogo decisivo. O Danubio, que apenas tem três títulos de campeão nacional (contra os 30 do seu adversário), chega aqui numa série de seis vitórias e dois empates, e terminou o Apertura com o melhor ataque (27 golos em 15 jogos). O Nacional perdeu a vantagem que trazia até à penúltima jornada ao perder com o River Plate (de Montevideu): na semana passada os seus adeptos já festejavam o título, até ouvirem o golo do Danubio nos descontos que fez adiar a festa uma semana.

Passamos para a segunda parte da jornada, e o regresso da Taça UEFA. Começamos pelo Sporting de Braga, que vem duma vitória em Alvalade, a resposta perfeita às derrotas sofridas frente a Benfica e FC Porto. A apenas seis pontos da liderança, terá a equipa força para lutar pelo título? Jorge Jesus terá que fazer uma boa gestão do plantel, até porque o próximo adversário europeu vai dar muito trabalho. László Bölöni e o Standard Liège lideram o campeonato belga, têm a melhor defesa da liga (são a única equipa com média inferior a um golo por jogo) e vêm de cinco vitórias seguidas (11-3 em golos). O Sp.Braga tem 11 vitórias nos 15 jogos em casa realizados esta época, e também têm a melhor defesa da liga nacional.

O Bordéus sofreu um revés na sua candidatura ao título de campeão, após a derrota com o Marselha, e procura agora apagar a má imagem deixada na 1ª fase da Liga dos Campeões, onde só conseguiu derrotar o Cluj. A única derrota em casa nos últimos três meses e meio foi no início de Janeiro, com o St.Etienne (0-1), que valeu a eliminação da Taça. O Galatasaray teve uma série de sete vitórias seguidas entre o final de Novembro e o início do ano, mas depois entrou numa pequena crise: jogou três vezes com o Sivasspor, com saldo negativo (eliminação da Taça, após dois empates e penalties, e derrota para o campeonato), venceu fora o Denizlispor, mas empatou em casa com o Kayserispor, ficando assim a quatro pontos da liderança. Na fase de grupos da Taça UEFA, três impressionantes vitórias (Olympiakos, Benfica e Hertha) e uma derrota (Metalist) que custou o primeiro lugar do grupo.

O Zenit regressa à competição um mês antes da liga russa recomeçar: vamos ver se a equipa de Danny e Progrebnyak está em forma, depois de terem tido apenas duas derrotas (ambas com o Real Madrid) nos últimos 14 jogos de 2008. O primeiro adversário do ano é o Estugarda. Markus Babbel mostrou que continua em alta: continua sem perder na liga alemã (desde que assumiu o cargo de treinador, no final de Novembro), e a vitória em Leverkusen no passado fim-de-semana voltou a colocar a equipa bem dentro da luta pelos lugares europeus (e a oito pontos da liderança).

Saltamos para Kiev. O campeonato ucraniano regressa no final do mês, mas o Dínamo entra já em acção. Depois de ter ultrapassado o Fenerbahçe na luta pelo 3º lugar no seu grupo da Liga dos Campeões, segue-se o Valência. Os ucranianos venceram 22 dos 31 jogos realizados esta época, e no ano de 2008 só perderam duas vezes em casa: em Agosto, com o Metalist, e em Novembro, com o FC Porto (ambas por 1-2). O Valência está a passar por uma crise de identidade: Miguel, Manuel Fernandes e companhia passaram os primeiros três meses sem perder fora, mas agora estão há dois meses sem vencer fora do Mestalla. No espaço de dez dias venceram o Rosenborg por 0-4 e perderam com o Barcelona por 4-0. A desgraça consumou-se no último fim-de-semana, com o 1-0 sofrido em Osasuna, dando uma inesperada linha de vida a Camacho. Esta é a fase decisiva da época, com a eliminatória europeia a surgir no meio de confrontos com Málaga e Dep.Corunha para o campeonato.

Finalmente, o início da fase de grupos da Copa Libertadores. É fácil identificar o "grupo da morte": Palmeiras (líder do Paulista), Sport Recife (vencedor da Copa Brasil), Colo Colo (campeão chileno) e Liga de Quito (campeão em título da Libertadores) formam o grupo 1, precisamente o último a entrar em prova (com os concorridos campeonatos sul-americanos, não é fácil encontrar datas para as provas continentais). Na estreia, a Liga de Quito recebe o Palmeiras. Depois de terem conseguido chegado à final do Mundial de Clubes (vencendo o Pachuca por 2-0 nas meias-finais), os equatorianos não fizeram melhor que perder por um golo (0-1) com o Man.United. Após um mês de paragem, regressaram à competição com o início do campeonato nacional em Fevereiro, mas até agora apenas conseguiram um ponto em duas jornadas. O Palmeiras quase dispensa apresentações. Em 2009, só ganhou: oito vitórias, seis para o campeonato, duas para a preliminar da Libertadores (frente ao Real Potosi, da Bolívia), 24-6 em golos. Destaque para Keirrison, com 7 golos.

Prazo limite para esta semana: Sábado (14/Fevereiro), às 13h00. Quem quiser colocar as previsões da segunda parte da jornada mais tarde, poderá fazê-lo até Terça (17/Fevereiro), às 20h00.

1. Belenenses - Sporting
2. Inter - Milan
3. Genoa - Fiorentina
4. Hertha Berlim - Bayern Munique
5. Everton - Aston Villa
6. Celtic - Rangers
7. PSV - AZ
8. Besiktas - Trabzonspor
9. São Paulo - Corinthians
10. Cruzeiro - Atlético Mineiro
11. Danubio - Nacional
+
12. Sp.Braga - St.Liège
13. Bordéus - Galatasaray
14. Zenit São Petersburgo - Estugarda
15. Dínamo Kiev - Valência
16. Liga de Quito - Palmeiras

Boa Sorte!

1. Liga Sagres, 03/02/08: Bel 1-0 Spo, EDED - VEEVD (14/02, 20h30)
2. Serie A, 28/09: Int 0-1 Mil, VVVEV - VVEVE (15/02, 19h30)
3. Serie A, 28/10/07: Gen 0-0 Fio, VEEVD - DDVVV (15/02, 14h00)
4. Bundesliga, 15/12/07: Her 0-0 Bay, DVDVE - VEVDV (14/02, 14h30)
5. Taça de Inglaterra, 07/12: Eve 2-3 Ast, EEDEV - EVEVV (15/02, 14h30)
6. Premier League (Escócia), 31/08: Cel 2-4 Ran, DVEEV - VVEVV (15/02, 12h30)
7. Eredivisie, 11/11/07: PSV 1-1 AZ, EEVVV - VVVVV (14/02, 18h45)
8. Turkcell SüperLig, 16/03: Bes 3-0 Tra, VVVVE - EVEVV (15/02, 17h00)
9. Campeonato Paulista, 27/01/08: São 0-0 Cor, VVDVV - VVVVE (15/02, 19h00)
10. Campeonato Mineiro, 19/10: Cru 2-0 Atl, DVVVV - DEEVV (15/02, 19h00)
11. Torneo Apertura (Uruguai), Final, 16/11: Dan 1-0 Nac, VVEEV - VEVDV (15/02, 22h00)
+
12. Taça UEFA, 16-avos de final, 1ª mão, VDDVV - VVVVV (18/02, 20h45)
13. Taça UEFA, 16-avos de final, 1ª mão, 25/10/07: Bor 2-1 Gal, VVEVD - DEVEE (18/02, 19h45)
14. Taça UEFA, 16-avos de final, 1ª mão, EEVED - EVDVV (18/02, 17h15)
15. Taça UEFA, 16-avos de final, 1ª mão, DDVVV - VDDVD (18/02, 18h00)
16. Copa Libertadores, fase de grupos, 1ª jornada, VVDED - VVVVV (17/02, 22h00)

Liga Sagres, após 17 jornadas:
1. FC Porto 35p.
2. Benfica 34p.
3. Leixões 31p.
4. Sporting 31p. 9/4/4 21-11 (fora: 5/3/1 9-4)
5. Sp.Braga 29p.
6. Nacional 29p.
(...)
. Belenenses (casa: 2/3/3 8-11)
(...)

Serie A, após 23 jornadas:
1. Inter 53p. 16/5/2 40-16
2. Juventus 46p.
3. Milan 45p. 13/6/4 40-23
4. Fiorentina 41p. 13/2/8 32-20 (fora: 5/0/7 14-13)
5. Genoa 40p. 11/7/5 32-22 (casa: 8/3/0 22-7)
6. Roma 40p.
(...)

Bundesliga, após 19 jornadas:
1. Hoffenheim 39p.
2. Bayern Munique 38p. 11/5/3 42-26 (fora: 5/3/2 15-9)
3. Hertha Berlim 37p. 11/4/4 30-22 (casa: 7/2/1 19-8)
4. Hamburgo 36p.
5. Bayer Leverkusen 33p.
6. Estugarda 31p.
(...)

Premier League (Escócia), após 24 jornadas:
1. Celtic 55p. 17/4/3 52-25 (casa: 9/2/1 29-12)
2. Rangers 53p. 16/5/3 53-18 (fora: 6/4/2 22-9)
3. Dundee Utd 38p.
4. Hearts 38p.
5. Aberdeen 37p.
(...)

Eredivisie, após 22 jornadas:
1. AZ Alkmaar 56p. 18/2/2 47-12 (fora: 7/2/1 20-9)
2. Twente 45p.
3. Ajax 42p.
4. PSV 41p. 12/5/5 47-23 (casa: 8/2/1 26-7)
5. Heerenveen 41p.
(...)

Turkcell SüperLig, após 19 jornadas:
1. Sivasspor 41p.
2. Trabzonspor 41p. 12/5/2 28-15 (fora: 6/2/2 15-9)
3. Galatasaray 37p.
4. Besiktas 35p. 10/5/4 29-18 (casa: 8/1/1 19-7)
5. Fenerbahçe 34p.
(...)

Campeonato Paulista, após 7 jornadas:
1. Palmeiras 18p. (-1j.)
2. Corinthians 17p. 5/2/0 15-6 (fora: 2/0/0 4-2)
3. São Paulo 13p. (-1j.) 4/1/1 9-5 (casa: 1/1/1 3-4)
4. Grémio Barueri 13p.
----------------------
5. São Caetano 13p.
6. Portuguesa 11p.
(...)

Campeonato Mineiro, após 4 jornadas:
1. Cruzeiro (-1j.) 9p. 3/0/0 10-3
2. Democrata GV 9p.
3. Ituiutaba 9p.
4. Atlético Mineiro 8p. 2/2/0 9-3
5. América Mineiro 8p.
6. Rio Branco MG 6p.
7. Tupi 6p.
8. Uberaba 6p.
------------------
9. Uberlândia 3p.
(...)